PDA

Ver Versão Completa : Perigos sobre andar "Cortando Giro" [Fan150]



ranylima
12-10-12, 10:26
Então to meio nessa duvida ai, muitos colegas meus aceleram até cortar e continuam e talz
minha duvida é, qual o risco que isso pode trazer ao motor ? ja ouvi alguma coisa sobre vazar
óleo pela tampa do cabeçote, então oq mais pode acontecer ?

cabra de brasilia
12-10-12, 13:29
Uai fi.......

Acelera acentuadamente o desgaste do motor......ai com 35.000 km's bate então os punho de aço cabeça de vento chegam a genial conclusão que moto não presta.

Eleva consumo de combustivel

Fora que forçando tanto asim pode a vir ocorrer de arreentar a corrente de comando, ou tirá-la do ponto, desgastar embreagem, etc etc.....

E desempenho é exatamente o mesmo de qualquer outra bem cuidada.....puro efeito placebo ese papo de dar coro na moto ela fica mais esperta....pode espremer o quanto quiser que sempre será um 150cc com 14cv.

mdorigon
12-10-12, 14:02
Seus amigos esticam as marchas até sentirem o motor cortar e trocam a marcha ? Ou eles ficam com a marcha e com o punho colado com o motor cortando ?
Se for a primieira...apesar de não ser muito util, pq pro melhor desempenho é trocar a marcha no giro de maior potencia ou um pouco acima, não vai causar muitos problemas pq eles sentem o corte e trocam a marcha. Agora ficar mantendo o giro ali direto...deixa quieto né.

sandro lara
12-10-12, 14:11
Eles usam aqueles escapes barulhento? tomara que sim ; porque ai os "homi " pega mais facil e é um doador de argão a menos atrapalhando quem anda de boa .

Bruno Rafael
12-10-12, 17:31
Pode atropelar as valvulas
Nas motos maiores pode ferver, estourar a mangueira do radiador, estourar a tampa, sair anéis pelo escapamento, etc....

http://lh4.ggpht.com/-MmynZ3y655s/TtL1GWxY3SI/AAAAAAAADwI/HOsW5A4GZjI/Cortando%252520giro%252520FAIL_thumb%25255B1%25255 D.jpg?imgmax=800

juniorprotti
12-10-12, 20:33
Pode atropelar as valvulas
Nas motos maiores pode ferver, estourar a mangueira do radiador, estourar a tampa, sair anéis pelo escapamento, etc....

http://lh4.ggpht.com/-MmynZ3y655s/TtL1GWxY3SI/AAAAAAAADwI/HOsW5A4GZjI/Cortando%252520giro%252520FAIL_thumb%25255B1%25255 D.jpg?imgmax=800
caracaa...esse atropelamento foii feera heein..rs

nil_bad
12-10-12, 20:35
Isso aí serve pra galerinha que gosta de ficar dando tiro com a moto, olha o prejuízo. kkkk

Irmão
12-10-12, 20:44
Aí ranylima tenho uma experiencia pra lhe contar em janeiro fiz o motor da minha
titan 150 tava STD passei pra 1mm e mudei o gicleur para andar mais, a moto tava
um foguete, aí quando eu ia a 120 e tinha um carro na minha frente eu simplesmente
segurava a embreagem e cortava giro pro carro sair da frente, em agosto meu motor
estava baixando oleo e começou a bater. Se quer conservar sua moto anda de boa.

2weels
12-10-12, 20:59
Quebra instantanea, desgaste acentuado.

O redline da 150 Sport começa aos 9000RPM. Numa moto com proposta de ser a versao esportiva do modelo, com certeza a fabrica constatou que acima desse rpm começam os danos.

Felipe.s
12-10-12, 21:10
de vez enquando dou uma cortada de giro na rua quando um *** me tranca ou não quer dar passagem ai dou uma cortada de giro pra ele se tocar..mas sei que não faz bem pra moto,,mas que é bonito de se ouvir é,em motos de quatro cilindros principalmente,menos nas 125 com escape alterado só faz irritar os ouvidos

jorgetfs
12-10-12, 21:32
amigo os perigos mais normais são o que a galera falou, alem de jogar a vida util do seu motor lá embaixo, agora já imaginou você cortando giro de quinta marcha a uma velocidade boa e o motor trava? não ia ser legal né .rs
agora que é muito lindo o som de corte é maravilhoso, ainda mais quando o motor estica até o talo da aquela cortada de menos de 1 segundo e passa a marcha.
abs

ranylima
13-10-12, 03:21
Pois é so queria saber mesmo isso, tem 2 amigos meus que tem fan 150 2010
e vivem cortando giro nelas, tipo segurando por 20 a 30 seg e nunca nem baixou óleo
por isso queria saber qual o dano que isso poderia causar e talz, mais pelo visto
o negocio é serio né e acho que foi sorte a moto deles ainda n ter acontecido nada.

LostSoul
13-10-12, 11:42
Pura sorte mesmo! Mas é só questão de tempo para o motor deles ir pro vinagre, e bem menos tempo do que se não ficassem fazendo merd@...

magrao tk
13-10-12, 21:12
Graças a Deus que acabou as eleições!!! Sem carro de som com paródia de sertanojo universitário fazendo fila nas ruas com propaganda, sem carreata com buzinaço e principalmente sem CGzeiro fazendo: rananananananan...pá!!! rananananananan...pá!!! Só torcia praquelas merdas explodirem por dentro!
Já é ruim cortar giro, os manés cortam giro e desligam a chave pra dar tiro junto. Pelamor...!!!

