PDA

Ver Versão Completa : Qual Moto para viagem diária de 120km?



Suicidal
31-05-12, 08:50
fala pessoal...

atualmente tenho uma xt600, porém vou precisar viajar diariamente 120km (60km ida + 60km volta).

qual moto indicam que seja economica (acima de 25km/l) e com uma boa média de velocidade (100-120km/h)?

ja tive uma fazer 08 e foi uma excelente moto para esse tipo de viagem, nunca me deu problema, andava legal e era economica, porém queria mais opções..

Lander250X?
XRE?
CB300?

diogosalvador
31-05-12, 08:58
Eu tenho a next, fábricada pela Sym e importada pela dafra, e te recomendaria ela sem dúvidade, painel mais completo , frio a disco nas duas rodas de série, led,preço mais barato que as concorrentes, consumo chega facilmente aos 32km/l, refrigeração a agua e 6 marcha!.

Das que voce citou eu já tive a Lander, e posso te dizer que é uma moto EXCEPCIONAL!
Eu nao iria de 300 pq vc sabe que vai bater corrente, se voce acostumar com o barulho, a arrancada da 300 é mais forte que a next 250, mas na velocidade final fica mesma coisa ( meu pai teve 300).
A XRE nunca andei /tive.

George
31-05-12, 10:01
cara...eu no seu lugar iria de xt com ctz moto muito confortavel conheco muita gent q usa ela em viagens! moto q nao vai te deixar na mao na hora que precisar de velocidade e forca porem com ctz ela gasta mais q uma 250 mais acho q o beneficio q vc tera sera maior!
abraco

iZurpho
31-05-12, 11:17
A Next 250 realmente é uma boa opção, porém seu pouco tempo no Mercado e praticamente a única forma de se adquirir uma é Zero não vai agradar muito.

Não recomendo motos Trail para viagens, principalmente quando são longas, são ótimas em terrenos irregulares, mais por serem motos altas não são recomendáveis para viagens por terem muita resistência ao ar, já que não se "fixam ao chão". Particularmente acho que cansam muito o piloto.

Apesar de já ter saído de linha a melhor escolha é a Twister, é uma moto com uma boa potência, boa retomada, com 6 Marchas e a Carburador. Não é um milagre em economia por ser a carburador, mais a 6ª marcha ajuda um pouco em viagens que se exige mais.

E é aquela velha lei, por ser Honda, se acha peças até mesmo em Farmácias.

Suicidal
31-05-12, 11:31
diogosalvador: ainda sou meio receoso em relação a dafra.penso em peças para reposição e tal...as vezes o q economizo de um lado, gasto no outro...

george: imagina andando 600km por semana...quase 3000km por mes?? 35mil km por ano!! vai quebrar minhas pernas em relação a manutenção e principalmente consumo...com certeza a xt é mto mais moto do q todas q eu citei...mas meu bolso nao aguenta...quem sabe fazer um downgrade pra uma 250 e depois comprar uma 600 so pra fds...

izurpo: nada contra a tw...mas ainda prefiro a fazer...viajei uma vez com meu primo, eu de fazer e ele de XRE...as duas andaram juntas...e com consumo bem parecido...porem a XRE foi com mais conforto...

iZurpho
31-05-12, 11:38
Não optei pela Fazer, porquê como ele mesmo disse: Queria mais opções.

DOUGLAS 00
31-05-12, 11:55
Ténéré 250.

Se quiser uma baratinha em tudo (Compra baratinho e mantém baratinho) e que faz 28 na estrada, Strada 200.

Richard
31-05-12, 13:33
Continua com a XT.

fadu
31-05-12, 14:15
eu sou de pindamonhangaba-sp e trabalho em limeira-sp, todo fim de semana vou para casa e volto....ja fiz várias vezes em uma twister...são 300 km para ir e 300km para voltar....a primeira e a segunda vez confesso que me cansei bastante...mas depois que o corpo acostumou foi tranquilo acho que vc não teria problema com a twister pois a moto aguentou bem...eu é que me cansei nas primeiras vezes... agora to preparando o meu corpo para levar uma xlr 125 para lá....kkkkk

Pablo Peres
31-05-12, 14:31
Como um amigo falou acima, Ténéré 250 seria uma boa pedida. Carrega a mecânica 250cc da Yamaha e tem muito conforto.

Eurich
31-05-12, 15:10
Fazer 250 ou CB 300...

