PDA

Ver Versão Completa : Bengalas duras



alexbrother
27-09-12, 08:20
Bom dia Galera.

Tenho uma factor 09, as bengalas estão com 150ml de óleo trocadas a 2 meses, mas estão muito duras, dá pra sentir as pancadas secas no guidão vez ou outra tenho q apertar a caixa de direção porque folga. Já desmontei as benditas umas 5x. Sei que a quantidade original de fábrica é 154,5ml. Depois de rodar +ou- um mês com oleo novo ela volta a endurecer. ( 55 mil rodados ). Já troquei tbem as molas de retorno( pus as da 150 ).
Alguem sabe me dizer se eu colocar menos oleo (110 ou 120ml) ou um óleo + fino será q fica boa?

Bruno Rafael
27-09-12, 08:34
Eu acho que o oleo que vc está colocando não é o especificado, deve ser um com a viscosidade menor.

Cachorro
27-09-12, 09:00
Bengala ter que ser dura.

Se for mole o véinho cai!

auhsuahsa

Brincadeiras à parte, leva a moto em outra oficina e pede uma geral na suspensão.

Abs,

magrao tk
27-09-12, 09:14
Po, e isso justo na Factor? Suspensão da Yamaha é muito boa! Tem coisa errada. Óleo certo e na medida certa, não tem mistério. Tem de ver no manual de serviço dela, tem todos os detalhes.

Não andou batendo de frente com ela? Bengala torta as vezes força uma contra a outra se for muito desalinhado, aí endurece mesmo.

Guilherme Rabelo
27-09-12, 10:33
primeiro de tudo qual o oleo vc esta usando na suspensao???

Carleetos
27-09-12, 10:36
A minha uma vez ficou assim porque estava com excesso de óleo, mas você disse que a sua está com cerca de 5ml a menos..

Como a galera disse, vê se o óleo é o indicado, se for manda numa oficina boa pra dar uma revisada na suspensão.

alexbrother
27-09-12, 11:38
primeiro de tudo qual o oleo vc esta usando na suspensao???
Cara tô usando o 10W

- - - Updated - - -



Não andou batendo de frente com ela? Bengala torta as vezes força uma contra a outra se for muito desalinhado, aí endurece mesmo.[/QUOTE]
Graças a Deus nunca cai nem bati de frente. Não tem empenos no cilindro nem ferrugem, o camêlo é bem conservado. Toda vez que troco o oleo não demora muito e fica dura novamente.

- - - Updated - - -

Já desmontei varias vezes. mas a danada não fica macia. só com pancadas secas

chriskopsch
27-09-12, 12:04
Vai 150ml de óleo??

Acho que vai menos ein...

ThiBecker
27-09-12, 12:41
Vivo o mesmo dilema com a minha GSR, bate fácil a suspensão dianteira, cada barulho q dá até medo.

pressao
27-09-12, 12:48
talvez pode ser as molas que vc trocou as da 150.

irai
27-09-12, 13:11
Penso que uma boa tentativa seria usar um óleo menos viscoso, tenta o 5W ou óleo para transmissão automatica. Na Intruder eu usava óleo de transmissão automatica, e tinha resultados bem bons, eu costumava trocar o óleo das bengalas a cada 10.000Km mais ou menos, o manual remomendava 8.000km.

Bruno Rafael
27-09-12, 14:28
a minha tah com 20 mil e ainda não troquei o oleo x.x

alexbrother
27-09-12, 14:57
Acho q não, porque com a original era a mesma coisa. Tô achando q é mola cansada.

- - - Updated - - -

Vou fazer + essa tentativa. Fica macia mesmo? VC colocava o nivel correto de oleo recomendado pela fabrica ou menos ml ?

- - - Updated - - -

Vou colocar o 5w pra ver se melhora

- - - Updated - - -

Tô sem querer trocar as bengalas completas porque quando desmonto não vejo nada de anormal a não ser q as molas tenham posição correta pra serem colocadas no copo, porque tem um lado que ela é mais fechada que o outro.

Guilherme Rabelo
27-09-12, 16:22
todas aquelas peças tem posiçao de montagem ate a mola tem posiçao sera que vc nao inverteu nada nao??

Stone
27-09-12, 19:33
Compra um litro de óleo ATF, esse é o recomendado para suspas

magrao tk
27-09-12, 21:41
Que achei estranho é que nas minhas acontece o contrário... depois de óleo trocado e novinho a suspensão fica mais durinha, firme, uma beleza de andar! Com o tempo a suspensão começa a ficar muito solta, vibra mais painel e outros detalhes nas ruas esburacadas. Troco o óleo denovo e volta a ficar boa. Acho que aí é normal...
Uso o óleo ATF que o Stone falou.

irai
27-09-12, 22:37
Vou fazer + essa tentativa. Fica macia mesmo? VC colocava o nivel correto de oleo recomendado pela fabrica ou menos ml ?

- - - Updated - - -

Vou colocar o 5w pra ver se melhora

- - - Updated - - -

Tô sem querer trocar as bengalas completas porque quando desmonto não vejo nada de anormal a não ser q as molas tenham posição correta pra serem colocadas no copo, porque tem um lado que ela é mais fechada que o outro.

