PDA

Ver Versão Completa : Projeto quer voltar a subdividir carteira de moto



cassio1301
09-04-12, 15:58
Interpress Motor - Projeto quer voltar a subdividir carteira de moto (http://www2.uol.com.br/interpressmotor/noticias/item42928.shl)



O que vc acha?

chiccoli
09-04-12, 16:05
CASO ABAIXAR O DPVAT, posso até ser a favor.., tipo, provisória 125/150, 21 = 400, depois cada um pega o q quiser.., era bom pq teríamos melhores opções nas 250, mas sem abaixar o seguro nem vira..

cassio1301
09-04-12, 16:10
O caso do DPVAT eu acho que nem se o numero de acidentes com moto cair e ficar abaixo do numero de acidentes com carro o valor mudaria.....

renanperim
09-04-12, 16:14
Preciso de mais detalhes do projeto para opinar.
Mas a grosso modo, analisando oq ele fala "é inadmissivel um jovem de 18 anos com uma moto potente" e cita os dados dos acidentes, eu duvido que se ele retirar da estatistica as motos grandes pilotadas por jovens vai afetar de modo relevante a estatistica, o problema continua sendo as pequenas.

Não que eu não concorde com esta lei, mas eu acho que na prática ela vai afetar uma minoria e não vai resolver nada de maneira relevante os acidentes.
Coisas mais úteis como a concientização e popularização de equipamentos de segurança seriam mais eficazes na minha visão.

Mas eu gostaria sim disso ai, quem sabe teremos mais motos acessíveis(pra mim acessível é até 14-15 mil reais, coisas que eu posso sonhar).

henriquerm
09-04-12, 16:15
Projeto bom em, me parece que o Brasil é um dos únicos países que ainda não tem isso, teriam que colocar uma carência de um ou dois anos também pra mudar de uma categoria pra outra, com certeza um piloto que tem de dois a quatro anos de experiência com motocicletas e pega uma 1000RR é bem mais seguro né. A experiência fala muito alto nesse sentido.

chiccoli
09-04-12, 16:18
De vez enquando da vontade de mudar pra Brasilia pra ficar fazendo protestos la na frente.., estilo o q aconteceu na grécia..

Defeacer
09-04-12, 16:59
Se mudassem a forma das aulas e prova, até que adiantaria alguma coisa. Porque NINGUÉM sai sabendo andar de moto aprendendo em auto-escola. Aquela ***** de trajeto não ensina ninguém a andar de moto, só ensina a fazer aquela prova inútil que não prova nada. Se colocar o cara pra fazer a suposta A3, com uma moto de 500 cc pra cima, com um trajeto daqueles, mesmo que mude, a pessoa não vai aprender nada. Alguém sabe como é as aulas de direção pra motociclistas em países desenvolvidos?

chiccoli
09-04-12, 17:12
Se mudassem a forma das aulas e prova, até que adiantaria alguma coisa. Porque NINGUÉM sai sabendo andar de moto aprendendo em auto-escola. Aquela ***** de trajeto não ensina ninguém a andar de moto, só ensina a fazer aquela prova inútil que não prova nada. Se colocar o cara pra fazer a suposta A3, com uma moto de 500 cc pra cima, com um trajeto daqueles, mesmo que mude, a pessoa não vai aprender nada. Alguém sabe como é as aulas de direção pra motociclistas em países desenvolvidos?


youtube tem.. ^^, pode crer que metade dos povo que anda de moto até 300 num passa.., 50 aulas dependendo do pais..

DOUGLAS 00
09-04-12, 17:12
Acho uma boa... se for feito do jeito certo.

Teria que mudar a formula de ensino... pois se for pra andar de 1000cc na pistinha... que fique do jeito que está!

ThiBecker
09-04-12, 17:16
Na boa, ridículo isso, até porque acidentes não acontecem somente com motos grandes, pelo contrário, grande parte são com as pequenas... Isso ae é idéia pra tirar mais grana do povo... Pára com isso...

Ivan RJ
09-04-12, 18:27
O que posso deixar, aqui, para vcs é que estou lutando muito através da Federação de Moto Clubes do Estado do Rio de Janeiro, da qual sou Assessor da Presidência, no sentido de modificar radicalmente esse exame ridículo que aprova quem não tem o menor conhecimento de pilotagem de motocicletas. A permissão que é dada a quem é a provado deveria chamar-se de APO (atestado prévio de óbito).
Quanto a divisão de categorias, também sou a favor, conheço pessoas que perderam a vida por comprarem como 1ª moto algo acima das 600cc. Não, isso jamais poderia acontecer, os fabricantes de motocicletas estam jogando nas ruas verdadeiros fórmula 1 para pessoas sem a menor capacitação conduzí-las. Tentem pilotar um carro de corrida, nem precisa ser um fórmula 1.
O cara tem dinheiro compra uma esportiva, a vestimenta do Valentino Rossi e acha que é o suficiente, NÃO É!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

FRANGOPUNK
09-04-12, 19:38
esse negocio de auto-escola, divisão da habilitação, olha, pra mim isso é uma picaretagem! isso ai só vai servir pra arrancar grana do povo e o principal que é a educação e preparação do piloto não tem.

ThiBecker
09-04-12, 19:42
O que posso deixar, aqui, para vcs é que estou lutando muito através da Federação de Moto Clubes do Estado do Rio de Janeiro, da qual sou Assessor da Presidência, no sentido de modificar radicalmente esse exame ridículo que aprova quem não tem o menor conhecimento de pilotagem de motocicletas. A permissão que é dada a quem é a provado deveria chamar-se de APO (atestado prévio de óbito).
Quanto a divisão de categorias, também sou a favor, conheço pessoas que perderam a vida por comprarem como 1ª moto algo acima das 600cc. Não, isso jamais poderia acontecer, os fabricantes de motocicletas estam jogando nas ruas verdadeiros fórmula 1 para pessoas sem a menor capacitação conduzí-las. Tentem pilotar um carro de corrida, nem precisa ser um fórmula 1.
O cara tem dinheiro compra uma esportiva, a vestimenta do Valentino Rossi e acha que é o suficiente, NÃO É!!!
Um grande abraço a todos os irmãos.

Ivan, entendo seu ponto de vista perfeitamente, mas será que ao invés de fazer essa divisão de habilitação, não poderiam incluir algo como algum treinamento em motos maiores na auto-escola msm ou algo do gênero? Porque se vc for parar para analisar, cada categoria vai ser aquela velha burocracia e pior, mais grana ainda pra gastar... =p

Defeacer
09-04-12, 19:53
Na boa, ridículo isso, até porque acidentes não acontecem somente com motos grandes, pelo contrário, grande parte são com as pequenas... Isso ae é idéia pra tirar mais grana do povo... Pára com isso...

Cara, acho que essa é a intenção.

Vamos supor, um rapaz ganha cerca de 1.300 por mês, e decide ter uma XT 600. Com o salário dele, ele consegue facilmente um financiamento. O mesmo rapaz nunca pilotou uma moto além da Titan 150 dele. Nada impede que ele tenha uma XT 600, que é uma moto muito linda e muito forte.

Se a tal lei fosse criada, teria mais obstáculos pra se ter moto de alta cilindrada, embora eu ache que deviam excluir a 250, porque não é moto tão forte.

Ou seja, o rapaz além de custear a moto, teria que fazer um processo burocrático pra se habilitar, teria que ter mais gastos, ou seja, desanimaria o rapaz, e talvez nesse tempo, ele aprendesse realmente a andar numa moto de 600 cc. Mas se fora pra continuar com aquele mesmo trajeto ridículo, é melhor deixar do jeito que tá.

Um cara numa Pop, pode causar acidente fatal. Mas uma pessoa despreparada numa moto de alta cilindrada, é uma ameaça a sociedade.

E se eu bem conheco esse país, duvido MUITO que tal lei vai pra frente, além de apoiá-la. E mesmo que vá, duvido MUITO mais ainda, que o motociclista terá um treinamento digno.

Um exemplo, um cara vai lá e faz umas aulinhas em um micro-ônibus e uma prova, e está habilitado a conduzir ônibus com passageiros.

Certamente, teremos um trajeto complexo, com algumas curvas acentuadas, algumas retas, uns cones e só.

Ivan RJ
09-04-12, 19:55
ThiBecker (http://www.pequenasnotaveis.net/members/thibecker-23707/), as auto escolas não terão recursos para adquirir moto médias ou grandes para treinamento e se o fizerem irãocobrar uma fortuna pelos treinos.
Não precisa ter burocracia, basta estipular um determinado período de tempo para cada categoria e um exame rigoroso, de VERDADE, para a 1ª habilitação. É por isso que estamos lutando.
Não seria necessário um exame para cada categoria justamente para que não vire mais um caixa do governo.
Um grande abraço a todos os irmãos.

2weels
09-04-12, 19:57
Parece q tem um projeto para carro tb. MAS se é para copiar da Europa, na Itália por ex. com a habilitação B você pode pilotar qquer moto/motoneta/scooter até 125cc.

Motaro
09-04-12, 20:20
Mas que bela bosta. Mais políticos idiotas que não tem com o que se preocupar, ou melhor, não sabem priorizar as coisas.
A maioria dos acidentes acontece com esses maloqueiros que andam de desde biz até cb300r. 90% das vezes que eu vejo os caras com moto grande, eles tem, pelo menos, um capacete bom, jaqueta e calça. Agora de Biz e 300 é SanMarino sem camisa com o chinelo no retrovisor. Nada a ver isso.

O que tinha que ser mudado é a maneira como as auto escolas ensinam seus alunos. Eu mesmo n aprendi nada na auto-escola, a n ser sair, parar, frear, comandos básicos. E hj, dps de 5 meses andando de moto ainda afirmo que não sei pilotar 100%. N me considero nem de nível "bom". Outra coisa, que lokinho que tira a carta e compra moto 1000? Nunca ví. Deve existir, mas caso isolado.

N seria mais fácil vetar a venda pra recém habilitados? Ou talvez filtrar o tempo:
1 ano - 125 e 150
1 ano a 2 anos - 150 a 250
2 anos a 4 - 600
4 anos ou mais - 1000 em diante

Ainda assim seria ridículo. O ideal é ensinar os caras a pilotar na cidade e não dar voltas naquele circuito escroto.

ThiBecker
09-04-12, 20:21
Acho que essa questão tem que ser bem avaliada, pois envolve muitas coisas, inclusive problemas de infra-estrutura, dinheiro, etc, etc...

