PDA

Ver Versão Completa : Lâmpadas 60/55w em motos de baixa cc! 35w



paulo henrique
04-09-12, 21:53
galera,sempre tive essa duvida,sera q da algum problema colocar
lampada de 60/55w na minha xtz que tem lampada de 35w?
meu farol eh vidro...so a parte interna q nao eh , eh um plastico cromado!
sera q pode da curto...por causas da fiaçao?algo do tipo?
abraço a todos

chiccoli
04-09-12, 22:11
teoricamente não da certo por diversos motivos..

magrao tk
04-09-12, 22:23
Um deles é que o estator não dá conta de mandar a corrente a mais que uma lampada dessas necessita.
O resultado é que em vez da luz ficar mais forte que a de 35 vai é ficar mais fraca, ao contrário do que se espera. Não é como nas motos maiores que o estator alem de mais potente carrega a bateria e o farol recebe corrente diretamente dela, sem as oscilações.

paulo henrique
04-09-12, 22:28
aaaa so galera...entendi....sempre tive essa duvida!
alguem ai tem alguma dica de lampada branca boa e barata?

chriskopsch
04-09-12, 23:17
Philips CrystalVision 35/35W, paguei 38 reais, é muito boa.

Diogo-RJ
05-09-12, 00:09
uso 60/55 na TW ha muiiiiiiiiiiiiiiiiiitos anos...nuca deu problema nunca queimou e bateria continua com tempo de vida longa.

magrao tk
05-09-12, 00:20
uso 60/55 na TW ha muiiiiiiiiiiiiiiiiiitos anos...nuca deu problema nunca queimou e bateria continua com tempo de vida longa.
Twister, ou qualquer outra moto que o farol acenda com o motor desligado tem um estator descente. Aí toca a lampada mais forte tambem, afinal é a bateria que alimenta ela.

Já nas CGs, YBR, Bros, XTZ, etc... o estator é fraco demais pra carregar uma bateria que alimente o farol direto. Se usar uma lampada mais forte é a mesma coisa, falta potencia pra suprir o que a lampada consome ou o que a bateria descarrega.

Por isso essas motos variam a luz do farol conforme o giro do motor, pois menos giro dá menos voltz na lampada. Acelera, aumenta e armazena carga na bateria. Se a lampada fosse na bateria nessas motos, em baixos giros a lampada já descarregava a bateria denovo. E se usar lampada mais forte dá mais queda no estator, vai demorar mais pra carregar a bateria e tambem não vai iluminar nada mais forte. Acho que agora ficou explicado hehe.

kavalospeed
05-09-12, 00:37
Twister, ou qualquer outra moto que o farol acenda com o motor desligado tem um estator descente. Aí toca a lampada mais forte tambem, afinal é a bateria que alimenta ela.

Já nas CGs, YBR, Bros, XTZ, etc... o estator é fraco demais pra carregar uma bateria que alimente o farol direto. Se usar uma lampada mais forte é a mesma coisa, falta potencia pra suprir o que a lampada consome ou o que a bateria descarrega.

Por isso essas motos variam a luz do farol conforme o giro do motor, pois menos giro dá menos voltz na lampada. Acelera, aumenta e armazena carga na bateria. Se a lampada fosse na bateria nessas motos, em baixos giros a lampada já descarregava a bateria denovo. E se usar lampada mais forte dá mais queda no estator, vai demorar mais pra carregar a bateria e tambem não vai iluminar nada mais forte. Acho que agora ficou explicado hehe.

Perdoe-me minha igninorância, mas uma lampada 60/55 funcionaria na Yes?

chriskopsch
05-09-12, 00:43
Perdoe-me minha igninorância, mas uma lampada 60/55 funcionaria na Yes?

Sim, isso eu tenho certeza!

jhonypires
05-09-12, 14:42
Eu uso a lampada 60/55 w na minha moto faz 3 meses, não fica a mesma coisa que a 35/35 w é um pouco mais forte sim, talvez não ilumine com toda sua capacidade mas é mais forte.
Outro ponto o estator da conta de carregar a bateria da minha moto tranquilamente, no teste que fiz com multímetro da 13,0 v na lenta e 14,3 v em alto giro.
Só um detalhe a minha moto e uma fan 150 não posso afirmar nada quanto se vai dar certo na sua.

Stone
05-09-12, 14:54
Já troquei muitas baterias que arriaram porque a moto (125/150) usava lâmpada 55/60w, mas também já vi muitas que não tiveram problemas, eu usei numa titan que eu tive por um bom tempo e não tive problemas, mas não iluminava muito não, não dava conta de ascender, ao trocar de luz alta pra baixa ou vice-versa a lâmpada demora um pouco até "ascender" e quando freia a luz enfraquece.

Não indico pois tem grande risco de dar problemas, principalmente com motos com partida elétrica

mdorigon
05-09-12, 15:33
Bem, o fogo é vc ficar com essa carga ligada o tempo todo em que estiver andando na moto. Vc estara sobrecarregando estator, bateria, fiação...pode até não dar pau na hora, mas com o tempo, a carga extra dessa lampada vai diminuir a vida util dos componentes da sua moto. Não tem o que fazer. Eu prefiro a solução de um farol extra mesmo, com fiação, rele, fusivel tudo independente, que vc liga ele a hora que for necessario e qdo não precisar, deixa ele quietinho desligado.

Banduleiro
05-09-12, 21:03
Sempre quis colocar uma dessas na minha strada, mas a bichinha já ilumina tão bem.

magrao tk
05-09-12, 21:41
Não adianta!!! A base, o essencial, o princípio pra uma iluminação eficiente na moto ainda se chama E S T A T O R . Que na maioria das pequenas deixa muuuuito a desejar.

