PDA

Ver Versão Completa : Dùvidas: Customização e Mecânica



Ghaleon
17-10-12, 14:36
Booa tarde galera ! Tempão que não incomodo ninguém .-. ( ainda continuo muito leigo no assunto =\ )
Resolvi postar tudo no mesmo post para não ter que crair 1 para cada pergunta.

Bom, vamos às dúvidas:

- Minha moto é uma titan 150 preta, ano 2007. O que vocês acham de pintar os aros de preto, e por os frisos refletivos brancos? Os frisos já estão comprados, mas não pus ainda, pois creio que é necessário pintar o aro antes de coloca-los, certo? Assim sendo, rende mais, comprar uma aro novo ou pintar o que eu tenho ? Caso seja pintar, que spray vocês recomendam ? Que não saia tão fácil assim... Raiação se compra separada?

-As vezes quando eu ando, da um barulho na correia, que antes não tinha, não sei explicar direito, barulho na correia é sinal de problema ?

-Rodas de liga leve? Que diferença da na moto alem de estética ? Quanto custa + ou - ? Marcas que vocês recomendam ?

-Eu queria alem de por led no painel, eu queria que ele fosse 'para' e não preto, quanto isso vai em custar + ou - ??

-Pneu: Qual é o maior pneu que eu posso por numa Titan 150, 2007 ? Que eu não vá perder aderência nem prejudicar a pilotagem.

-E caso não esteja um dia quenteee, eu tenho que ficar um tempo acelerando para ela não desligar (nem precisa estar muito frio). Sendo assim, mesmo no frio, as com ligação direta, ligam sem problemas. O que me leva a crer que a MINHA tem algo de errado...

Agradeço atenção de todos, e qualquer coisa eu posto outra dúvida neste mesmo aqui.

Abraço !

Bruno Rafael
17-10-12, 15:37
Booa tarde galera ! Tempão que não incomodo ninguém .-. ( ainda continuo muito leigo no assunto =\ )
Resolvi postar tudo no mesmo post para não ter que crair 1 para cada pergunta.

Bom, vamos às dúvidas:

- Minha moto é uma titan 150 preta, ano 2007. O que vocês acham de pintar os aros de preto, e por os frisos refletivos brancos? Os frisos já estão comprados, mas não pus ainda, pois creio que é necessário pintar o aro antes de coloca-los, certo? Assim sendo, rende mais, comprar uma aro novo ou pintar o que eu tenho ? Caso seja pintar, que spray vocês recomendam ? Que não saia tão fácil assim... Raiação se compra separada?

-As vezes quando eu ando, da um barulho na correia, que antes não tinha, não sei explicar direito, barulho na correia é sinal de problema ?

-Rodas de liga leve? Que diferença da na moto alem de estética ? Quanto custa + ou - ? Marcas que vocês recomendam ?

-Eu queria alem de por led no painel, eu queria que ele fosse 'para' e não preto, quanto isso vai em custar + ou - ??

-Pneu: Qual é o maior pneu que eu posso por numa Titan 150, 2007 ? Que eu não vá perder aderência nem prejudicar a pilotagem.

-E caso não esteja um dia quenteee, eu tenho que ficar um tempo acelerando para ela não desligar (nem precisa estar muito frio). Sendo assim, mesmo no frio, as com ligação direta, ligam sem problemas. O que me leva a crer que a MINHA tem algo de errado...

Agradeço atenção de todos, e qualquer coisa eu posto outra dúvida neste mesmo aqui.

Abraço !

Tem uma tinta que vende nas papelarias que chama tinta vitral, tem varias cores dai vc compra aquelas bombina da mata formiga mistura com tinner e pode pintar o aro que a qualidade é garantida.
E sobre a moto morrer é por que ela é carburada, troca vela, filtro de ar e limpa o carburador que já vai melhorar isso

Diego.fcs
17-10-12, 15:54
Eu acho bacana os aros de alumínio preto, ao invés de pintar, além de diminuir o peso não vai descascar.

LostSoul
17-10-12, 16:05
Esses aros de alumínio não são mais frágeis?

