PDA

Ver Versão Completa : Primeira moto!



tenedini
30-06-12, 17:07
Fala galera,

Vou comprar minha primeira moto! :)

O único problema é que nunca tive moto, nem ninguém da família tem e tal...Será que vcs podem dar uma ajuda?

Pensei em uma Cb 400(quem sabe no futuro vira uma chopper)

Mas o que devo ver o que devo saber da moto e tal, em relação ao motor etc etc etc..

LwkinhaZ™
30-06-12, 17:40
Primeiramente seja bem vindo ao Pequenas Notáveis parceiro!
Depois da uma passadinha pra se apresentar nesse tópico:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/boteco-da-esquina-11/apresentacoes-30/ (http://www.pequenasnotaveis.com.br/boteco-da-esquina-11/apresentacoes-30/)

Eu tbm nunca tinha tido moto até então...mas se já andou de Bike?

É a mesma coisa...rsrsrs...não tem muito o que falar, muito menos segredos, com o tempo vc pega o jeito!

Se curti a CB400? Se curte manda brasa! Baita dum motão! Só vê o estado de conservação da moto, e leva em um mecânico de confiança pra tirar duvidas técnicas...

AbraçooO!

djleo
30-06-12, 17:54
Amigao, já andou alguma vez de moto na vida? Nao é simplesmente como uma bike, já tive uma Cb. 450 é uma moto pesada p que nunca andou, entre pelos tópicos por aqui e vai dando uma avaliada em qual pegar, depois vc vai querer fazer uma Chopper ??? Acho q nao seria a moto ideal p isso, e é outro estilo de moto, bem vindo ao mundo da liberdade sobre 2 rodas...

nil_bad
30-06-12, 19:45
Como primeira moto o mais indicado seria uma 125cc, as peças de reposição são bem baratas facilitando arrumar em caso de quedas.

chriskopsch
30-06-12, 20:19
Compra minha Titan 150 :D

Eduardo Toda
30-06-12, 20:45
Como primeira moto o mais indicado seria uma 125cc, as peças de reposição são bem baratas facilitando arrumar em caso de quedas.

Para iniciante não tem coisa melhor que 125/150cc....

speedFan
30-06-12, 21:19
Primeiramente vamos as perguntas

1ª Quantos anos tem?
2ª Qual seu intuito para utilizar a moto?ou seja, para ir ao serviço final de semana para que?
3ª Calcule o custo de uma cb400 pois por ser antiga pode trazer problemas e manutenção não é das melhores consumo tbm.
4ª Já andou? conhece alguém que anda de moto nem que seja amigo do serviço ou faculdade para te ensinar algo?


responde e vamos tentando te ajudar.

abs.

Defeacer
30-06-12, 22:59
Moço, o cara já quer começar numa cb 400 de cara. ôloco!

Rapaz, esse 400 significa algo ;) algo que pode fazer muita diferença em sua vida. Não é como a Caloi 500 que o 500 não signifique nada.

Quando eu me interessei por moto, eu tava certo que compraria uma Twister, eu não entendia p0rra nenhuma de moto mesmo :P

SheBarros
30-06-12, 23:00
Na boa... esse lance de dica é meio relativo pq na "teoria a prática é outra"...rs... primeiro: tu tem cnh A, né?? Se sim, o mais indicado é começar devagar amigo.... vai numa 125 ou 150cc p ir pegando as manhas, caindo tranquilo =D p depois pegar uma maior... opinião minha: degraus nunca fizeram mal a ninguém! vai subindo com calma...

DaniloSS7
01-07-12, 01:21
Nossa, o cara já quer uma CB 400... Primeiro tira a CNH e vai treinando numa 125 e depois pegar uma maior... Começar logo com uma 400 e ainda por cima antiga, é loucura! A CB 400 é moto pesada e potente e exige uma certa habilidade pra pilotar. E sem falar de que se vc não comprar uma em bom estado de conservação, vai ter muito gasto e dor de cabeça com manutenção.

Boa sorte na primeira moto!

stcowboy
01-07-12, 09:05
Pega algo mais novo, pelo menos para começar.

