PDA

Ver Versão Completa : Moto com ABS obrigatório. Será que que agora vai?



Cyber
24-09-12, 11:34
http://www.motos-motor.com.br/wp-content/plugins/php-image-cache/image.php?path=/wp-content/uploads/2012/01/xre-300-disco-abs.jpg

No dia 12 desse mês, a Comissão de Infraestrutura do Senado Federal aprovou a obrigatoriedade do uso de freios ABS (http://www.noticiasautomotivas.com.br/moto-com-abs-obrigatorio-sera-que-vai-mesmo-virar-realidade/#) também para motos a partir de 2014.

A decisão inclui as motos no PLS 195/2012, que torna obrigatório o uso do dispositivo antitravamento das rodas (http://www.noticiasautomotivas.com.br/moto-com-abs-obrigatorio-sera-que-vai-mesmo-virar-realidade/#) em veículos automotores. Por se tratar de um veículo (http://www.noticiasautomotivas.com.br/moto-com-abs-obrigatorio-sera-que-vai-mesmo-virar-realidade/#) bastante difundido no país e com alto índice de acidentes registrados todos os anos, a motocicleta necessita tanto do freio ABS quanto os carros.

No entanto, apesar da decisão do Senado, será que realmente essa lei vai valer em nosso mercado? O baixo custo no setor de motos é muito mais difundido que entre os fabricantes deautomóveis (http://www.noticiasautomotivas.com.br/moto-com-abs-obrigatorio-sera-que-vai-mesmo-virar-realidade/#).



Hoje em dia, ainda existem motos bastante populares e com vendas expressivas sendo vendidas apenas com freios a tambor, item ineficiente em caso de emergência. A maioria dos fabricantes não investe em segurança para reduzir custos.

No caso de realmente serem obrigados a introduzir o equipamento, os fabricantes deverão subir os preços, mas o temor de queda nas vendas deve criar uma pressão para adiamento da introdução do ABS. Mesmo assim, com a demanda alta no Brasil, o custo tende a ser reduzido em pouco tempo. Vamos esperar para ver.


Fonte: noticiasautomotivas.com.br (http://www.noticiasautomotivas.com.br)

DOUGLAS 00
24-09-12, 11:36
Acho bem válido. Mas será que rola até 2014 ou via haver prorrogação do prazo?

Cachorro
24-09-12, 11:38
Agora vai...



















,... aumentar mais ainda os preços aishuhasuhasuhas

Abs,

mdorigon
24-09-12, 11:51
Bem, se aprovarem, duvido que as montadoras não vão espernear que nem loucas. Pq imagino que nas pequenas, se forem querer cobrar o mais do abs que se ve nas hondas, o pessoal vai chiar e muito. Ha tempo...a sundown vendia a max, a mais completinha, com um abs hidraulico...um amigo que tinha a moto disse que era bom e funcionava...sera que realmente é bom ? Pq se for viavel...olha ele ai na roda das pequenas com certeza.

- - - Updated - - -

Pra quem nunca viu...é algo como esse do link a seguir : http://www.motonline.com.br/comumente-encontramos-em-motocicletas-de-origem-chinesa-um-ate-entao/

chriskopsch
24-09-12, 11:51
Duvído que até 2014 isso role...

E as outras motos vão pra onde??

E em questão de preço, como vai ser??

Banduleiro
24-09-12, 12:07
Se obrigassem as montadoras a só colocar freio a disco, já seria um avanço.

pressao
24-09-12, 12:13
tomara que vire realidade, pq as motos sempre ficam em segundo plano.

Cláudio W.
24-09-12, 12:13
Não é por nada, mas eu não queria que o ABS fosse obrigatório, usasse quem quizer, eu julgo a ABS quase que inutil. É bom em super-esportivas, onde eles usam tecnologia de ponta e aí o ABS funciona satisfatoriamente. Agora imagina uma 125 da Honda com ABS, eles vão colocar a tecnologia mais barata do mundo nela, aí na hora de freiar tu tem a sensação que a moto está sem freio. E muitas vezes dependendo do terreno para bem depois que com freios manuais, por incrivel que pareça.

A CB 300 com ABS é um caso desses, o freio dela até assegura bem em asfalto, agora em uma estrada de chão, ou areia, ele não vale nada. Um bom piloto que tem uma boa experiência, mesmo no susto tem controle sobre a dosagem dos freios, se travo solta e enfim. Um novato realmente precisaria de um ABS porque numa situação de emergência, é mão apertando todo o dianteiro, e muitas vezes, chão. Por isso acho que ABS deveria ser opcional, compra quem ache necessário.