Pode por xenon, lampada mais forte, bateria maior, relé, o capeta... Se o estator não dá conta, não tem como ter uma boa melhora na luz e ter o sistema funcionando confiável ao mesmo tempo.

Energia não se cria, se transforma. E quem inicia essa transformação toda na moto É O ESTATOR, transformando o movimento do motor em corrente elétrica. E se aí do começo já não se conseguir grandes coisas em termos de potencia elétrica, não dá pra fazer milagre.

Rafael WF
05-09-12, 21:49
Perdoe-me minha igninorância, mas uma lampada 60/55 funcionaria na Yes?
Creio que da sim, a yes tem um estator bem bom e forte, eee a tua cidade foi criada em homenagem a minha sogra ..!

jott257
05-09-12, 22:15
uso 60/55 na TW ha muiiiiiiiiiiiiiiiiiitos anos...nuca deu problema nunca queimou e bateria continua com tempo de vida longa.

hahahhaha....
que eu saiba a lampada da TW original ja e de 55w nao?

minha humilde opniao... eu digo que a maioria das motos com baterias maior que 7ah pegam facilmente a lampada de 55w
pior e a fansinha... se n me engano a bateria e de 4 ou 5a pode ate ascender... mais vai descarregar com o tempo..

paulo henrique
05-09-12, 23:48
agradeço a todos à atençao!esclareci muito bem minhas duvidas...vlw galera do PN!

chriskopsch
06-09-12, 01:33
Eu uso a lampada 60/55 w na minha moto faz 3 meses, não fica a mesma coisa que a 35/35 w é um pouco mais forte sim, talvez não ilumine com toda sua capacidade mas é mais forte.
Outro ponto o estator da conta de carregar a bateria da minha moto tranquilamente, no teste que fiz com multímetro da 13,0 v na lenta e 14,3 v em alto giro.
Só um detalhe a minha moto e uma fan 150 não posso afirmar nada quanto se vai dar certo na sua.

Mas vc ligou a iluminação na bateria ou deixou original?

Jduarte
06-09-12, 07:58
sempre que ressurge o assunto lâmpada 55w em moto que usa 35w, é de se perguntar:

se dá para usar, por que é que o fabricante já não manda a moto com ela, né?... afinal, tem até lâmpadas de boa marca, de 55w, mais baratas que as de 35w...

jhonypires
06-09-12, 14:24
Não adianta!!! A base, o essencial, o princípio pra uma iluminação eficiente na moto ainda se chama E S T A T O R . Que na maioria das pequenas deixa muuuuito a desejar.

Pode por xenon, lampada mais forte, bateria maior, relé, o capeta... Se o estator não dá conta, não tem como ter uma boa melhora na luz e ter o sistema funcionando confiável ao mesmo tempo.

Energia não se cria, se transforma. E quem inicia essa transformação toda na moto É O ESTATOR, transformando o movimento do motor em corrente elétrica. E se aí do começo já não se conseguir grandes coisas em termos de potencia elétrica, não dá pra fazer milagre.

Ta ai uma coisa que eu não entendo, sera que um engenheiro criaria uma coisa tão "na conta", nada falta, nada sobra.
Porque me perdoe, posso não ter tanto conhecimento em mecanica como muitos aqui no forum. A diferença de demanda(Entre 35w para 60w) é de apenas 2 A.
Se tem uma coisa que apredi fazendo curso de engenharia civil é que TODO engenheiro trabalha com uma margem de segurança.

magrao tk
06-09-12, 18:48
Ta ai uma coisa que eu não entendo, sera que um engenheiro criaria uma coisa tão "na conta", nada falta, nada sobra.
Porque me perdoe, posso não ter tanto conhecimento em mecanica como muitos aqui no forum. A diferença de demanda(Entre 35w para 60w) é de apenas 2 A.
Se tem uma coisa que apredi fazendo curso de engenharia civil é que TODO engenheiro trabalha com uma margem de segurança.

Mas nesse caso, esses 2A de diferença não é muito pouco não.

Lampada 35 watts em 12 volts = 2,9 ampéres de corrente.
Lampada 60 watts em 12 vollts = 5 ampéres de corrente. (2,1A a mais em cima de apenas 2,9)

Infelizmente os engenheiros das nossas pequenas não se preocuparam muito em sobrar capacidade nos estatores. Talvez porque diferente dos carros o dono não vai sempre estar adicionando parafernálhas eletronicas como sistemas de som, faroletes, etc.

Sei na prática que não rola, pois já tentei usar uma lampada 60w na minha Titan125, e fica pior. É nitida a força a mais que o estator tem de fazer pra alimentar a lampada, pois ela chega a acender bem devagar comparando com a original 35w, até a lenta cai bastante tambem ao ligar o farol. Não tem como testar mas aposto que as bobinas aquecem bastante com isso tambem. A longo prazo não é bom pro circuito.

Ivan RJ
06-09-12, 23:41
Vamos lá de novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
60W dividido por 12Volts = 5 ampéres. Se sua moto for uma Yes pode colocar sem nenhum problema, pois a bateria é 7 ampéres e o ESTATOR carrega os 7 ampéres. Não sei qual é a sua moto, eu uso há anos a Diamond Vision Phillips 55w x 60w, uma lâmpada feita com cristal de quartzo, não danifica o globo óptico.
Tenho um voltímetro em minha moto e ele demonstra que o estator carrega sem nenhum problema a bateria.
Apenas como advertência, pesquise no fórum antes de abrir um novo tópico.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Ilumina muito, para quem gosta de viajar à noite é espetacular.

