PDA

Ver Versão Completa : Barulho irritante corrente ? relação?



mcolli
24-05-12, 23:37
Boa noite prezados, de um mês pra cá tenho ouvido um tec tec vindo da parte de trás da moto , limpei a corrente , desmontei para ver como estava o pinhão , estava apertado porém tem um pouco de jogo(é normal isso)? a coroa parece normal , estiquei um pouco a corrente, ai andei um pouco mas o tec tec anda tá lá .Estou tentando me virar sozinho sempre que faço assim aprendo e fujo um pouco das oficinas .
Alguém pode me dar uma luz?

valeu

Richard
25-05-12, 08:59
Tem uma grande chance da corrente ter dado uma empenada e ela está encavalando na hora de encaixar no pinhão ou então na coroa.

Eu levaria essa moto num mecânico e já começaria a pensar na troca da relação.

mcolli
25-05-12, 09:09
valeu obg !

ThiBecker
25-05-12, 09:26
Já chegou a trocar a relação alguma vez?

mcolli
25-05-12, 09:54
Então , comprei ela usada no ano passado é uma Fan 2008 não sei dizer se o dono anterior fez essa troca.esta com quase 31.000 km

George
25-05-12, 10:38
Então , comprei ela usada no ano passado é uma Fan 2008 não sei dizer se o dono anterior fez essa troca.esta com quase 31.000 km

cara como o amigo de cima falo troca a relação vc nao sabe se o dono troco e ja ta com ela a um tempo e pelo visto tbm n fez isso ta mais q na hora de por uma nova!

- - - Updated - - -

meu ponto de vista vc quando pega uma moto de terceiros tem q trocar relacao, oleo, filtro essas coisas como quando se compra um carro usado se troca correia dentada, oleo,etc.. pois por mais q o antigo dono fale q troco vc nao deve acreditar e trocar vc mesmo e tenha seu controle para a proxima troca pelomenos eu sempre faco isso eh uma dica ;)
abraco

mcolli
25-05-12, 10:46
Tem razão ! obrigado pela orientação abraços vou me basear no que ouço falar relação Vaz e corrente DID são as mais indicadas ?

uedaa
25-05-12, 20:07
o preco dessa corrente e quase a original hamp coloca a original é bem melhor.

chiccoli
25-05-12, 20:13
Tem razão ! obrigado pela orientação abraços vou me basear no que ouço falar relação Vaz e corrente DID são as mais indicadas ?


da uma olhada.., as vezes vc gasta dinheiro atoa e nem é isso..,

rapais.., vc é o 1º cara que eu vi q usa mac aki oO

mcolli
25-05-12, 20:21
Ok valeu mesmo os comentários me ajudam pra caramba !obg mesmo

- - - Updated - - -

Pois é chiccoli , depois que vc acostuma com Mac é dificil usar windows , porém tenho uma máquina aqui com windows 7 não dá para abandonar de vez ;-)

Geliard
27-05-12, 01:21
Cara, a minha faz uns TEC TEC de vez enquanto tbm, sou o segundo dono, não troquei a relação...
Antes fazia bastante, até meio alto o barulho, na hora q forçava o conjunto. Abri a tampa do pinhão, lavei tudo (corrente, coroa, pinhão) com querosene, passei graxa branca e levei na oficina pro mecanico dar uma olhada, ele tirou o pinhão e inverteu, mas disse que tava tudo aparentemente ok com a relação, mas se não parace era só trocando para resolver.
Resultado, ainda não troquei... o barulho quase sumiu, mas ainda aparece de vez enquanto.

Strada Prata
27-05-12, 09:25
Corrente quando faz esse "tec tec" pode ser aquele mini-cilindro que fica na parte interna da corrente e tem contato com coroa/ pinhão que quebra e gera o barulho. Troca a transmissão que acaba o problema já que a moto é usada mesmo. Pode até arrebentar a corrente pois a coroa/pinhão entram em atrito diretamente com o "mini-eixo" responsável pelas emendas da corrente.

mcolli
27-05-12, 13:38
Pessoal obg mesmo pela ajuda voltei agora do Marquinhos Motos aqui em SBC o problema era com a relação, troquei a mesma e agora ta tinindo , e de quebra já troquei o oleo que já ia bater os 1000kms , bom domingo pra todos!

Geliard
27-05-12, 14:36
Corrente quando faz esse "tec tec" pode ser aquele mini-cilindro que fica na parte interna da corrente e tem contato com coroa/ pinhão que quebra e gera o barulho. Troca a transmissão que acaba o problema já que a moto é usada mesmo. Pode até arrebentar a corrente pois a coroa/pinhão entram em atrito diretamente com o "mini-eixo" responsável pelas emendas da corrente.