Andinho Xeineclovisk
31-05-12, 15:51
a Tenere 250 será o mesmo estido da sua xt neh... faz um test driver numa 250 street... a Fazer mais nova ou a cb 300 são otimas pra sua necessidade. Ha, tem a nova da dafra ne, vale a pna se pensar nela tambem, pelo menos de aparencia, achei mto mais bunita que a fazer e cb.

Motaro
31-05-12, 19:35
Eu mandaria o conforto pro inferno e mandaria uma 150. Ia devagar, morrendo no caminho, mas pelo menos economizava. Eu jamais colocaria uma 250 pra "gastar" 120km/dia. Ando com minha GSR praticamente o mesmo percurso (50 de ida e 50 de volta). Comprei ela em dezembro e já está com quase 10mil rodados. É mto desgaste pra moto. Ela faz 40 com 1 litro, então vou e volto com 5 reais, e tenho ctza q na hora de trocar peças será mais barato. Sei lá, eu ando na manha, a GSR faz o serviço numa boa, nunca passei apuros e economizo um troco.Tenho mta dó de por uma 250cc pra roda tanto assim, tanto que caso eu faça um up e continue morando distante do trabalho, minha 250cc será somente para fins de semana (o que me da a liberdade de ter qualquer uma, visto que n é meu meio de transporte principal )

renanperim
31-05-12, 19:44
Noite!

Vai trampar onde?
Bem, as opções vc sabe quais são(vamos falar de 0km):
Fazer
Cb 300
Lander
Ténéré
XRE

Vc esta em uma cidade que deve se preocupar bastante com roubos, então eu descartaria a honda.
Vc disse que não quer mais fazer, ficaria a velha Lander e a Ténéré.
Como a Lander é a mesma coisa desde 2006, sobrou a Ténéré.
E como eu tenho uma eu não consigo ser imparcial em algo que eu estudei tanto antes de comprar.
De qq forma, oq comprar estará bem equipado.

nil_bad
31-05-12, 20:54
Se quer econômizar a melhor escolha é uma 150cc, dá pra andar a 100km/h e máxima de 120km/h isso falando da CG.

Tanto a XT como qualquer outra moto 250cc pra rodar isso diariamente o consumo e manutenção vai ser alto!

César
31-05-12, 21:01
Titan 150, mesmo pq vc quer economia.

Suicidal
31-05-12, 21:07
moto 150cc na pista a 120km/h anda mto esgoelando...
to entre a XRE (q ja vi fazendo 28km/l a 120) ou a fazer q ja conheço, andei mais de 15 mil km (30 mil km no total da moto) e nunca deu dor d cabeça...

acho q vou dar um pulo nas concessionarias pra fazer um teste drive...

corsani
31-05-12, 21:14
tambem iria de teneré 250 por ter uma ótima autonomia e se pudesse ainda por um pinhão com um dente a mais para alongar mais seria uma boa

DOUGLAS 00
31-05-12, 21:20
Uma pergunta: Vai continuar com a XT 600?

Suicidal
31-05-12, 21:27
tambem iria de teneré 250 por ter uma ótima autonomia e se pudesse ainda por um pinhão com um dente a mais para alongar mais seria uma boa

essa ideia de pinhao com um dente a mais nem sempre é uma boa...na fazer por exemplo nao foi legal...tinha q andar com o acelerador no ultimo pra andar msm coisa q andava com o pinhao normal...resultado: mais consumo...rs...

Douglas
a ideia é colocar a XT no rolo...mas vamos ver ate la o q vai acontecer...vai q.....rs

NiveaC
31-05-12, 21:41
trail pequena não serve pra rodovia, muito instável
uso uma titan pra 50k por dia (50 ida, 50 volta), na dutra, dá tranquilo, uma 250 realmente te dará um pouco mais de conforto
eu iria de fazer mas independente da escolha, coloque uma bolha, faz muita falta e se escolher outra trail fará mais ainda

Motaro
31-05-12, 21:53
moto 150cc na pista a 120km/h anda mto esgoelando...
to entre a XRE (q ja vi fazendo 28km/l a 120) ou a fazer q ja conheço, andei mais de 15 mil km (30 mil km no total da moto) e nunca deu dor d cabeça...

acho q vou dar um pulo nas concessionarias pra fazer um teste drive...
Olha, a maioria das rodovias tem velocidade de 80 a 110. A que vc vai andar é 120 ou vc não respeita o limite de velocidade? A que eu ando é de 80 e com trechos a 110 e minha moto faz numa boa.

NiveaC
31-05-12, 22:13
o problema é q quanto maior o trecho pior é ficar sempre no limite (do motor), em subida pode fazer falta, pra mim não faz, mas dependendo da rodovia pode fazer muita falta sim

DOUGLAS 00
31-05-12, 22:13
Existem algumas que são liberados os 120km/h.