Cláudio W.
07-09-12, 01:07
Tudo bem que a minha moto é uma Twister, mas eu uso uma Motovision 60/55W, quando eu fui colocar o mecânico não me recomendava de maneira nenhuma, porque ia matar a bateria, ia descarregar, ia roubar a carga da bateria, e tudo mais.

Uso ela já faz tempo, e nunca tive nenhum problema e olha que a minha bateria não é boa, quando eu ligava um pisca, por exemplo, na hora que o pisca acendia a luz do farol diminuía, pouquíssima coisa, mas notava-se, isso com o Farol 35/35W, coloquei igual a 60/55W meio matreiro, achei que ia matar mesmo, mas até então é só alegria, pra viajar a noite é muito bom, ilumina pra caramba, muito mais que uma 35/35W.

magrao tk
07-09-12, 02:16
Tudo bem que a minha moto é uma Twister, mas eu uso uma Motovision 60/55W, quando eu fui colocar o mecânico não me recomendava de maneira nenhuma, porque ia matar a bateria, ia descarregar, ia roubar a carga da bateria, e tudo mais.

Uso ela já faz tempo, e nunca tive nenhum problema e olha que a minha bateria não é boa, quando eu ligava um pisca, por exemplo, na hora que o pisca acendia a luz do farol diminuía, pouquíssima coisa, mas notava-se, isso com o Farol 35/35W, coloquei igual a 60/55W meio matreiro, achei que ia matar mesmo, mas até então é só alegria, pra viajar a noite é muito bom, ilumina pra caramba, muito mais que uma 35/35W.

É +/- assim:
Potencia (watts) = corrente (ampéres) x tensão (volts).

Se a lampada é 60w, a bateria tem de ter acima de 5A e de 12v.

Pra bateria manter isso, o estator tambem tem de fornecer mais de 5A e de 12v pra ela.

Mas a potencia do estator varia com o giro do motor. Mais giro, mais volts, marcha lenta, menos volts...
Se com giro baixo ele não produzir a mais do que a lampada rouba da bateria... a bateria descarrega, pois a bateria ''gasta mais do que recebe''.

Nessas motos que o farol liga pela bateria (Twister, Yes, Strada, RD)... o estator já é projetado pra manter a bateria carregada em qualquer giro de uso. Se não o dono teria de andar de cabo enrolado sempre.

Isso fica claro de se ver nas outras motos como CG, YBR, Bros, XTZ... que em marcha lenta o farol é bem fraquinho. Ali se for medir vai ter menos de 12v na lampada, e acelerada é que vai ter luz forte e passar dos 12v.

E por que a bateria carrega bem se o estator é fraco?

Porque nessas motos o farol vem direto ligado ao estator.
Em marcha lenta vai carregar menos, mas o farol tambem vai estar fraquinho, consumindo pouco.

E tambem a bateria dessas motos serve pra alimentar apenas coisas que não ficam ligadas sempre, como piscas, buzina, freio... ninguem deixa essas coisas ligadas direto. Por isso quando não estão ligadas o estator mesmo fraco consegue recarregar a bateria.

Já farol e sinaleira na bateria alem de potencia maior eles ficam ligados do início ao fim. A bateria descarrega rapidinho, aí o estator tem de ser porradão mesmo.

chiccoli
07-09-12, 02:39
tw é um caso a parte.., a européia usa a lampada 55/60 e tem as mesmas especificações e tudo mais da nacional.., pq a nacional usa 35/35 não se sabe..

paulo henrique
19-09-12, 19:54
muitissimo bem esplicado ...agradeço a todos! alguem aki tem alguma esperiencia boa com algum tipo de lampada BRANCA?alguma marca que realmente ilumine anoite,,,,,pois noite ,asfalto preto,farol azulado ......NAO ILUMINA nda!

Cláudio W.
19-09-12, 22:36
muitissimo bem esplicado ...agradeço a todos! alguem aki tem alguma esperiencia boa com algum tipo de lampada BRANCA?alguma marca que realmente ilumine anoite,,,,,pois noite ,asfalto preto,farol azulado ......NAO ILUMINA nda!

Olha amigo, na categoria 35/35W, a melhor lâmpada que existe é a Motovision, ela é realmente muito boa, eu já usei ela na minha Twister, a luz dela é branca, mas não é branca demais, tornando ela uma cor fria, como chamam, tem um pequeno tom alaranjado que a torna boa pra todos os terrenos. Iluminando realmente bem em qualquer circunstância.

O mal das lampadas super-brancas, é que quando chove, você fica sem farol, elas não iluminam nada, e se tiver luz na via que você for dirigir é a mesma coisa, você não vê elas. Por exemplo, tem a Diamound Vision da Phillips e a Night Break Plus da Osram, ambas disponíveis apenas em 55/60W, elas são muito boas, iluminam até mais que uma Motovision 55/60W que é a que eu uso na minha Twister atualmente. Só que se pega um asfalto molhado, ou pega uma avenida com iluminação mesmo que ela seja insuficiente, a luz do farol não aparece, porque ela é uma cor muito "fria".

jeisonjsl
22-09-12, 09:54
to de saco cheio desses lampião que vem nas nossas streets minha bateria e 6ah e é ligada direto na luz, comprei uma osram nb sera que aguenta ?

Darkknight
22-09-12, 10:16
to de saco cheio desses lampião que vem nas nossas streets minha bateria e 6ah e é ligada direto na luz, comprei uma osram nb sera que aguenta ?