É o que eu penso que seja mesmo... A minha é com retentor,
vou ver pra trocar porque eu pego rodovia as vezes e de fato tenho medo que quebrar... :\

mcolli
27-05-12, 18:09
O mecânico mesmo falou que essa com retentor é melhor eu coloquei da normal mesmo!

Geliard
27-05-12, 18:56
O mecânico mesmo falou que essa com retentor é melhor eu coloquei da normal mesmo!

Sim, o mecanico que levo a motoca tbm falou, e de fato com retentor é melhor mesmo.
Mas ele disse que se mesmo com retentor está fazendo barulho, entao eu poderia por sem mesmo (na verdade, acho que ele não entendeu bem qual era o barulho que eu falei que tava ocorrendo).

Vou ter que trocar mesmo, andando de boa com a moto, sinto um "toquinhos/tranquilos" na pedaleira, deve ser da corrente...
RS 125.00 relacão original da Sport na cc.
Só to com uma duvida, se coloco a original, ou se coloco a da Titan (que é a que esta na moto) =S

mcolli
27-05-12, 19:06
Eu acabei comprando da marca SCUD , vou testar ela pra ver como se comporta ,ele falou que vai durar tipo um 10000km.Agora to feliz com a motoca sou muito cuidadoso com minhas coisas e quando surge alguma coisa não sossego até achar a falha pois penso que se continuar usando sem me importar vai acabar estragando outras partes

VINICIUSMIRANDA.W
27-05-12, 19:28
Corrente quando faz esse "tec tec" pode ser aquele mini-cilindro que fica na parte interna da corrente e tem contato com coroa/ pinhão que quebra e gera o barulho. Troca a transmissão que acaba o problema já que a moto é usada mesmo. Pode até arrebentar a corrente pois a coroa/pinhão entram em atrito diretamente com o "mini-eixo" responsável pelas emendas da corrente.


As vezes também ocorre que a emenda da corrente cede e esse espaço maior entre os elos faz ela estralar e o esforço que a corrente sofre por um dos lado da emenda ter cedido faz com que ela possa arrebentar, portanto quando a relação começa a fazer esse barulho o correto é pegar um paquímetro e verificar a folga da emenda e assim trocar se estiver irregular e o conjunto ainda estiver aproveitável, se já estiver gasto troque tudo, se não troque apenas a emenda caso seja ela o problema.

Correntes com retentor custam em media 30% mais caro porem duram 100% a mais, o barato sai caro!!

Richard
27-05-12, 21:45
As vezes também ocorre que a emenda da corrente cede e esse espaço maior entre os elos faz ela estralar e o esforço que a corrente sofre por um dos lado da emenda ter cedido faz com que ela possa arrebentar, portanto quando a relação começa a fazer esse barulho o correto é pegar um paquímetro e verificar a folga da emenda e assim trocar se estiver irregular e o conjunto ainda estiver aproveitável, se já estiver gasto troque tudo, se não troque apenas a emenda caso seja ela o problema.

Correntes com retentor custam em media 30% mais caro porem duram 100% a mais, o barato sai caro!!


Não diria que uma corrente com retentor dure 100% mais que uma sem, mas com certeza, ela dura mais.

Em todas as minhas motos u sempre usei e sempre usarei corrente com retentor e sem emenda.

Usei uma corrente comum uma única vez e ela travou a roda com menos de 2mil KM, no meio de uma curva. Tinha colocado essa corrente antes de ir para Interlagos para um Track Day, e era DID, porém era comum.

Depois desse susto, nunca mais coloco uma corrente comum em nenhuma moto minha. Nessa brincadeira, por causa da economia de uns 80 ou 100 conto, depois tive que trocar o cojunto de relação completo, além do cubo que trava a coroa e todos os parafusos dela, que tudo foi moido nessa travada de roda.

Prefiro gastar na faixa dos 400 conto num conjunto de relação do que ter depois gastar alguns milhares de reais para colocar a moto para rodar novamente.

chiccoli
27-05-12, 21:56
Não diria que uma corrente com retentor dure 100% mais que uma sem, mas com certeza, ela dura mais.

Em todas as minhas motos u sempre usei e sempre usarei corrente com retentor e sem emenda.

Usei uma corrente comum uma única vez e ela travou a roda com menos de 2mil KM, no meio de uma curva. Tinha colocado essa corrente antes de ir para Interlagos para um Track Day, e era DID, porém era comum.

