PDA

Ver Versão Completa : Habilitação para motos de 50cc



Carlos Roberto
03-05-12, 12:58
Tenho um amigo agente do DETRAN-DF, que me contou que, vez enquando, aparecem pessoas com motos de 50cc pra fazer transferências. Quando ele pede habibilitação, os proprietários não têm, achando que não parecisam. Pior, dizem que os vendedores, até das lojas, informam não ser necessário. Aí o sujeito já começa com dor de cabeça, pois o veículo fica retido, o dno leva multa: pela falta da habilitação específica para tal veículo e, muitas vezes, por estar sem capacete, o qual também acha ser desnescessário. O link abaixo é de uma notícia que ilustra bem tal desconhecimento.

G1 - 'Achei que estava ajudando a cidade', diz ciclista parado pela Lei Seca - notícias em Rio de Janeiro (http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2012/05/achei-que-estava-ajudando-cidade-diz-ciclista-parado-pela-lei-seca.html)

ThiBecker
03-05-12, 13:02
Lei é lei oras, pessoal não se informa antes depois fica querendo argumentar coisas sem fundamentos. Que sirva de lição para outras pessoas que acham que não precisa usar capacete e nem portar documento de habilitação específicos para tal meio de transporte.

REVOLED
03-05-12, 13:19
que azar, ............

Duomo
03-05-12, 13:33
Se tiver como provar que o vendedor te informou que não era necessário o uso da habilitação
você pode ajuizar uma ação em face de loja partindo do principio da má fé.
Ai você ainda tira uma graninha por fora ;)

Carleetos
03-05-12, 14:18
Trecho da reportagem:

Confira a íntegra da nota divulgada pela Secretaria de Governo:
"Marcelo Toscano Bianco foi abordado por agentes da Operação Lei Seca, na madrugada de 28 de abril (sábado), durante blitz realizada na rua Francisco Otaviano, em Copacabana. O condutor estava em um ciclo-elétrico, que segundo a Resolução nº 315, Art 1º, se equipara a um ciclomotor (veículo cuja velocidade não ultrapasse 50 km), e por isso, segue a legislação do mesmo. O artigo 129 do Código de Trânsito Brasileiro prevê que os ciclomotores deverão ter o seu registro e licenciamento regulamentados pela legislação municipal do domicílio ou residência de seus proprietários. Entretanto, é necessário que o condutor tenha habilitação compatível com veículo conduzido, além da utilização de equipamento de segurança, independentemente da lacuna que possa existir no processo de registro do ciclomotor. Marcelo Bianco se recusou a fazer o teste do etilômetro, sofrendo as seguintes sanções administrativas: multa de R$957,70 e perda de 7 pontos na carteira. Ele também foi autuado por estar com Carteira Nacional de Habilitação de categoria diferente do veículo conduzido, sofrendo perda de 7 pontos na carteira e multa de R$ 574,62. O condutor estava sem capacete e recebeu multa de R$ 191,54, perda de mais 7 pontos na carteira e pode ter a suspensão do direito de dirigir. O ciclo-elétrico é proibido de trafegar em ciclovia."

O que diz a Resolução 315 de 2009:

Art. 1º Para os efeitos de equiparação ao ciclomotor, entende-se como cicloelétrico todo o veículo de duas ou três rodas, provido de motor de propulsão elétrica com
potência máxima de 4 kw (quatro quilowatts) dotados ou não de pedais acionados pelo
condutor, cujo peso máximo incluindo o condutor, passageiro e carga, não exceda a 140 kg
(cento e quarenta quilogramas) e cuja velocidade máxima declarada pelo fabricante não
ultrapasse a 50 km/h (cinqüenta quilômetros por hora)
Parágrafo único. Inclui-se nesta definição de ciclo-elétrico a bicicleta dotada
originalmente de motor elétrico, bem como aquela que tiver este dispositivo motriz agregado
posteriormente à sua estrutura.

Realmente acho que falta é informação mesmo. E outra, não é porque TANTA gente anda sem capacete e sem licenciar que, necessariamente, não seja obrigatório né? Então, cabe a nós quebrar a cabeça, usar a internet para pesquisar sobre o assunto e andar certo. Acho que os agentes agiram corretamente.

É uma pena que o cidadão de bem tem que arcar com o que diz a lei, enquanto a mesma protege tanto os que mais a ferem. Demostenes Torres à forca, por favor.

mdorigon
03-05-12, 16:27
Não tem nada de mais o que os agentes fizeram. Deviam é divulgar mais e mais isso. Ta muito facil o pessoal comprar essas motinhos de 50cc ou essas bikes com motor e sair por ai sem noção nenhuma. Acho que quem vende não tem obrigação de jaensinar o comprador o que deve fazer pra conduzir o negócio, mas poderia deixar um informativo com o que diz a lei pra quem quiser ler e se informar, mas na boa...quem compra essas motinhos é pq quer algo baratinho que não lhe de muita chateação com impostos, gastos e com leis..a achando que não da nada e que a policia não vai chatear na maioria dos casos.

