PDA

Ver Versão Completa : TDR180 pipocando ao desacelerar



magrao tk
03-06-12, 18:27
EDITADO

Buenas galera!

A grande maioria aqui tá interpretando errado o que quero dizer. To pensando em filmar ela em movimento que é o problema... é que assim parada tambem se percebe... como disse é o póf póf depois da acelerada. Se repararem bem até a luz de neutro dá uma piscada mais forte, e o próprio ponteiro do contagiros dá um pequeno pulinho em cada explosão dessas.


http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=6_3uafGSHz4

O problema nem é pelo barulho, mas quando eu pego umas descidas fortes e compridas aqui, se largo acelerador e deixo no freio motor ela fica a cada póf desses dando um pequeno pulo pra frente. Como é a descer, cada póf desses faz ela ganhar velocidade, 2t tempos já tem pouco freio motor, acabo tendo que segurar nos freios... e como ela continua a fazer, a relação sofre esses solavancos quando to freiando.

Minha TDR desde que reformei ela e fiz o motor ficou sempre dando uns pipocos quando desacelera.

Se eu largo o acelerador numa descida ela vai embora dando uns pulinhos, afinal cada ''pipoco'' que me refiro não é aquele tiro que os vida loca fazem desligando chave, na verdade são explosões no momento de acelerador fechado, como se ainda desse umas gorfadas de mistura sem acelerar. Não é mistura pobre, o famoso nhem nhem nhem desses casos. Ela tá bem gordinha até.

Bem... mexi hoje na única coisa que não era original, que é a tampa do cilindro que tava sem junta, só com cola. Tava vazando pois tava melado de óleo entre o cilindro e a tampa conforme a foto:

http://img12.imageshack.us/img12/9807/1007648s.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/12/1007648s.jpg/)

Pensei que esses pipocos podia ser por causa desse vazamento, conforme dicas de pessoas na net. Só que coloquei a junta nova agora a tarde e permaneceu tudo igual, alías, ficou pior porque ficou meio xoxa na arrancada, mas tentei mexer no parafuso do ar e acho que deixei errado.

Então o que a galera acha? Alguem aí já passou por isso? Sei que quase ninguem tem ou entende de motor 2t, mas acredito que essa falha tambem aconteça aos motores 4t.

Caique
03-06-12, 18:53
magrao nao entedo qs nada de 2 t mas a vela ta boa ?não tem nenhuma entrada falsa de ar nela?

magrao tk
03-06-12, 19:03
magrao nao entedo qs nada de 2 t mas a vela ta boa ?não tem nenhuma entrada falsa de ar nela?

Tem não Caíque, já revisei toda a admissão umas trocentas vezes e a vela já troquei tambem. Já tá velha atualmente, mas mesmo quando era nova dava isso tambem.

Caique
03-06-12, 19:09
o filtro de ar nao ta mt restrito ou a mistura mt rica?
acho q esse pipoco dever combustivel queimando ja no cano de descarga...
ela ja e cdi?

magrao tk
03-06-12, 19:14
Ela usa gicle de baixa 0.30 (é meio grandinho, acho que o original é o 0.27) mas já tentei outro menor e não mudou. Agulha no 4º estágio, gicle de alta 145 e parafuso pode mexer que não muda isso. Filtro é original dela com espuma nova e sem a borracha de entrada que restringe um pouco.

Talvez seja essa combinação de gicles até... sempre achei estranho ela não dar falta em alta com um gicle 145, sendo que a RD135 usa gicle 150.

Caique
03-06-12, 19:16
ela ja e cdi?

magrao tk
03-06-12, 19:18
Sim, CDI original.

Caique
03-06-12, 19:20
n sai do ponto entao...

magrao tk
03-06-12, 19:24
Não. Aliás já testei o cdi dela na RX por outros motivos, mas já observei que na RX não fazia isso.

Acho que um teste que vou tentar outro vai ser trocar os carburadores delas, só pra ver no que dá.

Caique
03-06-12, 19:26
a centelha ta azul?

magrao tk
03-06-12, 19:29
Ih, agora não sei... mas era.

Tu desconfia que seja na ignição? Ela tá pegando bem e tá com força razoável... só não tá bem regulada.

Caique
03-06-12, 19:39
é o q falei nao conheço bem 2t ,mas acredito q por algum motivo esteja sobrando combustivel na queima.....
q eu me lembre pode ser
mistura
igniçao
ponto
baixa compressão
no 4t no 2t deve ser parecido..
ponto

magrao tk
03-06-12, 19:50
É estranho que ela tá funcionando normal ao acelerar, estica bem, não dá excessos, não embola... tem só um pequeno buraco na aceleração e no soltar o acelerador essa falha. Vou tentar isolar esses itens e testar uma coisa por vez. Nunca dei muita bola pra isso, e já tinha como certo que era vazamento no cabeçote. Mas agora que vi que não era encasquetei que tenho que resolver isso. Valeu Caique, abrass.

- - - Updated - - -


é o q falei nao conheço bem 2t ,mas acredito q por algum motivo esteja sobrando combustivel na queima.....
q eu me lembre pode ser
mistura
igniçao
ponto
baixa compressão
no 4t no 2t deve ser parecido..
ponto

Baixa compressão pode causar isso?

Caique
03-06-12, 20:09
é o q falei nao conheço bem 2t ,mas acredito q por algum motivo esteja sobrando combustivel na queima.....
q eu me lembre pode ser
mistura
igniçao
ponto
baixa compressão
no 4t no 2t deve ser parecido..
ponto


acho q me equivoquei,misturei um pouco com o diesel,no diesel qd ta com baixa ele embola pq a quima vai ficando mt atrasada..

- - - Updated - - -

magão ja q acelerando n faz tenta ver a mistura primeiro ..

RDMOTOS-IJUI
03-06-12, 22:02
magrão, troca o carbura, eh certo que eh ele...

boydev8
03-06-12, 22:47
magrao vejo muito isso em carros geralmente estes estouros nos carros sao devido a entrada de ar falso em algum lugar do escapamento pode ser junta deficiente ou algun trinco ou vazamento entre emendas ja vi isso em moto tb e se o escap e muito direto e curto do que o original ou de diametro diferente tb da espero ter ajudado

magrao tk
03-06-12, 23:26
magrao vejo muito isso em carros geralmente estes estouros nos carros sao devido a entrada de ar falso em algum lugar do escapamento pode ser junta deficiente ou algun trinco ou vazamento entre emendas ja vi isso em moto tb e se o escap e muito direto e curto do que o original ou de diametro diferente tb da espero ter ajudado

Pois é amigo, já vi isso acontecer exatamente assim em moto 4t quando fica vazando a junta do escape direto na saída do motor. Mas moto 2t já vi moto que fazia mais barulho ali do que lá na ponteira de tanto que vazava, e não fazia isso... estranho.
E esse aí não vaza, sempre reparo esse detalhe porque não gosto de motor lambuzado de óleo então alem de junta nova sempre ponho cola de junta pra ajudar.
O escape dela é original e parece tudo inteiro, a junção dele com a ponteira botei nova quando reformei ela e sempre ponho cola ali tambem hehe.

Um teste que vou fazer tambem é botar outro escape pra ver o que faz. Tenho um Fokcar de RX aqui, vou só apertar ele bem no bocal pra não vazar. Ele não cabe na moto, mas pra acelerar parado e ver se muda vai servir. Valeu!

guto14_vp
03-06-12, 23:26
magrao vejo muito isso em carros geralmente estes estouros nos carros sao devido a entrada de ar falso em algum lugar do escapamento pode ser junta deficiente ou algun trinco ou vazamento entre emendas ja vi isso em moto tb e se o escap e muito direto e curto do que o original ou de diametro diferente tb da espero ter ajudado

acho que nao cara, esses estouros que dao quando o escape é direto ou curto sao diferentes dessa pipocada, esses estouros que vc ta falando é o mesmo que desligar e ligar a chave acelerando...

E magrao, da uma olhada na ponteira, talvez seja isso tbm, nao sei dizer

magrao tk
03-06-12, 23:31
magrão, troca o carbura, eh certo que eh ele...

Tomara que não seja, tá froids achar um bura desses aqui. Esse mesmo custei a conseguir. Mas vou botar o da RX nela pra ver. VAleu!