Pode instalar normalmente, a única coisa que pode ocorrer é levantar uma pequena "bolha" no bloco óptico, se com o tempo começar a dar problemas no sistema elétrico da sua moto, vc troca e coloca uma de 35/35w a Philips MotoVision que ilumina bem mais que a Standard original que vem nela.
Acima tem um comentário do brother -Magraotk- que explica detalhadamente...

Abraço

jeisonjsl
22-09-12, 10:25
Pode instalar normalmente, a única coisa que pode ocorrer é levantar uma pequena "bolha" no bloco óptico, se com o tempo começar a dar problemas no sistema elétrico da sua moto, vc troca e coloca uma de 35/35w a Philips MotoVision que ilumina bem mais que a Standard original que vem nela.
Acima tem um comentário do brother -Magraotk- que explica detalhadamente...

Abraço

valeu cara, vou arriscar kkkkk

Diogo-RJ
22-09-12, 10:39
coloquei 2004 uma xing ling 55/60w...em 2011 que o bloco óptico ficou opaco.

agora vou trocar o bloco óptico e colocar a diamond vision 55/60w.

nunca tive problemas com bateria e fiacao.

jeisonjsl
22-09-12, 11:18
coloquei 2004 uma xing ling 55/60w...em 2011 que o bloco óptico ficou opaco.

agora vou trocar o bloco óptico e colocar a diamond vision 55/60w.

nunca tive problemas com bateria e fiacao.

poise comprei essa osram pq tem a tal proteção uv e diz q ilumina bem mais

demetre
22-09-12, 13:27
Creio que da sim, a yes tem um estator bem bom e forte, eee a tua cidade foi criada em homenagem a minha sogra ..!


véi na boa,eu racho de rir com umas coisas dessas sô....

jeisonjsl
22-09-12, 13:56
ta pergunta q não quer calar minha moto é corrente continua e a bateria e 6 ah aguenta o tranco ou não ?

Ivan RJ
23-09-12, 03:50
jeisonjsl (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/jeisonjsl-28347/), leia as postagens!
A sua resposta está lá.Não uso motovision porque queima o globo óptico, esquenta demais. Prefiro a Diamond Vision.
Quem quiser uma luz mais para o amarelo, basta usar a Cristal Vision.
Importante: A série VISION da Phillips são fabricadas com cristal de quartzo, não danificam o globo óptico.
Um grande abraço a todos os irmãos.

jeisonjsl
23-09-12, 09:18
jeisonjsl (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/jeisonjsl-28347/), leia as postagens!
A sua resposta está lá.Não uso motovision porque queima o globo óptico, esquenta demais. Prefiro a Diamond Vision.
Quem quiser uma luz mais para o amarelo, basta usar a Cristal Vision.
Importante: A série VISION da Phillips são fabricadas com cristal de quartzo, não danificam o globo óptico.
Um grande abraço a todos os irmãos.
mas ivan a minha é uma osram night breaker não sei se é com quartzo mas tem a proteção uv, obtigado

jeisonjsl
27-09-12, 21:25
sobe.............

chiccoli
27-09-12, 21:32
OSRAM|Profissional|Iluminacao Automotiva|Produtos|Farois|NIGHT BREAKER|index (http://www.osram.com.br/osram_br/Profissional/Iluminacao_Automotiva/Produtos/Farois/NIGHT_BREAKER/index.html)

aki não fala nada de quartzo não

jhonisson
22-01-13, 10:13
Eu queria colocar um Philips Night Vision. só que ela é 55/60w também na minha fan 35/35w. Será que tem como colocar um estator de de outra moto para recarregar melhor a bateria e poder usar uma lampada ou outros instrumentos mais potentes?

coreanas
22-01-13, 12:20
Sobrecarrega muito sim. Eu uso exatamente a Philips 60/55, mas adaptei uma lâmpada extra independente bem mais fraca que fica sempre acesa, poupando até as luzes de posição e de painel para cumprir a lei. Só uso a iluminação normal da moto à noite, que passa pela bateria. Mesmo assim em viagens noturnas muito longas, tipo 5 ou 6 horas rodando de farol aceso a bateria arria, daí tenho que usar o pedal.

chiccoli
22-01-13, 12:28
Eu queria colocar um Philips Night Vision. só que ela é 55/60w também na minha fan 35/35w. Será que tem como colocar um estator de de outra moto para recarregar melhor a bateria e poder usar uma lampada ou outros instrumentos mais potentes?

se for a 150 pode usar tranquilo, se for 125, esquece!

emerson merighi
22-01-13, 12:41
eu nao sei de quem foi a "iluminada" ideia de fazer moto pequena com lampada de farol fraco e apagado...triste pois farol é item essencial de segurança e devia ser proibido essas lampadas de 35w......eu tinha uma fazer 2006 que vem com lampada nojenta de 35/35w....coloquei uma de 55/60w osram night breaker no lugar, que ilumina muito,.... e nunca tive problema algum.
por isso eu digo, poe uma lampada mais forte mesmo.

chiccoli
22-01-13, 13:00
eu nao sei de quem foi a "iluminada" ideia de fazer moto pequena com lampada de farol fraco e apagado...triste pois farol é item essencial de segurança e devia ser proibido essas lampadas de 35w......eu tinha uma fazer 2006 que vem com lampada nojenta de 35/35w....coloquei uma de 55/60w osram night breaker no lugar, que ilumina muito,.... e nunca tive problema algum.
por isso eu digo, poe uma lampada mais forte mesmo.

o problema da osram é na alta dela.., num da pra ver muita coisa como na baixa não.

yuritavares
22-01-13, 13:54
Usei a Osram NB e deixou o refletor fosco de leve em uma parte, além de que com a lâmpada original de freio e os led's ligados arreava a bateria em uns 3-4 dias ficando com ela ligada direto, optei por ficar com a Motovision de 35/35w e to satisfeito com a iluminação dela, só dar uma boa regulada no facho e perfeito, mas a Osram NB iluminava bem mais..

stcowboy
22-01-13, 17:49
muitissimo bem esplicado ...agradeço a todos! alguem aki tem alguma esperiencia boa com algum tipo de lampada BRANCA?alguma marca que realmente ilumine anoite,,,,,pois noite ,asfalto preto,farol azulado ......NAO ILUMINA nda!

