PDA

Ver Versão Completa : Esticar corrente - será que está certo?



Defeacer
23-06-12, 16:28
Quando vou esticar a corrente, sempre deixo ela beeeem apertada, aí ligo a moto no cavalete central e fico acelerando ela, subindo e descendo marcha, aí quando eu desligo, ela fica com a folga certinha. Será que isso é certo?

chiccoli
23-06-12, 16:50
Eu aprendi a 1º passar um óleo, deixar ela solta ( antes eu usava 20w50, deixava mais solta,talvez por mais desgaste, agora estou usando 90 esta dando menos folga, talvez por menos desgaste ou textura do óleo ), e depois esticava até a folga correta, com a roda em movimento impulsionado com a mão e não motor, batia a chave, ou qualquer objeto apenas com intuito de medição, pra ver a folga geral da corrente, media-se pela menor folga, já que a folga é variável de acordo com a posição da relação.

termo muito técnico?, deu pra entender ?

chriskopsch
23-06-12, 17:40
A minha nao estico desde nov/2011 hehe
Mas tá lá, com a folga correta.
Faço como o chiccoli.

chiccoli
23-06-12, 18:14
A minha nao estico desde nov/2011 hehe
Mas tá lá, com a folga correta.
Faço como o chiccoli.

11/11 ?? qq c faz ? a minha é quase toda a semana !! oO

apesar que parei de enrolar o cabo o tempo todo.., ta aumentando pra 3,4 semanas..

felipe250
23-06-12, 18:17
Olha as indicações para alinhar corretamente a correia e em seguida verifique a folga correta, nunca aperte demais e nunca deixe muito solta.´é meio termo ok?
lubrifique com óleo 90 e pronto. se correia for original tu vai demorar para esticar novamente.

Richard
23-06-12, 18:20
11/11 ?? qq c faz ? a minha é quase toda a semana !! oO

apesar que parei de enrolar o cabo o tempo todo.., ta aumentando pra 3,4 semanas..


A minha eu estiquei quando coloquei, isso já vai fazer uns 4 ou 5 meses e nem fico me preocupando em lubrificar, acho que lubrifiquei quando montei e na semana passada quando fui trocar o óleo da moto e aproveitei para olhar a folga, nem precisou esticar, mas já que tava mexendo lubrifiquei.

Eu uso corrente DID japonesa com retentor e sem emenda.

E enrolo o cabo direto, inclusive a moto já foi para autódromo duas vezes nesse período.

jott257
23-06-12, 18:33
e simples te a motor tiver cavalete central coloque nele e gire o pneu e va batendo na corrente ate achar o ponto mais apertado
toda corrente estica e afroxa quando gira o pneu, voce tem de regular pela parte mais esticada quando achar e so regular nem tao apertado nem tao frouxo... por ex no manual da minha ach que diz q a folga tem de ser de 5 cm da corrente entre vc empurrando ele pra baixa e pra cima tipo formando 1 elipse

chiccoli
23-06-12, 18:46
A minha eu estiquei quando coloquei, isso já vai fazer uns 4 ou 5 meses e nem fico me preocupando em lubrificar, acho que lubrifiquei quando montei e na semana passada quando fui trocar o óleo da moto e aproveitei para olhar a folga, nem precisou esticar, mas já que tava mexendo lubrifiquei.

Eu uso corrente DID japonesa com retentor e sem emenda.

E enrolo o cabo direto, inclusive a moto já foi para autódromo duas vezes nesse período.


a minha é original.., apesar que eu sempre usei oleo de motor msm.., agora que me integrei ai oleo 90, pode ser por isso tbm, não ?

- - - Updated - - -


A minha eu estiquei quando coloquei, isso já vai fazer uns 4 ou 5 meses e nem fico me preocupando em lubrificar, acho que lubrifiquei quando montei e na semana passada quando fui trocar o óleo da moto e aproveitei para olhar a folga, nem precisou esticar, mas já que tava mexendo lubrifiquei.

Eu uso corrente DID japonesa com retentor e sem emenda.

E enrolo o cabo direto, inclusive a moto já foi para autódromo duas vezes nesse período.


a minha é original.., apesar que eu sempre usei oleo de motor msm.., agora que me integrei ai oleo 90, pode ser por isso tbm, não ?
reduziu bem as esticadas de corrente depois que trokei o oleo.

chriskopsch
23-06-12, 19:08
11/11 ?? qq c faz ? a minha é quase toda a semana !! oO

apesar que parei de enrolar o cabo o tempo todo.., ta aumentando pra 3,4 semanas..