FRANGOPUNK
09-04-12, 20:22
Mas a raiz do problema, é que o ensino nas auto-escolas, é muito fraco, principalmente, por que não há teoria para a pilotagem de motocicletas, somente os cursos de legislação, direção defensiva e primeiros socorros não bastam, pois seria nescessário um curso especifico para condução de motocicletas. Por que todos nós sabemos que pilotar uma motocicleta é totalmente diferente de se dirigir um carro, pois nas aulas teoricas, da a ilusão de que dirigir uma motocicleta é a mesma coisa que dirigir um carro.

XxUNOxX
09-04-12, 20:35
Tudo tem que ser avaliado, pensado e tudo mais..
Um pouco é forma de tirar dinheiro encima...
Se for ver, hoje de 100% uma fatia de 10% anda sem habilitação ou com habilitação irregular ou alguma outra "pendura"...
Então do que adianta lançar sub-classes se o pessoa acaba rodando pelas ruas irregularmente?
Acho que oque falta é fiscalização e verdadeiro APRENDIZADO nas auto escolas, eu mesmo quando tirei minha habilitação mal fiz aulas, fiz umas 3 aulas, andei entre uma fatia de cones, andei sobre uma linha no chão (não é em alto relevo) e só, nem colocar uma segundinha na moto coloca.
Assim nosso DPVAT sempre vai subir e eles vão continuar tentando arrancar uma grana encima de nós.

Bandit
09-04-12, 21:22
Acho mais facil fazer uma Lei que no Ato do Pagamento do SEGURO, o motociclista receba, UM PAR DE LUVAS, UM COLETE, UMA BOTA, e Obriguem a USAR a fim colocar equipamentos que diminuam as fraturas em caso de Queda.

E tb uma lei, que obrigue as Fabricantes que TODAS AS MOTOCLICETAS SAIM OBRIGATORIAMENTE COM FREIO A DISCO DIANTEIRO...

Em 2014, TODOS os carros deverao sair com freios com ABS de fabrica.. as motos estao Decadas Atras em termos de tecnologia e segurança.. RIDICULO !!!!!!!!!!!

Matheus!
09-04-12, 21:27
Se este plano rolar, se a lei for feita, haverá dificuldades na aquisição da segunda moto. O sujeito tem uma 150 e paga impostos... e pensa em comprar uma 400cc (no futuro mercado brasileiro), terá um belo montante de coisas para pagar para fazer o UP de categoria.

Isso vai foder com a oferta VARIADA de modelos de maior cc cilindros cúbicos.

E ao mesmo tempo será a salvação das marcas que trabalham com baixa potência.

cassio1301
09-04-12, 21:37
Verdade, tem que mudar todo o processo para tirar a 1ª habilitação, tirei a minha de moto no inicio do ano passado (carro já tenho a doze anos), teste ridículo não aprendi nada na auto-escola, tive que aprender na raça na rua como todos aqui acho que os 12 anos dirigindo carro deu uma ajuda com a noção de transito, mas como já foi dito aqui carro é carro, moto o buraco é mais embaixo.

Fiquei até 2 semanas atrás rodando de FAN 150 ESDI, a 2 semanas fiz um up para a YS 250 Fazer, mas ainda não me considero um bom piloto, tenho muito a aprender ainda e tenho consciência de dizer que não tenho habilidade suficiente para pilotar uma moto 600cc, mas eu tenho a consciência de assumir isso e ficar com a fazer por um longo tempo até ter o preparo para pegar uma 600cc e não preciso de uma lei para isso, mas também não sou contra ela.

Acho eu que se for analisar mesmo 90% do pessoal que pilota uma 600cc ou maior são pilotos com uma certa experiência e os outros 10% são loucos que acha que sabe pilotar...

Devemos nos mobilizar e começar uma campanha para abaixar ou até retirar os impostos dos equipamentos de segurança para motociclistas, isso sim reduziria em muito a gravidades dos acidentes e quem sabe assim diminuir o valor do DPVAT...

---------- Mensagem adicionada às 21:37 ---------- Mensagem anterior foi às 21:34 ----------

Além de tirar o imposto dos equipamentos de segurança, tem que aprovar uma lei para uso obrigatório da luva, jaqueta com proteção e botas no minimo....

Ivan RJ
09-04-12, 22:05
Por favor leiam as minhas postagens e podem dar sugestões, este ano terei reuniões com o presidente do Detran RJ.

Motaro
09-04-12, 22:07
A real é que existe mto preconceito contra os motociclistas. São todos vistos, de certa forma, como marginais, "gente sem dinheiro pra ter carro", loucos inconsequentes. Vivo isso na pele hoje.
Devido a facilidade de qualquer mlk retardado conseguir pagar uma moto e sair por aí fazendo merlin, todos pagam o pato. Sempre vão ser criadas leis que prejudicam o motociclista, mto marginalizado no trânsito brasileiro.

FRANGOPUNK
09-04-12, 22:13
A real é que existe mto preconceito contra os motociclistas. São todos vistos, de certa forma, como marginais, "gente sem dinheiro pra ter carro", loucos inconsequentes. Vivo isso na pele hoje.
Devido a facilidade de qualquer mlk retardado conseguir pagar uma moto e sair por aí fazendo merlin, todos pagam o pato. Sempre vão ser criadas leis que prejudicam o motociclista, mto marginalizado no trânsito brasileiro.


fora que esses muleques retardados tiram uma moto, as vezes não tem nem dinheiro pra botar gasolina no tanque, vão no posto botar 2 real de gasolina pra ficar fazendo bobagem na rua. Porque, Comprar a moto é facil, dificil msm é pagar a prestação e manter a moto em ordem.!

Defeacer
09-04-12, 22:25
Acho mais facil fazer uma Lei que no Ato do Pagamento do SEGURO, o motociclista receba, UM PAR DE LUVAS, UM COLETE, UMA BOTA, e Obriguem a USAR a fim colocar equipamentos que diminuam as fraturas em caso de Queda.

E tb uma lei, que obrigue as Fabricantes que TODAS AS MOTOCLICETAS SAIM OBRIGATORIAMENTE COM FREIO A DISCO DIANTEIRO...

Em 2014, TODOS os carros deverao sair com freios com ABS de fabrica.. as motos estao Decadas Atras em termos de tecnologia e segurança.. RIDICULO !!!!!!!!!!!

Discordo, freio a disco dianteiro pra iniciante, é um perigo, ainda mais em situação de emergência.

O problema começa é na auto-escola, não ensinam ***** nenhuma.

Cara, aqui em Goiás, o DPVAT no primeiro ano é isento, assim como o IPVA, eu acho isso ótimo, e aqui, é incrível o número de motos nas ruas, eu tenho uma impressão que em Goiás é um dos lugares mais fáceis pra se tirar uma moto.

Maaaaaas, ainda, acho válida essa lei, desde que, tenha um treinamento decente do piloto. E eles que se virem pra arrumar uma forma segura de o piloto aprender mesmo a pilotar uma moto, desde uma 125 a uma 1800.

2weels
09-04-12, 22:29
Agora imagino quanto vai custar a categoria mais alta.

Pior que isso não resolve nem a ponta do iceberg. Seria otimo se os riscos de pilotagem se resumissem a domar os CVs do seu equipamento, mas existem n condições adversas que representam aumento do risco de acidente ( trafego, condições da pista, meterologicas, mecanicas ) além da associação de 2 ou mais destes fatores. E ainda o fator sorte: basta estar na hora errada no lugar errado.

Mas bastaria que uma boa parte dos motoristas e motociclistas apenas começassem a respeitar a legislação de transito ( por consciência e não por medo de multa, isso faz sim mta diferença ) que o transito já melhoraria um bocado.

Yuri_RN
09-04-12, 22:33
Sou de acordo sim!

Pilotos iniciantes A1 motos até 150cc, A2 de 200cc a 400cc, A3 de 500cc acima.

e além de tudo tem que ser feito um teste bemmmm rigoroso!

Motaro
09-04-12, 22:53
Imagina se eles aprovam a lei e forçam todos que ja tem a carta a serem categorizados como A1. Risos.

newbah
09-04-12, 22:57
Ainda assim seria ridículo. O ideal é ensinar os caras a pilotar na cidade e não dar voltas naquele circuito escroto.

Motaro soh muito recente de carta e FALO para todos...

Eu concordo plenamente com isso é RIDICULO .. na Auto Escola eles não mostram para vc como saird e uma ladeira com a Moto --- eu fikei mais de 3 dias - com ajuda do norisk e noellen, eles me explicando aqui no forum como faz para sair do zero em uma ladeira... PS. e mesmo depois de tudo que falaram não melhorei nadinha .. ae encontrei um "colega" Cachorro LOCO - MAS MUITO LOCO Oo - resultado a Fernandinha jah ganhou um raladinho levinho mas ganhou fiquei triste d+ com isso, mas eu aprendi como sair com ela da ladeira...

AGORA Auto escola pra mim é igual educação fisica do colégio o prof. chega te dah a bola de futebol e fala Vai lá .. UAHUAhauHAUhauHAU !!! Para vcs terem uma idéia minha primeira aula na auto escola foi sem o eslastico de proteção pq não tinha e eu nunca tinha pilotado uma moto .. a ***** morreu umas 300 vezes ae minha perna começou a cança de dar partida e eu Falei pro instrutor MANO pelo menos me mostra como funfa a *&¨¨%&¨&*%#¨% da embreagem pr anum morre .. ae fui de boa aprendi passei na prova de boas....

MAS na primeira ladera que peguei num semaforo ( farol / sinalero ) parei a neguinha e quem disse que eu saia dali ?? ***** deu DÓ da minha partida elétrica... aff.... num sai nem a pau voltei pra trás ... fui no reto calculei o tempo do farol para poder passar lah encima na ladera.... HOJE já to conseguindo sair .. mas custou uma ralada no retrovisor por causa do MotoBoy doidão aqui da vila.

PS. isso é soh um exmplo .. não peguei ela no transito ainda para dar mais detalhes da falta de experiencia.

Thyago Mahon Barros
09-04-12, 23:14
Achei o projeto interessante, o lasca é que vamos ter que fazer tudo novamente caso aprove??

jmn83
09-04-12, 23:24
Achei bem bacana essa iniciativa!!

Só que aqui, até se escreve, mas pra cumprir é OUUUUUUTRO papo.

Infelizmente é lei para quem faz tudo certo, é só para cidadãos de bem, não estou criticando até apoio a lei, mas nego não usa nem capacete para andar de moto, quem dirá tirar carteira especial!