Quando cair de uma CB, vai ter dificuldade pra encontrar peças.

djleo
01-07-12, 13:34
nem digo p ele nao começar com uma cb, ate pode eu comecei com uma cb 450, e nem tinha carteira, depois tirei e peguei uma cbr 450, e desci de cc depois almentei, e desci denovo e vamo q vamo....

Jordano
02-07-12, 08:44
Como primeira moto o mais indicado seria uma 125cc, as peças de reposição são bem baratas facilitando arrumar em caso de quedas.


Compra minha Titan 150 :D


Para iniciante não tem coisa melhor que 125/150cc....


Moço, o cara já quer começar numa cb 400 de cara. ôloco!

Rapaz, esse 400 significa algo ;) algo que pode fazer muita diferença em sua vida. Não é como a Caloi 500 que o 500 não signifique nada.

Quando eu me interessei por moto, eu tava certo que compraria uma Twister, eu não entendia p0rra nenhuma de moto mesmo :P


Na boa... esse lance de dica é meio relativo pq na "teoria a prática é outra"...rs... primeiro: tu tem cnh A, né?? Se sim, o mais indicado é começar devagar amigo.... vai numa 125 ou 150cc p ir pegando as manhas, caindo tranquilo =D p depois pegar uma maior... opinião minha: degraus nunca fizeram mal a ninguém! vai subindo com calma...


Como disse toda essa galera logo acima, se tu nunca teve moto, compra uma 125cc ou 150cc, além de ser menos potente, mais leve e mais fácil de lidar, principalmente pra quem não tem muita experiência, acredito que o preço não mude muito, não sei como andam os preços das CBs, mas se for 5.000,00, com isso tu da entrada numa 125 ou 150 zero, que não vai incomodar por um bom tempo e financia o resto.
Mas pode ter certeza, compra uma no máximo uma 150cc, da minha Yes pra Ninja250 que eu tenho foi uma baita diferença de potência, estranhei um bocado, isso que eu to acostumado a andar de moto grande. Mas quando é no dia-a-dia a coisa muda de figura, quando tu pega uma moto potente emprestada é uma coisa, quando a potência é tua mesmo é outra, tu certamente vai querer dar umas esticadas, e pra quem não tem experiência é aí que ta o risco.

Fórmua simples para ser motociclista por um longo tempo
INICIANTE + MOTO PEQUENA + CUIDADO = VIDA LONGA E DIVERSÃO

iNICIANTE + MOTO GRANDE + FALTA DE EXPERIÊNCIA = VIDA CURTA E MUITA TRISTEZA PROS AMIGOS

tenedini
02-07-12, 10:44
Galera,

Não tenho como agradecer o carinho e a atenção que vocês deram.

Só pra responder, e não ser mal educado.

Já tenho cnh sim( o que na minha opinião não conta como experiência), e mesmo antes da cnh ja tinha dado umas voltas por ai(muito poucas na verdade e em condominio!!!), mas em motos 125 cc ou 150

Como disse não tenho experiência, acho não realizei a ideia, e que seria uma diferença tão brutal!Voces estão cobertos de razão em todos os pontos apresentados( potencia do motor, peças, minha parca experiencia..)


Ja to pesquisando umas 125 150 da honda, yamaha e suzuki. Todas estão relatimente próximas do preço da cb400...umas mais outras menos....

Mas aproveitando o espaço, vou lançar outra duvida, ok?

Qual seria a melhor marca?Minha ex mulher tinha ou tem uma yes, e era legal(mesmo ela tendo tomado uns bons tombos)...Ela dizia que a honda depois de um tempo o motor fica parecendo um trator, opinião que compartinho(digo em relação ao som do motor)....

Muito obrigado e abraço a todos...

ah chriskopsch , vlw mas vc mora longe p cassete!huahuahua

abração!

speedFan
02-07-12, 11:04
Galera,

Não tenho como agradecer o carinho e a atenção que vocês deram.

Só pra responder, e não ser mal educado.

Já tenho cnh sim( o que na minha opinião não conta como experiência), e mesmo antes da cnh ja tinha dado umas voltas por ai(muito poucas na verdade e em condominio!!!), mas em motos 125 cc ou 150

Como disse não tenho experiência, acho não realizei a ideia, e que seria uma diferença tão brutal!Voces estão cobertos de razão em todos os pontos apresentados( potencia do motor, peças, minha parca experiencia..)