Já usei a Philips Crystal Vision. Era boa, mas preferia a Motovision alaranjada.

Tem uma Osram equivalente a Crystal Vision que também dizem ser muito boa, mas nunca testei.

romanex
22-01-13, 18:03
yes e intruder sem problemas...
tenho a três anos na minha intruder, e nunca deu problema...
alias, tenho também farois de milha, que só uso em casos de necessidade real (também de 55W)
se não estou enganado o Ivan também usa na yes dele a alguns anos...
só que é que nem falaram: depende da moto e da capacidade do estator em manter a carga da bateria e do farol....

Ivan RJ
23-01-13, 20:52
Eu uso a Diamond Vision 55w x 60w, nem lembro mais a quanto tempo, mas o estator da Yes carrega perfeitamente bem a bateria que é de 7 ampéres (original) e o voltímetro acusa esse carregamento. Por tanto sem nenhum problema.
Em motos que a bateria é de no máximo 5 ampéres, eu não aconselho, apesar que matematicamente aguentariam, mas no talo.
60W : 12V = 5 ampéres. Vai ficar extremamente justa, sem folga.
Um grande abraço a todos os irmãos.

magrao tk
23-01-13, 20:57
Só uma eu sei: Titan125... quem tiver nem adianta gastar dinheiro com lampada 60/55, mantenha a 35w, compre uma de boa qualidade, MAS DE ''35/35W''! As de 60w o estator não tem corrente suficiente, a luz fica amarelada, bem fraquinha em marcha lenta, ao acelerar a luz aumenta bem lentamente, o que indica a sobrecarga do sistema. Acredito que as Fan125 sejam a mesma coisa. Talvez as injetadas aguentem bem, mas se for Fan ou Titan carburada esquece de usar lampada mais forte!

brainiac
23-05-13, 10:58
uso 60/55 na TW ha muiiiiiiiiiiiiiiiiiitos anos...nuca deu problema nunca queimou e bateria continua com tempo de vida longa.

Dá pra colocar um estator mais forte na bros? para aguentar 60/55 watts?

augustothalison
23-05-13, 11:14
Vamos lá de novo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
60W dividido por 12Volts = 5 ampéres. Se sua moto for uma Yes pode colocar sem nenhum problema, pois a bateria é 7 ampéres e o ESTATOR carrega os 7 ampéres. Não sei qual é a sua moto, eu uso há anos a Diamond Vision Phillips 55w x 60w, uma lâmpada feita com cristal de quartzo, não danifica o globo óptico.
Tenho um voltímetro em minha moto e ele demonstra que o estator carrega sem nenhum problema a bateria.
Apenas como advertência, pesquise no fórum antes de abrir um novo tópico.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Ilumina muito, para quem gosta de viajar à noite é espetacular.

Cara, muuuito obrigado pela sua postagem, vou colocar uma lampada dessa ai que voce tem, pois o farol da minha yes esta muito ruim eu axo, ilumina mto pouco, mas assim a minha YES é 2012 será que nao tem alguma diferença entre a minha e a sua em questão de amperagem? pois vejo pela foto que a sua é mais antiga que a minha, dai vai que a minha veio mais fraca ou sei la, teria algum problema ?

23-05-13, 13:25
Se a alimentação do farol for do estator tem que ver se ele tem potencia. Geralmente essas motos da honda mais novas 125/150 tem uma potencia boa no estator, dai queima muito a lampada original então quando isso acontece eu sempre coloco uma 60/55 e o farol fica muito bom, mas cada caso é um caso vlw galera!

CkOFan
23-05-13, 17:14
Eu uso a Diamond Vision 55w x 60w, nem lembro mais a quanto tempo, mas o estator da Yes carrega perfeitamente bem a bateria que é de 7 ampéres (original) e o voltímetro acusa esse carregamento. Por tanto sem nenhum problema.
Em motos que a bateria é de no máximo 5 ampéres, eu não aconselho, apesar que matematicamente aguentariam, mas no talo.
60W : 12V = 5 ampéres. Vai ficar extremamente justa, sem folga.
Um grande abraço a todos os irmãos.

A bateria da Yes não é de 8ah?? Ou isso mudou no decorrer dos anos?

Ivan RJ
23-05-13, 17:20
A bateria da Yes sempre foi de 7Amp.
Não houve nenhuma mudança na parte elétrica da Yes.
Podem usar 55w x 60w, mas escolham uma lâmpada de verdade e não essas chinesas porcarias de 2 merréis.
Um grande abraço a todos os irmãos.

