PDA

Ver Versão Completa : Pneus mais largos



AlanFelipee_
07-07-12, 13:31
Eae galera do pn, andei lendo alguns topicos por aqui,
e vi que tem alguns caras que disseram que o pneu mais largo, ao invés de dar MAIS estabilidade nas curvas,
acabam atrapalhando. É verdade isso?

Se eu colocar aros
2.15 Dianteira com um pneu um pouquinho mais largo,
e 2.50 traseiro com pneu pouquissima coisa mais largo tbm, vai dar diferença?
perde a estabilidade em curvas? fica quadrado o pneu. como vai ficar, ajudem ae.

-gosto de fazer umas curvas 'deitado' ein, tipo ralando o estribo. Já quase caí por isso, mas é maneiro demaais.
-só não quero deitar de mais a ponto de parar no chão, KKKKKK :D

chiccoli
07-07-12, 13:57
o pneu vai ficar mais baixo, vai bater antes no estribo.., vc vai deitar é menos.. kkk
ja andei com uma assim.., "me senti mai seguro", mas como a moto tava arrebentada, num deu coragem de deitar não, mas té onde foi (quase nada) segurava mais no chão sim..

meu sonho ainda é mos pneu de twister na minha =D duro é preparar o motor pra num perder desempenho.. =S

ThiBecker
07-07-12, 14:33
Cara tu já caiu uma vez deitando em curvas, irá cair de novo se continuar fazendo isso, mas enfim, vc deve saber o que faz (ou não), o caso é que pneus mais largos realmente dão mais aderência em curvas, mas há quem diga que atrapalhe na velocidade final...

chiccoli
07-07-12, 14:51
depende do formato, se pegar na borda vc vai parar longe.. kkk
pneu de motogp é redondo pra sempre ter area de contato.., essas adaptação de chegar no limite, é chão

AlanFelipee_
07-07-12, 15:57
o pneu vai ficar mais baixo, vai bater antes no estribo.., vc vai deitar é menos.. kkk
ja andei com uma assim.., "me senti mai seguro", mas como a moto tava arrebentada, num deu coragem de deitar não, mas té onde foi (quase nada) segurava mais no chão sim..

meu sonho ainda é mos pneu de twister na minha =D duro é preparar o motor pra num perder desempenho.. =S


Então cara, to loco pra colocar uns aros viper motard, com uns pneus mais largos. mas to com esse receio se eles realmente são mais seguros e dão mais estabilidade ou não.

- - - Updated - - -


Cara tu já caiu uma vez deitando em curvas, irá cair de novo se continuar fazendo isso, mas enfim, vc deve saber o que faz (ou não), o caso é que pneus mais largos realmente dão mais aderência em curvas, mas há quem diga que atrapalhe na velocidade final...

Não cheguei a cair, sabe qndo voce entra na curva e sente que o pneu começa a dar umas 'tripidadas' (não sei se esta certa a ortografia) eu percebi antes de cair eu deu tempo de segurar a moto. foi parar no canteiro da pista mais não aconteceu nada, **** sorte véiio.
Bom, na teoria pneus mais largos teriam que dar mais estabilidade mesmo, mais ja ouvi mtos comentarios de pessoas que falam que escorrega mais facil, fica menos estável, o pneu fica mto quadrado. mas slá, vou ouvir mais algumas opiniões pra ver se chego a alguma conclusão e coloco os aros e pneus, ou não.

chiccoli
07-07-12, 15:58
acha uma que tem., pergunta pro cara se vc pode deixar ela até no estribo pra ver se o pneu fika 100% em contato com o chão e ta feito o teste..da uma virada no guidão pra ter certeza.., dakilo vc não passa.., se passar.., é dessa pra melhor.. kkk

AlanFelipee_
07-07-12, 16:14
acha uma que tem., pergunta pro cara se vc pode deixar ela até no estribo pra ver se o pneu fika 100% em contato com o chão e ta feito o teste..da uma virada no guidão pra ter certeza.., dakilo vc não passa.., se passar.., é dessa pra melhor.. kkk


Kkkkkk acho que vou encontrar alguem que use esse padrão que eu falei e fazer o teste mesmo chiccoli. :D

Richard
08-07-12, 00:19
Então cara, to loco pra colocar uns aros viper motard, com uns pneus mais largos. mas to com esse receio se eles realmente são mais seguros e dão mais estabilidade ou não.

