PDA

Ver Versão Completa : URGENTE ! MOTOR 100cc



pedrinho.roller
28-06-12, 22:41
PESSOAL, BOA NOITE !

ée o seguinte, hoje passei por uma situação dificil, imagina vc estar a uns 60km/h de 4ª marcha em uma Biz 100
quando derrepente vc pensa q esta de 3ª e pisa mais uma pra baixo (óbviamente continuara de quarta, certo ?) mas entra NEUTRO (nao sei como)
e sem perceber vc pensando q nao entrou a marcha, pisa de novo e entra 1ª.. Puuuuuuuuttz. ja sabem o que aconteceu né ?

uma bola de fumaça, o giro subindo la em cima e vc sentindo tudo ir pro saco...

só queria mesmo uma ajuda, pra nao ser enrrolado por mecanicos picaretas, pois sei q o cambio esta bom...
o que normalmente estraga quando acontece de DESBIELAR a moto ?
alguem de SP tem noção de quanto fique pra arrumar todo esse estrago ? pois o Doc da minha vence mes q vem (final4) e preciso fazer
a inspeção pra licenciar.


Abração, conto com a ajuda de todos...

chiccoli
28-06-12, 23:16
Ainda funciona o motor depois dessa ? oO

se eu soubesse como que funciona cambio rotativo eu até te ajudava, mas que eu saiba, quando ela entra em movimento acaba essa função, só faz isso parada.
andei de biz uma, 2 vezes na vida só..

YagoXC
28-06-12, 23:19
cara q tenso isso é Phoda boa sorte ai

Defeacer
28-06-12, 23:38
Ela faz isso só parada, como o chicolli disse. Maaaas talvez tenha tido algum problema no câmbio e causou isso.
A minha quando entra no neutro em movimento, eu sinto na hora, além de acender a luz no painel.

Tenso :O

Stone
28-06-12, 23:39
Se não me engano é só uma molinha quebrada que faz isso acontecer, o problema é desmontar o motor inteiro para troca-la

pedrinho.roller
29-06-12, 00:19
nao estou nem preocupado com isso (molinha), como vou ter que abrir o motor, ja arrumo !
no caso da pergunta do amigo acima em saber se o motor ainda funciona... então... se funcionasse estaria bom, o motor simplesmente travou.


será q estragou muita coisa por dentro ? vcs teem ideia ?

chiccoli
29-06-12, 00:40
"normalmente" atropelou as valvulas, ai tem que ver qq virou o cabeçote, e deve ter aberto um belo de um furo no pistão, só parte de cima, então a mão de obra pra abrir a parte de baixo pra concertar a molinha é separado, nada animador né.. =S
pode colocar uns 300, 500 reais brincando ai...,

chriskopsch
29-06-12, 00:43
Uma solução: compra minha Titan 150 :D

chiccoli
29-06-12, 00:45
rapais.., biz 100 em 4ª a 60 ja ta gritando.., to tentando imaginar o tamanho da paulada que o motor levou pra jogar pra 1ª hein.., ela foi pra uns 20, 25 mil rpm de uma vez será ? ... oO

pedrinho.roller
29-06-12, 00:50
foi cara, os giros foram tão altos q eu pensei q o motor ia explodir embaixo das carenagens, mais até agora estou tentando entender o que aconteceu. rsrs

mas beleza, acho q agora vou aproveitar q vou ter q fazer o motor e vou encamisar o cilindro pra por pistão de ybr.e dar uma mexida. kkkk
ou nao sei se deixo original pra vender.

pedrinho.roller
29-06-12, 10:21
Agora pela manha vou em dois mecanicos bons daqui e ver o que deu..

pedrinho.roller
29-06-12, 11:19
pessoal, acho q nao ficou caro nao, 200pilas de mão de obra para desmontar e montar o motor, mais 130 de retifica !

até q nao foi muito caro nao, mais foi um gasto desnecessario. affff

chiccoli
29-06-12, 11:38
pessoal, acho q nao ficou caro nao, 200pilas de mão de obra para desmontar e montar o motor, mais 130 de retifica !

