PDA

Ver Versão Completa : Limalha no óleo do motor



Diey
24-09-12, 16:58
Galera, nesse fim de semana fui trocar o óleo da minha moto.
Derramei o oleo velho em uma garrafa PET que uso pra isso.
Quando fui passar o oleo para um outro recipiente, percebi que no fundo do PET haviam pequenas limalhas (pedaços) de aço e um pequeno pedaço de junta (aquelas de papel).

Estou muito preocupado. O que será que está acontecendo? Meu motor está condenado?
Seria desgaste natural?
Minha moto é uma Factor 2009 e esta com 26000 km.

Abraços a todos da naçao PN.

Cachorro
24-09-12, 17:07
Teu motor não está condenado, apenas está se desgastando assim como qualquer equipamento mecânico que sofre atrito.

Relaxa, cuida o nível do óleo e troca na frequência correta que terá moto pra muito tempo ainda.

Ou compra um motor novo... afinal, tem gente que troca toda a relação só pra não tirar 2 elos da corrente uahsuahs

Abs,

Diogo-RJ
24-09-12, 17:18
Teu motor não está condenado, apenas está se desgastando assim como qualquer equipamento mecânico que sofre atrito.

Relaxa, cuida o nível do óleo e troca na frequência correta que terá moto pra muito tempo ainda.

Ou compra um motor novo... afinal, tem gente que troca toda a relação só pra não tirar 2 elos da corrente uahsuahs

Abs,

eu troco sempre o kit relacao qnd chega no final....nao tiro elo da corrente. xD

- - - Updated - - -


Galera, nesse fim de semana fui trocar o óleo da minha moto.
Derramei o oleo velho em uma garrafa PET que uso pra isso.
Quando fui passar o oleo para um outro recipiente, percebi que no fundo do PET haviam pequenas limalhas (pedaços) de aço e um pequeno pedaço de junta (aquelas de papel).

Estou muito preocupado. O que será que está acontecendo? Meu motor está condenado?
Seria desgaste natural?
Minha moto é uma Factor 2009 e esta com 26000 km.

Abraços a todos da naçao PN.

como o amigo acima disse, troque sempre o oleo junto com o filtro de oleo (super barato).

Cachorro
24-09-12, 17:20
eu troco sempre o kit relacao qnd chega no final....nao tiro elo da corrente. xD

Nem sempre é necessário, mas o vendedor fica contente!


como o amigo acima disse, troque sempre o oleo junto com o filtro de oleo (super barato).

YBR não tem filtro de óleo.

Abs,

Carleetos
24-09-12, 17:21
Teu motor não está condenado, apenas está se desgastando assim como qualquer equipamento mecânico que sofre atrito.

Relaxa, cuida o nível do óleo e troca na frequência correta que terá moto pra muito tempo ainda.

Ou compra um motor novo... afinal, tem gente que troca toda a relação só pra não tirar 2 elos da corrente uahsuahs

Abs,

Legal é quando o cara tira dois elos da corrente pra não trocar a relação, depois de 100km quebra dois dentes do pinhão.. Aí é uma beleza.

sandro lara
24-09-12, 17:23
puts vai começar outra ruela ,vamos la colocar pilha rsrs ; se fosse uma "shineray" ou afins ja estariam dizendo é a moto que não presta e o diabo maaaais como ai tem nome ai é só desgaste mesmo kkk.

Bruno Rafael
24-09-12, 17:31
Acontece....
melhor sair oleo com pedaço do motor, do que não sair nada...


Eu queria rancar uns elos da minha corrente, mas não achoa emenda :@
não creio que a corrente da bros seja com retentor...

fast1988
24-09-12, 18:22
Se ta saindo pedaços do moto é normal, esquisito é se tivesse saindo uns leds do painel, pedaços da placa, a lanterna de freio...

to zuando, brother, eu particularmente nunca vi isso da minha que ja passou dos 50mil, poxa, sair pedacos de ferro quer dizer que algo esta se desmanchando ai dentro, toma cuidado brother!

Abraços...

Cachorro
25-09-12, 08:30
Legal é quando o cara tira dois elos da corrente pra não trocar a relação, depois de 100km quebra dois dentes do pinhão.. Aí é uma beleza.

