PDA

Ver Versão Completa : Bucha da Balança



juanxyah
22-07-12, 23:55
Bom pessoal, recentemente meu mecânico de confiança diagnosticou que as buchas da balança da Kzuki Kn 150T 4 já estavam na hora de trocar. Aí é que vem a dor de cabeça, liguei para autorizada para verificar se eles forneciam a bucha da moto. E a surpresa ? Eles disseram não ter, MAS me recomendaram comprar da suzuki yes, porém teria que passá-la no esmeril para que coubesse..

Agora é outra dor de cabeça: Aqui no pacote diz que são compatíveis para yes 125 ano 2008. Será que vão servir na minha kzuki 150 (ano 2009) ou foi dinheiro jogado fora ?
Aliás, as buchas novas são da marca reggio (nem sei se são boas, fui pelo preço :eek:)

E, caso sejam compatíveis, qual o procedimento no esmeril ?

magrao tk
23-07-12, 00:14
Acho que o certo antes de comprar era ter tirado as velhas pra poder medir e levar nas motopeças, de repente até existe uma igual de alguma outra moto, é só comparar.
Isso vale pra qualquer outra futura peça que precise trocar dela e não encontre original.

O procedimento que tu se refere... tem de ver primeiro qual é a diferença, se é na largura ou no diametro, aí passa no esmeril pra gastar até chegar no tamanho.

juanxyah
23-07-12, 00:18
Acho que o certo antes de comprar era ter tirado as velhas pra poder medir e levar nas motopeças, de repente até existe uma igual de alguma outra moto, é só comparar.
Isso vale pra qualquer outra futura peça que precise trocar dela e não encontre original.

O procedimento que tu se refere... tem de ver primeiro qual é a diferença, se é na largura ou no diametro, aí passa no esmeril pra gastar até chegar no tamanho.

Marinheiro de primeira viagem é soda, magrão :P
Na pressa não explora as melhores opções..
Muito obrigado pela atenção!
Caso não dê certo essa bucha, nem mesmo usando o esmeril, vou seguir sua dica de levar a velha e comparar.
Abraços.

magrao tk
23-07-12, 00:29
Seu mecanico deve saber como proceder.
Uma boa ferramenta pra se ter em casa numa hora dessas é um paquímetro, pra não ter erro. Paquimetro Metálico Cromado 150mm 6 Pol - Lt- 682619 - R$ 6,83 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428376489-paquimetro-metalico-cromado-150mm-6-pol-lt-682619-_JM)

juanxyah
23-07-12, 08:57
Seu mecanico deve saber como proceder.
Uma boa ferramenta pra se ter em casa numa hora dessas é um paquímetro, pra não ter erro. Paquimetro Metálico Cromado 150mm 6 Pol - Lt- 682619 - R$ 6,83 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-428376489-paquimetro-metalico-cromado-150mm-6-pol-lt-682619-_JM)

Esse paquímetro (nesse preço) deve ser só pra quebrar o galho, né ?
Pois os que eu costumava usar num curso custavam de 200 obamas pra cima :S
Mas acho que é questão de cuidado, sem levar pancada esse ai serve né ?

Edson Sartorio
23-07-12, 09:06
Bom dia a todos.
Aproveitando o caso de nosso amigo, o mecanico identificou o problema, ok
Como posso identificar que minhas buchas já estão na hora de ser trocadas? quais as caracteristicas que a moto apresenta?
Acredito que como eu, muitos outros motociclitas sem tanta experiencia mecanica, podem se perguntar.

Agradeço desde já.

magrao tk
23-07-12, 09:08
Esse paquímetro (nesse preço) deve ser só pra quebrar o galho, né ?
Pois os que eu costumava usar num curso custavam de 200 obamas pra cima :S
Mas acho que é questão de cuidado, sem levar pancada esse ai serve né ?

Sim, inclusive tem uns todo de plástico que custa uns 3 reais kkkkk. Esse aí pra um serviço sem muita exigencia até deve quebrar o galho.
Tem uma variedade imensa de tipos e preços no ML. Só usei pra exemplificar, mas se tu entende bem do assunto, melhor ainda.

juanxyah
23-07-12, 09:12
Bom dia a todos.
Aproveitando o caso de nosso amigo, o mecanico identificou o problema, ok
Como posso identificar que minhas buchas já estão na hora de ser trocadas? quais as caracteristicas que a moto apresenta?
Acredito que como eu, muitos outros motociclitas sem tanta experiencia mecanica, podem se perguntar.

Agradeço desde já.

O sinal mais claro para isso é você começar a sentir a traseira da moto "dançando", você sente a sensação de que o pneu está furado.

@Magrão

Nossa, de plástico é tenso, hein ? kkk
Mas obrigado pela recomendação, esse até vale a pena comprar e ter em casa.. mas aqueles profissionais doem no bolso :P

magrao tk
23-07-12, 09:18
Bom dia a todos.
Aproveitando o caso de nosso amigo, o mecanico identificou o problema, ok
Como posso identificar que minhas buchas já estão na hora de ser trocadas? quais as caracteristicas que a moto apresenta?
Acredito que como eu, muitos outros motociclitas sem tanta experiencia mecanica, podem se perguntar.

Agradeço desde já.