- - - Updated - - -



Não cheguei a cair, sabe qndo voce entra na curva e sente que o pneu começa a dar umas 'tripidadas' (não sei se esta certa a ortografia) eu percebi antes de cair eu deu tempo de segurar a moto. foi parar no canteiro da pista mais não aconteceu nada, **** sorte véiio.
Bom, na teoria pneus mais largos teriam que dar mais estabilidade mesmo, mais ja ouvi mtos comentarios de pessoas que falam que escorrega mais facil, fica menos estável, o pneu fica mto quadrado. mas slá, vou ouvir mais algumas opiniões pra ver se chego a alguma conclusão e coloco os aros e pneus, ou não.

Resumindo a história de pneus mais largos, sem perder muito tempo.

Deixa a moto mais pesada para curvar, ela fica mais lenta nas reações.

Se você mudar o perfil do pneu, você irá ter problemas com o limite de angulação da moto.

Dependendo do perfil do pneu montado, pode chegar até a acontecer dele dobrar a tala em uma curva.

A moto vai andar menos, pois terá mais área de contato com o chão, gerando mais atito com o solo.

Devido ao aumento de atrito, você também terá um aumento de consumo de combustível.


Isso só falando de forma rápida.


Resumindo mais ainda:

Ao aumentar as medidas do pneu, o único ganho que se tem é estético, se bem que isso é relativo, pois fica rídiculo aquela moto fininha com um put@ pneu balão, de resto, você só terá desvantagens.

Cachorro
08-07-12, 00:35
Resumindo a história de pneus mais largos, sem perder muito tempo.

Deixa a moto mais pesada para curvar, ela fica mais lenta nas reações.

Se você mudar o perfil do pneu, você irá ter problemas com o limite de angulação da moto.

Dependendo do perfil do pneu montado, pode chegar até a acontecer dele dobrar a tala em uma curva.

A moto vai andar menos, pois terá mais área de contato com o chão, gerando mais atito com o solo.

Devido ao aumento de atrito, você também terá um aumento de consumo de combustível.


Isso só falando de forma rápida.


Resumindo mais ainda:

Ao aumentar as medidas do pneu, o único ganho que se tem é estético, se bem que isso é relativo, pois fica rídiculo aquela moto fininha com um put@ pneu balão, de resto, você só terá desvantagens.

Concordo com tudo o que o Richard escreveu, apenas saliento que "dobrar a tala do pneu" é uma hipótese mais do que remota, só na teoria mesmo.

Minha dica: quer colocar o pneu coloca, numa Titan não vai te prejudicar em absolutamente nada pois o limite de angulação dela é justamente o estribo, que é fixo.

Abs,

XxUNOxX
08-07-12, 02:37
Sinceramente, motos estilo CG 150, YBR e etc, eu não teria coragem de arriscar curva deitado jamais....mesmo sendo pneu largo ainda não daria segurança, olha que tenho costume de brincar eu curva e ja não senti segurança com a YBR da minha namorada....
Moto legal pra brincar em curva são motos Altas no estilo Motard....ai não tem igual...
Minha XTZ coloquei pneus de Twister (130/70/17) na traseira, e vou falar, baita estabilidade!
Em breve vou mostrar até aonde ando deitando, pegando a banda de rolagem inteira, chegando na quina do pneu....medo de deitar mais e pular aquela quina, ai é chão...
Mais como vc quer colocar aros mais largos e pneus mais largos, ja é um bom começo, mais numa moto estilo YBR, pneus e aros mais largos aumentam: Área de arraste, diminuindo velocidade e aumentando o consumo...fica a dica.
Grande abraço e se cuida...

jow182
08-07-12, 11:03
O pneu da strada não serviria? kkkk

XxUNOxX
08-07-12, 11:09
O pneu da strada não serviria? kkkk

Ja vi várias motos com este pneu, e da uma leve diferença no visual, não sei se a aderência e estabilidade melhoram....