- - - Updated - - -


acho que nao cara, esses estouros que dao quando o escape é direto ou curto sao diferentes dessa pipocada, esses estouros que vc ta falando é o mesmo que desligar e ligar a chave acelerando...

E magrao, da uma olhada na ponteira, talvez seja isso tbm, nao sei dizer

Mas em motor de CG por ex. com a junta ruim não chega dar pipoco forte, aí faz mais ou menos isso se a entrada de ar for pouca. A ponteira tenho a original e essa outra, e faz com as 2, a junção de borracha tá boa e vedada com cola.

guto14_vp
03-06-12, 23:33
Será que isso nao é normal ?

tipo, o motor sobe o giro, dai ele pucha mais ar, dai quando solta o acelerador, até baixar o giro ele ainda ta puchando ar e gasolina do carburador, pq tem a abertura da lenta..

magrao tk
03-06-12, 23:38
Será que isso nao é normal ?

tipo, o motor sobe o giro, dai ele pucha mais ar, dai quando solta o acelerador, até baixar o giro ele ainda ta puchando ar e gasolina do carburador, pq tem a abertura da lenta..

Um pouquinho até é, mas não interfere em nada.
Mas nela dá tão forte que com o acelerador fechado numa descida a cada pipoco desses ela dá um pulo pra frente, tipo um coice na relação.

guto14_vp
03-06-12, 23:40
da uma olhada na vela, acho que esta muito fechada !

tinha uns cara num forum falando isso !

o excesso que me refiro tem de vir do giclê de baixa, tanto que mencionei o "parafuso do ar" que controla a mistura da marcha lenta! Por isso é comum ver motos pipocando e dando tiro quando se usa carburador de DT/RD com esguicho de baixa original deles (se não me engano é n° 44) que acaba causando o excesso na marcha lenta e em baixas rotações.

magrao tk
03-06-12, 23:45
da uma olhada na vela, acho que esta muito fechada !

tinha uns cara num forum falando isso !

o excesso que me refiro tem de vir do giclê de baixa, tanto que mencionei o "parafuso do ar" que controla a mistura da marcha lenta! Por isso é comum ver motos pipocando e dando tiro quando se usa carburador de DT/RD com esguicho de baixa original deles (se não me engano é n° 44) que acaba causando o excesso na marcha lenta e em baixas rotações.

Hum... até tem a ver com a minha desconfiança. Éla acho que tá com o gicle de baixa muito grande, e por isso o de alta que devia ser um nº bem maior funciona com um 145 de Yamaha porque soma com o de baixa grande demais, e dá esse excesso.

Vou tentar isso tambem: aumentar o gicle de alta e diminuir o valor do de baixa.

KOEL
04-06-12, 00:25
amigo isso e descompressao , quando vc acelera a moto comprime ar e combustivel gerando assim uma queima que resulta no funcionamento do motor porem quando vc solta o acelerador a moto tende a parar de comprimir so que ai que ta , quando se corta a compressao o escapamento tem que estar em dias pra nao faser esse barulho ai , com certesa alguma parte interna do seu escapamento esta danificada, ou a curva ou o silenciador ( miolo ) ta corroido , um exemplo bem claro disso e vc descer uma serra acelerando a moto ela vai normal ,mais quando diminui um pouco a aceleracao ou quando para de acelerar ela faz esse barulho (pipocando) principalmente morro a baixo ou pode ocorrer em qualquer velocidade assim como parada , ou seja SEU PROBLEMA E ESCAPAMENTO DANIFICADO fassa o teste com um outro escapamento .

chiccoli
04-06-12, 00:25
4t é mistura pobre, quando vc abaixa a agulha, ou algum furo no coletor.., ela da essas "queimada seca", com escape estralado chega a arder o ouvido
agora 2t ... =S

Caique
04-06-12, 12:28
magrao tenho um carburador aqui de yamaha nao sei qual mas deve ser 125 ou 135,depois posto fotos se quiser te dou ele...

marcelofreitas
04-06-12, 12:34
tem algo errado ai, faz o seguinte, coloque o gicle de baixa 30 by manual e o de alta como manda o manual tbm, depois põe a agulha no meio, tudo conforme o manual, faça o teste e se naum melhorar, parte dessa regulagem original ai para vc ter uma base inicial!
eh certo dessa mistura naum estar boa!

Mantive minha TDR com gicles e regulagem como mandava o manual de manutenção e ela era o cão de taum forte! o problema que ela me deu e foi dificil de descobrir era que a parte de baixo qnd abri pra revisar o krinha colocou uma cola merda, e dai ficava subindo ólelo da caixa pra dentro do cilindro e acabava com minhas velas, ateh eu descobrir isso, foi surra pra mais de um ano!

daqui a pouco o mestre Corsani aparece aqui e ajuda tbm, esse manja!

boa sorte!

uedaa
04-06-12, 12:40
por algum motivo a gasolina nao está queimando...pode ser gicles ,agulha sede gastos,carburador, velas, estator eu tinha uma titan fazia isso mais num giro mais alto era a regulagem da agulha do pistonete ela ficava bem esperta nas arrancadas não falhava, mais qdo acelerava duma vez e reduzia dava altos pipocos ate o giro baixar.
(não era 1 ou 2 pipocos igual escapamento esportivo era até a moto parar no reto e na subida, na descida não fazia muito pois a mistura não ficava tão gorda).
Acho que o jeito de mais facil de testar é colocar outro carburador pois ele tem muitas pecas que desgastam e varias regulagens ai vc demora muito para montar e desmontar e testar. Se ficar bom, ai vc fica só mexendo no bura.

Caique
04-06-12, 12:49
A entrada dele tem 40mm e a saida tem 28mm

http://www.pequenasnotaveis.com.br/classificados-10/vendo-carburador-mic-mikuni-43806/#post792268

ihury
04-06-12, 12:55
eu tenho um ml 125 q em alta, eu solto o acelerador ela da um pipoco tambem, estilo ligar e desligar se descobrirem a justa causa postem aqui abraco

guto14_vp
04-06-12, 12:58
A entrada dele tem 40mm e a saida tem 28mm

http://www.pequenasnotaveis.com.br/classificados-10/vendo-carburador-mic-mikuni-43806/#post792268

28mm ? vc mediu com um paquimetro ?

achei estranho, pq a rd e dt 180 usam o carburador 24mm e a dt 200 e rdz o 26mm..

magrao tk
04-06-12, 13:09
A entrada dele tem 40mm e a saida tem 28mm

http://www.pequenasnotaveis.com.br/classificados-10/vendo-carburador-mic-mikuni-43806/#post792268

Quer quanto Caíque? Ele tá completo com gicles, agulha, pistonete e flauta?
Vou fazer vários testes nela, trocar escape e carburador. Se caso for ele e eu não conseguir resolver...

- - - Updated - - -


28mm ? vc mediu com um paquimetro ?

achei estranho, pq a rd e dt 180 usam o carburador 24mm e a dt 200 e rdz o 26mm..

Acho que ele mediu a borda de fora e não o venturi.

Guilherme Mcnasty
04-06-12, 16:22
Isso é falta de gicle de alta, pode por um 170 nela com a junta de cabeçote. Antes ela não devia dar tanto essa falta porquê sem junta ela tinha mais compressão, e motor de maior compressão aceita menos gicle de alta.

Caique
04-06-12, 18:35
Quer quanto Caíque? Ele tá completo com gicles, agulha, pistonete e flauta?
Vou fazer vários testes nela, trocar escape e carburador. Se caso for ele e eu não conseguir resolver...


ta faltando so a agulha q eu saiba,tirei outras fotos.

romanex
04-06-12, 22:38
Não sei se vale para motos e muito menos para dois tempos, mas como o amigo havia falando antes, em carros, isso normalmente acontece por:
- entrada de ar falsa na base do coletor, bem no pé do carburador;
- platinado ruim;
- escapamento com furo antes do silencioso, ou com junta com vazamento (o biscoito não veda direito);
-excesso de combustivel (gicle ou regulagem);
- fora de ponto.
Como sua moto está andando bem, provavelmente não deva ser ponto.
Da uma verificada se o escapamento não tem nenhum furo (ferrugem). Se tiver, normalmente empreteja no local, justamente pelos "pipocos" que ele dá.

boydev8
04-06-12, 22:44
ola galera boa noite ,caique esse bura seu vc realmente nao sabe de que moto é? a rd 350 lc usa de 26mm a rd 350 antiga as da decada de 70 usa o 28mm so que pelas fotos que vi ou ele foi modificado no afogador pois a rd usa duplo com a passagem de um para o outro do afogador procure uma tabela das yamahas da decada de 70 tenho leve certesas que e da dt250

Caique
05-06-12, 06:44
realmente nao sei ta guardado aqui em casa a pelomenos uns 25 anos eu acho ele ta fatando aquele acelerador zinho do lado q regula a marcha lenta..

