PDA

Ver Versão Completa : Cg 2002 com bura da 1999 (acho), quais gicles usar? (Enfim arrumada)



Mostarda_69
09-05-12, 23:57
Galera, seguinte.. Minha CG125 2002 ta dando excesso em alta.

Pra começar acho que ela era mexida, que assim explica algumas coisas adaptadas.

O que sei dela é que, em aparência o bura dela é exatamente o mesmo das 1999 com o sistema EKO, como o desse tutorial: Tutorial LIMPEZA CARBURADOR CG 125 - Motonline - Frum - Pgina 1 (http://www.motonline.com.br/forum/forum_posts.asp?TID=9181&PN=1&title=tutorial-limpeza-carburador-cg-125)

O motor dela foi colocado aquele sistema de enganar a poluição das FAN, que tem aquela capinha preta perto da torneira do combustivel, então creio que é a parte de cima da FAN. (Podem ter ferrado o original mexendo e colocaram esse ja que estourou). Pois creio ser impossível colocar o sistema de anti poluição pois tem furos para os canos e condução de ar.


Com essas informações, fui atras dos catálogo de peças, das 2002 pra ter uma ideia do motor dela, no das 99..
E encontrei números de 95 ate 115 pro gicle principal...



Agora alguém me daria uma luz?? O que testar?? Pois ela chega no maximo a 80km no painel na reta e ja começa embaralha.. em subidas é 70, mal da pra aperta a mão...

Seria melhor eu abrir e ver qual tem e dai partir pra um bem menor ja que da muuuuuuuuuito excesso, ou ja poderia partir pra um medida meio pré estabelecida, pega tipo um 100 e coloca nela?? Até o de baixa deve ser meio elevafo, pois pode ta frio que ela pega sem afogador e mantem a lenta, se liga o afogador ela afoga mesmo...

chiccoli
10-05-12, 00:18
o carbura dela é esse msm.., foi até 2002, 2003 ja é akele sem ecco, ruim pra #### pra regular.., calma ai q eu jaja leio o restante
ecco, excesso em alta.., e ecco ta ligado ? abaixa agulha e testa antes de sair desmontando tudo.., lei da preguisa em 1º lugar ^^

Mostarda_69
10-05-12, 00:35
Bommmm, o ecco ta ligado sim.. Ela foi limpa o bura.. a agulha tava na posição 3.. coloquei na que menos manda combustível (mais baixa). Mas a diferença foi mínima pra melhor..

Olhei bem o catálogo, fala entre 100 e 110 pra alta... Acho que é a ultima alternativa.. ela ta com bura limpo.. vela boa, filtro limpo.. tudo ok, mas da muuuito escesso, se deixa em neutro e atola a mão fumaceia preto fedendo a gasolina.. ela ta fazendo cerca de 25km/h isso andando nos 80 e olha la.. ehueahuaehue

uedaa
10-05-12, 00:49
desliga o ecco e vê se melhora coletor rachado dá isso tbm...Se não melhorar troque os gicles verifica o de baixa pois em alta ele ajuda a baralhar.

Mostarda_69
10-05-12, 01:32
Bommm, amanha ja mexo nela, tenho certeza que só o eco não resolverá. mas ajuda. Vou desmontar o bura e ver quais são os gicles, e procurar pelo numero médio entre os recomendados!!

chiccoli
10-05-12, 03:17
ecco e agulha só influencia na subida de giro, se na hora de mater ela ta dando excesso, tem que mudar o gicle msm..
a minha eu sempre larguei o ecco desligado, nos teste q eu fazia.., o ecco jogava muito mais do q precisa, e tinha que ter mais atenção na hora de acelerar.
e eu quase num trocava de marcha.., consumo ia la embaixo..
q gicle ta usando em alta ? e em baixa tbm ?

Mostarda_69
10-05-12, 06:15
Quando desmonta o bura aparece nos gicles o numero deles??

