PDA

Ver Versão Completa : titan 150 pistao crf230 nao da giro



holandes
01-10-12, 00:01
boa noite pessoal!
seguinte tenho uma titan 150 com as com as configuraçoes pistao crf230,comando da sport,cdi sem limitador,volante aliviado, virabrequim aliviado nas laterais das bolachas,biela 2mm menor,carburador strada,cabeçote aberto dutos e polido escape, relaçao 14 /34 = 0,411. ela tem muita força porem ao chegar aos 8,5 pra 9000rpm cerca de 150km/h a moto tpw amarra custa a subir giro ainda nao descobrir o motivo . Antes com pistao 3mm ,cabeçote,volante,bura strada,cdi,relaçao 17/43=0,395 ao chegar 9000rpm ai e que ela subia mesmo o giro chegando a +- 11000rms cerca de 165km/h de final
ja aconteceu algo assim com alguem?sera que o pistao pesa muito na alta?ou vira ficou desbalanceado com relaçao ao balanceiro?
enfim muitas duvidas espero q alguem possa me ajudar abraçao a todos

chiccoli
01-10-12, 01:01
pistão de crf é qts mm msm ? só pelo comando eu ja achei um bom motivo pra ela se enforcar, carburador da strada dependendo ja não é mais o suficiente, tem que ver se o cabeçote tem o desenho pra dar o fluxo certo em alta, ou simplesmente foi aberto, o escape só foi polido, ou foi aberto tbm ? isso tbm faz ela só ter torque, nada de giro alto, e pra aproveitar o torque, eu colocava um pinhão maior hein.., pelo menos um 15, apesar do tamanho da coroa.

Stone
01-10-12, 17:07
Não está dando falta de combustível?

Diogo.Saraiva
01-10-12, 17:56
Amigo, eu tenho uma bros motor 125.

uso o pistão da crf 2mm (67.50mm).
comando com levante de 6mm.
carburador da CRF com venture de 32mm, funcionando a etanol.
e cabeçote com os dutos trabalhados.

e ela da o giro rápido e mantem, principalmente de final.

na preparação de carros, quando você alivia a manivela, volante ou os dois ao mesmo tempo, e aumenta o diâmetro do pistão, o motor da um giro falso.
Quando acelera o carro parado o motor funciona, perfeitamente e com um giro muito rápido, porem quando o carro arranca ele cai o rendimento e o giro não ultrapassa os 7000 a 7500 rpm, e parado chega tranquilamente aos 9500 rpm.

a parte de baixo não tem peso suficiente para manter o giro do motor com um pistão maior(no exemplo do carro), no caso a caixa de transmissão acaba pesando pois o volante não tem peso suficiente para compensar.


estou mudando a manivela da minha, pra da strada ou um pino cursado com camisa dupla, para poder crescer a biela, e alterar o curso do motor.

você disse que colocou um biela 2mm menor.

é você mesmo quem esta fazendo ou um preparador?

trick
01-10-12, 23:52
Amigo, eu tenho uma bros motor 125.

uso o pistão da crf 2mm (67.50mm).
comando com levante de 6mm.
carburador da CRF com venture de 32mm, funcionando a etanol.
e cabeçote com os dutos trabalhados.

e ela da o giro rápido e mantem, principalmente de final.

na preparação de carros, quando você alivia a manivela, volante ou os dois ao mesmo tempo, e aumenta o diâmetro do pistão, o motor da um giro falso.
Quando acelera o carro parado o motor funciona, perfeitamente e com um giro muito rápido, porem quando o carro arranca ele cai o rendimento e o giro não ultrapassa os 7000 a 7500 rpm, e parado chega tranquilamente aos 9500 rpm.

a parte de baixo não tem peso suficiente para manter o giro do motor com um pistão maior(no exemplo do carro), no caso a caixa de transmissão acaba pesando pois o volante não tem peso suficiente para compensar.


estou mudando a manivela da minha, pra da strada ou um pino cursado com camisa dupla, para poder crescer a biela, e alterar o curso do motor.

você disse que colocou um biela 2mm menor.