Ja to pesquisando umas 125 150 da honda, yamaha e suzuki. Todas estão relatimente próximas do preço da cb400...umas mais outras menos....

Mas aproveitando o espaço, vou lançar outra duvida, ok?

Qual seria a melhor marca?Minha ex mulher tinha ou tem uma yes, e era legal(mesmo ela tendo tomado uns bons tombos)...Ela dizia que a honda depois de um tempo o motor fica parecendo um trator, opinião que compartinho(digo em relação ao som do motor)....

Muito obrigado e abraço a todos...

ah chriskopsch , vlw mas vc mora longe p cassete!huahuahua

abração!


Velho não lance esse tipo de pergunta aki não que já começa o "Fight" sério para com isso não existe marcas e sim motos lançado com intuitos diferença e todas com seus prós e contra..

Exemplo:

Honda: prós = ótima revenda+ótimo motor+desempenho+peças de reposição em qualquer esquina; contra = custo inicial alto para uma zero;

Yamaha: prós = revenda boa mas inferior que da Honda(obs comprar de factor para cima pois YBR realmente a revenda é fraca)+desempenho da factor para cá é excelente; contra = peças mais caras e desempenho pouco inferior; mas em compensação melhor custo beneficio do mercado HOJE

Suzuki: prós = completa(freio a disco+partida eletrica+painel completo); contra = revenda baixa, peças ainda mais caras;


Obviamente existe outras prós e contras de cada uma delas mas são todas exlentes motos vai do gosto do fregues

SheBarros
02-07-12, 12:11
Depende muito do seu uso, do seu gosto, do seu bolso...heheheMas usando seu exemplo: a yes é sim moto p toda prova... eu iria de yes tranquilinha... confortável, econômica, completinha...vai na fé!

- - - Updated - - -

Depende muito do seu uso, do seu gosto, do seu bolso...heheheMas usando seu exemplo: a yes é sim moto p toda prova... eu iria de yes tranquilinha... confortável, econômica, completinha...vai na fé!

LwkinhaZ™
03-07-12, 22:46
Tipo, me arrependo até hoje do meu medo de pegar uma moto maior de cara...fui de Yes por causa do medo de cair e talz...mas não vi segredo algum! Se tivesse comprado uma 250 na época, já tava evoluido (quem sabe na casa das Tetracilindricas), é muito relativo esse negocio de moto pequena como primeira moto. Vai da pessoa, se a pessoa for prudente, e tiver noção, o que ele vai aprender na 125/150, ele aprende na 250/400...só não pegaria uma 600cc 1000cc, que ai é chutar o balde mesmo, risco de óbito é 99,9%...que nem o ferinha do video.


http://www.youtube.com/watch?v=6WPkn0be0Wo

Abraço

tenedini
04-07-12, 12:04
Pois é cara.Assim não sou de ficar correndo não.Já tive carro e tal, e sempre me vigiei com lance de velocidade.Óbvio que não estou comparando com a moto.
Mas sempre fiz por fatores básicos como por exemplo não ter uma dor de cabeça e não dar dor de cabeça pra ninguem, ou mesmo pelo simples motivo que eu e que arco com tudo financeiramente.
Mas to pesquisando, lembrei de um colega de rua que trabalha em auto escola e tem moto a muitos anos.Liguei p cara p conversar e tal.To tentando levar todos os fatore possiveis em conta, principalmente minha falta de experiencia.
Bem como gosto de moto custom, vi a Mirage 150 e achei o maximo, depois vi a virago 250 e to apaixonado...enfim nada decidido, vou ver como é. Quem sabe consigo dar uma volta em uma 250 e ver a diferença....pensando nessa mesma questão que vc colocou de gastar uma grana em uma 150, e depois ver que dava p uma 250...

Tudo com muita calma e muita tranquilidade, não to nervoso p pegar logo uma moto, nem desesperado...calma pra tudo ajuda.

vlw abração!

- - - Updated - - -

hauhau mto bom o video..