Bruno Rafael
13-10-12, 21:16
Graças a Deus que acabou as eleições!!! Sem carro de som com paródia de sertanojo universitário fazendo fila nas ruas com propaganda, sem carreata com buzinaço e principalmente sem CGzeiro fazendo: rananananananan...pá!!! rananananananan...pá!!! Só torcia praquelas merdas explodirem por dentro!
Já é ruim cortar giro, os manés cortam giro e desligam a chave pra dar tiro junto. Pelamor...!!!

euheuheuheuheue pior que essa é a combinação perfeita pra fud$r com o motor mesmo, isso é pra mostra q a moto é moto mesmo!!

ranylima
13-10-12, 21:21
Moto Injetada não da "Tiro"
Alguém sabe em quantos RPM a fan 150 corta ?

magrao tk
13-10-12, 21:35
Moto Injetada não da "Tiro"
Alguém sabe em quantos RPM a fan 150 corta ?
Graças a Deus!!!
Palmas pra tecnologia!

:clap::clap::clap:

nil_bad
13-10-12, 23:01
Moto Injetada não da "Tiro"
Alguém sabe em quantos RPM a fan 150 corta ?

Rapaz eu nunca que ia saber disso. kkkkk

Sempre fiquei curioso pq NUNCA tinha visto uma fazer dando tiro, mas tb nunca perguntei a ninguém, tá aí a resposta. hehehe

XxUNOxX
14-10-12, 17:58
1 O Giro é a PROTEÇÃO do motor e não é "extremamente" prejudicial "em base"...

Cortar Giro = Nada mais é que uma proteção do motor. De alguma forma o fabricante limita o regime máximo de rotações do motor (geralmente limitam um pouco acima da faixa de "potência máxima").


"Ah mas pra que isso?" Pra justamente evitar que o pessoal fique acelerando a moto além no necessario.

"Como eles fazem isso?" Nas carburadas era através do CDI. Nada mais que um chip que conseguia "ler" as rpm's do motor. Quando chegava em +/- 9000rpm o CDI parava de mandar energia pra vela (cortava a ignição), e com isso a rpm máxima ficava na faixa de 9000rpm.

Nas injetadas não sei como é feito o "corte". Pode ser pelo corte de combustivel, corte da ignição ou até mesmo pelo fechamento da borboleta.

- - - Updated - - -

OBS: Me corrijam caso eu esteja errado, Stone, Yuri entre outros!

Ivan RJ
14-10-12, 19:40
Poxa galera, vamos fazer a campanha do corta giros, afinal de contas Eu, Stone, Lima, Guilherme, temos que ganhar dinheiro. Está certo que as hondinhas já estam fazendo o nosso Natal batendo motor com 40.000km, mas uma graninha a mais é sempre bom.
Eu já cansei de ensinar aos cupins de ferro como se deve pilotar, já que não querem aprender, meu bolso agradece.
Um grande abraço a todos os irmãos.

2weels
14-10-12, 19:54
Em motor que nao usa borboleta eletronica o corte é feito obrigatoriamente no combustivel. Veiculos modernos que tem catalizador nao podem cortar por ignicao, pois se chega combustivel nao queimado na peça, a mesma pode ser danificada. Além de que seria irracional cortar ignicao e lancar hidrocarbonetos nao queimados na atmosfera nos dias de hj...

Francisco JR
14-10-12, 20:20
Caramba o que o cara tem na cabeça pra andar cortando giro! Ficar acabando o seu proprio bem, concerteza ele não ralou para comprar :mad:

irai
14-10-12, 20:28
Ah, eu só deixo cortar o giro quando ando na areia/charco, e ainda assim é só as vezes, eheh... É bonito rasgar o areião na praia cortando o giro.

Diego.fcs
15-10-12, 15:29
Nossa! Grande tópico esse hein, típico tópico de cgzeiro que são os culpados pelo seguro caro.

Vamos lá, vou falar de um jeito para vocês, cgzeiros, entenderem: Algum de vocês já viu um piloto profissional digirindo? Seja em F1, MotoGP, fórmula truck, etc? Pois, alguma vez algum desses pilotos cortando giro? CLARO QUE NÃO SEUS IDIOTAS!

Porque então, vocês, cgzeiros imbecis, continuam cortando giro? Sinceramente, procurem a saber de moto e pilotagem antes de postas asneiras aqui. Dar pipoco na partida? Tomara que vocês dêem um pipoco em um poste.

Bruno Rafael
15-10-12, 15:35
Aqui tem de monte isso, guidãozinho torto lá em cima, capacete solto na cabeça, rabeta toda estorada, escapamento furado, e só troca de marcha quando a moto corta, se não cortar não troca a marcha, simples assim. :\

MotoTech-Racing
15-10-12, 15:43
Então to meio nessa duvida ai, muitos colegas meus aceleram até cortar e continuam e talz
minha duvida é, qual o risco que isso pode trazer ao motor ? ja ouvi alguma coisa sobre vazar
óleo pela tampa do cabeçote, então oq mais pode acontecer ?

