PDA

Ver Versão Completa : Campanha esclarece sobre novos itens obrigatórios a motofretistas, mototaxistas, etc



Motaro
23-06-12, 22:00
Nova legislação passará a vigorar em todo país a partir de 4 de agosto. Antena corta-pipa passará a ser item obrigatório de segurança, por exemplo.
Uma campanha dirigida aos motofretistas, mais conhecidos como motoboys, de São Paulo (http://g1.globo.com/sp/sao-paulo/cidade/sao-paulo.html) terá início a partir das 9h da próxima segunda-feira (25). O lançamento da ação será no bolsão de estacionamento para motociclistas da Praça da República, no Centro da capital.
Serão distribuídas cerca de mil cartilhas, além da realização de blitzes informativas com o objetivo de esclarecer aos motociclistas de São Paulo sobre os novos itens obrigatórios de segurança previstos na nova legislação federal, que passará a vigorar em todo o país a partir do próximo dia 4 de agosto. Coletes e capacetes com dispositivos retrorrefletivos, proteção para motor e pernas, aparador de linha, chamado de antena corta-pipa, são alguns destes itens.
De acordo com o Sindicato dos Mensageiros, Motociclistas, Ciclistas e Mototaxistas de São Paulo e Região (Sindimotosp), cerca de 200 mil motoboys atuam na Capital, onde a atividade foi regulamentada em 2007.
A cartilha vai funcionar como um guia prático, explicando os pré-requisitos do condutor, do veículo e as leis que regulamentam a profissão, além de orientações sobre o curso especializado para motofrete, dicas para uma pilotagem segura, indicações da Polícia Militar quanto aos itens que serão fiscalizados e o passo a passo sobre como o motorista pode obter certificado de capacitação para o transporte de pequenas cargas.
Os motociclistas terão até o dia 4 de agosto de 2012 para adequar às novas exigências de segurança. Quem infringir a nova legislação, pode receber multa no valor de R$ 191,54, além da apreensão da motocicleta e até mesmo a suspensão da CNH, dependendo da infração cometida.
A campanha é uma iniciativa conjunta do Detran, da CET, do Departamento de Transportes Públicos, do governo do Estado, da Prefeitura de São Paulo, da Polícia Militar e do Sindimotosp
Fonte: G1

JakRedWins
23-06-12, 22:04
Por um lado eles estão certos... mas não concordo em ser obrigatório. cada um deve zelar pela sua própria segurança, desde que não prejudique a ninguém mais.

Defeacer
23-06-12, 22:17
Mas isso é só pra motoboy ou é pra todos motociclistas?

rodrigo2011
23-06-12, 22:25
isso vai ser somente em Sao paulo ? Coletes e capacetes com dispositivos retrorreflexivos Axo maior besteira do mundo : sou moto- taxis por acaso ? , proteção para motor e pernas q isso mermo ?

juniorprotti
24-06-12, 10:33
Por um lado eles estão certos... mas não concordo em ser obrigatório. cada um deve zelar pela sua própria segurança, desde que não prejudique a ninguém mais.
​concordo com o Jak!

Andinho Xeineclovisk
24-06-12, 10:38
aqui nem existe pipa, pra que ser obrigado a usar esse corta linha?

cone
24-06-12, 12:36
acho q é obrigatorio só pra motoboy!!

zanini
24-06-12, 13:14
é São Paulo pessoal, São Paulo, esta citado umas cinco vezes no texto. E pelo que o texto diz, não ficou muito claro, mas é pra quem trabalha com a moto, são regras para a profissão, seja ela mototaxi, motofrete e etc...

halvaro
24-06-12, 13:22
é São Paulo pessoal, São Paulo, esta citado umas cinco vezes no texto. E pelo que o texto diz, não ficou muito claro, mas é pra quem trabalha com a moto, são regras para a profissão, seja ela mototaxi, motofrete e etc...