até q nao foi muito caro nao, mais foi um gasto desnecessario. affff

e a molinha ? tah inclusa no orçamento ?

lordbrill
29-06-12, 11:44
e a molinha ? tah inclusa no orçamento ?
[2]

E vc falou do ocorrido pro mecânico né?... pois vai que arrumam o motor e da o mesmo problema de novo por não ter trocado a molinha... aí já viu né...

pedrinho.roller
29-06-12, 12:19
e a molinha ? tah inclusa no orçamento ?

entãao Chiccoli, ele disse que vai ver isso pra mim, pois nao é normal, mais eu estranhei, pois tenho certeza q ela nao vai de 4ª para Neutro.


não sei porque foi , só se estragou durante esses dias...

- - - Updated - - -


[2]

E vc falou do ocorrido pro mecânico né?... pois vai que arrumam o motor e da o mesmo problema de novo por não ter trocado a molinha... aí já viu né...


nem me fale em acontecer novamente, como nao ficou caro, vou encostar amanha cedinho, pra ficar pronto na terça ou quarta.

e outra, queria saber de voces, se da diferença no desempenho da moto, um motor com pistão ''STANDARD'' para um com pistão ''0.25'' ??

- - - Updated - - -

e outra, queria saber de voces, se da diferença no desempenho da moto, um motor com pistão ''STANDARD'' para um com pistão ''0.25'' ??

chiccoli
29-06-12, 12:47
Muda quase nada.., eu percebi um pouco numa 150 de std pra 0,50, tinah mais torque, mas morria o rpm mais cedo.., tipo uma sufocação, até até la era alegria ^^

sobre o cambio, ela vai de 4ª pra neutro, porém só parada., andando não. do jeito que eu sou ja mandava colocar 1 ou 2mm kk

pedrinho.roller
29-06-12, 13:07
olokooo, 2 milimetros...

ai o bloco vai ficar mais fino, e esquentar mais.... rsrs

chiccoli
29-06-12, 13:19
kkk, dentro dos padrões "ainda" aceitaveis.., mas sei la.., 1mm eu num terioa dó de colcar não.., não seiu exatamente como que é peça de reposição pra biz 100, mas 150 tem até 4mm, então eu neeem esquentava a cabeça.. ^^

mas como a sua é biz 100, tem que se pensar umas 2 vezes..

halvaro
29-06-12, 13:31
Não teria como colocar cilindro e pistão da biz 125, só um palpite, estou meio por fora desses motores, nem sei se da

chiccoli
29-06-12, 13:41
Acredito que não.., mas vai saber.., e fora a parte que muito torque, vai saber qq vira akela embreagem centriguga.. =S

pedrinho.roller
29-06-12, 13:45
Não teria como colocar cilindro e pistão da biz 125, só um palpite, estou meio por fora desses motores, nem sei se da


entãao cara, até conversei com o mecanico sobre isso, é muito facil. da até pra encamisar o bloco e colocar pistão de ybr 125, porem quando regular o carburador, mais ai, automaticamente vai entrar mais combustivel, e a pancada no pistão vai ser maior do que a biela foi projetada pra receber, dai fazendo a mesma se entortar com alguns tempinhos..

traduzindo, tem q colocar biela forjada ,alem de ser dificil de arrumar, nessa medida de 100cc é mto caro, (270,00)
melhor deixar o motor originalzinho, mais ou menos 1mm de retifica e bem redondinho, dar quela bela limpada no carburador e pronto..!

- - - Updated - - -


Acredito que não.., mas vai saber.., e fora a parte que muito torque, vai saber qq vira akela embreagem centriguga.. =S

atée da Chiccoli, só calcar um pouco a embreagem, deixando ela com um pouco masi de pressão pra nao patinar...

é como disse acima, o problema é a biela, que entorta com o significante aumento de torque ...

DOUGLAS 00
29-06-12, 15:36
a A Biz tem tipo uma travinha, que quando anda, deveria impedir que se passe da 4ª pro neutro em movimento.

Mas já andei em biz que tava com essa trava estragada.

pedrinho.roller
29-06-12, 16:09
a A Biz tem tipo uma travinha, que quando anda, deveria impedir que se passe da 4ª pro neutro em movimento.