Demolidor
04-07-12, 13:05
Credo! Fiquei até com vergonha da minha motinha depois dos comentários kkkkkk...
Maioria recomenda moto 100cc pra cima como primeira aquisição.
No meu caso eu comprei uma Soft 50.
Pretendo comprar outra desse porte, acho que uma Biz. XD

DOUGLAS 00
04-07-12, 17:05
Tipo, me arrependo até hoje do meu medo de pegar uma moto maior de cara...fui de Yes por causa do medo de cair e talz...mas não vi segredo algum! Se tivesse comprado uma 250 na época, já tava evoluido (quem sabe na casa das Tetracilindricas), é muito relativo esse negocio de moto pequena como primeira moto. Vai da pessoa, se a pessoa for prudente, e tiver noção, o que ele vai aprender na 125/150, ele aprende na 250/400...só não pegaria uma 600cc 1000cc, que ai é chutar o balde mesmo, risco de óbito é 99,9%...que nem o ferinha do video.


http://www.youtube.com/watch?v=6WPkn0be0Wo


Abraço


Cada mané faz da vida o que quer... mas mal o cara consegue sair da calçada com a moto, imagine no trânsito, na rodovia.

Não desejo o mal, mas tu vê na cara que é um playboy manezão... eu fico puto pelo fato de o pessoal não ter o minimo de paciência e botar a vida em risco... dele e dos outros.

No fundo, no fundo o pessoal quer pagar de fodão pelas posses... passa um, dois anos e vende a moto... não sabem o que é viver o motociclismo.

Pode me chamar de invejoso, pobre, enfim... mas acredito que tudo na vida vem por fases. Qual o problema de ter moto pequena? E tão feio assim ser humilde?

Demolidor
04-07-12, 17:44
Pode me chamar de invejoso, pobre, enfim... mas acredito que tudo na vida vem por fases. Qual o problema de ter moto pequena? E tão feio assim ser humilde?

Concordo com senhor, por isso comecei por baixo, com uma moto pequenina, depois quem sabe (ou não) eu mudo para uma maior.
Levando a gente onde a gente quer é o que importa não é amigo? heheheheh...
Sem contar que pode ser modificada do mesmo jeito que uma grande.

XD

DOUGLAS 00
04-07-12, 17:54
Concordo com senhor, por isso comecei por baixo, com uma moto pequenina, depois quem sabe (ou não) eu mudo para uma maior.
Levando a gente onde a gente quer é o que importa não é amigo? heheheheh...
Sem contar que pode ser modificada do mesmo jeito que uma grande.

XD

heheheh, senhor tá no céu.

Vc tá certo, vai de boa. O que é pra ser teu tá guardado.

LwkinhaZ™
05-07-12, 00:25
Cada mané faz da vida o que quer... mas mal o cara consegue sair da calçada com a moto, imagine no trânsito, na rodovia.

Não desejo o mal, mas tu vê na cara que é um playboy manezão... eu fico puto pelo fato de o pessoal não ter o minimo de paciência e botar a vida em risco... dele e dos outros.

No fundo, no fundo o pessoal quer pagar de fodão pelas posses... passa um, dois anos e vende a moto... não sabem o que é viver o motociclismo.

Pode me chamar de invejoso, pobre, enfim... mas acredito que tudo na vida vem por fases. Qual o problema de ter moto pequena? E tão feio assim ser humilde?

Não há problema algum! Só acho q em termos de facilidade 125/150/250/300 cc tah td na mesma faixa...como disse, nao pegaria jamais uma 600/750/1000 cc de cara, isso é um absurdo, concordo plenamente com vc, risco a vida do condutor, e das pessoas ao redor.

Tbm acho q tudo tem seu tempo, sua fase...não adianta colocar os pés pelas mãos...

abraço!

DOUGLAS 00
05-07-12, 10:37
Até dá pra começar numa 250, pois não e assim tão absurda. Mas com certeza ela exige bem mais que uma 125/150, tanto em peso como em performance.

Pois na maioria das vezes começamos devagar... mas a confiança vem e nos achamos a reencarnação do valentino rossi... de certa forma uma, a pouca potência e a maneabilidade de uma moto pequena, a torna mais fácil a tarefa de se corrigir as besteiras feitas.

