PDA

Ver Versão Completa : Freio à disco -- Vs -- Freio à tambor



Cachorro
14-11-12, 13:10
Discutam aqui e deixem o tópico dos lançamentos da Dona Honda em paz!

auhsuhasuhas

Abs,

Natão
14-11-12, 13:16
Comparativo de freios de Honda/Yamaha tambor com moto xing-ling a disco.:

Auto Esporte - Comparativo: Dafra Riva 150 x Honda CG 125 Fan x Yamaha YBR 125 (http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/05/comparativo-dafra-riva-150-x-honda-cg-125-fan-x-yamaha-ybr-125-factor.html)


Se as japonesas ganham na suspensão, nas frenagens, o disco dianteiro da Riva faz a moto ser superior com acionamento mais contundente do sistema. YBR e CG, nas versões avaliadas, fazem uso do arcaico sistema a tambor no trem dianteiro, o que exige mais força no momento de parar e menor eficácia em casos de urgência. Na traseira, todas possuem freio a tambor

romario_xtz
14-11-12, 13:38
Freio a disco infinitamente superior. Desde que saiba usar.

madnando1
14-11-12, 13:40
Comparativo de freios de Honda/Yamaha tambor com moto xing-ling a disco.:

Auto Esporte - Comparativo: Dafra Riva 150 x Honda CG 125 Fan x Yamaha YBR 125 (http://g1.globo.com/carros/noticia/2012/05/comparativo-dafra-riva-150-x-honda-cg-125-fan-x-yamaha-ybr-125-factor.html)

Pronto. Pode fechar o tópico.

DOUGLAS 00
14-11-12, 13:42
Ainda acho que pra certas motos, o tambor da conta sim. Principalmente se for em Biz/CG 125.

No caso da Biz por que o pneu da frente é fininho, e é bom esse comportamento mais borrachudo. No caso da Titan, mil vezes um tamborzinho que se mantem sempre razoável do que o freio a disco, que como pastilha a cada 7 mil km e o dono muitas vezes põe uma que não presta, arranha o disco e fica uma bosta.

Obviamente disco é bem melhor que tambor. Mas usuário relaxado tem que ter tambor mesmo... Eu se fosse comprar uma segunda moto pra andar na city mesmo, compraria a versão tambor, simplesmente por andar quase sempre abaixo dos 60km/h...

madnando1
14-11-12, 13:49
Ainda acho que pra certas motos, o tambor da conta sim. Principalmente se for em Biz/CG 125.

No caso da Biz por que o pneu da frente é fininho, e é bom esse comportamento mais borrachudo. No caso da Titan, mil vezes um tamborzinho que se mantem sempre razoável do que o freio a disco, que como pastilha a cada 7 mil km e o dono muitas vezes põe uma que não presta, arranha o disco e fica uma bosta.

Obviamente disco é bem melhor que tambor. Mas usuário relaxado tem que ter tambor mesmo... Eu se fosse comprar uma segunda moto pra andar na city mesmo, compraria a versão tambor, simplesmente por andar quase sempre abaixo dos 60km/h...

Quanto ao relaxo, não há sistema que ajude um cara desse. Pode ser tambor, um pedaço de pau pra por no meio do aro na hora de frear, ou um disco.

Se não fizesse diferença, as scooters não teriam e a Lead não teria o C-ABS que na XRE e CB300 custam 2 mil a mais.

Tambor, deveria ter um sistema de auto-regulagem como nos carros. Não deveria depender de regulagem manual em moto nenhuma.

Freio a disco é item de segurança. Sem ele, é o mesmo que o cara ter um carro com AirBags, ABS e andar sem cinto de segurança.

DOUGLAS 00
14-11-12, 14:01
Claro que faz diferença. Mas não é taaannnttooo assim. Eu mesmo, já tive tudo que é tipo de tambor tenho moto com disco e sempre deu de boa, ao menos no meu uso.

halvaro
14-11-12, 14:16
Pronto. Pode fechar o tópico.

Patético o comparativo, a única coisa que fala é que o Freio a Disco da Riva tem acionamento mais "contundente", hilário

Numeros de espaço de frenagem que é bom, nada

Uma suspensão mau resolvida pode muito bem anular a teorica vantagem no espaço de frenagem do frieo a disco

Strada Prata
14-11-12, 14:19
http://i4.ytimg.com/vi/GH3MPpEogsE/mqdefault.jpg
Freio a disco, hoje, amanhã e sempre!

Diogo-RJ
14-11-12, 14:24
Patético o comparativo, a única coisa que fala é que o Freio a Disco da Riva tem acionamento mais "contundente", hilário

Numeros de espaço de frenagem que é bom, nada

Uma suspensão mau resolvida pode muito bem anular a teorica vantagem no espaço de frenagem do frieo a disco

disse tudo... sem mais. kkkkkkkkkkk

CkOFan
14-11-12, 14:26
Claro que faz diferença. Mas não é taaannnttooo assim. Eu mesmo, já tive tudo que é tipo de tambor tenho moto com disco e sempre deu de boa, ao menos no meu uso.

É exatamente isso. Disco é melhor? ÓBVIO. Disco é incrívelmente superior ao tambor? NÃO! ABS é incrivelmente superior a disco e a tambor? SIM!
Pronto.

Essa diferença descomunal não existe, existe sim uma maior eficácia no freio a disco, o que não torna o tambor um equipamento completamente desqualificado.

madnando1
14-11-12, 14:48
É exatamente isso. Disco é melhor? ÓBVIO. Disco é incrívelmente superior ao tambor? NÃO! ABS é incrivelmente superior a disco e a tambor? SIM!
Pronto.

Essa diferença descomunal não existe, existe sim uma maior eficácia no freio a disco, o que não torna o tambor um equipamento completamente desqualificado.

Se a maior eficácia do Freio a disco é unanimidade entre todos, deveria ser item obrigatório.

Tem um projeto de lei tramitando no senado para obrigar todos os modelos vendidos aqui a terem freios ABS. Passou até no autoesporte na globo acho. É um bom projeto que visa a segurança do motociclista que não será aprovado infelizmente. Agora se fosse uma lei pra aumentar os impostos.... essa tava no papo!

nando correa
14-11-12, 14:51
claro que o disco é melhor, e eu só tenho a agradecer quem inventou..

em junho tomei uma fechada de um caminhao (da coca-cola heheh) e freei forte o quanto pude, só cai porque o guidon tocou da mangueira do rodoar dianteiro, mas já estava quase parando, talvez uns 20km/h de 60 que eu estava qdfo percebi o "tombo"...

se fosse tambor eu tinha entrado na cabine...

DOUGLAS 00
14-11-12, 14:52
Se fosse obrigatório, seria uma boa... pois baixaria o custo do disco.

Carleetos
14-11-12, 15:02
http://i4.ytimg.com/vi/GH3MPpEogsE/mqdefault.jpg
Freio a disco, hoje, amanhã e sempre!

:D Muito bom


-


Com certeza o freio a disco é bem superior. Assim como os carros serão obrigados a vir com ABS e AirBag, as motos deveriam sim serem obrigadas a vir com freio a disco na dianteira.

Quanto a regulagem e manutenção, será igual para os dois sistemas. A gente colhe o que planta, se você não faz manutenção no freio não conte com ele pra te parar.

CkOFan
14-11-12, 15:02
Se a maior eficácia do Freio a disco é unanimidade entre todos, deveria ser item obrigatório.

Tem um projeto de lei tramitando no senado para obrigar todos os modelos vendidos aqui a terem freios ABS. Passou até no autoesporte na globo acho. É um bom projeto que visa a segurança do motociclista que não será aprovado infelizmente. Agora se fosse uma lei pra aumentar os impostos.... essa tava no papo!

O ABS faz milagre, literalmente. Ele realmente faz diferença em um caso de emergência. Seria muito bom se fosse obrigatório, pelo motivo citado pelo DOUGLAS 00

Zanca
14-11-12, 15:14
Eu sou a favor do freio a disco alem de dar um up legal na moto sabendo usar ele é sempre presente em atender as necessidade.

chiccoli
14-11-12, 15:27
o certo seria uns pneu 100/80-17 e 130/17-17 com 3 freios a discos pras 125.., mas como eu acho que ninguém ia usar o potencial disso.., era mais facil se matar, um freio a tambor com esses pneus finos ta bom pra quem quer andar de boa.
não gosto de freio a tambor pq quando vc exige muito deles, tem que ficar dosando, se não aquece, se a faixa ta muito encima, ela gruda no tambor e fika freando e deixando o cubo vermelho.., sendo que o disco esta livre de regulagem, só manutenção e troca de componentes, porém mais poder de frenagem exige pneus mais largos, pois vai travar e vc vai pro chão, são coisas complicadas a se pensar..

DOUGLAS 00
14-11-12, 15:46
E que ai que tá o X da questão: Tambor é ótimo, se não ficar abusando. Eu como rodo devagar na maioria dos deslocamentos (raramente dou umas espichadas, pra pegar sinal aberto), sempre o tambor foi de boa em motos pequenas.

nando correa
14-11-12, 15:54
pelo simples fato do freio a tambor ser acionado por cabo já dificulta..

mdorigon
14-11-12, 16:17
Bem, disco é melhor e ponto. Agora, independente de tudo o disco não faz milagre quando tem um imbecil guiando o veiculo e acha que se usar a moto com disco dianteiro vai virar de cabeça pra baixo pq o disco vai travar a toa... itens de segurança são bem vindos, mas precisariamos mesmo de motoristas capazes de guiar sem se matar e matar os outros..pra não chegarmos ao extremos de usar esses itens de segurança a mais.

DOUGLAS 00
14-11-12, 16:21
O pessoal implica com o "cabo", mas até hoje, nunca estourei um cabo de freio. De embreagem sim, mas de freio, nunca. Gosto de tambor pois esse pede muito pouca manutenção... geralmente só dou umas "voltas" na regulagem lá de vez enquando,

Sobre umidade, sempre que tive moto com tambor e raramente sentia os efeitos dela... mas isso só nas primeira frenagem...

CkOFan
14-11-12, 16:34
O pessoal implica com o "cabo", mas até hoje, nunca estourei um cabo de freio. De embreagem sim, mas de freio, nunca. Gosto de tambor pois esse pede muito pouca manutenção... geralmente só dou umas "voltas" na regulagem lá de vez enquando,

Sobre umidade, sempre que tive moto com tambor e raramente sentia os efeitos dela... mas isso só nas primeira frenagem...

O freio a tambor eu regulo com a mão mesmo :P É só puxar a "alavanca" e rosquear a porca. Simples assim.

Realmente, nunca estourei um cabo de freio, já o de embreagem... hoje mesmo estourou o meu. Tive que empurrar a moto até a oficina, uns 2km. Com o trânsito era impossivel ficar pegando embalo a cada parada :P

Diogo-RJ
14-11-12, 16:34
ja andei em motos 250cc a disco e a minha TW nao fica para tras em nada...tanto com lona quente ou na chuva, qualquer coisa trava..e nem preciso forcar... (nao estou falando q a lona seja igual a disco...disco é melhor)..porem acho que so 600cc+ vai sentir realmente a direfenca.

DOUGLAS 00
14-11-12, 16:41
O tambor atrás vai de boa nesse tipo de moto leve, até 250/300. Mas eu concordo que numas motos bonitas dessas, tem que ter um disquinho atrás mesmo... pois essas motos vão ser mais exigidas.

Tambor é coisa de CG, Bros, Biz e Factor. Pois eu acho que combina com a proposta da moto, de ser uma condução que dê o minimo de gasto possível...

