PDA

Ver Versão Completa : Tutorial Seleção de pastilha em Motores DOHC (Duplo Comando)



Mechanic
14-04-12, 01:54
Seleção de pastilha de valvulas de motores DOHC tais como:CB 600 Hornet, CB 500,CB 300,XRE 300,CBX 250 TWISTER,TORNADO 250 ,CRF 250 e demais motores DOHC (Duplo Comando)

Na Honda existe 69 tipos de medidas de pastilha disponivel para ser substituida

Motor de exemplo CBX 250 TWISTER


Tabela De pastilhas

numeros terminados em
0=0
2=5
5=0
8=75


Procedimentos para seleção de pastilhas


Ex: Valvula de Escape

1º Primeiro Passo

Faça a medição de todas as valvulas para indentifica qual das valvulas estão inrregular
utilizer as medidas de laminas que e especificada pelo manual de serviço Honda

Exemplo: Apos fazermos a medição encontramos a medida em algumas das valvulas que nao esta correto como pedir o manual de serviço
Exemplo: Valvula com a folga incorreta: 0,22

2º Segundo Passo
Verificamos a espesura da pastilha nela existir uma numeração que e terminada os numeros como diz na tabela
caso nao encontre os numero da pastilha devido o desgaste dela, utilize um miocrometro para sabe a espessura exata da pastilha.
Exemplo: 180


3º Passo
Folga especificada no manual de serviço da valvula de escape

Exemplo: 0,15

Calculos

Sempre teremos que acrescenta os numeros que terminados são substituidos pela tabela de pastilhas. Para fazermos os calculos utilizamos 4 digitos.

Soma
0,220+1,800 = 2,020


Subtração

Pegamos o resultado da soma e subtraimos pela folga especifica pelo manual de serviço
2,020 - 0,150 = 1,870 Elimine sempre o ultimo
Sendo que o resultado nao foi exato como o da tabela assim como terminou em 7 eliminando o zero o resultado sera o numero mais proximo que e o 8 sendo assim o resultado para essa pastilha e 188.

Observação:Quando o resultado for exato como os numeros que são das tabelas so elimina o ultimo numero.

Caso termine em 8 elimine e substitua o 75 e vice versa.




Creditos By Mechanic

Zanca
14-04-12, 08:58
Kraca veio isso é mais complicado que eu imaginava kkkk, mas gostei já faz tempo que quero abrir o meu para regular vou fazer isso

Mechanic
14-04-12, 15:40
ee meu amigo realmente e complicado mais fica muito bom as vezes muitos tem duvidas sobre isso e isso e realmente a solução. E importante sabe diferencia o barulho entre o tensionador da corrente e valvula para nao perde tempo.

Limabl
14-04-12, 17:00
Kraca veio isso é mais complicado que eu imaginava kkkk, mas gostei já faz tempo que quero abrir o meu para regular vou fazer issoÉ meio puxado mesmo rsrsrsrs!!

Tava com a intenção de fazer esse tópico,mais me dava uma preguiça danada KKKKKKK

Mas o colega vez um ótimo texto, parabens mano,mas claro que isso só alcool rsrsrsrsrs.

Vc quer ver a coisa ficar feia é quando é em um 4 cilindro de 16 valvulas,é tanto numero que o caboco fica doido KKKKKK.

Mas acrescentando,na ausencia de novas pastilhas de substituição,pode-se tambem lixar as pastilhas com uma lixa d'agua 180,até chegar na folga exata das valvulas.

que no caso da cb300,TW,XRE300 e tornado é de:

Valvulas de admição folga de: 0,15mm

Valvulas de escape folga de:0,12mm

Abraço a todos do PN.....

guilhermeDF
14-04-12, 17:54
é cara realmente é um trem complicado de se fazer mas depois que acostuma é de boa...

eu quando vou pastilhar simplismente tiro a folga ai vejo de quantos mm ela esta ai tiro a pastilha meço ela e somo com a folga e mais um pokim
ai vou esmerilando até chegar no ponto....


uma boa dica pra quem quer muitas pastilhas é pegar uma broca se nao me engano de 7mm aço especial e cortar a base lisa dela no torno com as medidas de pastilhas que quiser.... quando coloquei o comando preparado na tornado tive que fazer isso...ficou muito bom...