ThiBecker
03-05-12, 17:19
Não tem nada de mais o que os agentes fizeram. Deviam é divulgar mais e mais isso. Ta muito facil o pessoal comprar essas motinhos de 50cc ou essas bikes com motor e sair por ai sem noção nenhuma. Acho que quem vende não tem obrigação de jaensinar o comprador o que deve fazer pra conduzir o negócio, mas poderia deixar um informativo com o que diz a lei pra quem quiser ler e se informar, mas na boa...quem compra essas motinhos é pq quer algo baratinho que não lhe de muita chateação com impostos, gastos e com leis..a achando que não da nada e que a policia não vai chatear na maioria dos casos.

Pra vc ver o descaso que é aqui no Brasil, o governo já não procura auxiliar e nem orientar as pessoas, ae já junta também a "preguiça" e "descaso" também por parte de várias pessoas, dá no que dá.

Carleetos
03-05-12, 19:12
Pra vc ver o descaso que é aqui no Brasil, o governo já não procura auxiliar e nem orientar as pessoas, ae já junta também a "preguiça" e "descaso" também por parte de várias pessoas, dá no que dá.

Pegaram gravações de um senador negociando com um chefão dos jogos ilegais e vão pedir a casação do cara? PEDIR? Era pra ser expulso de lá no chute.

Diante disso o que é 'conscientizar o cidadão' pra esse governo/estado? Nada.

ThiBecker
03-05-12, 19:32
Pegaram gravações de um senador negociando com um chefão dos jogos ilegais e vão pedir a casação do cara? PEDIR? Era pra ser expulso de lá no chute.

Diante disso o que é 'conscientizar o cidadão' pra esse governo/estado? Nada.

Sim, Carleetos, infelizmente as coisas funcionam assim. E o pior é que o povo bate palma ainda e vota nesses ordinários, poxa, se vivemos em um país democrático, porque somos obrigados a votar? Brasil, um país de tolos...

---------- Mensagem adicionada às 19:32 ---------- Mensagem anterior foi às 19:31 ----------

Bom, mas isso não vem ao caso né.. rs
Vamos voltar ao assunto do tópico antes que vire pra outro lado isso. >.<

Jordano
03-05-12, 20:30
tem uma professora daqui que anda em uma scooter elétrica, ela não tem carteira, e diz que ja foi parada muitas vezes e eles liberam, ela diz ter um documento que afirma que aquela moto não precisa de carteira nem equipamento como capacete.

isso é o que ela diz, mas eu não vi o tal documento.

Carleetos
03-05-12, 23:09
tem uma professora daqui que anda em uma scooter elétrica, ela não tem carteira, e diz que ja foi parada muitas vezes e eles liberam, ela diz ter um documento que afirma que aquela moto não precisa de carteira nem equipamento como capacete.

isso é o que ela diz, mas eu não vi o tal documento.

Opa, queria ver esse documento aí também, deve convencer bastante :D

Bom, eu acho difícil viu cara. Queria de fato saber o que que ela apresenta aos policiais.

Jordano
03-05-12, 23:35
pois é, eu também não vi esse doc ainda, queria muito saber o que é
mas como eu não trabalho na mesma escola que ela...

Carlos Roberto
04-05-12, 12:57
Documento que libera o uso de capacete? Duvido muito que exista. Ela, caso tenha esse documento mesmo, deve é tomar cuidado pra não ser presa por falsificação de documentos. Quanto a informação do que é necessário para pilotar uma 50cc, elétrica ou não, deve ser de quem vende. Porém, a maioria dos vendedores agem com bandidos, empurrando um produto só pensando no que vai ganhar e mentindo pro comprador. Deviam ser presos.

Imagina você numa moto leva a 50km/hora, passa num buraco ou num punhado de terra solta e cai sem estar de capacete. Aposto que nessa hora, em que está rachando a cabeça, irá dar toda razão pra lei. E 50km/hora é a velocidade máxima de muita pista que tem po aí. Um cara nessa velocidade, no trânsito, tem que ter ter noção das suas regras. Ou não?

O Detran está certo de fazer essas cobranças. Não temos tantos leitos e médicos para cuidar e tanto acidentado, seja de motos pequenas, grandes, ou de carros.

A lógica é simples. Um cara que cai de moto protegido e se machuca pouco, salva no mínimo dois. Ele mesmo e a outra pessoa que irá usar o leito de hospital, o qual não estará ocupada pelo motociclista acidentado.

ThiBecker
04-05-12, 16:47
Documento que libera o uso de capacete? Duvido muito que exista. Ela, caso tenha esse documento mesmo, deve é tomar cuidado pra não ser presa por falsificação de documentos. Quanto a informação do que é necessário para pilotar uma 50cc, elétrica ou não, deve ser de quem vende. Porém, a maioria dos vendedores agem com bandidos, empurrando um produto só pensando no que vai ganhar e mentindo pro comprador. Deviam ser presos.

Imagina você numa moto leva a 50km/hora, passa num buraco ou num punhado de terra solta e cai sem estar de capacete. Aposto que nessa hora, em que está rachando a cabeça, irá dar toda razão pra lei. E 50km/hora é a velocidade máxima de muita pista que tem po aí. Um cara nessa velocidade, no trânsito, tem que ter ter noção das suas regras. Ou não?