Demolidor
05-07-12, 10:40
Até dá pra começar numa 250, pois não e assim tão absurda. Mas com certeza ela exige bem mais que uma 125/150, tanto em peso como em performance.

Pois na maioria das vezes começamos devagar... mas a confiança vem e nos achamos a reencarnação do valentino rossi... de certa forma uma, a pouca potência e a maneabilidade de uma moto pequena, a torna mais fácil a tarefa de se corrigir as besteiras feitas.

Concordo com você.

hccelo
27-07-12, 13:57
Minha primeira moto é uma CB 450dx, e esse papo que para iniciante é melhor uma 125/150 é a pior conversa que "sempre" ouvi em toda minha vida(só pilotei 125 na auto-escola). Me sinto muito mais seguro pilotando ela que qualquer 125. Uso diariamente, atravesso a ponte brasilXparaguai com ela para trabalhar, e quem conhece o transito paraguaio sabe do que estou falando.

Citando os pontos negativos, realmente é uma moto alta, tenho por volta de 1,75m e mal encosto os pés no chão. Pesada, por volta de 210 quilos no inicio eu não conseguia colocar ela no cavalete central para você ter idéia, mas nem por isso deixei ela cair. E a manutenção não é das mais baratas! Sem falar que se você não quer aprender ou não tem experiência em mecânica vai sofrer um pouco nas mãos de "mexânicos" por ai (como no caso eu sofro um pouco). Consumo é outra questão, a minha faz por volta de 15km/litro, menos que uma cb500 que é muito mais máquina.

Eu já sabia de tudo isso antes de comprar a minha, e não me arrependo nenhum pouco, as motos nacionais atuais da mesma CC ou inferior não me atraem nenhum pouco.

Conforto dela é absurdamente superior, motor bicilíndrico tem uma suavidade muito boa, pouca vibração, retomadas/aceleração suaves, sem falar no torque. Pode passar o dia inteiro sentado naquele bancão que no outro dia você tá pronto pra mais. Quanto ao peso? coloca ela para rodar que o peso desaparece e ela fica leve e suave.

Não posso negar que tem o lado emocional, e por esse mesmo motivo é que cuido muito enquanto dirijo, atenção redobrada e direção defensiva sempre! pois sei que estou pilotando a moto dos meus sonhos de infância.

O que te digo que tudo é questão da mentalidade de cada um, eu dirijo atento as limitações que a moto e minhas habilidades me impõem. Da mesma maneira que deveria fazer com qualquer outra moto, seja uma 50 como a do colega acima ou uma 1000 do cara do vídeo. O preparo mental é muito mais importante que sua pericia no guidão, reconhecer seus limites. Quanto aos tombos, eu não quero experimentar, por isso vou devagar e sempre, e quando acontecer e "irá" quero estar em breve pronto para subir nela novamente.

Aconselho, caso não tenha pilotado a cb 400 ainda, faça isso. Compare, o melhor para mim, pode não ser o melhor para você. E claro, se for pegar uma cb, cuide para não pegar uma bomba!


Há pouco participo do fórum, nunca tinha postado, mas nesse caso não aguentei!

Cachorro
27-07-12, 14:07
Também acho que esse papo de começar por baixo é balela, eu só comecei de 125cc porque não tinha $$$ pra outra na época.

Claro que não aconselho iniciar numa 4L 600cc pois essas motos esbanjam performance e deve-se ter experiência p/ conseguir controlá-la, mas iniciar por uma CB400 não tem nada demais fora o custo p/ mantê-la.

É confortável pra caramba e como já disseram aí, depois que põe pra rodar o peso desaparece.

É só ter juízo na cabeça e ser feliz com a moto que quiser!

Abs,

Guilherme.Nati
27-07-12, 14:30
HAHA a 6 meses atras eu estava igual a você, ninguém queria que eu comprasse moto foi uma bafafa ali e bafafá cá papapa pépépé. E no final das contas eu acabei comprando uma moto bros 2012. Um conselho que eu dou é, compre moto apanas se você estive juízo e amor a vida. Pois é um transporta bastante perigoso, porém ágil, rápido e prazeroso.