Diogo-RJ
14-11-12, 16:48
O tambor atrás vai de boa nesse tipo de moto leve, até 250/300. Mas eu concordo que numas motos bonitas dessas, tem que ter um disquinho atrás mesmo... pois essas motos vão ser mais exigidas.

Tambor é coisa de CG, Bros, Biz e Factor. Pois eu acho que combina com a proposta da moto, de ser uma condução que dê o minimo de gasto possível...

nisso vc tem toda razao.

DOUGLAS 00
14-11-12, 16:59
Justamente Aloncio... por que querendo ou não, o tambor é algo muito econômico de manter... dura "pra sempre" praticamente e em motos cada vez mais mancas, dá conta do recado. Obvio que tambor é pior, mas na vinha visão, combina com a proposta da moto. O que não é admissível é tambor em moto "cara".

Limabl
14-11-12, 17:00
Se fosse obrigatório, seria uma boa... pois baixaria o custo do disco.O custo do freio a disco em uma moto zero km é baixo,algo entorno de 400~450 réais a mais,já a diferença de uma moto a pedal para uma de partida eletrica chega a ser as 800 dimas,um absurdo!!!!!

Prefiro uma moto com freio a disco do que com partida eletrica.....!!!!!

DOUGLAS 00
14-11-12, 17:04
O custo do freio a disco em uma moto zero km é baixo,algo entorno de 400~450 réais a mais,já a diferença de uma moto a pedal para uma de partida eletrica chega a ser as 800 dimas,um absurdo!!!!!

Prefiro uma moto com freio a disco do que com partida eletrica.....!!!!!

Aqui na minha cidade, o disco e a partida acresciam mais de mil mangos... eu como falei, depende muito do uso que eu daria a moto. Se fosse uma moto só para ir ao trabalho, andando devagar e que fosse gastar o minimo possível, pra mim é tambor na cabeça.

Se for pra ter algo que pegue estrada, pilotagem esportiva ou andar um pouco mais rápido, disco sem exitar.

Sobre partida elétrica, não quero moto que não tenha... a não ser que seja uma RD 350... kkkkk

Felipe.s
14-11-12, 17:06
nossa,,,tem nem o que falar ja tive moto e tambor, e depois que peguei a twister no começo eu travava a dianteira sem querer e é pq eu tinha uma 150 completa antes da tw só por causa da tamnho do disco senti diferença e a cb300 então nem se fala,é exelente,,comfio muito na frenagem dela,,na tw ou na cb3 vc pode vim com 100km ou mais e parar em muito pouco espaço ,param muito rapido diferente do freio a tambor ,mais ai é akela coisa se o cara não souber usar é chão na certa

Limabl
14-11-12, 17:11
KKKKKKK.........

Esse povo é hilario,não tem coisa mais arcaico em um veiculo do que freio a tambor,e o pessoal ainda defende,já em outros tópico, chamam motores 2t e carburadores de "obsoletos",é mole ou quer mais. KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!..........

O engraçado é que vejo a galera sentando a ligua nos fabricantes que não traz para o brasil tal moto da europa ou aquela do japão,marte,venus que vem com freio a disco nas 5 rodas com motores e freios com refrigerados liquida, valvulas pneumáticas e comando de valvulas eletrônicos etc...

Ai ficam aqui defedendo freio a tambor porque a manutenção chega a ser uma merreca mais barata que dos freios a disco,esse povo tem que andar é de jegue ou de camelo que quase não come e nem bebe agua !!!!

Resumindo, aqui no brasil tem que fabricar cg 125 fan para o resto da vida...

Natão
14-11-12, 17:44
KKKKKKK.........

Esse povo é hilario,não tem coisa mais arcaico em um veiculo do que freio a tambor,e o pessoal ainda defende,já em outros tópico, chamam motores 2t e carburadores de "obsoletos",é mole ou quer mais. KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!..........

O engraçado é que vejo a galera sentando a ligua nos fabricantes que não traz para o brasil tal moto da europa ou aquela do japão,marte,venus que vem com freio a disco nas 5 rodas com motores e freios com refrigerados liquida, valvulas pneumáticas e comando de valvulas eletrônicos etc...

Ai ficam aqui defedendo freio a tambor porque a manutenção chega a ser uma merreca mais barata que dos freios a disco,esse povo tem que andar é de jegue ou de camelo que quase não come e nem bebe agua !!!!

Resumindo, aqui no brasil tem que fabricar cg 125 fan para o resto da vida...

Lima, acho que isso foi a coisa mais sensata, engraçada e verdadeira que já li nesse forum

É como disse antes, se a Honda tirasse o CDI e voltasse com o platinado, iriam achar um meio de defender o platinado. Como era quando não existia a CB 300R, só a Fazer injetada... A maior parte da galera da Twister falava que carburador era melhor, que Injeção na moto não tinha sentido, que é besteira para motor mono... Depois que lançou na 150 e na Lead e Biz 125, daí as motos das outras marcas viraram obsoletas, que nenhuma era capaz de acompanhar a evolução tecnológica da Honda no quesito baixa cilindrada.

Não adianta, o assunto sempre volta para a Honda, a queridinha da galera com seu freio a tambor!

Sinceramente, ainda bem que eu usei meu cérebro pra comprar uma moto...

Já disse a diferença entre um freio a disco e um a tambor é a mesma entre um disco comum e um disco com ABS, há situações que podem não ter diferença, mas situações de maior exigência do freio, pode evitar uma fatalidade um sistema ao invés do outro.

DOUGLAS 00
14-11-12, 18:16
A questão não é que o tambor é melhor... mas ele serve bem na fan, na ybr, em cripton, etc... esse tipo de moto UTILITÁRIA tem que dar o minimo de gasto, é a proposta... então nelas o tambor vai bem, a i.e por mais simples vai bem (contando que raramente quebre e o consumo caia) e motor peça pouca manutenção.


Agora tem uma coisa que preciso concordar e é chover no molhado: os preços dessas motos deveriam ser menores... mas dai entraremos na discussão Honda pelada x xing ling completa...

Rafael WF
14-11-12, 18:22
Ooooooo cachorro, vc deveria ser promotor de lutas kkkkk

madnando1
14-11-12, 18:28
A questão não é que o tambor é melhor... mas ele serve bem na fan, na ybr, em cripton, etc... esse tipo de moto UTILITÁRIA tem que dar o minimo de gasto, é a proposta... então nelas o tambor vai bem, a i.e por mais simples vai bem (contando que raramente quebre e o consumo caia) e motor peça pouca manutenção.


Agora tem uma coisa que preciso concordar e é chover no molhado: os preços dessas motos deveriam ser menores... mas dai entraremos na discussão Honda pelada x xing ling completa...

Voce prefere economizar na manutenção ou nos remédios ou quem sabe, partes do corpo?

Cara, nem tudo se resume à manutenção. Hoje existe o tambor, a galera compra por ser mais barata, não porque goste. Se a única opção fosse o disco, ninguem reclamaria.

Não há justificativa. Uma moto que vende em outras partes do mundo como uma Burgmann, Lead, Smart, entre outras, nem pensam em ter uma droga de tambor. São motos menores, com menos potencia e torque que uma FAN 150.

Manutenção? Uma lona custa 12 e uma pastilha de freio 18. Isso na Apache que é xing ling, não tem peças e o escambau. Como não dá pra manter?????

A diferença de preço define a compra. Usando como parametro é justo. Mas não deveria existir esse sistema obsoleto de frenagem. O Disco é melhor, ponto. Freio Abs é a melhoria do freio a disco. Faz toda diferença. Deveria ser obrigatorio também. Ponto.

No país onde morre mais gente no transito que na guerra do iraque e suas redondezas, os governantes deveriam exigir esses itens nas motos de forma obrigatória.

Natão
14-11-12, 18:29
A questão não é que o tambor é melhor... mas ele serve bem na fan, na ybr, em cripton, etc... esse tipo de moto UTILITÁRIA tem que dar o minimo de gasto, é a proposta... então nelas o tambor vai bem, a i.e por mais simples vai bem (contando que raramente quebre e o consumo caia) e motor peça pouca manutenção.


Agora tem uma coisa que preciso concordar e é chover no molhado: os preços dessas motos deveriam ser menores... mas dai entraremos na discussão Honda pelada x xing ling completa...

Vai bem até que ponto? Até precisar frear bruscamente estando a 70km/h sendo porque um carro mudou de faixa, um cachorro atravessou a sua frente? Para parar a moto ele é suficiente mesmo, mas para parar com eficiência ele não vai tão bem. Ele deixa a desejar sim! Além de que ele exige muito, mas muito mais cuidado do que um freio a disco comum no quesito manutenção, pois lona vitrifica fácil, precisa de regulagem a todo instante. Um freio a disco, viu nível de óleo (que é muuuuuito difícil baixar), viu pastilha (se de boa marca duram bem e não estragam o disco), pronto. Além de que o disco ainda tem como aumentar eficiência colocando flexível de malha de aço, discos maiores pastilhas de material mais abrasivo e mais eficiente, não sendo coisas tão caras.

O problema aqui, Douglas, não é o freio em si, e sim o fato de que a Honda o utiliza então é bom...

Pensa tu, se a Honda só tivesse disco e as xing-lings mais simples tambor qual seria a reação de boa parte da galera aqui, será que o tambor ia se sair tão bem?

chiccoli
14-11-12, 18:32
Pro meu uso.., o freio a tambor traseiro não da tanta dor de cabeça, mas LÓGICO que eu queria um disco.
em relação a injeção.., depois da 1ª vc quer passar é longe de carburador, xingo o meu todo dia ^^, carburadorinho a vacuo ruim dus infernuss..., todo dia puxando afogador, se regula muito gorda depois fika acelerada.., haaaa !!,

Natão
14-11-12, 18:38
Voce prefere economizar na manutenção ou nos remédios ou quem sabe, partes do corpo?

Cara, nem tudo se resume à manutenção. Hoje existe o tambor, a galera compra por ser mais barata, não porque goste. Se a única opção fosse o disco, ninguem reclamaria.

Não há justificativa. Uma moto que vende em outras partes do mundo como uma Burgmann, Lead, Smart, entre outras, nem pensam em ter uma droga de tambor. São motos menores, com menos potencia e torque que uma FAN 150.

Manutenção? Uma lona custa 12 e uma pastilha de freio 18. Isso na Apache que é xing ling, não tem peças e o escambau. Como não dá pra manter?????

A diferença de preço define a compra. Usando como parametro é justo. Mas não deveria existir esse sistema obsoleto de frenagem. O Disco é melhor, ponto. Freio Abs é a melhoria do freio a disco. Faz toda diferença. Deveria ser obrigatorio também. Ponto.

No país onde morre mais gente no transito que na guerra do iraque e suas redondezas, os governantes deveriam exigir esses itens nas motos de forma obrigatória.

Pois é... leve em consideração ainda que o peso do piloto pode ser um item que mudará o comportamento da moto, sendo ela uma 150 a tambor e uma 250 a disco quando se fala que numa moto de 115kg e 13cv não é necessário o disco, 80km/h é 80km/h para a burgman, para a CG, para a Fazer, para a Hornet, para a GoldWing, se tiver que parar a essa velocidade e o peso da carga for grande (digamos para uma moto mais leve como a CG que tem tambor na frente), necessidade de um bom sistema de freio para deter a moto será o mesmo que uma pessoa mais leve numa Falcon, por exemplo.