Não está tão claro não, por que no primeiro post fala em legislação Federal, então pode se deduzir que é para o Brasil inteiro

taliban
24-06-12, 13:31
"Uma campanha dirigida aos motofretistas, mais conhecidos como motoboys, de São Paulo (http://g1.globo.com/sp/sao-paulo/cidade/sao-paulo.html)"​

rodrigo2011
24-06-12, 13:39
é São Paulo pessoal, São Paulo, esta citado umas cinco vezes no texto. E pelo que o texto diz, não ficou muito claro, mas é pra quem trabalha com a moto, são regras para a profissão, seja ela mototaxi, motofrete e etc...

Axo q tu esqueceu de lê essa parte aqui "Nova legislação passará a vigorar em todo país a partir de 4 de agosto."

KOEL
24-06-12, 17:27
"Uma campanha dirigida aos motofretistas, mais conhecidos como motoboys, de São Paulo (http://g1.globo.com/sp/sao-paulo/cidade/sao-paulo.html)"​

MOTOFRETISTAS= motos usadas pra fretes,aluguel ou mototaxes kkk

Motaro
24-06-12, 17:53
A campanha acontecerá em São Paulo, mas a lei é Federal, ou seja, para o Brasil todo e envolve a obrigatoriedade dos itens somente para aqueles que conduzem a motocicleta "profissionalmente".

Thiago Grigoletto
24-06-12, 18:23
Isso é só para São Paulo, por enquanto e para quem utiliza a moto para trabalho (motoboys ou motofrete), que teve que tirar o antigo "condumoto", a Lei Federal já está em vigor desde 2009, porém somente agora vão fazer ela "valer", e fica a critério de cada estado a fiscalização e punição do não cumprimento desta.

zanini
24-06-12, 18:39
Obrigado Thiago e Taliban.

chiccoli
24-06-12, 19:16
essa ai é veia.., q eu me lembro, foi feita ano passado pra começar a vigorar 1 ano depois, pensei que eles não iriam avisar pro povo esquecer e sair canetando todo mundo..

jott257
24-06-12, 22:49
isso vai ser somente em Sao paulo ? Coletes e capacetes com dispositivos retrorreflexivos Axo maior besteira do mundo : sou moto- taxis por acaso ? , proteção para motor e pernas q isso mermo ?

E o mata cachorro ou quebra mato aquela gradezinha que poe na frente do motor

rodrigo2011
24-06-12, 22:58
E o mata cachorro ou quebra mato aquela gradezinha que poe na frente do motor
axo aquele mata cachorro muito e perigoso .. tem uns tem umas pontas feias d ++

Richard
25-06-12, 09:00
Motaro,

Acerta o título do tópico, pois isso só vale para motofrete. Igual colete refletivo, moto branca tipo "Cargo" a partir de X data (não sei o ano), cursinho de pilotagem defensiva, ser maior de 21 anos e mais um monte de coisas que estão fazendo para motoboys de SP

Pessoas normais que usam a moto por lazer, não vão precisar disso.

guibernard
25-06-12, 11:22
Pessoas normais que usam a moto por lazer, não vão precisar disso.

Sacanagem.... kkkkkk

mdorigon
25-06-12, 15:39
Acho muito boa a iniciativa, isso vai ajudar a quem ta em cima da moto o dia inteiro a se livrar de alguns possiveis problemas. Ainda acho que falta muita coisa a ser regularizada para essa categoria de trabalhadores, mas pelo menos alguma coisa ta começando a acontecer.

rodrigo2011
25-06-12, 20:45
ehhh mas vão ter q gastar 700 reais + 30 horas de curso
alguem sabe qntos motoboys , motofretes , mototaxis q existe em Sao Paulo ?
vai ser um dinheiro mostro q o governo vai pegar ..

Richard
26-06-12, 11:08
ehhh mas vão ter q gastar 700 reais + 30 horas de curso
alguem sabe qntos motoboys , motofretes , mototaxis q existe em Sao Paulo ?
vai ser um dinheiro mostro q o governo vai pegar ..

No primeiro estágio do projeto, o curso é gratuito, pago pela Prefeitura, basta o motoboy se inscrever até uma data X que ele não paga o curso.