Respondendo sua pergunta amigo:

Cortar giro nada mais é que uma "segurança" que a injeção tem de limitar o giro do motor antes do giro máximo do mesmo, pra não haver o atropelo de válvulas! Se vc quiser ficar cortando o giro da sua moto 15 minutos não tem problema mais o desgaste das peças são mais rápidos e pode ser que abra vazamentos mais cedo. Um corte de giro ou outro não tem problema não... Se ela estiver fria, espere pelo menos uns 3 minutos pro óleo circular bem pelo motor inteiro e esquentar um pouquinho...

ranylima
15-10-12, 18:58
Nossa! Grande tópico esse hein, típico tópico de cgzeiro que são os culpados pelo seguro caro.

Vamos lá, vou falar de um jeito para vocês, cgzeiros, entenderem: Algum de vocês já viu um piloto profissional digirindo? Seja em F1, MotoGP, fórmula truck, etc? Pois, alguma vez algum desses pilotos cortando giro? CLARO QUE NÃO SEUS IDIOTAS!

Porque então, vocês, cgzeiros imbecis, continuam cortando giro? Sinceramente, procurem a saber de moto e pilotagem antes de postas asneiras aqui. Dar pipoco na partida? Tomara que vocês dêem um pipoco em um poste.

Vai ser babaca assim no inferno ein.
Tu entendeu o que eu perguntei ? sabe pelo menos ler ? aiai
Esse no minimo pegou um chifre e ta querendo pagar de gostoso aqui ...

- - - Updated - - -


Respondendo sua pergunta amigo:

Cortar giro nada mais é que uma "segurança" que a injeção tem de limitar o giro do motor antes do giro máximo do mesmo, pra não haver o atropelo de válvulas! Se vc quiser ficar cortando o giro da sua moto 15 minutos não tem problema mais o desgaste das peças são mais rápidos e pode ser que abra vazamentos mais cedo. Um corte de giro ou outro não tem problema não... Se ela estiver fria, espere pelo menos uns 3 minutos pro óleo circular bem pelo motor inteiro e esquentar um pouquinho...

Justamente a resposta que eu procurava, então o corte é justamente para não ocorrer o atropelamento das válvulas né.
eu vi em outro tópico um cara falando que fazia muito isso de acelerar até o corte e dps passar a marcha
e depois de algum tempo vazou oléo pela junta do cabeçote, acho que trocando o óleo direitinho e não abusando
não tem perigo de "bater" o motor né.

jorgetfs
15-10-12, 19:04
amigo a moto do avatar é sua?
abs

Diego.fcs
15-10-12, 19:15
ranylima, se vc não gostou, é porque é cgzeiro. Se você não sabe se pode ou não ficar andando cortando giro, é porque é cgzeiro e não sabe ler um manual do proprietário, porque um engenheiro da Honda coloca no manual para não andar na faixa de giro "vermelha"? Ah, esqueci, sua CG não tem conta-giros. Me desculpe.

Defeacer
15-10-12, 19:18
HAHAHA

Eu acho ridículo essa palhaçada de cortar giro, mas como o Ivan disse, é bom que fode a moto da pessoa e ela aprende. Engraçado nego querer exibir a Fanzinha cortando giro. Eu quando vejo um desses só falo "que idiota!"

É engraçado como o humano arruma um jeito de sempre estragar as coisas, moto é uma coisa tão ótima, mas veio um infeliz e inventou aqueles escapes barulhentos dos inferno, descobriram como cortar giro, e sem contar as tantas proezas que alguns motoqueiros conseguem fazer pra elevar seu ego e exibir seu bem, é foda.

Diego.fcs
15-10-12, 19:22
Defeacer, o pior é que eles acham que realmente estão se exibindo, enquanto fazem isso todos pensam "que idiota", e o pior que acham que são os bons.

Quando vejo um tópico desse fico puto, não é nada pessoal, mas vejo que as pessoas vão fazer as coisas por achismo, por opinião de cgzeiros, para copiar a modinha besta dos cgzeiros e depois reclamam aqui que as pessoas não respeitam os "motoqueiros".

Ivan RJ
15-10-12, 19:24
O problema é que nós, mais antigos no PN, já estamos sem paciência para certas coisas.
Nossa maior função é tentar transformar CGzeiros, Cachorros loucos em motociclistas de verdade.
Só existe uma opção, ou virar motociclista ou virar motociclista. A... tem outra...


ranylima (http://www.pequenasnotaveis.com.br/members/ranylima-18375/), o CDI corta o giro do motor muito antes do atropelamento das válvulas, na verdade, antes delas flutuarem. Ok?
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Tomem cuidado com as palavras e/ou ofenças!!!

Defeacer
15-10-12, 19:26
Defeacer, o pior é que eles acham que realmente estão se exibindo, enquanto fazem isso todos pensam "que idiota", e o pior que acham que são os bons.

Quando vejo um tópico desse fico puto, não é nada pessoal, mas vejo que as pessoas vão fazer as coisas por achismo, por opinião de cgzeiros, para copiar a modinha besta dos cgzeiros e depois reclamam aqui que as pessoas não respeitam os "motoqueiros".

Fato!

