PDA

Ver Versão Completa : Problema na minha Fan! *está na UTI esperando o diagnóstico*



CkOFan
21-08-12, 08:42
Eae gurizada!

Bom, ontem estava voltando da faculdade com minha esposa a uns 80km/h constantes. Quando, em uma subida leve (mais ou menos uns 20º de ângulo), a moto deu um tranco e começou a desacelerar.
Sentindo que alguma coisa estava errada eu encostei no acostamento. Aparentemente nada havia de errado.
Acelerei ela bastante em ponto morto e o barulho era normal, nada de diferente, apenas uma vibração um pouco diferente.
Faltavam uns 10km até minha casa, então resolvi seguir viajem tomando todo o cuidado possível.
Reparei que quando o motor ficava com o giro alto parecia de que alguma coisa derrapava e não acelerava, isso fazia um barulho forte que dá a impressão de ser alguma peça girando solta. Não conseguia passar dos 40km/h que o barulho aparecia e a aceleração baixava.
Quando baixava a marcha voltava, ou seja, só acontecia quando "forçava" a marcha.
Não consegui identificar exatamente de onde o barulho vem.

Então, alguém pode me ajudar? Levo no mecânico que é de minha confiança ou é melhor levar na CC? O que pode ser? Qual o valor do conserto?

Mais uma vez agradeço a ajuda de todos os irmãos! Em breve a pequena vai ta boa de novo, custe o que custar!

Abraço!

Cachorro
21-08-12, 09:02
Essa corrente não tá muito folgada não???

Começa revisando o kit de transmissão...

Abs,

CkOFan
21-08-12, 09:10
Não, ajustei ela no fim de semana. Pensei que pudesse ser o disco de embreagem... será?

DOUGLAS 00
21-08-12, 09:23
Acho que é embreagem também...

Cachorro
21-08-12, 09:23
Discos de embreagem vão pro saco depois dos 50k kms... tua moto é nova, não é?

Abs,

CkOFan
21-08-12, 09:29
Não, tem exatos 56mil kms... mas valeu pelo elogio! hehehehe
Tava vendo uns esquemas pra diagnóstico de problemas e aparentemente é embreagem...
"Subir rapidamente da 1ª pra 2ª parece que alguma coisa patina e a moto não sai do lugar."

Vou trocar por peças originais, o que devo trocar e qual o valor aproximado, alguém sabe?

chriskopsch
21-08-12, 10:05
É, deve ser os discos de embreagem.

noobsiber
21-08-12, 10:12
arrisco ser biela hein, deve ter estourado o rolamento da biela

DOUGLAS 00
21-08-12, 10:15
Não, tem exatos 56mil kms... mas valeu pelo elogio! hehehehe
Tava vendo uns esquemas pra diagnóstico de problemas e aparentemente é embreagem...
"Subir rapidamente da 1ª pra 2ª parece que alguma coisa patina e a moto não sai do lugar."

Vou trocar por peças originais, o que devo trocar e qual o valor aproximado, alguém sabe?

Se for embreagem, não sei se compensa por original, se a diferença de preço for muito grande.

CkOFan
21-08-12, 10:16
arrisco ser biela hein, deve ter estourado o rolamento da biela

Como posso identificar se é biela ou não?


Se for embreagem, não sei se compensa por original, se a diferença de preço for muito grande.

Compensa colocar uma paralela? Achei que essas peças mecânicas não fosse muito bom...

speedFan
21-08-12, 10:16
Já disseram mas... Embreagem!!

DOUGLAS 00
21-08-12, 10:22
Como posso identificar se é biela ou não?



Compensa colocar uma paralela? Achei que essas peças mecânicas não fosse muito bom...

Olha, se for colocar paralela "xing ling", não presta mesmo. No meu caso, eu sempre procuro me informar quais são os melhores fabricantes, mais consolidados.

