PDA

Ver Versão Completa : Qual a Diferença no Motor da Biz 125+ 2005 até a 2012?



JuninhoAndrade
23-04-12, 02:17
Alguém sabe me dizer?

Stone
23-04-12, 18:35
Basicamente da 2005 é carburada e da 2012 é injetada...

fabiogarros
23-04-12, 19:22
Buenas!
Além dessa diferença injetada e carburada tem outras que algumas são em função da injeção eletrônica outras não!

Das que fazem parte do pacote da injeção eletrônica:
Cabeçote
Estator ou Magneto (não lebro o nome correto)

E as outras:
O balancim ou braços ocilantes das novas são roletrados (vou fazer esta modificação na minha quando abrir o motor)

falow

Murilo_STZ
23-04-12, 19:43
O que é necessário trocar?? Já pensei em fazer isso também, mas desisti, pois num encontrei ninguém pra ajudar...

Stone
23-04-12, 20:14
Nunca vi esses balancim de biz roletados, vieram a partir de que ano?

guilhermeDF
23-04-12, 20:20
Nunca vi esses balancim de biz roletados, vieram a partir de que ano?

eu tbm nunca vi isso

o comando que é roletado velho.... o motor é praticamente o mesmo o que muda é a igniçao é um pouco diferente por causa da injeçao e nada mais.... embreagem cabeçote comando pistao tudo a mesma coisa...

Limabl
23-04-12, 20:44
Nunca vi esses balancim de biz roletados, vieram a partir de que ano?Em 2011!!!!!!

chiccoli
23-04-12, 20:50
Em 2011!!!!!!


a minha tbm tem ? será q isso explica o corte da 4ª a 120 ?? ^^

Stone
23-04-12, 21:19
Titan 150 tem desde sempre uahuhsauhs

Mas essa da biz não sabia, tbm nunca abri um motor dessas mais novas, deve ser por isso hehehhe

chiccoli
23-04-12, 21:24
Titan 150 tem desde sempre uahuhsauhs

Mas essa da biz não sabia, tbm nunca abri um motor dessas mais novas, deve ser por isso hehehhe


pow;.;, estragou meu climax.., mas eu ainda vou descobrir pq esse corte maluco das 150.., umas a 100, num passa de 110.., outros 120, 130.., outras no meio termo.., alguém ai sabe ?, eu to falando só das injetadas..

Stone
23-04-12, 21:27
Injeção tem vários fatores que podem mudar muita coisa, inclusive Gap da vela. Testa sua moto com 0,7 e depois com 0,9 pra ver a diferença que dá, melhor ainda se tiver acesso a um scanner, que daí da de ver bem os números mudando!

chiccoli
23-04-12, 21:32
Injeção tem vários fatores que podem mudar muita coisa, inclusive Gap da vela. Testa sua moto com 0,7 e depois com 0,9 pra ver a diferença que dá, melhor ainda se tiver acesso a um scanner, que daí da de ver bem os números mudando!


num sabia essa do gap não.., num pensei que realmente fosse dar alguma diferença..,
aliaz.., nunca vi ninguém calibrando isso..

Limabl
23-04-12, 21:41
pow;.;, estragou meu climax.., mas eu ainda vou descobrir pq esse corte maluco das 150.., umas a 100, num passa de 110.., outros 120, 130.., outras no meio termo.., alguém ai sabe ?, eu to falando só das injetadas..Isso se chama corte de iguinição, que no caos das titans sendo elas carburadas ou injetadas, cortão o giro com 9500RPM a unica diferença é a maneira que a iguinição é cortada,nas carburadas o corte tem repiques curtos e nas injetadas são mais longos,isso é para evitar flutuações de valvulas e qubra do motor !!!

chiccoli
23-04-12, 21:46
Isso se chama corte de iguinição, que no caos das titans sendo elas carburadas ou injetadas, cortão o giro com 9500RPM a unica diferença é a maneira que a iguinição é cortada,nas carburadas o corte tem repiques curtos e nas injetadas são mais longos,isso é para evitar flutuações de valvulas e qubra do motor !!!


reduzi quase ¹/3 do q tava, será q da pré ignição ?? ^^, vo da uma voltinha pra ver o qq virou..
acho q deu quase 0,4mm oO

Limabl
23-04-12, 22:06
reduzi quase ¹/3 do q tava, será q da pré ignição ?? ^^, vo da uma voltinha pra ver o qq virou..
acho q deu quase 0,4mm oO
Não !!!!