11/11 foi quando troquei a relação inteira.
Coloquei pinhão e coroa Vaz, e corrente DID com retentor.
Toda semana verifico e passo óleo 90.

nil_bad
23-06-12, 19:47
Eu sempre estico com alguém montado na moto pra ficar na folga correta de uso e toda semana lubrifico a corrente com óleo de motor.

Defeacer
23-06-12, 21:24
Poxa, a pergunta ninguem respondeu :(

chriskopsch
23-06-12, 21:45
Poxa, a pergunta ninguem respondeu :(

Quer saber a resposta certa pra isso? Leia o manual da sua moto!

Esticar bem a corrente e depois fazer isso aí tudo eu acho perda de tempo.

Eu coloco no cavalete, deixo na folga correta e pronto! Aperta a roda e já era.

Defeacer
23-06-12, 22:22
Quer saber a resposta certa pra isso? Leia o manual da sua moto!

Esticar bem a corrente e depois fazer isso aí tudo eu acho perda de tempo.

Eu coloco no cavalete, deixo na folga correta e pronto! Aperta a roda e já era.

Por cabacisse minha, eu AINDA não consigo deixar ela com a folga certa, então eu estico ela todinha, a roda mal gira, aí eu faço isso que eu disse lá em cima.

;)

chriskopsch
23-06-12, 22:25
Por cabacisse minha, eu AINDA não consigo deixar ela com a folga certa, então eu estico ela todinha, a roda mal gira, aí eu faço isso que eu disse lá em cima.

;)

Mas não precisa deixar exatamente na folga certa, o certo é nem muito esticado, nem muito frouxo.
Com o tempo vc pega a manha..

Richard
25-06-12, 08:57
a minha é original.., apesar que eu sempre usei oleo de motor msm.., agora que me integrei ai oleo 90, pode ser por isso tbm, não ?

- - - Updated - - -
a minha é original.., apesar que eu sempre usei oleo de motor msm.., agora que me integrei ai oleo 90, pode ser por isso tbm, não ?
reduziu bem as esticadas de corrente depois que trokei o oleo.

Sei lá...rs


Eu não uso óleo, depois que conheci os sprays próprios para corrente, nunca mais uso óleo, só em caso de extrema necessidade.

Costumo usar aqueles sprays da Corcopin, Motul ou Repsol, além de grudarem bem mais, mantendo a corrente lubrificada por mais tempo, não sujam tanto a roda da moto.


Eu não tenho saco para ficar passando óleo em corrente toda semana. A única coisa que faço na moto toda semana é abastecer e olhe lá.

CkOFan
25-06-12, 09:04
E a "graxa branca" é boa mesmo? Já teve uns quantos caras que disseram pra mim usar.

Meu primo passava isso aqui:
http://www.vstrombrasil.com.br/vstrom/loja/images/mb_bardal.jpg

Alguém aí já usou?

Abraço!

Zanca
25-06-12, 10:00
Kra o q faz a corrente esticar pois tinha esticado ela sábado retrasado e lubrificado, ontem uma semana depois a corrente tava tão solta que parecia que ia escapar da coroa ai olhei a marca para ver se não tinha corrido e estava como deixei, na verdade vou ter que tirar um elo agora para ficar boa lubrifico ela toda semana

chriskopsch
25-06-12, 10:44
E a "graxa branca" é boa mesmo? Já teve uns quantos caras que disseram pra mim usar.

Meu primo passava isso aqui:
http://www.vstrombrasil.com.br/vstrom/loja/images/mb_bardal.jpg

Alguém aí já usou?

Abraço!

Pior coisa pra passar na corrente é graxa, qualquer que seja, branca, azul,...

Richard
25-06-12, 11:57
Kra o q faz a corrente esticar pois tinha esticado ela sábado retrasado e lubrificado, ontem uma semana depois a corrente tava tão solta que parecia que ia escapar da coroa ai olhei a marca para ver se não tinha corrido e estava como deixei, na verdade vou ter que tirar um elo agora para ficar boa lubrifico ela toda semana

Troca de corrente se o pinhão e a coroa estiverem ainda bons, senão, troca o conjunto todo.

Corrente não se "tira elo". É jogar com a sua segurança.

Carleetos
25-06-12, 11:57
http://img233.imageshack.us/img233/555/digitalizar0002ey.jpg

magrao tk
25-06-12, 14:05
Por cabacisse minha, eu AINDA não consigo deixar ela com a folga certa, então eu estico ela todinha, a roda mal gira, aí eu faço isso que eu disse lá em cima.