é você mesmo quem esta fazendo ou um preparador?

Diogo.Saraiva fiquei interessado nessa preparação tua ein!!!
mandei MP pra vc!!!

Limabl
02-10-12, 14:42
Comando da sport é 285° filho,pra essa preparação ai no minimo um 296° pra girar legal talvez um 300~310° seria melhor !!

holandes
02-10-12, 22:13
pistão de crf é qts mm msm ? só pelo comando eu ja achei um bom motivo pra ela se enforcar, carburador da strada dependendo ja não é mais o suficiente, tem que ver se o cabeçote tem o desenho pra dar o fluxo certo em alta, ou simplesmente foi aberto, o escape só foi polido, ou foi aberto tbm ? isso tbm faz ela só ter torque, nada de giro alto, e pra aproveitar o torque, eu colocava um pinhão maior hein.., pelo menos um 15, apesar do tamanho da coroa.

65,5mm cabeçote foi aberto adm lixado ate 600 e escape aberto e polido ate 1200 nao foi feito desenho para dar fluxo ate pq aqui nao temos bancada. hj dei uma esticadas nela pq aqinda ta com 700km rodado notei q depois de um certo tempo em alta rotaçao motor começou a dar um grilo creio q seja falta vou verificar vela pra ver hj foi corrido na oficina n deu tempo de ver

- - - Updated - - -


Não está dando falta de combustível?

vo ter que ver pois uso bura original da strada ainda
vlw

- - - Updated - - -


Amigo, eu tenho uma bros motor 125.

uso o pistão da crf 2mm (67.50mm).
comando com levante de 6mm.
carburador da CRF com venture de 32mm, funcionando a etanol.
e cabeçote com os dutos trabalhados.

e ela da o giro rápido e mantem, principalmente de final.

na preparação de carros, quando você alivia a manivela, volante ou os dois ao mesmo tempo, e aumenta o diâmetro do pistão, o motor da um giro falso.
Quando acelera o carro parado o motor funciona, perfeitamente e com um giro muito rápido, porem quando o carro arranca ele cai o rendimento e o giro não ultrapassa os 7000 a 7500 rpm, e parado chega tranquilamente aos 9500 rpm.

a parte de baixo não tem peso suficiente para manter o giro do motor com um pistão maior(no exemplo do carro), no caso a caixa de transmissão acaba pesando pois o volante não tem peso suficiente para compensar.


estou mudando a manivela da minha, pra da strada ou um pino cursado com camisa dupla, para poder crescer a biela, e alterar o curso do motor.

você disse que colocou um biela 2mm menor.

é você mesmo quem esta fazendo ou um preparador?


realmete pode esta acontecendo isso e mesmo.coloquei uma biela menor para nao ter q cortar cabeça do pistao.
sou mecanico de motos e eu mesmo q estou fazendo com base em estudos e ajudas dos amigos q tem experiencia no assunto hehe
ja fiz muitos aqui 90 por cento ficaram excelente kkk so os meus que demoro a acertar q treta com relacao biela pode ta dando vibraçao por ter mexido na r/l q c acha?

- - - Updated - - -


Comando da sport é 285° filho,pra essa preparação ai no minimo um 296° pra girar legal talvez um 300~310° seria melhor !!

intaum Limabl to com um comando caseiro coloquei ele numa 150 ficou bom mas muito barulho mesmo assim estou esperando completar 800km pra mim por ele e ja estou vendo um bura de xlx350 pra testar
abraçao

- - - Updated - - -

tem video dela quando era 165cc nao sei se pode postar link entao so vai o nome do video titan 165 holandes vs titan 190 dericknessa epoca dava muito giro

