PDA

Ver Versão Completa : Folga do pistão x camisa



FabioBz
25-03-12, 00:49
Pessoal, uma ajudinha aqui de quem puder e sabe.
Dando uma olhada na vela da minha moto percebi que havia resquícios de óleo então decidi desmontar o cabeçote e vi que o pistão está com a cabeça molhada de óleo. Dei uma olhada na folga entre pistão x camisa, a folga é de 0,3 mm.
Aparentemente não é pelos anéis que o óleo entra na câmara já que a camisa tá limpinha e ainda não há sinais de fumaça no escape, porém na válvula de admissão (isso mesmo = admissão) há uma leve camada de óleo. Já estou trocando o retentor de válvula neste momento para ver se resolve mas de qualquer forma gostaria de saber qual a folga máxima recomendada entre pistão e camisa (titan 2003 stander) antes de fazer uma retífica ???

A folga é parecida com a desse vídeo (que não é meu) porém um pouquinho menos=> folga de quase 0,4mm no conjunto cilindro - pistão - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=fiizamsvjM4)

Stone
25-03-12, 12:11
A folga entre pistão/camisa não se mede no topo do pistão, ali sempre vai ter folga pois são os anéis que fazem a vedação, você deve ver na saia do pistão. Mas mesmo assim, essa não é a maneira correta. Uma maneira bem prática é colocar uma anel novo no cilindro e verificar a folga entre as pontas do anel, aí se estiver fora do limite quer dizer que está com muita folga e precisa retificar.
Mas se precisa retificar devido a folga ela deve estar batendo saia, dá de escutar de longe um motor batendo saia. Ou se está arranhado, aí tbm tem que retificar

marciocarvalho07
25-03-12, 17:07
o amigo stone esta certo. Tem que conferir a folga na base, no meioe no topo do cilindro. No service manual tem as medidas corretas. Mas acho que o serviço que vc fez vai resolver.

Zanca
25-03-12, 18:30
para simplificar desmonte o cilindro retire um anel do pistão insira na camisa e meça a folga da abertura do anel segue o manual de serviço da titan 125 não sei qual a sua mas na pagina 8 -4 da para vc ter uma noção de como medir

http://www.manuaisdemotos.com.br/arquivos/125-CILINDRO.pdf (http://www.manuaisdemotos.com.br/arquivos/125-CILINDRO.pdf)

qualquer coisa pegue o manual correspondente a sua moto nesse site tem alguns

Stone
25-03-12, 21:25
Mas se colocar um anel usado você saberá se a folga está boa ou não, mas não saberá se é o anel ou o cilindro que está gasto, pra verificar o cilindro teria que ser um anel novo

Karioca CGzeiro
26-03-12, 12:00
Se tiver pedindo retífica compre um kit stander de camisa, pistão, anéis e juntas originais da Honda, não tem coisa melhor

FabioBz
26-03-12, 14:48
Se tiver pedindo retífica compre um kit stander de camisa, pistão, anéis e juntas originais da Honda, não tem coisa melhor

Vou dar uma conferida nas medidas na base, centro e topo do cilindro e ver a folga de anéis como o Stone falou (que me parece ser a melhor verificação).
Mas Karioca, se for feito retífica acredito que pistão stander não vai será mais eficiente não é mesmo?
Já que será feito um "passe" na camisa terei de colocar um pistão de acordo com a nova medida não é mesmo?

marciocarvalho07
27-03-12, 05:04
isso mesmo. Quando é feita a retifica é dada a medida de quando foi tirado. 0.25, 0.5, 0.75 acho que o limite é 1mm. Dai vc compra um pistão assim.

Zanca
27-03-12, 14:38
Mas se colocar um anel usado você saberá se a folga está boa ou não, mas não saberá se é o anel ou o cilindro que está gasto, pra verificar o cilindro teria que ser um anel novo

Com certeza anel novo ai sim se sabe o real problema

FabioBz
27-03-12, 15:59
Com certeza anel novo ai sim se sabe o real problema

Sim, entendo!
Mas há um porém ai, se eu comprar um kit de anéis stander novo e verificar que a folga está além do limite acabarei ficando com um conjunto de anéis sem uso.
Pensei em comprar um kit de anéis 0,50 e a partir deles fazer a medição sendo que se for necessário uma retífica então poderei fazer uso desse novo kit comprando um pistão 0,50.
Mas daí a duvida: como fazer a medição com um kit 0,50 para saber se meu conjunto stander (que está na moto) está bom? :\

bruno almeida
27-03-12, 19:14
faz o seguinte...
manda retificar logo,afinal esse é um serviço barato,simples,rápido e eficaz e acabe com todas as suas dúvidas
ou então compre um micrometro e um relógio comparador e meça as peças.Mas eu acho que aí vai sair mais caro...