;)

Se tu faz isso com ela no cavalete... no chão e com peso ela fica mais esticada ainda!
Mesmo que tu deixe o eixo sem aperto e bote peso pra ela ceder pra depois apertar... (acho que é isso que tu faz, foi o que entendi...) mesmo assim pode ainda ficar com pouca folga, e dar um esticão ao passar num buraco forte, ou com muito peso, garupa, etc.

Se deixar sempre a corrente esticada assim, tu vai desgastar alem da relação toda... mais o rolamento da roda no lado da coroa, as buchas da balança e até o rolamento do eixo do pinhão pode ter desgaste prematuro tambem. Pois quando a suspensão abaixa a corrente esticada faz pressão em todas essas peças.

Vai pelo manual! Eu confiro a folga que recomenda no manual, giro a roda e acerto a folga naquele ponto que a corrente fica menos folgada ao girar. Na primeira vez eu medi com uma régua, agora vai no olhometro mesmo. Vai treinando que tu pega o jeito. E não encana se ficar UM POUCO de folga a mais. Se a relação tiver boa a corrente não cai assim fácil. Só vai cair se a corrente já tiver batendo na balança de tão solta.

bravo18br
25-06-12, 14:52
Regular a corrente é como o Carleetos postou.... vai pelo manual, não tem erro... só lembrando, 15mm a 25mm de folga pra motos street. Pra trail é entre 35mm e 40mm.
E lubrificação, SEMPRE com óleo em spray ou o que sobrar da troca do motor mesmo. Nenhuma graxa é fina o suficiente pra lubrificar a parte importante, que é entre os elos e os o'rings.
Cuidado também para não deixar a roda torta ao ajustar, pois aí o pneu vai pra fita.
Fora isso, tirar elo de corrente pra durar mais é mendiguice da braba..... e eu falo PQ EU JÁ FIZ ISSO. E garanto que querendo economizar mixaria gastei muito mais pra trocar sensor do neutro e o guincho que tive que pagar por causa da corrente arrebentada em uma velocidade mais ou menos.... se tivesse rápido então, tava lascado...


Abraço.

chiccoli
25-06-12, 14:57
http://img233.imageshack.us/img233/555/digitalizar0002ey.jpg



Não esquecendo que esse ai é o procedimento para até o peso maximo permitido do veiculo.., quem anda muito com garupa, se passa do peso tem que ver se a folga é maior, como que é..

Carleetos
25-06-12, 17:49
Não esquecendo que esse ai é o procedimento para até o peso maximo permitido do veiculo.., quem anda muito com garupa, se passa do peso tem que ver se a folga é maior, como que é..

Caso o cara ande com a carga acima do suportado pela moto aí já pode ter vários outros problemas né..

- - - Updated - - -


Regular a corrente é como o Carleetos postou.... vai pelo manual, não tem erro... só lembrando, 15mm a 25mm de folga pra motos street. Pra trail é entre 35mm e 40mm.
E lubrificação, SEMPRE com óleo em spray ou o que sobrar da troca do motor mesmo. Nenhuma graxa é fina o suficiente pra lubrificar a parte importante, que é entre os elos e os o'rings.
Cuidado também para não deixar a roda torta ao ajustar, pois aí o pneu vai pra fita.
Fora isso, tirar elo de corrente pra durar mais é mendiguice da braba..... e eu falo PQ EU JÁ FIZ ISSO. E garanto que querendo economizar mixaria gastei muito mais pra trocar sensor do neutro e o guincho que tive que pagar por causa da corrente arrebentada em uma velocidade mais ou menos.... se tivesse rápido então, tava lascado...

Abraço.

Boa observação sobre a folga pra motos trail. Isso se dá por causa do curso maior da suspensão?

Quanto ao lubrificante, óleo de motor, óleo SAE 90, SAE 140 ou spray lubrificante de corrente. Não tem erro.

Limabl
25-06-12, 18:06
O correto é limpar e lubrificar a transmição antes de ajustar ,as especificações de folgas estão no manual e no protetor de corrente!!!

Mau_Alves
25-06-12, 22:42
Defeacer,

Eu utilizo wd40, como desengripante, para limpar a corrente (quando lavo a moto) e aplico spray para corrente (molysil moto spray) 1 vez por semana ou após chuva. Já utilizei óleo 90 e a moto ficava imunda depois de lavar, toda respingada de óleo, depois q descobri o spray pra corrente não quero outra coisa.

Abraços,