Se for, não sei, não abri o bura... daqui a pouco vou pra granja e la ja desmonto e posto qual o tamanho da figura...


Tenho ideia que ela era fuçadaa... entao deve se la pelos 120!!! na subida de giro ela nao falha, pode ate torce o punho.. mas quando chega la por uns 6000rpm ela embaralha e não passa de jeito nenhum... no GPS na reta ela mantinha 70km, no ponteiro dava uns 82....

Mas numa estrada que tinha suas subidas e descidas, ela fechou media de 64km/h..piada neh.. haeuhaeuhuhaeu

Mostarda_69
10-05-12, 08:42
No catálogo de peças fala em 100 ate 110..


Ela ta com um 108, pode ser o motivo dos excessos?? Mesmo estando no recomendado?
No gicle de lenta tem um desenho de uma estrela e o numero 388..

bruno almeida
10-05-12, 09:00
a moto do meu pai é uma titan 97 e o carburador é original com gigle 115 e o ecco funcionando
não falha,retoma muito bem e faz mais de 40 km/l
eu sinceramente não acho que uma simples troca de gicle vai resolver seu problema,afinal a diferença entre 5 numeros em um gicle não é suficiente pra dar tanto excesso assim

Mostarda_69
10-05-12, 12:08
Desliguei o ecco e melhorou somente em ponto morto.. agora ela quase lacra, mas tapa de fumaça de gasolina... quase cospee...

Não sei o que fazer, os gicles tão bons, tudo certinho.. os parafusos ajustei conforme manual..

Ela mantem bem a lenta, posso torce o cabo e ela estica sereninha ate uns 6mil rpm, dp se foi a moto...

bruno almeida
10-05-12, 12:37
ja olhou filtro de ar??
vela??????

Mostarda_69
10-05-12, 16:39
Sim, filtro limpo, ja ate rodei sem pra ver se era obstrução...
A vela é nova e ta beeeeeem preta de mistura muito rica....
Desmontei aquele engana trouxa de poluição que tem nas FANS, e que tem na minha por provavelmente ser a cabeça da fan.... e tava tudo em ordem...

Stone
10-05-12, 16:56
Fala Mostarda, vamos tentar resolver essa zica hehehe

Primeira coisa deixa a folga da vela com 0,9mm, ou uma lâmina de serrinha bem folgadinha, se tirar o cachimbo, aproximar o cabo da vela no motor e pedalar dá uma faísca azul de mais ou menos 0,5cm?

Se a faísca estiver boa ela está com excesso mesmo, tenta um giclê 95 ou 98 e a regulagem da agulha no meio pra começar. Tente fazer isso depois poste os resultados pra nós

Mostarda_69
10-05-12, 17:15
Opa... amanha cedo ja compro um 98 e coloco a agulha no meio.. e vamo tentando.. aehaeuahaeuheu
Qd termina a lida aqui ja testo a faísca e calibro a vela..

Murilo_STZ
10-05-12, 19:52
Mano, verifique a altura da bóia do carburador e verifique se a agulha não está "afinada"... tipo, tem cara que passa ela no torno (lixando, claro) pra ela ficar mais fina e assim subir mais combustível... Desenrosque totalmente seu parafuso de mistura e verifique se ele está bom de vedação! Normalmente tem um o´ring que resseca ou mesmo a pontinha do parafuso já pode estar moída de tanto o povo fuçar. Pode ser também que tenha algum micro duto entupido, se ainda não foi feito isso, passe ar comprimido em todo furinho!

Um abraço e boa sorte!

