PDA

Ver Versão Completa : Vocês sabem fazer uma curva de moto?



Cláudio W.
21-09-12, 16:08
Olá pessoal, pode parecer estranho, mas resolvi criar um tópico ajudando o pessoal menos experiente, e quem sabe até mesmo alguns experientes. Recentemente meu amigo caiu por não saber fazer uma curva corretamente, ou melhor, para si, ele estava fazendo a curva certo. Não que eu seja uma espécie de perfeição em matéria de pilotagem, provavelmente tem coisas que eu não sei, mas essa que eu sei vou compartilhar com vocês, porque realmente quase ninguém sabe, garanto que quando eu explicar vai ter um monte de gente achando "estranho". Mas vamos lá.

O que eu tenho a dizer para vocês é que você acha que para entrar numa curva é só virar o guidão para o lado da curva e deitar a moto, esqueça tudo que você sabe... Você está fazendo errado!

Se você quer fazer uma boa curva, você deve girar o guidão para o lado de fora da curva, isto mesmo, se você vai entrar para a esquerda, você o vira pra direita. Isto é uma técnica chamada contra-terço. Quando você entra numa curva e mantêm o guidão a favor da curva que você está fazendo, você está brigando com a moto, porque no extinto dela de moto, ela quer levantar, e você está querendo que ela deite. E amigo, moto não gosta de ser contrariada, se você fizer isso e deitar bastante a chance de escorregar o pneu dianteiro e você ir para o chão é grande. Quando você gira o guidão para fora da curva, a moto se deita de automático, sendo assim é a moto que quer deitar, não é você que está obrigando. Sendo assim não tem nenhuma força querendo levantar ela e outra querendo baixar, fazendo assim uma curva sem riscos de derrapagem, exceto por fatores externos, areia na pista, pista molhada, pneus ruins enfim.

Pratiquem a técnica com moderação, quando eu falo em virar o guidão para fora da curva, eu não digo em virá-lo realmente, você vai aplicar uma força suave nele para fora da curva e já vai sentir de imediato a moto pedindo pra descer, o que ela pedir pra descer você desce, nunca tente controlar a descida dela "brigando" com ela como eu falei antes, se ela descer demais alivia a força contrária e ela subirá. Se você tentar levantar ela na marra a chance do pneu dianteiro sair da linha é a mesma de virar o guidão para dentro da curva.

Contra-terço é uma técnica usada a partir dos 40 Km/h, é a velocidade que a moto cria um efeito físico pelo movimento giratório das rodas. Enfim, não vou explicar a parte física porque o tópico já está enorme. Como podem ver, curva não é tão simples como vocês imaginavam, é por isso que dizem, o bom piloto a gente conhece nas curvas.

sandro lara
21-09-12, 16:18
assistiu o relampago macqueen né doc kk . esse assunto ja foi discutido aqui mais tudo bem , esse tipo de curva usando o contra esterço tem que ter uma certa velocidade se não é chão na certa .

Cláudio W.
21-09-12, 16:21
assistiu o relampago amquin né doc kk . esse assunto ja foi discutido aqui mais tudo bem , esse tipo de curva usando o contra esterço tem que ter uma certa velocidade se não é chão na certa .

Relampago amquin? Que diabos é isso? KKKKKKKKKKKKKKKKK'
Eu usei a pesquisa do forum antes de postar, encontrei topicos ensinando a fazer curvas, mas nenhum falando do contra-terço. E como eu disse, contra-terço é a partir de uns 40 Km/h, antes a moto responde como uma bicicleta. É para fazer curvas deitando a moto, em velocidade, curvas normais, se faz normalmente.

halvaro
21-09-12, 16:53
Relampago amquin? Que diabos é isso? KKKKKKKKKKKKKKKKK'


Não assiste cinema ? Filme Carros

sandro lara
21-09-12, 16:58
errei o macqeen kk , mais o senhor ja disse duas vezes (contra-terço) é contra esterço ok mais não vamos começar uma guerra de ortografia aqui não porque isso ja deu rolo pro meu lado uma vez kkk , abraços a todos .

ThiBecker
21-09-12, 17:09
Já existe o tópico no fórum do "contra-esterço", mas enfim... é válido pra quem não viu ainda.

Bruno Rafael
21-09-12, 17:24
ngm vai lembrar desse tutorial quando tiver nas ruas....
isso as pessoas aprendem com o tempo, alguns caem e aprendem, outros aprendem e caem, acho que no fim todo mundo cai e aprende

Defeacer
21-09-12, 17:26
Moço, em mais de 10 anos de ciclismo e alguns 4 mil km de moto eu digo com tranquilidade: contra-esterço não há como fazer ou deixar de fazer. Qualquer pessoa que sabe o mínimo de andar de moto ou veículos de duas rodas, já faz "automaticamente" essa técnica. Já está de alguma forma em nossa cabeça. Não percebemos no dia-a-dia, principalmente porque geralmente andamos em velocidades baixas. Acima de 30 km/h qualquer pessoa pratica essa técnica sem nem perceber. Mas em altas velocidades é vital saber usá-lo bem, em motos de alta cc e em pistas para isto. Porque se o cara estiver numa Fan a mais de 120 e inventar de deitar muito na curva e ainda realizando essa tática, ele vai pro chão ou pra debaixo dele.

Pra mim, na curva a pessoa não precisa inventar, não precisa deitar junto, não precisa querer deitar a moto, apenas acompanhe a curva com suavidade com o corpo tranquilo e pronto.

Cláudio W.
21-09-12, 17:34
errei o macqeen kk , mais o senhor ja disse duas vezes (contra-terço) é contra esterço ok mais não vamos começar uma guerra de ortografia aqui não porque isso ja deu rolo pro meu lado uma vez kkk , abraços a todos .

Não começaremos uma guerra não. É que aqui onde eu moro quase todo mundo fala contra-terço, acabei pegando o costume. D:

Defeacer
21-09-12, 17:37
Relampago amquin? Que diabos é isso? KKKKKKKKKKKKKKKKK'
Eu usei a pesquisa do forum antes de postar, encontrei topicos ensinando a fazer curvas, mas nenhum falando do contra-terço. E como eu disse, contra-terço é a partir de uns 40 Km/h, antes a moto responde como uma bicicleta. É para fazer curvas deitando a moto, em velocidade, curvas normais, se faz normalmente.

