PDA

Ver Versão Completa : HAOJUE/RIVA 150 cc só pega com afogador ligado e acelerando



Mauricio Mello
11-05-12, 09:58
Olá, galera, tudo bem?

Minha Riva tem 650 km, e desde que eu peguei ela só consigo ligar puxando o afogador e deixando em quase 4k RPM, mantendo acelerado até o ponteiro estabilizar. Quando estabiliza, baixo o afogador e ela está pronta;
ou eu baixo o afogador antes, e tenho que deixar acelerando à 4,5k RPM, até o ponteiro estabilizar também.

Neste processo, o motor dá alguns estralos, como se estivesse correndo muita gasolina.
Acho que não é normal, fico preocupado se estou danificando o motor deste jeito.

Não uso ela de manhã, é só a partir das 19 hs. Porém, após ligar ela, se vou ligar de 3 a 6 horas depois, ela pega normalmente, sem afogador.

Preciso regular alguma coisa, ela vai mudar, ou posso continuar ligando assim?

mdorigon
11-05-12, 10:24
Rapaz, vc não precisa esperar a primeira revisão para eles ajustarem esse carburador. Normal ter que puxar o afogador as vezes com o motor frio, ele foi feito pra auxiliar a partida mesmo nesses casos...mas pelo que vc relatou não ta normal...se fria ela só estabiliza com tudo isso de giro tem algo errado. E é ruim subir o giro assim tão alto logo ao ligar o motor na primeira vez do dia...o oleo ainda nem circulou direito pelo motor, ja viu né. Passa la na cc e pede para eles acertarem isso.

Mauricio Mello
11-05-12, 10:29
Rapaz, vc não precisa esperar a primeira revisão para eles ajustarem esse carburador. Normal ter que puxar o afogador as vezes com o motor frio, ele foi feito pra auxiliar a partida mesmo nesses casos...mas pelo que vc relatou não ta normal...se fria ela só estabiliza com tudo isso de giro tem algo errado. E é ruim subir o giro assim tão alto logo ao ligar o motor na primeira vez do dia...o oleo ainda nem circulou direito pelo motor, ja viu né. Passa la na cc e pede para eles acertarem isso.

Poisé, eu imaginei... vejo todo mundo falando que basta o afogador estar puxado para poder ligar a moto.
Tem um detalhe também, não sei se é necessário ficar insistindo só com o afogador ligado. Já tentei ligar umas 3 vezes seguidas só com o afogador, mas tenho medo de insistir muito e danificar o arranque ou a bateria.

Obrigado pela informação mdorigon!

ThiBecker
11-05-12, 11:14
Ixii... mas que revisão de entrega foi essa que fizeram? (Se é que fizeram)

Mauricio Mello
11-05-12, 11:21
Ixii... mas que revisão de entrega foi essa que fizeram? (Se é que fizeram)

Disseram que foi feita, ThiBecker.
Como é minha primeira moto, e até então só tinha pegado a da moto escola... fazem 40 dias de experiência com moto hehe.

Acho que amanhã vou lá na concessionária falar com eles.
Valeu.

yuritavares
11-05-12, 11:29
Vai lá e fala pra regular isso ai..

Carleetos
11-05-12, 11:33
Ruim de garantia é isso.

Possivelmente é só regulagem. Um mecânico apto, paciente e disposto deixa tinindo.

Mauricio Mello
11-05-12, 11:40
Vai lá e fala pra regular isso ai..



Ruim de garantia é isso.Possivelmente é só regulagem. Um mecânico apto, paciente e disposto deixa tinindo.

