PDA

Ver Versão Completa : ajuda com eixo de cambio da tornado



guilhermeDF
07-05-12, 13:56
intao galera a uns 20 minutos atras tomei um capote... hehehehe uma morfetica me fexo na entrada de um predio e fui pro chao nao machuquei nada nao graças a DEUS.. mas a moto quebrou o eixo do cambio...meio zica mas ta de boa em relaçao ao carro dela hehehe paralama retrovisor pneu e um pedaço do para-choque....hehehehe ja comprei o eixo e tals mas queria saber se alguem tem algum tutorial pra ajudar.....pq cobraram 250 conto só a mao de obra pra trocar.... e isso pq nao fui na honda pra nao ter um infarto....

agradeço a todos e abraço!!!

chiccoli
07-05-12, 14:01
q eu saiba é só tirar a tampa da embreagem, sair desmontando tudo la e passar o eixo por dentro..,

num é não ?, tornado muda ? oO 250 conto ?

guilhermeDF
07-05-12, 14:04
pois é chicoli 250 conto hehehehe

bem me falaram que tem que partir o motor em 2 bandas hehehehe
só queria saber se tem algum tutorial pra isso??

bruno almeida
07-05-12, 14:11
pra trocar é como o chiccoli disse,mas se vc não tiver as manhas nem mexe
se morasse aqui em ituiutaba-mg eu ia ganhar R$ 20 seu fácil,fácil...

guilhermeDF
07-05-12, 14:18
pra trocar é como o chiccoli disse,mas se vc não tiver as manhas nem mexe
se morasse aqui em ituiutaba-mg eu ia ganhar R$ 20 seu fácil,fácil...

ia nada velho eu abro a parte de cima inteira mas a parte de baixo apanho um pouco
só quero saber mesmo se tem algum macete

bruno almeida
07-05-12, 14:28
cara baixa o manual dela

magrao tk
07-05-12, 14:30
A parte xarope deve ficar naquelas saídas de óleo pro radiador. Não tem que fazer sangria depois ou algo assim? Fiquei curioso tambem nunca mexi com motor que tem radiador de óleo. Fora isso talvez uma ou outra ferramentinha especial que vai ter de usar ou fazer.

Limabl
07-05-12, 14:44
Que zica em guilherme,mas aê,não precisa desmontar o motor ao meio cara!!!,vc tira a tampa de embreagem, desmonta o plator e puxa o eixo do câmbio.Depois retira as arruelas e a mola do eixo e coloca no eixo novo,depois disso vc vaz o procedimento imverço colocando tudo de novo!!!qualquer coisa estamos ai abraço!!

guilhermeDF
07-05-12, 16:13
Que zica em guilherme,mas aê,não precisa desmontar o motor ao meio cara!!!,vc tira a tampa de embreagem, desmonta o plator e puxa o eixo do câmbio.Depois retira as arruelas e a mola do eixo e coloca no eixo novo,depois disso vc vaz o procedimento imverço colocando tudo de novo!!!qualquer coisa estamos ai abraço!!

é mesmo cara pq os caras que consultei disseram que tem que abrir tudo....... ja tenho o manual dela e analizando tbm parece que tem que abrir... ja comprei as juntas agora to desmontando ela....

Bruno Rafael
07-05-12, 16:29
é mesmo cara pq os caras que consultei disseram que tem que abrir tudo....... ja tenho o manual dela e analizando tbm parece que tem que abrir... ja comprei as juntas agora to desmontando ela....

eita.. essa eu quero acompanharrr

Limabl
07-05-12, 16:46
é mesmo cara pq os caras que consultei disseram que tem que abrir tudo....... ja tenho o manual dela e analizando tbm parece que tem que abrir... ja comprei as juntas agora to desmontando ela....
Mas vc vai abrir o motor ao meio???:|

chiccoli
07-05-12, 16:53
vai postando as fotos ae !

Stone
07-05-12, 17:40
Sinto muito, mas o eixo do câmbio da tornado tem que abrir as carcaças para trocar, não é igual de CG que dá de tirar pela lateral, por isso que cobraram 250 mangos....

chiccoli
07-05-12, 17:49
num é só um eixo que entra por um lado e sai pelo outro ? ^^

Stone
07-05-12, 17:54
Não, o da tornado fica no meio das carcaças

magrao tk
07-05-12, 18:14
Fffffffuuuuuuuuu!!!!!!

