PDA

Ver Versão Completa : Primeira Moto



abuzado
06-08-12, 12:10
Fala pessoal,

Sempre tive interesse por motos e sempre tive a vontade de ter uma para ir ao trabalho e deslocamentos diários.

Vou tirar a carteira na categoria A esse ano e, em dezembro, pegarei uma.

Qual moto vocês indicam para um iniciante aprender a guiá-la?

Gostaria de uma que fosse econômica, manutenção barata e de até R$5.500.

Obrigado!!

Rubinho
06-08-12, 12:15
Suzuki yes, mais completa nesse preço impossível, ótimo custo x benefício.

dbastos
06-08-12, 12:15
Olá amigo, bem vindo! Seguinte, temos varias opções de motos 125/150cc. Tem gosto por algum estilo especifico? Lhe indico uma intruder 125 se gostar do estilo. Se não tem as factor, GSR, Cgs e XTZs.

Manutenção barata acho que não é muito a da suzuki. Se bem que peças de desgaste natural tem preços equivalentes as outras.

De mais detalhes, qual estilo gosta, como seria a pavimentação dos locais que anda, o local que mora e tal.

jow182
06-08-12, 12:19
Pega uma CG 150 por consorcio e da um lance que vc não vai se arrepender.
manutenção barata, tem peça em toda esquina !!!

CkOFan
06-08-12, 12:37
O consórcio é uma baita dica, ainda mais se vai tirar a carta só no fim do ano!

Como disse o dbastos, tem que saber o estilo de preferência (street, trail, custom, etc...) e qual o terreno que vai ser utilizado no transporte. Assim podemos ajudar com mais "foco", beleza? ;)

Abraço!

chriskopsch
06-08-12, 12:55
Fan, Titan, Yes, XTZ, Biz...

Bruno Boo
06-08-12, 12:58
Pega um consórcio na faixa de R$ 7,500,00 que a parcela mensal é barata e você tem tempo para escolher o modelo que lhe agradar mais !

Se você for de SP passa aqui na minha loja que te mostro como funciona o consórcio. ( Desculpe pelo jabá ) kkkkkk

halvaro
06-08-12, 13:04
5.550 se for 0km, só temos Suzuki Intruder e Yes, e Dafra Riva

Honda e Yamaha de de 7 mil pra cima os modelos decentes

Fan 125 e Factor K custam 6 mil e são toscas demais

Cachorro
06-08-12, 13:07
Não compra moto, é perigoso!!!

Abs,

Bruno Rafael
06-08-12, 13:07
Minha dica, esquece o consórcio..... vai guardando 300 reais por mês e continua aconpanhando o Pequenas Notaveis, e outros site sobre motos, até o final do ano vc vai ter mudado umas 20x de opnião, e quando vc tiver certeza do que vc quer, vc pega esse dinheiro e dá de entrada na sua moto.

halvaro
06-08-12, 13:16
Minha dica, esquece o consórcio..... vai guardando 300 reais por mês e continua aconpanhando o Pequenas Notaveis, e outros site sobre motos, até o final do ano vc vai ter mudado umas 20x de opnião, e quando vc tiver certeza do que vc quer, vc pega esse dinheiro e dá de entrada na sua moto.

boa dica, a do cachorro tb é válida

CkOFan
06-08-12, 15:36
Detalhe: O cara não falou em moto zero. Com 5500 dinheiros tem muitas possibilidades entre as usadas e "semi-novas".

abuzado
06-08-12, 17:26
Fala pessoal,

Primeiramente, muito obrigado a todos que responderam ao tópico. Dos fóruns que participo, com certeza, foi a vez que responderam mais rápido e com várias dicas.

Vi algumas motos que vocês indicaram.

Vou tentar bater uma a uma e, no final, a gente continua a discutir.

Suzuki Yes

Pelo que eu li, a rede de concessionárias ainda peca no pós-venda e isso acaba por dificultar um pouco a relação de consumo. Os pontos positivos verificados nas análises da internet foram o consumo adequado (cerca de 40km/L), menos visada para roubo, algo sempre considerável no nosso país.

Outro fator que me agradou é que nas avalizações vistas, falam que ela é ideal para pessoas até 1,70m e eu, por ter 1,66m, "encaixaria" bem nela.

A questão do furto é real? Ainda é menos visada do que as outras? O valor das peças é acima das rivais? Consegue-se fazer a manutenção "por fora" sem precisar da rede de concessionárias?