Só discordo que você disse que no forum tá cheio desses, porque felizmente aqui tem muita gente séria, e esses caras que chegam aqui querendo saber como cortar giro, como colocar 200 cc em Fan 125 e afins não duram muito, porque rapidinho fodem a moto e ficam com vergonha de postar aqui HAHA

ranylima
15-10-12, 20:37
Gosto muito desse fórum e ja aprendi muitas coisas aqui, so o que estraga aqui são esses caras que alem de coxinhas não
sabem sequer interpretar uma simples pergunta e pior ainda são os caras que babam os coxinhas.
OBS: Não perguntei como cortar giro, não disse que corto giro e nem disse que gosto de ouvir o barulho de moto cortando giro.

IvanRJ não sou muito entendido de mecânica, tu poderia me explicar o que são essas "válvulas flutuando" ?

- - - Updated - - -


amigo a moto do avatar é sua?
abs

Não, é de um amigo.

Defeacer
15-10-12, 22:44
[QUOTE=ranylima;820330
OBS: Não perguntei como cortar giro, não disse que corto giro e nem disse que gosto de ouvir o barulho de moto cortando giro [/QUOTE]

Coxinha??? Essa é nova pra mim HAHAHA

Se não quer saber como cortar, não quer cortar e não gosta de ouvir, e não entende de mecânica, então pra que criou o tópico???
Criou pra saber qual o risco em se cortar, se não vai cortar então pra que tanto interesse?

Bruno Rafael
15-10-12, 22:48
Bom seria se todas as motos fossem igual as factor, não cortão giro, alguem pode me explicar o porq q as factor não corta o giro?
Dá impresão que o motor vai explodir e nada.......

- - - Updated - - -


Coxinha??? Essa é nova pra mim HAHAHA

Se não quer saber como cortar, não quer cortar e não gosta de ouvir, e não entende de mecânica, então pra que criou o tópico???
Criou pra saber qual o risco em se cortar, se não vai cortar então pra que tanto interesse?

Defeacer acho que ele não precisa fazer uma coisa pra poder perguntar, ele teve uma dúvida como muitos aqui tem, "Se cortar o giro das pequenas pode dar algum problema".
Vamos tentar ajudar respondendo apenas a pergunta inicial, até porque o PN serve como uma biblioteca virtual, sempre que eu pesquiso alguma coisa sobre motos no google a primeira página que aparece é o PN. A maioria dos tópicos que são criados tem várias páginas de discuções inúteis.....

ranylima
15-10-12, 23:05
Coxinha??? Essa é nova pra mim HAHAHA

Se não quer saber como cortar, não quer cortar e não gosta de ouvir, e não entende de mecânica, então pra que criou o tópico???
Criou pra saber qual o risco em se cortar, se não vai cortar então pra que tanto interesse?

Tem preguiça de ler né ? olha minha pergunta e tenta entender, entendeu ? não ? olha de novo
Admita que você entrou no tópico e não tinha nada p falar e falou merda
é complicado né pq duvido muito q tua lambretinha tenha potencia suficiente p chegar no corte de giro.

Agradeço aos que me ajudaram na minha duvida.

- - - Updated - - -


Bom seria se todas as motos fossem igual as factor, não cortão giro, alguem pode me explicar o porq q as factor não corta o giro?
Dá impresão que o motor vai explodir e nada.......

Cara um amigo meu tem uma e ela corta sim, do jeito dela mais corta
não é aquele corte das injetadas, tipo tanananananananana kkkkkkkk
ela é mais doida no corte, mais certeza que corta

Bruno Rafael
16-10-12, 06:51
Tem preguiça de ler né ? olha minha pergunta e tenta entender, entendeu ? não ? olha de novo
Admita que você entrou no tópico e não tinha nada p falar e falou merda
é complicado né pq duvido muito q tua lambretinha tenha potencia suficiente p chegar no corte de giro.

Agradeço aos que me ajudaram na minha duvida.

- - - Updated - - -



Cara um amigo meu tem uma e ela corta sim, do jeito dela mais corta
não é aquele corte das injetadas, tipo tanananananananana kkkkkkkk
ela é mais doida no corte, mais certeza que corta

ranylima, não precisa de uma super moto pra cortar o giro, só precisa de uma embreagem e um motor, o resto são detalhes.
E a factor não corta o giro...

sergipe
16-10-12, 07:24
na minha Bros são raras as vezes que corto o giro, geralmente é na 4ª marcha pra dar aquele gás e assim colocar a 5ª
porém é melhor passar pra 5ª um pouquinho antes do corte pois no corte dá aqueles engasgos que perde um pouquinho da velocidade

háá e antes que eu me esqueça... Defeacer vc muiiitoooo chato véio!!!!!!!!

MotoTech-Racing
16-10-12, 09:55
Vai ser babaca assim no inferno ein.
Tu entendeu o que eu perguntei ? sabe pelo menos ler ? aiai
Esse no minimo pegou um chifre e ta querendo pagar de gostoso aqui ...

- - - Updated - - -



Justamente a resposta que eu procurava, então o corte é justamente para não ocorrer o atropelamento das válvulas né.
eu vi em outro tópico um cara falando que fazia muito isso de acelerar até o corte e dps passar a marcha
e depois de algum tempo vazou oléo pela junta do cabeçote, acho que trocando o óleo direitinho e não abusando
não tem perigo de "bater" o motor né.

