PDA

Ver Versão Completa : Como trocar a vela



Bruno Rafael
26-07-12, 10:34
Bom dia pessoal...
Essa semana eu comprei uma vela Iridium e um Molykote no ML para por na Bros, aqui na minha cidade não achei em lugar nenhum, até sábado já estou com tudu em mãos , pretendo tbm comprar um filtro de ar de espuma, trocar o óleo e já aplicar o Molykote...
A minha dúvida é a seguinte: Como troca a vela? O.O
Tem que ter alguma chave especial? Tem que fazer isso com torquimetro?
Ou é só colocar rosquear e apertar com qualquer alicate/chave?
Muiiito obrigado (:

cabra de brasilia
26-07-12, 10:38
Jogo de ferramentas vem com a chave pra tirar a vela....

Enconstou dpa aquela leve apertadinha...e pra garantir dá só mais aquela apertadinha de 1/4 de volta no máximo.....pronto feito a troca......

chriskopsch
26-07-12, 10:39
Jamais use alicate como chave!
No jogo de ferramentas da moto tem uma chave pra tirar a vela, ou pode usar uma chave de boca, se não me engano é 16.
E não aperte demais tbm, senão vai ferrar a rosca.

Eduardok
26-07-12, 10:53
aproveitando o tópico, por curiosidade, a Fan 150 vem com a chave de vela? a minha não veio essa chave na " malinha" ( ainda bem que fiquei com o jogo de chaves da Crypton ehehehehehe (6) )

no mais, é isso aí amigo, de preferencia use a chave propra pra vela, e quando sentiu que encostou, da 1/4 de volta a mais e ta bom

Defeacer
26-07-12, 13:12
Uns falam que é tão fácil trocar a vela, e pelo que eu já vi, não é coisa de outro mundo. Mas na minha eu nem sei onde a maldita fica HAHA

chiccoli
26-07-12, 13:27
aproveitando o tópico, por curiosidade, a Fan 150 vem com a chave de vela? a minha não veio essa chave na " malinha" ( ainda bem que fiquei com o jogo de chaves da Crypton ehehehehehe (6) )

no mais, é isso aí amigo, de preferencia use a chave propra pra vela, e quando sentiu que encostou, da 1/4 de volta a mais e ta bom

Vem sim.., akela hexagona que vc olha, e pensa que só serve como base pra philips, a fan 150 num vem é com a fenda e ajuste do amortecedor..

( mas fiz questão de pegar essas da kse da minha mãe ^^, ela num usa msm )

Stone
26-07-12, 15:00
Não esqueça daquela lubrificadinha na vela nova pra ela não enferrujar la dentro!
E também é bom dar uma conferida na folga dos eletrodos, 0,9mm fica féra!

Bruno Rafael
26-07-12, 15:42
Não esqueça daquela lubrificadinha na vela nova pra ela não enferrujar la dentro!
E também é bom dar uma conferida na folga dos eletrodos, 0,9mm fica féra!

Lubrificar a vela? :shock:
posso joga white lube nela toda?

Stone
26-07-12, 16:12
Melhor é graxa ou uma gotinha de óleo de motor mesmo, só tirar a vareta do óleo e pingar na rosca que é o suficiente

Bruno Rafael
26-07-12, 16:37
Melhor é graxa ou uma gotinha de óleo de motor mesmo, só tirar a vareta do óleo e pingar na rosca que é o suficiente

Apenas na rosca? :D

Edson Sartorio
26-07-12, 16:46
Não esqueça daquela lubrificadinha na vela nova pra ela não enferrujar la dentro!
E também é bom dar uma conferida na folga dos eletrodos, 0,9mm fica féra!

Boa Stone.
Curiosidade, na Bros a folga do eletrodo e de 0,9~?

Abraços

Stone
26-07-12, 16:56
Só na rosca mesmo!

Edson, o GAP (folga dos eletrodos) geralmente é recomendado 0,8mm. Mas pelos meus testes e comparações 0,9 de GAP funciona melhor. Em motos com motores já mais "judiados" podemos abrir até 1mm, dependendo do caso...

magrao tk
26-07-12, 19:13
Só na rosca mesmo!

Edson, o GAP (folga dos eletrodos) geralmente é recomendado 0,8mm. Mas pelos meus testes e comparações 0,9 de GAP funciona melhor. Em motos com motores já mais "judiados" podemos abrir até 1mm, dependendo do caso...

Nunca mais mexi nisso. As vezes viro a moto do avesso regulando isso e aquilo e nunca lembro de mudar o gap da vela.
No que melhora com os 0,9 Stone?

Stone
26-07-12, 19:21
No momento que acelera as vezes a moto dá uma engasgadinha, a lenta não fica muito legal, parece dar excesso, são sintomas quando a vela está muito fechada, com 0,9 fica tudo mais "redondinho". Motores já com pouca compressão e queimando óleo pode se colocar 1,0 que dá uma melhorada na queima.
Aprendi isso num curso de IE que fiz, lá se consegue ver as mudanças Scanner, principalmente no ponto de ignição. Tenho usado isso em todas as motos e sempre dá bons resultados, muitas vezes imperceptíveis e outras vezes melhorando bastante

magrao tk
26-07-12, 19:29
No momento que acelera as vezes a moto dá uma engasgadinha, a lenta não fica muito legal, parece dar excesso, são sintomas quando a vela está muito fechada, com 0,9 fica tudo mais "redondinho". Motores já com pouca compressão e queimando óleo pode se colocar 1,0 que dá uma melhorada na queima.
Aprendi isso num curso de IE que fiz, lá se consegue ver as mudanças Scanner, principalmente no ponto de ignição. Tenho usado isso em todas as motos e sempre dá bons resultados, muitas vezes imperceptíveis e outras vezes melhorando bastante

Legal! Vou testar.
Será que nas 2t tem melhora tambem?

Stone
26-07-12, 19:32
tem sim, abrir vela afina e fechar engorda!