PDA

Ver Versão Completa : Eficiencia do ETANOL !!!!



Limabl
23-04-12, 19:34
Bom pessoal, resolvi abrir esse tópico em razão do pouco conhecimento desse combustivel tão eficiente mas que a maioria das pessoas desconhece a sua eficiência em motores de combustão interna devido ao alto consumo e deficuldade de partida a frio,isso se deve a comverções mau feitas que por maioria das vezes as proprias fabricas não colaboram com um bom acerto, e que simplesmente o segredo, está na taxa de compreçaõ adequada e um bom sistema de iguinição.

Motores com razão de compressão mais elevada tendem a consumir menos combustível (etanol), como é mostrado a seguir: razão de compressão de 8,5:1 tem aumento de consumo de combustível de 15 à 20%, razão de compressão de 10:1 tem aumento de consumo de 10 à 15% e razão de compressão de 10,5:1 tem aumento de consumo de 7 à 10% apenas e assim por diante,em motores de competição o etanol chega a suportar taxas elevadissimas com limite de taxa 17:1.

Então quanto maior a taxa, menor será o consumo,entretanto exigirá um sistema de iguinição potênte para romper a taxas de compreção mais elevadas,um sistema de iguinição original funcionará corretamente até 11~11,5:1 acima disso terá que substitir por um mais potênte .



Coloque seus comentarios e duvidas.

Obrigado!!!

Murilo_STZ
23-04-12, 19:42
Como potencializar a ignição em uma moto? Em um carro é mole (encontram-se facilmente cabos, bobinas, velas, etc), mas e nas motocas???

chiccoli
23-04-12, 19:51
a minha no alcool vira uma beleza kkk, 18 por litro, e ainda da 1,2 afogadas de manhã pra acabar de lascar.. kk

Limabl
23-04-12, 20:07
a minha no alcool vira uma beleza kkk, 18 por litro, e ainda da 1,2 afogadas de manhã pra acabar de lascar.. kkEsse consumo alto é devido a taxa de 9,5:1,que é conciderada muito baixa para o etanol mas apartir de 11:1 a coisa já começa a mudar,a minha YBR por exemplo com taxa de 13:1 com 145cc comando,e carburador 26mm da dt200,vira 28~30km/L facil facil.e olha que eu não sou de alizar motor chiccoli.

Mas minha bobina é de 36,000 volts na vela :D!!!!

---------- Mensagem adicionada às 20:07 ---------- Mensagem anterior foi às 20:02 ----------


Como potencializar a ignição em uma moto? Em um carro é mole (encontram-se facilmente cabos, bobinas, velas, etc), mas e nas motocas???
Bom nesse caso vc pode apelar para um Ibooster e vela de iridium, ou uma bobina mais potente com vela de iridium,tem a cachimbina que é muito potente tambem.
http://www.zelindobranco.com.br/folder_cachimbina.jpg

guilhermeDF
23-04-12, 20:09
pois é lima ta faltando aquele tuto da adaptaçao da bobina de gol na moto ta nao hehehe
to doido pra botar na tony e quem sabe se eu conseguir comprar uma moto pra rua ela nao vai pro etanol pra ver o que vira...hehe

mas sobre a giclagem essa é uma duvida tem gente que diz que tem que aumenta em 30% os giclês outros dizem que 20% é o maximo

outra duvida seria o ponto como fazer pra adiantar o ponto???

Limabl
23-04-12, 20:25
pois é lima ta faltando aquele tuto da adaptaçao da bobina de gol na moto ta nao hehehe
to doido pra botar na tony e quem sabe se eu conseguir comprar uma moto pra rua ela nao vai pro etanol pra ver o que vira...hehe

mas sobre a giclagem essa é uma duvida tem gente que diz que tem que aumenta em 30% os giclês outros dizem que 20% é o maximo

outra duvida seria o ponto como fazer pra adiantar o ponto???
Os giclês tem almentar 30% nos giclês de alta em relação aos originais,já o de baixa terá que almentar uns 35%.

Quanto ao ponto de iguinição, motores de moto já tem um ponto adiantado em elação ao motores de carros,mas para ficar redodndo é aconselhavel adiantar uns 4~6° de avanço.

Quanto a bobina,não tem segredo desde que vc encontre um bom lugar para prende-la no chassis, a estalação é muito simples, vc pega o fio positivo que vem do CDI para bobina original e conecta-o no positivo da bobina do MI e o fio preto negativo ou um (terra)no negativo da mesma!!!

chiccoli
23-04-12, 20:27
Esse consumo alto é devido a taxa de 9,5:1,que é conciderada muito baixa para o etanol mas apartir de 11:1 a coisa já começa a mudar,a minha YBR por exemplo com taxa de 13:1 com 145cc comando,e carburador 26mm da dt200,vira 28~30km/L facil facil.e olha que eu não sou de alizar motor chiccoli.

Mas minha bobina é de 36,000 volts na vela :D!!!!

até parece que a minha injeção ia funcionar certo nessa compressão certo como flex, e se ainda desse certo a bobina. ^^

Limabl
23-04-12, 20:35
até parece que a minha injeção ia funcionar certo nessa compressão certo como flex, e se ainda desse certo a bobina. ^^E quem te falou que maiores taxas de compreção nessecita de mas combustivel filho, só precisa de maior potência da iguinição,e que por sinal a bobina do MI funciona tambem em injetadas !!!!

Recentemente estalei um kit 160cc e comando 290° em uma TITAN 150 ESD flex 2011 com taxa de 11:1,o cara estar rindo para as paredes rsrsrsrsrs com o ganho de performace, e a autonomia fez foi melhorar,a dele faz 28km/L no etanol e 38km/L na gasolina comum !!!!

guilhermeDF
23-04-12, 20:42
Os giclês tem almentar 30% nos giclês de alta em relação aos originais,já o de baixa terá que almentar uns 35%.

Quanto ao ponto de iguinição, motores de moto já tem um ponto adiantado em elação ao motores de carros,mas para ficar redodndo é aconselhavel adiantar uns 4~6° de avanço.