Não amigo pode fazer sem problemas! Só não pode abusar do tempo de corte...Fora isso fazendo a troca correta do óleo é tranquilo. Eu recomendo quem anda sempre no pau fazer a troca com 800 e não mil e usar aditivo b12 ou militec. Abraços

Bruno Rafael
16-10-12, 10:02
Não amigo pode fazer sem problemas! Só não pode abusar do tempo de corte...Fora isso fazendo a troca correta do óleo é tranquilo. Eu recomendo quem anda sempre no pau fazer a troca com 800 e não mil e usar aditivo b12 ou militec. Abraços

Mas o manual recomenda a troca com 4 mil :shock:
por que trocar faltando 300% ainda?

MotoTech-Racing
16-10-12, 10:10
Mas o manual recomenda a troca com 4 mil :shock:
por que trocar faltando 300% ainda?

Vc troca o óleo com 4mil? O manual diz isso mais o óleo que vc coloca na sua moto não roda isso! Vc já trocou o óleo com mil? Faz o teste troca o óleo e coloca o recomendado pela fabricante que é o mobil certo? Depois de mil faça a troca e preste atenção no óleo escorrendo...Igual a água! Vc acha que ele vai lubrificar seu motor mais 3mil? Não vá pelo manual e sim pelo que o fabricante do óleo te recomenda ele sabe mais do que o fabricante da sua moto pois ele fez e sabe das condições do seu produto.

Bruno Rafael
16-10-12, 10:48
Vc troca o óleo com 4mil? O manual diz isso mais o óleo que vc coloca na sua moto não roda isso! Vc já trocou o óleo com mil? Faz o teste troca o óleo e coloca o recomendado pela fabricante que é o mobil certo? Depois de mil faça a troca e preste atenção no óleo escorrendo...Igual a água! Vc acha que ele vai lubrificar seu motor mais 3mil? Não vá pelo manual e sim pelo que o fabricante do óleo te recomenda ele sabe mais do que o fabricante da sua moto pois ele fez e sabe das condições do seu produto.

Eu prefiro acreditar nos engenheiros formados na universidade de massachuxetis em ohio uheuheuehuehueh
E sim eu troco meu óleo com 4 mil kms, se colocaram 4 mil no manual não foi atoa...

Mas vamos aquela velha conta:
Se eu trocar o oleo a cada 1000 pelo valor de 18 reais o litro, no fim de 70mil kms eu vou ter gasto R$ 1260.00
Se eu trocar o oleo a cada 4000 pelo valor de 18 reais o litro, no fim de 70mil kms eu vou ter gasto R$ 315.00
Ou seja, gastarei muito menos, terei agredido muito menos o meio ambiente, e dá para eu retificar o motor e sobra...

MotoTech-Racing
16-10-12, 10:55
Eu prefiro acreditar nos engenheiros formados na universidade de massachuxetis em ohio uheuheuehuehueh
E sim eu troco meu óleo com 4 mil kms, se colocaram 4 mil no manual não foi atoa...

Mas vamos aquela velha conta:
Se eu trocar o oleo a cada 1000 pelo valor de 18 reais o litro, no fim de 70mil kms eu vou ter gasto R$ 1260.00
Se eu trocar o oleo a cada 4000 pelo valor de 18 reais o litro, no fim de 70mil kms eu vou ter gasto R$ 315.00
Ou seja, gastarei muito menos, terei agredido muito menos o meio ambiente, e dá para eu retificar o motor e sobra...

Amigão ai é com vc! Aqui eu troco sempre com mil e acredito que quem desenvolveu o óleo sabe bem mais do que os engenheiros da sua moto pois eles não sabem se o óleo que eles recomendam estão disponíveis em todos os lugares e nem sempre quem tem moto tem esses 18 reais no bolso. Tem nego colocando óleo de 7,50 e diz que óleo é tudo igual. Enfim eu não recomendo fazer a troca com 4 mil... Quando sua moto começar a baixar óleo e vc nem se quer perceber e trancar o motor por falta de lubrificação, ai vc vai la onde vc comprou sua moto e explica que vc foi pelo manual pra vc ouvir o que eles vão alegar.... ABraços

Bruno Rafael
16-10-12, 10:58
Amigão ai é com vc! Aqui eu troco sempre com mil e acredito que quem desenvolveu o óleo sabe bem mais do que os engenheiros da sua moto pois eles não sabem se o óleo que eles recomendam estão disponíveis em todos os lugares e nem sempre quem tem moto tem esses 18 reais no bolso. Tem nego colocando óleo de 7,50 e diz que óleo é tudo igual. Enfim eu não recomendo fazer a troca com 4 mil... Quando sua moto começar a baixar óleo e vc nem se quer perceber e trancar o motor por falta de lubrificação, ai vc vai la onde vc comprou sua moto e explica que vc foi pelo manual pra vc ouvir o que eles vão alegar.... ABraços

Se meu motor fundir por falta de óleo eu uso oq eu economizei com o óleo pra arrumar o motor....
Com trocar de 4 em 4 ou de 1 em 1 vai baixar mais cedo ou mais tarde.......

MotoTech-Racing
16-10-12, 11:02
Se meu motor fundir por falta de óleo eu uso oq eu economizei com o óleo pra arrumar o motor....
Com trocar de 4 em 4 ou de 1 em 1 vai baixar mais cedo ou mais tarde.......