Stone
05-06-12, 15:16
Magrão, tente o que o Gulherme falou, aumente o giclê da alta, se não der, mecha na regulagem da vela, e se ainda não der troca o bura pelo da RX.

Caso precisar, por aqui se acha fácil carburadores, acho que até devo ter algum encantado.
(perdido em algum canto do meu rancho...)

RDMOTOS-IJUI
05-06-12, 20:32
magrao, eh que eu tinha uma RD de arrancada, e ela dava isso por causa do carbura...
acabei por final botando um de RD350 pra nao da erro...
se quiser posso ver um carbura ai pra ti...

magrao tk
05-06-12, 20:57
Po valeu mesmo amigos! Achei até que esse tópico não ter tanta opinião por causa da moto em questão. Mas a galera 2t e 4t ao mesmo tempo tentando ajudar é bacana de se ver!

Quinta feira que é feriado vou ver, se ninguem me meter em compromissos aqui em casa (rsrs) vou me empenhar na moto pra descobrir o problema, e depois a noite conto os resultados. Só sei que se for carburador acho que não vou ter problemas em conseguir outro hehe. Abraço a todos!

marcelofreitas
05-06-12, 21:03
faz oq o guilherme falou, taca o gicle de alta 170, aposto que ele matou a charada!

magrao tk
05-06-12, 21:32
Vou testar sim, tenho gicles 170, 160 e 150 aqui guardados. :)

Caique
06-06-12, 12:29
deu o q?__________________

magrao tk
06-06-12, 12:49
deu o q?__________________

Ainda não sei Caique, amanhã acho que vou mexer nela daí eu digo. Abrass.

joãomaller
07-06-12, 01:03
Cara pode ser a palheta da admissão !!!!

magrao tk
07-06-12, 13:35
Fiz algumas provas.

Comecei pelo parafuso do ar, como naquele dia nem regulei, ele tava aberto demais. Fui fechando e dei uma voltinha nela pra ver, ao menos voltou a ficar esperta a resposta, e até diminuiu UM POUCO do problema.

Fui ao teste 2: trocar os gicles. Conforme o Guilherme disse botar um maior de alta. Botei o 170 e aproveitei pra fazer um teste junto e mudei o de baixa que era 30 para o 25 só pra ver.
O resultado é que com o 25 ficou pobre em baixa (era de se esperar, mas queria ver se parava o pipoco.) O pior é que não parou. Na verdade parece que aumentou, pois leva mais tempo pra estabilizar na marcha lenta, e dá mais tempo pra ela ficar pipocando.

Teste 3: voltei o gicle de baixa 30 e mantive o 170 na alta. Infelizmente continuou pipocando, e embolando em alta, o giro não sobe e trava a 8000 rpm.
Não deu certo ainda.

O que tá me chamando atenção é que pode fechar e abrir o parafuso do ar do jeito que quiser, que a diferença no giro é mínima. Até fiz um vídeo dessa parte pra voces verem isso.
A diferença só dá em +/- 1 volta e meia de parafuso, mas é pouca.

Dá uma interferencia no áudio porque a camera tava muito perto do cabo de vela, e não uso supressor. Mas mesmo assim fica fácil ouvir o rpm do motor:


http://www.youtube.com/watch?v=pEqyIE5RFOc&feature=youtu.be

magrao tk
07-06-12, 14:30
Mais um teste: troquei de carburador... coloquei o da RX nela, com agulha e tudo: Permaneceu o problema!
Não é no carburador! Não sei se fico triste ou feliz com isso.

- - - Updated - - -

Troquei o escape (gambiarrei um foca da RX meio de atravessado: permaneceu o problema.
Não é no escape.

Tá sobrando admissão (coletor, palhetas, YEIS) e ignição: cdi :/

boydev8
07-06-12, 14:33
magrao tenta o escap ou pode ter entrada de ar falso pelo coletor ou pelas palhetas pode ter rompido alguma junta o teste e facil pega o spray desingripante e funciona ela na marcha lenta e espirra o esprei no coletor e juncao com palheta e cabeçote se for ela vai almenta o giro ai vc acho o problema

- - - Updated - - -

ops camisa to achando que e carro rsrsrsrs

magrao tk
07-06-12, 15:04
Tirei fora o coletor, a piramide das palhetas e o YEIS (caixinha do torque induction).
A vantagem das 2t é que se tiver entrada de ar, vazamento onde quer que seja vai ficar melado de óleo com o tempo, coisa que não tinha em nenhum lugar, tá tudo sequinho.

Mesmo assim resolvi tira pra ver.
As palhetas estão boas, vedando e abrindo bem.

Mas olha só o lado de dentro do coletor:

http://img641.imageshack.us/img641/8610/1007657z.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/641/1007657z.jpg/)


Pra quem não conhece essa peça, ela tem 2 abas.
Enquanto que aí uma simplismente sumiu, e a outra que sobrou tá totalmente deteriorada! Apertei essa pra ver e ela tá tipo uma esponja, encharcada de gasolina.

Foto do coletor normal:
http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_161265786_6546.jpg




Apesar disso to em dúvida, desconfio que essa ainda não é a causa do problema, e sim um prejuízo desse problema... na RX até cortei fora essa 2 abas, e funciona bem.

O que acham? Agora não sei se corto essa outra parte ruim e monto esse coletor mesmo. Ele por fora tá bom, sem rachaduras nem entradas de ar. Ou compro um novo, coisa arriscada já que só tem pralelos aqui, e há tempos guardados em estoque. Tem fortes chances de pegar um já com a borracha ardida ou quase. :\

boydev8
07-06-12, 15:40
bom nesse caso corta ela e elimina essa aba destruida se sua rx anda bem assim a tdr tb vai rodar se nao ficar boa ai compra uma nova mas o coletor estando nesse estado pode ser 70 por cento do problema essas abas funcionam como um direcionamento da mistura e restringindo um poco a entrada faltando um lado ela entra desigal na camisa tenta a sorte corta fora

magrao tk
07-06-12, 17:41
Bom, achei uma rachadura sim no coletor dela.

http://img189.imageshack.us/img189/4218/1007663po.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/189/1007663po.jpg/)

Apesar que não é profunda, não aparece o lado de dentro, enfim...
Procurei outro coletor que tinha aqui. Ele superficialmente é meio ressecado, mas pra fazer teste usei o mesmo método que usei no coletor que tá na RX até hoje:


Cola de junta nele todo! rsrs
O que seria das minhas motos se não existisse cola de junta!

http://img854.imageshack.us/img854/8352/1007664n.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/854/1007664n.jpg/)




O problema é que depois fui comparar... o coletor da TDR é meio diferente a posição do bocal, não vai dar. fuuuuuuuu!

http://img17.imageshack.us/img17/7442/1007667f.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/17/1007667f.jpg/)




O jeito foi gastar mais cola no coletor da TDR dessa vez. Só achei aquela rachadura, então vou arriscar.
E por dentro cortei a outra aba ruim e emparelhei tudo.

http://img823.imageshack.us/img823/1411/1007668o.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/823/1007668o.jpg/)



Bom, colei, revisei denovo, voltei os gicles que tavam e montei toda a moto denovo, ficou pronta pra andar. Só não liguei pra deixar a cola secar bem.


Como ficou depois de montado:

http://img837.imageshack.us/img837/6798/1007671u.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/837/1007671u.jpg/)

http://img254.imageshack.us/img254/3580/1007672.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/254/1007672.jpg/)



Mesmo assim ainda não to confiante que tenha sido esse o causador dos pipocos...

marcelofreitas
07-06-12, 18:10
kra to achando que vai dar bom!

magrao tk
07-06-12, 18:31
kra to achando que vai dar bom!