Enganado! Em curvas normais se pratica o contra-esterço também. Mas como eu disse, a gente não repara. Se o cara quer deitar bem a moto ele precisa aprimorar essa tática.

Acontece que essa técnica é muito mal explicada na teoria, a pessoa que nunca ouviu falar, pensa que você tem que virar o guidão pro lado contrário, quando na verdade não é bem assim, é basicamente dar um tapinha pro lado contrário que a moto vai pro lado certo, mas como eu disse, todos nós fazemos isso sem perceber.

Cachorro
21-09-12, 17:44
Eu não sei fazer curvas.

Gosto mesmo é das retas, pra acelerar com força!

Abs,

ThiBecker
21-09-12, 19:15
Eu não sei fazer curvas.

Gosto mesmo é das retas, pra acelerar com força!

Abs,

Isso ae, curva é para os fracos.

fast1988
21-09-12, 19:27
sabe de uma coisa, nao sei se uso essa parada ou nao, mas viajo da boa, deito quando é necessario, quando não é simplesmente "me deixo levar"...

o fato é... pode ter certeza que eu nao vou treinar, durante uma viagem a 100 e pokos km/h um novo jeito de fazer uma curva... dentro da city nao rola pq nao quero matar ninguem e ate mesmo pq minha cidade, do começo ao fim tem 2, no maximo 3km... entao... é isso aew

chiccoli
21-09-12, 22:15
sei la.., ja aprendi tanta técnica diferente, cada velocidade, estilo de moto, asfalto e angulo de curva pede um tipo de técnica.., a mais dificil até agora pra mim aprender é a da Rocan, mas acredito que pelas trail que eles usam seja mais facil usar a técnica..
questão de frear dentro da curva vai de acordo com o seu dominio, ( conhecimento da moto, reação, lembrando que até freio motor é um tipo de freio ) algo totalmente NÃO recomendado para o uso. eu ja fritei pneu dianteiro dentro de curva.., mas vai de cada um..

sergipe
21-09-12, 22:48
freio motor uso todo dia, aliás...toda hora.

Cláudio W.
21-09-12, 23:05
Moço, em mais de 10 anos de ciclismo e alguns 4 mil km de moto eu digo com tranquilidade: contra-esterço não há como fazer ou deixar de fazer. Qualquer pessoa que sabe o mínimo de andar de moto ou veículos de duas rodas, já faz "automaticamente" essa técnica. Já está de alguma forma em nossa cabeça. Não percebemos no dia-a-dia, principalmente porque geralmente andamos em velocidades baixas. Acima de 30 km/h qualquer pessoa pratica essa técnica sem nem perceber. Mas em altas velocidades é vital saber usá-lo bem, em motos de alta cc e em pistas para isto. Porque se o cara estiver numa Fan a mais de 120 e inventar de deitar muito na curva e ainda realizando essa tática, ele vai pro chão ou pra debaixo dele.

Pra mim, na curva a pessoa não precisa inventar, não precisa deitar junto, não precisa querer deitar a moto, apenas acompanhe a curva com suavidade com o corpo tranquilo e pronto.

Na verdade amigo, nós não usamos. A gente deita a moto em curvas em velocidade mas não usamos com contra-esterço, só usa a pessoa que conhece a técnica, nós deitamos a moto e lutamos contra o efeito centrifuga, apenas. Na verdade quando estamos fazendo uma curva deixamos o guidão da moto geralmente na posição reta e exercemos força a favor da curva. Alguns usam o contra-esterço apenas para desviar de algum objeto ou obstáculo, inclusive teve tempos atrás uma matéria no Auto Esporte, com um piloto de moto que explicava a mesma coisa sobre o contra-esterço, ninguém usa ele numa curva se não conhecer a técnica.


Eu não sei fazer curvas.

Gosto mesmo é das retas, pra acelerar com força!

Abs,

Poisé, cada um tem a sua opinião, não é verdade?

Eu já acho que umas das melhores coisas que tem é tu entrar em uma curva em velocidade, e deitar a moto, sentir a adrenalina, aquele frio na barriga. Acelerar num retão também é bom, mas não se compara em entrar de lado em uma curva, acho que o melhor de uma moto é isso.

Defeacer
21-09-12, 23:33
Na verdade amigo, nós não usamos. A gente deita a moto em curvas em velocidade mas não usamos com contra-esterço, só usa a pessoa que conhece a técnica, nós deitamos a moto e lutamos contra o efeito centrifuga, apenas. Na verdade quando estamos fazendo uma curva deixamos o guidão da moto geralmente na posição reta e exercemos força a favor da curva. Alguns usam o contra-esterço apenas para desviar de algum objeto ou obstáculo, inclusive teve tempos atrás uma matéria no Auto Esporte, com um piloto de moto que explicava a mesma coisa sobre o contra-esterço, ninguém usa ele numa curva se não conhecer a técnica.



Justamente! Essa técnica só presta em altas velocidades e com motos adequadas. No dia-a-dia ela é usada na sua forma mais básica, não há como você fazer uma curva sem usar essa técnica (não há como vencer as leis da física HAHAHA), mesmo que seja da forma mais simples. Agora se o cara quer raspar o joelho no chão em uma curva, aí ele tem que estudar muito essa técnica. Mas pra maioria de nós aqui, isso não serve pra nada, infelizmente :) creio que seja mais útil dizer pra evitar frear com o freio dianteiro, evitar ficar duro em uma curva, evitar deixar o garupa duro e principalmente, evitar de querer inventar moda ao fazer uma curva em baixa velocidade.

irai
21-09-12, 23:40
Pois é, eu adoro curvas! Não tem coisa melhor que pegar uma estradinha de serra, com uma curva dentro da outra, eheh... Ir um pouco na manha, curtindo a paisagem, dar umas forçadinhas de vez em quando nas curvas...