Mas já andei em biz que tava com essa trava estragada.


então Douglas, a minha tem cara, mais até agora estou tentando entender como isso aocnteceu...
mais até uns dias atras esta função estava operante no cambio, normalmente !

speedFan
29-06-12, 17:14
Nusssssssssssssssssssssssssssaaaaaaa...... fico imaginando o berro que o motor deu nossa acho que eu mesmo ficaria com dó da biela.. kkkkk

Mas ficou muito barato por que eu achei que a biela ja tinha ido para o s..

pedrinho.roller
29-06-12, 21:56
pessoal , é o seguinte.

levei a moto hoje e o cara abriu o motor.

acreditam q nao atropelou nada ????
pistao e valvulas inteiros, nemnenhum arranhao.

o que estragou mesmo foi as bronzinas da biela...
vou apenas retificar a mesma.

mais aproveitando, vou retificar o bloco, encamisar e talz, pois estava fumando um pouco em alta...

tudo ficou 430 reais, pra fazer todo o motor completo... e mais mão de obra...

abraçãoo.....

pedrinho.roller
30-06-12, 00:41
seráa que compensou?

jeanks
30-06-12, 00:58
Mas essa biz 100 é o bicho mesmo hein.
Eu fico imaginando a pancada que não foi e o susto que você tomou velho.

pedrinho.roller
30-06-12, 01:27
mano, tinha um onibus atras de mim cara, meu medo nao foi nem a moto, e sim na hora q ela travou e saiu rabeando,
foi o motorista do onibus nao ver, e vir por tras, ai o estrago seria muuuuuito maior...

estando bem de saúde, coisas materias, a gente resolve ! née nao ? rsrs

chiccoli
30-06-12, 06:18
Esse tem sorte hein kkk

Stone
30-06-12, 07:12
E ela não estava sem óleo?

Ela passou da 4ª para a 1ª, se tivesse passado pra Neutra isso não teria acontecido...

Mas depois do motor feito, antes de enrolar o cabo saia andando de boa e tente colocar mais uma marcha depois da 4ª pra ver se não dá pal denovo... (motos vem cada vez mais "secas", a Dream tinha uma luzinha no painel de ultima marcha!)

pedrinho.roller
30-06-12, 09:18
a minha tem marcador de marchas. porem quando vc esta de atento ao transito,fica mais dificil prestar atenção no painel.....

magrao tk
30-06-12, 09:27
Que perigo cara!!! A Biz100 todos afirmam que tem um motorzinho quase indestrutível.! Tanto que pretendo um dia procurar uma moto pra mulher e vai ser uma dessas. Mas depois dessa aí fiquei até espantado! É uma falhazinha que compromete alem de todo o motor a vida de quem tá pilotando!

Será que não tem um jeito de limitar o cambio delas? Ficar como nas CG bolinha, chegou na 4ª não baixa mais, pra voltar pro neutro só subindo todas devolta. Aí chega no neutro terminou ali tambem. É menos prático pro dia a dia, mas prefiro confiança na moto do que praticidade perigosa.

pedrinho.roller
30-06-12, 09:38
é cara, a minha tbm nao mudava nem a pau de 4ªpara neutro...

toda vez q estava em quarta só voltava pra neutro ou parando ou reduzindo progressivamente ( 4ª , 3ª , 2ª , 1ª , N )

mais nao sei o que conteceu, até agr estou tentando entender, hoje o mecanico vai tira a biela pra mim.... pra levar pra dar uma retifica, pois foi a unica coisa q estragou,
ela nem entortou se quer, apenas derreteu as bronzinas com a alta temperatura na hora q reduziu. fiquei muto surpreso , pois da forma q foi, achei q meu motor ia virar um bolo de ferro... porem nao atropelou nada, as valvulas e pistão continuam intactos . . . rsrsrs

Limabl
30-06-12, 10:08
"normalmente" atropelou as valvulas, ai tem que ver qq virou o cabeçote, e deve ter aberto um belo de um furo no pistão, só parte de cima, então a mão de obra pra abrir a parte de baixo pra concertar a molinha é separado, nada animador né.. =S
pode colocar uns 300, 500 reais brincando ai...,Correto,nos modelos biz 100 e 125 tem um dispositivo chamado de placa do tambor seletor de marchas e uma mola chamada de mola de fricção que a impede de ir de 4° para N ou 1°,com serteza foi a falha desse de um desses dois disositivos que provocou esse estrago.