Quanto a bobina,não tem segredo desde que vc encontre um bom lugar para prende-la no chassis, a estalação é muito simples, vc pega o fio positivo que vem do CDI para bobina original e conecta-o no positivo da bobina do MI e o fio preto negativo ou um (terra)no negativo da mesma!!!

beleza velho entendi a parte dos giclês agora a bobina preciso de fotos minha mente só tabalha com fotos :D

rodrigosmartinez
23-04-12, 20:46
Na verdade quanto maior a taxa de compressao maior o rendimento do motor ( potencia util/potencia total), quanto mais alta a taxa de compressao significa que a mistura ar+combustivel esta sob uma pressao maior facilitando a explosao e liberando mais energia (usando cabo e vela mais potente facilita mais a queima). Como a octanagem do alcool e' maior que a da gasolina entao o alcool aguenta uma compressao maior, logo a taxa de compressao do alcool sera maior que a da gasolina. Porem o poder calorifico do alcool ( quanto libera de energia na queima) e' menor que a da gasolina entao e' possivel que o motor queime mais alcool q gasolina. No entanto como o alcool possui 8,5:1 (8,5 partes de ar para cada parte de álcool) e a gasolina 13,5:1 (13,5 partes de ar para cada parte de gasolina) e que a quantidade de ar axpirado pelo motor por exemplo num motor 1.0 e' de 1 litro entao havera um necessidade menor de alcool do que de gasolina para esse motor. Entao nao significa que altas taxas de compressao consome menos combustivel

Limabl
23-04-12, 20:47
beleza velho entendi a parte dos giclês agora a bobina preciso de fotos minha mente só tabalha com fotos :DVou providênciar !!!!rsrsrsrsrsrs

chiccoli
23-04-12, 20:47
E quem te falou que maiores taxas de compreção nessecita de mas combustivel filho, só precisa de maior potência da iguinição,e que por sinal a bobina do MI funciona tambem em injetadas !!!!

Recentemente estalei um kit 160cc e comando 290° em uma TITAN 150 ESD flex 2011 com taxa de 11:1,o cara estar rindo para as paredes rsrsrsrsrs com o ganho de performace, e a autonomia fez foi melhorar,a dele faz 28km/L no etanol e 38km/L na gasolina comum !!!!


andanu de boa eu tbm faço isso.., mas eu só troco 2ª e 3ª dando km.. ^^

Limabl
23-04-12, 21:03
Na verdade quanto maior a taxa de compressao maior o rendimento do motor ( potencia util/potencia total), quanto mais alta a taxa de compressao significa que a mistura ar+combustivel esta sob uma pressao maior facilitando a explosao e liberando mais energia (usando cabo e vela mais potente facilita mais a queima). Como a octanagem do alcool e' maior que a da gasolina entao o alcool aguenta uma compressao maior, logo a taxa de compressao do alcool sera maior que a da gasolina. Porem o poder calorifico do alcool ( quanto libera de energia na queima) e' menor que a da gasolina entao e' possivel que o motor queime mais alcool q gasolina. No entanto como o alcool possui 8,5:1 (8,5 partes de ar para cada parte de álcool) e a gasolina 13,5:1 (13,5 partes de ar para cada parte de gasolina) e que a quantidade de ar axpirado pelo motor por exemplo num motor 1.0 e' de 1 litro entao havera um necessidade menor de alcool do que de gasolina para esse motor. Entao nao significa que altas taxas de compressao consome menos combustivelVc esta de parabens por estar a par da situção,mas um motor com uma boa taxa de compreção junto uma iguinição potente, vai conssumir menos combustivel devido a eficiência de queima do etanol ter melhorado.

Se o motor tem dificuldade para queimar o combustivel, isso fará que ele perca potência, e motores com dificuldade de combustão tende a aumentar o consumo devido a queda de rendimento forçando o condutor pisar fundo no acelerador para superar o obstaculo para compençar a perca de potência.

Sendo assim motores que tem uma ótima combustão,nessecitam de menos acelerador para se manter uma velocidade desejada, ou para superas uma subida,ultrapassagem e etc... isso resulta em economia de combustivel entendeu.

magrao tk
23-04-12, 21:04
As motos e os carros bi-combustíveis que temos como já disseram por aí é igual pato: voam e nadam, mas nenhuma das 2 coisas fazem direito. Agora um motor feito só pro alcool acredito que talvez fique bom.

Bom tocar nesse assunto, tava pensando nisso esses dias ainda... ia perguntar por aí se realmente melhora o desempendo da moto carburada a álcool, e se vai de boa a moto pro dia a dia assim. Porque onde se ve mais essas conversões são nas motos preparadas, aí a durabilidade do motor e o manejo pra se andar de boa no transito a gente sabe que é prejudicado.

Outra coisa é que dizem que o álcool deteriora o carburador com o tempo, e causa mais entupimentos por causa disso.
Carros carburados a álcool já não tinham taxa maior e ignição mais forte? Porque no frio são meio xaropes de funcionar, só injetando gasosa.

É bom debatermos isso, se mais alguem tiver experiencia aí com conversões a etanol poderiamos desvendar essas lendas. Tudo que eu disse só ouço falar mas não tenho como comprovar. Coisa que nunca experimentei fazer nas minhas, mas me coçam as mão pra fazer é experimentar funcionar no álcool (assim como instalar a bobina MI).

Outra coisa que me quebra o projeto é que queria experimentar essa conversão em uma 2t... aí vai comprar óleo 2t especial pro álcool, é uma facada no rim!

Limabl
23-04-12, 21:18
andanu de boa eu tbm faço isso.., mas eu só troco 2ª e 3ª dando km.. ^^Éhhh, mais a sua é original, e a dele é preprada né !!!!

---------- Mensagem adicionada às 21:18 ---------- Mensagem anterior foi às 21:07 ----------


As motos e os carros bi-combustíveis que temos como já disseram por aí é igual pato: voam e nadam, mas nenhuma das 2 coisas fazem direito. Agora um motor feito só pro alcool acredito que talvez fique bom.

Bom tocar nesse assunto, tava pensando nisso esses dias ainda... ia perguntar por aí se realmente melhora o desempendo da moto carburada a álcool, e se vai de boa a moto pro dia a dia assim. Porque onde se ve mais essas conversões são nas motos preparadas, aí a durabilidade do motor e o manejo pra se andar de boa no transito a gente sabe que é prejudicado.

Outra coisa é que dizem que o álcool deteriora o carburador com o tempo, e causa mais entupimentos por causa disso.
Carros carburados a álcool já não tinham taxa maior e ignição mais forte? Porque no frio são meio xaropes de funcionar, só injetando gasosa.

É bom debatermos isso, se mais alguem tiver experiencia aí com conversões a etanol poderiamos desvendar essas lendas. Tudo que eu disse só ouço falar mas não tenho como comprovar. Coisa que nunca experimentei fazer nas minhas, mas me coçam as mão pra fazer é experimentar funcionar no álcool (assim como instalar a bobina MI).

Outra coisa que me quebra o projeto é que queria experimentar essa conversão em uma 2t... aí vai comprar óleo 2t especial pro álcool, é uma facada no rim!Foi bom vc tocar nesse assunto magrão,os carros a alcool vinha com uma medíocre taxa de 10:1 e iguinições comum, a unica diferença era o ponto de iguinição avançado em entre 6 e 8°.

Quanto a corrosão que o etanol provoca na cuba do carburador isso é verdade,mas por imcrivel que pareça esse o etanol é inofensivo em carburadores pararelos como os SCUD e AUDAX.Quanto a comverção só com os giclês, é dor de cabeça na certa cara,só fica bom em motos com a taxa de 12:1~13:1 e uma bobina de iguinição mais forte.