ThiBecker
26-06-12, 11:18
Putz aquele protetor de motor é ridículo... Ainda bem que isso só vale para a "profissão" exercida sobre 2 rodas. Concordo com o que foi citado ae por um de nossos colegas, cada um deve preservar por sua própria segurança, no caso, utiliza o que quiser.

mdorigon
26-06-12, 11:23
ehhh mas vão ter q gastar 700 reais + 30 horas de curso
alguem sabe qntos motoboys , motofretes , mototaxis q existe em Sao Paulo ?
vai ser um dinheiro mostro q o governo vai pegar ..

Qual o problema ? Acho justo ele ter que pagar sim, pelos equipamentos, pelo curso (apesar que o Richard deu uma informação legal). Ele ta trabalhando com a moto, passa o dia inteiro em cima dela, mais segurança pra ele não vai fazer mal, e outra, ele tem da onde tirar, do serviço dele, afinal de conta é um custo que ele tem que calcular e cobrar nas prestações de serviço dele. Agora se ele não coloca os custos reais no serviço e trabalha no osso... mais cedo ou mais tarde ele vai ter problemas financeiros mesmo. Alias, não quero ser chato, mas motofretista deveria pagar dpvat mais caro do que uma pessoa que anda com a moto só pra se deslocar entre casa, serviço, escola, etc, afinal teno certeza que eles usam mais o serviços relacionados ao dpvat do que eu que ando de moto só pra ir pro serviço e pra casa em 90 % do tempo.

Richard
26-06-12, 13:55
Putz aquele protetor de motor é ridículo... Ainda bem que isso só vale para a "profissão" exercida sobre 2 rodas. Concordo com o que foi citado ae por um de nossos colegas, cada um deve preservar por sua própria segurança, no caso, utiliza o que quiser.

Eu já discordo.

Equipamentos como jaqueta, botas e luvas, deveriam ser obrigatórios para o motociclista, assim como o cinto é para o condutor de veículo de 4 rodas.

Esse negócio de cada um cuidar do seu, no Brasil não funciona, pois sabe-se que se não obrigar nêgo que anda de moto a usar pelo menos o capacete, nem isso ele iria usar.

Aí essa negada vai ficar ocupando leito de hospital, encarecendo o DPVAT de todo mundo e tudo mais.

Cada um deve pensar no seu, no âmbito da sua residência, a partir do momento que o cara sai para a rua, ele deve seguir regras do convívio em sociedade e se for mais interessante para a sociedade que quem anda de moto tem que usar capacete, então todos devem usar capacete.

É uma pena que até hoje, só pensaram em capacete como "ítem obrigatório".

LucasRicci25
26-06-12, 15:28
No caso, se eu trabalhar para uma empresa de moto, que não seja de motofrete nem de mototaxi, estaria dentro do pacote ?

ThiBecker
26-06-12, 16:08
Eu já discordo.

Equipamentos como jaqueta, botas e luvas, deveriam ser obrigatórios para o motociclista, assim como o cinto é para o condutor de veículo de 4 rodas.

Esse negócio de cada um cuidar do seu, no Brasil não funciona, pois sabe-se que se não obrigar nêgo que anda de moto a usar pelo menos o capacete, nem isso ele iria usar.

Aí essa negada vai ficar ocupando leito de hospital, encarecendo o DPVAT de todo mundo e tudo mais.

Cada um deve pensar no seu, no âmbito da sua residência, a partir do momento que o cara sai para a rua, ele deve seguir regras do convívio em sociedade e se for mais interessante para a sociedade que quem anda de moto tem que usar capacete, então todos devem usar capacete.

É uma pena que até hoje, só pensaram em capacete como "ítem obrigatório".

