PDA

Ver Versão Completa : Importação particular de motos



carlosssj3
26-05-12, 20:57
Boa noite,

alguem aqui já fez ou tentou fazer importação de motos?

Estava pensando que pode valer a pena em alguns casos, caso o dolar volte à casa dos 1,60.

Pensei em trazer uma apache 180 ABS da india, que por lá tá saindo em torno de 3200 reais(cotação da rupia/real de ontem). Se a caralhada de impostos for igual à da importação de carros(em torno de 100%), então a moto vai me custar uns 6400 reais, fora a dor de cabeça. Nesse caso, acho que compensaria.

Outro caso que me chama atenção é a CBR 1000RR, que tá 13,800 dólares. Com o dolar a 1,60 , a moto vai me custar uns 44 mil reais já com os impostos.
Outro interessante para mim é a trasalp, que já com impostos, ficaria 22 mil reais.

O que acham?

dimi rdzeiro
26-05-12, 21:38
eu tbm queria saber, pra quem sabe eu importar uma ninjinha 150 2t

chiccoli
26-05-12, 22:13
eu tbm queria saber, pra quem sabe eu importar uma ninjinha 150 2t


importa ela e ja pode começar a escrever o testamento.., c viu como que a bixinha é forte ?

NiveaC
26-05-12, 22:25
essa é da série dúvidas inocentes, só pensar galera, se fosse tão fácil assim vcs acham mesmo q GERAL já não estaria importando veículos ha muito tempo??? Afinal pra que pagar mais caro se podemos comprar mais barato né?

Pra começar vc teria q ser pessoa jurídica pois física não pode importar, levando em conta q vc já seja, os impostos + custo + frete + alfandega blá blá blá ficaria caro demais, é o mesmo preço daqui no mínimo, isso na melhor das hipóteses, não compensa, ainda mais pegando moto q não tem aqui, teria q importar peça sempre q desse alguma coisa, muita dor de cabeça. Se vc for jurídico talvez consiga trazer em preço menor mas caso contrário, qqr empresa q tiver q contratar pra intermédio, devido ao lucro, já ficará o mesmo preço ou mais caro

Ivan RJ
26-05-12, 22:32
Leiam os tópicos antigos, isso já foi infinitamente debatido, não a pena nem pensar no assunto.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Defeacer
26-05-12, 22:49
Eu fico pensando, a pessoa que cogita fazer isso, tem muito dinheiro. Se tem tanto dinheiro, não esquenta a cabeça com isso, pega um avião e vai pra India, fica lá umas semanas e aluga uma moto dessas. É bem mais fácil.

casali
26-05-12, 23:08
essa é da série dúvidas inocentes, só pensar galera, se fosse tão fácil assim vcs acham mesmo q GERAL já não estaria importando veículos ha muito tempo??? Afinal pra que pagar mais caro se podemos comprar mais barato né?

Pra começar vc teria q ser pessoa jurídica pois física não pode importar,

Acho que só deveríamos responder o que sabemos, ou ao menos pesquisamos sobre o assunto,

QUEM PODE IMPORTARPessoa física ou jurídica, sendo que a pessoa física somente poderá importar em quantidade que não revele prática de comércio e desde que não se configure habitualidade.

fonte site da receita federal:

LINKS:

ORIENTAÇÃO PARA IMPORTAÇÃO DE VEÍCULO (Receita Federal):
(http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Aduana/folder/ImportacaodeVeiculos.doc)http://www.receita.fazenda.gov.br/publico/Aduana/folder/ImportacaodeVeiculos.doc

PARA SIMULAR UMA IMPORTAÇÃO (Receita Federal):
http://www4.receita.fazenda.gov.br/simulador/


IMPORTACAO DE VEICULO (http://www.carroantigo.com/portugues/conteudo/info_importacao_carro_antigo.htm)

NiveaC
26-05-12, 23:11
Pois era isso q eu sabia e tinha conhecimento Casali, inclusive não tirei isso do nada, tinha no site da receita tal informação ;)

carlosssj3
27-05-12, 00:00
essa é da série dúvidas inocentes, só pensar galera, se fosse tão fácil assim vcs acham mesmo q GERAL já não estaria importando veículos ha muito tempo??? Afinal pra que pagar mais caro se podemos comprar mais barato né?