O Detran está certo de fazer essas cobranças. Não temos tantos leitos e médicos para cuidar e tanto acidentado, seja de motos pequenas, grandes, ou de carros.

A lógica é simples. Um cara que cai de moto protegido e se machuca pouco, salva no mínimo dois. Ele mesmo e a outra pessoa que irá usar o leito de hospital, o qual não estará ocupada pelo motociclista acidentado.

Concordo em número e gênero!

REVOLED
04-05-12, 17:05
Concordo em número e gênero!
também concordo,

cabra de brasilia
04-05-12, 17:40
Se o diabo chegar pra mim e falar que mudou eu acredito.....agora a anos eu não dou a mínima trela pra vendedor de concessionária porque criei uma antipatia descomunal por esses mentirosos......

Certa vez clima esquentou entre eu e um gerente de concessionária Honda......não foi clima de barraco, muito menos de briga....digamos que foi aquela cordial troca de farpas bem mas beeeeeeeemmmmm afiadas......

Parar de passar a mão na cabeça dos outros....vendedor sabe sim que é proibido....ele que é safado e diz que é permitido pra ganhar a venda.

juniorprotti
04-05-12, 20:25
mais um topico sobre as 50cc..rs

jorgetfs
04-05-12, 21:01
aiai essas 50cc mexeram com a minha cabeça, na cc aqui perto tentaram me empurrar uma só porque eu parei para olhar, disseram que nao precisava de carteira que era tranquilo que eu podia até fazer um teste drive mas eu nao quis hora, pedi o meu pai, olha isso aquilo, preços, modelos. e depois de um pouco de pesquisa conheci esse forum e o pessoal daqui me alerto sobre a verdade dessas motos e eu escolhi por não ter uma. seria a maior burrice, ia perder na primeira parada ¬¬

sergipe
05-05-12, 08:13
aqui em Aracaju essas 50tinhas viraram uma praga(é sério), aqui é uma das cidades(se não for a)que mais tem ciclovia, porém estão vazias, não lembro de ver bicicletas como era antes, antes era os "comboios" de bicicletas.
de uns anos pra cá as "Shinerays" como é chamada qq 50tinha aqui, estão trasformando o trânsito num cabaré!! e os leitos dos hospitais estão lotados depois dessa invasão!
e a anos está pra ser aprovada um lei pra regulamentar, mas até agora nada!!
os telejornais ao dar o balanço de mortos que deram entrada no IML, já falam a causa morte motivada pela 50tinha "Funeray" (é sério eles falam assim) teve vez que TODOS os corpos que deram entrada no IML num fim de semana foi por acidente com as Funerays!
aqui a situação é caótica!!

jorgetfs
05-05-12, 20:34
aqui em Aracaju essas 50tinhas viraram uma praga(é sério), aqui é uma das cidades(se não for a)que mais tem ciclovia, porém estão vazias, não lembro de ver bicicletas como era antes, antes era os "comboios" de bicicletas.
de uns anos pra cá as "Shinerays" como é chamada qq 50tinha aqui, estão trasformando o trânsito num cabaré!! e os leitos dos hospitais estão lotados depois dessa invasão!
e a anos está pra ser aprovada um lei pra regulamentar, mas até agora nada!!
os telejornais ao dar o balanço de mortos que deram entrada no IML, já falam a causa morte motivada pela 50tinha "Funeray" (é sério eles falam assim) teve vez que TODOS os corpos que deram entrada no IML num fim de semana foi por acidente com as Funerays!
aqui a situação é caótica!!.

outros dias eu tava vendo videos dessas motos... é coisa de louco isso, essas motos foram feitas para transporte rapido em cidades como na china,
agora eu apresento um video que muitos já viram provalvemente.
um rap sobre um jovem que comprou uma shineray e alguns versos comprovam que muitos compram essa moto e acham que estao numa r1 ¬¬
"eu nao posso ter moto comprei uma shineray, equipei ela todinha agora corre dimais, botei jogo de roda meti freio a disco CAMISA DE POP 100 agora ta o bixo"
"já vai fazer um mes que comprei a shineray, já tomei tanta queda que nem me lembro mais, eu gosto de corre eu sou muito afoito hoje eu to vivo amanha posso ta morto"

http://www.youtube.com/watch?v=iMlJRkQnhU8
realmente é incrivel como isso pode acontecer... ele toda hora afirma que a "moto" chega a 70kilometros por hora.. imagina essa moto a 70 por hora, estabilidade 0.
realmente seria muito bom se essa lei fosse aprovada logo porque as 50cc tao começando a aparecer aos poucos aqui no rio de janeiro e pelo meu bairro, tem uma cc da dafra muito perto daqui lotada de zig50 e super 50, daqui a pouco a shineray vem pro rio e vai ter acidente todo dia ¬¬
valeu galera

jeanks
06-05-12, 03:11
Aqui você liga na cc e falar que quer uma dessas e pergunta se precisa ter habilitação para você ver a resposta. São safado mesmo. E o pião que compra tb sabe que está errado, sinceramente, na maioria dos casos eu não acredito nesse "eu não sabia".