Uma coisa não tem nada a ver com a outra!

Se o pinhão já tá ruim não é tirando elos da corrente que vai melhorar, né parceiro!


puts vai começar outra ruela ,vamos la colocar pilha rsrs ; se fosse uma "shineray" ou afins ja estariam dizendo é a moto que não presta e o diabo maaaais como ai tem nome ai é só desgaste mesmo kkk.

Todo motor está sujeito à desgastes... uns mais, outros menos.

Abs,

Carleetos
25-09-12, 10:03
Uma coisa não tem nada a ver com a outra!

Se o pinhão já tá ruim não é tirando elos da corrente que vai melhorar, né parceiro!


Claro que não brodão, mas geralmente o conjunto desgasta por igual, se for o caso do cara lá, se estiver com os dentes já finos ou tortos ou a corrente estiver com a regulagem no limite, é melhor trocar logo o conjunto. É o que a maioria dos mecânicos, manuais, revistas e tudo recomendam.

Enfim, tirar elos da corrente também é uma alternativa. Quem vai julgar o que é melhor pro caso dele é ele mesmo.

Se fosse comigo hoje, por exemplo (a relação tá com mais de 20000km) eu trocaria toda, pois os dentes estão ficando finos.

Cabeça de gelo gaúcho.

DOUGLAS 00
25-09-12, 11:18
Desde que não seja algo assim que esteja saindo:

http://imageshack.us/a/img11/3238/img1840jr.jpg


Já passei por algo assim:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/farelo-metalico-saindo-no-oleo-36224/index4.html

Guilherme Rabelo
25-09-12, 11:26
minha moto soltou limalhas junto com oleo quando quebrou a engrenagem do comando, só que ficou preso naquela telinha que tem no bujao de oleo. troquei a engrenagem e o oleo agora na proxima troca que vou saber se vai sair mais alguma coisa

sandro lara
25-09-12, 11:31
Desde que não seja algo assim que esteja saindo:

http://imageshack.us/a/img11/3238/img1840jr.jpg


Já passei por algo assim:

http://www.pequenasnotaveis.com.br/area-de-debate-7/farelo-metalico-saindo-no-oleo-36224/index4.html
ou assim

http://i1081.photobucket.com/albums/j350/sandro_lara/hhhh.jpg
esta tudo certo kkk.

madnando1
25-09-12, 12:23
Economia meio porca essa de retirar elos da corrente heim... justo as tais honda que é tão baratinho o conjunto. Aqui perto de casa é 25 reais relação de titan trocada... É muita avareza.

Eu já troco é logo tudo, coroa, corrente, pinhão, e as buxas da coroa. São 100 conto bem empregado.

Cachorro
25-09-12, 12:49
Economia meio porca essa de retirar elos da corrente heim... justo as tais honda que é tão baratinho o conjunto. Aqui perto de casa é 25 reais relação de titan trocada... É muita avareza.

Pois eu já prefiro tirar 1 ou 2 elos da corrente original do que botar um kit de 25 pilas!

Imagina a qualidade disse aí, nem VAZ é tão barato!

Abs,

DOUGLAS 00
25-09-12, 13:54
Olha que usei um desses baratos, ano passado. Durou um ano bem certinho. Depois começou a ficar meio perigoso e coloquei um Top mesmo.

madnando1
25-09-12, 15:50
Pois eu já prefiro tirar 1 ou 2 elos da corrente original do que botar um kit de 25 pilas!

Imagina a qualidade disse aí, nem VAZ é tão barato!

Abs,

Pra mim os dois modos estão incorretos. O que tem de corrente jogada na marginal estourada por conta dessa "gambitech"...

Mas enfim, cada um economiza onde acha que é válido. Eu não economizo com isso. Pago 56 numa relação de Apache, 20 das buchas da coroa e 30 de maõ de obra pra trocar. Tudo original, tudo tinindo, novinho. Titan é mais barato, com 50 troca o kit todo creio eu.

É meio como embreagem de carro, tem cara que fica procurando regulagem até dizer chega, sobrecarrega todo o sistema do carro e no final a manutenção é pior...

Cachorro
25-09-12, 15:58
Pra mim os dois modos estão incorretos. O que tem de corrente jogada na marginal estourada por conta dessa "gambitech"...