CkOFan
17-10-12, 16:31
- Minha moto é uma titan 150 preta, ano 2007. O que vocês acham de pintar os aros de preto, e por os frisos refletivos brancos? Os frisos já estão comprados, mas não pus ainda, pois creio que é necessário pintar o aro antes de coloca-los, certo? Assim sendo, rende mais, comprar uma aro novo ou pintar o que eu tenho ? Caso seja pintar, que spray vocês recomendam ? Que não saia tão fácil assim... Raiação se compra separada?

Pode pintar com tinta Spray Renner, eu fiz e ficou muito bom, depois de um tempo pode vir a descascar mas daí é só dar um retoque e fica show!
Ou tambpem pode comprar as rodas novas, eu pretendo por umas Viper na minha, mas ainda não consegui juntar a grana.
Vai do teu bolso, quer dizer... gosto!

-As vezes quando eu ando, da um barulho na correia, que antes não tinha, não sei explicar direito, barulho na correia é sinal de problema ?

Já esticou a correia? Pode ser isso ou a relação pode estar gasta. Dá uma olhada nos dentes da coroa e do pinhão e repara se tem algum gasto ou quebrado, se sim, pode estar na hora de trocar a relação da moto.

-Rodas de liga leve? Que diferença da na moto alem de estética ? Quanto custa + ou - ? Marcas que vocês recomendam ?

Tem vantagens como poder usar pneu sem câmara, mas se desalinharem o gasto é maior que a raiada. Além de que vai ter que trocar os pneus junto.

-Eu queria alem de por led no painel, eu queria que ele fosse 'para' e não preto, quanto isso vai em custar + ou - ??

Não entendi a pergunta.

-Pneu: Qual é o maior pneu que eu posso por numa Titan 150, 2007 ? Que eu não vá perder aderência nem prejudicar a pilotagem.

Põe um 90/90 na dianteira e um 100/90 na trazeira. Mais que isso prejudica a ciclistica da moto. Na real, se aumentou o tamanho já vai alterar tudo, mas esse tamanho que te falei ainda é tranquilo.

-E caso não esteja um dia quenteee, eu tenho que ficar um tempo acelerando para ela não desligar (nem precisa estar muito frio). Sendo assim, mesmo no frio, as com ligação direta, ligam sem problemas. O que me leva a crer que a MINHA tem algo de errado...

Como já disseram, limpa o carbura, regula a lenta, troca o filtro do ar, troca a vela e, se nada der certo... só rezando! Brincadeira :P Leva num bom mecânico e pede pra ele dar uma olhada.

Agradeço atenção de todos, e qualquer coisa eu posto outra dúvida neste mesmo aqui.

Abraço !

Perguntas respondidas OK

chiccoli
17-10-12, 17:19
coloca uns aros motard, uns pneu de tw e seja feliz.., com aderência eu tenho certeza que vc não terá mais problemas! =D

Ghaleon
17-10-12, 17:31
Perguntas respondidas OK

Aeee tu denovo, vlw velho õ/

Me cobraram R$ 25,00 pra pintar com essa tinta vitral que o brunorafael falou, mas ele me disse que essa tinta só é bom com cor 'colorida', como eu quero preto pro não gostar de muito carnaval, não sei se vai adiantar.
o que tu não intendeu era pra ser "PRATA" e não 'para' ;ss
A relação é nova, o dono trocou antes de me vender, talvez eu que esteja louco. Mas esse mês ta pra me sobrar uma grana e eu vou mandar pra uma revisão.

Não acham que vai ficar muito "PODRE" moto preta com os aros preto? minha segunda opção seria vermelho que não é muito carnaval.

Vlws !

- - - Updated - - -


coloca uns aros motard, uns pneu de tw e seja feliz.., com aderência eu tenho certeza que vc não terá mais problemas! =D


Pode crer, procuro por qual tamanho do aro pra minha titan? Qual diferença dos motard para os vipers?

Pneu de TW ? tipo, tw = Twister? o.O nem sabia que dava...

chiccoli
17-10-12, 17:36
motard é 17 mais largo.., num sei a diferençã do aro motard pro aro 17 da msm medida, mas o fabricante é o msm..
dianteira tem que ser pelo menos 2.15 e traseiro num lembro se é 2.50 ou 3.00 mas.., 17 !! ai tem raios na net e assim vai..
pneu v sabe né.., 100/80-17 e 130/70-17
tem os 2.50 -18, fika bunito SÓ e APENAS com os pneus michelin..