Nas regiões mais frias ou nos dias mais frios, basta a adção de 5% de casolina no tanque para partida a frio,ai posso te garantir uqe não vai ter dor de cabeça,eu por exemplo que moro na BA uso etanol puro aqui não existe dias frios KKKKKK:D

guilhermeDF
23-04-12, 21:20
é bem outra duvida e o magrao tocou nessa tecla
eu tbm tenho curiosidade de botar a tornado no alcol só pra ver como fica.. mais o bura dela ogiginal guenta será??

tenho uns giclês aki de alta mas o de baixa nao tenho será que é facil de achar???
vou até aproveitar que o motor ta aberto pra testar mas como eu faria pra aumentar a taxa sem rebaixar o cabeçote

no caso da tornado uma vez eu tirei 2 das 3 laminas da junta do cabeçote senti notavel diferença no motor ai fui medir as juntas elas tem 0,2 mm cada aproximadamente ou seja baixei ai em torno de 0,4 a 0,5 mm dele sem rebaixar nada

o ruim pra mim é que nao tenho como medir a compressao do motor pra saber se ta legal ou nao pra rodar no alcol...

Stone
23-04-12, 21:23
Mede a taxa dele com uma seringa e óleo, tem uns vídeos no youtube explicando tuuudo certinho, passo a passo!

magrao tk
23-04-12, 21:26
Tenho 2 tampas da RX, uma delas é rebaixada. Ano passado fiz aquele esqueminha de calcular a taxa de compressão com óleo hidráulico e seringa, a tampa rebaixada ficou com um pouco mais de 12:1, to com ela guardadinha aqui :D

guilhermeDF
23-04-12, 21:27
Mede a taxa dele com uma seringa e óleo, tem uns vídeos no youtube explicando tuuudo certinho, passo a passo!
é eu bem que vi os videos mas entender que é bom nada hehehe
tinha um cara que mexia com carros aki perto de casa que ele tinha a parafernalia toda levamos uma vez a biz de um colega pra medir lá na oficina dele só que o cara saiu de lá e os outros nao sao de emprestar ferramente principalmente essas mais especiais né hehe
esses dias vi um tutorial pra fazer um relogio vou ver se acho ele pra postar aki
ainda nem tentei fazer mais ficou bem legal

magrao tk
23-04-12, 21:28
Mede a taxa dele com uma seringa e óleo, tem uns vídeos no youtube explicando tuuudo certinho, passo a passo!

Hehe, enquanto eu respondia tu já deu a letra Stone!

Limabl
23-04-12, 21:30
Tenho 2 tampas da RX, uma delas é rebaixada. Ano passado fiz aquele esqueminha de calcular a taxa de compressão com óleo hidráulico e seringa, a tampa rebaixada ficou com um pouco mais de 12:1, to com ela guardadinha aqui :DEntão estar com quase 13:1 por o pistão das two stroker nacional é convexo em 11°!!!

magrao tk
23-04-12, 21:40
Então estar com quase 13:1 por o pistão das two stroker nacional é convexo em 11°!!!

Eu fiz o cálculo já descontando do formato da cabeça do pistão, mas nem sei mais como faz tudo isso kkkk só pesquisando denovo!

guilhermeDF
23-04-12, 21:50
aki galera nesse site tem o tuto pra construir o relogio
http://www.endurohp.eng.br/mecanica/mecanica.html

blaugusto
23-04-12, 23:37
Essa da bobina do Gol Mi estava na minha mente antes da compra da Fz. Vai ser só vencer a garantia e a bobina vai pra lá. hihihihi...

Eurich
24-04-12, 01:32
Tenho que aprender mexer com motores, depender de mexânicos tá phoda!!!
Curto muito preparações...mas aqui tudo sai caro.

jecastro
26-04-12, 18:21
Vocês estão viajando, a limitação da taxa de compressão não tem nada a ver com a potência do sistema de ignição e sim com a pré-ignição causada pelo aquecimento dos gases quando se comprime a mistura ar-álcool a mais de 13:1, para conseguir taxas mais altas é necessário adicionar aditivos ou deixar a mistura muito rica para absorver o calor da combustão o que também almentara o consumo.

Stone
26-04-12, 19:43
Jecastro, com uma taxa mais alta tem que ter mais potência na ignição para gerar a faísca, também dá de deixar a vela mais fechada mas isso provoca uma queima ineficiente.

E outra, aumentar a taxa aumenta a eficiência térmica do motor, por isso o ganho de potência, mas isso também gera um aumento na temperatura do motor, se conseguirmos refrigerar mais o motor podemos aumentar mais a taxa.
Por exemplo, uma DT 180 aguenta uma taxa "X" pois é refrigerada a ar, já uma DT 200 aguenta uma taxa maior devido a sua refrigeração mais eficiente, e aguenta ainda mais taxa se for colocado mais um radiador

---------- Mensagem adicionada às 19:43 ---------- Mensagem anterior foi às 19:42 ----------

Encomendei uma caximbina pra colocar numa moto que estou fazendo, vamos ver no que dá!

guilhermeDF
26-04-12, 19:49
mas ai stone e o tuto da bobina sai ou nao sai hehehe
to lutando aki com o cabeçote pra ver se consigo medir a taxa segundo os videos

Stone
26-04-12, 20:09
Pra medir a taxa com o motor montado é fácil, é só saber a cilindrada exata, colocar o motor inclinado para que a vela fique perpendicular ao chão, encher de óleo com uma seringa (de preferência pequena) até encher até o começo da rosca da vela, depois é só fazer umas continhas, bem fácil!

guilhermeDF
26-04-12, 20:48
Pra medir a taxa com o motor montado é fácil, é só saber a cilindrada exata, colocar o motor inclinado para que a vela fique perpendicular ao chão, encher de óleo com uma seringa (de preferência pequena) até encher até o começo da rosca da vela, depois é só fazer umas continhas, bem fácil!

to com cabeçote fora da moto hehe mas ja to vendo os videos depois que assentar as valvulas certinho vou medir pra ver quanto fica derrepente rola uma taxada basica ai hehe

---------- Mensagem adicionada às 20:48 ---------- Mensagem anterior foi às 20:46 ----------

ai pra quem ainda nao sabe como mede achei bem simples a explicação


http://www.youtube.com/watch?v=zD9euUJ_lcw

Limabl
26-04-12, 21:01
to com cabeçote fora da moto hehe mas ja to vendo os videos depois que assentar as valvulas certinho vou medir pra ver quanto fica derrepente rola uma taxada basica ai hehe

---------- Mensagem adicionada às 20:48 ---------- Mensagem anterior foi às 20:46 ----------

ai pra quem ainda nao sabe como mede achei bem simples a explicação


http://www.youtube.com/watch?v=zD9euUJ_lcw

Mas a,i me fala o curso e diametro do seu pistão que te dou uma aproximação de taxa agora !!!