Olha que eu já rodei muito esse Brasilzão todo e se tem uma coisa que eu nunca vi jogado na estrada é corrente de moto.

Alías, a única vez que vi foi da minha moto quando arrebentou voltando do Mato Grosso pro RS.

Abs,

madnando1
25-09-12, 16:14
Quem for de SP pode endossar o que postei. Estoura sim, e muito se dá por encurtar a corrente por causa da folga. Não acho uma economia válida. Mas muita gente faz pra economizar algum trocado (poucos aliás), arriscando perder no meio do caminho. Mas vai de cada um. Eu sou CONTRA.

Cachorro
25-09-12, 16:31
Quem for de SP pode endossar o que postei. Estoura sim, e muito se dá por encurtar a corrente por causa da folga. Não acho uma economia válida. Mas muita gente faz pra economizar algum trocado (poucos aliás), arriscando perder no meio do caminho. Mas vai de cada um. Eu sou CONTRA.

Não faz sentido!

Tudo que é moto, especialmente as pequenas, roda com corrente com emenda numa boa independente de quantos elos tenha.

1 ou 2 a menos não faz a menor diferença, pois a emenda continua sendo uma só.

Outra coisa: tem gente que compra corrente sem emenda, daí pra colocar tem que desmontar a balança da moto fora. Só que leva num mecânico esperto, o que ele faz? Corta a corrente e põe uma emenda! Serviço que era pra levar 2 horas ele faz em 15 minutos.

Ah, e já rodei bastante aí pelas marginais... nunca vi corrente na beira da estrada.

Pneu estourado de caminhão já vi muitos, corrente de motos nunca.

Abs,

DOUGLAS 00
25-09-12, 16:43
Quem for de SP pode endossar o que postei. Estoura sim, e muito se dá por encurtar a corrente por causa da folga. Não acho uma economia válida. Mas muita gente faz pra economizar algum trocado (poucos aliás), arriscando perder no meio do caminho. Mas vai de cada um. Eu sou CONTRA.

Creio que se refere a tirar elo de transmissão velha pra anda mais um pouco... ai é roubada, pois a corrente chegou no fim da vida util.

Creio que o Dog esteja se referindo a tirar elo de corrente nova: Isso é comum, pois as vezes vem com uma "sobra".

madnando1
25-09-12, 17:38
corrente nova tudo bem... mas um conjunto desgastado? Acho podrera isso, mas cada um faz o que quer. Eu não faço. Ponto.

DOUGLAS 00
25-09-12, 17:40
corrente nova tudo bem... mas um conjunto desgastado? Acho podrera isso, mas cada um faz o que quer. Eu não faço. Ponto.

É que na nova, não é um elo que fará diferença, pois elas vem com emendas, e só se danifica o elo que é arrancado fora. Claro que numa "lacrada" não dá.

sergipe
25-09-12, 21:15
e o cárter da moto do cara vomitando óleo com pedaço de motor?

chiccoli
25-09-12, 21:28
uma vez foi os dentes da minha 3ª que saiu.., em 5 trocas de oleo não tinha mais engrenagem =D

magrao tk
25-09-12, 21:37
Cara, que exageros! Das 2 partes!

A hora que eu tirar o elo da corrente da minha vou tirar umas fotos em altíssima definição de todos os dentes da coroa de do pinhão.

Relação nova é igual motor novo! Tem de assentar as peças, tem rebarbas... até tudo se acomodar a corrente cede nos primeiros 1000km. Ou vão dizer que quando é nova voces não tem de regular folga mais seguidamente?

Se o ajuste da balança chegou no fim não significa que já era a relação. Eu sempre aprendi a ver desgaste pelo estado dos dentes, não pela posição do ajuste na balança. Então quando chegar no fim deem uma analisada nos dentes da coroa. Da minha ao menos sempre tirei 1 elo e essas peças estavam ainda com muito tempo de vida e corrente casando perfeitamente nos dentes!

Agora... tirar 2 elos, ou tirar 1 elo e depois que chegar ao fim do ajuste tirar mais um??? Tá doido! Aí o conjunto todo já tá na unha!