Pra começar vc teria q ser pessoa jurídica pois física não pode importar, levando em conta q vc já seja, os impostos + custo + frete + alfandega blá blá blá ficaria caro demais, é o mesmo preço daqui no mínimo, isso na melhor das hipóteses, não compensa, ainda mais pegando moto q não tem aqui, teria q importar peça sempre q desse alguma coisa, muita dor de cabeça. Se vc for jurídico talvez consiga trazer em preço menor mas caso contrário, qqr empresa q tiver q contratar pra intermédio, devido ao lucro, já ficará o mesmo preço ou mais caro

Esse é o pensamneto mais direto que vem à cabeça, mas provavelmente as pessoas não importam porque a burocracia para fazer tal importação é muito grande, mas eventualmente vale a pena, como em alguns casos que eu citei acima, com algumas aproximações grosseiras. Eu sei que é possível, só queria saber se alguem aqui já teve a experiência. Pensando pequeno assim não se chega a lugar nenhum...

chriskopsch
27-05-12, 00:06
Tá aí um vídeo pra explicar como importar veículos ou motos:

http://www.youtube.com/watch?v=UTk6j_2HXTw&feature=g-user-u

leomarteninghe
27-05-12, 04:54
cara não ia dar certo você lembra quando lançaram a apache ela passou por mais de 80 modificações em tudo para se adaptar a gasolina, e o ambiente, e bla bla bla...
acho que o custo iria sair muito alto para vir para cá e para modifica-lo (que deve ser nescessario)
o negocio é rezar para que um dia a apache 180 venha para cá!^^

Winter_Wolf
27-05-12, 13:47
Mas imagino, e quanto a pegar uma moto grande, por exemplo, nos países que fazem fronteira com o Brasil?! Pelo vídeo, acaba saindo mais barato, mesmo com imposto. O IPI pode ser cobrado pra moto também?

Richard
27-05-12, 21:53
Tenho um colega, que lá para 2005, entrou num rolo de importação de umas 5 motos, 4 R1 e uma CBR1000.

Disse que foi a pior cagada que ele fez na vida, pois além de todo o tempo perdido para poder fazer todo o desembaraço para trazer as motos, o custo ficou o mesmo dele comprar a moto aqui, com as agravantes da moto não ser de importação oficial, não ser tropicalizada corretamente e não ter garantia.

Importar um veículo é uma grande utopia, você não consegue brigar com uma importação oficial, o custo vai ser maior, isso contando o custo oficial, sem contar o cafézinho do pessoal da alfândega, da receita, da liberação da moto, etc. e o tempo que você vai perder, não vale a pena.


Um bom exemplo e bem recente, é o Chevrolet Camaro.

Até uns 3 ou 4 anos atrás, você encontrava o carro por importaçaõ independente, na casa dos 250mil realhos, agora, a fábrica importa o mesmo carro e consegue vender na casa dos 180mil.

Dá para competir com isso???

DOUGLAS 00
28-05-12, 11:10
Eu até importaria... mas só se for um veículo que realmente fosse exclusivo, ou então, um veículo clássico, com mais de 30 anos.

mdorigon
28-05-12, 11:23
Acho que vale a pena importar , tipo um dono de oficina aqui de jundiaí, que de vez em quando importa umas 10 unidades de ducati. Mas ele ja tem 2 ou 3 caras junto com ele nessa brincadeira e ja faz sabendo de todo o tempo e custo...mas consegue sim. Só que to falando de outro faixa de poder aquisitivo...kkkk
E com tudo isso...dando certo, ainda temos a questão da tropicalização. Esse cara tem oficina de preparação de motos SS, custom´s e afins...ele se vira. E quem é cliente dele ja paga pra ele tb... mas quem não tem $$$ ? Acho que como tudo na vida...deve ser pensado, colocado na ponta do lapis e quem achar que vale a pena o sonho...que seja feliz !!!

Richard
28-05-12, 11:26
Eu até importaria... mas só se for um veículo que realmente fosse exclusivo, ou então, um veículo clássico, com mais de 30 anos.

O Brasil tem um a restrição à entrada de produtos usados no país.

Você só consegue importar um produto novo. (em regra normal)

Coisas pequenas como peças e tal, você até consegue dar o gato e passa batido, pois a receita faz vista grossa, já comprar um carro ou moto usados, você não consegue trazer para o país, pois a aduana não vai deixar o mesmo entrar, só é possível a importação de um veículo 0km, com nota fiscal do fabricante.

Veículos usados são proibidos de importação.

FabricioFabuloso
28-05-12, 11:31
Richard, veiculos usados com mais de 30 anos podem ser importados sim...

