PDA

Ver Versão Completa : Os 12 Mandamentos do Motociclista



Lu Carvalho
19-01-06, 15:24
Enquanto as autoridades procuram meios de fazer uma campanha que
atinja de forma eficaz todos os motociclistas, algumas dicas básicas – e
de conhecimento de grande parte da categoria – devem ser seguidas por
aqueles que não querem fazer parte das estatísticas de mortes nas
estradas.

"Doze Mandamentos" para a segurança dos motociclistas nas ruas e nas
estradas brasileiras:

Mantenha a motocicleta sempre em ordem: Verifique a calibragem e o
estado geral dos pneus; cheque o funcionamento do farol, setas, lanterna
e luz de freio; verifique o cabo, lonas, ou pastilhas, fluido e a regulagem
se for freio hidráulico; confira o cabo, e a regulagem da folga ideal do
sistema hidráulico; revise os amortecedores traseiros e as bengalas
dianteiras quanto a vazamentos; verifique a vela, cachimbo e cabo;
troque periodicamente o conjunto de coroa, corrente e pinhão; tenha
sempre a mão a CNH, DUT, IPVA e o seguro obrigatório; utilize o protetor
de pernas ("mata-cachorro”) e a antena anti-cerol.

Pilote utilizando equipamentos de segurança: Capacete aprovado pelo
Inmetro; calça e jaqueta de tecido resistente (preferencialmente de
couro); botas ou sapados reforçados e luvas (de preferência de couro).

Reduza a velocidade: Quanto menor a velocidade, maior será o tempo
disponível para lidar com o perigo de uma condição adversa ou situações
inesperadas, como mudança súbita de trajetória de outro veículo.

Atenção e concentração: O ato de pilotar motocicletas exige muita
atenção do motociclista, por isso evite se distrair.

Respeite a sinalização de trânsito: Conheça e respeite os sinais e as
placas de trânsito.

Cuidado nos cruzamentos: Os cruzamentos são os locais de maior
incidência de acidentes de trânsito, então redobre a atenção e reduza a
velocidade ao se aproximar dos mesmos, principalmente nos
cruzamentos sem sinalização de semáforos.

Cuidado nas ultrapassagens: Sinalize as manobras com antecedência e
certifique-se de que você realmente foi visto pelo motorista a ser
ultrapassado. Tenha cuidado ao passar entre veículos, principalmente
ônibus e caminhões.

Cuidado com pedestres: Lembre-se de que o pedestre tem prioridade no
trânsito urbano. Seja cordial e fique alerta para os pedestres desatentos,
principalmente crianças e idosos.

Seja visto: Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais
refletivos. Se estiver em rodovia, ligue o pisca alerta.

Alcoolismo: Está comprovado que bebida e direção não combinam. Então,
se beber, não pilote. Fique vivo no trânsito.

Mantenha distância: É imprescindível manter uma distância segura dos
veículos à frente (cerca de cinco metros), principalmente em avenidas e
rodovias.

Cuidado com a chuva: Redobre a atenção, reduza a velocidade e evite
freadas bruscas; lembre-se de que nestas condições o tempo de freagem
é duas vezes maior que o normal.

Roberval2005
19-01-06, 17:43
tirando o vestuario ja faço tudo isso,

BrunoDias
19-01-06, 17:47
otimo texto

tirando o vestuario ja faço tudo isso,

to por ai tb

fred_black
19-01-06, 18:03
eu tambem to assim, e preciso tambem de uma capa de chuva ontem tomei um banho

Celso Pin
19-01-06, 21:56
Seja visto: Ao pilotar à noite, use roupas claras e com materiais
refletivos. Se estiver em rodovia, ligue o pisca alerta.


Tem algo errado aí...

Pisca alerta ligado significa que o veículo está parado na pista de rolagem, ou seja, nunca deve ser utilizado com o veículo em movimento...

além do mais, alguém aqui tem pisca alerta na moto?

Lu Carvalho
20-01-06, 07:41
É só levar num mecânio q ele pôe pisca alerta na moto pra vc!

Eu acho válido esse conselho sim. Tudo q der mais visibilidade a
moto q é pequena, tá valendo! Melhor do que uma carreta passar em cima de
vc, pq não te viu!
:0_0:

casali
20-01-06, 10:21
eu tava dando uma geral na parte elétrica da Dt e vi que já ta preparada pra pisca-alerta é só por a chave
também não sabia que dava pra por facil assim
outra coisa que andei observando outro dia nas lojas é que os capacetes estão saindo sem as faixas reflexivas, uma vez isso era obrigatório, não é mais?????