Tinha que ter muito mais rigor em fiscalização para isso dar certo!!

romeo
09-04-12, 23:56
ok.... a ideia é bem interessante... mas, como sempre, estamos no Brasil, então todas as dificuldades são potencializadas...
não basta dividir a habilitação para motociclistas em grupos se não houver efetiva, criteriosa e responsável fiscalização... se isso não for garantido, é só mais uma maneira tacanha do Estado arrecadar...

concordo que deva existir a algum meio pelo qual haja a adequada preparação do futuro motociclista, afinal, como todos disseram, auto-escola não é nem o feijão-com-arroz... tive sorte ao tirar a minha habilitação, o instrutor era um pirado que me deu dicas valiosas, mas, isso pq ele era um loucão....

alguém mencionou em comentários páginas atrás que o processo para habilitação de motociclistas é teórico demais... que não orienta efetivamente o futuro piloto... mas, isso é pq a teoria concebe uma motocicleta como um veículo que tem que se portar como um automóvel, que para em fila atrás de qualquer veículo, como num semáforo, por exemplo. Se isso é certo ou não, é outra história, mas as leis não são pensadas levando em consideração o maluco que sobe numa calçada pra furar uma fila de carros, como já vi acontecer....

outra pessoa falou sobre o preconceito contra o motociclista... isso é fato tbm! mas, venhamos e convenhamos, mtos malucos abusam e, injustamente, transformam a todos, indistintamente em pirados... não digo que sou um motociclista perfeito e que nunca faz nada errado, isso é hipocrisia, mas é bom tentarmos agir com mais prudência e cautela, pois culpamos aos outros, mas nem sempre fazemos o que pregamos....

por fim, o preconceito não é só contra o motociclista... mas de motociclista para motociclista.... cansei de ver nesse e em outros fóruns mtos absurdos sobre o tipo de moto que o sujeito possui... como se todo dono de fan fosse um motoboy maluco, enquanto o da Yes é um santo... o objetivo dessa observação não é desvirtuar o tópico para aquelas estúpidas discussões sobre marcas, mas pra dizer, não importa a marca... tem duas rodas, motor e bebe gasolina, são todas motocicletas...

então, respeito no trânsito, respeito na sociedade e respeito uns com os outros, sem levar em conta bobagens como cor de pele; credo; conta no banco ou marca de moto... nenhuma delas nos paga um tostão pra fazer propaganda...

DaniloSS7
10-04-12, 01:40
Acho legal a ideia de subcategorizar a habilitação de moto, um recém habilitado talvez não tenha experiencia suficiente pra sair por aí pilotando uma 600, mas acho que estão desviando o foco do problema... O maior numero de mortes no transito, são com motos de baixa cilindrada, e não com motos grandes... Tem que priorizar o treinamento do garoto que quer comprar a primeira moto.
Hoje em dia o fenômeno da motos cinquentinhas, está acabando com o transito das cidades e aumentando as estáticas de mortes no transito. Tomo como exemplo a minha cidade: as cinquentinhas viraram uma praga! qualquer um vai numa Shineray da vida, compra um motinha dessa, e sair por aí colocando a vida de varias pessoas em risco. O pessoal anda sem capacete, crianças pilotam as motos, não respeitam as leis de transito, e todo mês tem casos de um acidentes graves com essas motinhas. A fiscalização não funciona, aí o pessoal faz o que quer...

Atualmente as autos escolas não exercem o papel de formar bons condutores, elas apenas condicionam o aluno a passar nos ridículos testes do Detran, ninguém entra numa auto escola sem mau saber ligar uma moto, e em 20 aulas sai de lá pronto pra enfrentar o transito infernal das cidades!
Definitivamente as auto-escolas não estão preparadas para formar bons motociclistas. E para tal missão, elas vão ter que investir na estrutura, o que vai acarretar no aumento do preço do processo, e o futuros motociclistas é que vão se ferrar pra pagar essa conta.

Acho que a educação no transito teria que começar mais cedo. Tipo poderiam entrar na auto escola com 17 anos, aí o cara passaria 1 ano, se preparando, aprendendo a teoria, com lições de como agir no transito pesado, como pilotar na chuva, na BR e tal, e depois de um certo tempo, passariam a por em pratica algumas dessas lições, aí com 18 anos completos, o aluno poderia fazer os testes do Detran. Passando nos testes, ele estaria mais preparado pra enfrentar as ruas. Não sei como isso poderia ser feito, mas algo tem que ser feito. A cada dia que passa tem acontecido mais acidente com motos, e mais pessoas estão morrendo ou ficando invalidas, desse jeito não pode ficar.

Eurich
10-04-12, 01:46
O que é mesmo o objetivo da lei? diminuir os acidentes fatais sobre motocicletas né? Então: os dados apontam que 80% desses acidentes são sobre motocicletas de baixa cilindrada, ou seja,os pilotos "quase" sem nenhum equipamento de segurança, proteção e muito menos respeito, porque nas esportivas é difícil ver alguém com capacete ruim, regata e chinelão.
Uma lei que obrigasse o uso de bons equipamento de segurança, com redução nos impostos dos mesmos, com fiscalização e opressão como o uso do capacete...teria um bom impacto nos índices de acidentes fatais!
No outro caso, a preparação do piloto...que na verdade não há!!! Ou começam a ensinar e preparar os novos pilotos, ou então só pegam os 1.200 R$, entregam em mãos a carteira e manda pra rua! Pra que uns testes infantis se o piloto não aprende nada e vai se arrebentar de moto mesmo!

Sobre o projeto citado, eu apoio! mas só depois que equipamentos de segurança descentes sejam obrigatórios e que as auto-escolas preparem de fato o iniciante motociclista.

Bolacha
10-04-12, 01:52
Tentando responder 50 post ... me desculpa

Motaro
10-04-12, 07:24
Motaro soh muito recente de carta e FALO para todos...

Eu concordo plenamente com isso é RIDICULO .. na Auto Escola eles não mostram para vc como saird e uma ladeira com a Moto --- eu fikei mais de 3 dias - com ajuda do norisk e noellen, eles me explicando aqui no forum como faz para sair do zero em uma ladeira... PS. e mesmo depois de tudo que falaram não melhorei nadinha .. ae encontrei um "colega" Cachorro LOCO - MAS MUITO LOCO Oo - resultado a Fernandinha jah ganhou um raladinho levinho mas ganhou fiquei triste d+ com isso, mas eu aprendi como sair com ela da ladeira...

AGORA Auto escola pra mim é igual educação fisica do colégio o prof. chega te dah a bola de futebol e fala Vai lá .. UAHUAhauHAUhauHAU !!! Para vcs terem uma idéia minha primeira aula na auto escola foi sem o eslastico de proteção pq não tinha e eu nunca tinha pilotado uma moto .. a ***** morreu umas 300 vezes ae minha perna começou a cança de dar partida e eu Falei pro instrutor MANO pelo menos me mostra como funfa a *&¨¨%&¨&*%#¨% da embreagem pr anum morre .. ae fui de boa aprendi passei na prova de boas....

MAS na primeira ladera que peguei num semaforo ( farol / sinalero ) parei a neguinha e quem disse que eu saia dali ?? ***** deu DÓ da minha partida elétrica... aff.... num sai nem a pau voltei pra trás ... fui no reto calculei o tempo do farol para poder passar lah encima na ladera.... HOJE já to conseguindo sair .. mas custou uma ralada no retrovisor por causa do MotoBoy doidão aqui da vila.

PS. isso é soh um exmplo .. não peguei ela no transito ainda para dar mais detalhes da falta de experiencia.
Se eu te contar o que aconteceu cmgo...
Cara, eu n aprendi mta coisa na auto escola, mas peguei uma Fazer por fora e aprendi um pouco mais. Tinha domínio razoável da moto, mas meu problema era noção de transito. Comprei minha moto na mesma semana em que passei no exame. Na volta pra casa, o cabaço aqui n olhava retrovisores,, olhei o limite de velocidade da pista, 60km. Colei nos 60 e fui embora pensando " ngm vai me passar, to indo no maximo permitido ". Em 30 segundos veio um tiozinho de carro, tentei desviar, mas ele triscou no meu guidão, aí cara...ja era.
MESMO DIA CARA! Nem aproveitei a moto 0.

Enfim, o negócio é mudar a maneira de tirar habilitação. Sudividir só se for de 50 a 250 e outra carta pro resto. 250 não é tão poderosa assim. Da pra um iniciante pegar.

Zanca
10-04-12, 08:58
Sou contra, tanto moto como carro não se tem uma aula de acordo pelas auto escola, agora vcs ja viram o preço que ta para tirar carta ou mesmo mudar de letra de carro, agora imagina só o preço para se mudar de carta de moto se for aprovada, e como o caso da lei seca, isso ai vai beneficiar alguns políticos e a hora que a policia colocar em vigor os que tem motos acima de 500 cc são os que tem dinheiro e para eles nada da pois tem com o que pagar os FD...... do poliças

madnando1
10-04-12, 11:11
A ideia é boa, mas o problema é a aplicação dela que fica torta e f0d& tudo.

Eu tenho 5 anos que piloto, e me senti plenamente "treinado" depois de 3 anos andando diariamente 100 km e ida e volta do trabalho. Peguei as manhas e nuances do transito, além de prever armadilhas e talz.

Na minha opinião, deveria haver a habilitação provisória que permite moto até 115 cc. depois A1 até 200. A2 200 a 450. A3 500 em diante. O cara estaria bem treinado.

Mas isso deveria ter um upgrade a cada Ano automaticamente. Não necessitando novas provas e novos testes. É ai onde a aplicação vai falhar miseravelmente se tiver que fazer teste para um modelo específico de moto. A "especialização" deveria crescer de acordo com o tempo de carta. Ou seja, em 4 anos de carta, vc pode ter um bólido de 500 cc em diante.

Outro ponto falho, e que dispensaria qualquer subdivisão da carta é a fiscalização praticamente zero em qualquer lugar do país. Com a bagunça que é essa droga de país e fiscalização inútil, carta é luxo. Vc pode andar sem durante anos até ter algum problema.

Enfim, sou muito a favor, por experiencia própria. Posso me ferrar hoje, mas tenho habilidade suficiente para não cometer erros primários. E só consegui depois de muito treino em moto de baixa cc.

Vamos ver se a aplicabilidade dessa lei se for aprovada, como vai ser e se vai ser de modo satisfatório.

Yuri_RN
10-04-12, 11:59
Ta cheio de Valentino Rossi nas Ruas!

conto nos dedos a quem deixo Pilotar minha moto..
nego quer morrer que morra em outra moto.. na minha não...