Stone
07-05-12, 18:19
Que nada, é fácil, se o Guilherme desmonta a parte de cima de boa a parte de baixo ele também irá conseguir.
Não precisa nem abrir a tampa da embreagem, deixa aquela lateral toda montada só tira a parte de cima, desmonta o lado do magneto e separa as carcaças, bem de boa heheheh

guilhermeDF
07-05-12, 20:45
Que nada, é fácil, se o Guilherme desmonta a parte de cima de boa a parte de baixo ele também irá conseguir.
Não precisa nem abrir a tampa da embreagem, deixa aquela lateral toda montada só tira a parte de cima, desmonta o lado do magneto e separa as carcaças, bem de boa heheheh

bem de boa nada hehehe to apanhando virado no cao aki hehehehe

é osso montar pra quem nao tem experiencia... montei de boa mas ela nao passa as marchas certinho
amanha vou levar pra um amigo mecanico pra ele montar esse pedaço pra mim pq ta bem complicado...
ai o resto monto de boa...

Limabl
07-05-12, 20:58
Caro guilherme e colegas do PN,venho aqui pedir-lhes perdão pelo erro que cometir ao afirmar que não precisava desmotar o motor da tornado e TW para efetuar a substituição do pedal de câmbio,e que o STONE tem razão em afirmar que precisa sima desmontagem do bloco do motor para tal serviço, porem não necessita a desmontagem da embregem.

Tinha esquecido desse detalhe,pois avia um bom tempo que eu tinha aberto esse motor,mas o stone teve o boa vontade de contribuir coma imformão certa,valeu stone abraço!!!

demetre
08-05-12, 09:11
guilherme ,vc podia postar fotos da desmontagem ,pra ajudar futuramente algum irmão/irmã aqui no pn ,ia ser otimo..

guilhermeDF
08-05-12, 09:43
guilherme ,vc podia postar fotos da desmontagem ,pra ajudar futuramente algum irmão/irmã aqui no pn ,ia ser otimo..

pois é cara eu cabei esquecendo mas pensei bem em fazer isso pra outro nao passar dificuldade como eu passei hehehe
mas com o manual de serviço o cara desmonta de boa o problema é que tem algum detalhe que eu nao to conseguindo encontrar pra concluir o serviço....

Stone
08-05-12, 18:32
Qual é a zica? heheheh

guilhermeDF
08-05-12, 18:42
Qual é a zica? heheheh

vou fazer uma lista no word e te mando por email hehehehe

nao pow foi só o ponto do seletor que tinha que acertar e eu levei pro cara paguei 20 conto e ainda espiei ele montar hehehe
pra parte de baixo sou fraco... tenho que aprender mais um pouco hehehehe sou o que os caras chamam de mecanico de internet...

Stone
08-05-12, 19:07
Se viu ele montar desmonta tudo novamente e monta, da próxima vc já estará craque!

guilhermeDF
08-05-12, 19:13
Se viu ele montar desmonta tudo novamente e monta, da próxima vc já estará craque!

eu nao hehehe vai que da zica e eu tenho que pagar mais 20tao hehehe

eu estou de planos de pegar um motor de twister que tao pedindo 1000zao ela ta sem o cilindro pistao e anéis pois ele vendeu e eu to com um kit desses aki que era da tornado ai o cara ainda divide pra mim pq é meu pexe... vou ver se pego esse e aprendo a mexer

é mais na parte do cambio e seletor mesmo que é mais complicado pra mim....

Stone
08-05-12, 20:02
Eu to querendo um motor de Titan 150 para fazer uns esperimentos, mas por aqui tá muito caro, tenho um motor de ML pra trocar mas tá difícil, no ferro-velho só vende e é na bucha....

Guilherme Mcnasty
08-05-12, 20:23
Tem que abrir o motor inteirinho sim, o eixo dela é o mesmo das xlx, montado no mesmo sistema. Por isso existem vários tipos de protetores de eixo pra tornado de trilha.

---------- Mensagem adicionada às 20:23 ---------- Mensagem anterior foi às 20:14 ----------

Outra coisa: pra abrir o motor é fácil, agora pra fechar e encaixar certinho a mola desse eixo é um saco, pra que não tem uma boa experiência não recomendo nem começar a mecher.

magrao tk
08-05-12, 20:33
Se viu ele montar desmonta tudo novamente e monta, da próxima vc já estará craque!

