PDA

Ver Versão Completa : Gasolina Podiun na CG fan 2007



Rafael.Felix
08-08-12, 13:59
E ai pessoal até que enfim consegui posta kkkk, mas vamos o que interteça comecei a colocar na minha fanzinha aquela Gasolina da BR a Podiun, apenas com 30% do tanque com ela deu uma pela diferença tanto em torque quanto com peso na garupa, mas quando fui abastecer ela novamente, pois iria viajar para uma cidade proxima aminha, o proprio frentista do posto falou que ele tambem colocou na moto dele mas como ela tem uma octanagem alta ela esquenta muito o motor, que texto kkk, enfim, alguem sabe de alguma relato sobre isso, se estraga alguma coisa devido a alta temperatura? help me valeu pessoal:)

halvaro
08-08-12, 14:14
Acho desperdício total, o motor não tem taxa para aproveitar essa gasolina

Cachorro
08-08-12, 14:16
Desnecessário utilizar gasolina de alta octanagem em motores de baixa taxa de compressão.

A diferença que tu sentiu tem um nome: efeito placebo.

Eu utilizo Podium na minha moto de trilha apenas porque ela dura mais sem perder suas características, o que é útil pra mim pois minha moto às vezes fica quase 1 mês parada sem ligar...

Abs,

Rodolfo Henrique
08-08-12, 14:47
tambem acho balela amigo

enche o tanque da minha FAN 125 07/08 com essa GAS ai
e sabe oque acontecei...

a moto ficou falhando Muito cara...fiquei pior se fosse com gas pura agua kkkkkk

chiccoli
08-08-12, 14:52
na cg eu tive que abaixar a agulha na ultima regulagem, sem ecco, e parecia um trator saindo, se tivesse alarme na rua disparava kkkkkkkkkkkkk

jhonypires
08-08-12, 15:01
Vi num outro topico aqui no forum que se a taxa de compressão do motor for menor que 10,5 não surte nenhum efeito alem de que pode bater válvula.

chiccoli
08-08-12, 15:14
essa é nova.. ^^
bom.., se a taxa de compressão for muito alta, ou vc usa podium, ou alcool, prefiro a podium pq gasolina num tem agua e talz.., tem alguns fatores e talz a favor da gasolina. por custo o alcool.
bom.., isso é uma longa história.., tem muitos poréns, principalmente a ver com o projeto do motor.

jhonypires
08-08-12, 15:20
essa é nova.. ^^
bom.., se a taxa de compressão for muito alta, ou vc usa podium, ou alcool, prefiro a podium pq gasolina num tem agua e talz.., tem alguns fatores e talz a favor da gasolina. por custo o alcool.
bom.., isso é uma longa história.., tem muitos poréns, principalmente a ver com o projeto do motor.

No caso dele não da pra usar o alcool, é a questão da valvula erro meu ela desrregula e não bate tava lah no topico http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/analise-podium-x-supra-x-v-power-43337/, não coloquei podium na minha ainda pra saber se bate ou não.
e Agua na gasolina? que eu saiba os dois não se misturam. O que tem agua é o etanol.

Stone
08-08-12, 15:24
E ai pessoal até que enfim consegui posta kkkk, mas vamos o que interteça comecei a colocar na minha fanzinha aquela Gasolina da BR a Podiun, apenas com 30% do tanque com ela deu uma pela diferença tanto em torque quanto com peso na garupa, mas quando fui abastecer ela novamente, pois iria viajar para uma cidade proxima aminha, o proprio frentista do posto falou que ele tambem colocou na moto dele mas como ela tem uma octanagem alta ela esquenta muito o motor, que texto kkk, enfim, alguem sabe de alguma relato sobre isso, se estraga alguma coisa devido a alta temperatura? help me valeu pessoal:)

Brother, quem falou isso provavelmente nem sabe oque é octanagem. Pode usar pura sem medo de ser feliz que ela não vai causar absolutamente nada de ruim em seu motor

halvaro
08-08-12, 15:25
Brother, quem falou isso provavelmente nem sabe oque é octanagem. Pode usar pura sem medo de ser feliz que ela não vai causar absolutamente nada de ruim em seu motor