Limabl
08-07-12, 11:50
o pneu vai ficar mais baixo, vai bater antes no estribo.., vc vai deitar é menos.. kkk
ja andei com uma assim.., "me senti mai seguro", mas como a moto tava arrebentada, num deu coragem de deitar não, mas té onde foi (quase nada) segurava mais no chão sim..

meu sonho ainda é mos pneu de twister na minha =D duro é preparar o motor pra num perder desempenho.. =SPara motos de baixa cc,eu recomendo o que a honda fez com a 150 sport,um aro traseiro 2,50/17 e pneu 110/80-17,na dianteira um aro 1,85/18 e pneu 100/80-18 ,os pneus pode ser os MT75 da pirelli ou os pilot sport da michelin de mesma medida, pra esse chassis e suspenção das 150 e 125cc é a pimenta ideal,mas que isso é exagero!!!

chiccoli
08-07-12, 13:09
Para motos de baixa cc,eu recomendo o que a honda fez com a 150 sport,um aro traseiro 2,50/17 e pneu 110/80-17,na dianteira um aro 1,85/18 e pneu 100/80-18 ,os pneus pode ser os MT75 da pirelli ou os pilot sport da michelin de mesma medida, pra esse chassis e suspenção das 150 e 125cc é a pimenta ideal,mas que isso é exagero!!!


Ai compensa ja comprar a roda da sport, bunitim e talz.., aproveitar que é sem câmara.

nesse "investimento" ja da quase pra mim comprar uma twister, ou uma fazer antiga...

leomarteninghe
08-07-12, 13:11
para min eu achei mais estavel! melhor de fazer curvas!! mas ela sofre umpouco nas arrancadas!

Limabl
08-07-12, 13:34
Ai compensa ja comprar a roda da sport, bunitim e talz.., aproveitar que é sem câmara.

nesse "investimento" ja da quase pra mim comprar uma twister, ou uma fazer antiga...Não precisa ser uma roda de liga leve ná chiccoli,um aro de aluminio tambem funciona !!!!

E se for pençar assim, como vc quer por pneus de TW na sua ????

Não entendi !!

- - - Updated - - -


Ai compensa ja comprar a roda da sport, bunitim e talz.., aproveitar que é sem câmara.

nesse "investimento" ja da quase pra mim comprar uma twister, ou uma fazer antiga...Não precisa ser uma roda de liga leve ná chiccoli,um aro de aluminio tambem funciona !!!!

E se for pençar assim, como vc quer por pneus de TW na sua ????

Não entendi !!

- - - Updated - - -


Ai compensa ja comprar a roda da sport, bunitim e talz.., aproveitar que é sem câmara.

nesse "investimento" ja da quase pra mim comprar uma twister, ou uma fazer antiga...Não precisa ser uma roda de liga leve ná chiccoli,um aro de aluminio tambem funciona !!!!

E se for pençar assim, como vc quer por pneus de TW na sua ????

Não entendi !!

chiccoli
08-07-12, 13:38
querer eu quero.., mas isso e impede.., ja pensei em fuçar no motor, trocar e colocar um maior.., até agora num decidi nada..

apu
08-07-12, 17:57
uso sportdemon 150 na minha tw e a perda de desempenho eh nitida. medida original eh 130.

chiccoli
08-07-12, 18:39
amarra legal msm.., agora fikei pensando.., se colocasse pneu da tw na cb.., será que melhorava alguma coisa ? ou só era mais chance de ir pro chão msm ?

blaugusto
09-07-12, 08:14
Ja vi várias motos com este pneu, e da uma leve diferença no visual, não sei se a aderência e estabilidade melhoram....

Já usei o MT65 100/90 na Yes. Fica mais legal que a medida original que é 90/90 mas ela fica pesadona na cidade.. Mas prefiro usar o 90/90 mesmo, a aderencia é ótima, me dá muito mais segurança que o Michelin Piloty Sport de mesma medida.