Tomara! Se não der tambem só sobrou a parte de ignição porque o resto tudo revisei.

Caique
07-06-12, 19:32
2t é coisa do maligno msm kkkkkkkk

Stone
07-06-12, 19:36
Magrão, agora lembrei de uma coisa, se as palhetas estiverem com muita pressão ela fica meio amarrada, não desenvolve como era pra ser e talz, só não sei se isso pode dar esses pipocos

norisk
07-06-12, 19:43
o coletor de admição
parece ser similar ao da rd 135
mas ja checou o centelhamento?
conferiu os cabos. ignição,bobina,etc.?
nada resecado ou mal apertado?
um giclê tão alto assim não seria nessesario
a não ser pra dar esseso
não tem nada raspando no pistonete nem mola travando o pistonete do carburador?
seria uma boa verificar as palhetas e na piramede pois seu coletor estava todo corroido pode ter danificado os mesmos

magrao tk
07-06-12, 19:58
Não sei como ainda que o coletor foi ficar assim... se foi deteriorado pelo uso... por gasolinas ruins... e onde foi parar o outro pedaço??? Parece que foi torado inteiro do lugar...:confused:
Sobre o resto das peças tá tudo revisado, palhetas tão boas, boa pressão e carburador tambem, tudo certinho, aklem de que testei outro carburador né. Não achei nada mais de anormal. Só a ignição nem vi nada, nem se a centelha é forte ou não, cor, etc. Essa parte deixei por último na esperança de não ser ela... aiai.

norisk
07-06-12, 20:07
não creio que seja parte eletrica
por empipocar somente quando reduz o giro
pelo que eu vejo eletrica é dificil de ser
se fosse eletrica iria empipocar subindo e descendo giro
vou tentar falar com alguns mecanicos amanha e ver se eles podem
apontar possiveis causas destes pipocos

marcelofreitas
07-06-12, 21:36
a cola ja secou? ja testou? posta pra gente!

boydev8
07-06-12, 21:42
magrao acho que vc acho o b.o. . se a centelha tiver fraca fecha a vela pra 0.4 como minha rd e pra melhorar bom e ai como fico ?

magrao tk
07-06-12, 22:19
a cola ja secou? ja testou? posta pra gente!

Fui lá agora pra ligar... tá a mesma bost@!
Tirei a vela pra ver, faísca azulzinha, na vela e no cabo direto.

Te conta viu, é a rebelião das máquinas hoje. É moto, é notebook, o vontade de taca fogo em tudo! Sei lá agora o que mais fazer. Tirei a tarde pra testar coisa por coisa sem achar nada! Feriado desperdiçado de merd@!

Stone
07-06-12, 23:33
Acho que vc falou que o giclê tava 145 né?
coloca um 150 pra ver

magrao tk
07-06-12, 23:35
Coloquei o carbyurador da RX Stone. É o mesmo modelo e tá com o gicle 150. Deu na mesma com aquele tyambem.

boydev8
07-06-12, 23:43
magrao sem ser chato e ja sendo da uma olhada no escap e cola no coletor as vezes nao resolve

magrao tk
08-06-12, 00:17
O escape tambem analisei tudo, troquei por outro e coloquei de volta com todo cuidado, sem vazamento em nada, até cola usei em tudo. Assim como o coletor, cola por tudo, mesmo que não ficasse perfeito duvido que não desse alguma diferença.

boydev8
08-06-12, 12:11
que f..... bom o negocio e tenta a ignicao mesmo ver se nao altero nada na mesa ou a bobina pulsador interno

marcelofreitas
08-06-12, 15:05
as juntas estaum legais? tanto da parte de baixo qnt da parte de cima? naum esta entrando ar por algum lugar? se a junta de baixo naum estiver certinha vai entrar ar da caixa para o motor!

magrao tk
08-06-12, 19:06
Acabei de levar a mulher no colégio com ela, pra testar. Alem de pipocar tanto ou até mais ainda ficou pobre a mistura, tava bem fraca, nas subidas eu até puxava o afogador pra ajudar. Assim nem tem graça andar, pior que tá pegando fácil e a lenta é bem estável, difícil acreditar que tenha entrada de ar, ainda mais que motor, admissão e escape estão bem sequinhos, nem parece que o motor é 2t.

Me ocorreu agora um lugar que até hoje não revisei:
Se o retentor esquerdo do vira estiver ruim, será que não causa isso? Pois vai entrar ar! E o problema fica escondido, do lado do volante a tampa veda, então se tiver sujo de óleo fica lá dentro. E do lado direito? Se tiver ruim vai infiltrar óleo do cambio no cárter, mas no caso não vai entrar ar, vai é baixar o nível de óleo no cambio. Amanhã vou ver essas 2 coisas.

Limabl
08-06-12, 19:51
Opa, ví o tópico agora rsrsrrs:D!!!!

Magrão, isso ai esta me parecendo mistura pobre,mas só pra não ter erro, verifica a cor da vela depois de dar uma afinada com ela em 5° marcha,verifica tambem o ponto de ignição,entrada de ar falsa,aproveita para dar aquela descarbonização no motor e escape se isso não resolver amigo, então é coisa de outro mundo hehehehe :shock:.

magrao tk
08-06-12, 20:20
Opa, ví o tópico agora rsrsrrs:D!!!!

Magrão, isso ai esta me parecendo mistura pobre,mas só pra não ter erro, verifica a cor da vela depois de dar uma afinada com ela em 5° marcha,verifica tambem o ponto de ignição,entrada de ar falsa,aproveita para dar aquela descarbonização no motor e escape se isso não resolver amigo, então é coisa de outro mundo hehehehe :shock:.

Pois é Lima, isso tá bem coisa de outro mundo mesmo! Porque já cacei entrada de ar falso, o motor tá descarbonizado, e pela vela a mistura tava até com um pouco de excesso antes. Falta eu analizar a ignição, mas to duvidando ser ela, com o passar dos anos fuçando nessas coisas a gente já acostuma de ouvido saber se o ponto tá adiantado ou atrasado, e parece estar bom, não dá contra no pedal e responde bem... Faltou só revisar entrada de ar falsa na parte de baixo, isso que é fod@ se for!

Limabl
08-06-12, 20:25
O segredo é verificar aquilo que vc duvida amigo hehehe mecânica tem essas pagadinhas tambem rsrsrs coloca outro CDI e vela só pra verificar,falando em verificar desmonta o cilindro e troca a junta do mesmo.......Ops vc já verificou as palhetas??

boydev8
08-06-12, 20:28
magrao olhando minha rx180 ela tem um furo na saida do cilindro pro escape ele costuma entupir tb acho que a tdr deve ter tb deu uma olhada ?

magrao tk
08-06-12, 22:04
magrao olhando minha rx180 ela tem um furo na saida do cilindro pro escape ele costuma entupir tb acho que a tdr deve ter tb deu uma olhada ?

O único furo que conheço é a própria janela do escape hehehe. Na RX180 tem outro furo???

boydev8
08-06-12, 22:17
tem sim e um furo bem pequeno pra aliviar a descarga amanha posto foto do furo rsrsrrs

magrao tk
09-06-12, 18:03
Tirei a tampa lateral hoje.
Não tinha sinal aparente de óleo, só água ao que parece. Mesmo assim vou tirar o volante, mas como não tenho o sacador vou pedir emprestado outro dia.

http://img217.imageshack.us/img217/5342/imagem4726.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/217/imagem4726.jpg/)

http://img6.imageshack.us/img6/248/imagem4727.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/6/imagem4727.jpg/)


Depois troquei vela, CDI e bobina.
Resultado: Tudo igual! :mad::sad:


http://www.youtube.com/watch?v=6_3uafGSHz4&feature=youtu.be

O pai hoje vei me perguntar o que houve com a moto? Mostrei a falha e ele acha que não tem nada, que isso é normal. Eu acho que não. Mas fiquei em dúvida agora se é eu que to sendo exagerado, só sei que me irrita isso porque andando ela fica saltando pra frente a cada póf póf póf nas descidas segurando no freio motor. As outras 2t nunca vi fazer.

