PDA

Ver Versão Completa : Thermotape - função, modelos, beneficios e maleficios



y_btt
27-06-12, 12:22
Senhores,

Tive o desprazer de levar minha primeira fritada na batata da perna ontem. Um descuido besta quando fui descer da moto..... que me deixou sem nenhum pelo e uma bolha no local...

Pois bem, já tinha ouvido falar sobre fitas thermotape mas nunca pude ver pessoalmente.

Gostaria de saber se alguem aqui já usou e pode me dizer:

1. Se funcionam bem, quantos graus em media diminui ao toque na superfície;
2. Se existem modelos diferentes ou mais apropriados para cada uso;
3. Os beneficios (alem de baixar a temperatura);
4. E principalmente os maleficios de usa-lo no escape (se prejudica a parte interna do escape, se acumula agua e aumenta a corrosão, etc
5. Quanto tempo dura, se escama ou desfia, etc)

mdorigon
27-06-12, 13:18
não tenho ideia do que te falar a nivel tecnico, mas acho que se ninguem souber, um bom lugar para voce pesquisar e em sites de preparações automotivas. Dizem que o uso nos canos de escape ajuda a deixar o cofre do motor menos quente, melhorando a eficiencia do intercooler. Se é verdade...mas em boas oficinas de preparação de carros devem te apontar uma resposta melhor. Tb vejo muita moto custom com isso...procure num fórum sobre elas, pode ter a informação que voce precisa.

Limabl
27-06-12, 14:11
Senhores,

Tive o desprazer de levar minha primeira fritada na batata da perna ontem. Um descuido besta quando fui descer da moto..... que me deixou sem nenhum pelo e uma bolha no local...

Pois bem, já tinha ouvido falar sobre fitas thermotape mas nunca pude ver pessoalmente.

Gostaria de saber se alguem aqui já usou e pode me dizer:

1. Se funcionam bem, quantos graus em media diminui ao toque na superfície;
2. Se existem modelos diferentes ou mais apropriados para cada uso;
3. Os beneficios (alem de baixar a temperatura);
4. E principalmente os maleficios de usa-lo no escape (se prejudica a parte interna do escape, se acumula agua e aumenta a corrosão, etc
5. Quanto tempo dura, se escama ou desfia, etc)
Então amigo essas fitas não são extamente uma especie de protetor de escapamento e nem é para resfriar o escape,ela esta lá justamente para almentar a temperatura do escape otimizando o fluxo dos gases da combustão do motor impedindo que o escape seja refrigerado pelo o ar externo que passa por ele!!

Mas de serta forma a superficie externa da manta tem uma temperatura bem mais baixa que a superficie metalica do escape.

bravo18br
27-06-12, 14:47
O material parece aquelas mangueiras de incêndio sabe, bem resistente.
Aqui na empresa tem uma HD que tem no escape há bastante tempo...
Em carros é usado para diminuir a temperatura do cofre em motores preparados (que esquentam muito mais que os originais) e evitar danificar os eletrônicos.
Outra vantagem, é como o Limabl falou, aumentar o fluxo de gases.
Até onde sei, o uso é indicado para quem tem escape mais aberto, pois o calor que vai acumular com a fita, com a restrição de um escape original pode aumentar muito a temperatura no cofre do motor.
Acredito que possa ser um tiro no pé, pois ao colocar a fita no cano, a ponteira tenderá a ficar sempre mais quente, e como ela fica mais exposta, a possibilidade de acidentes é maior...
Acho que no teu caso, só mais cuidado ao descer e subir da moto é suficiente...

y_btt
28-06-12, 15:22
blz galera. Obrigado pelas respostas!!!




Vou consultar um mecanico de preparados que conheço e ver que informação consigo, mas já to desistindo da ideia.... Vi com um camarada que dá pra mandar fazer um protetor maior revestidos de manta ceramica. Vi que a aparencia fica muito melhor que a fita enrolada em todo o cano e não vai interferir no funcionamento normal do escape.


Acho que será a melhor solução.






abraço