Veja na foto abaixo que o escape rala mas sobra pneu. Isso com o 90/90. Botar o 100/90 énsando em aderencia é desnecesssário.

https://lh6.googleusercontent.com/-l2QpMAcs7zg/TinuasAqo-I/AAAAAAAAGc4/fbB_n843a78/s640/image167.jpg

https://lh5.googleusercontent.com/-RrhKiiT8kFo/TinuWwV8ZHI/AAAAAAAAGc0/OJgeQluYeyI/s640/image166.jpg

Jeanroot
09-07-12, 08:29
querer eu quero.., mas isso e impede.., ja pensei em fuçar no motor, trocar e colocar um maior.., até agora num decidi nada..


Entaao minhas rodas era sport com pneu de tw ,
pra mim estabilidade ee bem melhor , fazer curvas pra mim era normal conseguia deitar de boa !
so que na arancada , ;s ficaava complicado , moto pesa bem mais , voce senti o motor se esforçando mais do qe o normal ,
entao eu acho sobrecargaa pra Cg , entao optei pelas rodas da TITAN EX .
cooom pneus de strada , fiicou mto melhooor , nao perdeu vel. de final !

ThiBecker
09-07-12, 11:42
Também acho uma tremenda "perda de tempo" isso. Esteticamente até pode agradar algumas pessoas, mas sobraram motivos ae que nossos companheiros citaram que encorajam a não se utilizar pneus mais largos nas pequenas.

Jeanroot
09-07-12, 12:09
Também acho uma tremenda "perda de tempo" isso. Esteticamente até pode agradar algumas pessoas, mas sobraram motivos ae que nossos companheiros citaram que encorajam a não se utilizar pneus mais largos nas pequenas.


Eh isso aê ! Pneeus LARGOS , desgaste doo motor , minha opinião !

chiccoli
09-07-12, 13:03
O q eu acho engraçado é que as 125 pelo mundo que são meio esportivas, usam roda de liga leve e 100/80-17 e 130/70-17 ..., como cbr e mais algumas q eu ja vi..., e anda igual as nossas e com 11cv.. =S

Jeanroot
09-07-12, 13:10
O q eu acho engraçado é que as 125 pelo mundo que são meio esportivas, usam roda de liga leve e 100/80-17 e 130/70-17 ..., como cbr e mais algumas q eu ja vi..., e anda igual as nossas e com 11cv.. =S


Eh ;s maas na pratica , voce senti aaa diferença !

chiccoli
09-07-12, 13:32
duro é conseguir uma pra testar.. =S

blaugusto
09-07-12, 15:14
Em arrancada se for a mesma potencia ela perde, mas na final duvido que faça diferença.

Outra coisa muito importante e que ninguem se toca: colocar pneu mais largo no mesmo aro deixa o perimetro do pneu maior, o equivalente a alongar a relação.

Ou seja: a moto com pneu mais largo que o original não fica mais pesada na saida por conta do maior atrito, mas por ter o perimetro do pneu alongado.

chiccoli
10-07-12, 03:33
vo fazer um protótipo estilo caloi 10 e um caseado nas SS, mas as 2 125 e original, quero ver qual vai correr mais.., nas bicicletas nem preciso falar né.. kk

é duro ficar fazendo mil contas pra ver qq vai melhorar.., as piores são as que envolve o bolso.. kk

jow182
10-07-12, 14:21
Também estou com dúvidas sobre qual pneu colocar na FANEGA !

Diego.fcs
10-07-12, 14:56
Esse deve ser o tópico n° 1223984702938570349857340587340283740° sobre esse assunto, e nessa busca que você fez, deve ter visto todas as questões levantadas, não entendo a dúvida. Em relação a esse assunto, tem 2 questões do pessoal entendido, e dos que não entendem nada:

1° - Dos "Entendidos": São os cgzeiros que colocam escape estragador com guidão alto e falam que melhora e muito a estabilidade, que com esse pneu deu 150km/h com sua FAN, inclusive quando coloca aqueles pneus finos de mobilete, alegando que correm mais.