CkOFan
17-10-12, 17:37
Tamo aí cara, sempre ajudando os irmãos! o/
Eu curto a moto preta, e as rodas pretas dão uma encorpada legal na pequena. A minha ficou muito linda, modéstia a parte :P

Deixa eu entender... Tu quer colocar um LED Prata no painel? Ou quer colocar o fundo do painel na cor Prata?
Bom, se for o primeiro caso eu não conheço LED prata, mas se for colocar recomendo aquelas fitas de LED, pois assim a iluminação fica parelha em todo o painel e não apenas onde a lâmpada está ;)
Se for o segundo caso, te indico comprar um fundo novo, tipo esses aqui:
Painel Personalizado Para Moto, Carro, Barco - Envio Grátis. - R$ 25,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437852575-painel-personalizado-para-moto-carro-barco-envio-gratis-_JM)

Cara, faz uma revisão legal, lubrifica os cabos, verifica a caixa da direção, carburador, freios, tudo! Tu vai ver que fica outra moto!

Abraço!

magrao tk
17-10-12, 17:42
Lembrando ao pessoal do fórum que aqui no RS a gente chama corrente de moto de correia mesmo. Só pra não dar confusão e mais dúvidas em vez de ajudas.

Corrente no RS é isso: rsrs
http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2010/09/012.jpg

Ghaleon
17-10-12, 17:44
Tamo aí cara, sempre ajudando os irmãos! o/
Eu curto a moto preta, e as rodas pretas dão uma encorpada legal na pequena. A minha ficou muito linda, modéstia a parte :P

Deixa eu entender... Tu quer colocar um LED Prata no painel? Ou quer colocar o fundo do painel na cor Prata?
Bom, se for o primeiro caso eu não conheço LED prata, mas se for colocar recomendo aquelas fitas de LED, pois assim a iluminação fica parelha em todo o painel e não apenas onde a lâmpada está ;)
Se for o segundo caso, te indico comprar um fundo novo, tipo esses aqui:
Painel Personalizado Para Moto, Carro, Barco - Envio Grátis. - R$ 25,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-437852575-painel-personalizado-para-moto-carro-barco-envio-gratis-_JM)

Cara, faz uma revisão legal, lubrifica os cabos, verifica a caixa da direção, carburador, freios, tudo! Tu vai ver que fica outra moto!

Abraço!

Maaassa esses fundo, não era isso, mas agora eu quero isso também ahushuashuas. Vou por led azul eu acho...
o "Prata" seria para o suporte onde está o painel, pqp so mto lesado e não sei o nome disso u.u encima do FAROL tem os 2 "gomos" (nao ri vei so lesadao huASHUsAHUas).

http://i45.tinypic.com/2j34943.jpg

Queria pneu deste tamanho ( QUE TAMANHO SÂO ESTES ? ), e ali no meio dos espelhos, ve aquela regiao prata? onde geralmente é tudo preto (onde fica o panel =ss) isso q eu queria mudar. E esses rodado eu acho foda.

Desculpe a burrice, mas neh... Meu negócio e outro hehe =\ e Agradeço a boa vontade de ajudar um desprovido de conhecimento em tal assunto haha :D

Abraço !

chiccoli
17-10-12, 17:45
quando entrei aki tbm levei um **** de um susto.., mas depois de um tempo acostuma.., pega costumes do brasil inteiro pra falar..,
apesar que os predominantes aki no fórum é paulista e gaúcho né..


vc ai querendo passar o painel pra prata, e eu caçando o tom ideal de preto pra colocar na minha e parecer original

CkOFan
17-10-12, 17:46
Lembrando ao pessoal do fórum que aqui no RS a gente chama corrente de moto de correia mesmo. Só pra não dar confusão e mais dúvidas em vez de ajudas.

Corrente no RS é isso: rsrs
http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2010/09/012.jpg

Boa! kkkkkkkkkkkkkk

Ghaleon
17-10-12, 17:46
Lembrando ao pessoal do fórum que aqui no RS a gente chama corrente de moto de correia mesmo. Só pra não dar confusão e mais dúvidas em vez de ajudas.