Aprendi a respeitar a Maquina e hoje me dou bem com todas..
é igual a cavalo brabo.. devagar vai ficando manso..logo ta firmeza.

Ivan RJ
10-04-12, 13:24
QUEM JÁ TEM A HABILITAÇÃO NÃO TERÁ QUE FAZER NADA
A LEI NÃO SERIA RETROATIVA.
Está bem claro isso?
Um grande abraço a todos os irmãos.

Limabl
10-04-12, 14:32
Ao imvéz dessa babozeira toda,colocassem instrutores treinados com conhecimento avançado de pilotage nas auto escolas,para encinar ao aluno técnicas de frenagem,curvas,direção defenciva, e etc......

Mas não...o que vemos por ai, é um bando de zé ruéla dando aulas de direção sem ao menos frear uma motocicleta corretamente,isso é um absurdo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Yuri_RN
10-04-12, 15:00
QUEM JÁ TEM A HABILITAÇÃO NÃO TERÁ QUE FAZER NADA
A LEI NÃO SERIA RETROATIVA.
Está bem claro isso?
Um grande abraço a todos os irmãos.

Quer dizer que eu não vou fazer os testes?

Não,Não,Não eu QuerOo minha Habilitação especial kkkk

http://www.fotosmaisimagens.com.br/wp-content/uploads/2011/10/Chorando-nene.jpg

cassio1301
10-04-12, 22:42
Fonte: http://www.motonline.com.br/afinal-o-que-ha-de-errado-com-o-ensino-de-pilotagem-de-motos-no-brasil/

Afinal, o que há de errado com o ensino de pilotagem de motos no Brasil?

http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Detran1-e1333981189395.jpg (http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Detran1-e1333981189395.jpg)A CNH é só o começo: ela pode ser um passaporte para a vida ou...

Amigos leitores, eu piloto minha moto todos os dias e trafego por uma rodovia e por duas grandes e importantes avenidas de trânsito rápido em São Paulo. Volto pelo mesmo caminho, sempre nos horários de pico de congestionamento. Tem que contar com a ajuda de Deus para enfrentar os perigos desse trânsito.
Algumas vezes, quando chego à minha casa penso que passei por um pesadelo enfrentando os corredores e desviando dos carros, pedestres que atravessam por entre os veículos e até motociclistas que, por querer ou não, entram a sua frente sem dar sinal ou qualquer outro tipo de aviso. Creio que muitos compartilham esse mesmo sentimento.
Uma aluna do curso de pilotagem, disse-me o que ela enfrentou quando se matriculou em uma moto-escola: “Eu queria aprender a andar de moto e perguntei a secretária da moto-escola se estudaria sinalizações e legislação específica para motos”. A resposta da secretária : ”Só você quer estudar! A maioria dos alunos não quer saber de nada, só pegar a C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação) e ir embora daqui.”

http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Imag0021-e1333918854457.jpg (http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Imag0021-e1333918854457.jpg)CFCs devem ensinar especificamente algo sobre motocicletas para quem vai pilotar motos

Não é meu objetivo analisar aqui a imprudência ou irresponsabilidade do condutor, mas a formação dos motociclistas nas escolas de trânsito – as chamadas moto-escolas. Ao longo de minha experiência como instrutor, tive a oportunidade de observar por várias vezes aulas e exames práticos em moto-escolas e pude observar algumas atitudes dos instrutores com seus alunos.
Em algumas destas ocasiões, o lugar dos exames era fechado, como um estacionamento no pátio de uma escola de ensino médio estadual. Os alunos chegavam na garupa com seus instrutores pilotando. Não foram poucas as vezes em que notei que a maioria (mais da metade) dos alunos estavam com capacetes sem fechar a cinta jugular e com a viseira aberta. A situação dos instrutores era pior um pouco, usando capacetes com viseiras abertas e a cinta jugular afrouxada (resolução 203 de 29/09/2006), já que eles, como instrutores, devem dar o exemplo.
O uso de viseira aberta ou fechada depende do bom senso, pois sabe-se que a segurança não é somente proteger os olhos, mas também enxergar em situações de chuva ou embaçamento da viseira. Os instrutores devem explicar o que as leis dizem. Porém, o bom senso alertará para a segurança dos alunos e a conscientização às leis.

http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/teste2_bg-e1333981729105.jpg (http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/teste2_bg-e1333981729105.jpg)Enfrentar as ruas exige treinamento e os instrutores são a primeira etapa deste processo

Em outro local pesquisado, para adentrar ao pátio dos exames havia a necessidade de subir pela calçada para dar acesso ao portão do local de exame. A maioria dos condutores e instrutores não sinalizou para avisar este procedimento de entrada às pessoas que estavam aguardando em uma fila em frente ao portão. Se estas pessoas não saíssem da frente, sem dúvida seriam atropeladas na calçada. Essa atitude se caracteriza direção perigosa. Mais uma vez, vem o exemplo que um instrutor tem que dar. Afinal, ele está ensinando e não aprendendo! (artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9503/97). O que um aluno pensará disso? Que as leis não servem para nada! As leis servem para dar segurança aos que transitam a pé, de bicicleta, de moto, de carro, de caminhão…. Claro, desde que sejam obedecidas.
Em CFCs (Centro de Formação de Condutores), as aulas teóricas visam o carro. Os alunos que se matricularam somente para pilotar motos, não há informação específica para eles. Nos exames (prova) não é verificado se o aluno sinalizou, olhou para os espelhos ou para os lados. A preocupação se baseia em não colocar o pé direito no chão na hora de parar a moto. E se a moto desequilibrar para a direita? Isso prova o que, afinal?

http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/moto-auto-escola-e1333981409109.jpg (http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/moto-auto-escola-e1333981409109.jpg)O exame prático não ensina ninguém a enfrentar as ruas; é preciso reciclar todo o processo

O motociclista tira a Carteira Nacional de Habilitação sem noção nenhuma do que realmente é uma motocicleta! Os comerciantes de moto são um dos elos desta corrente e eles querem vender motocicleta, independente se o comprador sabe ou não pilotar, ou mesmo se conhecem os componentes de segurança da moto que está vendendo. Muitos até procuram orientar seus clientes sobre como utilizar a moto com segurança, mas não é função deles. Já ouvi até histórias de compradores de scooters, que são consideradas motos fáceis de pilotar, que saem da concessionária sem saberem onde é o freio traseiro ou dianteiro!
Toda essa situação é erro do piloto? Com certeza não! Então isso é fruto dos erros dos instrutores e das moto-escolas? Também não. Isso é fruto de uma metodologia de ensino arcaica, sem noção de uma nova realidade social, onde a compra de uma moto se transformou em necessidade de locomoção e ganho financeiro para muitos nas grandes cidades. Eu vejo jovens se acidentando por não terem a mínima informação e conhecimento dos perigos de se transitar de moto neste trânsito maluco. Vejo adultos que compraram sua moto caríssima e não a pilotam, porque sua primeira experiência foi frustrante.
Na ocasião que se implantou a obrigatoriedade dos cursos de pilotagem para os profissionais da moto (lei Nº 12.009, de 29/07/2009) fiquei muito feliz com essa determinação. Porém, faltou o mais importante: reciclar os instrutores e oferecer infra-estrutura adequada para a demanda existente. As idéias existem, as leis também, mas não há uma continuidade para a efetivação dessas normas. Não há, também, quem fiscalize estes cursos. Essa lei só veio a beneficiar os centros de formação de condutores, mas a formação dos alunos ficou da mesma forma, ou seja, sem a função de educar para a vida. Os empresários e instrutores de moto-escolas devem também ter a preocupação com o bem estar de seus clientes e com a sociedade como um todo.
Qual é a solução?
Vai aqui uma sugestão para começar a debater o assunto:


Reciclar os instrutores de cursos teóricos em direção defensiva e legislação de trânsito a conhecerem técnicas de pilotagem em motos. Em algumas CFCs já possuem profissionais de ensino com essa metodologia. Mesclar moto e carro nos cursos teóricos funciona muito bem. As aulas tornaram-se fantásticas nestes centros de formação.
Reciclar instrutores nas aulas práticas em técnicas de frenagem e curvas. Motivá-los com premiações a fazê-los sentir que esta profissão vale muito a pena. Algumas empresas do ramo motociclístico premiam instrutores através de concursos e competições sadias. Prêmios em dinheiro ou de outras formas fazem deles orgulhosos de seu trabalho.
Mudar urgentemente a metodologia de ensino e dos exames práticos em moto-escolas. Ao Invés de examinarem os alunos em não colocar o pé direito no chão, ou se a viseira do capacete está aberta ou não, passem a observar atitudes de usarem piscas, olharem nos espelhos, criar exames de frenagens, reduções de marchas, entradas e saídas em curvas etc. Criar, também, provas teóricas específicas para motos.

É claro que há muitas outras coisas a serem feitas, mas devemos começar por algo que já está ao alcance. Aos amigos instrutores, como eu, peço que entendam que a vida de muitos alunos pode depender dos nossos ensinamentos. Ensinem a viver o motociclismo plenamente e não somente a passar nas provas. Um forte abraço a todos!
Obs: Para facilitar a discussão sobre esse assunto criamos um espaço no final da página e (http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=21027&PID=682670#682670)no fórum (http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=21680&PID=712006#712006)para você inserir seus comentários.
Fonte: Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro

Hunter 123
10-04-12, 23:13
Rápido e rasteiro: Sou a favor, mas não vai adiantar nada.
Motivo: 99% das mortes em motos é em 125/150 cilindradas. Grande parte é de nego que sequer tem dinheiro para comprar uma moto decente e se mata em motinhas caindo aos pedaços, muitas vezes sem documento. Muitos, muitíssimos, sequer carteira possuem.
-
Por isso vai ser mais uma lei de boa intenção mas de pouca prática. Basta haver blitz, bastante fiscalização que se tira grande parte de motos/motociclista da circulação. Em cada blitz, aproximadamente 40% das motos ficam. Então, por que não se faz blitz? Toda hora mesmo. Falta vontade.
-
Sim, a lei é boa, mas não se ataca na essência.