ThiBecker
24-09-12, 13:10
Não é por nada, mas eu não queria que o ABS fosse obrigatório, usasse quem quizer, eu julgo a ABS quase que inutil. É bom em super-esportivas, onde eles usam tecnologia de ponta e aí o ABS funciona satisfatoriamente. Agora imagina uma 125 da Honda com ABS, eles vão colocar a tecnologia mais barata do mundo nela, aí na hora de freiar tu tem a sensação que a moto está sem freio. E muitas vezes dependendo do terreno para bem depois que com freios manuais, por incrivel que pareça.

A CB 300 com ABS é um caso desses, o freio dela até assegura bem em asfalto, agora em uma estrada de chão, ou areia, ele não vale nada. Um bom piloto que tem uma boa experiência, mesmo no susto tem controle sobre a dosagem dos freios, se travo solta e enfim. Um novato realmente precisaria de um ABS porque numa situação de emergência, é mão apertando todo o dianteiro, e muitas vezes, chão. Por isso acho que ABS deveria ser opcional, compra quem ache necessário.

Véi, o ABS pode salvar a vida tiozão, quando um carro parar na sua frente de uma só vez e vc não conseguir parar, ae quem sabe pensará duas vezes em dizer isto. Eu acho que tem que ser obrigatório SIM, item essencial.

Bruno Rafael
24-09-12, 13:22
Acho que seria obrigado a sair de fabrica com ABS, as anteriores ficam como estão mesmo....

Seria ótimo se isso fosse obrigatório, diminuiria bastante os acidentes....

mdorigon
24-09-12, 13:29
Se obrigassem as montadoras a só colocar freio a disco, já seria um avanço.

Na verdade o que o Banduleiro falou seria o mais sensato a fazer em um primeiro momento. E pra complementar, o governo deveria melhorar a formação dos aspirantes a habilitação categoria A pra ensinar como usar o equipamento (veiculo) com mais segurança. Num outro patamar, seria legal que ele bancasse a reciclagem abordando a mesma coisa pra quem fosse renovar a habilitação. Abs poderai ainda sim ser opcional por algum tempo nas pequenas até que o preço de equipalas fosse barateado para não ter aumento de preços.

halvaro
24-09-12, 13:30
Não é por nada, mas eu não queria que o ABS fosse obrigatório, usasse quem quizer, eu julgo a ABS quase que inutil. É bom em super-esportivas, onde eles usam tecnologia de ponta e aí o ABS funciona satisfatoriamente. Agora imagina uma 125 da Honda com ABS, eles vão colocar a tecnologia mais barata do mundo nela, aí na hora de freiar tu tem a sensação que a moto está sem freio. E muitas vezes dependendo do terreno para bem depois que com freios manuais, por incrivel que pareça.

A CB 300 com ABS é um caso desses, o freio dela até assegura bem em asfalto, agora em uma estrada de chão, ou areia, ele não vale nada. Um bom piloto que tem uma boa experiência, mesmo no susto tem controle sobre a dosagem dos freios, se travo solta e enfim. Um novato realmente precisaria de um ABS porque numa situação de emergência, é mão apertando todo o dianteiro, e muitas vezes, chão. Por isso acho que ABS deveria ser opcional, compra quem ache necessário.

Fazer o que depois dessa

Eduardo Toda
24-09-12, 14:21
Lembro que os primeiros carros que saíram o sistema com ABS, a maioria reclamou porque não funcionava direito, o pedal ficava duro e fazia aquele barulho de tum tum tum, e não freava direito. O cara atolava o pé no freio e depois do tum tum tum, ele aliviava, pensando que tava com problema, e aí é lógico, que a distancia fica enorme comparado com o o do freio normal. É característica do ABS. . Eu acho que não existe isso ABS com tecnologia mais barata do mundo, não vai ter um chinelo havaiana grudado para ajudar a frear. Ou será que o ABS dos carros da JAC são piores que os da Fiat ou da GM....

fast1988
24-09-12, 14:39
Fazer o que depois dessa

vamos bater palmas pro rapaz!!!

Sou a favor do abs em primeiro plano, e sou a favor tbm da utilização obrigatoria de alguns equips de segurança!!!

Matheus!
24-09-12, 14:47
Não tem motivo para um ABS custar até 3mil reais como no caso da Honda. Isso é um abuso absoluto.

Até parece que o ABS é algo recém saído da Formula1 e que não é massissamente fabricado por diversas empresas ja faz anos.

Nem aumento de preço deveria existir nas motos devido o lucro de 100% que as montadoras tem com nossas pequenas.

romeo
24-09-12, 14:55
o abs é um artigo cada vez mais necessário, especialmente se considerarmos nosso trânsito caótico e a quantidade de motoristas e pilotos desqualificados por aí...

sem sombra de dúvidas, vai ajudar a previnir muitos acidentes ocasionados por imperícia, que podem acontecer até mesmo com pilotos muito experientes...

todavia, o que também deve ser pensado é o custo da implementação disso, uma vez que o consumidor não pode arcar com mais preços abusivos sobre os já abusivos preços que vemos no mercado!