Geralmente eletrodos mais fexados são para misturas mais gordas,para uma injetada não fará diferença pois a injeção trabalha coma mistura levemente pobre,então seria mais viavel um Ibooster e vela de iridium com folga de 0,9mm no eletrodo !!!

chiccoli
23-04-12, 22:42
Não !!!!

Geralmente eletrodos mais fexados são para misturas mais gordas,para uma injetada não fará diferença pois a injeção trabalha coma mistura levemente pobre,então seria mais viavel um Ibooster e vela de iridium com folga de 0,9mm no eletrodo !!!


bom.., o motor tah extremamente quente.., chegou até a cheirar algum plastico a queimado, kkk, amanhã eu volto a regulagem..

resultado, da uma arrancada mais forte, mas ineficiente no final.., perde torque em alta alo inves de chegar a 120 em 4ª, chegava a 110, e ali ficava.. 12 km de ida, 12 km de volta..,

fabiogarros
23-04-12, 22:47
Nunca vi esses balancim de biz roletados, vieram a partir de que ano?

Baixa nos sites os catalogos de peças das motos com os da Biz 2012 e compara!

Segundo os entendidos esse praço ocilante roletrado deixa o motor mais solto e da menos barulho de valvula batendo!
JA comprei eles e comperei com os normais! São praticamente iguais e tudo nas dimenções etc fora o rolamento na ponta onde faz contato com o comando de valvulas! O ponto de contato é no mesmo lugar e não muda o tempo de abertura das valvulas!

So que para trocar não é nada fácil! Acho que tem que tirar a parte de cima do capeçote fora! Ai estou para abrir o motor e trocar mais peças quando valer mais a pena!

FAlow

---------- Mensagem adicionada às 22:47 ---------- Mensagem anterior foi às 22:43 ----------


bom.., o motor tah extremamente quente.., chegou até a cheirar algum plastico a queimado, kkk, amanhã eu volto a regulagem..

resultado, da uma arrancada mais forte, mas ineficiente no final.., perde torque em alta alo inves de chegar a 120 em 4ª, chegava a 110, e ali ficava.. 12 km de ida, 12 km de volta..,

Na minha que é carburada sempre a máxima dela foi próximo de 110! e ela em alta perde muito torque! Acho que é o perfil deste motor mesmo.

chiccoli
23-04-12, 22:56
Na minha que é carburada sempre a máxima dela foi próximo de 110! e ela em alta perde muito torque! Acho que é o perfil deste motor mesmo.

tava com mais torque e um pouco menos de potencia antes..
tipo, o q eu cheguei rapido na arrancada, demorava um pouco mais, só que mantinha.., e num esquentava ou perdia força depois de quente a 110.. =S

aliaz.., subida que ia de boa a 110, 100, abaixou pra 80 =S

blaugusto
23-04-12, 23:33
Injeção tem vários fatores que podem mudar muita coisa, inclusive Gap da vela. Testa sua moto com 0,7 e depois com 0,9 pra ver a diferença que dá, melhor ainda se tiver acesso a um scanner, que daí da de ver bem os números mudando!
O consumo da Fz depois da revisão tava uma bosta. 30km/l aqui na cidade. Como ela tava ruim de pegar de manhã desconfiei da vela, achei que tinham enfiado uma qqr lá. Também nao tava mais dando aquele soco de 1ª pra 2ª.
Nada, era NGK mas com GAP muito fechado. Grrrrr...
Agora tá 10. Não sei a medida, mas tá com uma unha de dedão de abertura.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...

