PDA

Ver Versão Completa : Moto, onde estacionar quando as vagas estão cheias?



Srad1000
19-10-12, 14:47
Buenas gurizada. Hoje aconteceu um fato no mínimo curioso aqui na minha cidade, São Leopoldo Grande Porto Alegre. Ao chegar no centro, vislumbrei que as vagas parar motocicletas estavam todas cheias, assim sendo, estacionei ao longo da via na faixa azul! Ao descer da motocicleta, o Guarda de Trânsito veio "gritando" do outro lado da rua, que iria rebocar a moto. Como eu não matei meu avô a soco e ponta pés, respondi educadamente que não havia vagas nos locais destinados às motocicletas, e ele disse prá eu "me virar". Bueno, como sou conhecedor da Lei, até ali, pois sou leigo mas não sou burro, comuniquei a ele (Guarda) que não se atreveria a rebocar a moto, pois a Lei Municipal de Trânsito, não pode se sobrepor à Constituição e as leis federais, como as do Código Brasileiro de Trânsito que é bem clara:



2º O estacionamento dos veículos motorizados de duas rodas será feito em posição perpendicular à guia da calçada (meio-fio) e junto a ela, salvo quando houver sinalização que determine outra condição."

Ou seja, onde não houver estacionamento destinado às motocicletas (ou se o mesmo estiver lotado), o condutor pode estacionar em vaga de carro, desde que o faça de forma perpendicular ao meio-fio.





Nenhuma Lei de Trânsito Municipal pode se sobrepor ao Código de Trânsito Brasileiro. Assim como fazem os Idosos quando as vagas destinadas a eles estão cheias, os cadeirantes quando suas vagas também estão ocupadas, os motociclistas também podem utilizar o estacionamento comum vide o parágrafo anterior.
Em resumo, o guarda se afastou e desistiu de rebocar minha moto. P.S: me parece que este esquema de FAIXA AZUL é inconstitucional, já visitei cidades onde tal procedimento havia sido retirado judicialmente.

"Não podemos se entregar pros "home" mas de jeito nenhum."
Dito popular gaúcho e música do Gaúcho da Fronteira.

Cachorro
19-10-12, 16:27
Eu só largo a moto em estacionamento pago.

Na rua podem arranhar ou derrubar e tu não terá de quem cobrar.

Mas ali na Independência uma vez aconteceu comigo isso, deixei a moto em frente à loja que eu tinha entrado daí o porteiro veio correndo perguntar de quem era a moto pois tavam multando.

Fui lá correndo e ele já tava multando a moto do lado, a próxima seria a minha.

Ah, e bater boca com esses "azulzinhos" é pior coisa que tem, se acham "autoridades" e daí podem querer procurar algo pra encrencar: cano esportivo, mini pisca, espelhos... na falta de argumento tudo vira "adulteração de características".

Abs,

Srad1000
19-10-12, 16:45
Positivo cachorro. Quando me demoro também não deixo na rua, mas como foi um "bate e volta",,,paguei o preço do stress.
Mas não dá pra se dobrar quando o Município te impõe com fiscalização apenas de arrecadação de multas e "engordamento" dos cartéis dos Guinchos tentam te "ROUBAR" na marra.

Se existe LEI FEDERAL que se cumpra, afinal de contas vivemos no país da impunidade.

Aqui em São Leopoldo sempre foi assim, os caras são tri atrevidos e não sabem quase nada de legislação. Nunca houve iniciativa de conscientização no trânsito como acontece em Cachoeirinha e Gravataí que constantemente apresenta parceria com o Projeto VIDA URGENTE de conscientização no trânsito.

E este lance de faixa azul é uma roubalheira, até seria válido para desafogar as vagas, mas como pagamos tantos impostos é ROUBO MESMO. Tempo atrás uma resolução derrubou isso por ser uma cobrança inconstitucional, mas conseguiram implantar isso novamente.

Enfim, fica o desabafo de quem paga imposto altíssimo de 3 veículos e não tem o direto sequer de estacionar, mesmo amparado pela lei.

Abração meu velho.

chiccoli
19-10-12, 20:17
Se é guarda eu ja pergunto a lei que me proíbe de estacionar ali.., se fosse PM, o que NUNCA acontece, pois só multam ou qualquer outro tipo de coisa paralela ao serviço se for realmente constado no código de transito nacional.., eu só apresento a funcional ^^

TskPG
19-10-12, 20:44
Hehe eu nem me arrisco a querer discutir com eles não, eles sempre acham que estao na razao e quem sai perdendo sou eu --'

Rafael WF
19-10-12, 22:15
Sou de São Léo tbm, eu não arrisco deixar a moto na rua.

chriskopsch
19-10-12, 23:28
Tbm só deixo em estacionamento pago, é só 1 real a hora mesmo, além da segurança tbm.