Abraços

DOUGLAS 00
28-05-12, 11:41
Justamente, veículos com mais de 30 anos podem sim... porem tem alguns detalhes a mais a serem vistos.

ThiBecker
28-05-12, 12:09
Bom, o dinheiro que vc ganha no preço da moto lá, vc perde na regularização e transporte aqui pro Brasil. Não compensa.

uedaa
28-05-12, 18:33
não vai ter garantia, as vezes a moto é tropicalizada para rodar aki o dollar a 1.60 vai ser raro com a crise que tá + de 2.00 esses dias.Tempo para liberar desde a compra até chegar na sua casa.

Richard
29-05-12, 08:37
Richard (http://www.pequenasnotaveis.com.br/member.php?u=4448), veiculos usados com mais de 30 anos podem ser importados sim...

Abraços

Tem tanta coisa para você conseguir trazer ele que nem vale a pena. É totalmente inviável, colocam muitas coisas contra para você não fazer o processo, além da grana e tempo que vai.

FabricioFabuloso
29-05-12, 08:55
Tem tanta coisa para você conseguir trazer ele que nem vale a pena. É totalmente inviável, colocam muitas coisas contra para você não fazer o processo, além da grana e tempo que vai.

Esse tipo de coisa é pra quem tem bastante grana e "precisa" comprar um clássico pra restaurar e rodar por aki...

Abraços

lisarbrider
29-05-12, 15:22
Pelo simulador de importação da receita o valor total ficaria 5126,27 + frete + licensiamento, então acho que até dá pra pensar nisso mas não contabilizei o tempo de espera, o contrato de câmbio e o packing list que são necessários para efetivar uma importação direta. Bom, quanto à adaptação para terras tupiniquins, acho que por vir da Índia, não é tão necessária. Agora é só pensar do valor que teria se fosse comercializada aqui e, talvez, fique mais em conta no final de tudo.

NiveaC
29-05-12, 19:47
cara, se na índia não tiver tropicalização esquece, o tanque vai corroer rapidinho, só a gasosa daqui estraga qqr moto importada

lisarbrider
29-05-12, 20:05
cara, se na índia não tiver tropicalização esquece, o tanque vai corroer rapidinho, só a gasosa daqui estraga qqr moto importada
Só pra constar a Índia fica no trópico, talvez a adaptação teria de ser pelo combustível, como vc disse.

NiveaC
29-05-12, 21:25
bom, explico, tropicalização de motos é um procedimento q necessita ser feito em motos q são importadas para o Brasil ou qqr outro lugar q tenha álcool misturado na gasolina e água no álcool, chamam de tropicalização logicamente pela geolocalização brasileira mas um fato de outro país estar em qqr trópico q senha ou não, não tem nada a ver com isso. Então... portanto... desta forma rs.... quer importar importe mas grandes marcas, uma delas a BMW já caiu do cavalo apenas por "importar" veículos sem fazer a tropicalização e depois teve q trocar meia moto pra todo mundo q comprou

lisarbrider
29-05-12, 21:45
bom, explico, tropicalização de motos é um procedimento q necessita ser feito em motos q são importadas para o Brasil ou qqr outro lugar q tenha álcool misturado na gasolina e água no álcool, chamam de tropicalização logicamente pela geolocalização brasileira mas um fato de outro país estar em qqr trópico q senha ou não, não tem nada a ver com isso. Então... portanto... desta forma rs.... quer importar importe mas grandes marcas, uma delas a BMW já caiu do cavalo apenas por "importar" veículos sem fazer a tropicalização e depois teve q trocar meia moto pra todo mundo q comprou
Sim Nivea, entendi o que vc quis dizer rsrs, mas o quero dizer é que na Índia o clima é parecido com o que temos aqui e isso facilita a adaptação. E o termo "tropicalização", refere-se especificamente ao clima pois como o exemplo que vc deu da BMW, que eram adaptadas para clima mais seco e frio, sem as devidas adaptações de materiais, geraram muitas dores de cabeça. Como na Índia o clima é muito parecido, o que mais preocupa é a mistura de álcool no nosso combustível mas não é um problema muito difícil de resolver. A título de curiosidade, a maioria das motos pequenas japonesas comercializadas aqui, inclusive sua moto, são projetos desenvolvidos na Índia e sofreram muito poucas alterações para serem comercializadas aqui.