2° - Dos que não entendem nada: São aqueles caras que desde pequeno dedicam sua vida às motos e mecânica, fazem engenharia, estudam muito e viram engenheiro mecânico da Honda, Yamaha etc, essas marcas pequenas, aí juntam com outras empresas de fundo de quintal como Pirelli, Michelin, etc, para desenvolverem pneus para motocicletas, aí chegam a conclusão que o melhor pneu pra determinada moto, é aquele que vem original, porém os "entendidos" consertam esse erro de fábrica com as grandes oficinas multinacionais de fundo de quintal.

chiccoli
10-07-12, 15:43
quase isso.., mas não existiriam as racer café se não tivessem esse tipo de modificação tbm..

Jeanroot
11-07-12, 06:51
Verdade , maais nao adianta ficar falando se eh BOM ou RUIM , Colocar nao colocar ,
tuuudo e uma questao de gostoo tb , teem seus pooontos negativoos sim .
Mas tb teem seus pooontos positivooos !
e aleem de tudo a segurança !

Arthur®
11-07-12, 06:53
Esse deve ser o tópico n° 1223984702938570349857340587340283740° sobre esse assunto, e nessa busca que você fez, deve ter visto todas as questões levantadas, não entendo a dúvida. Em relação a esse assunto, tem 2 questões do pessoal entendido, e dos que não entendem nada:

1° - Dos "Entendidos": São os cgzeiros que colocam escape estragador com guidão alto e falam que melhora e muito a estabilidade, que com esse pneu deu 150km/h com sua FAN, inclusive quando coloca aqueles pneus finos de mobilete, alegando que correm mais.

2° - Dos que não entendem nada: São aqueles caras que desde pequeno dedicam sua vida às motos e mecânica, fazem engenharia, estudam muito e viram engenheiro mecânico da Honda, Yamaha etc, essas marcas pequenas, aí juntam com outras empresas de fundo de quintal como Pirelli, Michelin, etc, para desenvolverem pneus para motocicletas, aí chegam a conclusão que o melhor pneu pra determinada moto, é aquele que vem original, porém os "entendidos" consertam esse erro de fábrica com as grandes oficinas multinacionais de fundo de quintal.

Eu acho que o Diego foi irônico...huahuahuauhahuhuahuhuauhaa...muito bom eu ri...

Jeanroot
11-07-12, 07:07
Eu acho que o Diego foi irônico...huahuahuauhahuhuahuhuauhaa...muito bom eu ri...


Tenho certesa qe sim ! suahsuhuahs

Limabl
11-07-12, 11:14
duro é conseguir uma pra testar.. =S
Rapais é só sguir minha dica,compra dois aro de aluminio um de aro 17 2,50 e o outro aro 18 1,85 e coloca os pneus da 150 sport e comando WGK bravo que por sinal é bem mais forte que o comando da sport,vc vai ganhar estabilidade sem perder desempenho sem contar a estética né !!!!

ThiBecker
11-07-12, 11:18
Eu acho que o Diego foi irônico...huahuahuauhahuhuahuhuauhaa...muito bom eu ri...

E o pior é que ele tem razão em certos pontos viu... ;)

Jeanroot
11-07-12, 11:45
E o pior é que ele tem razão em certos pontos viu... ;)



Querendo ou nao ele falou aa verdade ne ;D

AlanFelipee_
11-07-12, 12:34
Bom pessoal, resolvi colocar os aros e pneus maiores, mais por estetica mesmo, terei que esquecer aquelas curvas mais inclinadas, heehe'
Mas obrigado a todos pelas sugestoes, opinioes, criticas...(:
deu pra tirar muita coisa boa desse "debate" aqui.

Valew galera !

Jeanroot
11-07-12, 12:42
Bom pessoal, resolvi colocar os aros e pneus maiores, mais por estetica mesmo, terei que esquecer aquelas curvas mais inclinadas, heehe'
Mas obrigado a todos pelas sugestoes, opinioes, criticas...(:
deu pra tirar muita coisa boa desse "debate" aqui.

Valew galera !


Colocaa a footo dps pra gente ver ;D

beraldo
11-07-12, 12:53
ae na boa coloka medida original na frente pois axo q naum tenha pneu largo de aro 18 se for o seu caso ....
meu irmaoi tem uma fan 150 com 2.50 na frente e atras ....
a frente dele com pneu original fikou muuito dura ate ruim de vira ...
agora se vc coloka 2.50 atras e original na frente vai fikar bom ...