Mechanic
14-04-12, 21:14
legal galera existir tambem a boquetagem que da certo eu ja fiz pastilha com a ponta de uma valvula esmerilei ate chega a medida certa
esse e o metodo usado pelos Labios de suinos ksks (Suinagem,Boquetagem)...

guilhermeDF
14-04-12, 22:19
é velho pelo menos o meu serviço garanto que nao fica boketa nao
eu penso assim se o cara nao tem um kit de umas 100 pastilhas como é disponibilizado para mecânicos honda
quem faz esse serviço em casa mesmo como é meu caso acho que fica até melhor que deixar na mao de muito mecânico por ai
pq o dono sempre faz com mais capricho(pelo menos eu) e pode ter certeza que é tudo feito dentro do padrão.....com as folgas certinhas e tudo mais

só citei a alternativa de cortar a broca pois tem gente que nao sabe nem de onde tirar pastilhas para poder fazer p servoço(meu caso) e foi uma forma que eu encontrei de nao ficar na mao... e como vc ensinou ta mais do que certo tirar as medidas calculos e tudo mais mas tem um porem na pratica isso nao é muito aplicado..........
tao simples tirar a medida da folga com calibre depois medir a pastilha somar acrescentar um pouco pra ter margem de erro e começar a fazer o serviço..... tao simples.....

Mechanic
15-04-12, 13:05
sim guilherme entendi o seu caso. mais eu mesmo faço com caculos e sem calculos esse topico foi para quem esta iniciando saber como fazer ter pelomenos uma noção de co mo seja..

guilhermeDF
15-04-12, 14:51
ai mechanic eu adimiro vc ter postado isso pq é dificil de ver esse tipo de tutorial aki....
quando a minha moto precisar ou for fazer pra alguem eu vou ver se tiro fotos pq dai da pra ter uma base melhor vc nao acha???

li em outro topico que tu tem oficina aki em brasilia... ela fica aonde?? manda por mp !!!

chiccoli
15-04-12, 21:49
num quero mais ser mecânico não..

Zanca
16-04-12, 11:38
como faço para ter acesso a pastilha, lembro que na oficina que trabalhava o mecânico tinha um ferramenta que abaixava a válvula e tirava a pastilha e na moto tira o comando

guilhermeDF
16-04-12, 13:25
zanca veja nesse link se é essa a ferramente que vc fala
http://www.homepagedovoyage.com.br/hpvoyage/?tag=regular-valvulascomando-de-valvulas-pastilhas

Mechanic
22-04-12, 22:45
Basta retira os mancal e puxar os espaçador com um alicate de bico com cuidado ou a ferramenta que o Guilherme mostro e ideal. Cuidado para a corrente nao cair para dentro se nao vai ter que abri a tampa de embreagem....

Limabl
23-04-12, 09:45
Basta retira os mancal e puxar os espaçador com um alicate de bico com cuidado ou a ferramenta que o Guilherme mostro e ideal. Cuidado para a corrente nao cair para dentro se nao vai ter que abri a tampa de embreagem....
No caso da corrente não preciza abrir a tampa,pois tem um guia lá embaixo que a impede de sair do pinhão!!

Stone
23-04-12, 19:02
Isso aí!
O bom é ter uma daquelas anteninhas com um imã na ponta, eu sempre uso uma dessas pra tirar os copinhos das válvulas.
Outra coisa importante é não trocar os copinhos pois eles também tem medida. Se medir a folga, fazer os cálculos e talz e na hora de trocar as pastilhas trocar os copinhos as medidas de folga podem não bater...

Como o Guilherme e o Lima falaram, as vez precisa mandar cortar uma broca, dar umas lixadas nas pastilhas, na oficina até tenho um caninho que entra certinho uma pastilha e tem um pino pra empurrar ela, aí fica mole pra lixar a pastilha!
Não é sempre que se tem as pastilhas necessárias na mão, muitas vezes nem na concessionária tem, e não dá de esperar semanas só pra regular uma válvula, aí tem que improvisar mesmo!

