PDA

Ver Versão Completa : Moto de pequeno porte em rodovia



emersonyamamoto
01-11-12, 15:02
Fala galera!

To com uma dúvida e queria a opinião do pessoal aqui.

Vou fazer um pequeno percurso na Rodovia Washington Luiz, algo em torno de 30 Km apenas, mas gostaria de saber quais são os riscos, os cuidados que devo tomar, principalmente porque pretendo fazer na minha Crypton e com garupa (não muito pesado).

Na cidade consigo manter 90 a 100 Km/h na reta, mesmo com garupa.

A moto está com todas as revisões em dia, é ano 2012.

Gostaria de saber os reais problemas que posso vir a ter, principalmente com os caminhões, deslocamento de ar e etc.

Eu sou habilitado e piloto há pouco mais de um ano diariamente.

Estou querendo fazer trajetos mais longos progressivamente e essa já será uma pequena iniciação. Até ter condições (e moto) para fazer uma viagem, pois tenho muita vontade de viajar de moto.

Desde já agradeço as opiniões!

Abs

chiccoli
01-11-12, 15:10
90~100 na pista com tudo isso de carenagem na frente ? dificl hein..
cidade num tem vento contra.

emersonyamamoto
01-11-12, 15:13
90~100 na pista com tudo isso de carenagem na frente ? dificl hein..
cidade num tem vento contra.

Na cidade com minha namorada na garupa em vias rápidas eu faço de boa 90~100 Km/h.

Abs

augustothalison
01-11-12, 15:23
Se for rodovia de varias faixas de ida e de volta, fique tranquilo, agora se for uma faixa de ida e outra de volta, tome cuidado
caminhões e carretas quando estão correndo carregam muita pressão na frente deles, se voc passar mto
perto pode perder o controle da moto pois os ventos são fortes, para evitar isso
passe loge deles no costamento de preferencia.

Mostarda_69
01-11-12, 15:44
Caraaa, não sei como é com essas motinhos, mas com titan 125 e yes 125, nunca tive essa como o augusto disse de ter que ir ao acostamento, me mantendo na direita, onde cruzaria o pneu dos carros do lado do caroneiro ta mais que bom, nunca passei sufoco, nem com caminhões, até porque essas 125 pelo menos em ponteiro da pra atingir um pouco mais..

Faz o seguinte, sempre, SEMPRE cuida o retrovisor, se tu ver um caminhão se aproximando e tiver uma descida, cuida pra que ele ele tenha ultrapassar, ja veja se não vem carro no sentido contrario.. Se vier, torce o punho, pra pelo menos ele chegar em ti no fim da descida, se é plano, vai cuidando, se chegar perto e não tiver carro vindo, diminui pra facilitar pra ele.. Sempre vo jogando assim quando ando de pequena na estrada.. Até de xtz 125 ja fui e nunca passei sufoco... abraço e bom inicio de viagens..

DOUGLAS 00
01-11-12, 16:19
Bem como o Mostarda falou, vai de boa, de olho nos retrovisores, paciência e ritmo. De resto, vc só vai aprender a viajar viajando.

Defeacer
01-11-12, 19:50
90~100 na pista com tudo isso de carenagem na frente ? dificl hein..
cidade num tem vento contra.

Num tem? Só se for aonde tu mora, que aqui é o que mais tem, dá uma raiva do cão =\
Se num tiver vento contra ela faz isso mesmo, treme pra caraleo e parece que vai desmontar, mas vai de boa

Eduardo Toda
01-11-12, 20:58
Faala patrício...na última vez que peguei pista, tava na rodovia dos Bandeirantes - SP, +-90km/h, de repente do nada eu ouço um barulhinho..diiiiiiiiimmmmmmmm e me emparelha uma Lead e me passa...achei muito louco o cara da Lead andand o naquela velocidade, mas pensando, dá para andar de boa, na faixa da direita... e como alguém já disse:
"....Bem como o Mostarda falou, vai de boa, de olho nos retrovisores, paciência e ritmo. De resto, vc só vai aprender a viajar viajando." boa viagem e vai manhã que vc vai longe...