Honda CG 150

O pós venda da marca é bom, visto a grande quantidade de concessionárias Honda, além de estar no mercado há um bom tempo. O consumo é aceitável para a categoria (40km/L), mas como ponto negativo está a quantidade de furtos, o que deixa um pouco de medo ao deixá-la na rua.

Esse medo de furto é válido ou é excesso? É uma boa moto para o valor?

XTZ 125


Achei a moto interessante e pelo que eu li ela se comporta bastante ágil na cidade, gerando uma boa mobilidade. O motor é motivo de reclamação ou é mito? Será que uma pessoa menor consegue pilotá-la sem muito esforço? E o consumo?

Intruder

Achei a moto super interessante. Dá um estilo maneiro para quem anda nela e parece ser confortável. Mas o motor é pouco para moto? As respostas são boas para cidade ou ela fica meio "lerda" devido ao seu estilo? O consumo é prejudicado? Foi uma das motos que achei mais interessantes, mas conheço nada dela.

Agora, o pessoal falou muito de consórcio de motos. Eu tenho pouquíssimo interesse em financiar algo (mesmo que seja por consórcio), pois quero pagar a moto à vista e tentar diminuir os custos. Caso seja interessante, não vejo problemas em pegar uma usada em bom estado, não tenho frescuras em relação a isso, pois no final de ano terei muitos gastos (montar a casa, comprar um carro, lua de mel...) e não tenho como gastar mais do que os R$5500.

Aguardo as respostas!!

Jduarte
06-08-12, 17:57
125, Abuzado?... então vá de Suzuki, usadas!... além de tudo, vai economizar um tanto.

tenho uma Yes, e uma Intruder... a Yes é a mais prática, e dinâmica... mas a Intruder também se sai bem na cidade, desde que não tenha o sissi bar (o encosto do garupa, que atrapalha um pouco para montar e desmontar da moto quando o uso é individual). Não é boa para viagens mais longas, apesar de parecer...

Mas antes disso, cadastre-se no Photobucket, e baixe isto:

ManuMoto pictures by Jdupinfer - Photobucket (http://s129.photobucket.com/albums/p225/Jdupinfer/ManuMoto/)

vai aprender um bocadinho de mecânica, e poderá resolver a maioria das coisinhas de uma moto usada...

;)

dbastos
06-08-12, 18:53
Se não for fazer viagens longas, vá de intruder! Tenho uma e posso falar. Com a grana que você esta disposto a gastar, você pega uma usada em ótimo estado e ainda sobra pra equipar como desejar.

Andar na cidade ela atende tranquilamente, não acho que seja pouco motor para a moto. Ela atende perfeitamente o que se espera de uma 125cc. Quanto a fazer manutenção fora da autorizada, desde que você encontre um BOM MECÂNICO não terá problema. Foi o meu caso, achei um bom mecânico, e a partir dai nunca mais fiz nada na autorizada.

A única coisa que tenho a me queixar da moto são as suspensões. Nada que condene a moto, mas poderiam ser melhores, para mim que tenho 1.80m, quando passo em alguns remendos de pista ou algo do tipo, eu fico escorregando um pouco pra frente no banco, o que me deixa desconfortável e ai tenho que ficar me reposicionando. Um comando avançado e um banco melhor esta fazendo falta e acho que corrigiria meu problema, mas acho que você vai "vestir" bem na intruder com 1.66m. Detalhe que as ruas de Salvador estão um caos, se em sua cidade a pavimentação for tranquila, você nem vai reparar.

Quanto a consumo, de maneira nenhuma ele é prejudicado. Pelo o que eu vejo dos outros usuários, ele fica numa média de 30km/l a 40km/l. Minhas médias sempre foram entre 32 a 35km/l. Andando geralmente sozinho, as vezes com garupa.

Fora isso, é o que você já colocou, moto pouco visada, não significa que não roubam, mas da uma certa tranquilidade. Confiável, muito customizavel, da pra deixar ela como você quiser. Eu no seu lugar, pegaria uma usada por ate uns R$3500,00 e com a grana dava uma equipada na moto, ou então guardava a grana pra bons EPIs, e mandava pra uma boa revisão antes de rodar.

No mais, se quiser ver a minha, clique ai no nome dela da minha assinatura. Se tiver orkut, procure pela comunidade Intruder 125, tem muitas dicas lá.

- - - Updated - - -

Aproveitando, Jduarte (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/jduarte-1246/)
não tem como baixar todas as fotos de uma vez? Ou não teria elas em PDF?

abuzado
06-08-12, 18:56
dbastos e JDuarte,

Eu não me importo se ela for 125cc ou mais forte, desde que entre no meu orçamento.