Sim, Richard, concordo em alguns pontos com vc com certeza, mas com relação à protetores de motor, akela haste de ferro contra linha de pipas, enfim, tem coisas, ou melhor, acessórios que acho que nem todo mundo necessita de se usar. Sou a favor com certeza do uso do EPI do piloto (luvas, capacete, blusas, calças e calçados adequados). Esses sim deveriam ser itens obrigatórios.

rodrigo2011
26-06-12, 16:16
Qual o problema ? Acho justo ele ter que pagar sim, pelos equipamentos, pelo curso (apesar que o Richard deu uma informação legal). Ele ta trabalhando com a moto, passa o dia inteiro em cima dela, mais segurança pra ele não vai fazer mal, e outra, ele tem da onde tirar, do serviço dele, afinal de conta é um custo que ele tem que calcular e cobrar nas prestações de serviço dele. Agora se ele não coloca os custos reais no serviço e trabalha no osso... mais cedo ou mais tarde ele vai ter problemas financeiros mesmo. Alias, não quero ser chato, mas motofretista deveria pagar dpvat mais caro do que uma pessoa que anda com a moto só pra se deslocar entre casa, serviço, escola, etc, afinal teno certeza que eles usam mais o serviços relacionados ao dpvat do que eu que ando de moto só pra ir pro serviço e pra casa em 90 % do tempo.


o problema e q o governo somente pensa em lucros , lucros por cima de lucros .... ex aqueles kit de primeiros socorros q era obrigatório no veículos
aqui na minha cidade eles exigirão q os mototaxistas fossem : todas as motos laranjas , capacetes laranjas novos e limpos , placas vermelhas e documentação ( qm pagou foi a prefeitura ) jaqueta laranja com a numeração e foto do mototaxista ( qm deu foi a autorizada honda da cidade ) , todas tem antenas e mata-cachorros

halvaro
26-06-12, 16:46
Qual o problema ? Acho justo ele ter que pagar sim, pelos equipamentos, pelo curso (apesar que o Richard deu uma informação legal). Ele ta trabalhando com a moto, passa o dia inteiro em cima dela, mais segurança pra ele não vai fazer mal, e outra, ele tem da onde tirar, do serviço dele, afinal de conta é um custo que ele tem que calcular e cobrar nas prestações de serviço dele. Agora se ele não coloca os custos reais no serviço e trabalha no osso... mais cedo ou mais tarde ele vai ter problemas financeiros mesmo. Alias, não quero ser chato, mas motofretista deveria pagar dpvat mais caro do que uma pessoa que anda com a moto só pra se deslocar entre casa, serviço, escola, etc, afinal teno certeza que eles usam mais o serviços relacionados ao dpvat do que eu que ando de moto só pra ir pro serviço e pra casa em 90 % do tempo.

Tb concordo plenamente, se quer trabalhar com o veículo, tem que investir nisso, não só na compra do veículo, mas na segurança, na manutenção, em tudo que envolve o negócio, protegendo a si mesmo e os ao redor

mdorigon
26-06-12, 17:02
o problema e q o governo somente pensa em lucros , lucros por cima de lucros .... ex aqueles kit de primeiros socorros q era obrigatório no veículos
aqui na minha cidade eles exigirão q os mototaxistas fossem : todas as motos laranjas , capacetes laranjas novos e limpos , placas vermelhas e documentação ( qm pagou foi a prefeitura ) jaqueta laranja com a numeração e foto do mototaxista ( qm deu foi a autorizada honda da cidade ) , todas tem antenas e mata-cachorros

Pode até ser que se use isso pra politica...mas não ta errado não o motofretista, seja empresa ou autonomo profissionalizar e ser padronizado pelo governo. Aqui na minha cidade os carros de taxi tem que ser prata e adesivados com um padrão. Foi dado um tempo e todos se adequaram. Se tem politico que se aproveita de algum modo disso, as pessoas devem se lembrar na hora de votar pra mudar isso. Isso não pode ser desculpa pra impedir que se regularize o trabalho de uma categoria Rodrigo, ainda mais quando vai ter mais segurança para quem ta exercendo. Acho complicado sim exigir de motociclistas comuns que não ganham dinheiro com a moto como ferramenta de trabalho, ai não tem como absolver esse custo e temos que por a mão no bolso. Da historia do kit de primeiro socorros...até tem sentindo um veiculo ter um kit, porem não se pensou em fazer o condutor do veiculo saber usar um kit desse antes de fazer valer a lei e exigir que se tivesse o kit. Por isso que sou a favor ainda de que habilitação para qq veiculo no Brasil fosse mais dificil e mais cara para se tirar, porem desse a noção de todas as coisas, um verdadeiro curso mesmo e não essa papagaiada que é, com um monte de assasinos se chamando de motoristas profissionais.