Se freio a disco é melhor e pode evitar acidentes, por que não exigir que as motos sejam vendida com esse sistema? Pois se for ver custos de produção, em relação à diferença entre um sistema a tambor e um a disco, são mínimos. Claro que não dá pra abranger para um sistema mais complexo como o ABS.

madnando1
14-11-12, 18:43
Pois é... leve em consideração ainda que o peso do piloto pode ser um item que mudará o comportamento da moto, sendo ela uma 150 a tambor e uma 250 a disco quando se fala que numa moto de 115kg e 13cv não é necessário o disco, 80km/h é 80km/h para a burgman, para a CG, para a Fazer, para a Hornet, para a GoldWing, se tiver que parar a essa velocidade e o peso da carga for grande (digamos para uma moto mais leve como a CG que tem tambor na frente), necessidade de um bom sistema de freio para deter a moto será o mesmo que uma pessoa mais leve numa Falcon, por exemplo.

Se freio a disco é melhor e pode evitar acidentes, por que não exigir que as motos sejam vendida com esse sistema? Pois se for ver custos de produção, em relação à diferença entre um sistema a tambor e um a disco, são mínimos. Claro que não dá pra abranger para um sistema mais complexo como o ABS.

Então, é esse o foco desse embate que a galera não entende. É melhor, é mais seguro, e todos concordam. Deveria sim ser obrigatório e não é "culpa" da honda vender veiculos com tambor. O mercado os querem, o abismo de preço entre uma moto básica e uma completa é imenso, definindo a compra pela mais barata.

Freio a disco não é luxo. É segurança, o qual somos postos à prova todos os dias nas mais diversas situações.

Eu, gostaria que fosse diferente do que é hoje. Que fosse abolido. Quem sabe um dia...

DOUGLAS 00
14-11-12, 18:50
Voce prefere economizar na manutenção ou nos remédios ou quem sabe, partes do corpo?

Cara, nem tudo se resume à manutenção. Hoje existe o tambor, a galera compra por ser mais barata, não porque goste. Se a única opção fosse o disco, ninguem reclamaria.

Não há justificativa. Uma moto que vende em outras partes do mundo como uma Burgmann, Lead, Smart, entre outras, nem pensam em ter uma droga de tambor. São motos menores, com menos potencia e torque que uma FAN 150.

Manutenção? Uma lona custa 12 e uma pastilha de freio 18. Isso na Apache que é xing ling, não tem peças e o escambau. Como não dá pra manter?????

A diferença de preço define a compra. Usando como parametro é justo. Mas não deveria existir esse sistema obsoleto de frenagem. O Disco é melhor, ponto. Freio Abs é a melhoria do freio a disco. Faz toda diferença. Deveria ser obrigatorio também. Ponto.

No país onde morre mais gente no transito que na guerra do iraque e suas redondezas, os governantes deveriam exigir esses itens nas motos de forma obrigatória.

com certeza entendo o teu lado. Mas essas scoters que tu citou tem todo um projeto, desde pneus sem câmara, etc, etc... sem falar que o projeto todo é melhor. Nisso concordo. Mas as condições deles são bem diferentes das nossas. Aqui o neguinho chora sim por 10 pilas pra troca uma pastilha... o tambor é "eterno". A pastilha é de 7 mil em 7 mil, se não menos... Esse é o Brasil. E sobre os tambores, esses ai melhoraram muito de uns anos pra cá... falo por experiência de ter tido e rodado com tudo que é motinha pequena.

agora concordo que se fosse obrigatório o disco , iria baixa o preço de tudo isso e todo mundo viveria feliz.

- - - Updated - - -


Vai bem até que ponto? Até precisar frear bruscamente estando a 70km/h sendo porque um carro mudou de faixa, um cachorro atravessou a sua frente? Para parar a moto ele é suficiente mesmo, mas para parar com eficiência ele não vai tão bem. Ele deixa a desejar sim! Além de que ele exige muito, mas muito mais cuidado do que um freio a disco comum no quesito manutenção, pois lona vitrifica fácil, precisa de regulagem a todo instante. Um freio a disco, viu nível de óleo (que é muuuuuito difícil baixar), viu pastilha (se de boa marca duram bem e não estragam o disco), pronto. Além de que o disco ainda tem como aumentar eficiência colocando flexível de malha de aço, discos maiores pastilhas de material mais abrasivo e mais eficiente, não sendo coisas tão caras.

O problema aqui, Douglas, não é o freio em si, e sim o fato de que a Honda o utiliza então é bom...

Pensa tu, se a Honda só tivesse disco e as xing-lings mais simples tambor qual seria a reação de boa parte da galera aqui, será que o tambor ia se sair tão bem?

Como tive motos de tambor, a única que precisei mexer e tive problemas foi a RX 83... todas as que tive nunca deram nenhum problema de tambor... e uso moto todo dia. Raramente o tambor pede "uma ou duas voltas" na regualgem. tambor dura anos e anos...

sobre o tambor da honda, não é só ela que oferece esse tipo de sistema. E no meu caso, não me interesso em defender nenhuma marca. Só acho que se for em moto pequena e se for usada pra andar devagar(Titan, factor, biz, todas feitas para andar devagar), o tamborzinho dá bem... só isso. Agora se for pra andar "arregaçando" ou exigindo mais em estrada, melhor disco, sempre.

Concordo que disco é sempre melhor... mas hoje dia, os tambores estão pouca coisa atrás, se velocidades altas não estiverem envolvidas.

madnando1
14-11-12, 18:50
com certeza entendo o teu lado. Mas essas scoters que tu citou tem todo um projeto, desde pneus sem câmara, etc, etc... sem falar que o projeto todo é melhor. Nisso concordo. Mas as condições deles são bem diferentes das nossas. Aqui o neguinho chora sim por 10 pilas pra troca uma pastilha... o tambor é "eterno". A pastilha é de 7 mil em 7 mil, se não menos... Esse é o Brasil. E sobre os tambores, esses ai melhoraram muito de uns anos pra cá... falo por experiência de ter tido e rodado com tudo que é motinha pequena.

agora concordo que se fosse obrigatório, iria baixa o preço de tudo.

Sim, não deveria ser uma opção de escolha. Deveria vir em todos os modelos de todas as marcas. A diferença de preço seria diluido.

E ainda o custo de reparo não justifica. O cara não tem 10 conto pra comprar uma pastilha, mas tem pra cerveja.

Hoje não tem viabilidade. Mas quem sabe no futuro?

FelipeLiposo
14-11-12, 18:53
Eu digo: Nunca mais compro moto sem partida eletrica, sem freio a disco e assim que puder sem injeção eletrônica! Quanto menos dor de cabeça tendo que fazer regulagem, melhor!

Hoje vinha eu pela Marginal Pinheiros pelo corredor, um carro atravessou na minha frente. Eu estava a uns 80km/h e consegui parar, atrás vinha uma super hiper ultra mega CG 125 Fan de um motoboy, que estava a uma distância segura de mim. Porém o cidadão não conseguiu parar e entrou na porta do carro. Por mais que ele estivesse em uma distância que desse para parar, ele não conseguiu parar. E como de praxe fazendo aquele barulho de freio a tambor......

Só um up no post: Douglas 00, até entendo o seu ponto de vista. Mas certa vez vi um editorial que dizia o seguinte: Brasil, estradas da Índia com a velocidade das Autobhans.
Logo enquanto 1 usuário que tem freio a tambor anda de boa, 100 andam voando em estradas que são uma piada. então se puder ter um pouco de segurança a mais é sempre melhor.

madnando1
14-11-12, 18:53
Completando...

Independente se o cara anda devagar ou forte. Uma frenagem eficiente pode definir a vida do condutor ou de quem passa na frente. a 60 por hora, o impacto pode ser fatal. E todos andam mais do que isso.

To virando campeão nas postagens, ando apenas 70 km por dia em SP indo e voltando do trabalho. Vejo absurdos, todos os dias, e o que vejo de nego caindo não é brincadeira.

Tenho medo mas não deixo de andar. Mas é assombroso.

Rafael WF
14-11-12, 19:08
KKKKKKK.........

Esse povo é hilario,não tem coisa mais arcaico em um veiculo do que freio a tambor,e o pessoal ainda defende,já em outros tópico, chamam motores 2t e carburadores de "obsoletos",é mole ou quer mais. KKKKKKKKKKKKKK!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!..........

O engraçado é que vejo a galera sentando a ligua nos fabricantes que não traz para o brasil tal moto da europa ou aquela do japão,marte,venus que vem com freio a disco nas 5 rodas com motores e freios com refrigerados liquida, valvulas pneumáticas e comando de valvulas eletrônicos etc...

Ai ficam aqui defedendo freio a tambor porque a manutenção chega a ser uma merreca mais barata que dos freios a disco,esse povo tem que andar é de jegue ou de camelo que quase não come e nem bebe agua !!!!

Resumindo, aqui no brasil tem que fabricar cg 125 fan para o resto da vida...

É isso aee. Sem mais !

nando correa
14-11-12, 19:14
Olha a minha motinho tá com 25.000 km e nunca troquei pastilha, nem lona.. é verdade que já troquei o fluido, depois de 3 anos conforme instrucao do manual.. mas isso é muito tempo.. e a pastilha ainda tá meia-vida!!!! tá certo que a lona tá muito mais longe de acabar, pela marcação que tem lá, mas o freio dianteiro é o mais exigido..

no caso de motos pequenas considero melhor opção freio a disco na dianteira dadas as limitações do freio a tambor.. as utilitárias também precisam frear gente!! e não se sabe quando será forte.. confesso que nunca vi ninguem quebrar cabo de freio, tampouco tive moto a tambor na frente, mas só de pensar nessa possibilidade já me dá pavor...

chiccoli
14-11-12, 19:27
Olha a minha motinho tá com 25.000 km e nunca troquei pastilha, nem lona.. é verdade que já troquei o fluido, depois de 3 anos conforme instrucao do manual.. mas isso é muito tempo.. e a pastilha ainda tá meia-vida!!!! tá certo que a lona tá muito mais longe de acabar, pela marcação que tem lá, mas o freio dianteiro é o mais exigido..

no caso de motos pequenas considero melhor opção freio a disco na dianteira dadas as limitações do freio a tambor.. as utilitárias também precisam frear gente!! e não se sabe quando será forte.. confesso que nunca vi ninguem quebrar cabo de freio, tampouco tive moto a tambor na frente, mas só de pensar nessa possibilidade já me dá pavor...

ja vi.. kkk, mas pastilha de freio é bom trocar de vez em quando tbm.., a minha tava quase nova com 7,8 anos de uso da moto, trokei.., fika com um ruidinho estranho..

brunolbo
14-11-12, 19:40
o povo fica falando em gastar mais, por exemplo aqui, a lona mais barata é 10,00 e a pastilha 14,00. 4,00 de diferença vai mata o cabloco?

sandro lara
14-11-12, 19:41
Na minha opinião , motos de 125 cc tinha é que vir de fabrica com freio tipo "ferradura" e pronto; do que adianta éssa molecada com freio a disco e o escambau se só anda empinando com seu bélo disco apontado pro céu , ou um belo disco todo enfeitado e pintado e o pneu no arame , a minha é disco e é uma mer... éra bem melhor o meu tamborzinho .

Defeacer
14-11-12, 19:43
Engraçado, uns usam moto com freio a tambor e nunca tiveram problemas, outros usaram motos com freio a tambor e tiveram que ralar até o cotovelo no asfalto pra frear. Outros nunca precisaram trocar lona e outros precisam trocar lona todo dia e ainda precisa ajustar rigorosamente o freio a tambor antes de cada pilotagem. Outros quebraram cabo de freio outros nunca nem precisaram lubrificar.