Não sabia que a diferença de valor entre as novas e usadas era tão grande, saindo de R$5500 para R$3500... Os acessórios para a Suzuki costumam ser fáceis de encontrar? As peças de reposição também?

Pergunto isso, pois irei morar no Norte do país, em alguma capital, e tenho medo de morrer por causa da assistência técnica. Lógico que existem os Correios e transportadoras, mas depender disso para qualquer reparo fica muito difícil.

O consumo dela consegue melhorar com mudanças de velas e outras partes do motor? Falo isso, pois, caso compre a usada (o que é quase certeza), já faria uma boa revisão na moto e, aproveitando, poderia mudar algumas coisas para melhorar o consumo e/ou potência do motor.

dbastos
06-08-12, 19:14
Cara, uma usada boa esta nessa faixa de preço, é um dos defeitos da intruder, a revenda.

Só pra dar um exemplo, peças como pastilha/patins de freio, cabo de embreagem, acho em revendas não autorizadas. As pastilhas eu procurei em 2 lojas, na terceira achei. Filtro de oleo é o mesmo para a Yes, acho sempre na mesma loja que eu compro. Nessa lojá já vi também cabo de embreagem pra ela. Kit transmissão também não tive problema em achar.

Agora, peça mais especificas, ai talvez já de mais trabalho.

Mas lhe digo uma coisa, estou com a minha a 1 ano e 6 meses. E só precisei trocar peças de desgaste. Como você vai morar em alguma capital do norte ai já não sei como são as coisas por la.

Quanto ao consumo, é muito relativo, vai depender de sua tocada, combustível, regulagem... No motor acho que o que daria pra mudar seria vela e cabo, mas ACHO que não mudaria muita coisa não, não posso afirmar pois não testei essas mudanças.

O consumo esta mais ligado a esses fatores que falei ai em cima.

Rubinho
06-08-12, 19:49
Jduarte, seria ótimo baixar esses arquivos de uma vez só hein? Tem como zipar ou algo assim??

Motaro
06-08-12, 19:58
Só te dou uma dica: compre uma moto usada. As chances de vc se ferrar com a moto (cair, zuar a manutenção, enjoar rapido) são grandes.
Até hj me arrependo de ter tirado uma moto de 7k 0km como primeira moto. Escolha o modelo e compre usada, pode até ser com baixa km. Logo vc vai querer trocar pra uma 250, no minimo. Segue o conselho q vc vai me agradecer dps.

Dica: Consórcio tbm é uma boa. Faça um bem barato com o minimo de prestações possíveis. Se for financiar, tente dar pelo menos 50% de entrada.

- - - Updated - - -

Só te dou uma dica: compre uma moto usada. As chances de vc se ferrar com a moto (cair, zuar a manutenção, enjoar rapido) são grandes.
Até hj me arrependo de ter tirado uma moto de 7k 0km como primeira moto. Escolha o modelo e compre usada, pode até ser com baixa km. Logo vc vai querer trocar pra uma 250, no minimo. Segue o conselho q vc vai me agradecer dps.

Dica: Consórcio tbm é uma boa. Faça um bem barato com o minimo de prestações possíveis. Se for financiar, tente dar pelo menos 50% de entrada.

Jduarte
06-08-12, 20:18
Jduarte, seria ótimo baixar esses arquivos de uma vez só hein? Tem como zipar ou algo assim??


mas é por isso que eu recomendo às pessoas se cadastrarem lá. Feito isso (que é gratuito, claro), pode-se baixar o album inteiro.

Entretanto, nas comunidades do Orkut já havia quem mandou o material para esses "qualquercoisashared" da vida... este é um:

Manual da Moto.PDF - 4shared.com - document sharing - download (http://www.4shared.com/office/QU10o8SR/Manual_da_Moto.html)


como eu não sei o que é feito em termos de resolução gráfica, mantenho esse material no meu álbum... então, tá aí... ;)

dbastos
06-08-12, 21:12
Show de bola!

MPS2000
06-08-12, 22:26
Não compra moto, é perigoso!!!

Abs,

Tá de brincadeira.... Cachorro. Abuzado, não vai na onda dele ...Veja com seus amigos e decida a melhor. Não te indico motos chinesas por causa da manutenção e da revenda. Yamaha, Honda e Suzuki são as minhas indicações, ok ?