---------- Mensagem adicionada às 21:01 ---------- Mensagem anterior foi às 20:52 ----------


Vocês estão viajando, a limitação da taxa de compressão não tem nada a ver com a potência do sistema de ignição e sim com a pré-ignição causada pelo aquecimento dos gases quando se comprime a mistura ar-álcool a mais de 13:1, para conseguir taxas mais altas é necessário adicionar aditivos ou deixar a mistura muito rica para absorver o calor da combustão o que também almentara o consumo.O alcool comum por si só pode suportar taxas de até 17:1 sem pré-iguinição mano,mas praisso vc tem que ter um bom sistema de refrigeração e de iguinição,caso contrario o motor não vai girar redodondo,mas para essa taxa vc tem que ter peçãs subdimencionadas como, pistões e biélas forjadas,comandos demencionado para a taxa,valvulas especiais e etc...

Lembrando que mesmo com a taxa alta para a gasolina comum,vc pode evitar a pré-iguinição trabalhando com o ponto de avanço e um sistema de iguinição potênte.

do com

guilhermeDF
26-04-12, 21:32
Mas a,i me fala o curso e diametro do seu pistão que te dou uma aproximação de taxa agora !!!

cara é pistao de 3mm nao sei ao certo a medida dele tava até procurando saber como mede a cilindrada de um motor pra medir certinho pra fazer o calculo....

Zanca
26-04-12, 22:03
A minha ex titan 125 uma época taquei álcool no tanque e rodava legal estou afim de fazer o mesmo com a TW sera que só avançando a ignição já resolve para o momento

Caique
26-04-12, 22:03
meio fora do topico,acabei de chegar de uma palestra de aneis e pistoes,camisas e valvulas da metal leve,sabiam q eles fazem pistoes pra formula 1 forjados com um tratamento superficial especial e q um motor gira ate a 19 mil rpm,e os pistoe sao projetados para durar 1000 e poucos km kkkkkk

chiccoli
26-04-12, 22:38
meio fora do topico,acabei de chegar de uma palestra de aneis e pistoes,camisas e valvulas da metal leve,sabiam q eles fazem pistoes pra formula 1 forjados com um tratamento superficial especial e q um motor gira ate a 19 mil rpm,e os pistoe sao projetados para durar 1000 e poucos km kkkkkk


será q eles vendem deparado pra quem quer fuçar, tipo, um kit começote completo pra titan 150 que pode atingir esse rpm ? seria bem itnenreçante, não ?, as 150 originais chegando a .., perai..., 9.500=133km/h, 19 mil ?? 266km/h !!!! =D

qualquer coisa coloca um pinhão 14, uma coroa maior.., 19 mil rpm, to feliz da vida =D

Limabl
27-04-12, 11:18
meio fora do topico,acabei de chegar de uma palestra de aneis e pistoes,camisas e valvulas da metal leve,sabiam q eles fazem pistoes pra formula 1 forjados com um tratamento superficial especial e q um motor gira ate a 19 mil rpm,e os pistoe sao projetados para durar 1000 e poucos km kkkkkkJá peguei uma matéria completa no discovery channel, mosntrando o processo de fabricação dos pistões para formula 1 na fabrica da mercedes-benz!!!

Mas antes os FI girava a 21,000RPM,mas hoje são motores V8 3.0 aspirados de 900cv á 19.000RPM,na década de 80 os motores da FI era 1.5 turbo de 1200cv á 14.000RPM !!!!!

Mas eu não sabia que a metal leve fabricava pistões para F1!!! vc sabe para que equipe eles fornecem esses pitões????

---------- Mensagem adicionada às 11:18 ---------- Mensagem anterior foi às 11:15 ----------


cara é pistao de 3mm nao sei ao certo a medida dele tava até procurando saber como mede a cilindrada de um motor pra medir certinho pra fazer o calculo....Então seu motor esta com 264cc e taxa entre 9,7:1 a 10:1, se vc tirou duas lamina da junta do cabeço ou usinou o cilndro ou cabeçote em 0,5mm, a taxa ficou de 11,7:1 a 12:1 !!!!

guilhermeDF
27-04-12, 11:57
Então seu motor esta com 264cc e taxa entre 9,7:1 a 10:1, se vc tirou duas lamina da junta do cabeço ou usinou o cilndro ou cabeçote em 0,5mm, a taxa ficou de 11,7:1 a 12:1 !!!!

ai lima como faz essa macumba ai pra calcular isso sem medir nada??????

heehehehe agora fiquei puto com as propagandas desses pistoes de 3mm falam que a moto fica com 275cc e tals
vo mesmo é colocar um pistao de 293 hehehe dexa só o orçamento melhorar.....

Caique
27-04-12, 12:25
Já peguei uma matéria completa no discovery channel, mosntrando o processo de fabricação dos pistões para formula 1 na fabrica da mercedes-benz!!!
Mas antes os FI girava a 21,000RPM,mas hoje são motores V8 3.0 aspirados de 900cv á 19.000RPM,na década de 80 os motores da FI era 1.5 turbo de 1200cv á 14.000RPM !!!!!

Mas eu não sabia que a metal leve fabricava pistões para F1!!! vc sabe para que equipe eles fornecem esses pitões????


Ai nao sei cara ele n falo,mas ele disse q o custo de fabricaçao e muito mais caro do q o comum

Stone
27-04-12, 12:52
Eu também fui noma paletra da Metal Leve, a mesma provavelmente, que na verdade é MetalLeve aqui no Brasil, no resto do mundo é Mahle, se bem me lembro eles tem fábrica de pistões em quase todos os países do mundo.

Num curso que fui o cara estava falando de u carro de rua que gira até 19.000 RPM mas não me lembro qual.
Para isso é tudo uma questão de acertos e trabalhos pra essa finalidade, acredito que não seja impossível fazer isso numa CG por ex. Uma época tinha um boato no orkut que a CG de arrancada de não sei quem girava a 18000 RPM!

Banduleiro
27-04-12, 23:33
18.000 rpm?, numa cg? Jesus...

chiccoli
28-04-12, 02:04
18.000 rpm?, numa cg? Jesus...

facil.., o duro é achar umas molas que aguentem o trabalho..

Stone
28-04-12, 18:03
Com válvulas de titânio que pesam a metade das normais já fica bem mais fácil

cabra de brasilia
28-04-12, 18:13
Perguntem pro maluco que certa vez apareceu aqui dizendo que botou varva de tetanho e comando brabão na RD que ele tava preparando........

chiccoli
28-04-12, 19:40
Com válvulas de titânio que pesam a metade das normais já fica bem mais fácil


então essa q é a vantagem do titanio que o povo fala ?, colocar na minha 150 e cortar o giro a 14 mil ^^, se colocar um pinhão 14 é capaz até de bater km em 5ª

Stone
29-04-12, 11:48
Eu tinha marcado o peso de uma normal e de uma de titânio mas não tenho mais em mãos, pesei na padaria em frente a oficina uahuahuaah

Limabl
29-04-12, 14:49
então essa q é a vantagem do titanio que o povo fala ?, colocar na minha 150 e cortar o giro a 14 mil ^^, se colocar um pinhão 14 é capaz até de bater km em 5ª
A vantagem do titânio não é só a leveza,e sim a durabilidade que chega a ser 3~4 vezes mais resistente do que o aço!!!