Outra coisa que falei no outro tópico lá... deixar a relação froxa a ponto de escapar a corrente... se ela escapou? pode comprar outra! Quando escapa dá trancos em alguns elos, e pra fazer voltar pro lugar alem de forçar ela vai se entortar toda. Bem arriscado. Troco um elo, mas se cair da coroa já não uso mais.

cabra de brasilia
25-09-12, 21:40
Estava lendo o manual da Honda NC 700X

Troca de óleo do motor é a cada 12.000 km.....e é esse mesmo novo óleo da CG, CB 30R, etc etc.....

Vela de ignição a cada 48.000 km......

chiccoli
25-09-12, 21:49
troca de oleo de ano em ano.., vela de 4 em 4 anos pra mim então.. =S

pressao
25-09-12, 22:27
sobre os pedaços de limalha que esta saindo do seu motor amigo, se fosse em 1 moto zera isso e ate normal pq as engrenagens estao se encaixando mais como sua moto esta 1 pouco ``rodada´´ teria que pegar oq saiu no oleo e levar em 1 mecanico de confiança e ele te falar a opniao dele.

DOUGLAS 00
25-09-12, 22:35
Estava lendo o manual da Honda NC 700X

Troca de óleo do motor é a cada 12.000 km.....e é esse mesmo novo óleo da CG, CB 30R, etc etc.....

Vela de ignição a cada 48.000 km......

Montei numa... a moto parece ser muuiittto leve, mesmo tendo 200 e la vai bico de quilos... ótimo porte. Pena que custa 30 mil aqui.

Cachorro
25-09-12, 23:07
Montei numa... a moto parece ser muuiittto leve, mesmo tendo 200 e la vai bico de quilos... ótimo porte. Pena que custa 30 mil aqui.

Já andei numa.

Voltinha curta, uns 2kms só, mas é bem gostosinha de pilotar e nitidamente se sente o baixo CG principalmente nas curvas.

Meu colega (dono da moto) dise que a pior média dela até agora foi tocando 160/170km/h direto nas retas do sul do Estado: 24km/l.

Andando tranquilo sempre acima de 28km/l.

Apenas p/ informação, acreditem se quiserem. Não vou discutir pois esse assunto já rendeu bastante.

Abs,

Diey
26-09-12, 12:54
Sobre a limalha, estou com um pouco de medo de ser um problema mais grave na motoca.
Essa semana nao terei tempo de levar num mecanico.
Douglas, a limalha é bem fininha, parece cavaco de usinagem, não sao pedaços grandes como o que voce postou.

sergipe
26-09-12, 16:06
pela quilometragem, será que é a embreagem desgastando?

Diey
26-09-12, 23:52
Creio que não pq o que saiu era metálico mesmo, não parecia ser pedaço dos discos da embreagem.
To com a suspeita de que seja eixo comando, o que vcs acham?

Zanca
27-09-12, 07:49
Kra assim não da para ter uma ideia só abrindo e ver se acha alguma coisa desgastada ou aguardar algum barulho suspeito, isso pode ate ser desgaste natural de alguma peça que estava acima da medida a chegou na marra na medida correta, acho eu

dbastos
27-09-12, 17:51
Será que antes dessa troca, não apertou muito o bujão do cárter? Da vez que vi sair limalha foi quando apertaram demais e ate espanou ele, ai quando desceu o óleo veio algumas limalhas junto.

DOUGLAS 00
27-09-12, 18:14
Já andei numa.

Voltinha curta, uns 2kms só, mas é bem gostosinha de pilotar e nitidamente se sente o baixo CG principalmente nas curvas.

Meu colega (dono da moto) dise que a pior média dela até agora foi tocando 160/170km/h direto nas retas do sul do Estado: 24km/l.

Andando tranquilo sempre acima de 28km/l.

Apenas p/ informação, acreditem se quiserem. Não vou discutir pois esse assunto já rendeu bastante.

Abs,

Se essa moto tiver um custo de manutenção razoável (creio que seja bem simples em termos de manutenção e revisões) e preços de pneus pagáveis, de fato poderia por aquela ideia de ter duas motos praticamente abaixo.