Guilherme Mcnasty
10-05-12, 20:53
O tamanho original do gicle pra esse ano é 108, só que como a moto não é nova muitas coisas influenciam no funcionamento, principalmente a ignição e compressão. Conforme o desgaste natural do motor vai acontecendo principalmente perda de compressão, a moto terá tendência a dar excesso na mistura. Outra coisa: pode acontecer também de estarem desgastados a agulha do pistonete e sua sede(ou ainda ela estar com a agulha da 2003 em diante, mais fina) que influenciam bastante no resultado da carburação. Eu trocaria a agulha e sede e experimentaria um giclê 102 ou 100.

magrao tk
10-05-12, 21:07
Fala Mostarda, vamos tentar resolver essa zica hehehe

Primeira coisa deixa a folga da vela com 0,9mm, ou uma lâmina de serrinha bem folgadinha, se tirar o cachimbo, aproximar o cabo da vela no motor e pedalar dá uma faísca azul de mais ou menos 0,5cm?

Se a faísca estiver boa ela está com excesso mesmo, tenta um giclê 95 ou 98 e a regulagem da agulha no meio pra começar. Tente fazer isso depois poste os resultados pra nós

Acho que o que o Stone quis dizer foi o que eu ia sugerir... Se aparentemente os gicles, regulagens e filtro de ar estão dentro do normal, e mesmo assim dá excesso, pode ser a ignição ruim. A gasolina e o ar entram na quantia certa, mas falta capacidade na faísca pra queimar essa mistura. Ar, combustível e faísca sempre devem estar em equilíbrio.

Se no teste do cabo de vela der faísca curta e avermelhada, pode estar aí o problema! Nesse caso pode ser a bobina ruim.

Mostarda_69
11-05-12, 08:06
Bom diante desse possíveis novos probemas, como ignição e possível agulha diferente da original, vou deixar no mecanico e explicar o que suspeitamos..

Pra ele mesmo poder testar agulhas diferentes, outros gicles, e a bobina dela..
Como não tenho peças não valeria a pena ir comprando gicles e agulhae testando, la ele faz isso e não me cobra, pricipalmente por ter gasto quase R$500,00 na Lander essa semana, que a bixa queimou o sensor híbrido... e esta na revisão dos 25mil....

Stone
11-05-12, 10:30
Quando resolver o problema nos avise o que era!

Mostarda_69
11-05-12, 11:10
Aviso sim..
Me disse o cara que vai tenta um gicle 100.. e vai testando.. depois de desmontar e montar de novo o bura, dando uma limpada nele e desligando o ecco.. deu pra notar um sensível melhora, ela beira os 70 em quarta ate embaralha.. ante ela dava 75 em quinta e ja embaralhava.. mas ta la de molho.. o cara vai mexer segunda-feira somente. Então segunda ou terça terei a resposta... muito obrigado pela ajuda de todos!!

Mostarda_69
07-06-12, 03:20
Bommm, finalizado..
Foi preciso trocar o Bura.. o cara demosntou, testou varios gicles, trocou os reparos.. fez o que deu.. e não teve jeito.. quando ele colocou o novo a moto ficou tinindo...

Resumindoo, troquei bura R$100, coletor R$20, espelhos R$20, bloco do farol R$15. M.O. R$20
Mão de obra é estremamente barata pra nós, pq eu levo minhas 2 motos com ele, meu pai leva a dele, meus 2 tios tem mais 2 motos e levam la.. e na lavoura temos mais 3 que tb vai tudo la.. então praticamente é pago soh as peças...


Agora pra ela ficar 100% precisa amortecedor traseiro.. dai ta tinindo a motinhoo..Dei uma esticada, que delicia a moto passar de 100 sem engasgar... aehuahaeue

Stone
08-06-12, 10:32
Opa, teve que trocar mais pelo menos resolveu!
Tenta colocar uns amortecedores cofap ou de YBR, aí vai ficar féra!

Mostarda_69
08-06-12, 18:21
Sai da uma esticada agora, tiro bem curto.. pelo ronco tinha mais motor, deu quase 100 no painel, 86,6 no gps.. dai era um subidão e não fiquei afim de continuar na estrada no frio que ta.. hauhauhau.. ja ta marcando 6 nos picolés.. que pela tabela de sensação no 85km/h da uma temperatura de -10º ahuauahuauhauom sorte da 70 no gps. haeeahua