- - - Updated - - -

tem o novo titan 200cc holandes vs fan 165cc do dila
esse e atual
o video nao ficou muito bom ,nao sei pq a cam pulou do meio para o final do video mas da pra ver +- como q ta
abraçao

Diogo.Saraiva
03-10-12, 10:04
- - - Updated - - -




realmete pode esta acontecendo isso e mesmo.coloquei uma biela menor para nao ter q cortar cabeça do pistao.
sou mecanico de motos e eu mesmo q estou fazendo com base em estudos e ajudas dos amigos q tem experiencia no assunto hehe
ja fiz muitos aqui 90 por cento ficaram excelente kkk so os meus que demoro a acertar q treta com relacao biela pode ta dando vibraçao por ter mexido na r/l q c acha?

- - - Updated - - -

Você já pensou em voltar pra biela que você usava antes, e usar um flange ou um cilindro duplo?
Alguns mecânicos ate optam por usar varias juntas, o que não é muito aconselhável, o certo mesmo seria usar um cilindro duplo, mas o flnage já solucionaria a questão da biela.
O curso da sua biela original era 57.80mm? e você esta usando qual? qual o curso que ficou?

ela com pistão 65,50mm e biela original com o curso de 57.80mm, a moto ficaria 194.76 cm³!

já com a biela 2mm menor, ficaria 188.02 cm³.

penso que o ganho seria bem maior se você voltasse para a biela antiga, ja que voce disse que o pistão passa 2mm, entao o seu curso de pistão ficaria em 59.80mm que já mudaria razoavelmente e você ficaria com 201.50 cm³!

Limabl
03-10-12, 14:24
- - - Updated - - -




O curso da sua biela original era 57.80mm? e você esta usando qual? qual o curso que ficou?

ela com pistão 65,50mm e biela original com o curso de 57.80mm, a moto ficaria 194.76 cm³!

já com a biela 2mm menor, ficaria 188.02 cm³.

!Não creio que o R/L imcompativel causa vibrações, isso pode ser o virabrequim,vc dimencionou o pendolo para as novas dimenções do pistão e biéla?

Outra coisa,biéla não afeta na cc do motor e sim o curso do vira e diametro do pistão,com a a biéla menor ou maior a cc será a mesma desde que não mexa no diametro e curso do motor!!

Diogo.Saraiva
03-10-12, 14:52
Não creio que o R/L imcompativel causa vibrações, isso pode ser o virabrequim,vc dimencionou o pendolo para as novas dimenções do pistão e biéla?

Outra coisa,biéla não afeta na cc do motor e sim o curso do vira e diametro do pistão,com a a biéla menor ou maior a cc será a mesma desde que não mexa no diametro e curso do motor!!




Ok, amigo voltando um pouco no exemplo do carro, quando a manivela(virabrequim) é cortada o motor vibra muito e engana com o giro falso.

concordo com você em relação ao curso, minhas palavras não foram bem colocadas.

realmente quando falamos em curso, e referente a manivela.
tipo; eu continuo com biela original mais mudo manivela e diminuo o curso desta, então eu teria um ganho de giro a mais no motor, pelo fato do curso ser menor.

porem eu estava calculado ganho de cilindrada, no que a biela e o diâmetro do pistão são os principais responsáveis, neste caso quando aumentamos o tamanho da biela, em termos o motor ganha mais Hp e o aumento de cilindrada.

já que você diz que o tamanho da biela não influencia, me explica por que existe pino cursado para usar no pistão?

Limabl
03-10-12, 15:40
já que você diz que o tamanho da biela não influencia, me explica por que existe pino cursado para usar no pistão?Simples filhote,Ex:um pino cursado em 2mm na verdade não é só 2mm e sim 4mm,isso porque ele é excêntrico ou seja,almenta 2mm de curso no topo do cilindro e 2mm na base do cilindro 2+2=4!!!

Já se vc colocar uma biéla menor e manter a mesma manivela o curso será o mesmo consequentimente a cc será a mesma Ex: se vc colocar uma biéla 2mm menor vc diminuirá 2mm no topo e almentar 2mm na base já que o diamentro da manivela é o mesmo!!

