PDA

Ver Versão Completa : twister canela empenada



blackout
22-03-12, 14:09
Olá pessoal. Em 2010 bati com minha twister numa uno ( foto na assinatura ) e desde então a direção puxa para o lado direito. Na época minha preocupação era coloca-la pra andar mas como to fazendo umas modificações agora vou resolver logo esse problema. Mas não sei se devo trocar as duas canelas. Não tenho um mecânico específico, e cada um fala uma coisa diferente! A suspensão atingida foi do lado direito e um dos mecânicos me disse que a parte de baixo ( tubo externo ) não empena ele quebra. E o que na verdade tá empenado é o tubo interno. Alguém sabe me dizer o que é verdade: troca tudo, troca tubo interno, só o externo????? Obrigado!

bruno almeida
22-03-12, 14:20
troca só os tubos internos e aproveita e troca os retentores tmb
o tubo externo realmente não empena,ele quebra...
ah! e o chassi,não empenou não???

blackout
22-03-12, 14:25
Espero que não. Vou ter que trocar e ver onde está o problema. Aliás, onde confiro se há empeno no chassi? E... tem como alinha-lo de novo?

bruno almeida
22-03-12, 14:29
Sim, tem
mas vc terá que levar em uma oficina pra verificarem
de preferencia em uma boa oficina...

blackout
22-03-12, 14:32
Vou ver então, talvez nem precise trocar nada. Mas espero que seja só o tubo. Acho que dará menos dor de cabeça! Valeu...

Bandit
22-03-12, 14:51
Como vc bateu, pode ser q empenou.. mas tem a probabilidade de apenas ter entortado um pouco a direção, seguinte, qd comprei minha moto, o cara jurou pra mim q nao tinha caido com ela, e ela puxada pra Esquerda e muito msm.. resultado, levei no mecanico ele afrouxo uns parafusos, de umas batidas e a moto fikou PERFEITA, depois de um tempo, um caminhao acertou em cheio a roda dianteira da minha moto, derrubou, e empenou denovo a direçao.. ai um amigo meu disse, nao empenou canela nem nada, encosta a moto de frente ao MEIO-FIO, na rua, e vai batendo a roda. no caso dava puxando pra direita, entao bati, a roda do lado direito, puxando pra esquerda...

e tipo umas pancadas msm, torcendo o guidon e batendo a roda, pra ir para o lado contrario do q ta puxando.. assim equilibra tudo, e fika perfeito.. e uma alternativa q vc pode tentar fazer, comigo deu duas vezes, nas duas achei q as canelas estavam tortas...

Zanca
22-03-12, 15:04
kra comigo aconteceu quase = o seu caso porem peguei a TW ja puxando pro lado o antigo kara tinha batido ai eu desmontei o painel com o guidão tirei a mesa superior soltei a porca da caixa tipo desmontar tudo so que não tirei a caixa e depois montei tudo de novo fico 100%, se a batida foi fraca e não da para ver no olho o empenamento faz o que eu fiz tenho certeza que volta ao normal

Stone
22-03-12, 16:18
Canela muuuito dificilmente entorta

Faz o seguinte, afrouxa a roda (melhor mesmo é tirar mas deixar o eixo no lugar) e afrouxa uma bengala de cada vez, então vá girando o tubo interno, se a canela se mexer conforme vc gira a bengala o tubo interno está torto.
Faça o teste no eixo tbm, afrouxe a porca e vá girando o eixo, se a roda se mexer é pq o eixo está torto.

Pra saber se chassi está torto só um cara com bastante prática ou colocando a moto num gabarito

blackout
23-03-12, 12:16
Bom pessoal afrouxei logo as duas!!! E rodando as bengalas a canela rebola igual dançarina de boate!!! rsrsrs Devo gastar uns 150,00 só com elas!!! Ainda tem o retentor e a mão de obra!!! Valeu...

marciocarvalho07
23-03-12, 12:49
os retentores são baratinhos faixa de R$ 10,00 cruzeiros aqui no rj. aproveita e troca o óleo da suspensão, usa óleo hidráulico atf.
no link abaixo você encontra o manual de serviço da cbx 250. se não se importar em meter a não na massa e se sujar um pouco, você mesmo faz essa troca, não tem mistério nenhum, da minha strada eu mesmo fiz.:p
Manual de Serviços da Honda CBX 250 Twister | Motos Blog (http://www.motosblog.com.br/543/manual-de-servicos-da-honda-cbx-250-twister/)

blackout
24-03-12, 00:52
os retentores são baratinhos faixa de R$ 10,00 cruzeiros aqui no rj. aproveita e troca o óleo da suspensão, usa óleo hidráulico atf.
no link abaixo você encontra o manual de serviço da cbx 250. se não se importar em meter a não na massa e se sujar um pouco, você mesmo faz essa troca, não tem mistério nenhum, da minha strada eu mesmo fiz.:p
Manual de Serviços da Honda CBX 250 Twister | Motos Blog (http://www.motosblog.com.br/543/manual-de-servicos-da-honda-cbx-250-twister/)

Valeu marcio! Meu cunhado é meio metido a besta pra fazer essas coisas então eu acabo indo no embalo e metendo a mão na massa junto! Vou trocar o óleo sim, é melhor do que ter que mexer depois de novo. Vou aproveitar e pintar as canelas e a mesa do guidon. Vlw

Stone
24-03-12, 17:14
Retentores ou coloca original ou Athena, outros não aguentam...

chiccoli
24-03-12, 18:00
como q o pneu segura pressão com a roda dakele jeito ?? oO

desmonta tudo vê se a suspenção faz o curso completo, se não tah raspando e talz, normalmente entorta mesa. alinha, troca sei la.., vai da situação..

bruno almeida
24-03-12, 19:33
retentor ou original ou corteco que é o mesmo da linha de montagem Honda...

blackout
24-03-12, 23:56
como q o pneu segura pressão com a roda dakele jeito ?? oO

desmonta tudo vê se a suspenção faz o curso completo, se não tah raspando e talz, normalmente entorta mesa. alinha, troca sei la.., vai da situação..

A foto refere-se a ela logo após a batida. Eu no hospital pedi p tirar foto dela p ver pois apaguei e só acordei no dia seguinte. E foi triste de ver! Inclusive por ficar mt tempo assim o pneu deformou e tive que pôr câmara de ar!!!

---------- Mensagem adicionada às 23:56 ---------- Mensagem anterior foi às 23:49 ----------

Bom pessoal. Ao tirar as bengalas da canela e pondo-as lado a lado pareciam as pernas de garrincha!!! kkkk Menos um poko mas quando vc tira fik perceptivel o empeno!!! Gastei 105,00 em cada bengala e 10,00 em cada retentor e mais um tanto do óleo da suspensão. Amanhã confiro se realmente eram só as canelas ou o quadro que tá torto tbm!!!