Mas em questão de técnicas, há várias formas de fazer curva, dependendo do tipo de moto e da preferência do condutor. Em estradas sinuosas eu gosto de deslocar o corpo no acento, um pouco para dentro da curva, com a perna de dentro flexionada, para que a moto deite menos (não sei se expliquei direoto, mas é o pêndulo), e então controlo o raio da curva usando o contra-esterço e a pressão na pedaleira interna. Essa é uma manobra que funciona bem nas esportivas e na maioria das nakeds (ou streets), mas já não serve bem para as motos custom, pela questão da posição das pedaleiras e do pêso dessas motos, que na média é maior, e também não funciona na terra ou outros pisos com menor aderência, aí já é outra forma de curvar.

Strada Prata
21-09-12, 23:59
Procure o filme "A twist of wrist - a bíblia da curva", tem 1 e 2.

Zanca
22-09-12, 08:16
o que mais gosto é de entrar numa bela curva, mas estou muito cagão pois o que quero mesmo é raspar a pedaleira estou quase la um amigo meu andando junto me disse que ela esta chegando perto do chão ta a uns 5 cm mas o medo de descer mais é foda mas vou superar e ralar a danada kkkkkkk

ThiBecker
22-09-12, 08:58
Hehe, pois então tem uns certos momentos que eu tento deitar um pouco mais nas curvas, mas o "freio psicológico" não deixa ir mais, e o medão de tomar um rola e f* com a moto? kkkk!

chiccoli
22-09-12, 09:21
Hehe, pois então tem uns certos momentos que eu tento deitar um pouco mais nas curvas, mas o "freio psicológico" não deixa ir mais, e o medão de tomar um rola e f* com a moto? kkkk!

vc só vai deitar a moto de verdade em curva de alta na pista.
virar esquina tentando ralar a pedaleira, vc vai conseguir é ralar o couro.

ThiBecker
22-09-12, 09:38
vc só vai deitar a moto de verdade em curva de alta na pista.
virar esquina tentando ralar a pedaleira, vc vai conseguir é ralar o couro.

To ligado, já peguei umas curvas assim em alta, mas falta muuuita perícia ainda. Mas é como tu falou, não é em qualquer esquina que dá certo tentar fazer isso.

Cachorro
22-09-12, 10:29
Poisé, cada um tem a sua opinião, não é verdade?

Eu já acho que umas das melhores coisas que tem é tu entrar em uma curva em velocidade, e deitar a moto, sentir a adrenalina, aquele frio na barriga. Acelerar num retão também é bom, mas não se compara em entrar de lado em uma curva, acho que o melhor de uma moto é isso.

Eu tava sendo irônico, cara.

Acho que já postei essas fotos antes, mas dá uma olhada no estado dos pneus da minha ex-CB500

http://i532.photobucket.com/albums/ee323/cachorro_82/Edit4.jpg

http://i532.photobucket.com/albums/ee323/cachorro_82/Edit3.jpg

Mas atualmente tenho andado tão pouco na estrada que nem lembro mais de nada aushuahsn tô enferrujado

Abs,

fast1988
22-09-12, 11:11
ja arrastei a pedal do freio de uma biz numa curva... acho que ja posso correr moto velo agora!

chiccoli
22-09-12, 12:32
Eu tava sendo irônico, cara.

Acho que já postei essas fotos antes, mas dá uma olhada no estado dos pneus da minha ex-CB500

http://i532.photobucket.com/albums/ee323/cachorro_82/Edit4.jpg

http://i532.photobucket.com/albums/ee323/cachorro_82/Edit3.jpg

Mas atualmente tenho andado tão pouco na estrada que nem lembro mais de nada aushuahsn tô enferrujado

Abs,


" Você esta fazendo o uso correto dos pneus !, gastando-o completamente", a maioria das pessoas gasta só no meio ^^ kkkk

Felipe.s
22-09-12, 13:23
contra-esterço ou não contra-esterço se uso não sei, sei que todo fds dou uma viajada com a mina pro interior que meu primo mora e tem curvas bem gostosas de se fazer bem abertas e asflato um tapete chego a fazer algumas com 130km bem inclinado, e nacidade então nem se fala, curva faço umas 50 em 100 metros rsrsrsrs

irai
22-09-12, 14:18
Bah, curti o desgaste dos pneus da CB, eheh... Na Intruder eu conseguia raspar as pedaleiras, na GSR ainda tive confiança. Passo todos os dias no viaduto da entrada de Rio Grande, a 70Km/h a Intruder raspava a pedaleiras, já a GSR a 85km/h ainda tem folga, sou cabreiro de forçar mais.

- - - Updated - - -

Bah, curti o desgaste dos pneus da CB, eheh... Na Intruder eu conseguia raspar as pedaleiras, na GSR ainda tive confiança. Passo todos os dias no viaduto da entrada de Rio Grande, a 70Km/h a Intruder raspava a pedaleiras, já a GSR a 85km/h ainda tem folga, sou cabreiro de forçar mais.

pressao
22-09-12, 16:00
cada um tem seu jeito de andar (confiança manda muito) e depende da moto eu msm ja raspei as pedaleiras da minha antiga nx350 SAHARA.

eu tenho uma revista da motociclismo que fala so sobre pilotagem. e bem produtiva ajuda bastante.

Carleetos
22-09-12, 19:46
Justamente! Essa técnica só presta em altas velocidades e com motos adequadas. No dia-a-dia ela é usada na sua forma mais básica, não há como você fazer uma curva sem usar essa técnica (não há como vencer as leis da física HAHAHA), mesmo que seja da forma mais simples. Agora se o cara quer raspar o joelho no chão em uma curva, aí ele tem que estudar muito essa técnica. Mas pra maioria de nós aqui, isso não serve pra nada, infelizmente :) creio que seja mais útil dizer pra evitar frear com o freio dianteiro, evitar ficar duro em uma curva, evitar deixar o garupa duro e principalmente, evitar de querer inventar moda ao fazer uma curva em baixa velocidade.