Jordano
11-04-12, 09:35
se fizerem isso, também teriam que fazer pros carros, pq tem uma baita diferença entre pegar um carro 1.0 e pegar um mustang gt com motor 5.3 V8, mas a carteira que precisa é a mesma, sem contar que a grande maioria dos acidentes com moto acontece com motos pequenas como as nossas, mais uma coisa, pra mudar de categoria a gente teria que fazer atualização na auto escola e vcs sabem como é auto escola no Brasil, $$$$$$$$$$$$$, é ridículo isso.

madnando1
11-04-12, 10:10
se fizerem isso, também teriam que fazer pros carros, pq tem uma baita diferença entre pegar um carro 1.0 e pegar um mustang gt com motor 5.3 V8, mas a carteira que precisa é a mesma, sem contar que a grande maioria dos acidentes com moto acontece com motos pequenas como as nossas, mais uma coisa, pra mudar de categoria a gente teria que fazer atualização na auto escola e vcs sabem como é auto escola no Brasil, $$$$$$$$$$$$$, é ridículo isso.

Mas há uma imensa diferença, pois um Mustang não é pra todos. Agora com 7 mil por exemplo, vc compra uma CB450 ou um pouco mais compra uma Falcon.

E o detalhe que em caso de acidente, o motociclista é o maior prejudicado. Um carro atropela e mata um monte de gente, o motociclista atropela alguem, mata e morre junto.

E além de tudo, requer extrema experiencia e atenção. Vale a pena segmentar por categoria sim.

2weels
11-04-12, 10:53
Mas há uma imensa diferença, pois um Mustang não é pra todos. Agora com 7 mil por exemplo, vc compra uma CB450 ou um pouco mais compra uma Falcon.

E o detalhe que em caso de acidente, o motociclista é o maior prejudicado. Um carro atropela e mata um monte de gente, o motociclista atropela alguem, mata e morre junto.

E além de tudo, requer extrema experiencia e atenção. Vale a pena segmentar por categoria sim.

Mustang não é para todos, mas para turbinar um carro ( um gol por ex. ) e dobrar até triplicar a potencia não é caro e ainda dá para andar legalizado ( turbo no doc ). Chegou uma epoca que só na minha turma, dos mais chegados, tinhamos 9 turbos. Todos acima de 250cv. É dificil dividir em categorias. Ainda mais pq todos iam medir a potencia para fzer o doc com o parafuso da pressão solto de tudo, ai dava 130/140 cv, depois enrolavam na pressão e a potencia mais q dobrava.

PS: Pessoal era bem sussegado pega ninguem curtia.

ThiBecker
11-04-12, 12:14
Acho que mais necessário do que tudo isso, é a própria maneira de pensar e agir do ser humano que tem que mudar.

Eduardo Toda
11-04-12, 12:54
De que adiante encher o Brasil de leis, se ninguém as cumpre, ninguém as cumpre pois ninguém fiscaliza, veja aqui em São Paulo, 90% dos que andam de moto andam com a viseira aberta, se tem uma lei que diz que vc é obrigado a andar com ela abaixada, porque anda com a P*RRA aberta, ninguém fiscaliza....podiamos mandar um projeto de lei que segmentava o deputado federal, o Junior que não recebia salário, o pleno que recebia sei lá 1/20 dosalário da Dilma e o Senior que recebia 1/10 da Dilma, sendo que tem de ficar 8 anos como junior para se candidatar ao pleno e mais 8 para se senior...que tal....prego enfiado na cadeira dos outros não machuca a bunda...

ThiBecker
11-04-12, 17:38
Correto, temos ae 2 problemas que sempre ocorreram... o descaso da própria população e a roubalheira dos governantes... ae meu amigo, pode fazer quantas leis vcs quiserem, que não vai adiantar nada.

Jordano
11-04-12, 22:22
o que eu to dizendo é que se forem categorizar a carteira pela potência, então deveria ser assim pros carros também, não só pras motos
isso que é ridículo,

speedFan
12-04-12, 09:03
Sou de acordo mas....

Categorizar e dizer que um cara que tem 10 anos uma CNH pode pilotar uma moto de 1000cc é rídiculo afinal se ele nunca dirigiu uma moto? conheço pessoal que tem CNH a anos e nunca pilotou uma moto ai por tempo vão categorizar ? Fala sério..

1º Na minha opinião deveria ser obrigatório o uso de equipamentos de segurança nem que seja apenas uma Jaqueta com Proteção+Luvas no minimo isso fora calça bota e coisas do tipo afinal com bom consumo automaticamente os preços iram abaixar e tudo poderá ficar mais acessível para todos.

2º Motos sim deveriam vir com "equipamentos" de segurança como ABS podem achar absurdo.. ABS?em uma 125cc? mas gente acordo o asfalto é o mesmo para todos e qualquer acidente a 60km/h pode resultar em consequências graves... No minimo como disse o bandit um freio a disco não minha opinião nas duas rodas...
pois sobre iniciante não saber dirigir ou coisa assim fala sério coloca um treinamento de verdade pois pilotar uma moto não é um bicho de 7 cabeças e se nas aulas da auto escolar já disciplinarem as pessoas utilizar equipamentos e ensinar "malicias" de frenagem, curvas, aceleração e etc.

O problema é que as pessoas neste país são inconsequentes e acham que nada vai acontecer com eles e ainda pior quando eles veem um cara de 125cc com jaqueta calça bota capacete de qualidade e coisa do tipo ainda vão e falam "que mane com grana que gastou teria trocado de moto para uma moto de verdade"

Sinceramente a ideia é boa mas muito mão projetada afinal falta estrutura para um país inconsequente como nosso que só visa imposto e lucro para o governo.

FHNT
13-04-12, 08:26
Cara, acho que essa é a intenção.

Vamos supor, um rapaz ganha cerca de 1.300 por mês, e decide ter uma XT 600. Com o salário dele, ele consegue facilmente um financiamento. O mesmo rapaz nunca pilotou uma moto além da Titan 150 dele. Nada impede que ele tenha uma XT 600, que é uma moto muito linda e muito forte.

Se a tal lei fosse criada, teria mais obstáculos pra se ter moto de alta cilindrada, embora eu ache que deviam excluir a 250, porque não é moto tão forte.

Ou seja, o rapaz além de custear a moto, teria que fazer um processo burocrático pra se habilitar, teria que ter mais gastos, ou seja, desanimaria o rapaz, e talvez nesse tempo, ele aprendesse realmente a andar numa moto de 600 cc. Mas se fora pra continuar com aquele mesmo trajeto ridículo, é melhor deixar do jeito que tá.

Um cara numa Pop, pode causar acidente fatal. Mas uma pessoa despreparada numa moto de alta cilindrada, é uma ameaça a sociedade.

E se eu bem conheco esse país, duvido MUITO que tal lei vai pra frente, além de apoiá-la. E mesmo que vá, duvido MUITO mais ainda, que o motociclista terá um treinamento digno.

Um exemplo, um cara vai lá e faz umas aulinhas em um micro-ônibus e uma prova, e está habilitado a conduzir ônibus com passageiros.

Certamente, teremos um trajeto complexo, com algumas curvas acentuadas, algumas retas, uns cones e só.

Genial, disse tudo! O Cara faz umas aulinhas em micro-ônibus e já pode sair matando um monte de gente e nínguem sequer contesta nada! Mas as motos, vilãs, a gente têm de detonar sempre... "Nínguem precisa de carteira pra dirigir, logo um !@3%%% de 18 que quer se suicidar não precisa de habilitação para tal, na verdade nem precisa de ter 18 anos, nem necessariamente ter comprado uma moto, basta apenas disposição pra roubar a do pai ou de terceiros, e fazer a c@g@da"! O que é preciso é passar esse país a limpo, mudar as pessoas, e não as leis que já são muitas, as pessoas hoje precisam do que nos passado se chamava de "Berço", educação, mais nada!

---------- Mensagem adicionada às 08:11 ---------- Mensagem anterior foi às 08:08 ----------


Mas há uma imensa diferença, pois um Mustang não é pra todos. Agora com 7 mil por exemplo, vc compra uma CB450 ou um pouco mais compra uma Falcon.

E o detalhe que em caso de acidente, o motociclista é o maior prejudicado. Um carro atropela e mata um monte de gente, o motociclista atropela alguem, mata e morre junto.

E além de tudo, requer extrema experiencia e atenção. Vale a pena segmentar por categoria sim.

Reforçando : E um Opalão por R$ 2.000,00 ...

---------- Mensagem adicionada às 08:12 ---------- Mensagem anterior foi às 08:11 ----------


Acho que mais necessário do que tudo isso, é a própria maneira de pensar e agir do ser humano que tem que mudar.

Isso ai, leis já existem muitas, e por serem muitas, acabam se anulando, e passando o efeito, não é a quantidade de leis que irá fazer a diferença...

---------- Mensagem adicionada às 08:16 ---------- Mensagem anterior foi às 08:12 ----------

Pior que isso, é o fato que entre as motos não é só a cilindrada que faz diferença, têm também a questão da espécie de moto, todo mundo sabe que pilotar uma Custon e totalmente diferente de pilotar uma Trail, e ai, o que me dizem? Vai ter de dividir ainda mais a categoria Sr. excelentíssimo B@b@ca deputado Roberto de Lucena!

---------- Mensagem adicionada às 08:26 ---------- Mensagem anterior foi às 08:16 ----------

Um recado aos deputados como nosso coleguinha Deputado Roberto de Lucena : "Se quizer escrever o seu nome na história da política desse país, não o tente fazer por meio de projetos polêmicos, e nem tente atingir uma classe diretamente, isso será certamente desastroso para o seu nome, e você entrará como mais um nome pra já imensa lista negra de políticos desse país, e fique sabendo que, o brasileiro está se curando da amnésia, e está começando a se lembrar de seus políticos; eu me lembrarei de você sempre meu caro Deputado Roberto de Lucena, assim como também do Jooji Hato, e outros inimigos declarados da nossa categoria; a vocês o meu despreso!"

madnando1
13-04-12, 12:55
Genial, disse tudo! O Cara faz umas aulinhas em micro-ônibus e já pode sair matando um monte de gente e nínguem sequer contesta nada! Mas as motos, vilãs, a gente têm de detonar sempre... "Nínguem precisa de carteira pra dirigir, logo um !@3%%% de 18 que quer se suicidar não precisa de habilitação para tal, na verdade nem precisa de ter 18 anos, nem necessariamente ter comprado uma moto, basta apenas disposição pra roubar a do pai ou de terceiros, e fazer a c@g@da"! O que é preciso é passar esse país a limpo, mudar as pessoas, e não as leis que já são muitas, as pessoas hoje precisam do que nos passado se chamava de "Berço", educação, mais nada!

---------- Mensagem adicionada às 08:11 ---------- Mensagem anterior foi às 08:08 ----------



Reforçando : E um Opalão por R$ 2.000,00 ...