CkOFan
23-05-13, 17:52
A bateria da Yes sempre foi de 7Amp.
Não houve nenhuma mudança na parte elétrica da Yes.
Podem usar 55w x 60w, mas escolham uma lâmpada de verdade e não essas chinesas porcarias de 2 merréis.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Fiz a pergunta pois já vi relatos de Yes com bateria de 7ah e de 8ah.
Aqui uma bateria da Yes com 8ah:
http://bimg1.mlstatic.com/bateria-moto-yes-125-intruder-125-suzuki-yb7-a-consulte-nos_MLB-F-2913852095_072012.jpg

Então, não vi a minha ainda se é 7 ou 8... Mas se por acaso for de 8ah, tem problema em colocar uma de 7ah??

pedromartins
23-05-13, 18:33
Não adianta!!! A base, o essencial, o princípio pra uma iluminação eficiente na moto ainda se chama E S T A T O R . Que na maioria das pequenas deixa muuuuito a desejar.

Pode por xenon, lampada mais forte, bateria maior, relé, o capeta... Se o estator não dá conta, não tem como ter uma boa melhora na luz e ter o sistema funcionando confiável ao mesmo tempo.

Energia não se cria, se transforma. E quem inicia essa transformação toda na moto É O ESTATOR, transformando o movimento do motor em corrente elétrica. E se aí do começo já não se conseguir grandes coisas em termos de potencia elétrica, não dá pra fazer milagre.

Ja ia postar algo parecido enquanto lia o topico e li isso.

O estator é a alma do que voce pretende fazer. O estator foi enrolado pensando em fornecer energia pra uma lampada de 35w, quer por uma de 60w? manda enrolar o estator com um fio melhor e mais grosso e pronto. Tem outro detalhe: o estator de moto pequena é dividido em 2 uma parte pra a carga da bateria e outro pra iluminação se ligar a lampada direto na bateria vai sobrecarregar a fiacao primaria e nao vai conseguir recarregar a bateria corretamente.

emerson merighi
23-05-13, 18:43
eu uso duas osram night breaker plus ..uma H7 de 55/60w e outra HB3 de 65w onde o baixo funciona a h7 e o alto funciona as duas....ilumina igual aos farois do corola....muito bom por sinal...

Ivan RJ
23-05-13, 19:17
Pedro, não tem problema na Yes não acontece absolutamente nada de errado.
CkOFan (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/ckofan-25767/), repito, a bateria que vem nas motos Yes e Intruder são de 7 amperes, se alguém colocou 8 eu não vejo problema algum, mas originalmente a bateria é uma Yuasa de 7 amperes. Pode ligar o que vc quiser.
Só para a galera lembrar do cálculo:
60W : 12V = 5 Amperes, logo qualquer bateria acima disso segura uma lâmpada 55w x 60w sem nenhum problema.
Um grande abraço a todos os irmãos.

maligno
23-05-13, 19:40
Mim boto na 300 uma que peguei na quebrada que lumina muito fmza ele lumina de qual é na treta queas vagaba até pede sinal. Pazae

magrao tk
23-05-13, 22:35
Pedro, não tem problema na Yes não acontece absolutamente nada de errado.
CkOFan (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/ckofan-25767/), repito, a bateria que vem nas motos Yes e Intruder são de 7 amperes, se alguém colocou 8 eu não vejo problema algum, mas originalmente a bateria é uma Yuasa de 7 amperes. Pode ligar o que vc quiser.
Só para a galera lembrar do cálculo:
60W : 12V = 5 Amperes, logo qualquer bateria acima disso segura uma lâmpada 55w x 60w sem nenhum problema.
Um grande abraço a todos os irmãos.
7A é o básico se for usar lampada de 60W. Pois tem de se somar as outras coisas, afinal não existe só o farol na moto.

Vão ter a sinaleira (+5w) luz de freio (21w) piscas (5w + 5w) + painel (+ uns 4w)... total de uns 100w em ocasiões que tudo é ligado (100w : 12v = 8,3 A).

Como não fica tudo sempre ligado, só farol, sinaleira e painel... (60W+5W+4W) : 12V = 5,75A.

No transito no pára e arranca, entra e sai, ultrapassa... digamos que se use freio e pisca 50% do tempo... (85,5w : 12v = 7,12A)

Então em média o ideal pra funcionar tudo com folga é uma bateria de 7A.

Em resumo: se a bateria original da moto for de 7A aceita lampada de 60w, se for abaixo disso já significa que o estator é fraco e não vai ficar tão eficiente..

emerson merighi
24-05-13, 00:33
de quem sera a ideia idiota de achar que moto pequena tem que ter farol fraco? ..acho q farol e item importante de seguranca, essas lampadas de 35w deveriam ser proibidas de sair da montadora numa moto...

chiccoli
24-05-13, 03:28
7A é o básico se for usar lampada de 60W. Pois tem de se somar as outras coisas, afinal não existe só o farol na moto.

Vão ter a sinaleira (+5w) luz de freio (21w) piscas (5w + 5w) + painel (+ uns 4w)... total de uns 100w em ocasiões que tudo é ligado (100w : 12v = 8,3 A).

Como não fica tudo sempre ligado, só farol, sinaleira e painel... (60W+5W+4W) : 12V = 5,75A.

No transito no pára e arranca, entra e sai, ultrapassa... digamos que se use freio e pisca 50% do tempo... (85,5w : 12v = 7,12A)

Então em média o ideal pra funcionar tudo com folga é uma bateria de 7A.

Em resumo: se a bateria original da moto for de 7A aceita lampada de 60w, se for abaixo disso já significa que o estator é fraco e não vai ficar tão eficiente..

cbf250 é 6A 55/60, twister a gente copia ^^

pedromartins
24-05-13, 09:19
de quem sera a ideia idiota de achar que moto pequena tem que ter farol fraco? ..acho q farol e item importante de seguranca, essas lampadas de 35w deveriam ser proibidas de sair da montadora numa moto...

