PDA

Ver Versão Completa : Rotação Fazer 250



Thiago Grigoletto
24-06-12, 18:30
Boa Noite, Pessoal.

Tenho uma Fazer 250 2007, e quero saber se é possível diminuir a rotação do motor.

Quando estou a 100km/h a rotação no conta giros está em 6.500rpm, tem como reduzir essa rotação, para deixar o motor trabalhando mais "suave", em torno de 5.000rpm?

Pensei em trocar pinhão e coroa, reprogramar injeção, qualquer coisa que possa funcionar, o que sugerem?

chriskopsch
24-06-12, 18:49
Em que marcha isso?

chiccoli
24-06-12, 19:03
A velocidade é medida no eixo do pinhão, vc pode até colocar um pinhão maior, porém.., vai marcar a velocidade errado E acredito que o motor não vai ter força pra empurrar 100 tranquilo a 5 mil rpm..

zanini
24-06-12, 19:21
Acredito que deve ser em quinta, baixa rotação para uma quarta marcha.

Eu sugiro deixar originalzinha, uma das maiores qualidades da Fz é a pegada dela nas subidas, arrancadas, e alterarando vai acabar perdendo um pouco dessa qualidade. Acho que nao vale a pena.. pelo menos na minha opnião né.

Thiago Grigoletto
24-06-12, 20:25
Ohh galera...
É em quinta marcha sim, pensei em pinhão e coroa, mas vou perder um pouco de torque e acho que não compensa mesmo...
Acho que pra manter uma moto a 100km/h com uma rotação mais baixa (motor mais suave), só sendo uma acima de 250cc preferencia custom.

speedFan
26-06-12, 11:23
É deixar como está para que menos rotação 65% do motor ta ótimo afinal como você mesmo disse é uma 250cc e não uma 600cc para mater o motor com pouco mais de 4000rpm a cerca de 100km/h relaxe e curta a motoca.

César
26-06-12, 12:35
Como o pessoal já disse, deixa assim. Essa relacao eh calculada de acordo com o motor. Se quer andar a 100 por hora a 5000rpm o único jeito eh comprar uma moto maior, por isso que existem motos maiores. Acho que a Hornet faz isso, 5k rpm a 100 por hora.

- - - Updated - - -

Como o pessoal já disse, deixa assim. Essa relacao eh calculada de acordo com o motor. Se quer andar a 100 por hora a 5000rpm o único jeito eh comprar uma moto maior, por isso que existem motos maiores. Acho que a Hornet faz isso, 5k rpm a 100 por hora.

nil_bad
26-06-12, 13:06
Tá certo essa sua medição? a Twister a 100km/h em 6 marcha está a 7.000rpm...:shock:

Mas como ja disseram, esse é o limite de um motor 250cc.

Pindoba
26-06-12, 14:44
Tenho Fazer há menos de 1 mês, tá com 720 km e a rotação da minha é isso aí mesmo, entre 6 e 6,5k a + ou -100 km/h, 7k a 110, 7,5 a 115-120. Mais que isso não estiquei ainda por causa do amaciamento. Mas quando ela dá 6,5 a 100km/h se vc soltar o acelerador um pouquinho ela baixa o giro sem diminuir a velocidade e dá manter a velocidade tranquilamente, a não se que tenha uma subida pela frente.

Rubinho
26-06-12, 18:29
XT600 a 100km/h ta a 3.500rpm ;)

chiccoli
26-06-12, 18:33
XT600 a 100km/h ta a 3.500rpm ;)

acho que vou colocar um motorzinho desses na minha 150.., =D vai virar uma bala.., se não se auto destruir 1º

stcowboy
26-06-12, 19:16
A Fazer a 5000rpm está a 80km/h. Se colocar relação pra ela andar a 100 nessa rotação, não vai ter força pra passar disso e vai perder a característica mais legal da FZ que é a força em praticamente qualquer rotação.

cabra de brasilia
26-06-12, 20:27
Diplomata reguladinho bonitinho dá 180 km/h a 1.800 RPM.........^^


Nova Fazer pegando BR subida com vento contra pouquinho forte tem de enrolar 100% pra não cair a velocidade.........

stcowboy
27-06-12, 06:26
Diplomata reguladinho bonitinho dá 180 km/h a 1.800 RPM.........^^


Nova Fazer pegando BR subida com vento contra pouquinho forte tem de enrolar 100% pra não cair a velocidade.........