Das duas uma, ou tem MUITA gente que mente aqui ou nunca nem triscaram num freio a tambor e vem falar merda.
Já tive inumeráveis sustos com minha moto, hoje mesmo estava entrando em uma curva a uns 60 km/h e uma vaca estava saindo do estacionamento e pra ela não existia ninguém no mundo, só ligou a seta e o resto que se dane, fui la e freei sem sustos, a moto não travou nem balançou. Se eu for dizer o tanto que meio freio a tambor "inutil" me livrou da morte muitos iam achar que eu estou inventando.

Freio a tambor pode ser obsoleto e o escambau, mas disco não é a última tecnologia existente, não entendo porque tanta picuinha. E pior ainda, não sei pra que inventar tanta história pra desmerecer um equipamento que é muito útil.

Mas sempre fica aquela coisa, nego prefere ter um disco na roda, que ele vai lá no zé da esquina e compra aquele troço enorme que num dura 1 semana do que ter um tambor sem graça na roda.

Alguém só me responde algo que eu realmente não sei, se o freio a disco é TÃO bom, por que ele não é popularizado na roda traseira? E o "obsoleto, arcaico, inutil" tambor ainda reina nas motos de baixa cc, mesmo nas mais modernas? Realmente não entendo.

chiccoli
14-11-12, 19:50
Engraçado, uns usam moto com freio a tambor e nunca tiveram problemas, outros usaram motos com freio a tambor e tiveram que ralar até o cotovelo no asfalto pra frear. Outros nunca precisaram trocar lona e outros precisam trocar lona todo dia e ainda precisa ajustar rigorosamente o freio a tambor antes de cada pilotagem. Outros quebraram cabo de freio outros nunca nem precisaram lubrificar.

Das duas uma, ou tem MUITA gente que mente aqui ou nunca nem triscaram num freio a tambor e vem falar merda.
Já tive inumeráveis sustos com minha moto, hoje mesmo estava entrando em uma curva a uns 60 km/h e uma vaca estava saindo do estacionamento e pra ela não existia ninguém no mundo, só ligou a seta e o resto que se dane, fui la e freei sem sustos, a moto não travou nem balançou. Se eu for dizer o tanto que meio freio a tambor "inutil" me livrou da morte muitos iam achar que eu estou inventando.

Freio a tambor pode ser obsoleto e o escambau, mas disco não é a última tecnologia existente, não entendo porque tanta picuinha. E pior ainda, não sei pra que inventar tanta história pra desmerecer um equipamento que é muito útil.

Mas sempre fica aquela coisa, nego prefere ter um disco na roda, que ele vai lá no zé da esquina e compra aquele troço enorme que num dura 1 semana do que ter um tambor sem graça na roda.

Alguém só me responde algo que eu realmente não sei, se o freio a disco é TÃO bom, por que ele não é popularizado na roda traseira? E o "obsoleto, arcaico, inutil" tambor ainda reina nas motos de baixa cc, mesmo nas mais modernas? Realmente não entendo.

algo complicado de te explicar.., pois isso varia de acordo com a pilotagem, e a tal super diferença se encontra nos tipos de projetos e materiais usados nos 2, mas, mais acentuado no projeto em si dos 2, tendo em via que a diferença final esta no modo de uso.
compreende ?

Neto SP
14-11-12, 19:50
Disco é muito melhor e para quem acha que não faz sentido ter freio a disco em uma moto de 100 quilos esta é a conta...

Moto 114 quilos em ordem de marcha.
Piloto 70 quilos.
Velocidade 70 km/h

Força = a 114+ 70*70000/60/60 = 3577,77 quilos este é o peso de uma moto 125cc mais o piloto a 70 km/h.

Se voces acharem que um sistema mecânico como o tambor seja melhor do que um sistema hidráulico para conter um força de mais de 3,5 toneladas parabéns a vocês e usem motos com freio a tambor.

magrao tk
14-11-12, 19:55
kkkkkkkkk tinha que ser o Cachorro!!!

Esse negócio de freio é mais um da série: discutir política, discutir futebol, discutir 2t x 4t, discutir religião...

Tenho tambor e sempre me serviu satisfatóriamente pro meu jeito de andar. Pronto!!! Não é a melhor maravilha do mundo, mas tambem não é a bosta que tanta gente fala, se for bem cuidado. Ou é eu que dei sorte mesmo.

Tenho freio a disco na TDR e não sei se é por ser meio antiguinha, mas não acho a 8ª maravilha do mundo. Mas enfim dá conta do recado tambem. Enfim: nunca tive apertos por falta de freio com nenhuma moto minha.

Já uma vez lá nos meus parentes peguei uma CG 80 toda bagaçada e a cepera travou a roda de trás completamente. O freio tinha as lonas tão gastas que aquela peça que abre atravessou na horizontal e não retornou. Quase fomos pro chão eu e a filha do dono da CGzinha...

nil_bad
14-11-12, 20:01
Ja tive 2 titans 125 e nunca tive problemas com o freio a tambor, sempre fizeram bem o seu papel.

chiccoli
14-11-12, 20:05
Ai vc para pra pensar, "O freio a tambor é um freio tão bom que até apelidou uma moto de viúva negra" ^^

DaniloSS7
14-11-12, 20:13
Freio a disco salva vidas!!!!!

A cada vez que vc se livra de um acidente por causa da eficiência do freio a disco, vc percebe que valeu cada centavo gasto. Coloquei freio a disco na minha RD 135, e foi a melhor coisa que fiz nela até hoje. A ultima vez que o freio a disco me salvou foi num cruzamento onde um maluco num Uno Mille invadiu a preferencial, levei a mão no freio a disco, e consegui reduzir , e o carro passou a uns 20cm da roda da RD! na velocidade que eu estava, se fosse com freio a tambor estaria ferrado!
Freio a tambor da conta até certo ponto, mas numa frenagem de emergência em alta velocidade ele deixa a desejar.

Mas as montadoras dão o que a maioria pede... tem nego que reclama por uma diferença de 10 reais numa pastilha de freio a disco... só pra ter uma ideia, a pastilha de freio da YBR da marca Cobreck, é 18 reais, a ORIGINAL vendida na YAMAHA custa 25 reais...diferença minima.
Freio a disco deveria ser obrigatório, é questão de segurança! pode ser a diferença entre só mais um susto no transito, ou uma temporada num leito de hospital.

Valeu!

Carlos Henrique
14-11-12, 20:35
Concordo com o danilo, ja cansei de me livrar de situações onde o freio a disco me salvou, digo isso pois tenho uma xtzx com freio e a disco e minha mãe te uma biz com freio a tambor, esses dias mesmo eu peguei a biz pra ir fazer um favor pra ela na rua e quase me arrebentei na traseira de um carro que freiou quando um outro carro atravessou na frente dele, eu so nao bati pois joguei a moto pro lado esquerdo e a moto so parou na metade do carro, ou seja, se eu nao tivesse jogado pro lado o maldito freio a tambor nao teria dado conta, digo isso pois eu freiei com tudo e a moto nao parava de jeito nenhum, se fosse na minha xtzx ela teria parado muito mais rápido e nem precisaria ter desviado. Agora, só quem nunca passou por uma situação de emergência com um freio a disco pra falar que é a mesma coisa que o a tambor! Já que vcs acham que o freio a tambor é tão eficiente assim, tenta mandar um bob com freio a tambor pra vc ser consegue levantar a traseira da moto, depois tenta com o freio a disco e me fala qual que foi melhor, ok? FREIO À DISCO É UM ÍTEM DE SEGURANÇA, VALE CADA CENTAVO!!!

ThiBecker
14-11-12, 20:45
Não existe comparação, freio à disco é muito melhor, óbvio. Se vierem falar de preço de manutenção, lembre-se do preço da vida tbm, já me livrei de algumas situações ae em que precisei realmente do freio, e graças a Deus me livrei.

nando correa
14-11-12, 21:35
ainda nao vi ninguém referir-se ao freio a tambor como igual ao disco, mas cabe um adendo.. realmente não adianta ter freio a disco e ao "mandar ver" nele não segurar o corpo.. aí será chão do mesmo jeito

Defeacer
14-11-12, 22:20
Freio a disco salva vidas, e o tambor não? Engraçado, não vejo isso nas estatísticas.

Se é pra contar "causos" ou "testemunhos" eu também conto: ceeeerto dia estava eu a patroa, quase dando 11 da noite e tava lá eu a mais de 80 na descida de boa conversando com ela, pois era uma rua tranquila, até que um *** saí de uma rua que nunca passa ninguém e simplesmente cruza minha frente, ele tava devagar, eu fui lá freei , buzinei a muié ficou gritando e eu só pisquei e senti a moto batendo, naqueles milésimos de segundo eu vi a moto parada e o infeliz indo embora, como eu não tenho nenhuma crença em qualquer tipo de deus, pra mim só uma coisa salvou nossas vidas (minha e da patroa, porque eu queria mais que aquela desgraça que cruzou minha frente morresse junto se a moto batesse) e o que salvou foi os freios, tanto dianteiro quanto traseiro, ambos tambor, pra mim foi isso que salvou e o fato de eu não ter me desesperado e alicatado o freio. Esse foi um entre tantos outros, tantos buracos, tantos sustos e tantos tantos e mais tantos.

Já passei por situação de emergência com tambor, no molhado no seco e tô vivinho até hoje. Se tal freio fosse tão inútil acho que isso entraria nas estatísticas.
Motoqueiro bebado, cgzeiro sem retrovisor, motoqueiro que se acha imortal, motoqueiro que ta se fudendo pra manutenção da moto e fatores adversos morrem (matam) muito mais do que um freio a tambor. Parece que na cabeça de alguns freio a disco é pouca coisa inferior a ABS.

DaniloSS7
14-11-12, 22:35
Freio a disco salva vidas, e o tambor não? Engraçado, não vejo isso nas estatísticas.

Se é pra contar "causos" ou "testemunhos" eu também conto: ceeeerto dia estava eu a patroa, quase dando 11 da noite e tava lá eu a mais de 80 na descida de boa conversando com ela, pois era uma rua tranquila, até que um *** saí de uma rua que nunca passa ninguém e simplesmente cruza minha frente, ele tava devagar, eu fui lá freei , buzinei a muié ficou gritando e eu só pisquei e senti a moto batendo, naqueles milésimos de segundo eu vi a moto parada e o infeliz indo embora, como eu não tenho nenhuma crença em qualquer tipo de deus, pra mim só uma coisa salvou nossas vidas (minha e da patroa, porque eu queria mais que aquela desgraça que cruzou minha frente morresse junto se a moto batesse) e o que salvou foi os freios, tanto dianteiro quanto traseiro, ambos tambor, pra mim foi isso que salvou e o fato de eu não ter me desesperado e alicatado o freio. Esse foi um entre tantos outros, tantos buracos, tantos sustos e tantos tantos e mais tantos.

Já passei por situação de emergência com tambor, no molhado no seco e tô vivinho até hoje. Se tal freio fosse tão inútil acho que isso entraria nas estatísticas.
Motoqueiro bebado, cgzeiro sem retrovisor, motoqueiro que se acha imortal, motoqueiro que ta se fudendo pra manutenção da moto e fatores adversos morrem (matam) muito mais do que um freio a tambor. Parece que na cabeça de alguns freio a disco é pouca coisa inferior a ABS.

Defeacer, tu já andou numa moto maior tipo 125 ou 150 com freio a disco? se não andou não sabe como é a diferença...
Nesse seu caso aí, ou vc tava de boa ou tava a mais de 80... se andar a mais de 80 com garupa numa Crypton é andar de boa, nem imagino o que tu faz nessa moto sozinho...
O freio a tambor é eficiente dentro das suas limitações, mas o freio a disco é melhor. Isso a ciência explica

chiccoli
14-11-12, 22:45
isso que eu ia falar.. kkk, quem ja andou sabe.., como a exemplo, quem ja andou em injeção eletronica, não quer voltar pra carburador..