é uma via de mão dupla, mas que abs é, indiscutivelmente, necessário... isso é sim...

halvaro
24-09-12, 15:04
Não tem motivo para um ABS custar até 3mil reais como no caso da Honda. Isso é um abuso absoluto.

Até parece que o ABS é algo recém saído da Formula1 e que não é massissamente fabricado por diversas empresas ja faz anos.

Nem aumento de preço deveria existir nas motos devido o lucro de 100% que as montadoras tem com nossas pequenas.

Quando se trata de um item exclusivo, como é o caso dessa Honda, que vende muito pouco com ABS, não se tem economia de escala e custa bem mais caro mesmo, fora que o fabricante tb se aproveita um pouco.
Agora, no momento que se tornar obrigatório, haverá produção em massa, economia de escala, daí sim vai baixar o preço
Mesma coisa com os Air Bag dos carros que agora se tornarão obrigatorios, não vão mais custar horrores como antes

FRANGOPUNK
24-09-12, 17:49
será otimo se essa lei for aprovada, tambem, com as motos chinesas no mercado, isso irá tambem tornar os preços das motos japonesas mais baixo, que com certeza a zr zongsheng, e outras marcas ja devem ter essas motos nas prenchetas...

Arthur®
24-09-12, 20:01
o abs é um artigo cada vez mais necessário, especialmente se considerarmos nosso trânsito caótico e a quantidade de motoristas e pilotos desqualificados por aí...

sem sombra de dúvidas, vai ajudar a previnir muitos acidentes ocasionados por imperícia, que podem acontecer até mesmo com pilotos muito experientes...

todavia, o que também deve ser pensado é o custo da implementação disso, uma vez que o consumidor não pode arcar com mais preços abusivos sobre os já abusivos preços que vemos no mercado!

é uma via de mão dupla, mas que abs é, indiscutivelmente, necessário... isso é sim...

Queria pensar assim, mas sei nao em....aqui no brasil as montadoras metem os preços no céu e a gente paga, com certeza se for obrgiatório o preço das motos vão subir...obviamente não vai ser 3 mil reais como no caso da CB 300 ou XRE mas deve aumentar sim...a gente vai chorar e vai pagar =/....tomara q eu esteja errado e vc certo, mas isso aí, só o tempo dirá=D

cleverson80
24-09-12, 20:04
Acho que o ABS é muito bem vindo sim, mas ando bem incrédulo com o Brasil.

XxUNOxX
24-09-12, 20:16
Acho que vão lançar alguma "pauta" sei la oque ....onde vai estar o seguinte:

"Obrigatório o ABS em motos acima de tantos cv ou de tantas cilindradas"...

Eu acho que ser obrigatório em TODAS as motos não é viável...mais que é bem vindo é sim com certeza!

Strada Prata
24-09-12, 20:24
Tecnologia em segurança é sempre bem-vinda. As pessoas compram capacetes de R$39,99 e se arrebentam no trânsito. Com isso dá-lhe gastos no SUS e o NOSSO DPVAT vai às alturas. Quem sabe se com a diminuição de acidentes que este equipamento vai proporcionar nós não tenhamos um recuo no valor do seguro...

Defeacer
24-09-12, 20:43
Se até hoje nem obrigaram produzir motos com freio a disco, duvido MUITO que façam isso com ABS. Querendo ou não, motociclista estatelado no chão gera renda pro governo.

sandro lara
24-09-12, 20:43
Enquanto não over mais rigor na lei seca , pode vir abs, usb,bsa , que a unica sigla que ainda iremos usar vai ser éssa (SUS) não adianta nada vc parar a tempo e quem vem atras com o fiofó cheio de pinga ou sei la o que e te matar , sei que é bom o tal abs mais acho que seria melhor leis pesadas , abraço a todos .

romeo
24-09-12, 21:01
Queria pensar assim, mas sei nao em....aqui no brasil as montadoras metem os preços no céu e a gente paga, com certeza se for obrgiatório o preço das motos vão subir...obviamente não vai ser 3 mil reais como no caso da CB 300 ou XRE mas deve aumentar sim...a gente vai chorar e vai pagar =/....tomara q eu esteja errado e vc certo, mas isso aí, só o tempo dirá=D

hummm... não se trata especificamente de certo ou errado... mas, sim, como afirmei, de que esse custo não recaia mais uma vez sobre o consumidor...
não sei se o preço será alto ou baixo, mas, o fato é que já pagamos demais.... seja honda, yamaha ou sei lá o que, são todas muito caras...

chiccoli
24-09-12, 22:33
vão inventar um freio a tambor "abs" logo logo, fika vendo.
acho NECESSÁRIO o freio a disco, por diversos motivos, quem saiu do tambor e foi pro disco sabe do que eu to falando. mas abs, prefiro como opcional, eu dou umas alicatadas nos freios que se fosse o abs ia passar reto pq o piso não da aderencia., eu ja deixo o pneu gritar, parando é o que importa, se for pro lado, dependendo da velocidade eu seguro a moto com a perna.