Motor de caminhão não vale! :D

fredericoelias
27-06-12, 12:00
é triste Thiago, mas é a vida de Fazer. Pensei em fazer a mesma coisa, pois acho um saco ficar 3 horas a 6500, 7000 RPM no ouvido.

COnversando com um colega, o esquema seria colocar um comando de alta e mudar a relação da moto. Só não fiz isso porque 70% dos meus trajetos são urbanos, então teria de sacrificar o torque.


Mas ainda o besourinho me persegue... já pensou, a 100 km/h a 5000 RPM.... ia fazer 34km/L facinho na estrada hehehehehe

DOUGLAS 00
27-06-12, 12:17
XT600 a 100km/h ta a 3.500rpm ;)


É do projeto. Claro, tem o outro lado da moeda: Faixa vermelha logo ali... mal passa dos 6 mil giros e se der muito giro, a vibração judia... Mas não deixa de ser bacana esse monte de torque em baixa.

Talvez eu compre um XT 600 no futuro.

Rubinho
27-06-12, 12:46
É do projeto. Claro, tem o outro lado da moeda: Faixa vermelha logo ali... mal passa dos 6 mil giros e se der muito giro, a vibração judia... Mas não deixa de ser bacana esse monte de torque em baixa.

Talvez eu compre um XT 600 no futuro.

Douglas, esse é o grande barato da moto, é muito show ter muito torque desde os primeiros rpm's, sempre defendi o maior torque em detrimento à potência para o uso civilizado e urbano, pois em qualquer situação é só torcer o cabo pra tomar a patada, sem precisar ficar cambiando. Além disso esse torque de sobra me permite andar com escapamento esportivo, pois como na maior parte do tempo eu estou só na casquinha do acelerador, eu escuto mais o vento do que o escape. Mas é abrir o acelerador e ver trator surgir!! rs

A faixa útil de giros dela é mesmo curta, mas o fato de fazer uma boa velocidade de cruzeiro com o conta-giros pela metade ainda é muito satisfatório.

Quanto a famosa vibração, na velocidade de cruzeiro que eu costumo andar que é em torno de 120km/h, sinto menos vibração do que sentia na T250 a 110km/h, acima disso já começa a piorar mesmo, mas como só ando acima disso eventualmente, nem chega a dar tempo de incomodar.

cabra de brasilia
27-06-12, 12:48
Uma coisa que eu acostumei que quando esqueço fico agoniado é usar um pequeno chumaço de algodão no ouvido.....

Ao contrário do que a lenda urbana espalha esse recurso não tapa a audição....ele filtra os ruídos.....ao meu ver eu fico muito mais atento a outros sons muito mais importantes que ficar ouvindo motor gritando na alta...........

E outra Fazer beirando os 100 km/h com contagiros na casa dos 5/5500 RPM não está forçando o motor em nada......vendo o quanto o motor dá de rotação máxima....nessa situação ai está sendo exigido máximo de uns 60% do motor........é que esse motor faz essa zueira que parece que vai explodir mesmo......por isso que gosto do artifício de usar o algodão.

Mas como citei na primeira linha....um pequeno chumaço....se colocar uma bola de algodão do tamanho de uma bola de tênis obviamente vai é tapar o ouvbido mesmo né!