Corrente no RS é isso: rsrs
http://www.culturamix.com/wp-content/uploads/2010/09/012.jpg

Fala Tchê ! Tudo tranquilo ? Hehe... È verdade... correa != corrente ! ;x

CkOFan
17-10-12, 17:47
Maaassa esses fundo, não era isso, mas agora eu quero isso também ahushuashuas. Vou por led azul eu acho...
o "Prata" seria para o suporte onde está o painel, pqp so mto lesado e não sei o nome disso u.u encima do FAROL tem os 2 "gomos" (nao ri vei so lesadao huASHUsAHUas).

http://i45.tinypic.com/2j34943.jpg

Queria pneu deste tamanho, e ali no meio dos espelhos, ve aquela regiao prata? onde geralmente é tudo preto (onde fica o panel =ss) isso q eu queria mudar. E esses rodado eu acho foda.

Desculpe a burrice, mas neh... Meu negócio e outro hehe =\ e Agradeço a boa vontade de ajudar um desprovido de conhecimento em tal assunto haha :D

Abraço !

Capaz cara, nem te esquenta! Quase tudo que eu sei hoje aprendi aqui :D

Aquilo ali é a Carcaça superior do painel, e tem prata sim, é barbada de achar ;) E eu acho que fica bala, vai fundo!

Ghaleon
17-10-12, 17:48
Capaz cara, nem te esquenta! Quase tudo que eu sei hoje aprendi aqui :D

Aquilo ali é a Carcaça superior do painel, e tem prata sim, é barbada de achar ;) E eu acho que fica bala, vai fundo!

Beleza velho, mais uma vez, obrigado brother !! (:

Diey
18-10-12, 00:35
Esses aros de alumínio não são mais frágeis?

Então, eu tinha essa mesma dúvida antes de colocar os aros na Dozer.
O resultado estético é incontestável ainda mais com raios de 4mm cromados, como fiz na minha moto. (Veja o link abaixo).
Mas sobre a resistência, creio que deixa um pouco a desejar mesmo. Depois de umas 2 semanas, um buraco passou na minha frente e o aro dianteiro deu uma amassada leve. Eu não lembro se a porrada foi muito forte e nem se um aro de aço comum aguentaria sem amassar, mas que amassou minha roda, amassou...

Meus aros sao da Three Heads preto brilhante ambos nas medidas 185.18 (para poder usar os pneus originais)

magrao tk
18-10-12, 01:17
Uso aro de alumínio há uns 10 anos, já passei de uma moto pra outra e continuam firmes e fortes.

Os meus nunca amassei, mas tambem nunca dei nenhuma porrada forte neles. Mas já vi aro de ferro amassar facinho facinho!

A desvantagem maior é depois de amassar. Aro de ferro amassa, mas desamassa numa boa! Já o de alumínio se amassar, o material não retorna bem. Ele se racha todo se tentar desamassar.

Então sobre resistencia acho que se os alumínio forem mais fracos, a diferença é mínima. Basta tomar cuidado e andar com os pneus calibrados que não vai dar dor de cabeça. A moto fica um pouco mais leve e sabendo usar uma cor harmoniosa dá um destaque legal na moto.

Em moto preta os que acho que ficam mais legais: dourados (a minha é assim), violeta, azul e preto. Só vermelho nunca! Quando desbotar vão ficar cor de rosa kkkkkkk.

Bruno Rafael
18-10-12, 09:00
Aeee tu denovo, vlw velho õ/

Me cobraram R$ 25,00 pra pintar com essa tinta vitral que o brunorafael falou, mas ele me disse que essa tinta só é bom com cor 'colorida', como eu quero preto pro não gostar de muito carnaval, não sei se vai adiantar.
o que tu não intendeu era pra ser "PRATA" e não 'para' ;ss
A relação é nova, o dono trocou antes de me vender, talvez eu que esteja louco. Mas esse mês ta pra me sobrar uma grana e eu vou mandar pra uma revisão.

Não acham que vai ficar muito "PODRE" moto preta com os aros preto? minha segunda opção seria vermelho que não é muito carnaval.

Vlws !

- - - Updated - - -




Pode crer, procuro por qual tamanho do aro pra minha titan? Qual diferença dos motard para os vipers?