Vai fazer mau ao bolso, pagar mais caro e não aproveitar

chiccoli
08-08-12, 15:27
No caso dele não da pra usar o alcool, é a questão da valvula erro meu ela desrregula e não bate tava lah no topico http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/analise-podium-x-supra-x-v-power-43337/, não coloquei podium na minha ainda pra saber se bate ou não.
e Agua na gasolina? que eu saiba os dois não se misturam. O que tem agua é o etanol.


má interpretação, ou descrição minha msm,
combustivel que suporta alta pressão é podium e alcool, por isso citei a agua como no alcool.
mas a gasolina tem X fatores em vantagem ao alcool,

Stone
08-08-12, 15:49
Só que com álcool fica mais forte do que com a podium.

Halvaro, ao bolso sim vai ter diferença, mas no motor terá alguns benefícios somente!

halvaro
08-08-12, 15:53
Só que com álcool fica mais forte do que com a podium.

Halvaro, ao bolso sim vai ter diferença, mas no motor terá alguns benefícios somente!

não vejo nenhum, só o efeito placebo que o Cachorro comentou, e usar alcool em motor a gasolina, fala sério

Stone
08-08-12, 16:00
Não é simplesmente usar álcool num motor a gasolina, tem que converter o motor para usar alcool, e isso é bastante diferente e requer bastante alterações.

Gasolina Podium num motor qualquer não gera ganho nenhum de potência e não dá de sentir diferença mas dá de ver, basta rodar alguns mil km com gasolina comum e abrir o motor e comparar com um motor que rodou com a podium. Ou deixar a moto parada um mês com gasolina comum e uma outra com podium, aí sentirá muita diferença.
Por esses motivos que só uso Podium na minha ML. Posso deixar ela parada por alguns meses e a hora que eu querer andar com ela eu sei que ela vai funcionar sem problema algum

Limabl
08-08-12, 16:01
na cg eu tive que abaixar a agulha na ultima regulagem, sem ecco, e parecia um trator saindo, se tivesse alarme na rua disparava kkkkkkkkkkkkkEu sempre falo em tópicos desse genero quê,gasolina podium é preciso diminuir a giclagem pois a densidade dela é maior que a gasolina comum,caso contrario a mistura ficará muito rica,resultando em maior consumo e menos desempenho.

Um exemplo era as rd350 de 1970~79 elas usavam carburadores 28mm e giclês de alta 140 e isso em um motor arrefecido a ar,mas depois que baniram o chumbo da gasolina e adotaram o etanol com antidetonante,a rd350lc mesmo com o arrefecimento liquido adotou os carburadores de 26mm com giclês de alta 240 e teve que atrasar(- 4°) na ignição.

Só pra vcs terem uma idéia do que a diferença de octanagem de um combustival afeta no acerto de carburação e ignição!!

halvaro
08-08-12, 16:27
Não é simplesmente usar álcool num motor a gasolina, tem que converter o motor para usar alcool, e isso é bastante diferente e requer bastante alterações.



Eca, pior desgraça que existe, já tive carro que comprei assim e não desejo pra ninguem, e não adianta dizer que precisa ser bem feito, motor a álcool ou flex, só de fábrica

Limabl
08-08-12, 16:50
Eca, pior desgraça que existe, já tive carro que comprei assim e não desejo pra ninguem, e não adianta dizer que precisa ser bem feito, motor a álcool ou flex, só de fábricaNão tenho poblemas com o meu motor convertido para o etanol!!!

halvaro
08-08-12, 16:55
Não tenho poblemas com o meu motor convertido para o etanol!!!

Bom pra vc

Stone
08-08-12, 16:59
Minha CG tbm nunca tive problemas quando andava no etanol

Limabl
08-08-12, 17:02
Minha CG tbm nunca tive problemas quando andava no etanolIsso porque foi uma converçaõ bem feita!!

Comverção deve ser bem feita e completa esse negocio de só trocar giclê é balela!!!

Stone
08-08-12, 17:04
É isso ai!

