PDA

Ver Versão Completa : Saúde Animal e Cinomose.



DOUGLAS 00
18-11-12, 13:43
Aproveito o espaço para compartilhar uma postagem minha do Face, espero que leiam e reflitam:


Bem, uma semana se passou desde que o meu cachorro preferido se foi. Foi de uma forma complicada, pois tive que sacrificar o bicho. Esse pretinho ai da foto, com olhar doce, mas que ai já estava bem adoentado devido a CINOMOSE. Pois, bem vou contar a história dele brevemente e alertar os amigos a respeito de um bocado de coisas... puxa a cadeira, que a postagem é longa.

Essa figura foi o querido BUSH (Sim, eu tive o Sadam e tenho o Osama ainda...) um viralatinha que adotei pelos idos de Outubro do ano 2000. A primeira passagem dessa figura foi quando ainda filhote, numa noite de oktober, quando cheguei em casa, e fui dormir, o malandro pulou o cercadinho, puxou um toalha da cadeira e dormiu do lado da minha cama... dali deu pra ver que era danadinho o bichano.

Os anos se passaram e a suspeita se confirmou: O bicho era inteligentíssimo, e foi de grande valor. Pois boa parte da década dos anos 2000 foi bem conturbada: O falecimento do meu pai, e a doenças que acometeram a minha mãe... e como eu tinha que trabalhar fora, esse bichano fez muita companhia a mesma, alegrando a casa nesse período duro. Era natural que ao entrar adentro de casa pela manhã, o bicho fosse até os quartos, empurrasse a porta e fosse ver como nós estávamos. Volta e meia ele andava espiando a gente, dando carinho. Ser incrível.
O Bush também gostava de uma brincadeira, mesmo sendo velho já. E detestava banho de uma forma, que só bastava pronunciar “vamo toma banho Bush”, que ele dava no pé... quando tinha visita em casa, ele sempre queria ficar por perto. Uns gostavam, outros criticavam, mas eu gostava do meu cusco.

Pois bem, o bicho era muito saudável, apesar de super magrelo. O meu medo se resumia que ele fosse atropelado quando saia pra fazer xixi na frente de casa... eu esperava que ele durasse uns 5 anos ainda pelo menos. Não meus pets com luxos, mas dentro do possível todos foram bem cuidados e maioria dos 4 tinha mais de 12 anos.
Até que a querida Jammie morreu. Suspeitei que fosse de velhice... engano devido ao desconhecimento... pois mais ou menos um mês após, o velho Bush parou de se alimentar e estava com uma postura abatida, coisa que nunca combinou com ele. No segundo dia, resolvi levar a um veterinário, o qual na citarei publicamente aqui, mas que está a anos no mercado local. Ao chegar lá, o diagnóstico inicial foi de um osso trancando o bicho. Foi dada medicação e uma lavagem intestinal foi feita.

Houve uma pequena melhora, mas que não durou um dia. Levei novamente e deixei ele lá, para que o “profissional” olhasse o bicho. Após isso, ele diagnosticou intoxicação por veneno de rato, dando antidoto ao bicho. Mas após duas aplicações, não havia nenhuma melhora. Era sábado passado isso (10/11) e não o encontrei lá... após isso, levei a outro veterinário, o DR COELHO, que prontamente atendeu o bicho. Ele diagnosticou uma possível CINOMOSE, os quais os sintomas “batiam” com os ocorridos na morte da minha outra cadela: Falta de apetite, desânimo num primeiro momento, após outros órgão são atacados, sendo pulmões, olhos e por fim, sistema nervoso central. É uma doença que possui vacina, mas se contraída, a chances de salvar o animal são pequenas e caso sobreviva, é enorme a chance de sequelas. E no caso do pequeno Bush, ele estava com uma anemia que era gravíssima.