Aqui as vagas na rua são pagas tbm, uma b*

Fiote
22-10-12, 10:59
Você tá certo SRAD1000, tem que se impor perante esses policiais de mer***
Quem conhece um pouco de lei sabe que os servidore públicos (incluindo TODOS os policiais) só podem agir sob comando de lei. Não podem ditar regras por livre vontade. Claro que devemos ser educados, mas devemos SIM lebrá-los que não podem ser arbritários. Se não fizermos, se não nos impormos, ele abusam demais.
Outro dia o cara me parou na blitz e pediu para eu retirar meu insulfim do carro. Conversei com ele e provei que estava dentro da lei, daí fui liberado. Mas se é um zé mané qualquer, ia arrancar o insulfilm na hora.
Claro que não sou burro de discutir com policial. Se ele me "obrigar" a fazer algo que sei que está errado, eu até faria. Mas tiraria foto, filmava...sei lá... faria qualquer coisa pra entrar com uma ação contra o Estado posteriormente.
Não seja alienado, conheça seus direitos, conheça as leis.

Bruno Rafael
22-10-12, 12:47
Olhaaa não sabia disso não
hj no almoço tiver que rodar uns 5 minutos pra acha uma vaguinha pra moto, sendo que tinha varias vagas para carros na zona azul, fiquei com uma vontade de colocar a moto lá, mas era multa na certa, na próxima se eu tiver coragem eu deixo lá

Cláudio W.
22-10-12, 13:17
Aqui na minha cidade é dificil multarem por estacionamento irregular, certa vez, estacionei a minha moto no lugar dos carros oficiais, em frente a um posto da BM, minha cidade é ridicula, tem uma avenida inteira para se estacionar carros, e meia duzia de vagas para se estacionar motos, como se moto fosse algo raro se ver por aí, é brincadeira.

Mas eu até entendo, nós motociclistas não temos que pagar parquimetro, logo não demos lucro para máfia, sendo assim, não precisamos de lugar pra estacionar e o ridiculo que estacionamento de motos na sua grande maioria só pode permanecer na vaga por 30 min.

Eu também gosto de deixar a moto em estacionamento, mas as vezes só vou almoçar e depois tenho que voltar para o TJ, se eu largo no estacionamento são R$ 2,00 pegos todos os dias. Logo R$ 44 reais no mês.

Bruno Rafael
22-10-12, 13:44
Aqui aonde eu moro toda vez que se estaciona a moto chega um muleke e fla: Tiooooo posso olha sua moto?! claro que pode... :@
um dia minha namorada me perguntou pq eu sempre dava um trocado pra eles, dai respondi que se eu não desse eles riscava a moto ¬¬
Fazendo a conta: se os *** "olharem" 20 motos por hora e cada um der 1 real eles ganham 20 reais por hora x 6 horas trabalhadas dá 120 reais por dia, eles ganha mais que eu :sad:

chiccoli
22-10-12, 20:01
Aqui aonde eu moro toda vez que se estaciona a moto chega um muleke e fla: Tiooooo posso olha sua moto?! claro que pode... :@
um dia minha namorada me perguntou pq eu sempre dava um trocado pra eles, dai respondi que se eu não desse eles riscava a moto ¬¬
Fazendo a conta: se os *** "olharem" 20 motos por hora e cada um der 1 real eles ganham 20 reais por hora x 6 horas trabalhadas dá 120 reais por dia, eles ganha mais que eu :sad:

Eu tenho um jeito mais pratico de resolver isso ai ^^
e o muleke sofreu, nunca mais eu vi ele la perto do banco.., num sei pq..

Bruno Rafael
23-10-12, 06:07
Eu tenho um jeito mais pratico de resolver isso ai ^^
e o muleke sofreu, nunca mais eu vi ele la perto do banco.., num sei pq..

é exatamente na frente do banco mesmo :/

Cláudio W.
23-10-12, 15:25
Eu tenho um jeito mais pratico de resolver isso ai ^^
e o muleke sofreu, nunca mais eu vi ele la perto do banco.., num sei pq..

Fiquei curioso Chiccoli, o que você fez? Disse que ele tava planejando um assalto ao banco ou coisa do tipo? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

chiccoli
24-10-12, 00:15
é exatamente na frente do banco mesmo :/

Eles só ficam na frente de banco, sabem que vc vai pegar dinheiro.


Fiquei curioso Chiccoli, o que você fez? Disse que ele tava planejando um assalto ao banco ou coisa do tipo? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Dei uma conversada na rua sem movimento do lado do banco.., educadamente, melhor educar agora do ter que fazer um tipo de educação pior futuramente.

sandro lara
28-10-12, 22:10
Aqui onde eu moro o transito é tenso , a cidade não é tão grande mais é a capital da alta sorocabana , então vem gente da região toda pra ca todos os dias ai vira aquele inferno , isso sem falar que seta aqui parece que não existe ,e, quando vou estacionar eu não to nem ai paro onde da e fico de olho na motoca , aqui tambem esses moleques que fica olhando mais depois que sumiu os pininhos do pneu eu ja chego e falo ; não precisa olhar nada não ,e, quando eu voltar se tiver um risquinho eu não quero nem saber quem foi , eu vou é arrebentar vc mesmo kk , ai ele acaba olhando mais a minha que a dos outros com medo .