Stone
03-10-12, 19:10
E esse vira e magneto aí foi muito aliviado? (não sou muito fã disso)....

Guilherme Mcnasty
03-10-12, 20:47
Tem pelo menos 2 cagadas aí! "aliviar" virabrequim é pura friagem, perde todo o balanceamento do conjuntoe biela mais curta(deve ser da cg 82) limitam muito o giro. Quer voltar a ter giro? só com outro virabrequim e biela do tamanho original, tem txk da cg 150 com pino 15 fácil de achar.

holandes
03-10-12, 21:13
Não creio que o R/L imcompativel causa vibrações, isso pode ser o virabrequim,vc dimencionou o pendolo para as novas dimenções do pistão e biéla?

Outra coisa,biéla não afeta na cc do motor e sim o curso do vira e diametro do pistão,com a a biéla menor ou maior a cc será a mesma desde que não mexa no diametro e curso do motor!!

lima boa noite!o pendulo q vc fala e o balanceiro?se for realmente eu pensei mas nao fiz quando lembrei que poderia a fetar ja tinha cortado o vira ae nao pesei ele antes ja era .ah!mas posso pegar um original e pesalo e retira mesma porcentagem do balanceiro to certo?

- - - Updated - - -


E esse vira e magneto aí foi muito aliviado? (não sou muito fã disso)....


no momento ta so com vira en torno de 50 gramas nao sei ao certo pois nao pesei antes(burro here) kk

Stone
03-10-12, 21:17
deve ser mais do que isso, só do magneto da de tirar mais de 300g dependendo da moto...

holandes
03-10-12, 21:29
Tem pelo menos 2 cagadas aí! "aliviar" virabrequim é pura friagem, perde todo o balanceamento do conjuntoe biela mais curta(deve ser da cg 82) limitam muito o giro. Quer voltar a ter giro? só com outro virabrequim e biela do tamanho original, tem txk da cg 150 com pino 15 fácil de achar.

guilherme a meu ver nao desbalancearia tpw tirei nas laterais onde ja e torneado mas vou tentar usar um bura maior ate o fim de semana falo q q deu se nao resolver vou desmontar e trocar biela por uma de tamanho original usar flange
abraçao

- - - Updated - - -

ah!detalhe novo com 700km rodado na alta ta bateno pino depois q aquece mesmo o motor sera falta?tbm nao tive muito tempo de medir a pressao .casa de ferrero espeto de pau

- - - Updated - - -


deve ser mais do que isso, só do magneto da de tirar mais de 300g dependendo da moto...


intaum mas so tirei aqueles resalto q tem nas laterais nada mais foi muito pouco agora no outro volante tirei uns 200g mesmo

- - - Updated - - -

65.75x57,8 =196.25cc e q pista ja e 0,25

Diogo.Saraiva
04-10-12, 09:31
Simples filhote,Ex:um pino cursado em 2mm na verdade não é só 2mm e sim 4mm,isso porque ele é excêntrico ou seja,almenta 2mm de curso no topo do cilindro e 2mm na base do cilindro 2+2=4!!!

Já se vc colocar uma biéla menor e manter a mesma manivela o curso será o mesmo consequentimente a cc será a mesma Ex: se vc colocar uma biéla 2mm menor vc diminuirá 2mm no topo e almentar 2mm na base já que o diamentro da manivela é o mesmo!!



OK, certo realmente agora que parei pra pensar um pouco você esta certíssimo, pois o tamanho não ira alterar o curso, somente o diâmetro do pistao ira alterar a cc.

na minha motoca irei mudar o vira original pro da strada, que tem mais curso, mas vai demorar um pouco.

Limabl, desculpa ai cara!

Stone
04-10-12, 12:16
Se tá batendo pino bem provavel que esteja com falta, vc não conferiu a cor da vela?