Zanca
27-03-12, 19:43
Ou vc manda abrir a camisa ou faz que nem fiz levei a camisa do motor na loja pedi anel stand medi na hora ai era anel comprei o stand faz o mesmo ou passa numa retifica e eles ja te fala se tem que trocar ou abrir a camisa

Stone
28-03-12, 16:51
Na retífica sempre irão falar que precisa fazer retífica uahuahuha

Só leva em alguma oficina e pede pra algum mecânico que entenda dar uma olhada que ele já vai dizer se precisa fazer retífica ou não

Karioca CGzeiro
28-03-12, 19:10
Vou dar uma conferida nas medidas na base, centro e topo do cilindro e ver a folga de anéis como o Stone falou (que me parece ser a melhor verificação).
Mas Karioca, se for feito retífica acredito que pistão stander não vai será mais eficiente não é mesmo?
Já que será feito um "passe" na camisa terei de colocar um pistão de acordo com a nova medida não é mesmo?

O que eu quis dizer que eu acho bobeira retificar pistão/camisa de moto pequena, sendo que um jogo COMPLETO original tá custando aí uns 200 paus.
E vc não entendeu, o kit vem completo, com pistão, camisa, anéis e juntas originais

Se vc tiver o manual de serviços e uma dúzia de ferramentas certas dá pra trocar até no fundo do quintal.

Stone
28-03-12, 19:51
Isso é verdade, o Kit HAMP está bem barato ultimamente!

chiccoli
28-03-12, 20:27
Isso é verdade, o Kit HAMP está bem barato ultimamente!


entre 130 e 170 das 125/150..

um pistão metal leve é uns 80, 90.., retifica 20, 30

se vc não quer colocar um pistão 1mm ou maior, prefere coisa original e talz, só pra andar.., vira muito mais pegar um hamp std, sua parte de baixo do motor agradece. se não me engano da metal leve tbm qua quase o msm preço..

---------- Mensagem adicionada às 20:27 ---------- Mensagem anterior foi às 20:22 ----------

1ª vez que eu vejo alguém se preocupando com medida de folga de pista de moto..

normalmente quem se preocupa com isso é preparador de carro.., se não me engano 0,3 mm pra baixo da uma compressão melhor, mas fika ruim pra uso urbano, ou era 0,03mm ?, num lembro agora..

Stone
28-03-12, 20:48
Chiccoli, com as retíficas que tem por aqui sai mais barato comprar HAMP mesmo, só pra vc ter uma idéia, estou (tentando) fazer um motor de biz 125 que o cilindro ja é a 3ª vez que estou mandando pra retífica refazer o serviço, quando não tem folga excessiva faz fumaça....

chiccoli
29-03-12, 00:11
ptz.., aki tem 2.., cada mecanico defende uma.., eu só levo na q eu ouvi falar melhor..,
mandei de uma 150 la uma vez, veio brunidim..,

Stone
29-03-12, 00:56
Aqui tbm tem duas, uma onde eu levo e nunca tive problemas, e a outra que o dono da oficina que eu trabalho manda eu levar...... problem na certa.....

Karioca CGzeiro
29-03-12, 09:22
entre 130 e 170 das 125/150..

um pistão metal leve é uns 80, 90.., retifica 20, 30

se vc não quer colocar um pistão 1mm ou maior, prefere coisa original e talz, só pra andar.., vira muito mais pegar um hamp std, sua parte de baixo do motor agradece. se não me engano da metal leve tbm qua quase o msm preço..

---------- Mensagem adicionada às 20:27 ---------- Mensagem anterior foi às 20:22 ----------

1ª vez que eu vejo alguém se preocupando com medida de folga de pista de moto..

normalmente quem se preocupa com isso é preparador de carro.., se não me engano 0,3 mm pra baixo da uma compressão melhor, mas fika ruim pra uso urbano, ou era 0,03mm ?, num lembro agora..