O quadro só piorou até o Domingo pela manhã, onde decidi pelo sacrifício do animal. O Dr Coelho até tinha me comentado que mesmo com 24 anos de experiência, realizar esse procedimento “lhe estragava o dia”, devido a pena do bicho. Difícil ver profissionais com tanto carinho e respeito pela vida animal e sentimento dos donos.
Enfim, esse ocorrido fez me refletir que por IGNORÂNCIA perdi meus bichanos. Tive boa vontade, mas fui “ignorante” pelo fato de desconhecer esse tipo de moléstia, por mais informado que eu tente ser... e isso me levou a tomar uma decisão.
Resolvi a partir desse ocorrido, criar a página Bicho Saudável (Bicho Saudável | Facebook (http://www.facebook.com/bichosaude)) onde compartilharei esse tipo de informação, bem como informações relevantes ao mundo pet. Não sou profissional da área, mas peço a ajuda dos que conhecem bem isso, para que compartilhem informações. Pois ainda estou muito longe de ser um conhecedor sobre o assunto: Proponho-me a apenas ser um propagador de informação, e espero receber colaborações, ou mesmo alguns curtir e compartilhar, para que cada vez menos coisas como essa ocorram...
Pois bem, esse é o desabafo feito... já “superei” a perda, mas ainda em certos momentos, sinto a falta do bicho quando chego em casa e a festa era grande.

magrao tk
18-11-12, 14:09
Muito bom! Detesto essas correntes com histórias comoventes ou de assuntos já conhecidos que tinha no Orkut e que empestiaram o Face. Parece sempre um negócio com 2ªs intenções.
Mas nesse caso é interessante conhecer mais, já que os animais não tem como dizer claramente onde dói, por exemplo. Conhecer e interpretar sintomas pode salvar um animal de estimação.
Quase não li, e se tivesse visto no Face é certo que nem iria ler.

Eduardo Toda
18-11-12, 18:15
Cara essa doença SINOMOSE é devastador para os pequenos, meu primo teve os dois cachorrinhos deles que foram acometidos por essa doença, um paralisou as patas traseiras e gemia de dor, teve de sacrificar, a outra conseguiu se safar com algumas sequelas, tem de ficar esperto e vacinar em dia os pequenos.

renanperim
18-11-12, 18:35
Eu sou "proprietario" de um numero consideravel de cachorras(sim, todas sao femeas) e sei bem como eh essa dor.
A cinomose eh uma doenca cruel.
A vacina pode previnir(mas tb nao eh 100%).

Forca ai, a abandona do mundo dos animais que msm assim vale a pena.

DOUGLAS 00
21-11-12, 14:24
Muito bom! Detesto essas correntes com histórias comoventes ou de assuntos já conhecidos que tinha no Orkut e que empestiaram o Face. Parece sempre um negócio com 2ªs intenções.
Mas nesse caso é interessante conhecer mais, já que os animais não tem como dizer claramente onde dói, por exemplo. Conhecer e interpretar sintomas pode salvar um animal de estimação.
Quase não li, e se tivesse visto no Face é certo que nem iria ler.

Também não gosto muito desse tipo de postagem, pois pouco agrega. Até por isso criei a página, pra difundir informação.

- - - Updated - - -


Cara essa doença SINOMOSE é devastador para os pequenos, meu primo teve os dois cachorrinhos deles que foram acometidos por essa doença, um paralisou as patas traseiras e gemia de dor, teve de sacrificar, a outra conseguiu se safar com algumas sequelas, tem de ficar esperto e vacinar em dia os pequenos.

Justamente. É foda mesmo, arrebenta com o animal.

- - - Updated - - -


Eu sou "proprietario" de um numero consideravel de cachorras(sim, todas sao femeas) e sei bem como eh essa dor.
A cinomose eh uma doenca cruel.
A vacina pode previnir(mas tb nao eh 100%).

Forca ai, a abandona do mundo dos animais que msm assim vale a pena.

Valeu, to mais de boa. Sobre a vacina, o veterinário que cuidou afirmou que essa mais barata, nacional (custa 12 pilas) não resolve muito. Por via das dúvida, apliquei a "importada". 45 pilas, mas creio que ache mais em conta.

Para complementar, ta ai a foto do bicho:

http://sphotos-e.ak.fbcdn.net/hphotos-ak-ash3/561665_493992830633394_427453405_n.jpg