Emerson, essa ideia 'idiota' é de engenheiros e engenheiros de transito que recomendam claramente que motos pequenas NAO DEVEM TRAFEGAR POR RODOVIAS por nao transmitir segurança. Farol fraco é pra tentar inibir isso.

CkOFan
24-05-13, 09:43
Pedro, não tem problema na Yes não acontece absolutamente nada de errado.
CkOFan (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/ckofan-25767/), repito, a bateria que vem nas motos Yes e Intruder são de 7 amperes, se alguém colocou 8 eu não vejo problema algum, mas originalmente a bateria é uma Yuasa de 7 amperes. Pode ligar o que vc quiser.
Só para a galera lembrar do cálculo:
60W : 12V = 5 Amperes, logo qualquer bateria acima disso segura uma lâmpada 55w x 60w sem nenhum problema.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Valeu Ivan! Agora fico mais tranquilo em comprar a bateria de Nobreak que vi aqui perto de casa, 25 pila a de 7ah!! <o>
Logo logo colocarei uma 60w na Yes, vamo vê se fica bom :P

emerson merighi
24-05-13, 13:12
acho q essa sua afirmacao nao tem fundamento, pedro...todo mundo sabe q moto pequena vai pra estrada, e na minha opiniao a seguranca pode ser muito boa se o piloto souber os limites da moto e dirigir com consciencia e atencao...ja viajei muito de moto pequena, sempre cheguei bem e em seguranca.....se um carro tem duas lampadas de 55/60w e as vezes farol de milha e de neblina, o minimo que deveria ser numa moto dessa era potencia de 55/60w e nao essas de 35w

magrao tk
24-05-13, 16:15
O negócio é arrancar fora a porcaria do estator dessas motos, abrir a lateral do motor, meter uma polia na ponta do virabrequim e instalar um alternador de carro por intermédio de uma correia kkkkk quero ver se assim essas desgraças não suportam um farol potente!

Tinha uma foto assim na net, não me lembro bem mas acho que era uma ML vermelha com essa gambiarra!

chiccoli
24-05-13, 16:56
eu vi uma assim, mas era turbo charger,
se for pra fazer isso eu ja coloco 2 faróis de 100w, quero ver eu passa sufoco ^^

CkOFan
24-05-13, 17:05
eu vi uma assim, mas era turbo charger,
se for pra fazer isso eu ja coloco 2 faróis de 100w, quero ver eu passa sufoco ^^

PQP, aí vai ver até a alma do que vier pela frente! kkk

Eu lembro de ter visto essa imagem que o Magrão citou. Mas é completamente inviável isso pra uma moto de uso urbano, não?

chiccoli
24-05-13, 17:24
PQP, aí vai ver até a alma do que vier pela frente! kkk

Eu lembro de ter visto essa imagem que o Magrão citou. Mas é completamente inviável isso pra uma moto de uso urbano, não?

o turbo ou o farol ? ^^

o farol da pra mandar dar um tapinha no alternador da moto, se o retificardor aguentar, deixa normal, só troca a lampada, se num aguentar, coloca um rele pra alimentar direto da bateria. ouuu.., coloca o retficador de outra moto que tem um sistema elétrico mais forte. eu ia falar da falcon, mas akilo gosta de queimar q nem vira..

magrao tk
24-05-13, 17:29
Quando os engenheiros deixam a desejar tem sempre aquele jeitinho gambiarrístico de aperfeiçoar a bagaça! kkk

Vicbrud
13-06-13, 13:04
Então...
tava lendo esse tópico e decidi instalar esse mês uma cristal vision 55/60w na minha GSR.
Vi no comercial que a bateria dela é de 9A na época que eu comprei... Vamos ver se aguenta né!

brainiac
13-06-13, 17:32
Assino embaixo Emerson,

Não existe legislação que defina potência das lâmpadas de acordo com a CC.

O que existe mesmo é malandragem da honda e outras de baratear custos de processo usando lâmpadas h3 de biz na bros e às vezes H4 nas CGS que são mais baratas em milhares de motos os engenheiros justificam ganho par a fábrica.


OUtra questãoa ser vista e quem anda em zona rural, como fica?

- - - Updated - - -


acho q essa sua afirmacao nao tem fundamento, pedro...todo mundo sabe q moto pequena vai pra estrada, e na minha opiniao a seguranca pode ser muito boa se o piloto souber os limites da moto e dirigir com consciencia e atencao...ja viajei muito de moto pequena, sempre cheguei bem e em seguranca.....se um carro tem duas lampadas de 55/60w e as vezes farol de milha e de neblina, o minimo que deveria ser numa moto dessa era potencia de 55/60w e nao essas de 35w

Fala magrão já tive uma ideai destas, vamos desenvolver isso ai...


Abraço

Stone
13-06-13, 18:46
Não quero discordar das contas de vocês sobre os cálculos da bateria aguentar uma lãmpada de 60W. Mas vejam o meu ponto de vista...

Uma lâmpada de 60W a 12V puxa 5A. Se a bateria for de 7Ah beleza, mas se fosse assim seria fácil demais, Por ex. numa biz que tem a bateria de 3Ah se colocasse uma batera de 7Ah ela aguentaria a lâmpada, mas não é assim que funciona, chegaria uma hora que a bateria iria acabar... porque o estator da moto não dá conta de mandar esses 5A que a lâmpada puxa, suponhamos que o estator mande 3A, os outros 2 serão puxados da batera, podemos até colocar uma batera de carro mas com o tempo ela iria se esgotar.