casali
09-06-12, 20:02
Eu ia falar o mesmo que teu pai falou, as DTs fazem isto mesmo(só as Dts, não sei porque, mas é o ronca mais feio da 2t), semana que vem quando sair com a minha gravo o som da mesma, ai podemos comparar, se der amanhã mesmo gravo

boydev8
09-06-12, 20:28
ah achei que o pof era tipo um tipo um tiro isso e normal o escap e muito aberto meu pai tb tem um rx180 83 e a dele tem o escap original com flauta dimencionada vendia na epoca e faz a mesma coisa

boydev8
09-06-12, 21:02
magrao aqui ta a foto do furo no cilindro saida do escap da rx180 ImageShack® - Online Photo and Video Hosting (http://imageshack.us/photo/my-images/259/rd135002.jpg/)

magrao tk
10-06-12, 09:52
Eu ia falar o mesmo que teu pai falou, as DTs fazem isto mesmo(só as Dts, não sei porque, mas é o ronca mais feio da 2t), semana que vem quando sair com a minha gravo o som da mesma, ai podemos comparar, se der amanhã mesmo gravo

Não sei Casali, já tivemos uma 83 que pelo que lembro não fazia, já andei em outra tambem não reparei. Mas se puder grava mesmo pra gente poder comparar.

O problema nem é pelo barulho, mas quando eu pego umas descidas fortes e compridas aqui, se largo acelerador e deixo no freio motor ela fica a cada póf desses dando um pequeno pulo pra frente. Como é a descer, cada póf desses faz ela ganhar velocidade, 2t tempos já tem pouco freio motor, acabo tendo que segurar nos freios... e como ela continua a fazer, a relação sofre esses solavancos quando to freiando.




ah achei que o pof era tipo um tipo um tiro isso e normal o escap e muito aberto meu pai tb tem um rx180 83 e a dele tem o escap original com flauta dimencionada vendia na epoca e faz a mesma coisa

Pois é to pensando que a grande maioria aqui tá interpretando errado o que quero dizer. To pensando em filmar ela em ovimento que é o problema... é que assim parada tambem se percebe... como disse é o póf póf depois da acelerada. Se repararem bem até a luz de neutro dá uma piscada mais forte, e o próprio ponteiro do contagiros dá um pequeno pulinho em ccada explosão dessas.




magrao aqui ta a foto do furo no cilindro saida do escap da rx180 ImageShack® - Online Photo and Video Hosting (http://imageshack.us/photo/my-images/259/rd135002.jpg/)

Interessante não sabia desse buraco, na TDR creio que não tem, não me lembro desse detalhe.

boydev8
10-06-12, 10:27
é magrao faz um video dela andando pra poder ter um parametro dela melhor mas acho que vc nao vai ter muitos resultados

magrao tk
10-06-12, 10:38
Pior que tava vendo uns vídeos de DTs e TDR funcionando no Youtube... e o Casali tem razão quanto as DTs. As que estavam bem reguladas (poucas) faziam isso, mas vi algumas TDRs e uma vi que não fazia, mas ela usava curva dimensionada Wacs, aí não sei se é pela ponteira ou se na TDR tem alguma diferença pra DT.

Se não descobrir nada sobre isso vou me preocupar em regular a giclagem certa, deixar afinadinha e desencanar. Mas que me perturba, isso perturba.

casali
10-06-12, 16:11
Magrão, com cano e ponteira original, o ronca da TDR é igual ao da DT, e os pulos da DT quando solta o acelerador nas descidas também acontecem, parece que o motor apaga e pega no tranco (exagerei heheh), hauhuah, em 1994 quando tive a primeira já fazia isto,
Começou a garoar agora de tarde, e minha garagem é junto com a cozinha, logo não da para ligar ela aqui dentro, mas fica tranqüilo,

magrao tk
10-06-12, 17:45
Regulei o carburador agora há pouco. Deixei com gicle 160, o 170 acho que é o original, aí dá muito excesso. Vai entender... o 160 já ficou dando um pouco mas deixa assim, regulei agulha na 4ª posição e regulei o ar. Tá forte denovo. Mas faz a pipocagem igual.

Até saí e filmei ela tambem, mas ficou ruim de ouvir, deu ruído do vento. Mas to upando ele, depois eu posto aqui.

magrao tk
10-06-12, 18:35
O vídeo:
Aos 20 segundos faz quando vou reduzir ao sair da rua. Antes de tirar a camera do bolso, aos 28 segundos começa a fazer na descida que peguei. Depois quando to filmando a relação e o escape faz tambem, mas o vento impede de ouvir... dos 1:22 aos 1:25 se prestar atenção tem como ouvir.


http://www.youtube.com/watch?v=fqEhlWaZDLM&feature=youtu.be

Limabl
10-06-12, 18:39
Regulei o carburador agora há pouco. Deixei com gicle 160, o 170 acho que é o original, aí dá muito excesso. Vai entender... o 160 já ficou dando um pouco mas deixa assim, regulei agulha na 4ª posição e regulei o ar. Tá forte denovo. Mas faz a pipocagem igual.

Até saí e filmei ela tambem, mas ficou ruim de ouvir, deu ruído do vento. Mas to upando ele, depois eu posto aqui.No catalogo da TDR os giclês de alta são,170,180 e 190 e giclê de baixa 30, com a agulha na 3° casa!!!

Dá uma comferida no giclê de baixa porque se for um 27,5 ou 25 é pequeno pra ela,por vc não coloca uma curva dimincionada wacs com a ponteira original??? ficaria ótima !!

magrao tk
10-06-12, 18:55
No catalogo da TDR os giclês de alta são,170,180 e 190 e giclê de baixa 30, com a agulha na 3° casa!!!

Dá uma comferida no giclê de baixa porque se for um 27,5 ou 25 é pequeno pra ela,por vc não coloca uma curva dimincionada wacs com a ponteira original??? ficaria ótima !!

É estranho Lima, mas com gicle de alta 170 ela já dá excesso que trava nos 8000 rpm e não passa! O gicle da baixa mantive o 30 conforme o manual. Agulha na 4ª casa, foi onde ela ficou mais forte e tem alta.

Cilindro tem as transferencia afiadas... janela de escape polida e aberta 1mm de cada lado e 1mm em cima... admissão afiada com 1mm de cada lado e na parte de baixo... e pistão 1mm. Filtro original com a tampa original que tem uma abertura que na DT não tem, mais o restritor de borracha na entrada que retirei. Escape gosto do original pra não perder torque em baixa, mas tá descarbonizado tambem e ponteira nova e mais aberta.

Pois mesmo assim em vez de aumentar o gicle tenho que usar um menor que 170 pra ficar boa. Vai entender isso!!!

Limabl
10-06-12, 18:58
É estranho Lima, mas com gicle de alta 170 ela já dá excesso que trava nos 8000 rpm e não passa! O gicle da baixa mantive o 30 conforme o manual. Agulha na 4ª casa, foi onde ela ficou mais forte e tem alta.

Cilindro tem as transferencia afiadas... janela de escape polida e aberta 1mm de cada lado e 1mm em cima... admissão afiada com 1mm de cada lado e na parte de baixo... e pistão 1mm. Filtro original com a tampa original que tem uma abertura que na DT não tem, mais o restritor de borracha na entrada que retirei. Escape gosto do original pra não perder torque em baixa, mas tá descarbonizado tambem e ponteira nova e mais aberta.

Pois mesmo assim em vez de aumentar o gicle tenho que usar um menor que 170 pra ficar boa. Vai entender isso!!!Me diz uma coisa,o que vc fez na janela de escape??

magrao tk
10-06-12, 19:03
Me diz uma coisa,o que vc fez na janela de escape??

Se não me engano foi isso... deixei polido, abri 1mm de cada lado e 1mm na parte de cima, ou de baixo... não lembro agora.

Limabl
10-06-12, 19:17
Se não me engano foi isso... abri 1mm de cada lado e 1mm na parte de cima, ou de baixo... não lembro agora.
Ahhh, porque esses motores 180 já são bem generosos de admissão e transferencia,se vc abrir um pouco mais elas sem melhorar a janela de escape o motor pode ter dificuldades,pois pode encher demais e não ter tempo para esvaziar o cilindro por completo,o que resulta em falhamento em média e altas rotaçõe,ops:lembrando que os motores 180 são de média-baixa e os escapes da wacs tambem são media-baixa e não média-alta como o da DT200 e rd135 e 350,pois o diagrama da janela de escape do e o resalto no bocal de escape restrinje o motor para média e alttas RPM.