Defeacer
14-11-12, 22:48
Defeacer, tu já andou numa moto maior tipo 125 ou 150 com freio a disco? se não andou não sabe como é a diferença...
Nesse seu caso aí, ou vc tava de boa ou tava a mais de 80... se andar a mais de 80 com garupa numa Crypton é andar de boa, nem imagino o que tu faz nessa moto sozinho...
O freio a tambor é eficiente dentro das suas limitações, mas o freio a disco é melhor. Isso a ciência explica

Primeiro que é Crypton e não é jog nem mobilete não ;) se informe primeiro
Sim já andei, onde eu trabalhava a gente tinha uma Titan comunitária que era pra agilizar alguns envios de notas fiscais e duplicatas e ela era a disco e nunca vi diferença tão gritante nela, por isso que eu digo isso

chiccoli
14-11-12, 23:03
Então.., sabe akele dia de chuva.., parou de chover, ai vc vai sair com a moto, na 1ª esquina vc vai bem devagarzinho com o freio pq a pastilha ta inchada e é perigoso travar a dianteira, ou a traseira e vc ir pro chão ? então, disco não tem isso.., sabe akele fadigamento rápido do freio quando vc usa muito forte e muito frequentemente, digamos, direção esportiva, ou suicida msm, disco não tem isso, demora beeeemmmmm mais pra começar esse fadigamento, bem mais mesmo!!.
sabe quando vc acabar de trocar a faixa e o freio fika borrachudo ? vc fika uns 1,2 semanas com o freio que é uma porcaria ? então, o freio a disco fika "fraco" ainda mais forte do que o a faixa, durante 5,6 frenagens, frenagens extremas ele volta ao normal, em 100% de uso em 2 dias.., fora a parte que, a ultima vez que eu fui trocar a faixa da minha 150, o freio a faixa ficou muito encima, o patim ficou pegando, o calor fez ela inchar, e meu cubo fiko cor fio de cobre..
se fosse dico, ia la, e troca o disco, aliaz.., não ia acontecer !!

me fala um bom motivo pra mim querer freio a tambor ?

DaniloSS7
14-11-12, 23:07
Primeiro que é Crypton e não é jog nem mobilete não ;) se informe primeiro
Sim já andei, onde eu trabalhava a gente tinha uma Titan comunitária que era pra agilizar alguns envios de notas fiscais e duplicatas e ela era a disco e nunca vi diferença tão gritante nela, por isso que eu digo isso

Se tu não percebeu muita diferença de um freio a disco pra um a tambor, a moto que tu andou tava com o freio a disco ruim então...
Não falei nada demais da Crypton, é uma moto boa, mas com suas limitações.

Defeacer
14-11-12, 23:19
Então.., sabe akele dia de chuva.., parou de chover, ai vc vai sair com a moto, na 1ª esquina vc vai bem devagarzinho com o freio pq a pastilha ta inchada e é perigoso travar a dianteira, ou a traseira e vc ir pro chão ? então, disco não tem isso.., sabe akele fadigamento rápido do freio quando vc usa muito forte e muito frequentemente, digamos, direção esportiva, ou suicida msm, disco não tem isso, demora beeeemmmmm mais pra começar esse fadigamento, bem mais mesmo!!.
sabe quando vc acabar de trocar a faixa e o freio fika borrachudo ? vc fika uns 1,2 semanas com o freio que é uma porcaria ? então, o freio a disco fika "fraco" ainda mais forte do que o a faixa, durante 5,6 frenagens, frenagens extremas ele volta ao normal, em 100% de uso em 2 dias.., fora a parte que, a ultima vez que eu fui trocar a faixa da minha 150, o freio a faixa ficou muito encima, o patim ficou pegando, o calor fez ela inchar, e meu cubo fiko cor fio de cobre..
se fosse dico, ia la, e troca o disco, aliaz.., não ia acontecer !!

me fala um bom motivo pra mim querer freio a tambor ?

Moço tu não tem que ter motivo até porque eu nem digo que tambor é melhor que tudo, acontece que alguns dizem que ele é uma merda o que eu discordo. Só.

- - - Updated - - -


Se tu não percebeu muita diferença de um freio a disco pra um a tambor, a moto que tu andou tava com o freio a disco ruim então...
Não falei nada demais da Crypton, é uma moto boa, mas com suas limitações.

Tão limitada a ponto de não conseguir andar 80 km/h com garupa? Ainda mais em descida? PQP!

Nem vou falar mais nisso porque senao daqui a pouco vão começar a discutir crypton x outras haha

chiccoli
14-11-12, 23:34
Tão limitada a ponto de não conseguir andar 80 km/h com garupa? Ainda mais em descida? PQP!

Nem vou falar mais nisso porque senao daqui a pouco vão começar a discutir crypton x outras haha


agora entendeu o honda x outras né kkkkkkkk

sei la tiu.., eu vou a 120, 130 pra onde eu quiser.. kkk
como o outro que tinha um cripton e pegou uma yes, pergunte pra ele se ele quer voltar ?

mas o cachorro só arruma tópico pra fazer confusão msm kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ta pior que o richard, que alias, sumiu do forum..

DaniloSS7
14-11-12, 23:42
Moço tu não tem que ter motivo até porque eu nem digo que tambor é melhor que tudo, acontece que alguns dizem que ele é uma merda o que eu discordo. Só.

- - - Updated - - -



Tão limitada a ponto de não conseguir andar 80 km/h com garupa? Ainda mais em descida? PQP!

Nem vou falar mais nisso porque senao daqui a pouco vão começar a discutir crypton x outras haha

Só falei que andar numa Crypton a 80 kmh com garupa não é andar de boa... deixa pra lá, vamos voltar ao freio a disco.

O topico já deu o que tinha que dar...
Valeu!

chriskopsch
15-11-12, 00:13
Tenho uma Titan ks, mas coloquei disco nela faz um ano, sem comparação com tambor.

DOUGLAS 00
15-11-12, 02:19
Sim, não deveria ser uma opção de escolha. Deveria vir em todos os modelos de todas as marcas. A diferença de preço seria diluido.

E ainda o custo de reparo não justifica. O cara não tem 10 conto pra comprar uma pastilha, mas tem pra cerveja.

Hoje não tem viabilidade. Mas quem sabe no futuro?

Querendo ou não, segurança não é prioridade para a maioria do povo :(

- - - Updated - - -

Ultimamente os tópicos andam quentes... mas antes quentes do que mornos...

O resumo da minha opinião: Se for numa moto utilitária e o condutor tiver o minimo de juízo e andar de boa(uso urbano e calmo), o tambor é uma boa opção. Mas se for rodar em algo mais fortinho, ou com mais peso, ou se não roda devagar, disco sem dúvidas.

Cachorro
15-11-12, 08:16
mas o cachorro só arruma tópico pra fazer confusão msm kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
ta pior que o richard, que alias, sumiu do forum..

Opa, peralá hein... tô de olho!

A galera do freio à tambor tá se doendo kkkkkkkkk

E não fala mal do Richard pô, ele é viado mas é meu amigo!

aushuahsusah

Abs,

Bruno Rafael
15-11-12, 08:43
Se quem está em cima da moto não souber oq tah fazendo nem ABS ajuda....

Diogo-RJ
15-11-12, 08:57
Se quem está em cima da moto não souber oq tah fazendo nem ABS ajuda....

afirmativo... nem freio ultra-mega-hiper-pic4 das galaxias da nasa vai ajudar...kkkkkkkkk

cabra de brasilia
15-11-12, 09:22
Melecas acontecem....pra quem está vendo como "telespectador" é muito cômodo dizer que a pessoa foi "mané"........

Essa semana dei uma batida de olho no retrovisor e quando volto a olhar pra frente me deparo com um put* buraco.......foi meu santo que jogou a moto pro cantinho e eu passei de fininho pelo canto do buraco só pode......

Pros outros eu fui um mané porque se eu soubesse guiar de verdade com técnicas Ninjas seculares eu teria treinamento pra com um olho olhar o retrovisor e com o outro olhar pra frente.....ai veria o buraco puxaria o guidão daria salto duplo twist carpado e voltaria sentado com um Subway de 5,95 nas mão.

Bruno Rafael
15-11-12, 09:55
Melecas acontecem....pra quem está vendo como "telespectador" é muito cômodo dizer que a pessoa foi "mané"........

Essa semana dei uma batida de olho no retrovisor e quando volto a olhar pra frente me deparo com um put* buraco.......foi meu santo que jogou a moto pro cantinho e eu passei de fininho pelo canto do buraco só pode......

Pros outros eu fui um mané porque se eu soubesse guiar de verdade com técnicas Ninjas seculares eu teria treinamento pra com um olho olhar o retrovisor e com o outro olhar pra frente.....ai veria o buraco puxaria o guidão daria salto duplo twist carpado e voltaria sentado com um Subway de 5,95 nas mão.

AShuAHSuHASUHAUS chorei de rir, mas não foi seu santo que te salvou não, foi sua experiencia mesmo, se fosse alguem com 1 semana de moto caia no buraco e ainda perdia o Subway

FelipeLiposo
15-11-12, 12:15
Melecas acontecem....pra quem está vendo como "telespectador" é muito cômodo dizer que a pessoa foi "mané"........

Essa semana dei uma batida de olho no retrovisor e quando volto a olhar pra frente me deparo com um put* buraco.......foi meu santo que jogou a moto pro cantinho e eu passei de fininho pelo canto do buraco só pode......

Pros outros eu fui um mané porque se eu soubesse guiar de verdade com técnicas Ninjas seculares eu teria treinamento pra com um olho olhar o retrovisor e com o outro olhar pra frente.....ai veria o buraco puxaria o guidão daria salto duplo twist carpado e voltaria sentado com um Subway de 5,95 nas mão.

Depois que eu falo que no PN só tem figura.....ninguém acredita!
Ri muito por aki......

Segue o jogo.

brunolbo
15-11-12, 12:28
se eu soubesse guiar de verdade com técnicas Ninjas seculares eu teria treinamento pra com um olho olhar o retrovisor e com o outro olhar pra frente.....ai veria o buraco puxaria o guidão daria salto duplo twist carpado e voltaria sentado com um Subway de 5,95 nas mão.

kkkkk....
deveriam ensinar essa tecnica na moto escola.

Limabl
15-11-12, 12:42
Alguém só me responde algo que eu realmente não sei, se o freio a disco é TÃO bom, por que ele não é popularizado na roda traseira? E o "obsoleto, arcaico, inutil" tambor ainda reina nas motos de baixa cc, mesmo nas mais modernas? Realmente não entendo.
Por um unico e principal motivo,e julgando pela pergunta estupida que vc fez acho que não saiba !!!

1° 80% do poder de frenagem de uma motocicleta esta na roda dianteira,dai o motivo de se manter o tambor na traseira já que não tão exigido e acaba dando conta do recado.

2°Que diabos de moto "moderna" usa freio a tambor na traseira ???? se vc pençar em citar aqui cb300 & CIA pode parar por ai filhote, elas não se encaixam no termo "moderna"!!!!

- - - Updated - - -



O resumo da minha opinião: Se for numa moto utilitária e o condutor tiver o minimo de juízo e andar de boa(uso urbano e calmo), o tambor é uma boa opção. Mas se for rodar em algo mais fortinho, ou com mais peso, ou se não roda devagar, disco sem dúvidas.Tem jente que ainda precisa aprender muita coisa nessa vida!!!!!

Cachorro
15-11-12, 13:00
Por um unico e principal motivo,e julgando pela pergunta estupida que vc fez acho que não saiba !!!