Bixo, já fiz o contra-esterço na minha humilde moto e funciona melhor do que deitar a moto. Inclusive tive a oportunidade de dar um rolé bem gostoso numa CBR 600 F quinta-feira e fiz de novo, e dá diferença.

Se a dianteira sair na curva, vocÊ dando pressão no guidão pra o lado oposto aumenta a chance de retomar o controle.

E, sinceramente, eu não fazia automaticamente. Não mesmo. Fui apresentado à técnica aqui mesmo no fórum.

DOUGLAS 00
23-09-12, 00:16
Curvar certo é um conjunto de técnicas que variam de situação para situação: Nem sempre raspa pedeleira é o jeito mais rápido de curvar e por ai vai...

Sobre o contra esterço, é de muita utilidade para curvar e desviar de obstáculos, bem como nas ultrapassagens.

No meu caso, estou desenvolvendo a técnica de curvar, tentando usar mais as pernas e o corpo, pois tenho o péssimo hábito de sobrecarregar as mãos.

jOSÉ
23-09-12, 01:01
O que eu acho de tudo isso................................
Acho que o melhor é ir devagar nas curvas........ manchas de óleo lubrificante, machas de óleo diesel, manchas de pingos de graxa derretida no asfalto quente, areia na linha de tangência da pista, água na pista, desnível no asfalto...................... é tanta gente querendo te dar um pialo na curva que o melhor é entrar na velocidade certa para não beijar o asfalto.

Mas nas curvas eu sempre uso o peso do meu corpo como contra-pêso para deitar o mínimo possível a moto.

sergipe
23-09-12, 09:30
ontem vindo do local onde assisti o UFC,quase 2 da madruda, transito sem ninguém...
aí eu vindo na boa me lembrai desse tópico e resolví testar, o que passou na minha cabeça foi isso...

antes da curva -"isso é coisa de doido, como vou curvar pra direita e virar o guidão p esquerda? loucura isso!"

durante a curva- "nossa!!! né que é verdade mesmo!!"

depois das curvas- "nossa!!! né que é verdade mesmo!!"

pensando até agora - "nossa!!! né que é verdade mesmo!!"


moto é uma Bros(não foi feita p fazer curva kkkk) e a velocidade foi uns 80km/h nessas curvas ontem.

@teago
23-09-12, 10:35
ontem vindo do local onde assisti o UFC,quase 2 da madruda, transito sem ninguém...
aí eu vindo na boa me lembrai desse tópico e resolví testar, o que passou na minha cabeça foi isso...

antes da curva -"isso é coisa de doido, como vou curvar pra direita e virar o guidão p esquerda? loucura isso!"

durante a curva- "nossa!!! né que é verdade mesmo!!"

depois das curvas- "nossa!!! né que é verdade mesmo!!"

pensando até agora - "nossa!!! né que é verdade mesmo!!"


moto é uma Bros(não foi feita p fazer curva kkkk) e a velocidade foi uns 80km/h nessas curvas ontem.



kkk parabéns cara, to imaginando sua cara de surpreso aqui e me rachando kkkk

sergipe
23-09-12, 10:38
a primeira vez que lí o tópico fiquei pensando que tavam loucos rsrsrs
ví que o louco sou eu!! kkkkkk
a parada funciona mesmo!!!! parece mentira!!!


kkk parabéns cara, to imaginando sua cara de surpreso aqui e me rachando kkkk

@teago
23-09-12, 10:47
a primeira vez que lí o tópico fiquei pensando que tavam loucos rsrsrs
ví que o louco sou eu!! kkkkkk
a parada funciona mesmo!!!! parece mentira!!!

Sim Sim funciona, mas e bom evitar na cidade por que tem sempre areia, óleo, pedra etc... tudo isso e fator de queda garantida. XD

Cláudio W.
23-09-12, 13:50
ontem vindo do local onde assisti o UFC,quase 2 da madruda, transito sem ninguém...
aí eu vindo na boa me lembrai desse tópico e resolví testar, o que passou na minha cabeça foi isso...

antes da curva -"isso é coisa de doido, como vou curvar pra direita e virar o guidão p esquerda? loucura isso!"

durante a curva- "nossa!!! né que é verdade mesmo!!"

depois das curvas- "nossa!!! né que é verdade mesmo!!"

pensando até agora - "nossa!!! né que é verdade mesmo!!"


moto é uma Bros(não foi feita p fazer curva kkkk) e a velocidade foi uns 80km/h nessas curvas ontem.


Funciona bastante, o contra-esterço é uma baita ajuda nas curvas. A chance de um pneu derrapar é mínima, comparada a muitas outras técnicas. O pessoal que fala que isso não se aplica a gente eu acho difícil, eu acho que o mais prazeroso de andar de moto é fazer curvas, só sentir um vento na cara não tem nada haver, pelo menos pra mim.

Sobre o negócio de ter tantas coisas para derrubar, isso em na cidade, isso não é uma técnica pra ser usada na cidade, isso é pra quem vai pegar uma rodovia, ou uma rua que de pra andar realmente com a moto. Em rodovias também pode ter coisas pra te derrubar, mas pode ser percebido de longe, para areia fazer uma moto escorregar tem que ter areia, coisa que da pra prever antes se tiver atendo. Enfim, é questão de prática.

Jordano
24-09-12, 08:46
Eu sempre usei contra esterço em curvas fortes, desde a XLR 125 2001 do meu pai(antes disso era só moto fora das ruas), da muito mais firmeza durante as curvas, mas vou discordar do Defeacer, pode ser usado em qualquer moto sim, o que define o quanto tu vai esterçar o guidão é o tamanho e tipo de pneu que tua moto usa na dianteira.

Ex: Tanto a YBR, quanto a Yes que eu tive tinham um limite de esterço na curva, isso por causa da largura da banda de rodagem do pneu, o que também definia um limite pra inclinação dela centro de gravidade, distribuição de peso, tudo isso influencia, enquanto que na minha atual ninja 250, o limite é muito maior. Não é uma comparação, tanto que a Yes que tive era muito melhor de curva que a YBR, não vibrava nada.