Pneu de TW ? tipo, tw = Twister? o.O nem sabia que dava...

Vou pintar meu aro sabado com tinta preta vitral e passar verniz por cima, depois eu posto o resultado aqui

LostSoul
18-10-12, 09:46
Uso aro de alumínio há uns 10 anos, já passei de uma moto pra outra e continuam firmes e fortes.

Os meus nunca amassei, mas tambem nunca dei nenhuma porrada forte neles. Mas já vi aro de ferro amassar facinho facinho!

A desvantagem maior é depois de amassar. Aro de ferro amassa, mas desamassa numa boa! Já o de alumínio se amassar, o material não retorna bem. Ele se racha todo se tentar desamassar.

Então sobre resistencia acho que se os alumínio forem mais fracos, a diferença é mínima. Basta tomar cuidado e andar com os pneus calibrados que não vai dar dor de cabeça. A moto fica um pouco mais leve e sabendo usar uma cor harmoniosa dá um destaque legal na moto.

Em moto preta os que acho que ficam mais legais: dourados (a minha é assim), violeta, azul e preto. Só vermelho nunca! Quando desbotar vão ficar cor de rosa kkkkkkk.

Beleza, bom saber! Acho que assim que o carro ficar pronto encosto a moto para alguns upgrades, um deles será a troca dos aros, minha todayzinha é preta também e estou entre o dourado e o azul...

Mas agora pegando uma pequena carona no tópico: e quanto aos raios, pretendo trocá-los também, alguma recomendação especial?

CkOFan
18-10-12, 12:54
Vou pintar meu aro sabado com tinta preta vitral e passar verniz por cima, depois eu posto o resultado aqui

Pô cara, podia tirar umas fotos e fazer uma "Tutorial" pra galera que quiser fazer o mesmo (eu) ;)

Bruno Rafael
18-10-12, 13:13
Pô cara, podia tirar umas fotos e fazer uma "Tutorial" pra galera que quiser fazer o mesmo (eu) ;)

A idéia é boa, vo empresta a camera da minha namorada e farei sim o tutorial pode deixar

magrao tk
18-10-12, 13:43
Mas agora pegando uma pequena carona no tópico: e quanto aos raios, pretendo trocá-los também, alguma recomendação especial?
Cromado é o mais bonito, mas enferruja dependendo do uso da moto. Tipo se pegar muita chuva, barro, maresia... pra manter novo tem que estar sempre limpo e pra isso é bem chato, eu limpava raio por raio toda vez que lavava a moto.

Tem o raio zincado, que é o raio comum. Tem bem menos brilho que o cromado, que só enferruja em casos extremos tipo se tu morar na praia ou ter cachorro que use a tua moto como poste.
Eu tinha cromado e depois que enferrujou troquei pelo zincado. Antes de montar nas rodas dei uma polida que ficou com cara de cromado. Lá uma vez que outra passo uma cera neles que renova a aparencia. Não é aquele destaque que tem o cromado, mas não precisa tanto cuidado pelo menos.

E tem o inox, não tem todo aquele brilho do cromado. Em compensação nunca enferruja! É o que se mantem sempre com cara de novo. Só que já ouvi dizer que é um pouco mais fraco, mas isso não posso afirmar.

LostSoul
18-10-12, 14:00
Cromado é o mais bonito, mas enferruja dependendo do uso da moto. Tipo se pegar muita chuva, barro, maresia... pra manter novo tem que estar sempre limpo e pra isso é bem chato, eu limpava raio por raio toda vez que lavava a moto.

Tem o raio zincado, que é o raio comum. Tem bem menos brilho que o cromado, que só enferruja em casos extremos tipo se tu morar na praia ou ter cachorro que use a tua moto como poste.
Eu tinha cromado e depois que enferrujou troquei pelo zincado. Antes de montar nas rodas dei uma polida que ficou com cara de cromado. Lá uma vez que outra passo uma cera neles que renova a aparencia. Não é aquele destaque que tem o cromado, mas não precisa tanto cuidado pelo menos.

E tem o inox, não tem todo aquele brilho do cromado. Em compensação nunca enferruja! É o que se mantem sempre com cara de novo. Só que já ouvi dizer que é um pouco mais fraco, mas isso não posso afirmar.