Primeiro da pra sentir a moto jogando um pouco para os lados, como se o pneu tivesse murcho.
Pra confirmar tem de levantar a traseira dela no cavalete ou qualquer dispositivo que pegue por baixo do quadro, e tentar mexer a balança da moto pros lados. Pode pegar pela roda ou pela extremidade da balança, que é o certo, pois pela roda pode ter folga nos rolamentos. Enfim, se sentir que tem folga lateral primeiro se confere se não é só pouco aperto do eixo da balança. Se não for pode conferir a folga na roda ou a balança, vai ser uma dessas 3 coisas. Caso a roda for raiada pode ser tambem raios sem aperto ou quebrados, faz a moto ''jogar'' tambem.

Edson Sartorio
23-07-12, 10:33
Grato a todos pelas dicas, imaginei que o meio para verificação seriam estes mesmos.
Agora, sera que dá para determinar uma quilometragem para revisão/troca?
Claro que isso depende da forma como se pilota e o terreno.

SDS

juanxyah
23-07-12, 20:24
Grato a todos pelas dicas, imaginei que o meio para verificação seriam estes mesmos.
Agora, sera que dá para determinar uma quilometragem para revisão/troca?
Claro que isso depende da forma como se pilota e o terreno.

SDS

Ah, cara.. É meio difícil dizer a quilometragem exata, até mesmo porque você mesmo disse: depende da forma como se pilota e o terreno.
Mas a minha começou a dar sinais de que estava na hora de trocar com 15.000 quilômetros.

Bad to the Bone
23-07-12, 21:04
Minha intruder desmontei com 17.500. Estava tudo novo.
Depende da utilização mais do que de qualquer outra coisa.

magrao tk
23-07-12, 21:12
Utilização e manutenção. Eu de vez em quando desmonto as buchas, limpo tudo e engraxo bem.
Moto que pega muita chuva ou que é lavada com frequencia a graxa tem tendencia de sair mais rápido. E se ficar trabalhando seco não tem jeito, vai ter desgaste antecipado.

REVOLED
24-07-12, 08:43
a minha ta na hora de trocar, mas quando tenho tempo não tenho dinheiro, quando tenho dinheiro não tenho tempo....

Edson Sartorio
24-07-12, 08:55
Bom dia a todos.
Legal esta troca de informação, sempre aprendendo algo, agradeço desde já pela ajuda.

Abraços a todos.

guto14_vp
24-07-12, 21:18
nossa, esmerilhar uma bucha? uma peça que entra quase com perfeiçao na balança, nao é bem assim!

e tbm usar um paquimeto de 7 R$, nunca que um desse preço ira marcar com perfeição.. é o mesmo que usar uma trena..

magrao tk
24-07-12, 21:53
nossa, esmerilhar uma bucha? uma peça que entra quase com perfeiçao na balança, nao é bem assim!

e tbm usar um paquimeto de 7 R$, nunca que um desse preço ira marcar com perfeição.. é o mesmo que usar uma trena..

Calma! Acho que tu entendeu errado. rsrs

Primeiro que ele não acha a bucha pra moto dele, e já comprou uma que não sabe se vai caber.
Até concordo que esmerilhar não é uma boa saída, mas se for pouca coisa... só pra não perder o dinheiro já investido...

E o paquímetro... talvez não tenha precisão mesmo, mas vai ser coisa de décimos de mm talvez.
Mas só pra saber a medida aproximada da bucha original, pra ver a mais próxima... um assim quebra o galho.
A trena vai medir tambem, mas não tem as pontas pra encaixar e medir espessuras internas e externas da peça.

E tem váaaaarios paquímetros de vários preços e qualidades no ML. Só joguei um de exemplo porque achei que talvez ele não conhecesse, muita gente nem sabe que bicho é esse tal de paquímetro.

Eurich
25-07-12, 13:02
Tenho que trocar as buchas da minha balança...está com um leve "jogo". Não posso esquecer denovo..rs

Diego.fcs
07-08-12, 13:58
Nesse caso, recomendo levá-las em um torneiro, leve a balança e as buchas, o cara faz umas novas pra vc fácil fácil, melhor que pegar uma da Yes e ficar no esmeril adaptando.

MPS2000
07-08-12, 23:58
Essa das concessionária dizerem que não têm a peça no estoque é difícil de aceitar...Quando fazem encomenda o preço é um absurdo. Quer outro exemplo: Aqueles amortecedores a gás da GSR 150i custam cada um R$ 295,00 (por encomenda)...Precisa dizer mais... os dois custam quase 10% do valor da moto...brincadeira!

Diego.fcs
08-08-12, 02:08
Essa das concessionária dizerem que não têm a peça no estoque é difícil de aceitar...Quando fazem encomenda o preço é um absurdo. Quer outro exemplo: Aqueles amortecedores a gás da GSR 150i custam cada um R$ 295,00 (por encomenda)...Precisa dizer mais... os dois custam quase 10% do valor da moto...brincadeira!

Pergunta na Honda o preço de um carburador de CG, aquele com ECCO, novo.

juanxyah
08-08-12, 13:07
A ideia de levar a um torneiro é bem aceitável, diego. Mas como já deixei a moto no mecânico (e ele ficou de verificar essa questão de ter que passar no esmeril), vamos ver se vai ter que esmerilhar muito e tal.
Mas fica a dica para próxima troca :)
Na verdade não precisa nem da bucha, é só medir o diâmetro interno do local onde vai a bucha e distribuir entre a parte de metal da bucha e a parte plástica (não sei qual é aquele material).

juanxyah
19-09-12, 17:50
Bom.. Passando aqui pra dizer que a bucha da yes serviu sim, só teve que esmerilhar um pouco no comprimento..