Não estou comparando as capacidades das motos, justamente o contrário, que cada uma delas tem características de pilotagem específicas, e isso se aplica ao contra esterço também.
Mas mesmo a 120km/h tu consegue usar contra esterço em qualquer moto, mesmo que não perceba, afinal, curva pra estar a 120km/h é só em rodovia, e geralmente são curvas mais suaves.

Lembrando que durante a curva de alta velocidade, nem sempre o guidão vai apontar pra fora da curva, mas o fato de tu forçar o guidão pra fora da curva também caracteriza o contra esterço, pra ele realmente apontar pra fora durante todo o percurso da curva, tem que estar muito rápido e muito deitado.

Essas são impressões de quem sempre usou essa técnica.

Quem ensinou foi meu velho!

Bruno Rafael
24-09-12, 09:18
eu queria fazer isso, mas não consigo me imaginar fazendo uma curva e virando o guidão pro outro lado, na hora do almoço vo tentar fazer isso, depois falo o que que deu.....

Cachorro
24-09-12, 09:33
Não é necessário "virar o guidão pro outro lado", uma leve inclinação na direção contrária já vai fazer a moto deitar pro lado de dentro da curva.

E quanto + rápido melhor eheheh

Abs,

ThiBecker
24-09-12, 10:16
eu queria fazer isso, mas não consigo me imaginar fazendo uma curva e virando o guidão pro outro lado, na hora do almoço vo tentar fazer isso, depois falo o que que deu.....

Hahahahah! Fica espero hein Bruno... xD
Se tu não voltar mais já estamos todos cientes aki! (brinks)

Bruno Rafael
24-09-12, 10:28
E quanto + rápido melhor eheheh

Abs,

Traduzindo: se é pra fazer, faz direito UASHUAHsuAHSuAHSuaHUS

Arthur®
24-09-12, 10:49
eu queria fazer isso, mas não consigo me imaginar fazendo uma curva e virando o guidão pro outro lado, na hora do almoço vo tentar fazer isso, depois falo o que que deu.....

To nessa situação..eu to achando todo mundo mágico nesse tópico, "fazer curva prum lado e virar guidão pro outro? WTF?" hauhahahuauhahuauhauha...tirei dois cisos na uinta passada e ainda to com a boca inchada ¬¬...amanha tenho deve andar de motoca e vo ve se pego alguma curva boa e tonto fazer esse trem ai...

Cláudio W.
24-09-12, 12:31
Só vou reforçar o que eu disse durante todo o tópico, não levem ao pé da letra o "virar o guidão" pra direita se a curva for pra esquerda. É só aplicar uma leve força. Ao chegar na curva da uma inclinada no corpo pro lado da curva e de leve aplique uma força em direção contraria da curva e moto vai baixar. Pra subir de volta é só parar de aplicar a força e subir ela normalmente.

Não se preocupem que não tem galho. Só fica a dica, não façam muito devagar, se ela tiver muito devagar e vocês aplicarem meio que força ela demais, ela deita e se vai. Mas pode ir tranquilo, todo mundo que não conhece acha que é loucura, mas não. É tranquilo, depois de usar a técnica uma vez, nunca mais vão querer fazer de outro jeito.

Bruno Rafael
24-09-12, 12:52
AEEEEE NEGADAAAA! TO DE VOLTAAA! NAUM MORRIIIIIIII!

indo embora, aproveitei que tava equipado, e se caise não ia me ralar mesmo, cheguei numa curva a quase 100, mas chegou na hora e eu não sabia bem o que fazer, dai fiz a curva normal mesmo, depois eu fui tentando fazer isso na cidade mesmo, mas ví que não ia dar certo e larguei mão, melhor eu estudar mais um pouco pra poder partir pra prova prática

Arthur®
28-09-12, 07:25
Ae pessoal mais experiente, tem como tirar uma dúvida sobre a técnica?
Eu testei ela de modo beeeeemm suave, curvinha easy numa velcodiade de uns 60 ~70km/h e fiquei impressionado, só precisei mei oq "firmar" (uma pequena força no sentido contrário da curva) o guidão e a moto ja foi pedindo "me deita me deita me deita"...huaauhauhauhauhauhahu
Só q eu gostaria de saber qual posicionamento correto sobre a moto. Devo manter o corpo ereto e deixar apenas a moto deitar ou devo meio q bancar o "Valentino Rossi" e me inclinar juntamente com a moto?
Algumas das duas posições é mais favoravel pra evitar que a moto, por exemplo, escape da curva e de um chão no piloto?

Agredecido pela atenção =D

Cachorro
28-09-12, 08:20
Quando mais alinhado tu estiver com a moto, mais ela deita.

Se prestar atenção nos caras do Moto GP, por exemplo, eles praticamente saem de cima da moto se jogando pra dentro da curva pra não precisar deitar tanto a moto e assim poder acelerar com força com a moto um pouco + ereta sem correr risco de destracionar.

Pra qualquer um de nós que anda de baixa cilindrada, o posicionamento não vai interferir em nada curvando civilizadamente.

Abs,

LostSoul
28-09-12, 10:20
Aff... depois de anos e anos sem moto peguei uma CGzinha pois encostei o carro pra uma reforma geral, nem "desenferrujei" ainda mas vou ser obrigado a tentar isso durante o final de semana.

Recém entrei no fórum, espero estar aqui ainda na segunda! kkkkk

ninocruz1
28-09-12, 15:01
Olha o contra-esterço em ação no limite:
http://4.bp.blogspot.com/_64tRxWJelW8/TNyAw1MK_oI/AAAAAAAAFW8/FuMKKsNyl6c/s1600/supermoto_angle_2.jpg

http://arquivomoto.com.br/wp-content/uploads/2011/04/15_thumb.jpg

CkOFan
28-09-12, 15:49
Putz, tentei e não consegui! HAHAHAHAHA
Não tive coragem de virar muito, a impressão que dá é que vou cair na hora.
Esse finde vou tentar numa rua tranquila e numa velocidade menor.

Abraço!