Outra coisa, acho um roubo R$25 mangos numa pastilha dessas....

Mechanic
28-04-12, 15:00
e verdade mano e um verdadeiro roubo aqui na oficina eu uso tambem a anteninha.. e para lixa as pastilhas improvisadas eu coloco elas em uma madeira (toco) e afundo elas com o martelo e vou esmerila ate chega no ponto..

Stone
28-04-12, 18:41
Boa idéia essa do toco!

Mechanic
29-04-12, 13:37
essa e bem util o toco aqui ja tem varios furos de tanta pastilhas que não encontro na cc.. ai e o jeito corre para agiliza mais com uma condição so se o meu cliente quizer fazer assim se ele não quizer vmos espera a honda fazer o pedido.. ai a motoca fica meses parada aqui na oficina tem uns que nao gostam desse tipo de coisas eu entendo o lado mais que fica mesma coisa fica. o motor fica caladim na lenta..

Zanca
30-04-12, 16:57
zanca veja nesse link se é essa a ferramente que vc fala
Home Page do Voyage » regular valvulas;comando de válvulas; pastilhas (http://www.homepagedovoyage.com.br/hpvoyage/?tag=regular-valvulascomando-de-valvulas-pastilhas)


Kra era diferente mas gostei dessa ferramenta ai, essa da certo na tw vou correr atras

Pessoal achei esse site com preços de pastilha não se se é confiável mas o preço é bem acessível em cima dos 25 pila comentados

http://www.twbnet.com.br/calcosRegulagem748.php

Mechanic
01-05-12, 10:47
Kra era diferente mas gostei dessa ferramenta ai, essa da certo na tw vou correr atras

Pessoal achei esse site com preços de pastilha não se se é confiável mas o preço é bem acessível em cima dos 25 pila comentados

Calços, Sapatas ou Pastilhas de Regulagem 7,48mm para motos - Preços e Especificações (http://www.twbnet.com.br/calcosRegulagem748.php)

Site legal e os preços bem enconta agora sera que e confiante vale apenas testa vou ve se eu faço pedido de algumas que preciso aqui...

Zanca
02-05-12, 10:56
agora uma duvida a tw para regular precisa desmontar os comando isso mesmo

Limabl
02-05-12, 11:04
agora uma duvida a tw para regular precisa desmontar os comando isso mesmoNão só o comando,tem que soltar o acionador de corrente tambem, e no caso das tornado é preciso desmontar o escape!!!

Zanca
02-05-12, 14:39
BLZ fim de semana vou desmontar para ver a folga para poder correr atras das pastilha corretas

Limabl
02-05-12, 15:03
BLZ fim de semana vou desmontar para ver a folga para poder correr atras das pastilha corretas
TWs e tornados raramente apresenta poblema de valvulas presas(emforcadas)já a cb300 e XRE 300, apresentam esses poblemas constantemente !!!!

nil_bad
02-05-12, 15:10
TWs e tornados raramente apresenta poblema de valvulas presas(emforcadas)já a cb300 e XRE 300, apresentam esses poblemas constantemente !!!!

Mas vc sabe o pq desse problema? se os motores são praticamente os mesmos !!

Limabl
02-05-12, 15:29
Mas vc sabe o pq desse problema? se os motores são praticamente os mesmos !!
Bom o primeiro agravante é devido a mistura ar/combustivel excessivamente pobre para a cilindrada,segundo agravante,aumentaram 50cc no motor mantendo o mesmo diametro das valvulas e desenho da camara de combustão do cabeçote e paera manter a taxa de compreção eles afundaram o centro do pistão passando de plano para côncavo.

Quem tem o minimo de conhecimento em mecânica sabe que misturas pobres sãio altamente nossivas a motores seja 4t ou 2tem motores 4T acaba com os espelhos das valvulas e cedes de valvulas principalmente as de escapes, e em motores 2t a mistura pobre faz furo no pistão ou derrete o mesmo!!

nil_bad
02-05-12, 18:20
Bom o primeiro agravante é devido a mistura ar/combustivel excessivamente pobre para a cilindrada,segundo agravante,aumentaram 50cc no motor mantendo o mesmo diametro das valvulas e desenho da camara de combustão do cabeçote e paera manter a taxa de compreção eles afundaram o centro do pistão passando de plano para côncavo.