Por ex. uma Twister, o estator dela tem a capacidade de gerar 0,204kW que daria 204W que ainda dá 17A, que será distribuído entre a ignição e iluminação, e mais buzina, etc.
O alternador da titan 150 gera 0,068kW, que daria 68W, acho que nem preciso dizer mais nada....

chiccoli
13-06-13, 18:57
Não quero discordar das contas de vocês sobre os cálculos da bateria aguentar uma lãmpada de 60W. Mas vejam o meu ponto de vista...

Uma lâmpada de 60W a 12V puxa 5A. Se a bateria for de 7Ah beleza, mas se fosse assim seria fácil demais, Por ex. numa biz que tem a bateria de 3Ah se colocasse uma batera de 7Ah ela aguentaria a lâmpada, mas não é assim que funciona, chegaria uma hora que a bateria iria acabar... porque o estator da moto não dá conta de mandar esses 5A que a lâmpada puxa, suponhamos que o estator mande 3A, os outros 2 serão puxados da batera, podemos até colocar uma batera de carro mas com o tempo ela iria se esgotar.

Por ex. uma Twister, o estator dela tem a capacidade de gerar 0,204kW que daria 204W que ainda dá 17A, que será distribuído entre a ignição e iluminação, e mais buzina, etc.
O alternador da titan 150 gera 0,068kW, que daria 68W, acho que nem preciso dizer mais nada....

o altenador da 150 injetada gera 130w, aguenta no +/-, se vc jogar alta a lampada fika mais fraca, mas não da problema não.

Stone
13-06-13, 19:22
Só a bomba ou a ECU podem queimar pela queda de tensão, mas fora isso nem da nada

Ivan RJ
13-06-13, 22:00
Eu deixei bem claro que na Yes ou Intruder não há nenhum problema, mas nas outras eu sei que pode ocorrer problemas, por isso só citei a que eu tenho.
Um grande abraço a todos os irmãos.

magrao tk
13-06-13, 23:04
Não quero discordar das contas de vocês sobre os cálculos da bateria aguentar uma lãmpada de 60W. Mas vejam o meu ponto de vista...

Uma lâmpada de 60W a 12V puxa 5A. Se a bateria for de 7Ah beleza, mas se fosse assim seria fácil demais, Por ex. numa biz que tem a bateria de 3Ah se colocasse uma batera de 7Ah ela aguentaria a lâmpada, mas não é assim que funciona, chegaria uma hora que a bateria iria acabar... porque o estator da moto não dá conta de mandar esses 5A que a lâmpada puxa, suponhamos que o estator mande 3A, os outros 2 serão puxados da batera, podemos até colocar uma batera de carro mas com o tempo ela iria se esgotar.

Por ex. uma Twister, o estator dela tem a capacidade de gerar 0,204kW que daria 204W que ainda dá 17A, que será distribuído entre a ignição e iluminação, e mais buzina, etc.
O alternador da titan 150 gera 0,068kW, que daria 68W, acho que nem preciso dizer mais nada....
É exatamente isso que vivo falando: O ESTATOR É A BASE DE TUDO! Se ele não dá conta de repor a carga a mais, ou de gerar suficiente pra manter uma lampada de 60w sem queda de tensão, abandona a idéia!

Ou seja, quem quer procurar melhorar a luz da moto colocando lampada mais forte... antes de gastar dinheiro com lampada pesquisem quantos watts gera o ESTATOR, e não a bateria. Ela até dá uma noção se vai funcionar porque geralmente ela tem amperagem de acordo com a capacidade do estator. Então: bateria grande = estator mais potente. Mas sabendo a potencia do estator é mais garantido.
Estator fraco aceita bateria maior, mas não aceita lampada mais forte.

DaniloSS7
17-08-13, 03:02
Não quero discordar das contas de vocês sobre os cálculos da bateria aguentar uma lãmpada de 60W. Mas vejam o meu ponto de vista...

Uma lâmpada de 60W a 12V puxa 5A. Se a bateria for de 7Ah beleza, mas se fosse assim seria fácil demais, Por ex. numa biz que tem a bateria de 3Ah se colocasse uma batera de 7Ah ela aguentaria a lâmpada, mas não é assim que funciona, chegaria uma hora que a bateria iria acabar... porque o estator da moto não dá conta de mandar esses 5A que a lâmpada puxa, suponhamos que o estator mande 3A, os outros 2 serão puxados da batera, podemos até colocar uma batera de carro mas com o tempo ela iria se esgotar.

Por ex. uma Twister, o estator dela tem a capacidade de gerar 0,204kW que daria 204W que ainda dá 17A, que será distribuído entre a ignição e iluminação, e mais buzina, etc.
O alternador da titan 150 gera 0,068kW, que daria 68W, acho que nem preciso dizer mais nada....
Stone, como fazer um teste pra saber a capacidade do estator da RD 135?

MInha RD estava com um problema eletrico chato de descarregar baterias, colocava bateria nova, e em 2 semanas ela zuava. Sofri a até descobri que era o retificador com problema, coloquei um de Yes e troquei a bateria, e resolveu.

Seguinte, quero colocar uma lampada dessas 60/55w na minha RD, mas estou com duvida se o sistema vai aguentar... Mas na minha RD tem lampadas led no painel e na lanterna traseira, que já dá uma aliviada no sistema, e uso bateria de sistema de alarme de 7,2 ah ( A original é 5.5ah), será que o sistema vai aguentar uma lampada 60/55w?

Stone
17-08-13, 08:07
Cara, aí eu não sei te dizer, nas hondas consta a potência do estator no manual de serviços, na RD não. Mas no manual dela diz que com o farol aceso carrega a bateria com 3 ampéres ou menos. Então com 3 ampéres a 12,5V temos 37.