Limabl
04-10-12, 14:13
E esse vira e magneto aí foi muito aliviado? (não sou muito fã disso)....Pois é stone é muito contraditório,almentaram o peso do pistão & CIA e aliviaram o vera isso só pode da merda !!

Tem preparador pé de chinelo que acha se alivia o vira e o magneto o motor vai dar mais giro,isso é um absurdo,pois o que contribui para o almento de giro do moto é a ignição,comando,curso da manivela e carburador,o alivio do vira e magneto só benefecia a subida de giro do motor em ponto morto mas pelo outro lado tira a enércia do motor e isso é pessimo para o motor qundo esta com carga !!

Guilherme Mcnasty
04-10-12, 21:02
Pra quem tá começando em preparações faz parte inventar umas e depois ter que voltar atrás, o ruim é que vai uns $$$, muito tempo e paciência pro saco, eu mesmo já fiz isso inúmeras vezes, tem vezes que não adianta ouvir dos outros temos que comprovar na prática pra daí sim nunca mais esquecer da merda feita. O que eu posso dizer hoje é que os motores bons que monto (não são top de linha, nem pra arrancada, são de rua ou velocross), são até bem proximos dos originais em sua concepção, não altero muito o diametro muito menos o curso e dependendo do motor dá pra tirar bons resultados.

holandes
05-10-12, 00:01
Se tá batendo pino bem provavel que esteja com falta, vc não conferiu a cor da vela?
nao exatamente olhei mas estava andando normal na cidade esta clara mas n branca ae hj mudei o bura para xlx 350 ficou mesma coisa kkk sentir uma forcinha a mais mais n deu de ver final pq cabo gasolina bem no meio da parada kkkkk ae ja era noite voltei pra casa

ultimo recurso vo aliviar o volante se nao resolver vou vortar biela e vira tamanho original pra ve de qual q é
abraçao

- - - Updated - - -


Pois é stone é muito contraditório,almentaram o peso do pistão & CIA e aliviaram o vera isso só pode da merda !!

Tem preparador pé de chinelo que acha se alivia o vira e o magneto o motor vai dar mais giro,isso é um absurdo,pois o que contribui para o almento de giro do moto é a ignição,comando,curso da manivela e carburador,o alivio do vira e magneto só benefecia a subida de giro do motor em ponto morto mas pelo outro lado tira a enércia do motor e isso é pessimo para o motor qundo esta com carga !!


faz sentido uma hora gente a aprende

- - - Updated - - -

hj percebi uma coisa ela esta dando tpw uns tranquinho quando acelera na alta depois dessa praparaçao o cubo nao aguentou e os rolamentos tao folgadissimos e o disco traseiro parece q agarra na hora q o motor puxa mesmo http://imageshack.us/f/839/pict0322c.jpg/

magrao tk
05-10-12, 01:31
nao exatamente olhei mas estava andando normal na cidade esta clara mas n branca ae hj mudei o bura para xlx 350 ficou mesma coisa kkk sentir uma forcinha a mais mais n deu de ver final pq cabo gasolina bem no meio da parada kkkkk ae ja era noite voltei pra casa

ultimo recurso vo aliviar o volante se nao resolver vou vortar biela e vira tamanho original pra ve de qual q é
abraçao

Imageshack - pict0322c.jpg (http://imageshack.us/f/839/pict0322c.jpg/)

Olá amigo! Não sou preparador, nem tão pouco mecanico mas adoro esses assunto e gosto de dar palpite, mesmo não sabendo quase nada. Ao menos os que entendem aqui podem me corrigir se eu falar bobagem e nós 2 aprendemos.

O pessoal criticou o alívio do virabrequim que tu fez, somado ao pistão maior. E concordo com tudo que disseram. Perde a inércia, e o giro só o que faz é subir mais rápido parada, ou em descidas. Com o motor com carga mesmo, falta ''embalo'' que a parte de baixo ao girar é que mantem.