Valeu magrao tk, não curto muito virar escravo da moto então vou ficar entre inox e zincado mesmo, se o preço não foi absurdo tendo a ir de inox...

magrao tk
18-10-12, 14:06
Parece que inox é pouca coisa a mais, pouco mesmo. Só não comprei na época porque aqui na cidade não achei aí fui de zincado mesmo.

bruno almeida
18-10-12, 14:31
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSzfdyJgxSSYWofRlW4VeGLI45DLW2VO iRS

só lembrando que aqui em minas,correia pra gente é isso
aushaushaush

Bruno Rafael
18-10-12, 14:34
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSzfdyJgxSSYWofRlW4VeGLI45DLW2VO iRS

só lembrando que aqui em minas,correia pra gente é isso
aushaushaush

Aqui tbm o.O

CkOFan
18-10-12, 15:34
http://t1.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSzfdyJgxSSYWofRlW4VeGLI45DLW2VO iRS

só lembrando que aqui em minas,correia pra gente é isso
aushaushaush

Aqui no RS essa é conhecida por Correia-dentada.
Se for so correia é essa:
http://3.bp.blogspot.com/_gv1rJ5jNGyE/TT3ANi_kB-I/AAAAAAAAAI4/A96D4cD0YqQ/s1600/4.jpg

Ghaleon
18-10-12, 21:00
Beleza, bom saber! Acho que assim que o carro ficar pronto encosto a moto para alguns upgrades, um deles será a troca dos aros, minha todayzinha é preta também e estou entre o dourado e o azul...

Mas agora pegando uma pequena carona no tópico: e quanto aos raios, pretendo trocá-los também, alguma recomendação especial?


Opa, beleza?
Já que compartilhamos da mesma cor de moto, apos a escolha, posta as fotos para eu ter uma ideia ;D

- - - Updated - - -


A idéia é boa, vo empresta a camera da minha namorada e farei sim o tutorial pode deixar
Great ! Faça mesmo *---*

magrao tk
18-10-12, 21:31
Preta com aros dourados:

http://i617.photobucket.com/albums/tt260/MORAESTL/titan2004001.jpg



Essa aqui é minha, já bem desbotada a cor:

http://imageshack.us/a/img594/420/imagem2427gh.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/594/imagem2427gh.jpg/)



Com os aros azuis:

http://i620.photobucket.com/albums/tt282/renan_07/Modo.jpg

chiccoli
19-10-12, 02:21
Eeeeee esses gaúchos..,
mas só um conselho.., não me monta a raiação do jeito dessa azul.., isso intorta que é uma ..!!! , tendeu ?

LostSoul
19-10-12, 08:54
Gostei do dourado, mesmo depois de desbotado continuou com um aspecto legal. Se bem que a raiação da azul também prejudicou, não curti muito...

E podem deixar, assim que o carro estiver andando e eu começar a fazer os ups na moto eu crio um tópico pra ela e posto o link aqui depois da troca dos aros. ;)

Ghaleon
19-10-12, 17:40
Preta com aros dourados:

http://i617.photobucket.com/albums/tt260/MORAESTL/titan2004001.jpg



Essa aqui é minha, já bem desbotada a cor:

http://imageshack.us/a/img594/420/imagem2427gh.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/594/imagem2427gh.jpg/)



Com os aros azuis:

http://i620.photobucket.com/albums/tt282/renan_07/Modo.jpg

Massa, acho que vou por dourado, mas me digam... Se por aro colorido, esquece os frisos refletivos neh ?
Minha ideia antes era pintar ou comprar algum tipo de preto e taka os frisos brancos *---* mas com dourado eu nao vo por neh >.<

Gostei da placa byTheWhay hhaha o/

- - - Updated - - -


Eeeeee esses gaúchos..,
mas só um conselho.., não me monta a raiação do jeito dessa azul.., isso intorta que é uma ..!!! , tendeu ?


Certo Chicollito, achei bonito mas já que me avisou =) Thanks !

Que raiação legal tu recomenda?
Abraço !

Bruno Rafael
20-10-12, 22:38
Não deu pra pintar o aro da moto hj, choveu quase que o dia todo, quando eu pintar eu posto aqui os procedimentos...