Sem dúvida se vc trocar o óleo de 4 em 4 vc terá que fazer o motor mais cedo pois o desgaste de peças será bem mais alto por falta de lubrificação! Pesquise sobre óleos e reagentes pra vc ter uma noção sobre isso... É importante pra vc e para a sua moto! Se vc quer tratar bem seu motor faça a troca correta! O óleo muito usado perde a liga e consistência deixando de ter aquela camada de proteção nas peças! Mais se vc ainda quer "judiar" do seu motor paciência...As oficinas agradecem!

LostSoul
16-10-12, 11:13
Eu prefiro acreditar nos engenheiros formados na universidade de massachuxetis em ohio uheuheuehuehueh
E sim eu troco meu óleo com 4 mil kms, se colocaram 4 mil no manual não foi atoa...

Mas vamos aquela velha conta:
Se eu trocar o oleo a cada 1000 pelo valor de 18 reais o litro, no fim de 70mil kms eu vou ter gasto R$ 1260.00
Se eu trocar o oleo a cada 4000 pelo valor de 18 reais o litro, no fim de 70mil kms eu vou ter gasto R$ 315.00
Ou seja, gastarei muito menos, terei agredido muito menos o meio ambiente, e dá para eu retificar o motor e sobra...

Perfeito! E eu também acho muito mais confiável o manual da moto.

mdorigon
16-10-12, 11:25
Vixi...o oleo entrou na discussão. Bem... eu tenho uma moto com 72 mil km e sempre troco de 3 em 3 como o manual manda...mas pera la. Uso oleo que atenda o minimo especificado, alias supera e muito. Sei como ando então não é uso severo...essas coisas todas se leva em consideração. Como o Mototech falou...pra quem anda no pau ele recomenda trocar até antes do mil, ainda mais com aquela agua suja que é o mobil preto. Se vc tem honda 150cc, usa um lubrificante um pouco melhor, sempre olha o nivel e não anda que nem louco ta de boa seguir o manual sim. Agora se é que nem os amigos do nosso companheiro que abriu o tópico, pode usar o melhor oleo, militec ou molykote... trocar de 500 em 500 km, nada disso vai fazer milagre e mais cedo do que o normal o motor vai ir pra cova.

LostSoul
16-10-12, 11:29
Vixi...o oleo entrou na discussão. Bem... eu tenho uma moto com 72 mil km e sempre troco de 3 em 3 como o manual manda...mas pera la. Uso oleo que atenda o minimo especificado, alias supera e muito. Sei como ando então não é uso severo...essas coisas todas se leva em consideração. Como o Mototech falou...pra quem anda no pau ele recomenda trocar até antes do mil, ainda mais com aquela agua suja que é o mobil preto. Se vc tem honda 150cc, usa um lubrificante um pouco melhor, sempre olha o nivel e não anda que nem louco ta de boa seguir o manual sim. Agora se é que nem os amigos do nosso companheiro que abriu o tópico, pode usar o melhor oleo, militec ou molykote... trocar de 500 em 500 km, nada disso vai fazer milagre e mais cedo do que o normal o motor vai ir pra cova.

Sim sim, concordo 100% contigo.

Só acho que realmente quem usa um óleo de qualidade e não se enquadra em uso severo não tem porque não seguir a recomendação do manual.

MotoTech-Racing
16-10-12, 11:44
É isso ai amigos. Se quer dar pau coloca um óleo de qualidade e se der um aditivo junto e faça a troca antes do recomendado! Nunca falei em não seguir o manual...Se vc for aquele tiozão que anda de boa, que anda a 80km/h no máximo, não fica cortando giro e não fica sacaneando o seu motor não tem problema nenhum em fazer a troca pelo manual! Claro sempre verificando o nível na vareta....

Bruno Rafael
16-10-12, 13:11
Eu coloco o óleo que a honda fornece na cc e a cada 3 troca coloco um pouco de molykote, acho que isso é o suficiente, nunca sofri com o cambio duro, tah lindão como se fosse novo

Diego.fcs
16-10-12, 13:38
Tão falando de óleo agora? Assunto bom, mas não vamos mudar o assunto do tópico. Antes as motos não cortavam giro, aí os tontos andavam com o motor quase explodindo, aí colocaram um limitador, para se ter uma faixa de segurança para preservar o motor, e o pessoal quer continuar andando cortando giro e tentando descobrir um jeito de se andar além dessa faixa de segurança, e qual o motivo?

Lembre-se que tem uma faixa de giro ideal para se trocar as marchas, e isso depende de cada motor, o torque máximo, ou a máxima capacidade de um veículo tracionar uma carga, sempre ocorre numa rotação inferior à máxima, por isso não se deve trocar de marchas na linha vermelha, que é onde ultrapassa essa faixa do torque máximo. Os manuais dos veículos sempre informam sobre potência máxima, torque máximo e a rotação onde cada um deles ocorre.

Quando o motor trabalha próximo a rotação de torque máximo ele é mais econômico e menos exigido. Essa é a faixa de uso que confere maior durabilidade ao motor. O uso do motor na sua faixa mais alta de rotação aumenta o consumo e, se ocorrer de forma habitual, assim como os cgzeiros, compromete a sua durabilidade.