Ele terá que abrir o motor inteiro para subtituir eses componentes e verificar danos na biéla,alinhameto do vira brequim,inspeção do pistão e seguimentos, substituição das valvulas e claro trocar todo o jogo de juntas do motor incluindo os retentores de valvulas!!

joãomaller
30-06-12, 10:40
Cara acho ,"na minha opinião" faltou um pouco de pericia de sua parte, pois já q a moto ficou solta ,:(
vc deveria ter parado ,ai sim trocado a marcha , ABRAÇOS !!!

jott257
30-06-12, 11:22
Como todos sabem as yes 125 tem problema cronico de troca de marcha da 4 pra quinta a minha de vez em quando entra no neutrom
ai eu acelerando ela da aquela acelerada duma vez, + no meu caso eu so faço passar a 5 de volta...

o ruim de biz e que a marca e que nem de pop 100 ne, casa e so se ligar se a bixinha entrar no neutro vc ja sabe tem de parar ou reduzir a velocidade bem muito e ir passando de marcha de novo

pedrinho.roller
30-06-12, 12:42
Cara acho ,"na minha opinião" faltou um pouco de pericia de sua parte, pois já q a moto ficou solta ,:(
vc deveria ter parado ,ai sim trocado a marcha , ABRAÇOS !!!

meio complicado isso cara, pois foi tudo tão rapido... e não dava pra parar assim imediatamente, pois tinha um onibus atras... :(

Limabl
30-06-12, 18:03
meio complicado isso cara, pois foi tudo tão rapido... e não dava pra parar assim imediatamente, pois tinha um onibus atras... :(Encostava no canto da pista ué!!!

pedrinho.roller
30-06-12, 18:58
o problema é que na hora a gente tem outros pensamentos, mais dps eu tbm imaginei isso !

chiccoli
30-06-12, 20:43
Encostava no canto da pista ué!!!

kkkkkkkkkkkkkkk, vai achando que é assim.., moto minha ja entrou na reserva eu estando a 2 metros na frente.., joguei pro lado de uma vez sem nem pensar se tava vindo carro de frente na outra faixa.., travar roda então.., c tah é loko oO

2weels
30-06-12, 23:21
Vish... nem F1 gira tanto qto girou esse motor hauhaua

Já dei navaiada de na estrada esticar 3° e voltar 2° ( ao inves de meter 4° ). O giro foi alto hem huahauhau mas nao aconteceu nada, voltei para 3°, esmerilhei mais um pouco para chegar no limite de giro de novo, meti quarta e vamo q vamo huahau

Talvez nao moeu td no seu caso pq a roda traseira da biz trava. A minha travou qdo dei essa navaiada.

Fiz as contas aqui, 60km/h em 1° marcha ( considerando a relacao original 15x35 ) são 17192 rpm. Já 80km/h são 22923 rpm, oque dá uma velocidade media de pistao de 37,82 metros/segundo, totalmente absurdo hahuahuahu

pedrinho.roller
01-07-12, 12:30
pior ainda cara, estou com pinhão de 14 dentes, pra ter um pouco mais de força ! rsrs

pedrinho.roller
01-07-12, 22:20
deve ter subido ainda mais o giro. rsrsrsrs

pedrinho.roller
02-07-12, 12:06
alguem sabe onde tem uma boa retifica aq em sao paulo !

pedrinho.roller
03-07-12, 13:49
pessoal só pra vcs verem mesmo o estrago que fez na biela,

olha a cor que ficou, proximo do virabrequim...