2weels
29-04-12, 15:14
É mas o caso nem é só a rotação, mas sim em que rotação a potencia maxima aparece. Para empurrar a 4° ou 5° marcha que seja, não adianta girar, tem que ter força, já que a resistência do ar cresce ao quadrado da velocidade. Ex: para andar a 50km/h digamos que a seja necessário é 2,5cv afim de vencer a resistencia do ar. Já andar a 100km/h vc precisa de 4x mais potencia. A 200km/h seria necessário 16x mais potencia.E outra coisa: motores de rua não devem ter a VMP ( velocidade média do pistão ) acima de 20m/s. Esses motores de F1, apesar de serem V8, o curso do vira é bem curto, parecido com de moto. E esses motores não usam comando de valvulas nem mola, o acionamento de valvula é hidráulico e abertura é diferente a cada faixa de rotação do motor.Inviavel para rua um comando de 19000 rpm, o motor não vai ter força nenhuma até 5000/7000 rpm.

Limabl
29-04-12, 15:55
É mas o caso nem é só a rotação, mas sim em que rotação a potencia maxima aparece. Para empurrar a 4° ou 5° marcha que seja, não adianta girar, tem que ter força, já que a resistência do ar cresce ao quadrado da velocidade. Ex: para andar a 50km/h digamos que a seja necessário é 2,5cv afim de vencer a resistencia do ar. Já andar a 100km/h vc precisa de 4x mais potencia. A 200km/h seria necessário 16x mais potencia.E outra coisa: motores de rua não devem ter a VMP ( velocidade média do pistão ) acima de 20m/s. Esses motores de F1, apesar de serem V8, o curso do vira é bem curto, parecido com de moto. E esses motores não usam comando de valvulas nem mola, o acionamento de valvula é hidráulico e abertura é diferente a cada faixa de rotação do motor.Inviavel para rua um comando de 19000 rpm, o motor não vai ter força nenhuma até 5000/7000 rpm.Esta corretissimo,a menos que usem comandos desmodrômico!!!!

Stone
29-04-12, 16:05
Mas e a CG a 18.000 será que é verdade ou é só uma lenda?

chiccoli
29-04-12, 17:17
Mas e a CG a 18.000 será que é verdade ou é só uma lenda?


a cbr 250 rr num chegava a 20 mil nos anos 90 ?, SS chega a 15 mil facil hoje em dia.., fazendo certo chega., mas reduz bem a relação ^^

magrao tk
29-04-12, 17:59
Mas pra girar mais não tem de ser menor o curso do pistão? Pra isso o vira tem de ser menor né? Essa CG se for verdade deve ser uma baita mutação, se pá nem o bloco é original.

chiccoli
29-04-12, 18:35
Mas pra girar mais não tem de ser menor o curso do pistão? Pra isso o vira tem de ser menor né? Essa CG se for verdade deve ser uma baita mutação, se pá nem o bloco é original.


ninguém falou nada de vibração, e se não era modificado pra OHC ..,

Limabl
29-04-12, 20:18
, e se não era modificado pra OHC ..,É obvio que mudaram para ohc,porque varetado com 18000RPM é uma comédia só KKKKKKKKKKKKKKKKK

---------- Mensagem adicionada às 20:18 ---------- Mensagem anterior foi às 20:14 ----------


Mas pra girar mais não tem de ser menor o curso do pistão? Pra isso o vira tem de ser menor né? Essa CG se for verdade deve ser uma baita mutação, se pá nem o bloco é original.Então magão,e o que eu vejo por ai, é nego se gabando que o motor é cursado 2.000mm parárá e póróró KKKKK mas as cgs varetado já tem um vira bem generoso para alta RPM 49,5 de curso pra ser exato,é menos que as rd135 e rx125 que tem 50mm de curso,mas eu não conheço nem um motor de auto giro com mais de 54mm de curso !!!

chiccoli
29-04-12, 20:21
É obvio que mudaram para ohc,porque varetado com 18000RPM é uma comédia só KKKKKKKKKKKKKKKKK

---------- Mensagem adicionada às 20:18 ---------- Mensagem anterior foi às 20:14 ----------

Então magão,e o que eu vejo por ai, é nego se gabando que o motor é cursado 2.000mm parárá e póróró KKKKK mas as cgs varetado já tem um vira bem generoso para alta RPM 49,5 de curso pra ser exato,é menos que as rd135 e rx125 que tem 50mm de curso,mas eu não conheço nem um motor de auto giro com mais de 54mm de curso !!!


ML ohv é qt de curso ?? tive uma idéia.., será q tem pinhão de 12, 11, 10 dentes pra cg ? ja adianto que num vai prestar

rodrigosmartinez
29-04-12, 21:04
Acho quase impossível CG chegar a 18.000 rpm por vários motivos, um deles é a flutuação das válvulas causada pela inércia, a mola não consegue voltar a válvula para o seu completo fechamento a tempo, isso gira em torno de 0,0016 segundos, rápido não? em motos de altas cilindrada isso só é possivel porque existem duas molas concêntricas ou no caso das ducati que usa o sistema desmodrômico que força o fechamento das válvulas pelo excentrico do comando. E outa coisa que disseram ai em cima, motor varetado seria impossível, e mudando para ohc na minha opiniaõ ele criou outro motor com todas as adaptação nescessária.

2weels
30-04-12, 16:34
a cbr 250 rr num chegava a 20 mil nos anos 90 ?, SS chega a 15 mil facil hoje em dia.., fazendo certo chega., mas reduz bem a relação ^^
Sim, mas repare que a rotação onde ela chega maior potencia (45cv) acontece em 14500 rpm. Depois disso a potencia vai caindo. O motor admite essa rotação, não significa que ele rende nesse giro. Talvez fizeram uma coisa dessa para você pode esticar além dos 14500 na troca de marcha e pegar a proxima marcha mais "cheia".

Stone
30-04-12, 16:56
Eu estou até achando que com um pouco de estudo e criatividade seja possível fazer um sistema de comando desmodrômico em um motor de titan 150, não é algo complicado, é só mais um ressalto e balancim para fechar a válvula

http://img411.imageshack.us/img411/2374/ducatidesmovalves.gif

Zanca
30-04-12, 18:22
Nossa Stone que sistema loko veio to parado na mecânica preciso me empenhar novamente kkk

chiccoli
30-04-12, 18:44
Sim, mas repare que a rotação onde ela chega maior potencia (45cv) acontece em 14500 rpm. Depois disso a potencia vai caindo. O motor admite essa rotação, não significa que ele rende nesse giro. Talvez fizeram uma coisa dessa para você pode esticar além dos 14500 na troca de marcha e pegar a proxima marcha mais "cheia".


todo motor é assim.., potencia de pico, mas ele não chega se não encher até la..