Só para complementar, não sou "coxinha", sou um cara com 30 anos de idade, já com uma certa experiência com motos e por ser engenheiro, e estar estudando para ter um 2° título de engenheiro, sempre procuro informações concretas, e não com pseudos motoqueiros, ou pseudos "mexânicos", tanto que eu mesmo montei minha moto, e tudo o que você quer saber sobre motos, está no manual dela, basta saber ler que saberá tudo sobre ela.

Esse fórum tem os caras que mais entendem de moto que eu já vi na vida, portanto, leia bastante esse fórum antes de postar algo.

LostSoul
16-10-12, 13:52
Tão falando de óleo agora? Assunto bom, mas não vamos mudar o assunto do tópico. Antes as motos não cortavam giro, aí os tontos andavam com o motor quase explodindo, aí colocaram um limitador, para se ter uma faixa de segurança para preservar o motor, e o pessoal quer continuar andando cortando giro e tentando descobrir um jeito de se andar além dessa faixa de segurança, e qual o motivo?

Lembre-se que tem uma faixa de giro ideal para se trocar as marchas, e isso depende de cada motor, o torque máximo, ou a máxima capacidade de um veículo tracionar uma carga, sempre ocorre numa rotação inferior à máxima, por isso não se deve trocar de marchas na linha vermelha, que é onde ultrapassa essa faixa do torque máximo. Os manuais dos veículos sempre informam sobre potência máxima, torque máximo e a rotação onde cada um deles ocorre.

Quando o motor trabalha próximo a rotação de torque máximo ele é mais econômico e menos exigido. Essa é a faixa de uso que confere maior durabilidade ao motor. O uso do motor na sua faixa mais alta de rotação aumenta o consumo e, se ocorrer de forma habitual, assim como os cgzeiros, compromete a sua durabilidade.

Só para complementar, não sou "coxinha", sou um cara com 30 anos de idade, já com uma certa experiência com motos e por ser engenheiro, e estar estudando para ter um 2° título de engenheiro, sempre procuro informações concretas, e não com pseudos motoqueiros, ou pseudos "mexânicos", tanto que eu mesmo montei minha moto, e tudo o que você quer saber sobre motos, está no manual dela, basta saber ler que saberá tudo sobre ela.

Esse fórum tem os caras que mais entendem de moto que eu já vi na vida, portanto, leia bastante esse fórum antes de postar algo.

Concordo em tudo porém só uma pequeníssima ressalva: na verdade a troca de marchas em uma condução esportiva não deve se dar no regime de torque máximo e sim no de potência máxima.

Vamos supor que uma moto tenha seu torque máximo em 6 mil RPM e sua potência máxima aos 9 mil RPM... o que ocorre?

Ao ultrapassar os 6 mil giros ela começará a perder torque, porém a potência é torque x rotação, enquanto o % de aumento da rotação ainda for menor que o % da queda do torque a moto continuará desenvolvendo mais potência, todavia chega um momento onde a queda no torque é tão elevada que a potência também chega a seu limite (aos 9 mil RPM) e começa a cair. Geralmente a faixa vermelha fica depois desde momento (lá por volta dos 9,5 ou 10k).

Ao trocarmos a marcha perto da rotação de potência máxima a rotação cairá para perto da rotação de maior torque, favorecendo a aceleração.

Portanto ficar levando o motor acima da potência máxima só ferra com o motor e ainda não ajuda em nada quem quer andar mais rápido.

PS: Se eu estiver errado por favor, me corrijam! ;)

Bruno Rafael
16-10-12, 14:01
Tão falando de óleo agora? Assunto bom, mas não vamos mudar o assunto do tópico. Antes as motos não cortavam giro, aí os tontos andavam com o motor quase explodindo, aí colocaram um limitador, para se ter uma faixa de segurança para preservar o motor, e o pessoal quer continuar andando cortando giro e tentando descobrir um jeito de se andar além dessa faixa de segurança, e qual o motivo?

Lembre-se que tem uma faixa de giro ideal para se trocar as marchas, e isso depende de cada motor, o torque máximo, ou a máxima capacidade de um veículo tracionar uma carga, sempre ocorre numa rotação inferior à máxima, por isso não se deve trocar de marchas na linha vermelha, que é onde ultrapassa essa faixa do torque máximo. Os manuais dos veículos sempre informam sobre potência máxima, torque máximo e a rotação onde cada um deles ocorre.

Quando o motor trabalha próximo a rotação de torque máximo ele é mais econômico e menos exigido. Essa é a faixa de uso que confere maior durabilidade ao motor. O uso do motor na sua faixa mais alta de rotação aumenta o consumo e, se ocorrer de forma habitual, assim como os cgzeiros, compromete a sua durabilidade.

Só para complementar, não sou "coxinha", sou um cara com 30 anos de idade, já com uma certa experiência com motos e por ser engenheiro, e estar estudando para ter um 2° título de engenheiro, sempre procuro informações concretas, e não com pseudos motoqueiros, ou pseudos "mexânicos", tanto que eu mesmo montei minha moto, e tudo o que você quer saber sobre motos, está no manual dela, basta saber ler que saberá tudo sobre ela.

Esse fórum tem os caras que mais entendem de moto que eu já vi na vida, portanto, leia bastante esse fórum antes de postar algo.

Depois dessa podia fechar o tópico... está respondida a dúvida do garoto.