IVAOZIM
08-08-12, 17:11
Salve galera!
aqui no interior nao temos muita opçao para abastecer, ou e gasolina ou etanol, so escolher o posto e o preço;
como trabalho em um posto interno da firma, aprendi a fazer alguns testes no combustivle para verificar qualidade e presença de agua, ao menos uma vez no mes tiro do tanque da motoca 50 ml e fasso o teste la no posto para comparar qual gasosa da cidade tem mais alcool que o permitido!
abrazz

mdorigon
08-08-12, 17:21
Me desculpem...usei premium e podium por mais de 60 mil km na minha yes e qdo ando com gas comum ou aditivada eu sinto sim diferença. Não to faland em super poderes...mas da pra notar, principalmente em baixos e medios giros o motor mais docil e menos aspero e uma certa melhora nessa faixa de giro, tipo vc da aquela retomada sem reduzir...coisas do dia a dia. Como o Stone disse tb tem o efeito de proteger e desgatar menos o motor...quem anda sabe como sai o lubrificante de uma moto que só anda com combustivel bom, sai marron ainda, nada de preto parecendo agua de tão detonado. Agora...o custo é realmente o fator que pega. Porem cada um sabe aonde o calo aperta. Na boa, na minha moto que faz mais de 30 por litro, prefiro gastar com combustivel bom, do que parar de tempo em tempo limpando carburador, ou ter que diminuir troca km de troca de oleo ou ainda ficar despreocupado em ter alguma pane com carburador sujo.... sou do tipo que monto na moto e se tiver que andar 400 km daqui a pouco vou na fé e sem medo. Então gasolina boa sempre na moto pra não ter surpresas a toa.

Rafael.Felix
08-08-12, 20:05
Ah velho tipo, não sei se foi muita coisa minha, derrepentemente ate pode ser, mas tipo meu irmão anda na minha moto tb, ai eu disse pra ele andar sem dizer que tinha outro gas, fiz isso com o meu tio tb que anda a muitos anos de moto eles disdera a mesma coisa que sentiu um pequena diferença sim,mas sei lá kkkk valeu pela respota

- - - Updated - - -


Me desculpem...usei premium e podium por mais de 60 mil km na minha yes e qdo ando com gas comum ou aditivada eu sinto sim diferença. Não to faland em super poderes...mas da pra notar, principalmente em baixos e medios giros o motor mais docil e menos aspero e uma certa melhora nessa faixa de giro, tipo vc da aquela retomada sem reduzir...coisas do dia a dia. Como o Stone disse tb tem o efeito de proteger e desgatar menos o motor...quem anda sabe como sai o lubrificante de uma moto que só anda com combustivel bom, sai marron ainda, nada de preto parecendo agua de tão detonado. Agora...o custo é realmente o fator que pega. Porem cada um sabe aonde o calo aperta. Na boa, na minha moto que faz mais de 30 por litro, prefiro gastar com combustivel bom, do que parar de tempo em tempo limpando carburador, ou ter que diminuir troca km de troca de oleo ou ainda ficar despreocupado em ter alguma pane com carburador sujo.... sou do tipo que monto na moto e se tiver que andar 400 km daqui a pouco vou na fé e sem medo. Então gasolina boa sempre na moto pra não ter surpresas a toa.


então mdoringon, eu tb senti esta pequena diferença não muita mas aminha quando tinha garupa miava um pouco, mas agora com esse gas, tah bem melhor, e tipo tb sou desse se gas bom é caro aqui é o Brasil nea kkk prefiro pagar um pouco mais na boa que gasta com limpeza de carburador

Defeacer
08-08-12, 20:17
Pra que inventar moço, põe V-Power e seja feliz. Não ganha nada com Podium e não perde nada, só dinheiro :P

E tem TAAAANTO tópico no forum fazendo a mesma pergunta, é só procurar ;)

Stone
08-08-12, 20:28
O que se economiza usando a comum ao invés da podium, dependendo do uso, dá de limpar o carburador uma vez por mês hehehehe

Rafael WF
08-08-12, 20:28
tambem acho balela amigo

enche o tanque da minha FAN 125 07/08 com essa GAS ai
e sabe oque acontecei...