Lu Carvalho
20-01-06, 10:40
eu tava dando uma geral na parte elétrica da Dt e vi que já ta preparada pra pisca-alerta é só por a chave
também não sabia que dava pra por facil assim
outra coisa que andei observando outro dia nas lojas é que os capacetes estão saindo sem as faixas reflexivas, uma vez isso era obrigatório, não é mais?????

Não! As faixas refletivas não são mais obrigatórias nos capacetes.
Pq os motoristas normalmente olham para a lanterna, então como
as faixas ficavam no alto, tiraram a obrigatoriedade.

Acho q esqueceram de pensar na hora em q a gente cai né?
Se vc tá no chão, ficaria mais fácil de outro veículo te ver, se vc tivesse
com os refletivos!

fred_black
20-01-06, 10:52
pensa só, Domingão sol de 35 graus, bom de da um rolé do moto, ai sai vc pra sorveteria ou uma praia piscina sei lá, vc poe aquela roupa de couro sapato, um calorao, vc fica parecendo um ET, todo munda vai tirar com sua cara, eu uso no dia a dia, mais fim de semana, procuro andar bem divagar, pra poder usar camiseta short tenis.

Roberval2005
20-01-06, 14:12
É só levar num mecânio q ele pôe pisca alerta na moto pra vc!

Eu acho válido esse conselho sim. Tudo q der mais visibilidade a
moto q é pequena, tá valendo! Melhor do que uma carreta passar em cima de
vc, pq não te viu!
:0_0:

hauhaauuh Coincidencia uma mulher defender isso?

Isto ai é muito perigoso, soh vale com veiculo parado, em movimento nao pode mesmo,
ja imaginou se esse costume pega?

Dai tem uma moto PARADA com pisca alerta nego pensa q ta em movimento e joga a moto la pro kintos do inferno com piloto e tudo???

Notei q só mulher faz isso, andar com pisca alerta em movimento. Começou chover la vai a mulher ligar o pisca alerta, quem ensina esses costumes idiotas?

Se nao eh pisca alerta, deixam a seta DIREITA ligada qdo chove, da raiva vc nao sabe se vai pra direita mesmo, quase me envolvi em acidente serio com essas babakices...

Lu Carvalho
20-01-06, 14:22
Notei q só mulher faz isso, andar com pisca alerta em movimento. Começou chover la vai a mulher ligar o pisca alerta, quem ensina esses costumes idiotas?

Por gentileza respeite as mulheres, sua mãe tb é uma! (kkkkkkkk)

Eu ando em BR todo dia, e a velocidade é alta, quando tem um engarrafamento na frente e vc vê uma carreta acelerando na sua traseira,
vc tira as mão do guidão e começa acenar pro motorista de trás q tem um acidente ou qualquer outra coisa, pra ele não entrar na sua traseira?

Pelo menos aqui é assim, com homem ou com mulher, qualquer
obstrução na via, liga-se o alerta pra avisar o veículo de trás pra
ir reduzindo a velocidade!!!

Fran
20-01-06, 14:29
hauhaauuh Coincidencia uma mulher defender isso?

Isto ai é muito perigoso, soh vale com veiculo parado, em movimento nao pode mesmo,
ja imaginou se esse costume pega?

Dai tem uma moto PARADA com pisca alerta nego pensa q ta em movimento e joga a moto la pro kintos do inferno com piloto e tudo???

Notei q só mulher faz isso, andar com pisca alerta em movimento. Começou chover la vai a mulher ligar o pisca alerta, quem ensina esses costumes idiotas?

Se nao eh pisca alerta, deixam a seta DIREITA ligada qdo chove, da raiva vc nao sabe se vai pra direita mesmo, quase me envolvi em acidente serio com essas babakices...

coitada da mãe dele Lu uhaUAUHuahuHAuua

Roberval... naum sei pq uma idiotice dessas naum me impressiona de ter vindo de vc...
sempre seus pensamentos mesquinhos... vc deve ser uma pessoa mt triste e por isso naum vou responder da maneira como tu merece!
Eu, à contrário de vc, naum tenho nenhum preconceito com o sexo oposto, mas são "homens" como vc que me fazem sentir vontade de ter nscido um pra ensinar bons modos...