Por exemplo, esses tempos precisei trocar os amortecedores da Strada: Originais, 250 pilas cada. Paralelos da FNA, 120 o par. Estão, perfeitos, muito bons.

Dê uma pesquisada nas autopeças mais consolidadas. Geralmente eles "já sabem" o que presta ou não.

E no caso de ser mesmo embreagem, é uma coisa bem barata e de "desgaste" normal. Não vai interferir na vida útil do motor.

Jduarte
21-08-12, 10:27
eu incluiria a possibilidade da campana da embreagem estar meio solta... o acionamento no manete da embreagem está diferente de antes?

CkOFan
21-08-12, 10:35
Olha, se for colocar paralela "xing ling", não presta mesmo. No meu caso, eu sempre procuro me informar quais são os melhores fabricantes, mais consolidados.

Por exemplo, esses tempos precisei trocar os amortecedores da Strada: Originais, 250 pilas cada. Paralelos da FNA, 120 o par. Estão, perfeitos, muito bons.

Dê uma pesquisada nas autopeças mais consolidadas. Geralmente eles "já sabem" o que presta ou não.

E no caso de ser mesmo embreagem, é uma coisa bem barata e de "desgaste" normal. Não vai interferir na vida útil do motor.

Valeu pela dica!!

Quanto a não interferir na vida útil do motor, tu me deixa MUITO aliviado... claro que ainda não sei se é de fato a embreagem, mas desconfio que seja mesmo.
Vou levar a moto no meu mecânico amanhã, hoje estava chovendo e resolvi não arriscar...


eu incluiria a possibilidade da campana da embreagem estar meio solta... o acionamento no manete da embreagem está diferente de antes?

A princípio está ok, nada fora do normal. Mas o pedal do câmbio esta mais duro para trocar a marcha.

DOUGLAS 00
21-08-12, 10:42
Valeu pela dica!!

Quanto a não interferir na vida útil do motor, tu me deixa MUITO aliviado... claro que ainda não sei se é de fato a embreagem, mas desconfio que seja mesmo.
Vou levar a moto no meu mecânico amanhã, hoje estava chovendo e resolvi não arriscar...

Claro que não interfere. A única coisa que "em tese" poderia acontecer é sair algum resíduo no óleo... mas os filtro de óleo está lá, pra resolver isso. Ah, já que vai abrir, manda dar uma "limpada no filtro interno" dela.

Guilherme Rabelo
21-08-12, 11:05
nao li tudo mas sera que nao quebou dente do pinhao??

CkOFan
21-08-12, 11:11
nao li tudo mas sera que nao quebou dente do pinhao??

Foi a primeira coisa que pensei. Mas quando cheguei em casa conferi e não, o pinhão ta inteiro. Mas a sensação é essa mesmo, parece que ta acelerando com a relação sem dente e a corrente gira e não gira a roda.

Jduarte
21-08-12, 11:14
boa!... a moto tem a "margarida" também? (um sisteminha amortecedor no cubo da roda traseira)... agora com essa última descrição, pode ser ela...

CkOFan
21-08-12, 11:18
boa!... a moto tem a "margarida" também? (um sisteminha amortecedor no cubo da roda traseira)... agora com essa última descrição, pode ser ela...

O que seria essa "margarida"? Não entendi :P
O que tem na roda traseira é uma barra de ferro que prende na balança e no espelho de freio. No tópico da minha moto dá pra ver direitinho.
Lembrando que é uma Fan 125 07/08


AH, quando disse que a corrente gira e não gira a roda, foi a impressão que deu. Não vi se isso aconteceu de fato.

Jduarte
21-08-12, 11:22
é no lado da coroa... mas perguntei por que não sei da Fan... nas suzukinhas, a coroa é montada numa espécie de prato com aletas por dentro, e entre esse prato e o cubo há uma borracha de amortecimento...

CkOFan
21-08-12, 11:24
é no lado da coroa... mas perguntei por que não sei da Fan... nas suzukinhas, a coroa é montada numa espécie de prato com aletas por dentro, e entre esse prato e o cubo há uma borracha de amortecimento...