Eu já acho que o motivo principal é o tão conhecido "custo"...

Mesmo motivo que justifica moto apenas com kick start.

Abs,

madnando1
15-11-12, 13:10
Os caras confundem eficiencia e eficácia.

O tambor é eficiente. Mas não tão eficaz quanto o disco. É algo melhor, e por ser melhor, deveria ser obrigatório.O tambor funciona bem dentro das suas limitações, mas é arcaico, antigo e nem sempre está com seu poder máximo de frenagem. Pode ser a diferença de acontecer um acidente ou não.

Quem tem moto com esse sistema, se vira bem com ele. Mas é um sistema que não deveria existir. Duvido que se tiver duas motos com o mesmo preço e uma com tambor e outra com disco, o cara abra mão do disco pra comprar com tambor. Só não compra por causa do preço elevado.

Ainda coloco em cheque, uma Lead com 110cc ter um freio com abs combinado, e uma titan onde a moto é estruprada de todas as formas, não ter um disco de série.

E to citando a honda como exemplo, mas todas as marcas tem essa sacanagem no portfolio que não deveria existir.

- - - Updated - - -


Eu já acho que o motivo principal é o tão conhecido "custo"...

Mesmo motivo que justifica moto apenas com kick start.

Abs,

Exato. O custo de quem adquire define os equipamentos. O abismo que separa uma Titan 150 e uma EX é muito grande. O Fator custo inclui muito.

Por isso deveria ser obrigatório.

cabra de brasilia
15-11-12, 13:20
Lead não tem ABS.....somente o freio combinado.

DOUGLAS 00
15-11-12, 13:21
Concordo que tem muita jente que precisa aprender nessa vida... eu mesmo tenho muito a aprender, apesar de ter viajado e viajo direto, de ter já trabalhado com tele entrega, que usa motos no dia a dia a mais de 12 anos e já teve um bocado de moto com freio a tambor na frente, e basicamente nunca senti muita falta do disco em uso urbano e moderado... não sei que tipo de tambor que o pessoal anda tendo na suas motos, mas nas minhas, os tambores pré CG 85 e da dream (110 mm) foram os únicos realmente muito ruins... para andar ali pelos 60, 70 ou até 80km/h, os tambores mais modernos sempre deram conta... a mais de 80 por hora, concordo , realmente a diferença é gritante. Mas se o cara me compra um Biz, CG ou outra qualquer dessas utilitárias com freio a tambor pra ficar andando rápido, dai o problema não é com a moto e com o freio, mas sim com a cabeça do motoqueiro.

Mas pelo menos no uso que sempre dei a essas motos com tambores, raramente fico abusando da velocidade, principalmente na cidade e com uma moto a tambor na frente. Questão de juízo. E assim, sempre foi de boa.

Se um novato me perguntar de deve comprar moto com disco, eu direi SIM. Mas hoje sei que o disco não adianta se o cara não tiver cabeça e técnica de pilotagem. Pois mais do que freio ultra-potentes ou ABS, o que vale pra se safar dos acidentes é o juízo, o olhar apurado, a precaução...

Talvez tenha muito a aprender mesmo... com certeza os defensores do freio a disco em todas as motos apresentaram ótimos argumentos, e por um lado, eles tem toda razão... pois com certeza não sou o dono da verdade, como muita gente pensa que é. Mas enfim, vamos tocando em frente, pois apesar de não concordar sempre com todos, o forum é sim um espaço de discussão de ideias e já to bem crescidinho para ignorar certas manifestações dos donos da verdadi.

Neto SP
15-11-12, 13:24
O Honda Lead 110 não tem freio ABS na verdade ele tem um MATA BURROS igual ao usado nas placas de PC de hoje.

"um sistema que o briga o cara a fazer o certo" funciona assim se o cara usar somente o freio traseiro da moto o sistema combinado envia parte da força de frenagem para o freio da frente e o mesmo ocorre se o sujeito apertar com muita força o freio da frente parte da força é transferida para o freio de trás um sistema simples que foi feito para compensar a falta de pericia dos condutores.

E que junto ao ABS mecânico (válvula de expansão) deveria ser aplicado em todas as motos mais baratas.

DOUGLAS 00
15-11-12, 13:27
Os caras confundem eficiencia e eficácia.

O tambor é eficiente. Mas não tão eficaz quanto o disco. É algo melhor, e por ser melhor, deveria ser obrigatório.O tambor funciona bem dentro das suas limitações, mas é arcaico, antigo e nem sempre está com seu poder máximo de frenagem. Pode ser a diferença de acontecer um acidente ou não.

Quem tem moto com esse sistema, se vira bem com ele. Mas é um sistema que não deveria existir. Duvido que se tiver duas motos com o mesmo preço e uma com tambor e outra com disco, o cara abra mão do disco pra comprar com tambor. Só não compra por causa do preço elevado.

Ainda coloco em cheque, uma Lead com 110cc ter um freio com abs combinado, e uma titan onde a moto é estruprada de todas as formas, não ter um disco de série.

E to citando a honda como exemplo, mas todas as marcas tem essa sacanagem no portfolio que não deveria existir.

- - - Updated - - -



Exato. O custo de quem adquire define os equipamentos. O abismo que separa uma Titan 150 e uma EX é muito grande. O Fator custo inclui muito.

Por isso deveria ser obrigatório.

Justamente é isso. Eu "defendo" o tambor, pois se hj fosse comprar uma segunda moto para fazer o vai e vem, compraria uma das mais baratas, pois o abismo de preço entre uma Fan e uma Titan EX não se justifica... Mas como disse antes, o tambor atende bem nesse uso especifico, bem tranquilo... eu na cidade em 90% do tempo ando que nem um véio: baixa rotação, troca de marchas cedo, nuns 50 a 60 por hora... o tamborzinho assim é uma maravilha... agora se baixar o cabloco valentino, é bem menos eficiente sim.

- - - Updated - - -


O Honda Lead 110 não tem freio ABS na verdade ele tem um MATA BURROS igual ao usado nas placas de PC de hoje.

"um sistema que o briga o cara a fazer o certo" funciona assim se o cara usar somente o freio traseiro da moto o sistema combinado envia parte da força de frenagem para o freio da frente e o mesmo ocorre se o sujeito apertar com muita força o freio da frente parte da força é transferida para o freio de trás um sistema simples que foi feito para compensar a falta de pericia dos condutores.

E que junto ao ABS mecânico (válvula de expansão) deveria ser aplicado em todas as motos mais baratas.

Esse ABS mecanico, se for o mesmo das antigas Sundown, era uma bosta.

cabra de brasilia
15-11-12, 13:29
Sistema combinado só funciona se apertar o traseiro.....apertou o dianteiro só aciona o dianteiro

FelipeLiposo
15-11-12, 13:29
Ainda coloco em cheque, uma Lead com 110cc ter um freio com abs combinado, e uma titan onde a moto é estruprada de todas as formas, não ter um disco de série.


Apenas corrigindo uma informação: a Lead não possui freios ABS. Ela possui o CBS, que combina a frenagem entre o feio dianteiro e o traseiro. Lembro de uma reportagem feita na época do lançamento que dizia que no caso desse scooter, a evolução técnica utilizada pela Honda se resumia a 20 cm de cabos de aço, que ao acionar qualquer um dos freios acionava o outro conjuntamente, não sendo assim possível dosar a utilização do freio. Não possui nada de eletrônico como nas motos maiores onde uma central distribui a força de frenagem entre as rodas de acordo com a força aplicada ao manete e ao pedal de freios.

Segue o jogo.

Neto SP
15-11-12, 13:40
- - - Updated - - -



Esse ABS mecanico, se for o mesmo das antigas Sundown, era uma bosta.[/QUOTE]O sistema em si foi usado durante anos nos Estados Unidos e em outros países em carros e motos ele não tem nada de ruim ou complexo era o usado na Sundown que poderia ser ruim.


Apenas corrigindo uma informação: a Lead não possui freios ABS. Ela possui o CBS, que combina a frenagem entre o feio dianteiro e o traseiro. Lembro de uma reportagem feita na época do lançamento que dizia que no caso desse scooter, a evolução técnica utilizada pela Honda se resumia a 20 cm de cabos de aço, que ao acionar qualquer um dos freios acionava o outro conjuntamente, não sendo assim possível dosar a utilização do freio. Não possui nada de eletrônico como nas motos maiores onde uma central distribui a força de frenagem entre as rodas de acordo com a força aplicada ao manete e ao pedal de freios.

Segue o jogo.

No caso do Lead o sistema se auto regula mecanicamente pois a partir do momento em que se divide o foco de uma força aplicada em dois componentes diferentes, inevitavelmente ambos recebem menos força.

- - - Updated - - -



- - - Updated - - -

cabra de brasilia
15-11-12, 13:46
Freio da Laed é um sistema comum como da Titan com freio à disco......esse tal de "freio combinado" dela se resume unicamente em um cabinho de aço instalado junto ao manete do freio traseiro que pega e aciona LEVEMENTE o dianteiro...só isso e nada mais. Não existe diabo e modulação etc, etc.

Alicatou freio dianteiro só aciona o dianteiro.

Não sou sabidão mas infelizmente tem uma Lead aqui na gararegm de casa esou eu que dou manutenção nessa perereca.

Limabl
15-11-12, 13:48
Freio da Laed é um sistema comum como da Titan com freio à disco......esse tal de "freio combinado" dela se resume unicamente em um cabinho de aço instalado junto ao manete do freio traseiro que pega e aciona LEVEMENTE o dianteiro...só isso e nada mais. Não existe diabo e modulação etc, etc.

Alicatou freio dianteiro só aciona o dianteiro.

Não sou sabidão mas infelizmente tem uma Lead aqui na gararegm de casa esou eu que dou manutenção nessa perereca.
É isso mesmo,o sistema é muito simples chega a ser até hordinário KKKK!!!!

nando correa
15-11-12, 13:55
falando em freio traseiro, tenho um camarada que diz só usar o freio traseiro, ele tem uma YBR 2003 a tambor.. realmente, andando devagar nao precisa de frear forte mesmo. mas se entra um pobre cachorro na frente dele, devagar ou não, dependendo da situação tudo que pode ser feito é parar para não sacrificar o pobre animal.. até aqui é tudo óbvio..

mas o freio a disco é capaz de parar numa distancia menor e não carece de regulagem.
mas o freio a tambor é muito mais barato e tem uma manutenção muito mais simples.

e continuemos a troca de ideias..

Limabl
15-11-12, 14:01
[QUOTE=nando correa;826815]falando em freio traseiro, tenho um camarada que diz só usar o freio traseiro,QUOTE]eu conheço uns 100 desse jeito KKKKK...

Acho que quase 50% dos motocuclistas tem essa atitude,lamentavel!!!!

madnando1
15-11-12, 14:01
Freio da Laed é um sistema comum como da Titan com freio à disco......esse tal de "freio combinado" dela se resume unicamente em um cabinho de aço instalado junto ao manete do freio traseiro que pega e aciona LEVEMENTE o dianteiro...só isso e nada mais. Não existe diabo e modulação etc, etc.

Alicatou freio dianteiro só aciona o dianteiro.

Não sou sabidão mas infelizmente tem uma Lead aqui na gararegm de casa esou eu que dou manutenção nessa perereca.

É simples mas funcional pra caramba. Poderia ter um esquema desse no resto das motos.

Nos carros, o sistema é usado a anos, vc pisa no pedal do freio, aciona os discos dianteiros combinados com o traseiro. Por isso a frenagem progressiva e vc não é lançado pra frente do carro.