AlanFelipee_
11-07-12, 13:06
Colocaa a footo dps pra gente ver ;D

pode deixar, eu posto sim :)

- - - Updated - - -


ae na boa coloka medida original na frente pois axo q naum tenha pneu largo de aro 18 se for o seu caso ....
meu irmaoi tem uma fan 150 com 2.50 na frente e atras ....
a frente dele com pneu original fikou muuito dura ate ruim de vira ...
agora se vc coloka 2.50 atras e original na frente vai fikar bom ...

Mas porque ele colocou 2.50 na frente e atras. Tem a opçao do 2.15 na frente.
Se procurar deve ter até 2.00. Talvez !
Na minha motoca irei colocar 2.15 diant. E 2.50 traz. ;]]

Richard
11-07-12, 16:02
Verdade , maais nao adianta ficar falando se eh BOM ou RUIM , Colocar nao colocar ,
tuuudo e uma questao de gostoo tb , teem seus pooontos negativoos sim .
Mas tb teem seus pooontos positivooos !
e aleem de tudo a FALTA DE segurança !

Texto devidamente corrigido.=D

Jeanroot
12-07-12, 09:57
Texto devidamente corrigido.=D


Valeu Richard :)

chiccoli
12-07-12, 23:06
revirando no site honda de portugal ( o unico internacional que eu entendo 100% o q tah escrito ), a cbr 250 usa aros 250-17 na frente e 350-17 atras
ja a cbf250, ou a twister nacionalmente conhecida, usa 215-17 dianteiro e 300-17 atras, as 2 usam os pneu 100/80-17 e 130/17-17..,
125cc 13cv e 250 16kw (21,7 cv +/-)

a yzf-r125 tem 15cv, usa os msm pneus, assim como a fazer, mas mesmo assim não informa medida dos aros tanto em Portugal como Brasil..


não achei fazer em Portugal e muito menos esportiva 125 no Brasil.. acho que o negócio de vender coisas internacionalmente num é muito a cara da Yamaha não..

Adriano_Paulista
14-07-12, 22:20
eu usei na minha titan 07/07 o pneu da strada na traseira pirelli mt65 100/90/18 no aro original e um michellim 90/90/18 na dianteira tbm no aro original da moto.....pintei de preto fosco e coloquei iraiação inox.....cara fikou show tanto esteticamemnte como p/ fazer curvas e naum perdeu nd em desempenho e nem consumiu + por causa disso......