a moto ficou falhando Muito cara...fiquei pior se fosse com gas pura agua kkkkkk
Aconteceu o mesmo na minha moto e ta até agora, tenho que da um jeito de tira tudo do tanque e bota fora, pke ja coloquei 10 litros de gasolina comum e n resolveu =/

chiccoli
08-08-12, 20:54
Certas coisas tem que saber mexer.. kkkk

irai
08-08-12, 21:21
Eu usei uns a Podium por quase um mês na Intruder, pra sentir se havia diferença, o consumo se manteve inalterado assim como o desempenho geral, só notei melhora no funcionamento em baixa rotação, o motor passou a funcionar mais liso, mas sem ganho perceptivel de rendimento. Agora quero testar na GSR, mas vou deixar amaciar bem antes, para garantir que a melhora com o amacimento do motor não seja confundida com ganho da octanagem extra.

sergipe
08-08-12, 21:23
minha Bros tbm não gostou muito da podium não, ficou meio estranha, a melhorzinha que achei foi a v-power mesmo.

Stone
08-08-12, 21:25
Eu usei uns a Podium por quase um mês na Intruder, pra sentir se havia diferença, o consumo se manteve inalterado assim como o desempenho geral, só notei melhora no funcionamento em baixa rotação, o motor passou a funcionar mais liso, mas sem ganho perceptivel de rendimento. Agora quero testar na GSR, mas vou deixar amaciar bem antes, para garantir que a melhora com o amacimento do motor não seja confundida com ganho da octanagem extra.


Octanagem extra não traz ganho nenhum. Só se você preparar o seu motor pra isso....

MPS2000
08-08-12, 22:06
Agente ouve/lê cada coisa...A gasolina esquenta o motor...pode bater válvula...Esqueça isso. Nenhuma Cia de Petróleo irai lançar um produto que fizesse isso. O que ocorre é o seguinte, a Gasolina Podium tem 95 octanas contra 82 da comum, além disso ela tem muito menos enxofre. Essa características a credenciam para a utilização em motores de alto desempenho (alta taxa de compressão) para ser totalmente aproveitada. O que vc percebeu foi uma pequena melhora, dentro da limitação da tx de compressão da CG. Motores modernos que são taxados 12:1, 13:1 e que tenham controle de avanço por sensor de denotação, conseguem extrair todo o potencial deste combustível.

ver link De Olho no Combustivel - Hotsite - Petrobras Distribuidora (http://www.br.com.br/wps/portal/portalconteudo/deolhonocombustivel/!ut/p/c4/04_SB8K8xLLM9MSSzPy8xBz9CP0os3gjY1NfNzcPIwMLSzNLA0 9_Pw9LcxDXwEC_INtREQCu4ryx/?PC_7_235MFFH2089690IONH97FH2085000000_WCM_CONTEXT =/wps/wcm/connect/portal+de+conteudo/produtos/automotivos/gasolina/gasolina+podium/gasolina+podium+de+a+a+z#2)

JakRedWins
08-08-12, 22:27
Queria colocar na minha ML mas tenho quase certeza que vai entupir tudo, deve ter tanta sujeira por dentro que nem da de imaginar.

Diego.fcs
08-08-12, 23:59
Pode usar tranquilamente, não vai danificar, o que escuto é muita asneira sobre isso. O problema é o preço, aqui acho que é perto dos 3,50, não compensa, só se é uma moto que você usa poucas vezes e fica muito tempo parada.

O desempenho melhor que você pode notar é a longo prazo, talvez por ela manter o motor mais "limpo" e ser uma gasolina de melhor qualidade.

motoquero
09-08-12, 08:07
Efeito placebo.

mdorigon
09-08-12, 08:24
O que se economiza usando a comum ao invés da podium, dependendo do uso, dá de limpar o carburador uma vez por mês hehehehe

Com certeza Stone, mas eu levo em consideração que eu to por ai, muitas vezes cruzando rodovias, então fica meio ruim se tiver uma pane daquela que a gente não espera no meio do rodoanel pro exemplo a meia noite. Andando sempre com essas gasolinas de boa qualidade pelo menos eu não tenho esse risco. Tipo tem dia que to aqui em jundiai e ja saio do serviço, pego anhanguera, rodoanel e vou parar la no fim dele, em Maua, pra ganhar uns extras...e volto tarde da noite nessas. Falar pra vc...o dificil é achar posto com gasolina boa...pq com gasolina ruim é facim facim...então qdo a gente acha tem que aproveitar.