Limabl
30-04-12, 19:30
Nossa Stone que sistema loko veio to parado na mecânica preciso me empenhar novamente kkk
Mas esse sistema desmodromico zanca,a ducati utiliza ele a mais de 60 anos,e a patente é dela!!!

Limabl
19-01-13, 17:48
Up merecido ...:D!!!!!!!!

Guilherme Mcnasty
20-01-13, 10:57
Stone quando chegar a cachimbina que vc encomendou posta as impressões, to com uma xr 200 aqui que eu taxei pro álcool e tá difícil carburar, tá dando muito sintoma de excesso mesmo sem ser, acredito que seja pura ineficiência de queima por falta de tensão.

Limabl
20-01-13, 14:11
Stone quando chegar a cachimbina que vc encomendou posta as impressões, to com uma xr 200 aqui que eu taxei pro álcool e tá difícil carburar, tá dando muito sintoma de excesso mesmo sem ser, acredito que seja pura ineficiência de queima por falta de tensão.VC adiantou o ponto irmão??

corsani
20-01-13, 16:14
hoje em dia ja nem se usa mais sistema de molas metalicas na f1 nem na moto gp. esse sistema foi substituido pelo sistema de molas pneumaticas que é bem mais eficiente e para chegar a rotações de flutuação de valvulas os materiais de pistão e biela ja teriam detonados.
lembro que o primeiro titulo do shumasher na f1 ele correu com um ford v8 contra os poderosos motores v10 renault da wilhans e os v12 da ferrarri na época. foi nesse motor que implantaram o sistema de molas pneumaticas que rendiam muita rotação e podiam brigar de igual com os mais fracionados.
na moto gp a yamaha foi a primeira a usar esse sistema para poder bater os desmodronicos da ducati. a honda tambem ja implantou e vcs viram o resultado nos ultimos 2 anos. logo logo estara nas ruas tambem.

Guilherme Mcnasty
21-01-13, 10:16
Não, somente troquei de cdi com uma curva mais "agressiva"

eumemopq
21-01-13, 10:53
Li uma material q vão aumentar a quantidade de etanol na gasolina...

serah q pode prejudicar as motocas? pois acho q estão pensando apenas nos carros, jah q faz um bom tempo, q todos sao flex..
porem as motocas, se não me engano, foi o ano retrasado q fizeram a primera flex por aqui, qtas motos temos flex hj em dia?


a materia:
O percentual de etanol na gasolina deve passar de 20% para 25% no mês de abril, conforme informou a diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard, à Agência Brasil.
Essa é a terceira vez que a mistura de álcool na gasolina é elevada pelo governo.
O presidente do Sincopetro, José Alberto Paiva Gouveia (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de SP), explicou que a alteração na mistura é para que a Petrobras reduza a importação de gasolina, que, atualmente, gera um grande impacto nas contas da empresa.

chiccoli
21-01-13, 11:02
VC adiantou o ponto irmão??

acho que pro caso dele, ia ficar melhor se ela adiantasse o ponto pelo gap da vela, ja que a distancia menor tbm adianta o ponto e vence a resistência da maior pressão

Stone
21-01-13, 14:51
Testei a cachimbina, ótimo resultado mesmo, melhora muito a queima.
Só de trocar a bobina pela cachimbina a lenta da moto disparou. Posso deixar o gap maior sem problema e ela não embola na hora de acelerar!

Limabl
21-01-13, 15:09
hoje em dia ja nem se usa mais sistema de molas metalicas na f1 nem na moto gp. esse sistema foi substituido pelo sistema de molas pneumaticas que é bem mais eficiente e para chegar a rotações de flutuação de valvulas os materiais de pistão e biela ja teriam detonados.
lembro que o primeiro titulo do shumasher na f1 ele correu com um ford v8 contra os poderosos motores v10 renault da wilhans e os v12 da ferrarri na época. foi nesse motor que implantaram o sistema de molas pneumaticas que rendiam muita rotação e podiam brigar de igual com os mais fracionados.
na moto gp a yamaha foi a primeira a usar esse sistema para poder bater os desmodronicos da ducati. a honda tambem ja implantou e vcs viram o resultado nos ultimos 2 anos. logo logo estara nas ruas tambem.Bom nos ultimos 3 anos a yamaha levou 2 titulos e a ronda 1 rsrsrs!!!

Mas o resto é fato !!!

- - - Updated - - -


acho que pro caso dele, ia ficar melhor se ela adiantasse o ponto pelo gap da vela, ja que a distancia menor tbm adianta o ponto e vence a resistência da maior pressãoPara o etanol esse procedimento é muito minimo chiccoli,o etanol pede de 8~12° de avanço em relação a gasolina!!!

- - - Updated - - -


Li uma material q vão aumentar a quantidade de etanol na gasolina...

serah q pode prejudicar as motocas? pois acho q estão pensando apenas nos carros, jah q faz um bom tempo, q todos sao flex..
porem as motocas, se não me engano, foi o ano retrasado q fizeram a primera flex por aqui, qtas motos temos flex hj em dia?


a materia:
O percentual de etanol na gasolina deve passar de 20% para 25% no mês de abril, conforme informou a diretora-geral da ANP (Agência Nacional do Petróleo), Magda Chambriard, à Agência Brasil.
Essa é a terceira vez que a mistura de álcool na gasolina é elevada pelo governo.
O presidente do Sincopetro, José Alberto Paiva Gouveia (Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado de SP), explicou que a alteração na mistura é para que a Petrobras reduza a importação de gasolina, que, atualmente, gera um grande impacto nas contas da empresa.Antigamente as motociletas e automoveis tinha poblemas no tanque e carburadores com a adição ou comverção para o etanol,mas hoje em dia tanque de combustivel e carburadores tem tratamentos contra a corrosão justamente pela adição de etanol na gasolina,portanto não á danos nesses componentes.

Tirando logo a duvida de muitos,o etanol não é prejudicial ao motor de maneira alguma,os unicos componentes que sifriam algum dano era o tanque e ocarburado, precisamente a cuba.quanto a valvulas,anéis,pitão cilindros e etc...não sofrem dano algum com esse combustivel !!!!

Digo isso pelo meu conhecimento técnico e pratico !!!

Guilherme Mcnasty
21-01-13, 15:09
Testei a cachimbina, ótimo resultado mesmo, melhora muito a queima.
Só de trocar a bobina pela cachimbina a lenta da moto disparou. Posso deixar o gap maior sem problema e ela não embola na hora de acelerar!

Qto cobraram pela cachimbina? entregaram rápido?

Limabl
21-01-13, 15:13
Não, somente troquei de cdi com uma curva mais "agressiva"Qual moto, carburador,giclê de alta e de baixa,e quantos graus de vanço tem a curva selecionada no CDI???