NiveaC
01-11-12, 21:13
ao contrário do q já falaram, nunca ande no acostamento a menos q seja estritamente necessário desviar de algo sem ter outra alternativa, nunca ande perto do acostamento, ninguém irá te respeitar, se andar perto da linha do acostamento, carros e caminhões apenas desviarão de vc, ou seja, vão passar raspando e talvez vc se assuste e se acidente, sempre ande no meio da faixa, se imponha como veículo, se vc não se der o respeito não te respeitarão
só isso, 30km não é nada. E caminhão só balança a moto se vc estiver mais lento q eles, se passar mais rápido não balança. Vento contra é ruim pq diminui a velocidade mas o perigoso é o vento lateral pois pode desestabilizar a moto em algumas situações.

Diego.fcs
01-11-12, 21:37
To com a Nivea, ande no meio da faixa, normal mesmo, respeite a sinalização, use e abuse da seta, buzina e etc, e ande equipado, 30km é sussa. Não entendo ma coisa, a carenagem num é para cortar o vento? Ajudar na aerodinâmica? Porque andam falando aqui ultimamente que a carenagem atrapalha em relação a aerodinâmica? A carenagem acaba cortando o vento, enquanto que sem, não há uma superfície que corte o vento uniformemente, assim gera mais turbulência, gerando mais trepidação, minha opinião.

Defeacer
01-11-12, 21:53
To com a Nivea, ande no meio da faixa, normal mesmo, respeite a sinalização, use e abuse da seta, buzina e etc, e ande equipado, 30km é sussa. Não entendo ma coisa, a carenagem num é para cortar o vento? Ajudar na aerodinâmica? Porque andam falando aqui ultimamente que a carenagem atrapalha em relação a aerodinâmica? A carenagem acaba cortando o vento, enquanto que sem, não há uma superfície que corte o vento uniformemente, assim gera mais turbulência, gerando mais trepidação, minha opinião.

Acontece que a Crypton sofre do excesso de carenagem e não tem um projeto aerodinâmico igual motos maiores carenadas. No caso da Crypton, só atrapalha infelizmente, se ela não tivesse acho que seria pior, mas é o projeto da moto. Querendo ou não ela é feita pra andar na maciota na cidade. Depois dos 80 vira outra moto =\

NiveaC
01-11-12, 22:33
coloca uma bolha numa moto depois vai na rodovia e volta aqui pra falar se carenagem em moto pequena ñ serve

Carleetos
02-11-12, 00:09
Na cidade com minha namorada na garupa em vias rápidas eu faço de boa 90~100 Km/h.

Abs

De boa? Poxa.. Tipo, de boa cabo enrolado e sambando com o vento né?

emersonyamamoto
02-11-12, 01:17
De boa? Poxa.. Tipo, de boa cabo enrolado e sambando com o vento né?

Cabo quase enrolado. E vento nunca foi um problema tão grande pra mim não, e olha que aqui mesmo na cidade eu pego muito vento contra, contrariando o que o amigo tinha falado ali em cima que na cidade não tem vento.

Abs

chiccoli
02-11-12, 01:48
com a 150 eu só enrolava o cabo pra manter 90~100 se eu entrasse na subida a 80.. =S
o que eu acho entranho nos "criptonzeiros" aki do forum é que o povo tem medo de pegar pista.., como que faz ? tinha época que eu pegava pista quase todo dia.., em certo ponto prefiro rodovia do que cidade..
não tem limite de velocidade em pista vazia.., a não ser que tenha radar.., da pra vc testar suas habilidades de curva em alta no trevos.., lógico, não passe de 100% da velocidade do trevo, se la ta 40, não passe de 80.., ninguém segue os 40, mas algum motivo pra colocar 40 teve.., alguma curva é mais fechada, pode ter certeza !!

Tava lembrando uma vez, o pneu da cb500 do cachorro, o pneu tava comido até na borda, não to conseguindo ter coragem pra fazer isso.., parece que a moto some, fika muito leve.., sei la.., num da segurança. não sei se é pq o pneu ainda não queimou akele ponto, ou se é a curvatura do pneu que abaixa que não da muita confiança.