Meu pai sempre conta a história de um cara aqui da cidade, que em 1900 e antigamente tinha um carro, não lembro qual... com um problema que ninguem conseguia resolver. Levou em vários mecanicos, todos tentaram e ninguem deu jeito.
Um dia indicaram um mecanico pra ele. Ele levou meio sem esperança, e o mecanico resolveu o problema!

Dias depois o cara apareceu na oficina pra pedir pro mecanico consertar denovo... tinha desmontado pra ver o que o mecanico tinha feito e não soube mais montar kkkkkkkk

guilhermeDF
08-05-12, 20:43
Eu to querendo um motor de Titan 150 para fazer uns esperimentos, mas por aqui tá muito caro, tenho um motor de ML pra trocar mas tá difícil, no ferro-velho só vende e é na bucha....

pois é stone aki tbm ta muito caro motor dela aki ta na faixa de 1600 pra lá e motor de cg ta uns 800 a 1300 ja encontrei

no mercado livre costuma ser barato na casa dos 600 pra lá mas nem la ta tendo direito....

---------- Mensagem adicionada às 20:40 ---------- Mensagem anterior foi às 20:37 ----------


Tem que abrir o motor inteirinho sim, o eixo dela é o mesmo das xlx, montado no mesmo sistema. Por isso existem vários tipos de protetores de eixo pra tornado de trilha.

---------- Mensagem adicionada às 20:23 ---------- Mensagem anterior foi às 20:14 ----------

Outra coisa: pra abrir o motor é fácil, agora pra fechar e encaixar certinho a mola desse eixo é um saco, pra que não tem uma boa experiência não recomendo nem começar a mecher.

pois é cara to estudando agora a compra de um troço dessses apesar que quebrou bem na pontinha saca onde passa o parafuso pra prender o pedal tinha uma foto na net de um que o cara fez que ficou top demais vou ver se acho e acho que da pra fazer pra varias motos de rua pra evitar esse problema chato....

---------- Mensagem adicionada às 20:43 ---------- Mensagem anterior foi às 20:40 ----------


Meu pai sempre conta a história de um cara aqui da cidade, que em 1900 e antigamente tinha um carro, não lembro qual... com um problema que ninguem conseguia resolver. Levou em vários mecanicos, todos tentaram e ninguem deu jeito.
Um dia indicaram um mecanico pra ele. Ele levou meio sem esperança, e o mecanico resolveu o problema!

Dias depois o cara apareceu na oficina pra pedir pro mecanico consertar denovo... tinha desmontado pra ver o que o mecanico tinha feito e não soube mais montar kkkkkkkk

kkkkkkkkkkk ja vi um assim tbm mas era uma biz 100 de um amigo que ela dando uns problemas ai ele fez retifica botou tudo novo e a moto nao segurava lenta...colocou uns 200 carburador nela e nada de prestar.... levava pra altos mecanicos e os bixo nao sabia o que era..... ai levou em um e o cara descobriu era a biela empenada....(agora me responde quem ia adivinhar que era isso) o cara no olho viu que ela tava empenada saca mas era muito dificil de ver eu mesmo ja tinha olhado ela quando tava na retifica e tals nao dava pra perceber...... ai foi só trocar e pronto a moto ficou zera de novo....

Guilherme Mcnasty
08-05-12, 20:43
Sei, normalmente quebra ali, é o ponto mais fraco do eixo. Se não quer gastar agora vc pode simplemente soldar o pedal no eixo, por dentro do pedal com solda mig praticamente não aparece e se vc tiver que desmontar o motor um dia simplesmente serra o eixo e desmonta de boa.

guilhermeDF
08-05-12, 21:13
Sei, normalmente quebra ali, é o ponto mais fraco do eixo. Se não quer gastar agora vc pode simplemente soldar o pedal no eixo, por dentro do pedal com solda mig praticamente não aparece e se vc tiver que desmontar o motor um dia simplesmente serra o eixo e desmonta de boa.

hehehe sinceramente to fora de gambiarra velho..... me sugeriram soldar o eixo novo saca cortar e soldar pra nao abrir o motor.....
e eu prefiri abrir....

---------- Mensagem adicionada às 21:13 ---------- Mensagem anterior foi às 20:46 ----------

quero fazer um treco mais ou menos assim como no esbolso vou estudar la a posição do motor e tals e ver como pode ser feito....

http://desmond.imageshack.us/Himg18/scaled.php?server=18&filename=protetetordoeixodecambi.jpg&res=landing