JuninhoAndrade
24-04-12, 01:06
Injeção eletrônica começou a vim em que ano? nas biz?

chiccoli
24-04-12, 12:46
O consumo da Fz depois da revisão tava uma bosta. 30km/l aqui na cidade. Como ela tava ruim de pegar de manhã desconfiei da vela, achei que tinham enfiado uma qqr lá. Também nao tava mais dando aquele soco de 1ª pra 2ª.
Nada, era NGK mas com GAP muito fechado. Grrrrr...
Agora tá 10. Não sei a medida, mas tá com uma unha de dedão de abertura.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk...


perguntei pra um cara la q fala q tem mais de 20 anos de oficina e preparador, me falo q fika bom se deixar a 1 medida de folha de serra.
akelas serrinha de cortar ferro sabe.. =S, o que me dizem ?

Stone
24-04-12, 13:30
perguntei pra um cara la q fala q tem mais de 20 anos de oficina e preparador, me falo q fika bom se deixar a 1 medida de folha de serra.
akelas serrinha de cortar ferro sabe.. =S, o que me dizem ?

Uma serrinha tem 0,7mm, fica muito fechado...


Não !!!!

Geralmente eletrodos mais fexados são para misturas mais gordas,para uma injetada não fará diferença pois a injeção trabalha coma mistura levemente pobre,então seria mais viavel um Ibooster e vela de iridium com folga de 0,9mm no eletrodo !!!

Muda sim Lima!
Acho que você tem acesso a um scanner, faça alguns testes de GAP e observe os parâmetros que o scanner te dá, principalmente no avanço e na lenta!

Limabl
24-04-12, 13:57
Uma serrinha tem 0,7mm, fica muito fechado...



Muda sim Lima!
Acho que você tem acesso a um scanner, faça alguns testes de GAP e observe os parâmetros que o scanner te dá, principalmente no avanço e na lenta!Vc tem razão, da diferença sim com diferentes calibragem do do eletrodo,mas em misturas mais pobres nessecita de um GAP mais aberto para ter uma centelha maior e potênte para otimizar a combustão, e isso faz com quê o motor trabalhe mais redondo com misturas pobres sem aquecer,.

O fexamento do GAP se dá em misturas mais ricas devido a um sistema de iguinição fraco,então para compençar a falta de potência da iguinição o mais facil é feixar o GAP para facilitar a sentelha!

Mas seja com misturas gorda, pobres ou estequiométrica,o correto é com a abertura do GAP maior...

diego_fernandes05
24-04-12, 14:14
E o que você fez Blau????

Stone
24-04-12, 14:20
GAP muito fechado a moto dá umas emboladas nas acelerações, não responde rápido...

blaugusto
24-04-12, 15:44
Eu lembro que pra Yes a folha de serra tem que entrar bem folgada, pq a medida recomendada é 0,8 e a serra tem 0,7 como disse o Stone.

Diego, eu enfiei a unha e abri! Só isso.
Ficou bem melhor de manhã. Ela chegava a afogar. Magina uma injetada afogada... :(

diego_fernandes05
24-04-12, 16:34
Eu lembro que pra Yes a folha de serra tem que entrar bem folgada, pq a medida recomendada é 0,8 e a serra tem 0,7 como disse o Stone.

Diego, eu enfiei a unha e abri! Só isso.
Ficou bem melhor de manhã. Ela chegava a afogar. Magina uma injetada afogada... :(

Acho que seria bom fazer isso na minha... ela dá umas emboladas como disse o Stone, e não é a gasolina que eu já troquei, nem filtro e nem i.e... mas só pra eu não fazer cag$%#.. é só afastar ali o eletrodo que gera a faísca da vela?? corre o risco de estragar?? é coisa pouca que deve aumentar né?

chiccoli
24-04-12, 17:46
vixe.., então como será q ta o meu ?, da pra colocar o ponta da chace de fenda e sobra espaço pra mais metade, akelas chave de teste padrão sabe..