Se viesse a Naked então...

cabra de brasilia
27-09-12, 18:57
Se essa moto tiver um custo de manutenção razoável (creio que seja bem simples em termos de manutenção e revisões) e preços de pneus pagáveis, de fato poderia por aquela ideia de ter duas motos praticamente abaixo.

Se viesse a Naked então...

Mas vai lançar a NC 700S...street mas com as messas soluções da X.....porta capacete sobre o banco, etc etc

Agora uma coisa óbvia que eu já tinha pensado: Pra que comprar uma Transalp sendo que a NC 700X é do mesmo etilo, mesmo preço e mais moderna em termos de design...principalmente pelo utilíssimo porta capacete?

Não deu outra! vendo os dados de venda a NC 700X está vendendo muuuuuuuuuuuuuuito bem e as vendas da Transalp lá no fundo do poço.

DOUGLAS 00
27-09-12, 19:03
Querendo ou não é o fim de vida da Transalp. Não deve dura muito em linha.a

jatobá
27-09-12, 19:17
Olha que eu já rodei muito esse Brasilzão todo e se tem uma coisa que eu nunca vi jogado na estrada é corrente de moto.

Alías, a única vez que vi foi da minha moto quando arrebentou voltando do Mato Grosso pro RS.

Abs,

Deve ter arrebentado porque tu tirou um ou dois elos da corrente! kkkkkkk

- - - Updated - - -


Será que antes dessa troca, não apertou muito o bujão do cárter? Da vez que vi sair limalha foi quando apertaram demais e ate espanou ele, ai quando desceu o óleo veio algumas limalhas junto.
Também já aconteceu comigo.

Stone
27-09-12, 19:30
Mas oque tem a ver a corrente da moto com limalhas no óleo???
Se fosse dar uma geral nesse tópico não sobraria nem meia página...


Ao dono do tópico...

Você ainda tem esse litrão com o óleo velho dentro? Se tiver penera esse óleo aí e coloca umas fotos pra vermos. As vezes dá de saber da onde que são essas limalhas...

Cachorro
27-09-12, 22:35
Deve ter arrebentado porque tu tirou um ou dois elos da corrente! kkkkkkk

Cara, na boa... me diz uma coisa: tu sabe tirar 1 elo duma corrente???

Se tu não sabe, te informo que tu acabou de escrever uma grande besteira.

Se tu sabe, bem... escreveu uma grande besteira do mesmo jeito.

Abs,

Diey
27-09-12, 22:47
Ao dono do tópico...

Você ainda tem esse litrão com o óleo velho dentro? Se tiver penera esse óleo aí e coloca umas fotos pra vermos. As vezes dá de saber da onde que são essas limalhas...

Tenho sim, Stone. Amanha posto as fotos para a galera conferir.

jatobá
30-09-12, 10:55
Cara, na boa... me diz uma coisa: tu sabe tirar 1 elo duma corrente???

Se tu não sabe, te informo que tu acabou de escrever uma grande besteira.

Se tu sabe, bem... escreveu uma grande besteira do mesmo jeito.

Abs,

Não esquenta parceiro, foi só uma brincadeira, não deu pra deixar passar, kkk. Eu sei que não tem nada a ver.

Diey
30-09-12, 23:00
Então, parceiros aqui estão as fotos da limalha metálica que saiu do meu motor:

http://imageshack.us/a/img207/864/limalha3.jpg

Esse pedaço preto à direita é um pedaço de junta... :\

http://imageshack.us/a/img440/1193/limalha4.jpg

http://imageshack.us/a/img197/766/limalha2.jpg

http://imageshack.us/a/img651/3003/limalha1.jpg

Então, amigos, o caso é muito grave?

chiccoli
01-10-12, 01:14
uai.., ta parecendo quando solta metal de cambio retificado..,
apesar que a unica peça que da pancada que pode fazer isso é o cambio msm..,
a minha ta com um barulhinho meio chato.., vai saber se num é isso tbm.. =S

sergipe
01-10-12, 07:09
só pra ajudar quem vai saber identificar, é aluminio ou aço essea pedaços?(aproxime um imã pra saber se é ferroso ou não não-ferroso)

valeu!