As molas tem posição correta de montagem sim, isso que dá a progressividade ao amortecimento. Eu só não sei te dizer qual a forma correta de montar.

Quanto ao nível do óleo, eu nem sei quanto ia na Intruder, nunca perguntei pro mecânico se ele colocava a quantidade indicada no manual, menos ou mais, mas usava óleo de transmissão automática, e ficava 10.


Quero ver se daqui um tempo eu dou uma revisada na suspensão dianteira da GSR, a minha está dando fim de curso muito facilmente, isso parece ser uma característica da GSR. Não sei se ela é muito macia ou muito curta, mas o fato é que encomoda em pavimentos mais irregulares.

chiccoli
27-09-12, 22:55
a minha dianteira eu acho um pouco mole.., ja me falaram pra colocar oleo de motor, num sei qts ml e mais, coragem pra abrir.., até hoje ta la..

alexbrother
28-09-12, 09:09
Vou confirmar, valeu mano!

- - - Updated - - -

Vou colocar 1º o óleo 5W pra ver como fica e colocar as molas com a parte + fechada pra baixo. Se não der certo, vou colocar o óleo de transmissão automática
Falô galera até mais.

- - - Updated - - -

Agora vou colocar um óleo + fino e uns 120ml pra ver como fica. Se for o caso vou completando por cima.

alexbrother
28-09-12, 11:42
Compra um litro de óleo ATF, esse é o recomendado para suspas


Atualmente tá com atf 10w e 150ml, mas não tá macia cara, só fica alguns dias depois q boto oleo novo. Sem empenos, riscos no cilindro ou qualquer outra avaria visivel

uedaa
29-09-12, 04:34
tem oleo especifico agora chama oil fork só não sei se é mais fino que o atf.To usando o atf fica um pouco duro pois não achei nas lojas esse oil fork pra testar.O nivel de oleo baixo começa a bater a suspenção e alto é perigoso estourar os retentores.

ThiBecker
29-09-12, 08:46
Galera, já aproveitando o bonde, a substituição do óleo da bengala dá pra ser feita em casa mesmo ou seria "trabalhoso" demais, sendo melhor levar em um mecânico? Pergunto porque tava interessado em testar na minha moto pra ver tbm se melhorava as batidas secas das suspensões dianteiras.

Zanca
29-09-12, 22:12
coloquei o lubrax para direção hidráulica e transmissão automática foi o mais barato e mais recomendado ficou perfeita a suspensão, agora tem a parte de montar as molas invertidas e pode ser a que você colocou a de 150

Ivan RJ
30-09-12, 00:44
Vamos lá:
Quanto as molas da suspensão.
A parte mais aberta da mola deve ficar voltada para baixo, no caso da Yes. Para ter certeza quanto a sua moto, vc deve baixar o manual de serviço e conferir para que lado deve ficar voltado a parte onde as espirais da mola ficam mais afastadas.
IMPORTANTÍSSIMO:
JAMAIS usar qualquer tipo de óleo que não seja específico para suspensão, vcs irão danificar alguns dos componentes das bengalas.
Basta usar óleo ATF na medida indicada pelo manual.
Mais simples é impossível.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Stone
30-09-12, 22:15
Ivan, não seria do contrário, as partes mais fechadas da mola para baixo?

Ao dono do tópico...

To desconfiado que está dando pressão de ar dentro dessas bengalas, a hora que ficarem duras abre a tampinha pra sair o ar pra ver se volta ao normal

alexbrother
01-10-12, 09:21
As molas que coloquei da 150 foi a mola menor que fica na parte de baixo das bengalas (mola de retorno).

- - - Updated - - -

Vou fazer isso. Realmente não rodo muito tempo com o atf 10w e elas endurecem novamente.
Ouvi falar que se abrir + o diametro dos furos que tem nas flautas que seguram as molas de retorno o óleo flui melhor deixando-as + macias. Mas tô com receio de fazer e danificar a peça.

Stone
01-10-12, 11:43
Não faça isso, se ficam duras repentinamente é porque tem algum problema, e esses furos não diminuíram de uma hora pra outra...
Faz tempo que está dando isso?

Anderson C.
14-04-13, 12:00
Vamos lá:
Quanto as molas da suspensão.
A parte mais aberta da mola deve ficar voltada para baixo, no caso da Yes. Para ter certeza quanto a sua moto, vc deve baixar o manual de serviço e conferir para que lado deve ficar voltado a parte onde as espirais da mola ficam mais afastadas.
IMPORTANTÍSSIMO:
JAMAIS usar qualquer tipo de óleo que não seja específico para suspensão, vcs irão danificar alguns dos componentes das bengalas.
Basta usar óleo ATF na medida indicada pelo manual.
Mais simples é impossível.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Ressuscitando...
A minha dúvida é a seguinte: Todos as embalagens de óleos que estiverem escrito "ATF" são óleos que podem ser usados na suspensão???
[ ]s.

TINHOSO
14-04-13, 12:51
Tente abrir um pouco pra ver se é pressão.