Vc falou em Metal Leve. Vou fazer algumas considerações a respeito.

Antes de comprar o kit original da Honda eu comprei o kit metal leve, instalei seguindo rigorosamente as normas mas a moto fumava em alta rotação. Rodei mais ou menos uns 500k pra ver se acamava e nada poderia até rodar mais, porém não tive paciência e comprei o da Honda.

Quando desmontei vi que estava montada certinho, os anéis certos etc...guardei ele aqui pra mim é um mistério, pois não sou mecanico profissional.

Porém fiquei meio cabreiro com a Metal Leve.

magrao tk
29-03-12, 09:42
Chiccoli, com as retíficas que tem por aqui sai mais barato comprar HAMP mesmo, só pra vc ter uma idéia, estou (tentando) fazer um motor de biz 125 que o cilindro ja é a 3ª vez que estou mandando pra retífica refazer o serviço, quando não tem folga excessiva faz fumaça....

Se é assim como disseram bem melhor comprar o kit novo, ao menos se o produto for de qualidade tudo fica na medida exata, sem surpresas desagradáveis depois.

Pelo que entendi os serviços de retífica estão sendo cada vez mais mal feitos... ultimamente tudo anda assim, qualquer coisa... desde um simples pedreiro, pintor, mecanico ou até um médico. Os profissionais só querem saber de embolsar o dinheiro, fazer o serviço o mais rápido possível e não tão nem aí se ficou bem feito, os clientes que se lasquem! Se o cara vem reclamar depois parece que entra por um ouvido e sai pelo outro, tão nem aí...

Não sei se é assim mesmo ou eu sou azarado com profissionais que preciso que me fazem algum serviço. Mas cada vez que precio consertar alguma coisa já procuro pesquisar tudo e tentar eu mesmo fazer de tão arressabiado que estou.

bruno almeida
29-03-12, 09:43
o kit Hanp é produzido pela Metal leve...

chiccoli
29-03-12, 13:34
Vc falou em Metal Leve. Vou fazer algumas considerações a respeito.

Antes de comprar o kit original da Honda eu comprei o kit metal leve, instalei seguindo rigorosamente as normas mas a moto fumava em alta rotação. Rodei mais ou menos uns 500k pra ver se acamava e nada poderia até rodar mais, porém não tive paciência e comprei o da Honda.

Quando desmontei vi que estava montada certinho, os anéis certos etc...guardei ele aqui pra mim é um mistério, pois não sou mecanico profissional.

Porém fiquei meio cabreiro com a Metal Leve.


bom.., até hoje só comprei pistão.. , o kit msm nunca..,

---------- Mensagem adicionada às 13:34 ---------- Mensagem anterior foi às 13:34 ----------


o kit Hanp é produzido pela Metal leve...


tah ai uma q eu nem imaginava.., vo da uma pesquisada..

Karioca CGzeiro
29-03-12, 15:09
Se é assim como disseram bem melhor comprar o kit novo, ao menos se o produto for de qualidade tudo fica na medida exata, sem surpresas desagradáveis depois.

Pelo que entendi os serviços de retífica estão sendo cada vez mais mal feitos... ultimamente tudo anda assim, qualquer coisa... desde um simples pedreiro, pintor, mecanico ou até um médico. Os profissionais só querem saber de embolsar o dinheiro, fazer o serviço o mais rápido possível e não tão nem aí se ficou bem feito, os clientes que se lasquem! Se o cara vem reclamar depois parece que entra por um ouvido e sai pelo outro, tão nem aí...

Não sei se é assim mesmo ou eu sou azarado com profissionais que preciso que me fazem algum serviço. Mas cada vez que precio consertar alguma coisa já procuro pesquisar tudo e tentar eu mesmo fazer de tão arressabiado que estou.

Então somos dois, eu tb dou um azar desgraçado, por isso meto as caras e tento fazer o possível

Stone
29-03-12, 19:47
o kit Hanp é produzido pela Metal leve...

Que eu saiba não, pois o pistão/anéis vem original Honda.