- - - Updated - - -


Testei a cachimbina, ótimo resultado mesmo, melhora muito a queima.
Só de trocar a bobina pela cachimbina a lenta da moto disparou. Posso deixar o gap maior sem problema e ela não embola na hora de acelerar!É muito boa mesmo a cachimbina,bobinas originais são fracas e não permite um gape mais aberto na vela,mas com ela o negocio é diferente !!!

Stone
21-01-13, 17:16
Qto cobraram pela cachimbina? entregaram rápido?

Paguei 120 se não me engano. Em 3 dias estava com ela na mão! O AMP tbm tem pra vender

Guilherme Mcnasty
21-01-13, 18:45
Qual moto, carburador,giclê de alta e de baixa,e quantos graus de vanço tem a curva selecionada no CDI???

- - - Updated - - -

É muito boa mesmo a cachimbina,bobinas originais são fracas e não permite um gape mais aberto na vela,mas com ela o negocio é diferente !!!

A moto é uma xr 200 com pistão forjado 67 mm, curso e biela originais, pelos meus cálculos 11,95:1 de taxa (ainda pouco pro álcool) carburador mikuni tm 34 com gicles 1,60 mm de alta e número 30 no padrão mikuni de baixa, cdi servitec alta performance da crf 230, comando to instalando essa semana um indeco super alta. O mikuni era duma yz 250 ano 86, logo tem difusor bem arrombeitor, ficou quase impossível acertá-lo na gasolina, quando eu usava ele na dt 180 era muuuiitttto mais fácil acertar porém na xr pela maior compressão do motor e características de funcionamento dos 4t, manda um rio de gasolina na transisão da lenta pra média mesmo com gicleziinho de lenta 27 padrão mikuni, na carburação não tem o que melhorar, já testei tudo que possa imaginar, já melhorei ao máximo o respiro da caixa de ar, acredito que pra ficar top tá faltando faísca pra queimar de acordo.

Stone
21-01-13, 18:49
Tenta uma caximbina Guilherme, no meu ver não é tão caro, principalmente para uma moto de competição, e da um belo resultado

Guilherme Mcnasty
21-01-13, 19:25
vou ver logo logo, gastei demais esse mes mas mes que vem vou instalar com certeza!

Limabl
21-01-13, 20:43
A moto é uma xr 200 com pistão forjado 67 mm, curso e biela originais, pelos meus cálculos 11,95:1 de taxa (ainda pouco pro álcool) carburador mikuni tm 34 com gicles 1,60 mm de alta e número 30 no padrão mikuni de baixa, cdi servitec alta performance da crf 230, comando to instalando essa semana um indeco super alta. O mikuni era duma yz 250 ano 86, logo tem difusor bem arrombeitor, ficou quase impossível acertá-lo na gasolina, quando eu usava ele na dt 180 era muuuiitttto mais fácil acertar porém na xr pela maior compressão do motor e características de funcionamento dos 4t, manda um rio de gasolina na transisão da lenta pra média mesmo com gicleziinho de lenta 27 padrão mikuni, na carburação não tem o que melhorar, já testei tudo que possa imaginar, já melhorei ao máximo o respiro da caixa de ar, acredito que pra ficar top tá faltando faísca pra queimar de acordo.Guilherme Mcnasty notei um pequeno erro nessa comfiguração,comandos de alta ou super alta não ficam bons em motores de longo curso e a lenta fica quase muito dificio de segurar,acredito que se vc almentar apotênica da centelha e subir a taxa para 12,5:1 fica melhor,porem acertar um motor 4t pequeno com um bura desse tamnho para o etanol não é tarefa facil,vc ja tentou com o bura original de 26mm,talvez um de 30mm fique bom tambem,para um melhor acerto do ponto iguinição um CDI programavel seria o ideal,mesmo que o CDI de performace da CRF230 fique melhor que o original ainda sim ele esta com avanço para gasolina !!!

chiccoli
21-01-13, 22:41
Limabl (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/limabl-17733/), cachimbina da tanta diferença assim ? mas é o q ? só o cachimbo, ou o cabo junto ? explique melhor.

Limabl
23-01-13, 13:46
Limabl (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/limabl-17733/), cachimbina da tanta diferença assim ? mas é o q ? só o cachimbo, ou o cabo junto ? explique melhor.A bobina e o cachimbo é uma peça só,assim como nos motores de alto desempenho,como nas RR e nos merceds e BMW,isse sistema elimina os cabos e com isso some as fugas de corrente sem contar na maior potência desse sistema.

Já esta comprovado que quanto maior for a potência da ignição,a potência e a autonomia do veiculo é melhorada,uma ignição mais potênte permite que o veiculo rode com uma mistura um pouco mais pobre sem perder o desempenho,e em motores modificados que rodam com uma taxa mais elevada as chances de uma pré-ignição é praticamente nula dependendo do acerto !!

Resumindo,em motores originais a partida,torque,autonomia,e emissões de poluentes são ótimizados,já nos motores preparados esse sitema supre a necessidade do motor por uma queima completa dos gases extras injetado no cilindro!!

Zanca
23-01-13, 15:24
Essa historia de colocar bobina do MI na moto da certo, ja adaptei no meu antigo premio sera que na TW da tem alguma vantagem nisso ela original

Stone
23-01-13, 19:27
Li uma vez que essa tal bobina até funciona nas motos mas ela não é própria pra isso pois a moto só tem 1 cilindro, e com isso não fica 100% como poderia ser

Limabl
23-01-13, 19:33
Li uma vez que essa tal bobina até funciona nas motos mas ela não é própria pra isso pois a moto só tem 1 cilindro, e com isso não fica 100% como poderia serUso na minha Y a quase um ano,e não volto para original nunca mais,bom,só por uma cachimbina rsrs!!!

Quanto a história é sem lógica stone,já mesmo em um motor 4c o destribuidor só lança a centelha 1c por vez,depois que estalei na minha acabou o poblema de acerto da carburação,lembrando que minha Y esta no etanol a mais de um ano!!!

b_lupim
24-01-13, 06:20
coloquei bobina do gol mi na minha dayun 150 andando no etanol. cdi original e ela pega muito facil tanto na partida quanto no pedal mas tem que esquentar um pouco. engraçado é que eu usei a ferramenta de medir compressão e para minha surpresa essa moto vem com taxa de 10,5 por 1. nunca foi aberto o motor e esta com 29 mil rodado. a moto agora desenvolve muito bem ate os 120 e se segurar ela vai aos 130. a maior reta que peguei ela deu 140 com minha namorada na garupa mas somos leves e com vento a favor

Stone
24-01-13, 18:16
Uso na minha Y a quase um ano,e não volto para original nunca mais,bom,só por uma cachimbina rsrs!!!

Quanto a história é sem lógica stone,já mesmo em um motor 4c o destribuidor só lança a centelha 1c por vez,depois que estalei na minha acabou o poblema de acerto da carburação,lembrando que minha Y esta no etanol a mais de um ano!!!