https://lh6.googleusercontent.com/-G6w8T6o0qD8/T_MiCi0kFEI/AAAAAAAAAF0/DRAwqO08hBc/s640/Foto-0020.jpg

pedrinho.roller
03-07-12, 23:35
Pistão inteiro , não atropelou nada.. que sorte . rsrs



https://lh6.googleusercontent.com/-2u4rwo0RL8w/T_Mt21Oj9iI/AAAAAAAAAHM/8DEpGx6rXp8/s640/DSCF6011.JPG

chiccoli
03-07-12, 23:53
agora eu tava pensando.., qts rpm pega um motorzinho desses ? ainda quero fazer um motor só pra girar alto, encurtar a relação e seja o que for..

tava pensando na minha 150, mas não sei se aguentaria uns 16 mil rpm..

pedrinho.roller
04-07-12, 09:19
vish, nao faço ideia de quantos rpm...
mais no caso do meu, quando entrou primeira naquela velocidade, ele continuou girando, e nao travou a roda...
como vc pode ver, nao atropelou nada... só travou a biela pois esquentou demais devido aos altos giros...

DOUGLAS 00
04-07-12, 10:56
E ela não estava sem óleo?

Ela passou da 4ª para a 1ª, se tivesse passado pra Neutra isso não teria acontecido...

Mas depois do motor feito, antes de enrolar o cabo saia andando de boa e tente colocar mais uma marcha depois da 4ª pra ver se não dá pal denovo... (motos vem cada vez mais "secas", a Dream tinha uma luzinha no painel de ultima marcha!)

A Dream era muito mais pau ferro que a Biz.

pedrinho.roller
04-07-12, 21:21
iaee pessoal, boa noitee....

então fui na retifica, consegui fazer tudo, camisa retificada, com pistão metalleve (0.50) e anéis cofap...
biela nova e rolamentos novos..
aproveitei e comprei uma nova embreagem, pois e a minha nao estava 100% e nao é mto cara (60,00)

comprei novas juntas...

até que nao gastei muito, pois fiz praticamente o motor inteiro....

agra fica bom heim, colocar uma vela nova, e dar aquela boa descarbonizada nas valvulas uma limpeza no carburador e tal...

e motorzin zeradoo pro fim de semana !

abração a todoos !

pedrinho.roller
23-07-12, 20:27
boa noite pessoal, peguei a moto no sabadão, depois de muita demora... rsrs

esta ótima heim ! ! o motor esta muito mais esperto. sem contar que esta andando muito...

mais ainda estou pegando leve pois ao contrario do que dizem q para amaciar o motor é necessario andar em altos giros, sei q tenho q andar na faixa de rotação recomendada.

mais nada q me impediu de dar 100km/h numa avenida grande que tem aqui de 2 (garupa). acreditem se quiser. rsrs to com uma relação um pouquinho mais longa...

Stone
23-07-12, 21:01
100km/h de 2ª marcha numa biz 100???

nil_bad
23-07-12, 21:11
100km/h de 2ª marcha numa biz 100???

Acho que ele quis dizer, com garupa. :p

Stone
23-07-12, 21:45
hm tah, ai talvez sim auhauhauauh

pedrinho.roller
23-07-12, 22:15
eu quiz dizer com um garupa, rsrsrs ! ! eta andando mto bem

ontem pintei minhas Folhas de preto, acho q ficou melhor.. só falta o adesivo refletivo de roda...

ta aee pessoal, minhaa WEB
https://lh5.googleusercontent.com/-rGmd7MDTsn8/UA327iDFXXI/AAAAAAAAAKA/aWVqN_Jp-Mo/s640/IMG151.jpg

pedrinho.roller
24-07-12, 20:45
atéee que eu gostei do resultadoo ! rsrs

2weels
25-07-12, 22:05
Putz, até ver a foto pensei q era uma Biz hauhaua

Bonita moto, olhando de relance lembra a Biz 125, até fiquei pensando "sera q ele colocou as carenagens da 125", depois q vi ( pq vc escreveu ) q era uma Web. Guerreiro esse motor...

pedrinho.roller
30-07-12, 14:41
Putz, até ver a foto pensei q era uma Biz hauhaua

Bonita moto, olhando de relance lembra a Biz 125, até fiquei pensando "sera q ele colocou as carenagens da 125", depois q vi ( pq vc escreveu ) q era uma Web. Guerreiro esse motor...