Diego.fcs
30-10-12, 14:01
Se o estacionamento de moto estiver cheio, você não pode colocar em vagas de carro, não justifica. Porque o de moto já é exclusivo para motos, então você terá que procurar por outros, e outra, imagine um carro nas vagas de moto, você iria gostar disso, mesmo o cara falando que não tinha mais vagas?

marys7br
30-10-12, 14:26
Se o estacionamento de moto estiver cheio, você não pode colocar em vagas de carro, não justifica. Porque o de moto já é exclusivo para motos, então você terá que procurar por outros, e outra, imagine um carro nas vagas de moto, você iria gostar disso, mesmo o cara falando que não tinha mais vagas?

Mas então se não tiver vaga de idoso ou de deficiente livre, o sujeito tem que ficar esperando uma se liberar?

Eu deixo minha moto em lugar de zona azul todo sábado. Não tem lugar específico pra moto, então posso parar ali. Só não pode onde tá escrito que moto é proibido. Se não estiver escrito, podemos parar ali sim, desde que perpendicular à guia.

Diego.fcs
31-10-12, 08:52
A questão do idoso é diferente, não tem nada a vê. Eles tem as vagas preferenciais deles, mas nada os impede de pararem em outra vaga. O que falei é que normalmente, quando tem vagas assim tem uma placa dizendo que moto é só ali, pelo menos aqui é assim.

Tqf2
31-10-12, 10:24
A questão do idoso é diferente, não tem nada a vê. Eles tem as vagas preferenciais deles, mas nada os impede de pararem em outra vaga. O que falei é que normalmente, quando tem vagas assim tem uma placa dizendo que moto é só ali, pelo menos aqui é assim.

Concordo com o Diego.

Na minha cidade uma minúscula cidade do interior de MT, com 20.000hab. fizeram algumas vagas exclusivas de motos, o problema é que ninguém respeita. As motos param fora do local destinados a elas e uma moto toma uma vaga inteira de carro, dependendo do local que estaciona... não cabe o carro nem na frente e nem atras da moto. Isso me dá raiva.
Quando eu tô de moto, paro onde é destinado para moto....

Lá não é reservado, e sim destinado.

William Vitelli
31-10-12, 12:09
Esses guarda de trÂnsito acham q podem tudo.

- - - Updated - - -

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3328066138991&set=a.3328052818658.109109.1788595323&type=3&theaterSERÁ Q VAI APARECER.

marys7br
05-11-12, 12:17
Então, a questão aqui, Diego e e Tqf2, é caso não haja lugar pra moto. Ou por lotação, ou por não ter mesmo. Aí sim, nesse caso, o uso das vagas comuns é livre, a não ser que esteja escrito "proibido motocicletas".

Cachorro
05-11-12, 14:58
Tbm só deixo em estacionamento pago, é só 1 real a hora mesmo, além da segurança tbm.

Aí depende...

Esse fim de semana fui pra Gramado de moto... 2,5hs num estacionamento fechado me custaram 30 conto!!!!

15 na primeira hora + 5 a cada 1/2 hora adicional...

Pensa numa raiva que me deu quando fui pagar!!!!!!

Abs,

chiccoli
05-11-12, 16:10
Aí depende...

Esse fim de semana fui pra Gramado de moto... 2,5hs num estacionamento fechado me custaram 30 conto!!!!

15 na primeira hora + 5 a cada 1/2 hora adicional...

Pensa numa raiva que me deu quando fui pagar!!!!!!

Abs,

deixei a cg num motofest uma vez.., 20 de estacionamento + 5 pro capacete =S

2~3% do valor da moto, onde ja viu isso ?

Diego.fcs
06-11-12, 13:37
Então, a questão aqui, Diego e e Tqf2, é caso não haja lugar pra moto. Ou por lotação, ou por não ter mesmo. Aí sim, nesse caso, o uso das vagas comuns é livre, a não ser que esteja escrito "proibido motocicletas".

Então Mary, aí é complicado entendeu, eu acho melhor evitar, sabe porque? Numa dessas você para, e quando volta o guarda tá te multando, você fala que tava cheio, aí ele te mostra lá e tem um monte de vaga livre no local destinado a motos, aí fica uma discussão complicada. Também não sei dizer o que diz o código de transito, alguém sabe?

marys7br
06-11-12, 14:37
É, isso seria um problema. Aqui em SP as vagas são mais tipo "coração de mãe", sempre cabe mais uma. Qualquer espacinho é suficiente pra entrarem mais umas motos... Parar em lugar público é não ter ciúmes, alguém certamente vai mexer, dar uma empurradinha e tal...

Eu já dei uma boa pesquisada e não achei nada suficientemente claro sobre motos e zona azul. Só achei as coisas que disse aqui no tópico, mas não está escrito de forma clara, é mais interpretação..