Então acho que esse teu recurso de aliviar o volante agora só vai piorar mais! Pois as bolachas do vira e o volante estão ligados no mesmo eixo, fazem o mesmo movimento. Tu já perdeu um pouco de inércia no vira, se tirar peso no volante vai perder mais ainda.




Sobre o lance da biela mais curta... mais longa... pino cursado... por desenho eu acho que fica mais fácil entender:

Primeiro caso: biela mais curta, mas no caso sem pino cursado ou sem mudar o virabrequim - NÃO VAI MUDAR GIRO, NEM TORQUE NEM CURSO. Nesse caso aí a biela simplesmente vai compensar a diferença na altura no pino do pistão, quando é usado de outro modelo, pra não ter de usar calços no cilindro.


http://imageshack.us/a/img88/74/iiici.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/88/iiici.jpg/)


Segundo caso: biela mais longa, mas com pino cursado ou virabrequim menor

-No motor da esquerda vai ter MAIS CURSO, MAIS TORQUE E MENOS GIRO.
-No da direita vai ter MENOS CURSO, MENOS TORQUE E MAIS GIRO.

http://imageshack.us/a/img43/7362/76073187.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/43/76073187.jpg/)

Que muita gente confunde e acha que o tamanho da biela vai alterar o comprtamento do motor. Pura bobagem isso! A distancia do pino da biela no virabrequim até o seu eixo, ou seja, o tamanho do virabrequim é que vai causar diferenças no motor. Biela é só o meio de ligação entre a parte de cima e a parte de baixo do motor. Nada mais!

chiccoli
05-10-12, 06:50
magrão, no 1º caso, foi mudado o RL, igual no motor da cg de 91 pra 92, muda comportamento tbm.

magrao tk
05-10-12, 08:37
magrão, no 1º caso, foi mudado o RL, igual no motor da cg de 91 pra 92, muda comportamento tbm.

Mas em que muda? O pistão vai ter o mesmo deslocamento na camisa. A posição do pino no pistão altera compotamento tambem?

Fiz exatamente isso no motor da minha RX. Usei pistão da RD135 e tive de usar a biela maior de DT180. Mas não tem como saber se mudou só por causa disso, já que aumentei pistão e outras coisinhas.

Guilherme Mcnasty
05-10-12, 09:32
Magrão o que muda nisso é que a biela mais curta trabalha mais, "vira" mais, quanto mais curta mais ela "se dobra" pra fazer o ciclo do motor. Isso tira giro, aumenta vibração e aspereza no motor.

Airton papa leguas
05-10-12, 13:37
Mano é simples, Quando vc alivia o volante ganha em arrancada e perde em final, e se teu comando é horiginal da spont, então piorou.

magrao tk
05-10-12, 14:10
Magrão o que muda nisso é que a biela mais curta trabalha mais, "vira" mais, quanto mais curta mais ela "se dobra" pra fazer o ciclo do motor. Isso tira giro, aumenta vibração e aspereza no motor.

Eu fiquei por horas com isso na cabeça... rsrs pensando em que o tamanho da biela daria diferença, e só cheguei tambem a essa conclusão.

Mas aí e as consequencias? Eu só imaginei uma, que a biela mais curta dá desgaste maior em cima, pois ela movimenta mais pra cada lado. Mas que isso desse diferença no rendimento do motor, isso eu não imaginava. Vivendo e aprendendo! :)

O bom é que no caso da minha então eu só ganhei usando a biela da DT e o pistão da RD que o furo é mais perto da cabeça.

Limabl
05-10-12, 15:07
Eu só imaginei uma, que a biela mais curta dá desgaste maior em cima, pois ela movimenta mais pra cada lado. Mas que isso desse diferença no rendimento do motor, isso eu não imaginava. Vivendo e aprendendo! :)

.
Pois tai magrão esse é o grande poblema de R/L das cbx e xr200 curso da manivela muito grande para o tamanho da biéla,isso força demais o pistão contra a camisa do cilindro,isso resulta em maiores atritos,perca de rendimento e motor queimando óleo rapidinho,lembrando que a xr 200 usa a mesma biéla da cg 99!!