Guigo
20-01-06, 14:37
Não acho idiotice nenhuma ligar o pisca-alerta, caso sua moto tenha uma...mas NÃO se deve andar com o pisca ligado, o que inclusive é contra a lei....use-o apenas para avisar que vai levar seu veículo ao acostamento, caso já não esteja nele, ou para avisos rápidos sobre retenções no trânsito...mas aí, liga-se alguns segundos e desliga-se em seguida....
Tem muita gente que anda na chuva forte ou em neblina com pisca-alerta ligado...isso é um erro tremendo, pois quem vem atrás terá a impressão q seu carro (ou moto) está parado à frente e não em movimento...na chuva ou na neblina se usa farol baixo e não pisca-alerta...
P.S.: vamos parar com as ofensas, senão vai chover amarelo pra todo mundo... ]:( :stop:

Roberval2005
21-01-06, 05:57
Notei q só mulher faz isso, andar com pisca alerta em movimento. Começou chover la vai a mulher ligar o pisca alerta, quem ensina esses costumes idiotas?

Por gentileza respeite as mulheres, sua mãe tb é uma! (kkkkkkkk)

Eu ando em BR todo dia, e a velocidade é alta, quando tem um engarrafamento na frente e vc vê uma carreta acelerando na sua traseira,
vc tira as mão do guidão e começa acenar pro motorista de trás q tem um acidente ou qualquer outra coisa, pra ele não entrar na sua traseira?

Pelo menos aqui é assim, com homem ou com mulher, qualquer
obstrução na via, liga-se o alerta pra avisar o veículo de trás pra
ir reduzindo a velocidade!!!

Onde houve desrespeito? Diz ai!

Nao sabe ne? Pq nao houve desrespeito nenhum.

Roberval2005
21-01-06, 05:58
hauhaauuh Coincidencia uma mulher defender isso?

Isto ai é muito perigoso, soh vale com veiculo parado, em movimento nao pode mesmo,
ja imaginou se esse costume pega?

Dai tem uma moto PARADA com pisca alerta nego pensa q ta em movimento e joga a moto la pro kintos do inferno com piloto e tudo???

Notei q só mulher faz isso, andar com pisca alerta em movimento. Começou chover la vai a mulher ligar o pisca alerta, quem ensina esses costumes idiotas?

Se nao eh pisca alerta, deixam a seta DIREITA ligada qdo chove, da raiva vc nao sabe se vai pra direita mesmo, quase me envolvi em acidente serio com essas babakices...

coitada da mãe dele Lu uhaUAUHuahuHAuua

Roberval... naum sei pq uma idiotice dessas naum me impressiona de ter vindo de vc...
sempre seus pensamentos mesquinhos... vc deve ser uma pessoa mt triste e por isso naum vou responder da maneira como tu merece!
Eu, à contrário de vc, naum tenho nenhum preconceito com o sexo oposto, mas são "homens" como vc que me fazem sentir vontade de ter nscido um pra ensinar bons modos...

Onde houve preconceito? Diz ai!

Nao sabe ne? Pq nao teve preconceito nenhum.

Guigo
21-01-06, 10:39
Onde houve desrespeito? Diz ai!



hauhaauuh Coincidencia uma mulher defender isso?



Onde houve preconceito? Diz ai!



Notei q só mulher faz isso, andar com pisca alerta em movimento. Começou chover la vai a mulher ligar o pisca alerta, quem ensina esses costumes idiotas?


Não se faça de desentendido não, please... :stop:

Celso Pin
21-01-06, 10:45
Notei q só mulher faz isso, andar com pisca alerta em movimento. Começou chover la vai a mulher ligar o pisca alerta, quem ensina esses costumes idiotas?

Se nao eh pisca alerta, deixam a seta DIREITA ligada qdo chove, da raiva vc nao sabe se vai pra direita mesmo, quase me envolvi em acidente serio com essas babakices...

Infelizmente, não são só as mulheres que tem esse péssimo hábito... assim como andar de farol apagado a noite, não é privilégio de mulheres, nem o bem lembrado mau hábito da seta ligada (uma vez dirigi de camaçari até salvador a noite, e eu era o único com a seta desligada...)

eu só alertei para a questão do pisca alerta ligado com o veículo em movimento (que é perigosissimo), porque já vi uma batida de frente justamente por isso...

Roberval2005
21-01-06, 15:22
Onde houve desrespeito? Diz ai!



hauhaauuh Coincidencia uma mulher defender isso?



Onde houve preconceito? Diz ai!



Notei q só mulher faz isso, andar com pisca alerta em movimento. Começou chover la vai a mulher ligar o pisca alerta, quem ensina esses costumes idiotas?