Então, parceiros aqui estão as fotos da limalha metálica que saiu do meu motor:

http://imageshack.us/a/img207/864/limalha3.jpg

Esse pedaço preto à direita é um pedaço de junta... :\

http://imageshack.us/a/img440/1193/limalha4.jpg

http://imageshack.us/a/img197/766/limalha2.jpg

http://imageshack.us/a/img651/3003/limalha1.jpg

Então, amigos, o caso é muito grave?

jatobá
01-10-12, 19:26
Cara isso parece cavaco de usinagem!
Da uma olhada no bujão que veda a drenagem do óleo, embaixo da moto, pode ser que a rosca espanou, e cortaram uma rosca maior, para botar outro parafuso. Isso tá parecendo alumínio, o pedaço maior de cavaco, parece um filete de rosca.
Eu mesmo já fiz isso em uma biz, e coloquei uma junta de borracha para vedar melhor, fiz com parafuso m14 comum mesmo, se for isso não é muito problema, agora se não for,
não imagino o que seja.

Stone
01-10-12, 21:08
Também imagino que tenha sido feito alguma rosca no motor pra sair esses cavacos.
Ao menos pedaços de engrenagem e rolamentos não é hehehe

magrao tk
01-10-12, 22:45
O jeito é drenar o óleo, limpar bem tudo, principalmente se tiver telinha ou filtro de óleo. Põe um óleo mais barato só pra rodar um pouco e desce ele pra ver se vai continuar saindo cavaco depois de tudo limpo.

Cachorro
01-10-12, 23:44
Uma vez numa oficina pé-de-porco daqui da cidade vi um cara trocando o óleo duma Biz.

Quando ele foi colocar o bujão viu que a rosca tava espanada, pegou um parafuso maior e fez entrar lá.

Coitado do dono... não tava lá pra ver o estrago.

Um dos carros daqui da empresa foi pra revisão na concessionária, dentre as coisas feitas foram trocadas as velas.

Menos de 2 semanas depois uma das velas "pulou" fora, ficou presa pelo cabo.

Conclusão: a vela entrou atravessada e o peão da concessionária forçou, danificando a rosca.

Imagina o que caiu de sujeira na cabeça do pistão!

Abs,

felipe250
02-10-12, 00:04
Cara, como o pressao falou, se fosse uma moto zero km tudo bem sair alguma limalha, agora a tua moto com essa quilometragem é meio estranho, tu notou algum tipo de ruído diferente no motor? desempenho alterado? eu já tentei várias vezes reparar na minha moto quando troco o óleo se tem limalhas, mas nada perceptível ao olho nú.
cuida do nível, cuida os barulhos, qualquer coisa, manda fazer uma revisãozinha para garantir..
abraçoo

magrao tk
02-10-12, 00:43
Uma vez numa oficina pé-de-porco daqui da cidade vi um cara trocando o óleo duma Biz.

Quando ele foi colocar o bujão viu que a rosca tava espanada, pegou um parafuso maior e fez entrar lá.

Coitado do dono... não tava lá pra ver o estrago.

Um dos carros daqui da empresa foi pra revisão na concessionária, dentre as coisas feitas foram trocadas as velas.

Menos de 2 semanas depois uma das velas "pulou" fora, ficou presa pelo cabo.

Conclusão: a vela entrou atravessada e o peão da concessionária forçou, danificando a rosca.

Imagina o que caiu de sujeira na cabeça do pistão!

Abs,

http://1.bp.blogspot.com/-BO7zv8r-yns/T-EIRvdGVUI/AAAAAAAAAB4/5M9E-4lySlU/s1600/butia.jpg

chiccoli
02-10-12, 01:18
o meu só saiu até a 3ª troca de oleo, e da 2ª pra 3ª eu cheguei o aço.., imagina a situação kkk, parecia que tinha gordura, sei la.., fiko mó bunitim kkkk
essa agora que eu estralei até o talo no começo imagino que vai sair tbm..

jatobá
02-10-12, 12:47
Uma vez numa oficina pé-de-porco daqui da cidade vi um cara trocando o óleo duma Biz.

Quando ele foi colocar o bujão viu que a rosca tava espanada, pegou um parafuso maior e fez entrar lá.



Abs,

No meu caso eu refurei e cortei rosca novamente com o passo e diâmetro conforme o parafuso.