Pois então, também não sabia se era questão de regulagem, ou se era assim mesmo.
Valeu.

chiccoli
11-05-12, 12:07
pensei que só a titan 150 carburada tinha isso.., era um inferno antes dos 1000 ..., fika boa depois da revisão dos 4000, e ainda por cima dia de frio msm c ta lascado ^^

Mauricio Mello
11-05-12, 12:15
Ah tu teve o mesmo problema com a Titan? Isso me conforta (não por tu ter sofrido hehe) mas por saber que não é só a minha moto ou a marca dela que tem isso, e que uma Honda também passa por esse problema.

chiccoli
11-05-12, 12:21
valew.., eu acho.. =S

pulatampinha
11-05-12, 15:21
Mauricio Mello,

Isso aí é só regulagem de carburador!
Exemplo: minha Dafra Speed ano 2008, usa o sistema de carburador a vácuo. Quando "abro/puxo" o afogador, ele libera maior entrada de ar para se misturar a gasolina e ajudar a dar a partida. Quando comprei, a minha acontecia a mesma coisa que você está falando. Foi só regular o parafuso da passagem de ar do meu carburador, e ficou bala!

Leve lá que eles regulam fácil, fácil!

*Não se preocupe! Toda vez que você compra moto 0 km, independente da marca, é quase de precisar de uns últimos acertos posteriormente, pois, as concessionárias muitas vezes fazem um trabalho meio que "nas coxas".

ThiBecker
11-05-12, 16:26
Mauricio Mello (http://www.pequenasnotaveis.com.br/member.php?u=25735),

Isso aí é só regulagem de carburador!
Exemplo: minha Dafra Speed ano 2008, usa o sistema de carburador a vácuo. Quando "abro/puxo" o afogador, ele libera maior entrada de ar para se misturar a gasolina e ajudar a dar a partida. Quando comprei, a minha acontecia a mesma coisa que você está falando. Foi só regular o parafuso da passagem de ar do meu carburador, e ficou bala!

Leve lá que eles regulam fácil, fácil!

*Não se preocupe! Toda vez que você compra moto 0 km, independente da marca, é quase de precisar de uns últimos acertos posteriormente, pois, as concessionárias muitas vezes fazem um trabalho meio que "nas coxas".

Pois é, a minha por exemplo está dando uns pequenos estouros na baixa da 2ª marcha... Já vou lá questionar aquele povo, rs.

Mauricio Mello
18-05-12, 09:18
Galera, valeu a ajuda de vocês!
Mandei minha moto para a Concessionária semana passada e fui lá buscar no sábado!
Agora acho que está ok, mas me deram uma outra recomendação, pois eles acham (e eu também acho) que eu estava afogando ela demais! Estou ligando ela no afogador (na primeira vez), ponho o giro em 2k RPM por uns 5, 7 segundos, depois ponho meio afogador e me arrumo, em 2 minutos eu tiro todo o afogador e ela já está ok para sair!

Depois da primeira ligada, ela pega rapidinho e sem afogador, mesmo nesses dias frios que fizeram em Porto Alegre essa semana!

Hoje acho que vou experimentar não deixar o meio-afogador, vou tentar desligar ele depois que ela pegar mesmo!

Valeu a ajuda de vocês! Abraço

CkOFan
18-05-12, 10:28
A minha Fan 08 ta acontecendo a mesma coisa, só ta ligando no afogador, mas eu abro ele e baixo assim que ela liga.

Se eu não puxo o afogador ela não liga de jeito nenhum.

É só ajustar o carburador e já era? Ou a minha pode ser algum problema diferente, já que ela já ta com 54mil Km?

Abraços!

Mauricio Mello
18-05-12, 10:35
A minha Fan 08 ta acontecendo a mesma coisa, só ta ligando no afogador, mas eu abro ele e baixo assim que ela liga.

Se eu não puxo o afogador ela não liga de jeito nenhum.

É só ajustar o carburador e já era? Ou a minha pode ser algum problema diferente, já que ela já ta com 54mil Km?

Abraços!

Pra mim é difícil te responder,porque minha moto só tem 730 km e é a minha primeira.
A concessionária disse que deu uma carburada na minha moto, mas o fato é que eu comecei a ligar ela diferente, como eles me recomendaram, e ela está funcionando.