Tentei forçar a coroa e nada, acho que não deve ser. Troquei as buchas a um mês mais ou menos, ainda estava com a original e com folga.

oOLukasOo
21-08-12, 20:56
CkOFan pelo oq vc falo provavelmente seja a "árvore" de engrenagens de sua transmissao.

Stone
21-08-12, 21:02
Se for trocar a embreagem coloca discos HAMP, custam praticamente o preço de paralelos e são muito superiores!

Coloca ela no cavalete central, tira a tampinha do pinhão e tenta girar a roda com as marchas engatadas pra ver no que dá

norisk
21-08-12, 21:08
Se for trocar a embreagem coloca discos HAMP, custam praticamente o preço de paralelos e são muito superiores!

Coloca ela no cavalete central, tira a tampinha do pinhão e tenta girar a roda com as marchas engatadas pra ver no que dá
lol fan não tem cavalete central rsrsrs
mas apoio o Stone coloca HAMP que não vai se arrepender

Stone
21-08-12, 21:10
lol fan não tem cavalete central rsrsrs

Como eu gosto da minha ML!!!!!

norisk
21-08-12, 21:15
Como eu gosto da minha ML!!!!!
problema resolvido
http://desmond.imageshack.us/Himg33/scaled.php?server=33&filename=120811171316.jpg&res=landing

Tiago Marques
22-08-12, 08:42
Cara pode ser o disco de embreagem mesmo, Se vc tiver um mecânico de confiança leve nele, Na CC vai ser muito caro para fazer o mesmo serviço de um bom mecânico. ^^ Flw

Diey
22-08-12, 09:22
Ah cara, esse negócio de mecânico é f0da!! Pra mim, é o profissional que eu menos confio.
Tem que ver MUITO bem esse negócio antes de entregar a moto pra qq um com uma chave de fenda na mão.

magrao tk
22-08-12, 09:26
Ja teve um caso aqui de um colega do fórum que eram os dentes de ecaixe do pinhão no eixo que escapavam. Antes de mandar trocar a embreagem não custa conferir isso, é só tirar a capinha do pinhão e soltar ele pra ver como estão ele e o eixo tambem.

Não querendo ser chato, mas já sendo... não era proibido tópicos com palavras tipo ''ajude, socorro, urgente'' no título? rsrs

CkOFan
22-08-12, 09:52
Valeu pela força pessoal!
Pois é, deixei ela no meu mecânico hoje pela manhã. Expliquei o ocorrido pra ele e ele disse que provavelmente é a embreagem, mas que vai dar uma olhada melhor.
Como tive que vir trabalhar, não pude acompanhar o trabalho, mas confio no cara.

Stone e Norisk, certamente um cavalete central faz falta... Vai ser um dos próximos ups, certamente!!

magrão, não tava ligado nessa regra. Peço desculpas aos moderadores, vou alterar o título.

Bom, agora é esperar o diagnóstico e se preparar pra facada...

Abraço!

DOUGLAS 00
22-08-12, 10:39
CG é uma mixaria pra arrumar.

CkOFan
22-08-12, 10:48
CG é uma mixaria pra arrumar.

Um dos motivos de eu ter comprado uma :P
Mas qualquer gasto fora do planejado já quebra as pernas... ainda mais que to voltando de férias e o salário vem curto...

Mas pago o que for preciso pra ter ela inteira de novo!

Abraço!

DOUGLAS 00
22-08-12, 10:50
Um dos motivos de eu ter comprado uma :P
Mas qualquer gasto fora do planejado já quebra as pernas... ainda mais que to voltando de férias e o salário vem curto...

Mas pago o que for preciso pra ter ela inteira de novo!

Abraço!

Pra essas coisas que existe mastercard....

CkOFan
22-08-12, 10:51
Pra essas coisas que existe mastercard....

hahahahahahaha

Boa!