Bad to the Bone
15-07-12, 09:07
Qualquer veículo comercial é produzido para o “homem médio”. Não médio na estatura, é lógico, mas médio na utilização.
Se pretendo bater o recorde de velocidade em uma pista reta e absolutamente lisa, preciso alterar algumas coisas na moto.
Se eu pesasse 180 kg, minha namorada 120 kg, e fossemos passear de 125, minha moto precisaria de modificações.
No primeiro caso, precisaríamos alterar a suspensão buscando o menor peso e a menor resistência do vento possível , pois andando em um “tapete’ o curso da suspensão não é importante. Já no segundo, toda a estrutura da moto precisaria ser reforçada, assim como a balança, além de substituição dos amortecedores e respectivos suportes.... tudo muito mais pesado. Isso falando apenas da questão estrutural e suspenção.
Aonde quero chegar, é que se usarmos a prudência e o bom senso, poderemos sim modificar algumas características de nossas motocicletas, adequando sua performance aos nossos gostos e necessidades. Os engenheiros que projetam motocicletas não são Deuses, são apenas homens como nós que usam seu bom senso para adequar uma motocicleta comercial ao “homem médio”.
Quanto aos pneus, vamos simplificar nossa equação retirando duas variáveis. Não vamos falar de compostos de borracha, e nem do desenho.
Os pneus tem como objetivo final suportar o peso da moto em contato com o solo. Além disso ele precisa ser capaz de tracionar a superfície com a qual está em contato.
Para melhor entender essa questão, vamos imaginar um vidro resistente, sobre o qual colocamos a motocicleta. Agora olhamos de baixo para cima. O que vamos ver é a área de contato com o solo. Duas pequenas superfícies em forma de elipse. O tamanho dessas superfícies é diretamente proporcional à calibragem dos pneus. Quanto mais cheio o pneu, menor essa área, quanto mais vazio, maior ela fica.
Quando trocamos o pneu por outro mais largo, ou de diâmetro diferente, o que muda é o formato da área de contato, e não o tamanho. Com o pneu mais fino ela tem uma forma de elipse alongada, e quanto mais largo o pneu, mais arredondada vai ficando a elipse, dessa forma é fácil entender que o que melhora a estabilidade é a geometria da área de contato.
O que causa confusão para muitos motociclistas é que eles colocam um pneu mais largo mas sentem que a moto perdeu a estabilidade. Na verdade o pneu trabalha dentro de limites impostos por sua geometria, e isso significa que ele só terá um comportamento normal dentro dos limites de largura dos aros para os quais ele foi projetado. Se um pneu largo é montado num aro fino, as laterais do pneu trabalham em um ângulo pequeno demais, de forma que a banda de rodagem fica instável em relação ao talão. A moto fica bonita, mas perde estabilidade.
Quanto ao desempenho, é provável que pneus mais largos signifiquem uma queda no desempenho. Você pode reparar essa questão no campeonato de motovelocidade. Se pneu maior não significasse perda de desempenho, as motos da MOTO 3 (250)seriam idênticas as motos da MOTO GP (1000). Mesmo chassis, mesma suspensão, mesmos pneus, era só trocar o motor. O que ocorre, é que com os pneus maiores, a perda de rendimento é tão grande que não compensa o ganho em estabilidade. Não adianta fazer as curvas mais rápido do que os outros, se na reta você ”fica”, e vê todo mundo indo embora. Por esse motivo, deve haver harmonia no projeto como um todo.
Além dos limites impostos pela largura do aro, outro fator importantíssimo que costuma ser ignorado pela maioria dos motociclistas que preferem experimentar do que pesquisar é o perímetro do pneu. O perímetro é razão direta do diâmetro, e se mudarmos a largura do pneu e mantivermos o perfil, o diâmetro aumenta e o perímetro aumenta na mesma proporção. Nesse caso alteramos a relação de transmissão, e a moto perde “força” na arrancada e retomadas, obrigando uma troca de marchas mais frequente.
Não menos importante é a questão do peso. O problema não é apenas a maior inércia ocasionada pelo maior peso do conjunto roda/pneu, que por si só prejudica as acelerações e as frenagens, o problema é a distribuição desse peso, que com o pneu maior está muito mais distante do eixo de rotação da roda, aumentando muito o “efeito giroscópio”, que fica logo evidente, principalmente na roda dianteira.
Isso tudo pode ser administrado alterando também o perfil do pneu. Se aumentarmos a largura do pneu, basta diminuir o perfil, utilizando um perfil mais baixo, e dessa forma garantir que o perímetro não seja alterado. Como o pneu tem um perfil mais baixo, normalmente o que ele possui a mais de borracha por ser mais largo, é parcialmente compensado pela menor quantidade de borracha por ser mais baixo, e o efeito giroscópio volta ao normal.

Espero ter ajudado.