---------- Mensagem adicionada às 08:12 ---------- Mensagem anterior foi às 08:11 ----------



Isso ai, leis já existem muitas, e por serem muitas, acabam se anulando, e passando o efeito, não é a quantidade de leis que irá fazer a diferença...

---------- Mensagem adicionada às 08:16 ---------- Mensagem anterior foi às 08:12 ----------

Pior que isso, é o fato que entre as motos não é só a cilindrada que faz diferença, têm também a questão da espécie de moto, todo mundo sabe que pilotar uma Custon e totalmente diferente de pilotar uma Trail, e ai, o que me dizem? Vai ter de dividir ainda mais a categoria Sr. excelentíssimo B@b@ca deputado Roberto de Lucena!

---------- Mensagem adicionada às 08:26 ---------- Mensagem anterior foi às 08:16 ----------

Um recado aos deputados como nosso coleguinha Deputado Roberto de Lucena : "Se quizer escrever o seu nome na história da política desse país, não o tente fazer por meio de projetos polêmicos, e nem tente atingir uma classe diretamente, isso será certamente desastroso para o seu nome, e você entrará como mais um nome pra já imensa lista negra de políticos desse país, e fique sabendo que, o brasileiro está se curando da amnésia, e está começando a se lembrar de seus políticos; eu me lembrarei de você sempre meu caro Deputado Roberto de Lucena, assim como também do Jooji Hato, e outros inimigos declarados da nossa categoria; a vocês o meu despreso!"

Se a fiscalização funcionasse realmente, eu aplaudiria de pé. É uma boa iniciativa sim e veja pelo ponto de que o motociclista é o cara mais vulnerável depois do pedestre e ciclistas. Voce está exposto, logo um erro pode ser fatal.

Uma moto pequena pra pegar as manhas e depois subindo o degrau gradativamente, seria bom, visto que não temos um treinamento descente nas autoescolas.

Digo por experiencia. Treinei bem em uma 125 e me senti "pleno" depois de tres anos pilotando. Hoje tenho segurança nas coisas que faço e não tenho surpresas nem com carro me fechando.

Uma moto maior, indica mais disposição de motor e logo mais velocidade sem necessidade. Num momento de perigo, o cara não controla se nao tiver alguma experiencia.

Uma pena que a lei não pega, pois até em paises europeus, onde os caras começam a treinar na autoescola no ginásio ainda, levando anos pra tirar a carta, tem a regra de segmentação de habilitação.

Mas aqui tem muitas falhas, para que uma boa ideia como essa se torne efetiva de fato. Fiscalização é a maior e pior delas.

Richard
13-04-12, 13:10
O nobre deputado aí tá mais do que certo.

Só cagou fazendo esse projeto apenas para motos, como dito, deveria ser para todos os veículos.

Mas sobre a questão de neguinho sair da auto escola e já sair acelerando CB500, Hornet ou as litrões da vida, tem mais é que bloquear isso e fazer o cara ter mais experiência para subir em uma moto dessas.

speedFan
13-04-12, 14:33
O problema é como provar essa experiencia.. Creio que tinha que ter uma prova pratica com avaliação técnica e coisa do tipo pois como ja disse tempo anos de carteira não dizem nada... tenho 2 anos de carteira mas ja rodei mais que camelo no deserto... mas tenho colegas de trabalho que tem a CNH a mais de 8 anos e quer hoje comprar uma moto mas nunca rodou depois da auto escola..

Richard
13-04-12, 15:50
O problema é como provar essa experiencia.. Creio que tinha que ter uma prova pratica com avaliação técnica e coisa do tipo pois como ja disse tempo anos de carteira não dizem nada... tenho 2 anos de carteira mas ja rodei mais que camelo no deserto... mas tenho colegas de trabalho que tem a CNH a mais de 8 anos e quer hoje comprar uma moto mas nunca rodou depois da auto escola..


Perfeito, é o que deveria ser feito, uma nova avaliação para a troca de categoria, exatamente pq mesmo você rodando mais que camelo no deserto com uma CG, pode ser que você não seja capacitado para poder subir de categoria, da mesma forma, que pode ser que o cara que não anda de moto, tanto quanto você, mas o pouco que andou tenha aprendido mais do que você que rodou mais do que ele.

Ser eficiente é bem diferente de ser eficaz.


Eu conheço caras que andam de moto faz 10 anos e mesmo assim, ainda não sabem pilotar, o cara mantem os mesmos vícios do começo, como frear com o freio traseiro, trocar de marcha dentro de curva, não sabe planejar uma trajetória e mais um monte de coisas. Tipo, o cara roda faz 10 anos, mas não deveria ter passado nem no primeiro exame.

Cachorro
13-04-12, 16:08
Perfeito, é o que deveria ser feito, uma nova avaliação para a troca de categoria, exatamente pq mesmo você rodando mais que camelo no deserto com uma CG, pode ser que você não seja capacitado para poder subir de categoria, da mesma forma, que pode ser que o cara que não anda de moto, tanto quanto você, mas o pouco que andou tenha aprendido mais do que você que rodou mais do que ele.

Ser eficiente é bem diferente de ser eficaz.


Eu conheço caras que andam de moto faz 10 anos e mesmo assim, ainda não sabem pilotar, o cara mantem os mesmos vícios do começo, como frear com o freio traseiro, trocar de marcha dentro de curva, não sabe planejar uma trajetória e mais um monte de coisas. Tipo, o cara roda faz 10 anos, mas não deveria ter passado nem no primeiro exame.

Richard, dirigir é diferente de pilotar.

Uma pessoa que tem uma moto de até 500cc p/ uso diário e viagens não precisa do mesmo conhecimento que um piloto de track-day, por exemplo, que pretende rodar no limite em busca de baixar décimos de segundo aperfeiçoando a pilotagem.

As curvas são diferentes, a trajetória, o modo de frear, tudo isso.

Concordo que todos deveriam saber isso, é fundamental, mas pra grande maioria das pessoas esse refino que se adquire pilotando não vai fazer diferença.

Outro ponto a se analisar é o seguinte: esse projeto visa criar uma "escada" em função do tempo de experiência e o objetivo claro é a diminuição de acidentes, que hoje é tão propagada pela mídia. Acontece que com certeza +90% dos acidentes envolvendo motos ocorrem em motos de baixa cilindrada, o que na prática torna essa lei inútil!

Acredito que na prática essa lei terá pouquíssima eficácia, pois "praticamente" vai apenas impedir os filhinhos de papai que fizeram 18 anos e ganharam uma Hornet de presente de vestirem seus macacõezinhos e saírem pela sarra gastando a saboneteira.

Abs,

ThiBecker
13-04-12, 16:42
Bom, acredito que se isso realmente for acontecer, vai demorar, porque tudo em nosso país leva teeeeeeeeempo, e coloca tempo nisso... a única coisa que acontece de forma gradual e rápida é o aumento do salário dos governantes. Infelizmente aqui é assim, somos roubados na cara dura, e já faz tempo hein?

speedFan
13-04-12, 16:56
Perfeito, é o que deveria ser feito, uma nova avaliação para a troca de categoria, exatamente pq mesmo você rodando mais que camelo no deserto com uma CG, pode ser que você não seja capacitado para poder subir de categoria, da mesma forma, que pode ser que o cara que não anda de moto, tanto quanto você, mas o pouco que andou tenha aprendido mais do que você que rodou mais do que ele.

Ser eficiente é bem diferente de ser eficaz.


Eu conheço caras que andam de moto faz 10 anos e mesmo assim, ainda não sabem pilotar, o cara mantem os mesmos vícios do começo, como frear com o freio traseiro, trocar de marcha dentro de curva, não sabe planejar uma trajetória e mais um monte de coisas. Tipo, o cara roda faz 10 anos, mas não deveria ter passado nem no primeiro exame.


Richard entendeu que foi isso que quiz dizer um cara que tenha bagagem(Conhecimento)... tempo não diz nada km ajuda mas se o cara tiver consciência e aprender a cada dia e se estudar sobre o assunto. afinal é com fechadas e estudos sobre o assunto que melhoramos a cada dia.


Cachorro descordo na parte de que são diferentes tem lá sua diferença mas o cara que compra uma R1 vai querer acelerar e se não souber nem "pilotar" uma nem 125 como imagina o nego com a 1000cc :/

ThiBecker
13-04-12, 16:59
Ninguém nasce sabendo galera, querendo ou não, o cara não sai andando como uma primeira moto em uma 1000cc... e quando o faz, não tem nenhuma "base" para isso. Pode até ser que ele saia por ae, mas não terá nem de longe a msm malícia de quem já pilotou uma moto menor.

mdorigon
13-04-12, 17:17
Bem...sou a favor de categorizar a carteira de moto. Assim como é para motoristas de caminhão e onibus...mas tem que fazer bem feito. Pq se for como a de utilitarios...da medo. Mas sou a favor sim de que um guri com 18 anos não possa comprar um canhão com potencia em torno de 100 cv e duas rodas por 20 mil (em milhares de prestações) (ah...vulgo hornet) e sair por ai andando. A maioria não tem responsa e muito menos noção. De 125cc ja fazem atrocidades. Conheço dois casos parecidos aqui em Jundiaí...gurizão completou 18 anos, entrou na facul...papai e mamãe deram um canhão amarelo de asas pro garoto. Um morreu no mesmo dia...o outro durou uma semana. Difcil controlar o impeto quando se é jovem e sem muita experiencia e com uma maquina te chamando pra fazer besteira a um leve toque no acelerador. Por isso não sou a favor de carta de motorista pra menores 18 anos tb... Antigamente, lembro que amigos meus falavam que era nesse esquema a habilitação de motos no Brasil...parece que mudou nos anos 90. Mas não sei se é isso mesmo.

FRANGOPUNK
13-04-12, 18:00
Fonte: http://www.motonline.com.br/afinal-o-que-ha-de-errado-com-o-ensino-de-pilotagem-de-motos-no-brasil/

Afinal, o que há de errado com o ensino de pilotagem de motos no Brasil?



http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Detran1-e1333981189395.jpg (http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Detran1-e1333981189395.jpg)A CNH é só o começo: ela pode ser um passaporte para a vida ou...