LostSoul
28-09-12, 16:53
Tentei agora ao meio-dia, o que pude perceber:

O contra-esterço auxilia a ter mais agilidade no início da manobra, ajudando no caso de termos que desviar rapidamente de algum obstáculo, contudo, uma vez iniciada a curva não há como permanecer fazendo o contra-esterço, salvo no caso de perda de aderência na roda traseira.

É isso mesmo ou foi simplesmente falta de prática?

sergipe
28-09-12, 17:02
uma semana depois de iniciar minha vida no contra esterço,(rsrs) minha reação depois de uma curva utilizando essa técnica é apenas rir! rsrs
e pensar " como pode isso?!?!" toda hora me pego rindo sozinho na moto após a curva!
estou usando essa técnica em 80% da curvas, ainda estou me adaptando pois a curva é feita de uma maneira totalmente diferênte, é meio inacreditável mas a curva é feita mais corretamente!
que aprendizado!
valeu!!!

Arthur®
29-09-12, 00:59
Quando mais alinhado tu estiver com a moto, mais ela deita.

Se prestar atenção nos caras do Moto GP, por exemplo, eles praticamente saem de cima da moto se jogando pra dentro da curva pra não precisar deitar tanto a moto e assim poder acelerar com força com a moto um pouco + ereta sem correr risco de destracionar.

Pra qualquer um de nós que anda de baixa cilindrada, o posicionamento não vai interferir em nada curvando civilizadamente.

Abs,

Entendi. Nao tenho objetivo de tentar deitar a moto mais do q o basico que o "contra-esterço" tem me oferecido xD...não há a nessecidade no meu trajeto, falta experiencia, confiança naquele pneu linguicinha de 125cc xD e sobra medo =P. A minha preocupação era se uma ou outro determinada postura poderia contribuir para perda de estabildiade por exemplo.
Obrigado pelas dicas. Abraços.

- - - Updated - - -


uma semana depois de iniciar minha vida no contra esterço,(rsrs) minha reação depois de uma curva utilizando essa técnica é apenas rir! rsrs
e pensar " como pode isso?!?!" toda hora me pego rindo sozinho na moto após a curva!
estou usando essa técnica em 80% da curvas, ainda estou me adaptando pois a curva é feita de uma maneira totalmente diferênte, é meio inacreditável mas a curva é feita mais corretamente!
que aprendizado!
valeu!!!

Exatamente isso...hahauahahuahuaahu...terminar a curva com um sorriso no rosto e aquele pensamento "P Q P! Sou quase um Valentino Rossi..." huahuahuahauauhuhahua.
Mas falando sério, eu fiquei com essa impressao tb, q a moto entra, faz e sai da curva com mais firmeza e vc de fato nao tem q brigar com ela pra ser feita a curva.

Cláudio W.
29-09-12, 04:04
Apesar das críticas que recebi no início é bom ver que eu ajudei algumas pessoas na hora de fazer as curvas. Não é porque a gente anda de moto pequena que não podemos saborear uma deitadinha numa curva. Moto é curva, é a adrenalina de pilotar em uma posição mais "perigosa", o frio na barriga da sensação "será que ela não vai escorregar".

Foi como eu disse, o contra-esterço é sempre com a gente saber ele, além de ajudar a fazer uma curva mais segura, você acompanha a moto, e não "briga" com ela e ajuda muito em fazer a moto voltar quando ela derrapa numa curva, principalmente a roda traseira.

Ghaleon
29-09-12, 08:42
Cara, pra min funcionou, dei uma viradinha de leveeee ao lado contrário da curva e a bixinha se deito bem na boa '-' só não pode ta muito devagar se não tu vai pro chão ... Muito boa a dica *---*

ThiBecker
29-09-12, 08:44
Galera do PN cheia das manhas agora hein? Todo mundo no contra-esterço.... haha! ;)

bravo18br
30-09-12, 22:52
Pessoal,

Todos usam o contra esterço para iniciar uma curva bem feita.
Sugiro a todos procurarem um curso de pilotagem para mais detalhes, sempre bom aprender mais.

Eu assisti esse aqui:
Watch Videos Online | A Twist of the Wrist 2 | Veoh.com (http://www.veoh.com/watch/v20959402FsQ2jz6A?h1=A+Twist+of+the+Wrist+2)

Esse está em inglês, mas vocês conseguem em português se quiserem, via torrent.

Depois do vídeo e ler o livro, regulei a suspensão da ninjinha e agora estou muito mais seguro nas curvas.

E diferente do que alguns pensam, saber fazer curvas não é só pra pilotos.
É importante inclusive na cidade, uma pessoa bem treinada, pode evitar acidentes diariamente.

CkOFan
01-10-12, 12:33
Consegui! \o/
É simples e extremamente eficiente. Fazer uma curva sem força e com segurança, essa foi a minha sensação.
Falei prum bruxo meu tentar, na hora ele ficou desconfiado, mas falou comigo agora pouco e confessou que testou e que funciona mesmo!

Valeu pelas dicas Cláudio W.!

Abraços!

lpsonic
01-10-12, 13:56
Eu já fazia isso descendo a serra da minha cidade, mas só faço quando estou em velocidades altas entrei em uma curva aqui totalmente fechada
com uma titan 150 a mais ou menos 110 km/h, fazendo isso pra não cair pois muitos jovens da minha cidade perderam a vida nesta curva mas
não sabia que isso era uma técnica e nem sabia o nome... kkkkkkkkk

sergipe
01-10-12, 14:40
eu após cada curva treinando essa técnica "isso só pode ser macumba!!!" kkkkkkkkkkk

Cláudio W.
01-10-12, 14:58
Fico feliz em ter ajudado vocês pessoal, com o tempo de treino vocês vão pegando confiança e começam a usar o contra-esterço pra tudo, de maneira automática, já me livrei de vários acidentes usando ele. Exemplo, (não pratiquem essa por enquanto, só vale pra quem bastante prática, porque dependendo vocês pode cair) esses tempos tava numa faixa quando derrepende um motorista invade a contra-mão, eu a 120 Km/h, sem nem pensar, deitei a moto e taquei o contra-esterço e fiz ela sair muito rápido da frente do carro, coisa que jamais conseguiria de maneira normal, no momento de puchar com muita agressividade o pneu dianteiro ia escorregar e ia ser pior. O único "problema" que se ocorreu na hora foi eu quase não conseguir levantar ela de novo antes de sair do acostamento e da pista, mas deu tudo certo.