- - - Updated - - -


Eu usei uns a Podium por quase um mês na Intruder, pra sentir se havia diferença, o consumo se manteve inalterado assim como o desempenho geral, só notei melhora no funcionamento em baixa rotação, o motor passou a funcionar mais liso, mas sem ganho perceptivel de rendimento. Agora quero testar na GSR, mas vou deixar amaciar bem antes, para garantir que a melhora com o amacimento do motor não seja confundida com ganho da octanagem extra.

Mas era isso mesmo que vc tinha que notar usando a pódium...em alto giro fica dificil perceber mesmo. Mas esses combustiveis premium e pódium vão ter os efeitos mais sentidos na situação que vc falou.
E não esqueçamos que esses motores 125cc de 1 cilindro tem potencia especifica alta...em torno de 100cv/litros. Sem falar que é refrigerado a ar...pra mim tudo isso conspira a favor de uma gasolina melhor...claro com comum funciona bem sim, mas que da uma diferença perceptivel com gas premium/podium, da sim. Não da superpoderes ao motor, mas melhora o funcionamento.

halvaro
09-08-12, 08:29
Efeito placebo.

exatamente isso e nada mais

Limabl
09-08-12, 10:53
Aconteceu o mesmo na minha moto e ta até agora, tenho que da um jeito de tira tudo do tanque e bota fora, pke ja coloquei 10 litros de gasolina comum e n resolveu =/Volto a repetir....

Eu sempre falo em tópicos desse genero quê,gasolina podium é preciso diminuir a giclagem pois a densidade dela é maior que a gasolina comum,caso contrario a mistura ficará muito rica,resultando em maior consumo e menos desempenho.

Um exemplo era as rd350 de 1970~79 elas usavam carburadores 28mm e giclês de alta 140 e isso em um motor arrefecido a ar,mas depois que baniram o chumbo da gasolina e adotaram o etanol com antidetonante,a rd350lc mesmo com o arrefecimento liquido adotou os carburadores de 26mm com giclês de alta 240 e teve que atrasar(- 4°) na ignição.

Só pra vcs terem uma idéia do que a diferença de octanagem de um combustival afeta no acerto de carburação e ignição!!

Jduarte
09-08-12, 12:15
Volto a repetir....

Eu sempre falo em tópicos desse genero quê,gasolina podium é preciso diminuir a giclagem pois a densidade dela é maior que a gasolina comum,caso contrario a mistura ficará muito rica,resultando em maior consumo e menos desempenho.

Um exemplo era as rd350 de 1970~79 elas usavam carburadores 28mm e giclês de alta 140 e isso em um motor arrefecido a ar,mas depois que baniram o chumbo da gasolina e adotaram o etanol com antidetonante,a rd350lc mesmo com o arrefecimento liquido adotou os carburadores de 26mm com giclês de alta 240 e teve que atrasar(- 4°) na ignição.

Só pra vcs terem uma idéia do que a diferença de octanagem de um combustival afeta no acerto de carburação e ignição!!

como eu nunca usei, e nem recomendo a ninguém no caso das suzukinhas, sempre "apanho" dessa gasolina pódium!

Explicando:

às vezes aparece alguma suzukinha para o macete lá no Ibira, na qual a marcha-lenta não tem a mesma estabilidade, mesmo fazendo o procedimento de fechar completamente o parafuso de mistura, e depois reabrir as voltas determinadas pelo fabricante (2,5 com tolerância máxima de 1/2 volta... em tempos de gasolina com menos álcool, adoto as 2,5 e quando voltam a colocar mais álcool, adoto 2,75 voltas). Esse procedimento já faz uma espécie de limpeza parcial, por que ao fechar todo o parafuso, ele roça no furo de saída da mistura, eliminando, ou quase, uma microscópica película criada pela gasolina vaporizada ao secar... é uma espécie de fuligem seca, quase imperceptível a olho nú.

Depois de apanhar um pouco olhando se o afogador não está acionado (um "bug" que existe no caso das Yes com afogador no punho), é que lembro de perguntar que gasolina a pessoa está usando... e,... claro, pódium!