Depois desse susto, nunca mais coloco uma corrente comum em nenhuma moto minha. Nessa brincadeira, por causa da economia de uns 80 ou 100 conto, depois tive que trocar o cojunto de relação completo, além do cubo que trava a coroa e todos os parafusos dela, que tudo foi moido nessa travada de roda.

Prefiro gastar na faixa dos 400 conto num conjunto de relação do que ter depois gastar alguns milhares de reais para colocar a moto para rodar novamente.

achei o cara verto pra perguntar,
os orings fika do lado do cilindro que entra em contato com os dentes.., se fika do lado, num amortece nada pois a corrente não se movimenta lateralmente, então pq ela dura mais ou é melhor do que uma comum ?

Geliard
27-05-12, 22:05
Eu acabei comprando da marca SCUD , vou testar ela pra ver como se comporta ,ele falou que vai durar tipo um 10000km.Agora to feliz com a motoca sou muito cuidadoso com minhas coisas e quando surge alguma coisa não sossego até achar a falha pois penso que se continuar usando sem me importar vai acabar estragando outras partes

Eu sou assim tbm, minha moto nunca chegou a quebrar...
mas quase todo mes tá na oficina revisando/arrumando alguma coisinha que eu acho...

- - - Updated - - -


As vezes também ocorre que a emenda da corrente cede e esse espaço maior entre os elos faz ela estralar e o esforço que a corrente sofre por um dos lado da emenda ter cedido faz com que ela possa arrebentar, portanto quando a relação começa a fazer esse barulho o correto é pegar um paquímetro e verificar a folga da emenda e assim trocar se estiver irregular e o conjunto ainda estiver aproveitável, se já estiver gasto troque tudo, se não troque apenas a emenda caso seja ela o problema.

Correntes com retentor custam em media 30% mais caro porem duram 100% a mais, o barato sai caro!!

Ouvi falar tbm sobre o problema que pode aparecer na emenda... mas nunca olhei isso (e nem o mecanico).
Mas acho que vou trocar tudo mesmo, o problema maior é a grana =S kkk

Richard
28-05-12, 08:54
achei o cara verto pra perguntar,
os orings fika do lado do cilindro que entra em contato com os dentes.., se fika do lado, num amortece nada pois a corrente não se movimenta lateralmente, então pq ela dura mais ou é melhor do que uma comum ?

Correto, os o'rings ficam entre as bordas do elo e o eixo metálico.

http://i23.photobucket.com/albums/b399/higurevento/05DM2Oring.jpg

Porém, você está errado ao pensar que a corrente não sofre força lateral. Ela sofre sim, ela sofre torção do conjunto, por exemplo, ao se fazer curvas. Não é uma torção extrema, mas ela sofre torção lateral.

Outra questão, é que os o'rings ajudam a manter o lubrificante dentro dos elos, mantendo a lubrificação do conjunto por mais tempo. Devido a isso que um conjunto com retentores tem um vida útil um pouco maior que a comum, tomando os mesmo cuidados.

Eu não sou muito cuidadoso com corrente, eu lubrifico ela quando lembro, não fico bitolado em lubrificar a cada 200km, ficar lavando com querosene e tudo mais, até por isso prefiro o conjunto com retentor e sem emenda.

Se tem o trabalho de ter que tirar o quadro elástico para montar e tal, mas mesmo assim, para mim vale mais a pena, pelo silêncio da relação, por não ter que ficar me preocupando em lubrificar toda hora, por não necessitar de ficar esticando direto e também por ser mais segura.

mcolli
28-05-12, 11:21
O tópico rendeu é muito bom as dicas quem já manja bem para nós que ainda estamos engatinhando valeu

Andinho Xeineclovisk
28-05-12, 11:46
a minha começou com os tec tec, e fui ver era o rolamento q tava indo pro beleleu...

Geliard
28-05-12, 14:59
Pronto, relação trocada...
Coroa e pinhão Vaz, Corrente com retentor KMC
O que me falam sobre a qualidade dos mesmos?

- - - Updated - - -

Não percebi muito se mudou alguma coisa, mas parece que sim...
Tava atrasado pro trabalho, sai da oficina no gaiz q nem deu pra reparar muita coisa kkk

mcolli
28-05-12, 17:26
Que bom Geliard boa sorte !

lordbrill
28-05-12, 18:01
Lembro de quando voltei de viagem a minha também começou a dar uns estralos (tec-tec-tec) ... acabei trocando a relação da minha tbm... e problema resolvido :)