Mas a questão é na frequência de trabalho delas. Enquanto que de moto dá uma faísca a de carro dá 4.
Nunca testei essa bobina, pode ser que funcione, mas não tão bem como poderia funcionar ou tão bem como funciona nos carros, mas mesmo assim ainda pode ser melhor do que a original da moto...

http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/bobina-do-gol-mi-41258/

Mesmo assim, se for pra gastar 80 numa bobina de gol prefiro pagar cento e pouco numa específica de competição para motos

Rafael WF
24-01-13, 18:35
Mas a questão é na frequência de trabalho delas. Enquanto que de moto dá uma faísca a de carro dá 4.
Nunca testei essa bobina, pode ser que funcione, mas não tão bem como poderia funcionar ou tão bem como funciona nos carros, mas mesmo assim ainda pode ser melhor do que a original da moto...

http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/bobina-do-gol-mi-41258/

Mesmo assim, se for pra gastar 80 numa bobina de gol prefiro pagar cento e pouco numa específica de competição para motos

A faisca da bobina é unica, em carro quem faz o serviço pra ir aos 4 canecos é o distribuidor.
Quem induz a bobina a faiscar é o modulo de ignição, mas quem avisa o modulo a hora de enviar a faisca é um sensor dentro do distribuidor.

Limabl
24-01-13, 22:26
A faisca da bobina é unica, em carro quem faz o serviço pra ir aos 4 canecos é o distribuidor.
Quem induz a bobina a faiscar é o modulo de ignição, mas quem avisa o modulo a hora de enviar a faisca é um sensor dentro do distribuidor.Eu ia dizer isso mas vc já respondeu rsrsrs!!!!

Stone
25-01-13, 08:43
Sim, mas a frequencia de trabalho que é diferente

4 cilindros, 4 ciclos diferentes, 4 faíscas em momentos diferentes. A bobina não tem como gerar uma faísca e o distribuidor mandar separadamente, em tempos diferentes, um pedaço dessa faísca para cada cilindro. Ela tem que gerar a faísca quatro vezes, o distribuidor só vai direcionar a faísca pro cilindro certo. por isso que a frequência é maior, ela tem carregar e disparar mais rápido que uma de moto.

magrao tk
25-01-13, 08:49
A não ser que fizesse como nos DKW: 3 cilindros, 3 bobinas, 3 platinados numa mesa muito doida! rsrs


http://www.youtube.com/watch?v=2cn4MKrVKps

http://www.youtube.com/watch?v=lWhnRcr9a5A

http://www.youtube.com/watch?v=FZljtJOh_GY

Rafael WF
25-01-13, 17:24
Sim, mas a frequencia de trabalho que é diferente

4 cilindros, 4 ciclos diferentes, 4 faíscas em momentos diferentes. A bobina não tem como gerar uma faísca e o distribuidor mandar separadamente, em tempos diferentes, um pedaço dessa faísca para cada cilindro. Ela tem que gerar a faísca quatro vezes, o distribuidor só vai direcionar a faísca pro cilindro certo. por isso que a frequência é maior, ela tem carregar e disparar mais rápido que uma de moto.

Não não Stone, a frequencia é a mesma, em carros geralmete sao 4 cilindros, e eles trabalham em pares, os dois do meio recebem a faisca ao mesmo tempo, e os dois da ponta tbm recebem ao mesmo tempo, e sim a bobina manda somente uma faisca e o distribuidor que manda separadamente, e é um sensor dentro do distribuidor que manda sinal pra central que manda ativar a bobina, se vc pegar uma bobina ligar ela em uma bateria só der algumas batidas no positivo ela vai acionar conforme a batida, é a mesma coisa que acontece quando o modulo de ignição manda o sinal pra ela, ele manda o sinal só no tempo certo ( quando o sensor do distribuidor mandar). É bem complicado esse negocio de ignição aí.

- - - Updated - - -


A não ser que fizesse como nos DKW: 3 cilindros, 3 bobinas, 3 platinados numa mesa muito doida! rsrs


http://www.youtube.com/watch?v=2cn4MKrVKps

http://www.youtube.com/watch?v=lWhnRcr9a5A

http://www.youtube.com/watch?v=FZljtJOh_GY

Esse sim é complicado kkkkk

Stone
25-01-13, 18:41
Rafael, dessa eu não sabia, pelo que eu andei pesquisando e lendo por aí elas trabalham com frequencia diferente.
Mais pra frente vou comprar uma ferramenta para medir tensão e a frequencia, tipo um osciloscópio, só que especial para a alta tensão das bobinas, aí poderei estudar melhor isso, só que por enquanto tenho outras prioridades...

Magrão, muito interessante mesmo, tem até uma escala pra ver o ângulo de adianto ou atraso!!

b_lupim
25-01-13, 22:11
no caso da igniçao com distribuidor nao sao enviadosacentelhas para dois cilindros. isso acontece com muitos carros da linha fiat com duas bobina e etc. mas no caso da injeçao mi nao é bem assim. a cada giro do motor a bobina faz dois ciclos de disparo em cilindros distintos, porem nao simultaneamente. no caso da moto a bobina da um disparo a cada dois giros contra quatro disparos a cada dois giros do carro. ou seja na moto a bobina tem um bom tempo de carga. peguei minha bobina na oficina onde trabalho e a melhora é imediata, mas requer acerto da mistura. a eficiencia so nao é melhor pq aparentemente o cdi original nao manda corrente suficiente para aproveitar o maximo da bobina.

Limabl
01-05-13, 14:32
no caso da igniçao com distribuidor nao sao enviadosacentelhas para dois cilindros. isso acontece com muitos carros da linha fiat com duas bobina e etc. mas no caso da injeçao mi nao é bem assim. a cada giro do motor a bobina faz dois ciclos de disparo em cilindros distintos, porem nao simultaneamente. no caso da moto a bobina da um disparo a cada dois giros contra quatro disparos a cada dois giros do carro. ou seja na moto a bobina tem um bom tempo de carga. peguei minha bobina na oficina onde trabalho e a melhora é imediata, mas requer acerto da mistura. a eficiencia so nao é melhor pq aparentemente o cdi original nao manda corrente suficiente para aproveitar o maximo da bobina.Tai uma boa resposta !!!

baianomtx
01-05-13, 17:11
num dizem que o alcool é tão corrosivo que não vale a pena trocar???

- - - Updated - - -

num dizem que o alcool é tão corrosivo que não vale a pena trocar???

Limabl
12-06-13, 19:21
num dizem que o alcool é tão corrosivo que não vale a pena trocar???

- - - Updated - - -

num dizem que o alcool é tão corrosivo que não vale a pena trocar???Puro axismo e falta de conhecimento,mas em veiculos comuns de fabrica as vezes é imviavel para quem busca economia e autonomia no dia a dia,mesmo sendo veiculos injetados !!!