Quem tem o minimo de conhecimento em mecânica sabe que misturas pobres sãio altamente nossivas a motores seja 4t ou 2tem motores 4T acaba com os espelhos das valvulas e cedes de valvulas principalmente as de escapes, e em motores 2t a mistura pobre faz furo no pistão ou derrete o mesmo!!

Obrigado pela explicação, pelo menos ao olhos de um leigo, isso pareceu uma gambiarra da dona honda.

Limabl
02-05-12, 20:37
Obrigado pela explicação, pelo menos ao olhos de um leigo, isso pareceu uma gambiarra da dona honda.Nãochega aser uma gambiarra,e sim o aproveitamento da plataforma de outro motor,ou seja,é o motor da TW preparado pelo fabricante.;)

Stone
02-05-12, 23:15
O maior problema é a emissão de poluentes. Hoje em dia todo motor trabalha com a mistura um pouco pobre para atender essas normas...

guilhermeDF
03-05-12, 17:59
Nãochega aser uma gambiarra,e sim o aproveitamento da plataforma de outro motor,ou seja,é o motor da TW preparado pelo fabricante.;)

é mas esse reaproveitamento ta gerando muitos problemas hehehe

um colega meu racho o cabeçote da cb dele do furo da vela até a sede de escape quando tirou a valvula a sede saiu junto hehehe
essa mistura pobre que lasca os motores 4T da dona honda... as cgs aguentam mais mas a 300 estao se lascando com isso

Limabl
04-05-12, 20:28
é mas esse reaproveitamento ta gerando muitos problemas hehehe

um colega meu racho o cabeçote da cb dele do furo da vela até a sede de escape quando tirou a valvula a sede saiu junto hehehe
essa mistura pobre que lasca os motores 4T da dona honda... as cgs aguentam mais mas a 300 estao se lascando com issoMas um controlador de combustivel resolver o poblema,e ainda ganhar uns 2~3cavalinhos de quebra!!!

guilhermeDF
04-05-12, 20:45
Mas um controlador de combustivel resolver o poblema,e ainda ganhar uns 2~3cavalinhos de quebra!!!

é bem isso que a dona honda nao quer.....
investir mais dinheiro vc pode perceber que esses problemas aparecem depois de muito tempo mais de ano e até ai a moto ja saiu da garantia ou seja quebra e o "bobão" do dona manda concertar hehehe

é terrivel viver a merce do mercado nacional....

e por falar em quebrar comprei uma embreagem da scud pra tornado....nao duro 3 meses....serio mesmo a embreagem ta toda froxa e tals nao tem freio motor mais parece uma 2T e de quebra pra variar foi sugerida por um mecanico experiente....ele disse assim

alem de ser barata tem a qualidade quase que da original......

hahahaha nunca mais ouço ninguem só tomei no toba....
paguei 70 conto numa embreagem que nao duro nada agora to na duvida se pego a fisher ou a hamp....apesar de hamp ser bem dificil de achar pra tornado....

Mechanic
04-05-12, 23:44
Eai guilherme pra mim mano eu acho a fisher nunca tive problema. agora me diz uma coisa vc esta travando o ultimo disco?

as vezes o desgaste prematuro do isco acontece por isso o nao travamento o ultimo disco no plato.

guilhermeDF
05-05-12, 14:41
Eai guilherme pra mim mano eu acho a fisher nunca tive problema. agora me diz uma coisa vc esta travando o ultimo disco?

as vezes o desgaste prematuro do isco acontece por isso o nao travamento o ultimo disco no plato.

sim cara como manda no manual acho que é pq ela é ruim mesmo
acabei de trocar os discos agora ficou bom
mas nao me entra na cabeça discos que eram pra durar em media 1 ano e poco acabarem em menos de 3 meses...