Richard
29-05-12, 22:22
Pelo simulador de importação da receita o valor total ficaria 5126,27 + frete + licensiamento, então acho que até dá pra pensar nisso mas não contabilizei o tempo de espera, o contrato de câmbio e o packing list que são necessários para efetivar uma importação direta. Bom, quanto à adaptação para terras tupiniquins, acho que por vir da Índia, não é tão necessária. Agora é só pensar do valor que teria se fosse comercializada aqui e, talvez, fique mais em conta no final de tudo.


Isso para importação de que moto???

NiveaC
29-05-12, 22:34
80 modificações é pouquinho mesmo,
só clima/altitude se resolve com uma simples regulagem (praia/montanha), já prepará-las para nossa gasosinha não é tão simples conseguir um serviço de qualidade independente

lisarbrider
29-05-12, 22:56
Isso para importação de que moto???
Da Apache 180 com Abs do tópico.

- - - Updated - - -


80 modificações é pouquinho mesmo,
só clima/altitude se resolve com uma simples regulagem (praia/montanha), já prepará-las para nossa gasosinha não é tão simples conseguir um serviço de qualidade independente
Desculpe Nivea, não entendi. Quando se fala de clima não é uma simples regulagem como vc cita, tem o lance das borrachas, do arrefecimento e de outros componentes que devem ser revistos. Com relação à gasosa, 20% de álcool não é um problema tão grande que chega a corroer os componentes da moto; agora se falarmos de álcool puro, ai já é outra conversa. Não estou te criticando mas, apenas, expondo o pouco que tenho de informações a respeito desse tema;). Se houver alguém que entenda mais sobre isso pode se pronunciar e até me corrigir se eu estiver errado que não há problema.

Richard
30-05-12, 00:00
Da Apache 180 com Abs do tópico.


5mil e pouco de preço bruto.

Pode pelo menos dobrar (eu chutaria triplicar) isso para você ter a moto na porta da sua casa.

Só de frete você vai gastar mais uns 5mil... Hahahaha

Isso sem contar desembaraço alfandegario, taxas de entrada no país (não é o imposto de importação, é outras coisas que você terá que pagar para poder trazer o veículo), ICMS, dependendo do estado que você está (média de mais uns 15% do valor TOTAL, com frete e tudo) e outras coisas que possam ter.

Ah, e só para avisar, o Brasil cobra imposto em cima de imposto, tipo, você vai pagar X sobre o preço total, incluso frete, seguro e tudo mais, depois mais Y de ICMS sobre o preço total, depois mais Z por outra taxa qualquer, também sobre o preço total e por aí vai.

Você não conseguiria ter essa moto aqui por menos de uns 12 ou 13 mil, pelo menos.

lisarbrider
30-05-12, 00:21
Código NCM (http://javascript<strong></strong>:janela_padrao('glossario.html#ncm','Glossario',50 ,50,400,500,'yes','yes','yes');)
8711.20.20


Descrição NCM
MOTOC.C/MOTOR PIST.ALTER.CIL >=125CM3


Taxa de Câmbio (http://javascript<strong></strong>:janela_padrao('glossario.html#cambio','Glossario' ,50,50,400,500,'yes','yes','yes');) do Dia 30/5/2012
R$ 1,0000


Valor Aduaneiro (http://javascript<strong></strong>:janela_padrao('glossario.html#valorad','Glossario ',50,50,400,500,'yes','yes','yes');) Convertido
R$3.200,00


Alíquota II (%)

Tributo II (http://javascript<strong></strong>:janela_padrao('glossario.html#ii','Glossario',50, 50,400,500,'yes','yes','yes');)
R$ 640,00


Alíquota IPI (%)

Tributo IPI (http://javascript<strong></strong>:janela_padrao('glossario.html#ipi','Glossario',50 ,50,400,500,'yes','yes','yes');)
R$ 960,00


Alíquota PIS (%)

Tributo PIS (http://javascript<strong></strong>:janela_padrao('glossario.html#piscofins','Glossar io',50,50,400,500,'yes','yes','yes');)
R$ 58,18


Alíquota COFINS (%)

Tributo COFINS (http://javascript<strong></strong>:janela_padrao('glossario.html#piscofins','Glossar io',50,50,400,500,'yes','yes','yes');)
R$ 267,99


As alíquotas podem ser preenchidas manualmente e os tributos recalculados



Bom, em cima disso que passei esses valores, acho que até +- R$ 7500,00 dá pra chegar, o frete vc pode reduzir alugando espaço num contêiner com outro importador que vc já abate um bom preço do frete.