César
27-06-12, 13:17
De fazer to no ceu, e eu que fui de campinas a Curitiba de Yes 125, 540km a 100km/h com o motor gritando a 10.000 rpm! Isso sim eh desconforto. E na subidas nao conseguia passar de 70km/h...
Amigo levante a mão para o ceu e de gloria a Deus que de Fazer vc ta no ceu, pra andar na estrada, comparado com 125.

Pindoba
27-06-12, 14:29
De fazer to no ceu, e eu que fui de campinas a Curitiba de Yes 125, 540km a 100km/h com o motor gritando a 10.000 rpm! Isso sim eh desconforto. E na subidas nao conseguia passar de 70km/h...
Amigo levante a mão para o ceu e de gloria a Deus que de Fazer vc ta no ceu, pra andar na estrada, comparado com 125.

Nunca andei numa moto com mais de 250 cc, por isso não posso opinar, mas comparando a Fazer com minha antiga YBR 2009, meu deus, no curto trecho de rodovia que pego diariamente(uns 15 -20km na Santos Dumont) a diferença é absurda, principalmente nas retomadas, já que a rodovia funciona quase que como uma avenida no trecho de Campinas e não dá pra pra acelerar muito. Na única viagem que fiz com minha factor, até Serra Negra, me deixou moído. Assim que o tempo der uma esquentadinha, to planejando testar a Fazer até Ubatuba pra ver no que que dá.

halvaro
27-06-12, 15:59
Douglas, esse é o grande barato da moto, é muito show ter muito torque desde os primeiros rpm's, sempre defendi o maior torque em detrimento à potência para o uso civilizado e urbano, pois em qualquer situação é só torcer o cabo pra tomar a patada, sem precisar ficar cambiando. Além disso esse torque de sobra me permite andar com escapamento esportivo, pois como na maior parte do tempo eu estou só na casquinha do acelerador, eu escuto mais o vento do que o escape. Mas é abrir o acelerador e ver trator surgir!! rs



É exatamente esse o conceito das grandes custom, pode ver que elas tem pouca potência em função da alta cilindrada, mas muito
torque em baixa, quase como um motor de carro, é pra andar tranquilamente em baixa rotação e sem muita troca de marcha, perfeito
pra curtir uma viagem.

Agora realmente não vejo por que essa preocupação com a rotação da Fazer, como disseram , ta ótimo, 125 é mais rotação ainda
nessa velocidade

DOUGLAS 00
27-06-12, 16:18
Douglas, esse é o grande barato da moto, é muito show ter muito torque desde os primeiros rpm's, sempre defendi o maior torque em detrimento à potência para o uso civilizado e urbano, pois em qualquer situação é só torcer o cabo pra tomar a patada, sem precisar ficar cambiando. Além disso esse torque de sobra me permite andar com escapamento esportivo, pois como na maior parte do tempo eu estou só na casquinha do acelerador, eu escuto mais o vento do que o escape. Mas é abrir o acelerador e ver trator surgir!! rs

A faixa útil de giros dela é mesmo curta, mas o fato de fazer uma boa velocidade de cruzeiro com o conta-giros pela metade ainda é muito satisfatório.

Quanto a famosa vibração, na velocidade de cruzeiro que eu costumo andar que é em torno de 120km/h, sinto menos vibração do que sentia na T250 a 110km/h, acima disso já começa a piorar mesmo, mas como só ando acima disso eventualmente, nem chega a dar tempo de incomodar.


Justamente... se vibra pouco a 120... tá no meu número.

O banco, é bom?

Rubinho
27-06-12, 19:57
Cara, sinceramente, o banco dela é ótimo, achei melhor do que o da T250.

O banco da T250 é mais anatômico do que o da XTE, mas o da XT é beeeemmm mais macio, então consigo rodar muito tempo sem sentir nenhuma dor, parando só pra esticar as pernas e pitar um cigarrinho....

Não sei que cagada é essa que a yamaha ta fazendo com a espuma das suas motos...