Richard
26-06-12, 17:52
o problema e q o governo somente pensa em lucros , lucros por cima de lucros .... ex aqueles kit de primeiros socorros q era obrigatório no veículos
aqui na minha cidade eles exigirão q os mototaxistas fossem : todas as motos laranjas , capacetes laranjas novos e limpos , placas vermelhas e documentação ( qm pagou foi a prefeitura ) jaqueta laranja com a numeração e foto do mototaxista ( qm deu foi a autorizada honda da cidade ) , todas tem antenas e mata-cachorros

Esse negócio dos kits, tem muita gente que teima em achar que foi só para a venda dos kits e tudo mais, porém, não tem nada a ver com isso.

Essa idéia foi pensada por um Tiririca da vida, que está na política para fazer besteira e pensou que seria uma ótima idéia que todos os carros tivessem um kitizinho básico de primeiros socorros, para que, no caso de um acidente, qualquer pessoa poderia já dar um auxílio no socorro imediato do acidentado.

Até aí a idéia até que não é de toda ruim.

Porém, o animal não pensou que no Brasil a Lei prevê que se você mexe numa pessoa acidentada e essa pessoa tem algum tipo de complicação ou então morre, VOCÊ será indiciado judicialmente e poderá até ir em cana por causa disso, por isso que todo mundo tá mais do que cansado de saber e TODO E QUALQUER socorrista fala, que em caso de acidente, não se deve NUNCA mexer nas vítimas e aguardar socorro especializado. No máximo, sinalizar o local do acidente e chamar o resgate.

Então, no fim das contas, isso virou uma put@ bagunça, pq todo mundo fala que não é para você mexer em uma vítima de acidente, mas o governo te dava um kitzinho para ter no carro e te falava que se você visse ou participasse de um acidente, você deveria dar uma de Dr. House e sair clinicando no meio da rua, mesmo sem ter algum preparo para isso.

Aí que virou aquele reboliço e acabaram com esse negócio de kit, pois niguém queria mexer num acidentado, sabendo que poderia ir em cana ou ser processado se o cara morrese ou ficasse paraplégico pq você foi lá e mexeu nele.

Como a Lei brasileira prevê que o cara não deve por a mão em um acidentado, pois senão ele pode responder criminalmente por qualquer dano nessa pessoa, não tinha o motivo de ter o kit em todos os carros e acabaram com isso.

Simples assim essa história dos kits.

stcowboy
26-06-12, 20:19
Se trata simplesmente da regularização da profissão, o que já deveria ter acontecido a muito tempo.

Fazendo uma analogia com os táxis, como estava até hoje seria como permitir usar um fusquinha 63 preto queimando óleo, sem cintos ou estepe e com placa amarela como táxi. Daria pra comparar também com as lotações aqui em Sampa. Quem estava por aqui na metade dos anos 90 deve se lembrar bem como era antes da regularização.

rodrigo2011
26-06-12, 21:24
eu sou totalmente a favor de regularizar toda e qlqr profissão , so vai trazer dignidade para o trabalhador ! o q eu estou tentando falar e do valor alto e ainda mais saber q esse dinheiro não vai ser investindo em nosso beneficio
faz vergonha nosso pais gera tanto imposto e esse imposto não volta em benfeitorias !

Richard
27-06-12, 09:14
Se trata simplesmente da regularização da profissão, o que já deveria ter acontecido a muito tempo.

Fazendo uma analogia com os táxis, como estava até hoje seria como permitir usar um fusquinha 63 preto queimando óleo, sem cintos ou estepe e com placa amarela como táxi. Daria pra comparar também com as lotações aqui em Sampa. Quem estava por aqui na metade dos anos 90 deve se lembrar bem como era antes da regularização.

Eu tava nesse meio...

Trabalhei alguns anos como cobrado de lotação, com meu pai.


Era cada correria para fugir de fiscalização. Meu pai já chegou a arrancar em semaforo com o fiscal pendurado na porta dele.

Hahaahahhahhahahha