PDA

Ver Versão Completa : Problemas no estator da RD 135



DaniloSS7
14-06-12, 21:59
Salve galera!

Faz algum tempo que minha RD não ta carregando mais a bateria direito, se rodar com o farol ligado, a bateria vai pro espaço...se liga o farol, não dá pra buzinar ou sinalizar nada... Já troquei de bateria, comprei outro retificador original usado, e não resolveu. Domingo passado a RD me deixou na mão, parou de funcionar do nada, quando foi ver, um fio da mesa partiu, pois o magneto ficou pegando nele, até partiu o fio. Mas foi facil de resolver isso. Diante disso, resolvi comprar outro estator pra ver se resolvo o problema de não carregar a bateria. Aí um amigo do facebook, me deu umas dicas de como testar o estator:

Teste realizados com multímetro em 2000 Ohms

Pulso
Branco com lista fina verde
Branco com lista fina vermelhos
Entre eles deve dar +- 273 Ohms ( resistência) # Na minha deu 340 Ohms


Principal (bobina maior)
Vermelho com lista fina branca
Preto (terra) entre eles deve dar +- 650 Ohms # Na minha deu 762 Ohms


Secundaria (auxiliar pequena )
Verde com lista fina branca
Preto ( terra ) entre eles deve dar +- 020 Ohms
# Não deu nada, só ficou aparecendo o numero 1 que sempre aparece...OBS: esse fio verde com listra branca, está solto... ele vai para o CDI né?... mas acontece que o CDI da minha moto é um de DT ou RX, que só tem 4 fios, aí esse verde fica solto, será prejudica em alguma coisa?


Meça em dois mil Ohms na escala do multímetro


A variação pode dar em ate 2% do total geralmente para baixo do especificado


Os outros fios Brancos sem listas são da bobina de luz e o Azul do neutro ( ponto morto da moto)


SISTEMA DE CARGA


os fios brancos devem ser vistos da seguinte forma.


( 3 FIOS BRANCOS SEM LISTA SISTEMA DE CARGA)


1ª NAO DEVE TER RESISTENCIA ENTRE ELES A CARCAÇA DO MOTOR OU CHASSIS.
2ª COLOCAR O MULTITESTER EM 200 Ohms e encostar uma ponta de prova na outra.




se der em torno de 00,9 entre as pontas do mutitester, quando colocar entre os fios brancos da bobina devera dar 01,2


faça o seguinte coloque uma ponta do multímetro em um fio branco dos tres que sobem da bobina e cloque o outra ponta em outro fio branco.
ASIM FAÇA ENTRE ELES. OS 3 FIOS.


NAO DEVERA DAR RESISTENCIA ENTRE ELES E A CARCAÇA DO MOTOR.


# Meu multímetro quando coloco em 200 Ohms, e encosto as pontas do teste uma na outra dá 0.13 Ohms....
Testando os fios brancos contra o chassi, deu o seguinte: em dois dos fios deram 0.14 e teve um que deu 0.15 Ohms
Testando entre os fios brancos, deu sempre 0.14 Ohms


Pelo jeito meu estator está condenado né?...



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------




Galera, fui no ferro velho hoje, e o cara tinha duas sucatas de RD lá, com CDI e tudo... testei os estatores: e em ambos os estatores, as medidas da bobina Principal, deu divergência... num estator a bobina principal deu 470 Ohms, e na outro não deu nada, ficou só aparecendo o numero 1 que sempre aparece nessa medida, todas as outras medições bateram certinho. Qual será que está melhor? o que deu menos resistência, ou que não deu nada? ou os dois estatores estão ruins?... Negociei com o cara, e ele me vendi um estator e o CDI por 100 reais. Agora dependo da avaliação de vcs pra ir lá comprar...

top_dog
14-06-12, 22:12
Brother,

http://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=1&ved=0CGIQFjAA&url=http%3A%2F%2Fwww.servitecmoto.com.br%2Fdownloa d_arquivo.php%3Fdownload%3D15&ei=zovaT7CCMYGy8QSR9MGZBA&usg=AFQjCNFoUi9wtXy1sgrIyWvD7gWiVscDBw

Rd e DT inclusos,

Smoke forever :)