O pistão/anéis de titan 150 da MetalLeve pelo que eu ouvi falar são melhores que os originais, vcs podem reparar, o anel de compressão da ML tem um chanfro na parte superior interna que faz com que ele sofra uma torção e vede melhor, e os anéis de lubrificação recebem um tratamento que os tornem mais duros. E se você quebrar um anel desses na hora de montagem pode ir em alguma loja e trocar por outro que a ML o substitui sem custo.
Ao menos isso eu aprendi em uma palestra, se é melhor ou não eu não sei... sei que nunca fiquei na mão com peças MetalLeve

E detalhe, a medida correta do cilindro vem gravada na cabeça do pistão da MetalLeve, nada de eu acho que tem que ficar tanto de folga.....

bruno almeida
29-03-12, 21:52
o cilindro e o pistão são produzidos pela metal leve.Só os anéis é que são importados do Japão

Guilherme Mcnasty
30-03-12, 14:54
Olha, já montei CENTENAS de kits metal leve tanto de cilindro como somente de pistão e anéis. Só tive problemas com os pistões de dt 180 até hoje. Em motores 4t absolutamente nada de problemas.

Karioca CGzeiro
30-03-12, 15:16
Então, companheiros, como se explica o meu kit ML deixar passar óleo? Camisa stander, anéis idem e montados na ordem certa, desencontrados do outro como manda a bula?

A não ser que sejam os retentores Corteco que tb substitui pelos da Honda.

O que vcs acham???

Limabl
30-03-12, 15:19
o kit Hanp é produzido pela Metal leve...Viajou legal na batatinha KKKKKKKKkk,que é isso,onde vc tirou essa menino???????/

já sei,te disseram né ????

Stone
30-03-12, 16:12
Então, companheiros, como se explica o meu kit ML deixar passar óleo? Camisa stander, anéis idem e montados na ordem certa, desencontrados do outro como manda a bula?

A não ser que sejam os retentores Corteco que tb substitui pelos da Honda.

O que vcs acham???

Só pra confirmar, você não montou o anel raspador de cabeça pra baixo não é?

Outro detalhe importante é limpar a caixa do filtro de ar e colocar um filtro novo pois se montar um motor zero e tiver sujeira na caixa do filtro adeus motor...
Mais uma coisa, nas válvulas tem que conferir a folga que a válvula fica no guia, se passar dos limites também queima óleo.

Se você abrir o motor novamente fique de olho na parte de cima da cabeça da válvula, se estiver úmido de óleo é porque tem vazamento

Karioca CGzeiro
30-03-12, 19:10
Coloquei o anel raspador corretamente, caixa do filtro tb limpa, válvulas na sede não dá passagem nem de ar.

Será que se eu rodasse mais pararia de fumar?

Segue o mistério...rs

guilhermeDF
30-03-12, 20:07
cara com certeza pode ser o retentor de valvulas vc ja olhou ele a minha fumava quando eu arrochava e depois que fiz o cabeçote todo e troquei os retentores parou.... as vezes o seu ta tao zuado que ta escorrendo oleo igual de uma cg que peguei de um colega pra fazer a parte de cima pra ele ela tava escorrendo oleo tipo mais anoite saca quando ele parava a moto e ligava ela de manha ela queimava oleo igual uma 2T pra pior depois ficava só a fumacinha de boa hehehe.... ai fiz tudo troquei os retentores pistao metal leve ou kmp tbm recomendo.... a minha ta com kmp de 3mm até agora nao tenho do que reclamar.... os anéis quando mexo em algum motor uso o cofap mas os meus sao rick....

FabioBz
31-03-12, 01:55
Então pessoal, o lançe na minha motoca são anéis gastos mesmo, mas aproveitei e troquei o retentor da valvula de admissão que já tava na mão.
Vou fazer a troca dos anéis em seguida e tava pensando e colocar os da COFAP => Anéis Segmento Titan-125 KS/ES 02/03 Cofap - Moto Moura (http://www.motomoura.com.br/Produto-PECAS-P-MOTOS-Pistao-Aneis-Kit-Cilindro-Aneis-Segmento-Titan-125-KSES-0203-Cofap-versao-3947-3965.aspx)
Alguém tem uma dica melhor ou esses são de boa?

Lendo os posts daqui acabei reparando que no pistão da minha motoca tem as letras "KHAG" ou "KAGH" ou "KAHG", não recordo bem.
Fiquei curioso à respeito. Alguém sabe o significado?

Zanca
31-03-12, 08:25
é marca boa tbem coloquei cofap na minha hunter