Como a tua moto tem maior kilometragem e começou a apresentar o mesmo problema, talvez tu precise mexer no carburador dela.
Tu não precisava ligar o afogador antes? E tu dá uma aceleradinha nela quando liga?
Abraço

CkOFan
18-05-12, 10:50
Pra mim é difícil te responder,porque minha moto só tem 730 km e é a minha primeira.
A concessionária disse que deu uma carburada na minha moto, mas o fato é que eu comecei a ligar ela diferente, como eles me recomendaram, e ela está funcionando.

Como a tua moto tem maior kilometragem e começou a apresentar o mesmo problema, talvez tu precise mexer no carburador dela.
Tu não precisava ligar o afogador antes? E tu dá uma aceleradinha nela quando liga?
Abraço

Eae Mauricio!

Cara, peguei essa moto faz menos de um mês, comprei de um colega meu e ele me disse que "as vezes" tinha que puxar o afogador para ela pegar.
Quando peguei ela, pra ligar era um parto, pagava vale pedalando a Fanzinha e nada. Aí troquei a vela e TCHARAM, melhorou muito, pega de primeira.
Quando eu ligo ela faço como está descrito no manual, seguro o acelerador um pouco e dou partida (não sei qual a rotação pois a Fan é peladinha), assim que ela liga eu baixo o afogador e mantenho um pouco acelerada.
Sou de Viamão (do lado de POA) e mesmo no frio que faz aqui no RS ela pega de boua, porém tenho que ficar "esquentando" ela uns 5 min, se não ela apaga e pra ligar tem que puxar o afogador novamente.

Mauricio Mello
18-05-12, 11:01
Eae Mauricio!

Cara, peguei essa moto faz menos de um mês, comprei de um colega meu e ele me disse que "as vezes" tinha que puxar o afogador para ela pegar.
Quando peguei ela, pra ligar era um parto, pagava vale pedalando a Fanzinha e nada. Aí troquei a vela e TCHARAM, melhorou muito, pega de primeira.
Quando eu ligo ela faço como está descrito no manual, seguro o acelerador um pouco e dou partida (não sei qual a rotação pois a Fan é peladinha), assim que ela liga eu baixo o afogador e mantenho um pouco acelerada.
Sou de Viamão (do lado de POA) e mesmo no frio que faz aqui no RS ela pega de boua, porém tenho que ficar "esquentando" ela uns 5 min, se não ela apaga e pra ligar tem que puxar o afogador novamente.

Ah não. 5 minutos é muita coisa!
Experimenta ligar como eu estou fazendo: desliga o farol e liga o afogador, segura o acelerador e pedala, quando ela pegar, mantém o afogador ligado e mantém a rotação em 2,5 k RPM. Mas mantém assim por uns 10, 15 segundos.
Depois disto, baixa um pouco o afogador até ver que o barulho do motor mudou (acho que ele fica um pouco mais 'agudo').

Mantém assim, coloca luva, jaqueta, capacete, liga o farol, sobe na moto e desliga o afogador.
Dá mais uma aceleradinha, só para testar, pra ver se ela engasga.

Isto dá em torno de 2 a 3 minutos.

CkOFan
18-05-12, 11:06
Desligar o Farol eu não sei não, acho que o farol da Fan é eternamente ligado :P
Vou tentar fazer hoje, mas sempre que eu tento deixar ela ligada com o afogador aberto ela apaga :S

Vou fazer o teste e te dou um retorno!

Valeu Mauricio!

Mauricio Mello
18-05-12, 11:08
Ah, a minha também apaga se tu não fica acelerando um pouquinho, só com o afogador. Aliás, ele nem pode ficar muito tempo ligado, senão a moto afoga mesmo e apaga.

Manda retorno! Boa sorte!

ThiBecker
18-05-12, 11:45
Caramba isso é um problema crônico dessas motos? Na minha antiga Yes, em época de frio, simplesmente eu puxava o afogador, dava partida e ela pegava de prima. Depois disso, no máximo ae 10 segundos com o afogador aberto, em seguida já fechava e a moto ficava firme já... era só sair.