Darkknight
25-09-12, 08:18
Duvido muito...
No mínimo o valor sofreria um reajuste de 40%

halvaro
25-09-12, 08:37
Se até hoje nem obrigaram produzir motos com freio a disco, duvido MUITO que façam isso com ABS. Querendo ou não, motociclista estatelado no chão gera renda pro governo.

não entendi essa, motociclista estatelado no chão gera uma despesa fenomenal para o sistema de saúde

cabra de brasilia
25-09-12, 08:59
Trabalho em hospital público e também queria saber essa mágica de acidente de moto gerar renda pro governo.......


PS: pra cada motoquero que entra "estatelado" no hospital entra 1.000 com problemas de pressão arterial e diabetes.....esses dois fatos sim.....virararm uma calamidade pública.


Quanto ao fato de ABS nas motos é uma coisa muito louvável sim........mas na prática infelizmente não passa de mais um projeto tosco que tem como única finalidade trancar a pauta do congresso e obrigar ao governo a "negociar" com o dono do projeto para que ele o retire da pauta e com isso os projetos de interesse do governo tramitem......

Cachorro
25-09-12, 09:13
Se até hoje nem obrigaram produzir motos com freio a disco, duvido MUITO que façam isso com ABS. Querendo ou não, motociclista estatelado no chão gera renda pro governo.

auhsuahsusah

Conta uma de papagaio agora!

Abs,

ThiBecker
25-09-12, 10:12
Bom, cada um tem uma opinião, mas eu acredito que um opcional a mais de segurança não faz mal a ninguém. O fato é que realmente vai ser bem difícil disso acontecer.

halvaro
25-09-12, 11:07
auhsuahsusah

Conta uma de papagaio agora!

Abs,

Eu gosto mais de umas de gaúcho, kakakakak

Cachorro
25-09-12, 11:50
Mas não existe piada de gaúcho....





















...é tudo verdade!!!

uahsuahsuashusa

Abs,

- - - Updated - - -


Eu gosto mais de umas de gaúcho, kakakakak

Três argentinos e um gaúcho, mateando e fumando :


1º argentino: - Eu tenho muito dinheiro...

Vou comprar o Citibank!


2º argentino: - Eu sou muito rico...

Comprarei a General Motors!


3º argentino:

- Eu sou um magnata...

Vou comprar a Microsoft!



E os três ficam esperando o que o gaúcho vai falar.



O gaúcho dá mais uma tragada, ajeita a bomba do mate na cuia do

chimarrão... toma um golito... faz uma pausa... e diz:




- Não vendo

Abs,

madnando1
25-09-12, 12:18
Bom, como experimentei as motos com freio ABS, posso dizer que sim, esse item deveria ser obrigatório em todas as motos de qualquer CC.

95% dos motociclistas não sabem usar o freio adequadamente. Ainda existe muita resistencia em usar o freio dianteiro, pois muitos ainda acham que vão "capotar" com a moto. Acontece sim, mas em frenagem extrema, em situações extremas, mas não tanto quanto alguns pensam...

Vejam a Lead. Ninguem lembra que ela vem com C-ABS de série. É uma moto 110 CC.Para iniciantes, é disparada a mais segura!

A Max tinha um ABS mecanico que atuava muito bem e não tinha essa de aumentar espaço de frenagem, falhar na terra e bla´bla´bla. O ABS só entra em ação em caso extremo. No dia a dia nunca percebi sua atuação, mas nas vezes que precisei frear com força, ele atuou perfeitamente. Era o melhor da moto, senão a única coisa boa nela...

A CB300 é outro mundo com o C-ABS. A frenagem conjunta é deliciosa e muda totalmente o comportamento da moto. Todas deveriam ter esse conjunto, e se tiver que cobrar a mais por isso, que seja cobrado, pois a vida não tem preço, e certamente, ajudaria muita gente a se safar de problemas no transito.

Que a ideia funcione, pois é muito boa.

cabra de brasilia
25-09-12, 12:27
Lead não tem "C-ABS".......somente o sistema de frenagem combinada sem o ABS em sim.