Francisco JR
02-11-12, 10:40
Moto tá ok, preste atenção a tudo ao seu redor buracos, animais, sinalização e sempre ande no meio da pista até mesmo na cidade é aconselhavel não vá forçado a moto se ela vai de boa a 75km vá nessa velocidade e quando precisar enrole o cabo e vá curtindo o passeio quando vc chegar vc vai ficar querendo ter andado m + :D é sempre assim. Boa viagem abraço

winzera
02-11-12, 11:23
Amigo, tenho 40 mil km de experiência na minha titan 150 e boa parte disso feito em rodovias. Pra vc ter uma idéia, acabo de fazer uma viajem, na última terça-feira, de Uberlândia-MG a Itabira-MG totalizando 650 km, passando inclusive por uma das rodovias mais perigosas do país, a BR 381. Dito isso, posso te garantir que nossa colega NiveaC disse tudo. Esqueça essa ideia de andar pelo acostamento. No seu sentido, ocupe o centro da pista. Quando vc anda deslocado para a direita vc induz os motoristas a forçarem ultrapassagens irregulares o que pode provocar acidentes. Em pistas simples fique atento aos caminhões na descida, pois eles querem pegar todo o embalo possível para subir forte depois, e as pequenas, mesmo na descida, mal passam dos 120 km/h, minha dica é que vc se afaste o quanto puder dos caminhões nas retas e subidas para ele não encostarem em vc na descida. Cuidado com as ultrapassagens, vc vai precisar de mais espaço para concluí-las. A 90km/h atrás de um caminhão sua moto não tem muita força para uma ultrapassagem rápida, principalmente na descida, já que os caminhões embalam junto com vc. No mais é encarar a rodovia sem medo, vc vai ver que é bem tranquilo, desde que vc respeite os limites da sua moto e da sua inexperiência.

Edit: Esqueci de falar dos ventos. O deslocamento de ar provocado pelos caminhões que vem no sentido contrário é muito amenizado se vc colocar o peito no tanque e segurar firme. Se vc se manter ereto na moto vai aumentar a área de contato com o vento e a pressão em cima de vc vai ser bem maior. Já os ventos laterais não tem jeito... apesar de que, pelo menos do que vivi, os que causam deslocamento involuntário da moto não são muito comuns.

leonoronha
02-11-12, 12:45
O que o camarada acima falou esta simplismente corretissimo, sempre procure ocupar o meio da pista. Ja peguei a estrada varias vezes com moto pequena e com grande, porem sou da opniao que 250cc pra baixo so e seguro em estradas poco movimentadas ( poucos caminhoes ) ou pistas de mão dupla. Fora isso alem da raiva que vc passa dos caras tirando fino de vc as pequenas infelizmente nao forao projetadas pra isso pois nao tem estabilidade nem potencia o que acaba se tornando algo arriscado pegar as estradas com elas . Certa vez peguei uma trecho que tinha uma pequena serra e eu estava com uma cg 125 ano 99 , nao me esqueço da raiva que passei tentando passar os caminhoes mais leves com o punho trancado a honoraveis 70/80km/H. rsrsrsrsr

NiveaC
02-11-12, 20:55
Cabo quase enrolado. E vento nunca foi um problema tão grande pra mim não, e olha que aqui mesmo na cidade eu pego muito vento contra, contrariando o que o amigo tinha falado ali em cima que na cidade não tem vento.

Abs

cara, vc ainda vai ver, vento contra de cidade não é nada, em rodovia, onde a lateral é descampada, as vezes por km, o vento tem muito mais espaço pra tomar velocidade, por isso vento em rodovia são outros quinhentos comparando com brisa de cidade

Ivan RJ
02-11-12, 21:02
Vc pode me dizer aonde vc vai que é tão perto. Só a Av: Brasil tem 60Km desde a sede do antigo Jornal do Brasil, em frente a rodoviária, até a Rio - Santos.
Um grande abraço a todos os irmãos.
PS: Se quiser ligar pode me telefonar agora sem problema, lhe enviei os tels por MP.