É uma boa ideia que deveria ser extendida.

FelipeLiposo
15-11-12, 16:51
É isso mesmo,o sistema é muito simples chega a ser até hordinário KKKK!!!!

KKKKKKKK
Lembro que nessa mesma reportagem que eu li sobre esse freio, dizia que era uma coisa tão simples que ao invés da dona Honda ficar se vangloriando, ela deveria colocar isso em todas as motos dela.....

Natão
15-11-12, 18:41
Como eu disse anteriormente um capacete EBF 7 pode ser eficiente para não tomar multa para andar supostamente protegido, mas será que ele é eficaz em caso de queda?

Freio é disco é melhor e o a tambor é obsoleto e pronto. O que justifica pessoas comprarem motos com tambor é simples fato do custo, mas que deveria ser abolido deveria, assim como abs deveria ser obrigatório...

DOUGLAS 00
15-11-12, 19:04
Como eu disse anteriormente um capacete EBF 7 pode ser eficiente para não tomar multa para andar supostamente protegido, mas será que ele é eficaz em caso de queda?

Freio é disco é melhor e o a tambor é obsoleto e pronto. O que justifica pessoas comprarem motos com tambor é simples fato do custo, mas que deveria ser abolido deveria, assim como abs deveria ser obrigatório...


usei muito esses EBF no começo de minha vida motociclística... péssimo, ficava com o queixo de fora...

Sobre os ABS, só agora que a HONDA lançou um que é eficiente em estrada de chão (o da XRE 300)... os das outras marcas, simplemente "não funcionam bem" em "off road". Então para tornar obrigatório, esse tipo de freio tem que evoluir ainda. Ou ao menos deixarem um botão pra desligar o sistema.

FelipeLiposo
15-11-12, 19:13
Uma duvida meio off topic:
Qual é o capacete EBF que voces esculacham tanto???
O meu primeiro capacete foi um EBF7 e ele me foi muito útil, principalmente em um acidente que sofri ano passado.
Hoje possuo um capacete de uma marca mais conceituada, mas acho ele válido, visto que não sou nenhum Valentino Rossi. Se nego anda em qualquer moto em nossas estradas maravilhosas como se estivesse no MotoGP, não tem capacete que salve. Só não compro o San Marino, aquele que cgzeiro usa, pq ele sim acho que não protege nada. Metade da minha cabeça fica pra fora dele......

Fim do off topic.

DOUGLAS 00
15-11-12, 19:16
O problema do EBF 7 é que a viseira é fina, a aerodinâmica é ruim e no meu caso, o queixão ficava exposto.

cabra de brasilia
15-11-12, 19:22
Camarada do serviço tem 2 CG......uma vermelhinha 1900 e bolinha euma Ttan 150 Sport vermelha também.

Esses dias pediu pra eu levar a Sport na casa dele......capacete velho mas muito velho completamente detonado e sem viseira, freios completamente desregulados (dianteiro parece que tinha água no fluído) e pra fechar com chave de ouro ele passa silicone no banco.......

Esse tá implorando de joelhos pra morrer só pode.

irai
15-11-12, 19:25
Quando eu comprei a Intruder, o vendedor me deu um EBF seli lá que modelo, mas o troço era simplesmente terrível, não firmava muito bem na cabeça, mesmo sendo até um pouco justo, o sistema de afivelamente é completamente inadequado, fazia um barulhão, a vizeira já estava toda riscada em dois meses de uso...

Depois de uns 2 meses eu consegui grana para um capacete um pouco melhor, aí comprei um Zeus, outro mundo, mesmo sendo um modelo simples, era mais firme, mais silencioso, e a viseira só fui trocar depois de uns 2 anos de uso, e isso porque caí um tombo e a vizeira riscou fundo (mas não quebrou).

Sobre os freios, nem dá pra comparar os tambores com os discos, é mais que óbvio que o sistema à disco é mais eficiênte, se é necessário nas motos pequenas ou não, aí já rola realmente alguma discução. Eu sou um favorável à obrigatoriedade do freio à disco, e se possível, nas duas rodas, não me encomodo em pagar um pouquinho mais (convenhamos é um pouquinho mesmo) em uma moto com capacidade de franagem superior. Claro, consideremos que eu sou do tipo que prefere uma moto menor, mas mais bem equipada e com mais tecnologia embarcada, à uma maior e mais simples.

Vale lembrar que também há diferenças grandes entre os modelos de freios à disco, mesmo em motos de preços semelhantes, os freios da minha GSR, por exemplo, são bastante superiores aos da minha antiga Intruder.

Cachorro
15-11-12, 19:52
Qual é o capacete EBF que voces esculacham tanto???.

No meu caso, todos.

Não transmitem confiança nenhuma, são frágeis, a viseira é ridícula e o pior de tudo: aquela "M" tem o selo do INMETRO!!!

Já usei EBF7 quando comprei minha primeira moto (ganhei dois EBFs) mas foi só até comprar outro, coisa rápida.


Quando eu comprei a Intruder, o vendedor me deu um EBF seli lá que modelo, mas o troço era simplesmente terrível, não firmava muito bem na cabeça, mesmo sendo até um pouco justo, o sistema de afivelamente é completamente inadequado, fazia um barulhão, a vizeira já estava toda riscada em dois meses de uso...

Pois saiba que o sistema de afivelamento dos EBFs (o duplo D) é um dos mais seguros se bem ajustado!

É utilizado inclusive em capacetes importados como Shoey e Suommy.

Simples e funcional, mas não muito prático.

Abs,

FelipeLiposo
15-11-12, 20:01
KCT!!!! Então eu tenho sorte de estar vivo!!!! rsrsrs
Um coisa que nunca gostei nele é a viseira, mas ele me foi válido. E ele foi meu primeiro capacete também.
Mas hoje eu penso diferente, creio que os capacetes tem que ter um mínimo de qualidade aparente para que seja seguro.
Por isso não compro capacetes tão básicos mais. Prefiro parcelar em algumas vezes.....

irai
15-11-12, 20:12
Pois saiba que o sistema de afivelamento dos EBFs (o duplo D) é um dos mais seguros se bem ajustado!

É utilizado inclusive em capacetes importados como Shoey e Suommy.

Simples e funcional, mas não muito prático.

Abs,

Depois de atado o ajuste fica realmente fica firme, mas é terrível de ajustar toda a vez que se veste o capacete, impossível se estiver de luvas (eu uso luvas SEMPRE), é preciso tirar as luvas para ajustar o capacete. A maioria das pessoas não ajusta o tamanho certo, simplesmente deixa folgado o bastante para que a cabeça entre e saia sem precisar mecher na fivela, e confesso que depois de algum tempo de indignação com aquela porcaria, eu estava começando a fazer o mesmo, suicídio... Já presenciei dois acidentes em que os motociclistas morreram porque o capacete saiu voando, provavelmente culpa do sistema de afivelamente pouco funcional da EBF.

Murilo_STZ
15-11-12, 22:10
Galera, quando eu to em 2 na biz (tambor frente e trás) numa descida, na boa.... mesmo se juntar o manete com força + o pedal a bichinha num para não... e eu levo cada susto! (andando rápido, claro) E olha que os freios são novos (modelo originais)... Agora, sozinho sempre da conta!

Defeacer
15-11-12, 22:50
É cada comparação absurda aqui, é nego dizendo que carro devia ter freio a tambor já que é tão bom, é colocando um EBF de 20 reais no mesmo nível de um freio a tambor. Nego usa a criatividade até o limite e acaba ficando ridículo, na moral.

Cachorro
16-11-12, 07:09
Galera, quando eu to em 2 na biz (tambor frente e trás) numa descida, na boa.... mesmo se juntar o manete com força + o pedal a bichinha num para não... e eu levo cada susto! (andando rápido, claro) E olha que os freios são novos (modelo originais)... Agora, sozinho sempre da conta!

Com todo respeito, mas isso pra mim se resume numa só palavra: irresponsabilidade.

Sabe que a moto tem freios ruins e ainda assim quer andar rápido?

E com outro na garupa ainda?

Depois a culpa é do freio à tambor.... Darwin estava certo mesmo.

Abs,

CkOFan
16-11-12, 09:20
Os caras gastam argumento até não querer mais pra dizer que o freio a disco é melhor que o a tambor, como se isso não fosse óbvio...
Tanto que, assim que sobrar uma grana, vou colocar freio a disco na minha pequena.

A questão discutida é: O freio a tambor é realmente tão inferior ao disco quanto alguns dizem?
Na minha opinião Não.

Quanto ao EBF, putz, isso nem deveria ser chamado de capacete... Mas o que isso tem a ver com o freio?!?

Cachorro
16-11-12, 09:24
CkOFan, joguei muito esse joguinho aí do gif do teu avatar quando eu era moleque!

Full Throttle era o nome... conhece?

No início ele empinava a moto e caía a roda da frente... tombaço, detonava a moto.

Daí tinha que reconstruir a moto a brigar ocm os caras tipo Road Rash aushuash

Abs,

DOUGLAS 00
16-11-12, 09:25
Os caras gastam argumento até não querer mais pra dizer que o freio a disco é melhor que o a tambor, como se isso não fosse óbvio...
Tanto que, assim que sobrar uma grana, vou colocar freio a disco na minha pequena.

A questão discutida é: O freio a tambor é realmente tão inferior ao disco quanto alguns dizem?
Na minha opinião Não.

Quanto ao EBF, putz, isso nem deveria ser chamado de capacete... Mas o que isso tem a ver com o freio?!?

É mais ou menos por ai... e é isso que afirmo: Em certos tipos de uso, o tambor dá muito bem conta do recado... mas enfim, eu passo a régua agora.

CkOFan
16-11-12, 09:30
CkOFan, joguei muito esse joguinho aí do gif do teu avatar quando eu era moleque!

Full Throttle era o nome... conhece?

No início ele empinava a moto e caía a roda da frente... tombaço, detonava a moto.

Daí tinha que reconstruir a moto a brigar ocm os caras tipo Road Rash aushuash

Abs,

Bah Cachorro, conheço sim, meu pai tinha ele no PC! Vou te dizer que foi o meu primeiro contato com o mundo das Motocicletas! kkkkkkkk
Muito bom o jogo, um clássico!
Depois veio o Road Rash que eu era Viciado tmbm!!! kkkk

A cena que tu descreveu:
http://www.mobygames.com/images/shots/l/4546-full-throttle-dos-screenshot-nothing-s-gonna-stop-me-hmm-that.gif


É mais ou menos por ai... e é isso que afirmo: Em certos tipos de uso, o tambor dá muito bem conta do recado... mas enfim, eu passo a régua agora.

To contigo, passo a régua tmbm!

magrao tk
16-11-12, 13:07
EBF 7 o último que vi em uma loja tem a viseira bem mais grossa e engate rápido na fivela.
Já usei, não achei tão desgraçadamente ruim a não ser a vseira super fina, que agora parece ter melhorado.

Ihhhh!!!!!! falei bem freio tambor e agora tambem do EBF! :shock:
Perdoem-me!!!!!!!! Não me excluam do fórum! Por favor!!!!! Por favor!!!!! Eu não faço mais!

CkOFan
16-11-12, 14:35
EBF 7 o último que vi em uma loja tem a viseira bem mais grossa e engate rápido na fivela.
Já usei, não achei tão desgraçadamente ruim a não ser a vseira super fina, que agora parece ter melhorado.

Ihhhh!!!!!! falei bem freio tambor e agora tambem do EBF! :shock:
Perdoem-me!!!!!!!! Não me excluam do fórum! Por favor!!!!! Por favor!!!!! Eu não faço mais!

kkkkkkkkkkkkkk

Joguem ele na fogueira!!