Num detalhe eu penso o contrário do que disse, Limabl... para mim, a mistura empobrece com a pódium, no caso das carburadas, por que a bóia afundaria menos nessa gasolina, fazendo com que o nível dentro da cuba abaixe um pouquinho... creio que por causa disso, e da volatilidade diferente dela, é que me acontecem esses "causos" no Ibira...

em tempo:

recomendo o uso da gasolina aditivada, para quem tenha moto com carburador a vácuo... já as de acionamento do pistonete diretamente pelo cabo, a comum vai muito bem mesmo!, desde que não seja adulterada...

A recomendação se deve ao fato do pistonete a vácuo oscilar muito durante o funcionamento normal... a gasolina aditivada ajuda a diminuir o desgaste dele e do próprio corpo do carburador. ;)

jhonypires
09-08-12, 16:24
Não tenho poblemas com o meu motor convertido para o etanol!!!


Minha CG tbm nunca tive problemas quando andava no etanol

Mas pra se converter pro etanol deve ser feito todo um tratamento nas peças em que o etanol entra em contato, por ele ser mais corrosivo.
Arrumando só o gicle e o ponto, as peças não vao começar a se deteriorar com o tempo?

Limabl
09-08-12, 16:59
Mas pra se converter pro etanol deve ser feito todo um tratamento nas peças em que o etanol entra em contato, por ele ser mais corrosivo.
Arrumando só o gicle e o ponto, as peças não vao começar a se deteriorar com o tempo?Balela tambem.;)

Stone
09-08-12, 17:07
A própria gasolina com o passar dos anos corrói o carburador, em alguns casos mais e outros menos, então se um carburador ao invés de durar 20 anos dure 18 ou 15 acho que está de bom tamanho

Diego.fcs
09-08-12, 22:48
Esse negócio de falhar com Podium pra mim não é problema com combustível. Se levar em conta gasolinas de boa qualidade e um motor bem revizado, você pode colocar qualquer tipo de gasolina que o motor irá funcionar normalmente. Em todas as motos que tive sempre levei as revisões a sério, com mecânico bom e sempre abastecendo em bom postos de gasolina, NUNCA tive problemas, somente uma vez com uma XTZ que tive problemas porque era gasolina ruim, e em todas a minhas motos já usei todos os tipos de gasolina, sejam tanque cheio ou misturadas com comum, já usei inclusive tanque cheio de gasolina azul, e a moto funcionou normalmente, Podium então funciona normal, gosto dela que dá aquele cheirinho mais gostoso no escape.

irai
09-08-12, 23:07
Mas era isso mesmo que vc tinha que notar usando a pódium...em alto giro fica dificil perceber mesmo. Mas esses combustiveis premium e pódium vão ter os efeitos mais sentidos na situação que vc falou.
E não esqueçamos que esses motores 125cc de 1 cilindro tem potencia especifica alta...em torno de 100cv/litros. Sem falar que é refrigerado a ar...pra mim tudo isso conspira a favor de uma gasolina melhor...claro com comum funciona bem sim, mas que da uma diferença perceptivel com gas premium/podium, da sim. Não da superpoderes ao motor, mas melhora o funcionamento.
Pois é, eu gostei do resultado, mais ainda porque eu tenho habito andar com marchas mais altas que o normal, portanto, com giro baixo, mas o brabo é bancar o preço da Podium, então eu fico num meio termo, abasteço sempre com gasolina aditivada BR ou Ipiranga.

mdorigon
10-08-12, 13:15
Pois é, eu gostei do resultado, mais ainda porque eu tenho habito andar com marchas mais altas que o normal, portanto, com giro baixo, mas o brabo é bancar o preço da Podium, então eu fico num meio termo, abasteço sempre com gasolina aditivada BR ou Ipiranga.

Sei como é...aki ta 3,49 o litro. Mas eu tava usando a ipiranga premium...tava 2,89 o litro, porem agora tb subiu pra 3,09. Mas o motor funciona igual como se tivesse na pódium...claro que a não tem os mesmos beneficios dessa em todas os quesitos. Mas é uma opção mais em conta.