Amigos leitores, eu piloto minha moto todos os dias e trafego por uma rodovia e por duas grandes e importantes avenidas de trânsito rápido em São Paulo. Volto pelo mesmo caminho, sempre nos horários de pico de congestionamento. Tem que contar com a ajuda de Deus para enfrentar os perigos desse trânsito.
Algumas vezes, quando chego à minha casa penso que passei por um pesadelo enfrentando os corredores e desviando dos carros, pedestres que atravessam por entre os veículos e até motociclistas que, por querer ou não, entram a sua frente sem dar sinal ou qualquer outro tipo de aviso. Creio que muitos compartilham esse mesmo sentimento.
Uma aluna do curso de pilotagem, disse-me o que ela enfrentou quando se matriculou em uma moto-escola: “Eu queria aprender a andar de moto e perguntei a secretária da moto-escola se estudaria sinalizações e legislação específica para motos”. A resposta da secretária : ”Só você quer estudar! A maioria dos alunos não quer saber de nada, só pegar a C.N.H. (Carteira Nacional de Habilitação) e ir embora daqui.”

http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Imag0021-e1333918854457.jpg (http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/Imag0021-e1333918854457.jpg)CFCs devem ensinar especificamente algo sobre motocicletas para quem vai pilotar motos

Não é meu objetivo analisar aqui a imprudência ou irresponsabilidade do condutor, mas a formação dos motociclistas nas escolas de trânsito – as chamadas moto-escolas. Ao longo de minha experiência como instrutor, tive a oportunidade de observar por várias vezes aulas e exames práticos em moto-escolas e pude observar algumas atitudes dos instrutores com seus alunos.
Em algumas destas ocasiões, o lugar dos exames era fechado, como um estacionamento no pátio de uma escola de ensino médio estadual. Os alunos chegavam na garupa com seus instrutores pilotando. Não foram poucas as vezes em que notei que a maioria (mais da metade) dos alunos estavam com capacetes sem fechar a cinta jugular e com a viseira aberta. A situação dos instrutores era pior um pouco, usando capacetes com viseiras abertas e a cinta jugular afrouxada (resolução 203 de 29/09/2006), já que eles, como instrutores, devem dar o exemplo.
O uso de viseira aberta ou fechada depende do bom senso, pois sabe-se que a segurança não é somente proteger os olhos, mas também enxergar em situações de chuva ou embaçamento da viseira. Os instrutores devem explicar o que as leis dizem. Porém, o bom senso alertará para a segurança dos alunos e a conscientização às leis.

http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/teste2_bg-e1333981729105.jpg (http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/teste2_bg-e1333981729105.jpg)Enfrentar as ruas exige treinamento e os instrutores são a primeira etapa deste processo

Em outro local pesquisado, para adentrar ao pátio dos exames havia a necessidade de subir pela calçada para dar acesso ao portão do local de exame. A maioria dos condutores e instrutores não sinalizou para avisar este procedimento de entrada às pessoas que estavam aguardando em uma fila em frente ao portão. Se estas pessoas não saíssem da frente, sem dúvida seriam atropeladas na calçada. Essa atitude se caracteriza direção perigosa. Mais uma vez, vem o exemplo que um instrutor tem que dar. Afinal, ele está ensinando e não aprendendo! (artigo 311 do Código de Trânsito Brasileiro – Lei 9503/97). O que um aluno pensará disso? Que as leis não servem para nada! As leis servem para dar segurança aos que transitam a pé, de bicicleta, de moto, de carro, de caminhão…. Claro, desde que sejam obedecidas.
Em CFCs (Centro de Formação de Condutores), as aulas teóricas visam o carro. Os alunos que se matricularam somente para pilotar motos, não há informação específica para eles. Nos exames (prova) não é verificado se o aluno sinalizou, olhou para os espelhos ou para os lados. A preocupação se baseia em não colocar o pé direito no chão na hora de parar a moto. E se a moto desequilibrar para a direita? Isso prova o que, afinal?

http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/moto-auto-escola-e1333981409109.jpg (http://www.motonline.com.br/wp-content/uploads/2012/04/moto-auto-escola-e1333981409109.jpg)O exame prático não ensina ninguém a enfrentar as ruas; é preciso reciclar todo o processo

O motociclista tira a Carteira Nacional de Habilitação sem noção nenhuma do que realmente é uma motocicleta! Os comerciantes de moto são um dos elos desta corrente e eles querem vender motocicleta, independente se o comprador sabe ou não pilotar, ou mesmo se conhecem os componentes de segurança da moto que está vendendo. Muitos até procuram orientar seus clientes sobre como utilizar a moto com segurança, mas não é função deles. Já ouvi até histórias de compradores de scooters, que são consideradas motos fáceis de pilotar, que saem da concessionária sem saberem onde é o freio traseiro ou dianteiro!
Toda essa situação é erro do piloto? Com certeza não! Então isso é fruto dos erros dos instrutores e das moto-escolas? Também não. Isso é fruto de uma metodologia de ensino arcaica, sem noção de uma nova realidade social, onde a compra de uma moto se transformou em necessidade de locomoção e ganho financeiro para muitos nas grandes cidades. Eu vejo jovens se acidentando por não terem a mínima informação e conhecimento dos perigos de se transitar de moto neste trânsito maluco. Vejo adultos que compraram sua moto caríssima e não a pilotam, porque sua primeira experiência foi frustrante.
Na ocasião que se implantou a obrigatoriedade dos cursos de pilotagem para os profissionais da moto (lei Nº 12.009, de 29/07/2009) fiquei muito feliz com essa determinação. Porém, faltou o mais importante: reciclar os instrutores e oferecer infra-estrutura adequada para a demanda existente. As idéias existem, as leis também, mas não há uma continuidade para a efetivação dessas normas. Não há, também, quem fiscalize estes cursos. Essa lei só veio a beneficiar os centros de formação de condutores, mas a formação dos alunos ficou da mesma forma, ou seja, sem a função de educar para a vida. Os empresários e instrutores de moto-escolas devem também ter a preocupação com o bem estar de seus clientes e com a sociedade como um todo.
Qual é a solução?
Vai aqui uma sugestão para começar a debater o assunto:


Reciclar os instrutores de cursos teóricos em direção defensiva e legislação de trânsito a conhecerem técnicas de pilotagem em motos. Em algumas CFCs já possuem profissionais de ensino com essa metodologia. Mesclar moto e carro nos cursos teóricos funciona muito bem. As aulas tornaram-se fantásticas nestes centros de formação.
Reciclar instrutores nas aulas práticas em técnicas de frenagem e curvas. Motivá-los com premiações a fazê-los sentir que esta profissão vale muito a pena. Algumas empresas do ramo motociclístico premiam instrutores através de concursos e competições sadias. Prêmios em dinheiro ou de outras formas fazem deles orgulhosos de seu trabalho.
Mudar urgentemente a metodologia de ensino e dos exames práticos em moto-escolas. Ao Invés de examinarem os alunos em não colocar o pé direito no chão, ou se a viseira do capacete está aberta ou não, passem a observar atitudes de usarem piscas, olharem nos espelhos, criar exames de frenagens, reduções de marchas, entradas e saídas em curvas etc. Criar, também, provas teóricas específicas para motos.

É claro que há muitas outras coisas a serem feitas, mas devemos começar por algo que já está ao alcance. Aos amigos instrutores, como eu, peço que entendam que a vida de muitos alunos pode depender dos nossos ensinamentos. Ensinem a viver o motociclismo plenamente e não somente a passar nas provas. Um forte abraço a todos!
Obs: Para facilitar a discussão sobre esse assunto criamos um espaço no final da página eno fórum (http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=21680&PID=712006#712006)para você inserir seus comentários.
Fonte: Carlos Amaral - Instrutor de pilotagem defensiva certificado pela Honda, instrutor de trânsito do Detran-SP na especialidade Direção Defensiva, palestrante da Porto Seguro Cia de Seguros Gerais, blogueiro


Todo esse texto mostra exatamente oq eu penso.

Richard
13-04-12, 19:24
Richard, dirigir é diferente de pilotar.

Uma pessoa que tem uma moto de até 500cc p/ uso diário e viagens não precisa do mesmo conhecimento que um piloto de track-day, por exemplo, que pretende rodar no limite em busca de baixar décimos de segundo aperfeiçoando a pilotagem.

As curvas são diferentes, a trajetória, o modo de frear, tudo isso.

Concordo que todos deveriam saber isso, é fundamental, mas pra grande maioria das pessoas esse refino que se adquire pilotando não vai fazer diferença.

Outro ponto a se analisar é o seguinte: esse projeto visa criar uma "escada" em função do tempo de experiência e o objetivo claro é a diminuição de acidentes, que hoje é tão propagada pela mídia. Acontece que com certeza +90% dos acidentes envolvendo motos ocorrem em motos de baixa cilindrada, o que na prática torna essa lei inútil!

Acredito que na prática essa lei terá pouquíssima eficácia, pois "praticamente" vai apenas impedir os filhinhos de papai que fizeram 18 anos e ganharam uma Hornet de presente de vestirem seus macacõezinhos e saírem pela sarra gastando a saboneteira.

Abs,


Cheio de pulga é e não é o caso...rs

Concordo que um piloto de final de semana não precisa das malicias de um piloto de pista, mas a partir do momento que ele pega um moto maior, ele tem que saber que ele não está mais com uma CG que permite que ele erre por muito e não vai te jogar no chão.

Apesar da teoria ser QUASE a mesma, existem grandes diferenças na pilotagem de uma moto com 150cv de 8kg de torque, se comparado a uma moto com 12cv e 1kg de torque.

Eu por exemplo, ando numa boa em motos maiores esportivas, sem nenhum galho, mas quando subi em uma Heritage para andar no kartodromo de Interlagos, na primeia saída, já quase deixei minha garota pelo caminho e caio junto e precisei de algumas voltas para me acostumar com a moto.

Concordo que seria uma lei com pouca eficiência na prática, mas pouca é melhor do que nenhuma, exatamente, pq vai mudar um pouco a facilidade de um moleque qualquer de 18 anos que tem um pai com dinheiro ou ele mesmo tenha, ir em uma concessionária e sair pilotando um ZX10 ou uma S1000RR com seus 200cv de potência. Isso é praticamente suicidio.



Ninguém nasce sabendo galera, querendo ou não, o cara não sai andando como uma primeira moto em uma 1000cc... e quando o faz, não tem nenhuma "base" para isso. Pode até ser que ele saia por ae, mas não terá nem de longe a msm malícia de quem já pilotou uma moto menor.

Sobre a parte grifada, esse vídeo aqui é um caso que não é muito raro não:


http://www.youtube.com/watch?v=6WPkn0be0Wo


Quem frequenta rodas de gente com motos maiores, sabe muito bem que esse tipo coisa acontece E MUITO.