Edmilson.mg
16-11-12, 14:44
Na verdade sendo freio ou tambor se não tiver piloto em cima da mákina não faz diferença nenhuma neh não??? kkkkk um piloto com uma motoka com freio a tambor freia mto mais q um roda dura numa com disco; Abraço a todos ae!!!

Banduleiro
16-11-12, 19:06
Eu uso, prefiro e recomendo freio a disco.
é isso...

Murilo_STZ
17-11-12, 14:07
Com todo respeito, mas isso pra mim se resume numa só palavra: irresponsabilidade.

Sabe que a moto tem freios ruins e ainda assim quer andar rápido?

E com outro na garupa ainda?

Depois a culpa é do freio à tambor.... Darwin estava certo mesmo.

Abs,

Cachorro, meu caro, pega leve! Quando eu disse andando rápido, não quis dizer correndo igual loko na cidade, mas sim andando na rodovia (ida e volta da facul), quando, por exemplo, eu estou indo de boa a 90-100 e um super motorista volta para a faixa da esquerda entre eu e um caminhão à frente e dá aquela freiada forte para encaixar entre nós 2, só pq viu que não dava conta de ultrapassar em cima da hora!!! E inúmeras outras situações! Minha namorada odeia que eu pegue pista de moto... aqui na região o povo anda igual loco de carro na rodovia... sempre 140~160...
Do mais, sem mágoas, e quando quiser trocar uma idéia sobre teorias evolucionistas, vamos combinar, afinal sou fanático! Darwin mora aqui ó! rsrsrs T+++

JAMES MENDES
18-12-12, 13:12
Buenas!!

ou não...

Hoje quaaaaase que eu me lasquei.

Vindo para o trabalho e com minha esposa na garupa abordo de uma suzuki intruder 125 a uns 70 km/h no corredor com um baita trânsito, eis que....um abençoado (pra não falar os 999 palavrões que eu poderia muito bem expressar, porém não caberiam no texto), resolveu entrar na outra faixa (sem dar setaaaaaaaaa)....

Resultado: Apertei freio dianteiro, traseiro, clamei a Deus, perdi perdão pelos meus pecados e amém. A moto derrapou (senti aquelas emoções de quando derrapava a bicicleta e ela ficava de lado) auhuahaauahuhaua..Consegui segurar a moto e não acertar a traseira/lateral do carro, porém devida a minha insistência em apertar a busina o cara resolveu tentar voltar pra pista dele, só que eu já estava desviando, aí fui e bati o cotovelo na lateral e o joelho da minha esposa tbm acertou o carro. Consegui parar a moto depois de tudo isso.

Na hora pensei, pqp!!! Se fosse um freio a disco provavelmente eu conseguiria parar a moto. Isso aconteceu em questão de 5 seg numa distância de 15 a 20 metros. O cara parou do meu lado e pediu desculpa, na hora eu apenas falei pra ele prestar atenção e usar a merda do retrovisor e ligar a seta, mas minha esposa falou muito pra ele hahaha..

Foi por pouco, me fez pensar que não terei mais moto com freio a tambor nem a pau...

emerson merighi
18-12-12, 13:28
tambor e negocio usado pra fazer samba.....se quiser um freio de verdade, melhor que seja a disco....

JAMES MENDES
18-12-12, 13:37
tambor e negocio usado pra fazer samba.....se quiser um freio de verdade, melhor que seja a disco....

e teve gente que falou que o freio tambor se regulado certinho é igual a freio a disco..

guilhermeaugusto
18-12-12, 13:41
NA MINHA OPINIAO, freios a disco sao fundamentais numa moto, principalmente acima de 250 cc. Ja passei muitos apuros com irresponsabilidades dos outros e minhas tb, e garanto que o freio a disco cumpriu muito bem seu papel e me ajudou bastante! Mas uma melhor ajuda em frenagens, utilize o freio-motor. Chuvas, areias, jamais use o disco, use o freio-motor, diminui gradativamente a velocidade, e seu trabalho eh somente manter o equilibrio, nem derrapar faz. Mas isso eh uma questao de opiniao e utilidade. Mas o melhor freio eh o da consciencia, ele freia muito bem.

chiccoli
18-12-12, 13:54
Esse tópico ainda existe...

CkOFan
18-12-12, 14:14
e teve gente que falou que o freio tambor se regulado certinho é igual a freio a disco..

Quem falou isso está completamente errado. É óbvio que o disco é superior ao tambor. Óbvio.
Agora dizer que o disco é INFINITAMENTE melhor que o tambor, eu particularmente acho exageiro.

O mais incrível é que esse assunto, assim como Honda x Yamaha, nunca acaba! kkkkkkkkkkkk

Cachorro
18-12-12, 15:26
Vindo para o trabalho e com minha esposa na garupa abordo de uma suzuki intruder 125 a uns 70 km/h no corredor com um baita trânsito, eis que...

Ah tá, e a culpa foi do freio a tambor né?

É cada uma que eu vejo aqui....

Abs,

JAMES MENDES
18-12-12, 15:36
Ah tá, e a culpa foi do freio a tambor né?

É cada uma que eu vejo aqui....

Abs,

Não entra no tópico então ueh..Garanto que não verá nada.

Nem vou comentar muito pq dar ibope pra cachorro não vale a pena..hauhauahu..

CkOFan
18-12-12, 15:39
Ah tá, e a culpa foi do freio a tambor né?

É cada uma que eu vejo aqui....

Abs,

KKKKKKKKKKKKKK

Pensei a mesma coisa!

JAMES MENDES
18-12-12, 15:43
A culpa não foi do freio a tambor e em nenhum momento disse isso. Acho que interpretar texto não é o forte de algumas pessoas. Apenas afirmei que se estivesse com um freio a disco, provavelmente minha moto pararia antes.

Cachorro
18-12-12, 15:53
A culpa não foi do freio a tambor e em nenhum momento disse isso. Acho que interpretar texto não é o forte de algumas pessoas. Apenas afirmei que se estivesse com um freio a disco, provavelmente minha moto pararia antes.

Não viaja, cara.

É a mesma coisa que pegar a mulher te traindo no sofá e resolver o problema vendendo o sofá.

O problema está na conduta: se estivesse + devagar e respeitando as leis de trânsito, provavelmente nem teria precisado do freio.

Que freio à disco é melhor que tambor todo mundo sabe, mas não transfira a responsabilidade de seus erros p/ os outros (nesse caso, o freio).

Abs,

halvaro
18-12-12, 15:55
A culpa não foi do freio a tambor e em nenhum momento disse isso. Acho que interpretar texto não é o forte de algumas pessoas. Apenas afirmei que se estivesse com um freio a disco, provavelmente minha moto pararia antes.

A Intruder tem freio a disco, tambor é o traseiro, que a maioria das motos ainda tem, o freio a disco em questão no topico creio que seja o dianteiro

Mas sinceramente, eu tenho Intruder e acho o freio dela beeem fraquinho, nenhuma maravilha

JAMES MENDES
18-12-12, 16:00
Não viaja, cara.

É a mesma coisa que pegar a mulher te traindo no sofá e resolver o problema vendendo o sofá.

O problema está na conduta: se estivesse + devagar e respeitando as leis de trânsito, provavelmente nem teria precisado do freio.

Que freio à disco é melhor que tambor todo mundo sabe, mas não transfira a responsabilidade de seus erros p/ os outros (nesse caso, o freio).

Abs,

aff!!

Vou explicar novamente. Se quiser eu tento desenhar..

A culpa foi do animal que entrou na outra faixa sem dar seta nem nada. A distância era curta. Um freio a disco me ajudaria muito. Apenas disse que com o freio a tambor a moto demorou para parar. Não culpei o freio e sim o animal do carro.

entendeu ou está difícil?

eu não tenho culpa de ter pego uma mulher te traindo no sofá...esses papos eu to fora huahauahuhaua...

CkOFan
18-12-12, 16:11
A culpa foi do animal que entrou na outra faixa sem dar seta nem nada.

Pelo que entendi até agora, tanto tu como o cara estavam errados... nesse caso, se desse merda a culpa ia ser tua de estar andando a 70km/h no corredor com uma moto que não tem capacidade de frear a tempo em caso de emergência e do cara que estava mudando de faixa sem olhar para o espelho nem dar o pisca.

Não tente dizer que tu não estava errado, por favor.

Cachorro
18-12-12, 16:12
Respostas em vermelho.


aff!!

Vou explicar novamente. Se quiser eu tento desenhar.. Também vou tentar explicar, se for o caso eu desenho!

A culpa foi do animal que entrou na outra faixa sem dar seta nem nada. A distância era curta. Um freio a disco me ajudaria muito. Apenas disse que com o freio a tambor a moto demorou para parar. Não culpei o freio e sim o animal do carro. A culpa foi do animal que estava a 70km/h no corredor com trânsito intenso numa moto com freios ruins. E pior, com garupa!

entendeu ou está difícil?

eu não tenho culpa de ter pego uma mulher te traindo no sofá...esses papos eu to fora huahauahuhaua... Foi apenas uma comparação, mas acho que tu não soube interpretar... auhsuashuah.

Abs,

JAMES MENDES
18-12-12, 16:16
Respostas em vermelho.



Abs,

Falou o cara que anda a 50 km/h no corredor. Tinha motos mais rápidas que eu. Também não falei que não estava errado , mas quem está no carro deveria prestar mais atenção, pois ele está protegido e quem está na moto não.

se eu tivesse a 20 km/h do lado dele ele bateria na moto e me derrubaria e aí?

Te garanto que eu posso estar a 150 km/h num corredor de carros que não vou atropelar nenhum deles.

o comentário da mulher foi uma zueira..assim como entendi que vc tbm zuou..

Cachorro
18-12-12, 16:26
Cara, não interessa se tu tava a 10 ou a 80km/h.

Andar no corredor com trânsito fluindo é infração e ponto. Tu tava errado.

Trocar de faixa sem sinalizar também é, mas quando o guarda chegar tu não terá como provar que ele não ligou a seta, mas ele tem como provar que tu tava no corredor.

Moto é arriscadíssimo, direção defensiva é tudo.

Se eu ando ou não no corredor é outra história, não tô reclamando de nada.

Abs,

JAMES MENDES
18-12-12, 16:33
Então não aponte o dedo ueh..você tbm faz errado horas huahauhauhua...

Esquenta não..um dia talves aconteça com você aí vamos analisar melhor..

mdorigon
18-12-12, 17:39
Só não entendi essa de a moto dele tivesse freio a disco pararia antes...e o que é aquele disco na dianteira da intruder ?

Cachorro
18-12-12, 19:36
Então não aponte o dedo ueh..você tbm faz errado horas huahauhauhua.....

Faço errado mas não venho pra internet reclamar quando me ferro.

Fez cagada, assume.

Abs,

Defeacer
18-12-12, 19:40
Cara, não interessa se tu tava a 10 ou a 80km/h.

Andar no corredor com trânsito fluindo é infração e ponto. Tu tava errado.

Trocar de faixa sem sinalizar também é, mas quando o guarda chegar tu não terá como provar que ele não ligou a seta, mas ele tem como provar que tu tava no corredor.

Moto é arriscadíssimo, direção defensiva é tudo.

Se eu ando ou não no corredor é outra história, não tô reclamando de nada.

Abs,

Xiiii, mais de 95% aqui comete infração todo dia então HAHAHA

Zunk
30-12-16, 00:24
Freio a Disco com certeza é uma ótima pedida, em termos de segurança é também estética da moto, mais venho bastante Feliz com freio a Tambor, Graças a Deus ele não me Decepcionou ;)