De certa forma estou mantendo a minha 200cc por esse motivo também: Me da pena de por uma moto muito melhor a ralar no dia a dia...

top_dog
31-05-12, 22:18
Cara eu rodei isso de XT600e, Nx150, Dt180 e Tenere 250.

O melhor custo beneficio eh a tenere 250. Media de consumo perto dos 30km/l e anda nos 100 110 numa boa... 120 comeca a forcar.

CB/xre gasta mais e sinceramente ainda nao confio mto nao rs.

Usava um banco ere na minha tenere, perfeito... nao cansava nada.

de nx e dt ate eh possivel, mas judia da moto e o gasto acaba sendo proximo de uma 250.

Suicidal
01-06-12, 08:08
entao...pra galera q falou dos 120km/h, vou utilizar a moto principalmente na rodovia dos bandeirantes, q pra qm nao conhece foi eleita a melhor rodovia do pais...la o asfalto é nota 10, sem mto subidoes nem descidas...com limite de velocidade de 120km/h...a unica coisa ruim de la é q por ter 3 ou 4 faixas em cada direção, forma-se um campo muito aberto, muito sujeito a vento...por esse motivo to descartando uma trail com o paralama alto...acredito q as streets ou trail com paralama baixo (como a tenere) fiquem melhor nessa condição...

Motaro
01-06-12, 09:12
Então tem q ser a Tenere mesmo, ou a Fazer, se vc conseguir uma usada, melhor.
A Next seria uma opção se vc n fosse usar tanto, pq rodando 120km por dia, em um ano vc vai ter q jogar ela no lixo, praticamente, pq vai estar com uma quilometragem imensa e é Dafra, que já n tem mto valor de revenda mesmo novinha.

A Tenere (em caso de 0km) é a única q vai te dar conforto, velocidade e ainda uma possível revenda não tão ruim. Se vc pegasse uma Fazer usada economizaria 5 mil reais, mas também poderia jogar fora dps, pq contando q vc pegue com uns 10~15mil, em um ano vai ter uns 30 e poucos, e o valor dela vai ser bem baixo =\. Pelo menos economizaria sua XT.

mdorigon
01-06-12, 09:47
Mas vem ca...o quanto vc gasta com z xt600 andando a 120 por hora ? Bem regulada e em ordem, duvido que ela não chegue na casa dos 26 km litro. E como é pista, pneu e relação se desgasta menos. Alias...acredito que seja até melhor o tipo de peças dela nesse caso, ja que são mais dimensionadas para o torque brutal da xt, andando nessas condições de pista, vai durar muito tempo. Pensa nisso. Ja andei no forum da xt/teneré 600/660 e o pessoal consegue médias boas em viagens de fazer inveja viu a moto menor. Coloca uma bolha nela, muda o modelo do paralama e seja feliz.
Caso não queira mesmo... eu iria de fazer 250cc, twister usada, uma tenere 250cc tb seria uma escolha, assim como a xre300. Nada contra a dafra next 250ccc. mas ela ainda ta nova no mercado, tem que esperar mesmo um tempo pra ver como a motoca se comporta, e os possiveis problemas que aparecem, espera o modelo 2013, que com certeza ele vem livre de muita coisa que aparece no primeiro ano.
Mas eu ficaria na xt sem duvida...se ela ta em bom estado.

Suicidal
01-06-12, 09:59
Mas vem ca...o quanto vc gasta com z xt600 andando a 120 por hora ? Bem regulada e em ordem, duvido que ela não chegue na casa dos 26 km litro. E como é pista, pneu e relação se desgasta menos. Alias...acredito que seja até melhor o tipo de peças dela nesse caso, ja que são mais dimensionadas para o torque brutal da xt, andando nessas condições de pista, vai durar muito tempo. Pensa nisso. Ja andei no forum da xt/teneré 600/660 e o pessoal consegue médias boas em viagens de fazer inveja viu a moto menor. Coloca uma bolha nela, muda o modelo do paralama e seja feliz.
Caso não queira mesmo... eu iria de fazer 250cc, twister usada, uma tenere 250cc tb seria uma escolha, assim como a xre300. Nada contra a dafra next 250ccc. mas ela ainda ta nova no mercado, tem que esperar mesmo um tempo pra ver como a motoca se comporta, e os possiveis problemas que aparecem, espera o modelo 2013, que com certeza ele vem livre de muita coisa que aparece no primeiro ano.
Mas eu ficaria na xt sem duvida...se ela ta em bom estado.