Não se faça de desentendido não, please... :stop:

vc achou isso desrespeitoso e preconceituoso ou procurou pêlo em ovo? Só procura coisa ruim oloko...

Guigo
21-01-06, 15:38
vc achou isso desrespeitoso e preconceituoso ou procurou pêlo em ovo? Só procura coisa ruim oloko...


Logo se vê que seus conceitos sobre respeito e preconceito precisam ser revistos urgentemente...dizer que só mulher anda com pisca-alerta ligado e que isso é coisa de idiota é desrespeito e preconceito contra as mesmas, sem contar que não condiz com a verdade...tem muito homem por aí fazendo idiotices tão grandes ou até maiores do que estas q vc acredita...
E não estou procurando coisa ruim não, meu amigo...estou apenas cumprindo minha função que é moderar este fórum...
Conhece o ditado né? "Quem fala (ou escreve) o que quer....."

Roberval2005
21-01-06, 16:01
vc achou isso desrespeitoso e preconceituoso ou procurou pêlo em ovo? Só procura coisa ruim oloko...


Logo se vê que seus conceitos sobre respeito e preconceito precisam ser revistos urgentemente...dizer que só mulher anda com pisca-alerta ligado e que isso é coisa de idiota é desrespeito e preconceito contra as mesmas, sem contar que não condiz com a verdade...tem muito homem por aí fazendo idiotices tão grandes ou até maiores do que estas q vc acredita...
E não estou procurando coisa ruim não, meu amigo...estou apenas cumprindo minha função que é moderar este fórum...
Conhece o ditado né? "Quem fala (ou escreve) o que quer....."


.Concordo 100% q tem muito homem por aí fazendo idiotices tão grandes ou até maiores do que estas

100% das vezes q vi eram mulheres q andavam com pisca alerta ligado, entao soh posso falar do q vi.

Nao chamei ninguem de idiota, eu achei a pratica de andar com pisca alerta ligado idiota (isso é errado e vc sabe disso), assim como acho dos rachas em locais publicos. Ainda acho q por a segurança dos outros em risco uma idiotice.

Nao kero briga com ninguem, vamos ficar na PAZ.

thiago proton.
22-01-06, 01:32
VAmos parar com isso ai galera, :stop: mulheres tem abitos homens tbm.e realmente tem coisa que mulher faz mas homem tambem alias homem faz pior. por isso o motivo tao nobre e comovente de colocar este topc dos 12 mandamentos,achei legal e bacana.Mas vcs sao estao querendo mesmo é brigar.ja nao acham que quem esta procurando o pn pn para compartrilhar e tirar duvidas esta de saco cheio dessas ofenças,destes desavidos.destes montes de palavroes sem nehuma causa :!: acho que o site deveria ter um filtro contra estes palavriados.e ate mesmo ter ponicoes para o mesmos,isso ta virando bagunça por parte dos usuarios. :0_o:

Roberval2005
22-01-06, 05:36
VAmos parar com isso ai galera, :stop: mulheres tem abitos homens tbm.e realmente tem coisa que mulher faz mas homem tambem alias homem faz pior. por isso o motivo tao nobre e comovente de colocar este topc dos 12 mandamentos,achei legal e bacana.Mas vcs sao estao querendo mesmo é brigar.ja nao acham que quem esta procurando o pn pn para compartrilhar e tirar duvidas esta de saco cheio dessas ofenças,destes desavidos.destes montes de palavroes sem nehuma causa :!: acho que o site deveria ter um filtro contra estes palavriados.e ate mesmo ter ponicoes para o mesmos,isso ta virando bagunça por parte dos usuarios. :0_o:

Assino embaixo

Parece q alguns só kerem procurar encrenca. Repito:

Vamos ficar na PAZ.

Guigo
22-01-06, 08:10
Assino embaixo

Parece q alguns só kerem procurar encrenca. Repito:

Vamos ficar na PAZ.



Ficar na paz é ótimo...
Basta pensar antes de escrever.... B)

Roberval2005
22-01-06, 09:07
Assino embaixo

Parece q alguns só kerem procurar encrenca. Repito:

Vamos ficar na PAZ.



Ficar na paz é ótimo...
Basta pensar antes de escrever.... B)

...e interpretar direito o q ta escrito.

Guigo
22-01-06, 11:09
Se escrever com clareza, o autor sempre será bem interpretado...
Cabe ao autor se fazer entender, caso contrário é ELE quem estará procurando encrenca...
Chega do assunto...qq outra argumentação, faça via MP...