Stone
05-10-12, 19:40
Por isso que eu já tenho uma biela de 230 guardada pra colocar no meu motorzão a hora que montar ele!

magrao tk
05-10-12, 19:59
Pois tai magrão esse é o grande poblema de R/L das cbx e xr200 curso da manivela muito grande para o tamanho da biéla,isso força demais o pistão contra a camisa do cilindro,isso resulta em maiores atritos,perca de rendimento e motor queimando óleo rapidinho,lembrando que a xr 200 usa a mesma biéla da cg 99!!

Então elas devem ter um problema maior de ovalização do cilindro né?

Esses motores com diametro de manivela maior deviam ter um cilindro mais alto, eu acho que evitaria essa força lateral exagerada. Ou perderia alguma coisa com esse espaço a mais em baixo do pistão? O que acha?

Agora uma perguntinha idiota: o que significa R/L? Não entendo nada de siglas, abreviações, termos técnicos, etc. rsrs

chiccoli
06-10-12, 00:57
RL é a relação do tamanho da biela com o tamanho do curso do virabrequim, tem uma medida perfeita, acho que é 2/3, ou algo assim, a biela tem que ter 33% a mais do tamanho do curso do virabrequim total pra ter uma distribuição perfeita de toque em todas as rotações, se for menor, facilita em baixa, e maior facilita em alta, entretanto se perde força no outro. E mais outro calculo referente a tamanho do pistão, por isso que tem uns astras "1.9" ( virabrequim do 1.8 e pistão do 2.0 ) que da um pau em racha nos 2.0 por ai.. isso só referente a RL e melhor distribuição de potencia nas rotações. tem uns artigos específicos na net, mas falando assim da pra se ter uma noção.
pode reparar que em foruns de carros, quando se fala do motor, sempre tem la "RL", e o pessoal sempre se preocupa com ele, além da cilindrada, ao contrario das motos, que só é cilindrada e qts válvulas tem no cabeçote.

chiccoli
06-10-12, 01:45
Com este artigo da pra se ter uma noção melhor:

Saiba mais sobre Bielas e Relação R/L | Matérias (http://www.clubeopalabh.com.br/index.php?/Materias/saiba-mais-sobre-bielas-e-relacao-rl.html)

holandes
06-10-12, 15:32
Com este artigo da pra se ter uma noção melhor:

Saiba mais sobre Bielas e Relação R/L | Matérias (http://www.clubeopalabh.com.br/index.php?/Materias/saiba-mais-sobre-bielas-e-relacao-rl.html)

vou da uma olhada chiccoli abraço

Limabl
08-10-12, 14:32
RL é a relação do tamanho da biela com o tamanho do curso do virabrequim, tem uma medida perfeita, acho que é 2/3, ou algo assim, a biela tem que ter 33% a mais do tamanho do curso do virabrequim total pra ter uma distribuição perfeita de toque em todas as rotações, se for menor, facilita em baixa, e maior facilita em alta, entretanto se perde força no outro. E mais outro calculo referente a tamanho do pistão, por isso que tem uns astras "1.9" ( virabrequim do 1.8 e pistão do 2.0 ) que da um pau em racha nos 2.0 por ai.. isso só referente a RL e melhor distribuição de potencia nas rotações. tem uns artigos específicos na net, mas falando assim da pra se ter uma noção.
pode reparar que em foruns de carros, quando se fala do motor, sempre tem la "RL", e o pessoal sempre se preocupa com ele, além da cilindrada, ao contrario das motos, que só é cilindrada e qts válvulas tem no cabeçote.Eu ia responder para magrão rsrsrs.

Mas é bem por ai mesmo valeu !!!!!!!!