XT600 fazendo 26km/l?? só se for XT de pescador...rs....
o maximo q consegui foi 21km/l descendo uma serra na chuva, ou seja, andando mto na manha...
XT600 andando a 120 e fazendo 26km/l nao existe...é lenda!!!...
meu tio tem uma 660, q é bem mais moderna, injeção eletronica e nao faz isso....

mdorigon
01-06-12, 10:15
XT600 fazendo 26km/l?? só se for XT de pescador...rs....
o maximo q consegui foi 21km/l descendo uma serra na chuva, ou seja, andando mto na manha...
XT600 andando a 120 e fazendo 26km/l nao existe...é lenda!!!...
meu tio tem uma 660, q é bem mais moderna, injeção eletronica e nao faz isso....
Isso que não entendo...tem gente no forum da xt que diz que conseguiu até melhor que isso. Eu ja vi cara de tenere 600 tb dizer que na pista conseguiu 25km/l. Bem, a 120 em sexta com o torque que ela tem vc ta só relando o acelerador....mas sei la. Na cidade reconheço que deve beber mais no transito, gastar pneu, relação...para e anda não tem jeito. Bem, tb tem o lado dos que fizeram e fazem essa media e o lado dos que nunca conseguiram mais que 20 km litro la no forum... vou ficar com sua opinião pq vc tem uma e ta falando aqui como a sua se comporta. Eu ja consegui fazer 24 por litro numa 125cc em uma viagem de jundiai-ibitinga-itapolis-jundiaí, com o punho serrado mesmo, contagiro sempre na entrada da faixa vermelha. Mas andando mais calmo ja fiz 37 de boa. Por isso que falo...se vc conseguisse uma média de 25-26 litro na pista é de fazer inveja mesmo a muito motor menor.

Olhando de novo...achei uns cara la no forum que fizeram 25 pra cima...mas na media de 100 por hora. Teve um que jura ter feito 30 por litro nessa média. Mas os que andam mais forte chegaram na media de 18 a 21 mesmo. E no site da uol outro dia tinha um teste da tenere e da bmw gs650 onde a media da tenere foi entre 18 e 20 mesmo. Uma pena...andando mais forte nbebe mesmo.

Suicidal
01-06-12, 10:35
Isso que não entendo...tem gente no forum da xt que diz que conseguiu até melhor que isso. Eu ja vi cara de tenere 600 tb dizer que na pista conseguiu 25km/l. Bem, a 120 em sexta com o torque que ela tem vc ta só relando o acelerador....mas sei la. Na cidade reconheço que deve beber mais no transito, gastar pneu, relação...para e anda não tem jeito. Bem, tb tem o lado dos que fizeram e fazem essa media e o lado dos que nunca conseguiram mais que 20 km litro la no forum... vou ficar com sua opinião pq vc tem uma e ta falando aqui como a sua se comporta. Eu ja consegui fazer 24 por litro numa 125cc em uma viagem de jundiai-ibitinga-itapolis-jundiaí, com o punho serrado mesmo, contagiro sempre na entrada da faixa vermelha. Mas andando mais calmo ja fiz 37 de boa. Por isso que falo...se vc conseguisse uma média de 25-26 litro na pista é de fazer inveja mesmo a muito motor menor.

Olhando de novo...achei uns cara la no forum que fizeram 25 pra cima...mas na media de 100 por hora. Teve um que jura ter feito 30 por litro nessa média. Mas os que andam mais forte chegaram na media de 18 a 21 mesmo. E no site da uol outro dia tinha um teste da tenere e da bmw gs650 onde a media da tenere foi entre 18 e 20 mesmo. Uma pena...andando mais forte nbebe mesmo.

eu acredito que chegue a fazer uns 25km/l...andando a 80km/h..sem dar no acelerador na subida pra manter a velocidade...ai acho q da pra fazer...
mas vc q é de jundiai e conhece as estradas da região...imagina vc de moto a 80km/h na bandeirantes...é pedir pra ser atropelado por um caminhão...só pode...rs

mdorigon
01-06-12, 10:54
eu acredito que chegue a fazer uns 25km/l...andando a 80km/h..sem dar no acelerador na subida pra manter a velocidade...ai acho q da pra fazer...
mas vc q é de jundiai e conhece as estradas da região...imagina vc de moto a 80km/h na bandeirantes...é pedir pra ser atropelado por um caminhão...só pode...rs