kkkk, na verdadee é uma Web... pra mim são a mesma coisa. pois o motor em si, é o mesmo por dentro. rsrs o mesmo pistão, biela, vira . . .
até a junta de algumas partes servem. kkkkkk
ée. to dando um trato nela... mais logo menos vo vender, pra junta mais uma boa grana e pegar uma fazer....

halvaro
30-07-12, 14:55
No primeiro post ta escrito que é uma Biz, aí o pessoal acreditou, mas fazer o que né

pedrinho.roller
30-07-12, 14:59
No primeiro post ta escrito que é uma Biz, aí o pessoal acreditou, mas fazer o que né

ée acabei moskando, é o costume, pois tinha uma tbm... rsrsrs desculpem pelo erro.

lordbrill
30-07-12, 15:06
Agora com motor novo vai longe! :)

Quanto saiu a retifica com a MO?

pedrinho.roller
30-07-12, 15:31
Agora com motor novo vai longe! :)

Quanto saiu a retifica com a MO?


sai 250,00 de mão de obra...
mais 240,00 de retifica, isso porque coloquei uma biela da melhor q tinha, pistão metalleve e aneis cofap.

se fosse materiais mais fuleiros, ia sair 165,00... mais o barato pode sair caro. kkkkkkk

- - - Updated - - -


Agora com motor novo vai longe! :)

Quanto saiu a retifica com a MO?


sai 250,00 de mão de obra...
mais 240,00 de retifica, isso porque coloquei uma biela da melhor q tinha, pistão metalleve e aneis cofap.

se fosse materiais mais fuleiros, ia sair 165,00... mais o barato pode sair caro. kkkkkkk

lordbrill
30-07-12, 16:22
- - - Updated - - -
sai 250,00 de mão de obra...
mais 240,00 de retifica, isso porque coloquei uma biela da melhor q tinha, pistão metalleve e aneis cofap.

se fosse materiais mais fuleiros, ia sair 165,00... mais o barato pode sair caro. kkkkkkk

Fez mais que certo... peças de qualidade para rodar com tranquilidade :D

Stone
30-07-12, 17:00
É isso aí!
O barato sempre sai caro, sem exceções!!

pedrinho.roller
30-07-12, 18:54
concordo... agr, só esperar 1000km pra acertar as valvulas, pois o mecanico disse que deixou elas um pouco folgadas ate assentar o motor. ai com 1000km trocamos o oleo e reapertamos elas ...

esta certo isso né ?
caso nao esteja, rsrs, o motor esta trabalhando muito bem.

Mano Sony
30-07-12, 20:04
Caramba!!! uma titan que eu tinha tambem acontecia isso! eu acabava de sair em primeira e quando eu ia bota segunda mesmo puchando com força pra troca de marcha ela engatava neutro! e o pior é na frente de todo mundo vc dando akela baita acelerada no neutro!kkk Q fiasco! mas fala a verdade parceiro você tambem deu uma morcegada né?rsrs da nada!acontece!rs

pedrinho.roller
30-07-12, 20:46
Caramba!!! uma titan que eu tinha tambem acontecia isso! eu acabava de sair em primeira e quando eu ia bota segunda mesmo puchando com força pra troca de marcha ela engatava neutro! e o pior é na frente de todo mundo vc dando akela baita acelerada no neutro!kkk Q fiasco! mas fala a verdade parceiro você tambem deu uma morcegada né?rsrs da nada!acontece!rs


aaah dei sim Sony, até pq nao estou mto tempo com a moto... sempre me confundo, ainda mais quando fico andando de cg , fazer e outras q as marchas são pra cima, direto reduzo a minha sem querer, ainda bem q sempre ando de boa

pedrinho.roller
04-08-12, 02:16
aaah dei sim Sony, até pq nao estou mto tempo com a moto... sempre me confundo, ainda mais quando fico andando de cg , fazer e outras q as marchas são pra cima, direto reduzo a minha sem querer, ainda bem q sempre ando de boa


mais mesmo assim , ainda dou umas cabeçadas com isso...
mais ai a gente vai acostumando e pegando o jeitoo !