Tenta volta-la para o giclê 170,dai vc feixa o calipe da vela de ignição para 4mm!!!

E falando em diagramas de cilindro vc não me passol seu E-mail,tenho um material que vai fazer vc mudar todo o velho conceito sobre engenharia dos motores 2t, no aguardo

magrao tk
10-06-12, 19:55
Ahhh, porque esses motores 180 já são bem generosos de admissão e transferencia,se vc abrir um pouco mais elas sem melhorar a janela de escape o motor pode ter dificuldades,pois pode encher demais e não ter tempo para esvaziar o cilindro por completo,o que resulta em falhamento em média e altas rotaçõe,ops:lembrando que os motores 180 são de média-baixa e os escapes da wacs tambem são media-baixa e não média-alta como o da DT200 e rd135 e 350,pois o diagrama da janela de escape do e o resalto no bocal de escape restrinje o motor para média e alttas RPM.

Tenta volta-la para o giclê 170,dai vc feixa o calipe da vela de ignição para 4mm!!!

E falando em diagramas de cilindro vc não me passol seu E-mail,tenho um material que vai fazer vc mudar todo o velho conceito sobre engenharia dos motores 2t, no aguardo

Verdade, acabei me esquecendo: [email protected]
E vou tentar denovo o 170 pra ver como fica, pois naquele dia instalei mas não andei pra ver se ia limpar.
Valeu! Abrass

boydev8
10-06-12, 20:31
o gicle original da rx 180 de alta e o 155 como o cilindro da rx e diferente da dt e da tdr e dificil de diser mas como sua moto usa um retrabalho nas janelas eu iria de 170 acho que vai ficar show

casali
10-06-12, 20:47
Ouve este video, da para ouvir bem o ronco

http://youtu.be/kfuL2WyQl1I

magrao tk
10-06-12, 20:58
Ouve este video, da para ouvir bem o ronco
youtube_share;kfuL2WyQl1I]http://youtu.be/kfuL2WyQl1I

Sim, na lenta é igualzinho. Desacelerando faz o mesmo que na minha então?
Legal essa sinaleira de leds! A bateria da minha já tem uns 4 anos e agora tá bem ruim. To pensando em fazer os piscas de leds e principalmente a sinaleira de leds, já que a sinaleira da TDR usa 2 lampadas, é a mesma das RD350.

casali
10-06-12, 21:04
Sim faz igual, este vídeo é velho, mas é assim mesmo o ronco, só que a minha esta com ponteira esportiva, uma ProTork que eu mexi

a sinaleira de LED tinha ficado bala, bem visível, os PMs não encrencavam, mas eu não coloquei regulador de voltagem, tipo os CI 7812 ou algo parecido, ai os LEDs foram pro espaço,

Stone
10-06-12, 22:50
Magrão, será que ela não está puxando ar e óleo do cárter (vira lado direito ou junta) isso faria ela dar falta mas ao mesmo tempo a vela ficaria úmida acusando excesso

magrao tk
10-06-12, 22:55
Magrão, será que ela não está puxando ar e óleo do cárter (vira lado direito ou junta) isso faria ela dar falta mas ao mesmo tempo a vela ficaria úmida acusando excesso

Ontem ia dar uma olhada na parte de baixo mas só tirei a tampa esquerda e esqueci de ver o nível do óleo do cambio. Mas quando fiz o motor troquei todos os retentores, Sabó. E ela não tá fumaceando em excesso, que seria um sintoma disso aí. Mas vou conferir o nível amanhã.

marcelofreitas
10-06-12, 23:10
SDS do krai da minha 2T, tomara que um dia eu tenha outra novamente!
Magrão to lembrando que minha TDR tbm dava uns peidinhos devez enquado qnd reduzia, ainda mais descendo ladeira qnd eu soltava o punho e deixava ela na reduzida.

- - - Updated - - -

Stone, tem noticias do Corsani? to meio preocupado, pq ele ainda naum apareceu por aqui.

Stone
11-06-12, 19:02
Dale Marcelo!

Esses dias ele apareceu lá em casa, fiquei de ir ver a nova DT 200 dele mas nem deu... que zica...

Limabl
11-06-12, 19:38
Dale Marcelo!

Esses dias ele apareceu lá em casa, fiquei de ir ver a nova DT 200 dele mas nem deu... que zica...Ele terminou a dt200 stone?

magrao tk
11-06-12, 19:43
SDS do krai da minha 2T, tomara que um dia eu tenha outra novamente!
Magrão to lembrando que minha TDR tbm dava uns peidinhos devez enquado qnd reduzia, ainda mais descendo ladeira qnd eu soltava o punho e deixava ela na reduzida.


Peidinhos nessa aqui é elogio. Tá um desarranjo só. Tem 3 descidas que eu pego que na maioria das vezes ela desce TODA fazento póf póf póf póf... engraçado que quando to filmando ela parece que tem vergonha, vou virar a carregar a camera no bolso escondido só pra filmar pra voces verem como eu não to exagerando, hehehe.

Stone
11-06-12, 19:44
Ele pegou uma outra, uma 200r toda preparadaça pra veloterra, iria tirar umas peças dessa aí pra montar na de rua dele, carburadorzão de importada, freio disco trazeiro e mais umas coisas que não me lembro

Limabl
11-06-12, 19:51
Ele pegou uma outra, uma 200r toda preparadaça pra veloterra, iria tirar umas peças dessa aí pra montar na de rua dele, carburadorzão de importada, freio disco trazeiro e mais umas coisas que não me lembro
Opa,parece que agora vai,ou pelo menos já da um adiante e tanto!!!

marcelofreitas
11-06-12, 22:01
Legal, stone, to com sds do corsani, ele sumiu!

casali
12-06-12, 08:47
Da uma ouvida magrão não ficou bom, mas da para ter uma idéia, gravei hoje enquanto ia para o trabalho


esta é só descendo um morro
Nota_de_voz_002.mp3 (http://www.4shared.com/mp3/BCIWhfO7/Nota_de_voz_002.html)

esta à partir dos 60 segundo também é descendo e no final dei uma acelerada parado
Nota_de_voz_003.mp3 (http://www.4shared.com/mp3/O0CyXdcM/Nota_de_voz_003.html)

marcelofreitas
13-06-12, 19:07
Casali, eh dificil entender o ruido aqui, mas parece que sua moto esta demorando a reduzir, tipo dando falta.

magrao tk
13-06-12, 21:39
Casali, eh dificil entender o ruido aqui, mas parece que sua moto esta demorando a reduzir, tipo dando falta.

Tambem achei isso... parece tá com mistura pobre.

Tá aqui o áudio da minha que gravei ontem de noite quando busquei a mulher na aula. Dessa vez ficou bem nítido o problema. Dos 1:13 até 1:26 ela faz, e depois em outras reduzidas, sempre faz.
Desconsiderem o final da gravação. Só quando tava chegando no quarto fui lembrar que ainta tava gravando kkkkk


http://www.youtube.com/watch?v=Q7UZlqS5dok&feature=youtu.be


Tava percebendo pelo conta giros, e é sempre quando ela tá em 3500 rpm e começo a diminuir até uns 2800, 2500 +/-. Tipo, em reduzidas mais altas, ou mais baixas que isso não faz.

FabioBz
14-06-12, 04:59
Não cheguei a ler todo o tópico mas já tentou trocar o reparo "agulha e sede da agulha" do carburador?

casali
14-06-12, 09:47
Pior que não Marcelo, ela esta bem afinada, respondendo bem, como eu só ando na cidade a regulagem fica no limite, claro que num limite aceitável, tipo bem afinada mesmo, quando vou viajar eu mudo a agulha e fica bala, o motor esquenta normal, nem preciso parar para esfriar, sempre andei assim

a gravação ficou merda mesmo hauhauah, também as 7 da manhã e com o celular não mão, não podia ficar bom

magrao tk
14-06-12, 14:16
Pior que não Marcelo, ela esta bem afinada, respondendo bem, como eu só ando na cidade a regulagem fica no limite, claro que num limite aceitável, tipo bem afinada mesmo, quando vou viajar eu mudo a agulha e fica bala, o motor esquenta normal, nem preciso parar para esfriar, sempre andei assim

a gravação ficou merda mesmo hauhauah, também as 7 da manhã e com o celular não mão, não podia ficar bom

Eu gravo com o celular no bolso, já qua a imagem nem importava, alem que era de noite. No bolso o vento não atrapalha o áudio.