Mauricio Mello
18-05-12, 11:48
Caramba isso é um problema crônico dessas motos? Na minha antiga Yes, em época de frio, simplesmente eu puxava o afogador, dava partida e ela pegava de prima. Depois disso, no máximo ae 10 segundos com o afogador aberto, em seguida já fechava e a moto ficava firme já... era só sair.

Poisé, ThiBecker, agora eu consigo ligar a minha deste jeito que tu faz, aliás, ainda não experimentei desligar o afogador totalmente. Mas é que eu comecei a fazer diferente. Tu precisa dar uma aceleradinha leve para ela pegar? Não sei se ela está pegando agora porque eu mudei a técnica ou porque mexeram no meu carburador.

ThiBecker
18-05-12, 11:52
Poisé, ThiBecker, agora eu consigo ligar a minha deste jeito que tu faz, aliás, ainda não experimentei desligar o afogador totalmente. Mas é que eu comecei a fazer diferente. Tu precisa dar uma aceleradinha leve para ela pegar? Não sei se ela está pegando agora porque eu mudei a técnica ou porque mexeram no meu carburador.

Bom, eu nunca precisei acelerar a moto, só fazia esses procedimentos que citei e pronto. Hoje em dia não tenho mais ela, e graças a Deus já estou com uma moto com injeção, não tenho mais problemas com isso. (já não tinha antes)
Mas acredito que é tudo questão de regulagem também da lenta e tals...

CkOFan
18-05-12, 13:17
Quando vou dar a partida não preciso acelerar, só faço pq ta no Manual mesmo.

Fiquei curioso agora, vou ver se levo a minha guerreira no mecânico amanhã para ver se é só regular o carburador mesmo.

h1bertobarbosa
18-05-12, 14:33
como que fica a aceleração dela depois que motor esquenta, por exemplo você ta parado no sinal rpm fica em quanto? tipo a minha yes quando a lenta tava muito baixa por exemplo motor quente e ficava pouco menos que 1000rpm pra ligar era complicado ela apagava mesmo.. tinha que liga acelerada, eu mesmo regulava a lenta da minha com motor quente deixava em 1500, só uma vez que precisei usar afogador, foi um dia que fez muito frio aqui, e me ferrei porque o cabo tava estourado kkkkkkk fiquei uns 10 min tentando da partida.

eumemopq
18-05-12, 16:44
na minha yes, qdo comprei era soh virar a moto pra direita q a moto morria, dae um zé q se diz mecanico mexeu e desligou meu afogador..

bom, como não tenho afogador mais, eu ligo e fico segundo o giro em 2k no acelerador mesmo.., as vezes sou uma acelerada ateh 4k.

eu troquei a vela por uma d iridium, e pelo menos em dias q não está frio, a moto liga d boa..
no frio eu sofro, mas ela liga.

flw.

denback
09-06-12, 00:05
ae thibecker, a minha esta com 270km e esta dando umas travadas na baixa da 2ª marcha também e as vezes umas batidas forte no motor muito estranhas, quando levar a sua e tiver alguma resposta da um retorno.

Duomo
09-06-12, 01:11
CkOFan cara tenta levar num mecânico de verdade pra dar uma olhada,
minha Fan 06 70.000quilômetros ( fui pra argentina com ela ;)). Lá na
Argentina tava 02 graus de manhã como é lei tem que dar duas pedaladas
seguidas e rápidas, ai já era, sem afogador, sem acelerar nada, inclusive se
eu acionar o afogador ela em liga por causa de excesso. ela mantem lenta
suave, depois de 1 ou 2 minutos já saio normal.

uedaa
09-06-12, 05:32
troca a vela e regula a mistura e troca de posto mais é normal acelerar para pegar. motos maiores e 2t carburadas demoram mas ainda para estabilizar a lenta.