Como eu disse, no início, contra-esterço, não é porque a gente anda em moto pequena, ou porque a gente não seja pilotos ou faça curvas deitados que não precisamos saber, numa emergência é muito útil.

sergipe
17-04-13, 07:11
nesses 7 meses que passei a treinar essa técnica posso dizer que minhas curvas não são mais as mesmas, vai fazer 10 anos que ando de moto, e essa forma de curvar certamente está entre as melhores coisas que aprendi(seguida da forma de frear, visão periférica aguçada e outras "malandragens" de trânsito)

e olhem que minha moto, uma Bros, não é moto de fazer curva em kkkkk essa técnica já me livrou de uma colisão,
que venha outros tópicos com belas dicas como esse!!

valeu! http://www.rceletrico.com.br/forum/images/smilies/drinks.gif

emerson merighi
17-04-13, 07:28
contra esteco e uma coisa basica e quem nao sabe usa-lo sequer poderia estar pilotando na rua...uma curva bem feita requer muito mais que so o contra esterco...tudo conta, desde a velocidade e posicao na entrada, como sera feito o tracado e a saida de curva..a desaceleracao que antecede e a aceleracao na saida conta muito.....junto com o contra esterco tem o posicionamento do corpo, a inclinacao e deslocamento do corpo e da cabeca, o apoio da parte interna da perna no tanque, posicao do joelho na parte interna da curva.... o acerto das suspensoes da moto de acordo com a distribuicao da massa do piloto e da moto, e muita coisa a ser analizada e o que pode ser a melhor solucao pra uns pode nao ser pra outros...e isso quando se trata de corridas...
em se tratando de pessoas normais, ou seja, todos nos que nao somos pilotos profissionais,.
o melhor piloto nas curvas e aquele que depois de saber tudo o que e necessario pra se realizar uma curva de alta performance, faz suas viagens realizando as curvas de forma conservadora.....ninguem tem necessidade de ganhar meio segundo numa curva durante uma viagem, por isso, a melhor curva do mundo e aquela que voce fez sem passar nenhum aperto, com toda a tranquilidade e prazer, seguindo sua viagem com seguranca e sem nunca se acidentar.



















lembrem - se, se sobrar numa curva a esquerda, geralmente vc vai pra uma cerca, pro meio do mato e e muito ruim, mas se sobrar numa curva pra direita vc passa pela contra mao antes de encontrar um guard rail,

augustothalison
17-04-13, 09:28
é nas curvas que se ve a habilidade de um piloto, na reta até minha vó de 80 anos vai de boa kkkkkkkkk

luladss
19-04-13, 21:47
tinha topico sim falando sobre contra-terço

http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/revista-scientific-american-leis-que-garantem-o-deslocamento-sobre-2-rodas-32410/

eu mato a cobra e mostrou meu pau

Sport 150
20-04-13, 19:38
Sim. Ultimamente costumo usar este tipo de técnica mas antes não tinha muito experiencia na Br em curva já passei apurado, uma vez quase perdi o controle da maquina aventureira, entrei na curva contudo e bem acentuada era, quando vi estava do lado oposto da rodovia, com isso vi uma camioneta na minha frente as uns 100 metros, juntei o freio dianteiro, e com a força de Deus trouxe para a pista de minha preferencia!!!! Mas agora é tudo de Maravilha, viajo sempre e rodo normalmente de 200km a mais sempre sem parar!!! Mas aprendi e hoje tenho um pouco mais de conhecimento e aperfeiçoamento, mas nunca estamos livres dos perigos!

- - - Updated - - -


Hahahahah! Fica espero hein Bruno... xD
Se tu não voltar mais já estamos todos cientes aki! (brinks)
kkkkkkkkkkkk Deus o Proteja!!!

Yann
21-04-13, 19:10
Olá pessoal, pode parecer estranho, mas resolvi criar um tópico ajudando o pessoal menos experiente, e quem sabe até mesmo alguns experientes. Recentemente meu amigo caiu por não saber fazer uma curva corretamente, ou melhor, para si, ele estava fazendo a curva certo. Não que eu seja uma espécie de perfeição em matéria de pilotagem, provavelmente tem coisas que eu não sei, mas essa que eu sei vou compartilhar com vocês, porque realmente quase ninguém sabe, garanto que quando eu explicar vai ter um monte de gente achando "estranho". Mas vamos lá.

O que eu tenho a dizer para vocês é que você acha que para entrar numa curva é só virar o guidão para o lado da curva e deitar a moto, esqueça tudo que você sabe... Você está fazendo errado!

Se você quer fazer uma boa curva, você deve girar o guidão para o lado de fora da curva, isto mesmo, se você vai entrar para a esquerda, você o vira pra direita. Isto é uma técnica chamada contra-terço. Quando você entra numa curva e mantêm o guidão a favor da curva que você está fazendo, você está brigando com a moto, porque no extinto dela de moto, ela quer levantar, e você está querendo que ela deite. E amigo, moto não gosta de ser contrariada, se você fizer isso e deitar bastante a chance de escorregar o pneu dianteiro e você ir para o chão é grande. Quando você gira o guidão para fora da curva, a moto se deita de automático, sendo assim é a moto que quer deitar, não é você que está obrigando. Sendo assim não tem nenhuma força querendo levantar ela e outra querendo baixar, fazendo assim uma curva sem riscos de derrapagem, exceto por fatores externos, areia na pista, pista molhada, pneus ruins enfim.

Pratiquem a técnica com moderação, quando eu falo em virar o guidão para fora da curva, eu não digo em virá-lo realmente, você vai aplicar uma força suave nele para fora da curva e já vai sentir de imediato a moto pedindo pra descer, o que ela pedir pra descer você desce, nunca tente controlar a descida dela "brigando" com ela como eu falei antes, se ela descer demais alivia a força contrária e ela subirá. Se você tentar levantar ela na marra a chance do pneu dianteiro sair da linha é a mesma de virar o guidão para dentro da curva.