taliban
15-07-12, 09:43
Qualquer veículo comercial é produzido para o “homem médio”. Não médio na estatura, é lógico, mas médio na utilização.
Se pretendo bater o recorde de velocidade em uma pista reta e absolutamente lisa, preciso alterar algumas coisas na moto.
Se eu pesasse 180 kg, minha namorada 120 kg, e fossemos passear de 125, minha moto precisaria de modificações.
No primeiro caso, precisaríamos alterar a suspensão buscando o menor peso e a menor resistência do vento possível , pois andando em um “tapete’ o curso da suspensão não é importante. Já no segundo, toda a estrutura da moto precisaria ser reforçada, assim como a balança, além de substituição dos amortecedores e respectivos suportes.... tudo muito mais pesado. Isso falando apenas da questão estrutural e suspenção.
Aonde quero chegar, é que se usarmos a prudência e o bom senso, poderemos sim modificar algumas características de nossas motocicletas, adequando sua performance aos nossos gostos e necessidades. Os engenheiros que projetam motocicletas não são Deuses, são apenas homens como nós que usam seu bom senso para adequar uma motocicleta comercial ao “homem médio”.
Quanto aos pneus, vamos simplificar nossa equação retirando duas variáveis. Não vamos falar de compostos de borracha, e nem do desenho.
Os pneus tem como objetivo final suportar o peso da moto em contato com o solo. Além disso ele precisa ser capaz de tracionar a superfície com a qual está em contato.
Para melhor entender essa questão, vamos imaginar um vidro resistente, sobre o qual colocamos a motocicleta. Agora olhamos de baixo para cima. O que vamos ver é a área de contato com o solo. Duas pequenas superfícies em forma de elipse. O tamanho dessas superfícies é diretamente proporcional à calibragem dos pneus. Quanto mais cheio o pneu, menor essa área, quanto mais vazio, maior ela fica.
Quando trocamos o pneu por outro mais largo, ou de diâmetro diferente, o que muda é o formato da área de contato, e não o tamanho. Com o pneu mais fino ela tem uma forma de elipse alongada, e quanto mais largo o pneu, mais arredondada vai ficando a elipse, dessa forma é fácil entender que o que melhora a estabilidade é a geometria da área de contato.
O que causa confusão para muitos motociclistas é que eles colocam um pneu mais largo mas sentem que a moto perdeu a estabilidade. Na verdade o pneu trabalha dentro de limites impostos por sua geometria, e isso significa que ele só terá um comportamento normal dentro dos limites de largura dos aros para os quais ele foi projetado. Se um pneu largo é montado num aro fino, as laterais do pneu trabalham em um ângulo pequeno demais, de forma que a banda de rodagem fica instável em relação ao talão. A moto fica bonita, mas perde estabilidade.
Quanto ao desempenho, é provável que pneus mais largos signifiquem uma queda no desempenho. Você pode reparar essa questão no campeonato de motovelocidade. Se pneu maior não significasse perda de desempenho, as motos da MOTO 3 (250)seriam idênticas as motos da MOTO GP (1000). Mesmo chassis, mesma suspensão, mesmos pneus, era só trocar o motor. O que ocorre, é que com os pneus maiores, a perda de rendimento é tão grande que não compensa o ganho em estabilidade. Não adianta fazer as curvas mais rápido do que os outros, se na reta você ”fica”, e vê todo mundo indo embora. Por esse motivo, deve haver harmonia no projeto como um todo.
Além dos limites impostos pela largura do aro, outro fator importantíssimo que costuma ser ignorado pela maioria dos motociclistas que preferem experimentar do que pesquisar é o perímetro do pneu. O perímetro é razão direta do diâmetro, e se mudarmos a largura do pneu e mantivermos o perfil, o diâmetro aumenta e o perímetro aumenta na mesma proporção. Nesse caso alteramos a relação de transmissão, e a moto perde “força” na arrancada e retomadas, obrigando uma troca de marchas mais frequente.
Não menos importante é a questão do peso. O problema não é apenas a maior inércia ocasionada pelo maior peso do conjunto roda/pneu, que por si só prejudica as acelerações e as frenagens, o problema é a distribuição desse peso, que com o pneu maior está muito mais distante do eixo de rotação da roda, aumentando muito o “efeito giroscópio”, que fica logo evidente, principalmente na roda dianteira.
Isso tudo pode ser administrado alterando também o perfil do pneu. Se aumentarmos a largura do pneu, basta diminuir o perfil, utilizando um perfil mais baixo, e dessa forma garantir que o perímetro não seja alterado. Como o pneu tem um perfil mais baixo, normalmente o que ele possui a mais de borracha por ser mais largo, é parcialmente compensado pela menor quantidade de borracha por ser mais baixo, e o efeito giroscópio volta ao normal.

Espero ter ajudado.
Sábias palavras!

Clarion bilmont
18-07-12, 10:09
Tenho uma yes e coloqueui pneu mais largo, senti uma diferença tremenda nas curvas, ficou mais apertado, mais firme. a yes tem tendencia a sair de traseira, ainda mais se houver folgas excessivas na balança e realação.