Uai...eu não sou atropelado. Não costumo andar muito acima de 80-90 na pista não. Tem dia que ando mais forte, mas a maioria das vezes, ainda mais se a viagem for longa... Nunca tive problema. Na anhanguera acho mais perigoso...pq são duas faixas, e as vezes o pessoal força um pouco a barra na faixa da direita. Mas na Bandeirantes amigo...tem 3 faixas, tem pedaço com 4 faixas. Quem quer correr que use as duas faixas alem da terceira. Se eu to ali na terceira faixa, a da mais da esquerda na minha é pra não atrapalhar quem quer desenvolver mais. Ja fui pra barretos nesse ritmo...80-90 por hora...ida e volta, e to vivo. E no mesmo dia. Agora se eu fosse ir com o cabo enrolado na minha pobre 125cc talvez eu não chegasse...ou chegasse todo quebrado. Alem de andar um tico de nada a mais, gasta mais combustivel e da um stress ficar em cima da moto berrando. Sem brincadeira...andei ida e volta de barretos 860 km no ritimo devagar e sempre e cheguei inteiro e fiz mais de 33 por litro. Nessa viagem que fiz 24 por litro, andando com o punho colocado, andei 650 km no dia...fiquei muito mais cansado e estressado do que a mais longa. Cada moto tem seu ritimo. É saber respeitar e planejar isso. Falaram pra vc de usar uma 150cc. Eu no seu caso não faria isso. Tentar andar uma 150cc a 120 por hora, e pelo que vejo vc ta planejando essa velocidade pra ter o deslocamento de uma hora mais ou menos pra ir e amis uma hora pra voltar...vc só vai se estressar e acabar com a moto rapidinho. Agora...se vc planejar rodar tipo...duas horas pra ir e duas hora pra voltar, indo no ritimo da 150cc vc vai economizar as tampas...mas vai de vc.

Andinho Xeineclovisk
01-06-12, 11:02
olha, eu tenho uma fazer 2008, vou de uma cidade á outra todo dia... e ela não faz menos de 30 km por litro, vou sempre na balada da rodovia 90/100 e as vezes dou uma esticadinha pra ultrapassar, esse é outra vantagen da 250 contra as 150, pois ela vai ate 120/130 rapidinho. e fazendo a ultrapassagen volto pra velocidade normal. e posso te dizer, ja tive cg que mal fazia 30 então vale bem mais apena a Fazer, pois alia conforto, potencia (o suficiente) e economia. e as Trail é bom, mas pra rodovia assim não é o ideal, uma street será melhor pra sua nescessidade.

Richard
01-06-12, 13:10
XT fazendo 25+ km/l?????????????


Faz.

Igualzinho nêgo que faz 45 de Lander, 38 de Twister, 60 de CG e por aí vai.

Rubinho
01-06-12, 13:18
Minha XT600 tá muito bem regulada, na estrada faz 22km/l, a diferença é que ela faz isso andando a 120km/h, carregado ou vazio, subindo ou descendo, vento contra ou a favor...De 22 para 26km/l, a segurança de andar numa 600 paga com sobra esse troco no combustível.

Na boa, eu não trocaria, acho que das motos "maiores" a XT600 é a que tem a manutenção mais barata e fácil, além disso é reconhecidamente um moto que não quebra, no clube XT600 mesmo tem uma com 250000km sem abrir motor. Então só vai gastar com itens de desgaste normal. A xt600 é uma moto que você já conhece, sabe o que precisa e o que não precisa, arriscar comprar outra moto? Não vejo com bons olhos....

Como falaram aí, motard nela ou então uma simples bolha e vai ter uma moto quase perfeita para o que você precisa.

corsani
01-06-12, 13:49
essa ideia de pinhao com um dente a mais nem sempre é uma boa...na fazer por exemplo nao foi legal...tinha q andar com o acelerador no ultimo pra andar msm coisa q andava com o pinhao normal...resultado: mais consumo...rs... Douglas a ideia é colocar a XT no rolo...mas vamos ver ate la o q vai acontecer...vai q.....rs se vc por um pinhão maior na fazer ou teneré e ela der a mesma velocidade final e mesma economia na realidade ela esta mais rapida e mais economica porque o sensor de velocidade dela é no motor e não na roda. qualquer tipo de preparação que vc fizer nessas motos que influencie na rotação vc vai perceber no velocimetro, mas mexendo a relação o velocimetro vai marcar o mesmo. se botar ela numa estrda e fizer 25 km por litro com os 2 pinhões pode ter certeza que os 25 km com o pinão de um dente a mais vai ser mais longo. vlw