Contra-terço é uma técnica usada a partir dos 40 Km/h, é a velocidade que a moto cria um efeito físico pelo movimento giratório das rodas. Enfim, não vou explicar a parte física porque o tópico já está enorme. Como podem ver, curva não é tão simples como vocês imaginavam, é por isso que dizem, o bom piloto a gente conhece nas curvas.


Muito bom o post Cláudio, realmente muita gente desconhece ou não acredita nisso, mas essa técnica nada mais é do que usar as leis da física a seu favor.

Há um documentário do History Channel, e nele há uma parte que explica bem isso.

Acho que todos deveriam assistir:


Documentário História da Motocicleta (History Channel) (4) - YouTube (http://youtu.be/QhipZpi5Ab0?t=7m51s)

Vicbrud
26-04-13, 12:16
Procure o filme "A twist of wrist - a bíblia da curva", tem 1 e 2.
Caras, realmente esse filme é magnífico!
ele mostra tudo, desde frenagem, redução, entrada e saída de curvas, posicionamento na moto, enfim, tudo!
Depois desse filme minha vida como motociclista mudou drásticamente.
Ontem comecei a ler esse tópico e fiquei ultra-animado com o contra esterço,
quando saí do trabalho fui testar essa manobra e foi tão impressionante o resultado que dava pra ver de costas o meu sorriso à cada curva!
Realmente impressionante, mas assisti hoje o filme, e deu vontade de ir pra BR. Hoje como estou de folga, logo após trocar o óleo da GSR e resolver uns probleminhas por aí, vô cair na estrada e testar à fundo essas técnicas citadas no filme.

Se eu não postar até amanhã já sabem né?
hehehehe!

chiccoli
26-04-13, 12:55
num achei nem o 1 nem o 2 pra baixar até hoje.., nem livro, nem filme.. =S

Strada Prata
26-04-13, 13:38
num achei nem o 1 nem o 2 pra baixar até hoje.., nem livro, nem filme.. =S

1º filme (eu acho, não baixei deste) clicou já baixa direto no navegador:

http://www.ssriders.com.br/arquivos/curvas.rar

Aqui está o link do 2º filme:

Twist.of.the.Wrist.II - Download, Play - 4shared (http://www.4shared.com/video/2EMmWCx7/TwistoftheWristII.html)

Legenda:

Twist.of.the.Wrist.II - Download - 4shared (http://www.4shared.com/office/cazBku5X/TwistoftheWristII.html)

Assistir online idioma inglês:

Watch Videos Online | A Twist of the Wrist 2 | Veoh.com (http://www.veoh.com/watch/v20959402FsQ2jz6A?h1=A+Twist+of+the+Wrist+2)

Livro traduzido PT-BR em PDF:

http://www.galeirosdosul.com.br/atwistofthewristumaenroladanocabo.pdf

Vicbrud
26-04-13, 18:27
Boa noite Amigos do PN!
Hoje enquanto fui resolver uns assuntos na cidade, aproveitei pra fazer umas curvinhas!
e estou realmente impressionado com o resultado em precisão e estabilidade que ganha-se ao assistir esse filme!
É realmente uma bíblia da curva!
Pena que na cidade não tem tantas curvas assim pra praticar, mas já tá valendo!
Vamo que vamo, praticando que se alcança a quase perfeição!

Carlos Henrique
26-04-13, 18:43
Boa noite Amigos do PN!
Hoje enquanto fui resolver uns assuntos na cidade, aproveitei pra fazer umas curvinhas!
e estou realmente impressionado com o resultado em precisão e estabilidade que ganha-se ao assistir esse filme!
É realmente uma bíblia da curva!
Pena que na cidade não tem tantas curvas assim pra praticar, mas já tá valendo!
Vamo que vamo, praticando que se alcança a quase perfeição!
Já vi esse filme também, muito legal mesmo!
Vai com cuidado rapaz, respeite sempre seu medo, não tente fazer tudo que fazem nesse filme, ele é feito por profissionais, tenha muito cuidado.. Abraços ;)

Vicbrud
26-04-13, 19:03
Já vi esse filme também, muito legal mesmo!
Vai com cuidado rapaz, respeite sempre seu medo, não tente fazer tudo que fazem nesse filme, ele é feito por profissionais, tenha muito cuidado.. Abraços ;)


Valeu pela preocupação Carlos!

mas o que eu quero é aprender a curvar bem, ter boas habilidades em cima de uma moto e talz...
porque todos os dias ando no mesmo ritmo, devagar e sempre, sempre com garupa, mas quando dá uma folga, só quero curtir o que a minha moto pode oferecer, sem exigir demais ou de menos!

Eduardok
27-04-13, 09:07
eu aprendi essa técnica aqui mesmo no PN ( em outro tópico..) heuahea, bem, faz um tempo ja e estou familiarizado com ela e é muito confortavel fazer uma curva na rodovia desse jeito..
falei pro meu pai e pra uns amigos 'motociclistas' e só riram de mim :)

sandro lara
01-05-13, 16:23
isso aqui é um baita contra-esterço hein .
Sem palavras. Tem que MANJAR MUUUUITO! :D Demais! | Facebook (http://www.facebook.com/photo.php?v=484862124896775&set=vb.208078645940110&type=2&theater)

baianomtx
01-05-13, 21:32
a cada tipo de moto esiste uma forma deferente de pilotar mais essa esplicação VIRA O GUIDÃO PARA O LADO CONTRARIO???

Acontece que essa técnica é muito mal explicada na teoria, a pessoa que nunca ouviu falar, pensa que você tem que virar o guidão pro lado contrário, quando na verdade não é bem assim, é basicamente dar um tapinha pro lado contrário que a moto vai pro lado certo, mas como eu disse, todos nós fazemos isso sem perceber.

so queria ver vc esplicando uma curva em motos custon

hehe