Viu o áudio da minha Casali? É assim mesmo que acontece com a tua DT?

casali
16-06-12, 09:03
Magrão só ouvi hoje, a minha só faz isso se a velocidade estiver muito baixa, quase parando, no resto não, mas é complicado pelo som do vídeo, há muita distorção

magrao tk
02-07-12, 14:29
Depois de uns 10 minutos tentando abrir o PN...

Ontem tava reparando uma coisa: a agulha do pistonete entra solta demais no lugar dela. O furo do pistonete é mais grosso que a agulha. Tentei usar uma capa de fio pra ela entrar justa mas não deu.

Será que essa folga pode fazer essas falhas? O calço que afirma ela tem uma folguinha e ela deve ficar dando uns pulinhos com a vibração.

marcelobyl
08-09-12, 15:42
Olá Magrão, isso acontece porque motores dois tempos não devem ser utilizados com freio motor, isso dá tração na biela, o que não é recomendado. Há um acúmulo de gasolina no cilindro e eventualmente dá uma explosão mais forte. Recomendo que em caso de descidas utilize uma marcha menor e mantenha a rotação mais alta, ou melhor ainda acione a embreagem. Por isso que a maioria das motos dois tempos tem freio bom, a disco. Quando for frear acione a embreagem e vá baixando as marchas até aquela que será ideal ao retomar a velocidade. Parece que a mistura está meio gorda (muita gasolina) verifique se está com o gicleur original 170 e se a trava da agulha do pistonete está no meio. Espero que tenha ajudado. Boas fumaceadas por aí! Abraço.

- - - Updated - - -

Olá novamente, percebi que você anda com a rotação muito baixa, por isso fica com acúmulo de óleo no carter, se andar com uma marcha a menos sempre e com rotação mais alta vai parar o problema. Motores dois tempos tem que andar com rotações mais altas, preferencialmente acima dos 4000 RPM. Abraço.

magrao tk
08-09-12, 16:17
Olá Magrão, isso acontece porque motores dois tempos não devem ser utilizados com freio motor, isso dá tração na biela, o que não é recomendado. Há um acúmulo de gasolina no cilindro e eventualmente dá uma explosão mais forte. Recomendo que em caso de descidas utilize uma marcha menor e mantenha a rotação mais alta, ou melhor ainda acione a embreagem. Por isso que a maioria das motos dois tempos tem freio bom, a disco. Quando for frear acione a embreagem e vá baixando as marchas até aquela que será ideal ao retomar a velocidade. Parece que a mistura está meio gorda (muita gasolina) verifique se está com o gicleur original 170 e se a trava da agulha do pistonete está no meio. Espero que tenha ajudado. Boas fumaceadas por aí! Abraço.

- - - Updated - - -

Olá novamente, percebi que você anda com a rotação muito baixa, por isso fica com acúmulo de óleo no carter, se andar com uma marcha a menos sempre e com rotação mais alta vai parar o problema. Motores dois tempos tem que andar com rotações mais altas, preferencialmente acima dos 4000 RPM. Abraço.

Olá, beleza? Concordo com as dicas que tu falou ao se andar com as 2t. Aprendi em uma e convivi andando nelas sempre, por mais de 15 anos. Só o que me estranha é que essa moto em especial é que faz isso. Tenho tambem uma RX125 que pode reduzir do jeito que quiser, não faz o mesmo que essa TDR faz.
Mas enfim, já deixei quieto. De resto ela tá muito boa. E faz esse sintoma numa estreita faixa de giro mais baixo ao desacelerar. Como tu disse, se reduzir e pilotar usando um giro mais alto não faz nada disso. Abrass.

ri.cardo
05-01-14, 12:24
Olá, beleza? Concordo com as dicas que tu falou ao se andar com as 2t. Aprendi em uma e convivi andando nelas sempre, por mais de 15 anos. Só o que me estranha é que essa moto em especial é que faz isso. Tenho tambem uma RX125 que pode reduzir do jeito que quiser, não faz o mesmo que essa TDR faz.
Mas enfim, já deixei quieto. De resto ela tá muito boa. E faz esse sintoma numa estreita faixa de giro mais baixo ao desacelerar. Como tu disse, se reduzir e pilotar usando um giro mais alto não faz nada disso. Abrass.


Olá Magrão e a todos do fórum,sou novo no aqui, estava lendo o tópico da tdr pipocando em descida...pois bem,tenho duas yamahas 2t,uma dt 180 1983 original 6v e uma rd 350 lc 1987 (mosquitos aqui em casa nem pensar) ,pelo que ví o tópico é antigo,mas te pergunto se vc conseguiu arrumar sua 180,pois tenho o mesmo problema na minha dt 180 linguicinha, na desaceleração ela dá uns trancos, chega a ser irritante,mas me acostumei com isso,mas claro, se tiver a chance de deixá-la redondinha pq não né? Bem,ela está com motor novo,cilindro medida 1mm,troquei as bobinas e o cdi todos da marca magnetron,então descartei parte elétrica,ponteira nova comprada na autorizada,tentei descarbonizar a curva mas começou a dar estouros e com medo que pensassem que fossem tiros deixei quieto...testei 3 carbura e todas as giclagens possíveis,do 145 ao 190,mas está com de baixa 025 e de alta 180 atualmente,ela ficou 100% c essa giclagem,pois a vela está marrom e ponteira não baba....na minha dt parada qdo acelero forte e tiro o punho parece uma 4 t,não dá estouros nem nada ,ela só tem problema em descida mesmo,mas aí faço que nem um amigo postou anteriormente,desço numa marcha mais reduzida,só fica ruim de acompanhar outras motos claro,mas aí compensamos na subida hehehe...detalhe,a minha grila nessas desaceleradas,mas falta não é...resumindo: motor novo,retentores vira novos,vela marrom,parte ignição nova,ponteira nova,testei duas torres de palhetas...saio mais de rd, mas qdo saio com ela rodo em torno de 125km de ida e 125 de volta(acampamento) e tem muitas subidas e descidas,é qdo ela apresenta esse pq problema...desculpe pelo texto extenso...abs

corsani
05-01-14, 15:42
magrão, começa olhando coisas simples como entrada falsa de ar. olhe em as mangueiras do YES pra ver se não tão solta e abraçadeira do carburador. as vezes tambem tem carinha que desliga a bomba do autolube e veda mau a entrada da mangueirinha no carburador. não sei se é seu caso mas são coisas simples que fazem isso.
outra coisa que acontece tambem é se tiver rebaixado o cabeçote começa a dar pré ignição e a isso direto quando aquece

ri.cardo
05-01-14, 17:42
"outra coisa que acontece tambem é se tiver rebaixado o cabeçote começa a dar pré ignição e a isso direto quando aquece"...eu não tinha pensado nisso...faz sentido

magrao tk
05-01-14, 18:20
Olá Magrão e a todos do fórum,sou novo no aqui, estava lendo o tópico da tdr pipocando em descida...pois bem,tenho duas yamahas 2t,uma dt 180 1983 original 6v e uma rd 350 lc 1987 (mosquitos aqui em casa nem pensar) ,pelo que ví o tópico é antigo,mas te pergunto se vc conseguiu arrumar sua 180,pois tenho o mesmo problema na minha dt 180 linguicinha, na desaceleração ela dá uns trancos, chega a ser irritante,mas me acostumei com isso,mas claro, se tiver a chance de deixá-la redondinha pq não né? Bem,ela está com motor novo,cilindro medida 1mm,troquei as bobinas e o cdi todos da marca magnetron,então descartei parte elétrica,ponteira nova comprada na autorizada,tentei descarbonizar a curva mas começou a dar estouros e com medo que pensassem que fossem tiros deixei quieto...testei 3 carbura e todas as giclagens possíveis,do 145 ao 190,mas está com de baixa 025 e de alta 180 atualmente,ela ficou 100% c essa giclagem,pois a vela está marrom e ponteira não baba....na minha dt parada qdo acelero forte e tiro o punho parece uma 4 t,não dá estouros nem nada ,ela só tem problema em descida mesmo,mas aí faço que nem um amigo postou anteriormente,desço numa marcha mais reduzida,só fica ruim de acompanhar outras motos claro,mas aí compensamos na subida hehehe...detalhe,a minha grila nessas desaceleradas,mas falta não é...resumindo: motor novo,retentores vira novos,vela marrom,parte ignição nova,ponteira nova,testei duas torres de palhetas...saio mais de rd, mas qdo saio com ela rodo em torno de 125km de ida e 125 de volta(acampamento) e tem muitas subidas e descidas,é qdo ela apresenta esse pq problema...desculpe pelo texto extenso...abs

Olá Ricardo! O tópico é antigo sim, porem atual, hehe. Pois até hoje o problema persiste, e tambem como no seu caso fiz vários testes e trocas de tudo que se possa imaginar. Sem resultado algum.