Detalhe, em um fórum de internnet tem vários relatos desse cara do vídeo, falando que quase caiu, que passou em uma tartaruga a mais de 200km/h e quase se matou e mais um monte de coisas. Tipo, a primeira merda que ele quase fez, ele já relatou com cerca de uma semana com a moto.

Já no vídeo já dá para ver o quanto o cara conhece de moto, tanto para sair com ela, quanto para simplesmente fechar o capacete.:rolleyes:

Esse tipo de lei, pode não fazer muita diferença para a grande maioria da população comum que anda de moto, pois anda com moto pequena, mas pelo menos vai tirar das ruas perigos ambulantes como esse mané aí.

Cachorro
13-04-12, 21:18
Quebec, casos como esse do vídeo que tu postou são a exceção da exceção!!!

Esse cara merece os parabéns por ter chegado em casa inteiro e sem cair! Me deu uma agonia vendo ele colocar capacete e tentando ingressar na avenida!!!

Mas ele que se cuide, pois Darwin (e Murphy eheheh) não falham.

Continuo acreditando que essa lei não vai fazer diferença nenhuma, afinal a imensa maioria dos motociclistas começam (e se acidentam!!!) em cima de uma
moto de até 250cc.

É esse tipo de gasto que onera os cofres públicos com internações hospitalares, cirurgias, indenizações, pensões, etc...

Mais uma leizinha que, na prática, nada acrescenta.

Abs,

Nickneo
15-04-12, 09:43
Como sempre, os legisladores brasileiros tentando consertar os problemas na canetada.


Acho que não se começa uma casa construindo pelo telhado e não acho que vai ser assim que se vai consertar o problema das motocicletas no trânsito. Primeiro de tudo acredito muito na educação, deveríamos tirar as aulas de educação religiosa das escolas e dar aulas de CIDADANIA, inclusive no trânsito.

Depois, concomitantemente com isso acho que esse exame para habilitação tem que ser revisto URGENTEMENTE. Aí nas fotos que vi nos tópicos, ao menos tinha um circuitinho pra fazer, né. Aqui no interior do Ceará basta fazer o slalom nos cones e passar por dentro de duas barras, SIMPLÍSSIMO.

Richard
16-04-12, 09:15
Como sempre, os legisladores brasileiros tentando consertar os problemas na canetada.


Acho que não se começa uma casa construindo pelo telhado e não acho que vai ser assim que se vai consertar o problema das motocicletas no trânsito. Primeiro de tudo acredito muito na educação, deveríamos tirar as aulas de educação religiosa das escolas e dar aulas de CIDADANIA, inclusive no trânsito.

Depois, concomitantemente com isso acho que esse exame para habilitação tem que ser revisto URGENTEMENTE. Aí nas fotos que vi nos tópicos, ao menos tinha um circuitinho pra fazer, né. Aqui no interior do Ceará basta fazer o slalom nos cones e passar por dentro de duas barras, SIMPLÍSSIMO.



O que que aula de religião em escolas tem a ver com a educação de uma pessoa na vida ou no trânsito???

Falou uma coisa bem interessante agora.

Correto, esse tipo de coisa deveria ser extinguida de escolas, pois isso é um ensino PESSOAL e vem de sua casa e sua escolha. O estado é (ou pelo menos deveria ser) laico e não deveria gerar nenhum tipo de pressão sobre escolhas religiosas.

O Brasil é um país que ainda tem o cristianismo como doutrina e é esta doutrina que é ensinada em escolas que ainda tem ensino religioso em suas atividades.

Agora, me pergunto: Como a principal doutrina do país é o cristianismo e é ela que é levada como "principal" em estudos escolares religiosos, como ficam pessoas que não concordam com tal doutrina? Ateus, agnósticos, satanistas, ubandistas, macumbeiros, budistas, islâmicos, etc, etc e etc, como ficam nessa história, devem ser obrigados a estudar doutrinas que não concordam e que não seguem?

Religião é uma coisa igual cartão de crédito, é pessoal e intransferível e não deve ser forçada pelo estado ou pela união. Em um país dito LAICO, deve-se deixar que cada pessoa escolha seu caminho por sua própria vontade e não enfiar coisas em sua cabeça que podem (e vão) atrapalhar ou então, direcionar, a sua escolha.

É tipo isso daqui:

http://3.bp.blogspot.com/-HcT8WBufxaY/T2FUPCFyKII/AAAAAAAAAcQ/rk_-n_2bZjA/s1600/Pai+Nosso+em+Ilh%C3%A9us.bmp

Religião não tem nada a ver com educação.

Nickneo
17-04-12, 21:30
O que que aula de religião em escolas tem a ver com a educação de uma pessoa na vida ou no trânsito???

Falou uma coisa bem interessante agora.

Correto, esse tipo de coisa deveria ser extinguida de escolas, pois isso é um ensino PESSOAL e vem de sua casa e sua escolha. O estado é (ou pelo menos deveria ser) laico e não deveria gerar nenhum tipo de pressão sobre escolhas religiosas.

O Brasil é um país que ainda tem o cristianismo como doutrina e é esta doutrina que é ensinada em escolas que ainda tem ensino religioso em suas atividades.

Agora, me pergunto: Como a principal doutrina do país é o cristianismo e é ela que é levada como "principal" em estudos escolares religiosos, como ficam pessoas que não concordam com tal doutrina? Ateus, agnósticos, satanistas, ubandistas, macumbeiros, budistas, islâmicos, etc, etc e etc, como ficam nessa história, devem ser obrigados a estudar doutrinas que não concordam e que não seguem?

Religião é uma coisa igual cartão de crédito, é pessoal e intransferível e não deve ser forçada pelo estado ou pela união. Em um país dito LAICO, deve-se deixar que cada pessoa escolha seu caminho por sua própria vontade e não enfiar coisas em sua cabeça que podem (e vão) atrapalhar ou então, direcionar, a sua escolha.

É tipo isso daqui:

http://3.bp.blogspot.com/-HcT8WBufxaY/T2FUPCFyKII/AAAAAAAAAcQ/rk_-n_2bZjA/s1600/Pai+Nosso+em+Ilh%C3%A9us.bmp

Religião não tem nada a ver com educação.

Tem a ver que as duas realmente não são papel da escola "científica", mas que cidadania seria, a meu ver, MUITO mais proveitosa que o ensino religioso.

Ao resto do texto, concordo plenamente e tenho também meus argumentos, mas não é o assunto do tópico, né. :)

Defeacer
17-04-12, 23:50
Cheio de pulga é e não é o caso...rs

Concordo que um piloto de final de semana não precisa das malicias de um piloto de pista, mas a partir do momento que ele pega um moto maior, ele tem que saber que ele não está mais com uma CG que permite que ele erre por muito e não vai te jogar no chão.

Apesar da teoria ser QUASE a mesma, existem grandes diferenças na pilotagem de uma moto com 150cv de 8kg de torque, se comparado a uma moto com 12cv e 1kg de torque.

Eu por exemplo, ando numa boa em motos maiores esportivas, sem nenhum galho, mas quando subi em uma Heritage para andar no kartodromo de Interlagos, na primeia saída, já quase deixei minha garota pelo caminho e caio junto e precisei de algumas voltas para me acostumar com a moto.

Concordo que seria uma lei com pouca eficiência na prática, mas pouca é melhor do que nenhuma, exatamente, pq vai mudar um pouco a facilidade de um moleque qualquer de 18 anos que tem um pai com dinheiro ou ele mesmo tenha, ir em uma concessionária e sair pilotando um ZX10 ou uma S1000RR com seus 200cv de potência. Isso é praticamente suicidio.




Sobre a parte grifada, esse vídeo aqui é um caso que não é muito raro não:


http://www.youtube.com/watch?v=6WPkn0be0Wo


Quem frequenta rodas de gente com motos maiores, sabe muito bem que esse tipo coisa acontece E MUITO.


Detalhe, em um fórum de internnet tem vários relatos desse cara do vídeo, falando que quase caiu, que passou em uma tartaruga a mais de 200km/h e quase se matou e mais um monte de coisas. Tipo, a primeira merda que ele quase fez, ele já relatou com cerca de uma semana com a moto.

Já no vídeo já dá para ver o quanto o cara conhece de moto, tanto para sair com ela, quanto para simplesmente fechar o capacete.:rolleyes:

Esse tipo de lei, pode não fazer muita diferença para a grande maioria da população comum que anda de moto, pois anda com moto pequena, mas pelo menos vai tirar das ruas perigos ambulantes como esse mané aí.

Rapaz, esse vídeo me lembrou quando eu fui pegar minha moto, que é um pouco menor que a dele HAHA. Cara, POR QUE A MAIORIA DAS CC'S FICAM EM AVENIDAS MOVIMENTADAS?

Fui pegar minha moto, era 17:30, tinha chovido, e a ***** da CC era numa Avenida Brasil, **** QUE PARIU! Eu já tava me tremendo todo de nervoso, e tive que encarar de prima uma Brasil movimentada com pista molhada. Mas isso não tirou o tesão da primeira pilotagem.

Eu não passei tanto apuro igual esse doidão aí, senti mais tesão do que medo!

Sobre o vídeo, esse vídeo, apesar de ser exceção da exceção, sintetiza bem o propósito dessa lei. Só de você eliminar um irresponsável, inconsequente, como esse retardado aí, você pode tá poupando uma vida.

Pode parecer bobeira, investir numa lei que vai evitar pouquíssimos acidentes, mas um acidente, mesmo que mate uma única pessoa, é um acidente horrível, porque uma vida se foi.

O que mais se vê, é nego com moto acima de 500 cc, devidamente equipado, sem fazer gracinha nas ruas, pilotando de forma responsável, são exímios motociclistas. Mas uma moto de alta cc, é uma arma de guerra, um retardado igual esse do vídeo, pode aniquilar uma família inteira em questão de segundos.

Enfim, sou e serei sempre afim de tal lei.

cleiton.freire
19-05-12, 19:19
Meu primeiro contato com moto (há pouco mais de 4 meses) foi na auto-escola, e a razão pela qual comprei uma CG 150 foi porque efetivamente não sei andar de moto ainda mesmo tendo tirado a carta. Quando eu sentir que estou pronto, vou para uma 250cc - 300cc e assim gradualmente.

Estou certo que tem gente que não pensa assim, uma mudança nas regras serviria para limitar essas pessoas... mas como já citaram, só faria sentido se a auto-escola hoje fosse totalmente reformulada!

É fato que isso não vai mudar as estatísticas de acidentes, o problema está na base da pirâmide. Obviamente nossos legisladores nunca ouviram falar na regra 80/20, já que ignorância e incompetência parecem ser requisitos para seus cargos.