Diego.fcs
16-10-12, 14:40
LostSoul, temos que levar em consideração o tipo de moto que temos, em uma condução esportiva, normalmente deve imaginar que temos uma moto esportiva na mão ou de competição, onde esse tipo de situação já foi pré-definida durante o projeto da moto, portanto, creio que esse tipo de situação não deve se aplicar em uma moto custom, por exemplo, onde normalmente são motores que tem bastante torque e trabalha numa faixa de giro mais baixa.

LostSoul
16-10-12, 15:26
LostSoul, temos que levar em consideração o tipo de moto que temos, em uma condução esportiva, normalmente deve imaginar que temos uma moto esportiva na mão ou de competição, onde esse tipo de situação já foi pré-definida durante o projeto da moto, portanto, creio que esse tipo de situação não deve se aplicar em uma moto custom, por exemplo, onde normalmente são motores que tem bastante torque e trabalha numa faixa de giro mais baixa.

Se aplica a todas as motos... imagine você subindo a serra com esta custom, a teoria é a mesma: o ideal é levarmos o motor a uma rotação que permita, após a troca de marcha, que o motor fique o mais perto possível da rotação de maior torque. Este momento geralmente fica perto da rotação de potência máxima, ou em uma posição intermediária entre os picos de torque e potência.

;)

Bruno Rafael
16-10-12, 15:51
Se aplica a todas as motos... imagine você subindo a serra com esta custom, a teoria é a mesma: o ideal é levarmos o motor a uma rotação que permita, após a troca de marcha, que o motor fique o mais perto possível da rotação de maior torque. Este momento geralmente fica perto da rotação de potência máxima, ou em uma posição intermediária entre os picos de torque e potência.

;)

Subir a serra com uma custom é diferente de subir com uma esportiva, com a custom vc pode subir a serra toda em uma marcha só....

halvaro
16-10-12, 16:37
e principalmente sem CGzeiro fazendo: rananananananan...pá!!! rananananananan...pá!!! Só torcia praquelas merdas explodirem por dentro!
Já é ruim cortar giro, os manés cortam giro e desligam a chave pra dar tiro junto. Pelamor...!!!

Essa do ranananananananan....pá eu nunca tinha visto, muito legal, da nojo mesmo disso :clap:

- - - Updated - - -


Eu prefiro acreditar nos engenheiros formados na universidade de massachuxetis em ohio uheuheuehuehueh
E sim eu troco meu óleo com 4 mil kms, se colocaram 4 mil no manual não foi atoa...

Mas vamos aquela velha conta:
Se eu trocar o oleo a cada 1000 pelo valor de 18 reais o litro, no fim de 70mil kms eu vou ter gasto R$ 1260.00
Se eu trocar o oleo a cada 4000 pelo valor de 18 reais o litro, no fim de 70mil kms eu vou ter gasto R$ 315.00
Ou seja, gastarei muito menos, terei agredido muito menos o meio ambiente, e dá para eu retificar o motor e sobra...

Concordo plenamente, não entendo por que essa neura de trocar de óleo cada mil km, e outra coisa, muitos se enganam redondamente com a aparência do óleo

LostSoul
16-10-12, 16:42
Subir a serra com uma custom é diferente de subir com uma esportiva, com a custom vc pode subir a serra toda em uma marcha só....

Sim, dependendo da moto e da serra... mas não é essa a questão e sim qual o momento melhor para a mudança de marcha quando necessário maior rendimento.

Bruno Rafael
16-10-12, 16:48
Sim, dependendo da moto e da serra... mas não é essa a questão e sim qual o momento melhor para a mudança de marcha quando necessário maior rendimento.

Depende muito da moto.......
se vc quer o melhor rendimento de uma custom que creio eu ser o torque vc vai trocar a marcha um pouco a cima da faixa de maior torque dela, para que o giro dessa exatamente nessa faixa de maior torque.
Se vc quer o melhor rendimento de uma sport ai eu num sei como funciona..... mas o giro deve ir lá em cima

sandro lara
16-10-12, 17:15
Funciona assim ó ; bãããããããããããããããããã,klec,bãããããããããããããã,klec,bam, bam,bãããããããããã e por ai vai , entendeu ?.

LostSoul
16-10-12, 17:24
Não existe isso de "depende da moto"... a teoria é a mesma quando se busca o maior desempenho. Vale lembrar que não estou falando em condução normal, e sim como extrair o máximo de cada motor, haja vista que é o contraponto aos retardados que ficam cortando giro achando que estão abafando.

Segue aqui uma outra corrente teórica, que defende a troca ainda mais tarde do que o que eu disse acima: Best Cars Web Site - Técnica (http://bestcars.uol.com.br/marchas.htm)

Bruno Rafael
16-10-12, 17:53
Não existe isso de "depende da moto"... a teoria é a mesma quando se busca o maior desempenho. Vale lembrar que não estou falando em condução normal, e sim como extrair o máximo de cada motor, haja vista que é o contraponto aos retardados que ficam cortando giro achando que estão abafando.

Segue aqui uma outra corrente teórica, que defende a troca ainda mais tarde do que o que eu disse acima: Best Cars Web Site - Técnica (http://bestcars.uol.com.br/marchas.htm)

Se vc quer extrair o máximo de cada motor é claro que depende da moto, o jeito de extrair o máximo de uma é diferente da outra

LostSoul
16-10-12, 18:30
Acessou o link que mostrei acima? Bom, cada um acredita no que quiser...