No grupo de 2t do face levantei essa questão ano passado, indo a fundo no caso e xaropiando mesmo todos os que tinham DT180 pra saber se a deles faziam isso. O resultado é que muitos donos disseram que isso é normal dessa motos... outros disseram e mostraram que a deles não fazia... e teve um que me falou que a dele fazia e resolveu trocando o carburador original de 24mm por um de 26mm, disse que ficou boa! Por outro lado... outro cara que tentou resolver esse problema fez essa mesma troca de carburador e não adiantou.

Enfim... resumindo nada me adiantou. Apesar que to de olho pra ver se descubro alguem com um carburador maior aqui na cidade pra eu catar pra fazer um teste. Que de resto até o motor por completo desmontei e revisei coisa por coisa, lavei peça por peça, conferi as junções das carcaças, procurei trincas e por fim montei o motor dentro do meu quarto pra tu ter uma ideia do cuidado absoluto que tive! E o resultado foi ZERO de avanços!

Esse foi o último vídeo inclusive que fiz dela antes de abrir o motor, e depois de testar mais uma vez a troca de gicles, porque insistiram comigo que era falta e ar falso. Mas pode ver que quase afogada ela ainda faz os estouros.


https://www.youtube.com/watch?v=-2EeemKVc1o&feature=c4-overview&list=UUj9odm4eWeEcVHTGENlCZRA

corsani
05-01-14, 19:25
tem que ta com os gicles muito fora da regulagem pra ela fazer isso parada. essa moto não ta com o cabeçote rebaixado ???? muito rebaixado tambem a isso quando aquece porque as aletas são pequenas e o motor aquece demais queimando a mistura um pouco antes do que deveria. se o cabeçote tiver rebaixado experimenta por uma junta do cilindro a mais ( a do cilindro e não do cabeçote) que vc diminui um pouco a taxa de compressão e melhora ela um pouco de alta por subir as janelas de transferencia e escape ao mesmo tempo.
se a moto estiver QUENTE , VC DESLIGAR NA CHAVE e o motor continuar ligado é PRE IGNIÇÃO.

verifica a altura da bóia se não ta baixa, esse ronco da impressão de mistura pobre , pre ignição ou ar falso entrando que pode ser tanto do que ja citei la em cima como do retentor do virabrequim solto.
se acostuma Magrão os 2t são assim mesmo, 20 prolemas causam o mesmo erro ,o dificil é achar o problema que está errado.

magrao tk
05-01-14, 20:05
tem que ta com os gicles muito fora da regulagem pra ela fazer isso parada. essa moto não ta com o cabeçote rebaixado ???? muito rebaixado tambem a isso quando aquece porque as aletas são pequenas e o motor aquece demais queimando a mistura um pouco antes do que deveria. se o cabeçote tiver rebaixado experimenta por uma junta do cilindro a mais ( a do cilindro e não do cabeçote) que vc diminui um pouco a taxa de compressão e melhora ela um pouco de alta por subir as janelas de transferencia e escape ao mesmo tempo.
se a moto estiver QUENTE , VC DESLIGAR NA CHAVE e o motor continuar ligado é PRE IGNIÇÃO.

verifica a altura da bóia se não ta baixa, esse ronco da impressão de mistura pobre , pre ignição ou ar falso entrando que pode ser tanto do que ja citei la em cima como do retentor do virabrequim solto.
se acostuma Magrão os 2t são assim mesmo, 20 prolemas causam o mesmo erro ,o dificil é achar o problema que está errado.
Pior que tudo isso já conferi. Vamos por partes:
Nos videos os gicles estavam errados mesmo. O de baixa era um arrombado que fiz aqui, maior que o 30 dela. Gravei assim pra mostrar que tanto com excesso como falta ela faz isso.
Cabeçote é original. Quando fiz o motor fiz isso: coloquei 2 juntas na base pra subir o cilindro, e em cima montei sem junta - fazia isso. Aí começou a vazar no cabeçote, coloquei a junta e mantive as 2 na base - destaxou o motor e continuou com o sintoma. Agora por último montei o motor com 1 junta em baixo e 1 em cima como é original, e mesma coisa.
Retentores já conferi e troquei. Só o lado do magneto o eixo tem uma folga pequena que eu imagino que poderia forçar algum vazamento no retentor com o movimento do eixo nele. Mas só vou descobrir quando trocar o virabrequim, já consegui o lado problemático pra montar o vira sem folgas. E a boia tambem, na medida certa pelo manual, e já levantei um pouco e baixei um pouco. Nada muda isso...

ri.cardo
05-01-14, 20:13
Pois é, a minha dt ela dava esses pipocos parada mas era regulagem da mistura,que vc deve estar careca de saber como regular,penei muito para deixá-la econômica (24km\l subida\descida no asfalto com giclê de alta 180),infelizmente não consegui sanar os tranquinhos na desaceleração,mas como o Corsani comentou,pode ser cabeçote mesmo,foi a única coisa que não testei,mas eu tenho um motor de reserva e cheguei a tirar o cabeçote para comparar com o outro e estavam na mesma medida,deixei o que estava nela..Aqui na minha região (Pelotas,mas nascido e criado em Bagé hehe) tem uns cabeçotes a venda, por $70,00 em média,mas como saio nessas pequenas viagens e nunca me deixou na mão vou tocando assim mesmo.Não postei fotos das fumacentas,mas anunciei a rd e a dt aparece no fundo,eis o link...obs :quem quizer uma rd compra a minha rsrs http://www.bomnegocio.com/rio_grande_do_sul/regioes_de_pelotas__rio_grande_e_bage/yamaha_rd_350__55cv__25851802.htm? abs

corsani
05-01-14, 20:38
Magrão, ja testasse outro cdi??? as vezes tambem pode estar com problema e fica um pouco fora de ponto.
refluxo por folga nas palhetas???
e a junta de escape, ta em vedada????

magrao tk
05-01-14, 20:54
Magrão, ja testasse outro cdi??? as vezes tambem pode estar com problema e fica um pouco fora de ponto.
refluxo por folga nas palhetas???
e a junta de escape, ta em vedada????
CDI da RX nela e o dela na RX. (as 2 usam a mesma ignição) Fui alem, troquei bobina de ignição, mesa e até o magneto. Todas as peças de uma moto na outra, as 2 motos funcionando e a falha lá encravada na TDR.
Palhetas idem... troca com a da RX.
Junta do escape nova agora, e sempre que coloco o escape uso cola de junta no bocal e nas junções da ponteira.

corsani
05-01-14, 21:26
a ultima carta. vc não está com retifica de cilindro acima de 1mm, porque depois de 0,50 ja começa a ficar complicado pra acertar porque aquece com mais facilidade.

magrao tk
05-01-14, 22:32
a ultima carta. vc não está com retifica de cilindro acima de 1mm, porque depois de 0,50 ja começa a ficar complicado pra acertar porque aquece com mais facilidade.
Ela tá 1mm Corsani. Mas já vi gente que coloca pistão da Agrale acho que a 27.5 quando o cilindro já tá nas últimas, aí a moto vai lá pra 200cc, dizem que fica bom inclusive, não sei.