PDA

Ver Versão Completa : Dúvida técnica. Medida das marchas, qual a diferença entre elas?



Denis57
23-11-12, 13:26
Eu estou interessado na compra de uma Daelim Roadwin Fi4 250R ano 2010. Essa moto é a versão antiga da que esta sendo comercializada pela Dafra no Brasil.
A moto é Zero KM, apesar do ano, e tem algumas mudanças em relação a vendida no Brasil, como ajuste da injeção, rabeta, cores, farol, posição dos pedais e a transmissão.

A minha dúvida é em relação a Transmissão.

Versão importada(modelo 2010):
1st: 22,78 / 2nd: 16,76 / 3rd: 12,91 / 4th: 9,92 / 5th: 8,28
versão vendida no brasil(modelo 2011/12)
1st: 25,38 / 2nd: 18,67 / 3rd: 14,38 / 4th: 11,05 / 5th: 09,23

A relação desta versão 2010 é menor, em todas as marchas, do que a vendida no brasil pela Dafra. Eu acredito que essa diferença vai impactar diretamente no desempenho em baixa e alta, consumo, etc.

Alguém com conhecimento técnico poderia ajudar nessa análise?

Eu pego estrada todo dia, então dou preferencia para a que tenha mais final, ou seja, que esteja com o jiro mais baixo quando estiver em alta velocidade. Dessa forma eu creio que vou ter folego em ultrapassagens e economia. Ja na cidade devo perder desempenho em arrancada e maior consumo.

valeu!

ninocruz1
23-11-12, 13:47
Realmente a relação da importada é mais curta em todas as marchas e deve impactar no desempenho geral, mas penso que de uma forma voce poderá ajustar isso com pinhao e coroa diferentes, alterando apenas a relação final. Minha opinião, não sou tecnico em mecanica nem nada, mas do que conheço lhe digo isso.

chiccoli
23-11-12, 13:55
uma relação "mais leve" ela tem um aumento no consumo, e oferece mais torque e potencia ao usuario, claro que tudo tem seu limite, ninguém gosta de ficar trocando marcha que nem carreta né..,
mas que eu saiba, esses nºs é o fator de divisão, então a 2010 tem um cambio mais longo. portanto, se tiver força, vai mais longe, se não, fika pra tras tbm..

Denis57
23-11-12, 14:02
Então o cambio da 2010 é mais longo né? eu tinha imaginado isso. E eu entendi, não adianta ter o cambio longo se o motor não tiver força pra aumentar o giro. E neste caso devo ter aumento de consumo em baixa né, porque a moto vai fazer mais força com 1ª e 2ª marchas.
O que eu li num artigo é que a Dafra fez modificações pra adequar a moto ao padrão brasileiro. Neste caso a versão vendida aqui deve ter sido favorecida para o transito né?

Diego.fcs
23-11-12, 14:25
Tem que ver o seguinte, você já analisou a relação secundária? Essa aí é a relação das marchas, pode ser que eles também tenham mudado a secundária, coroa/pinhão.

chiccoli
23-11-12, 14:26
possivelmente, um exemplo fora do padrão, mas serve pra exemplificar.
eu tinha uma fan 150, a relação dela é mais longa do que das 150 até 2008
ela andando de boa, teve uma melhora considerável no consumo, se antes vc conseguia fazer até 35, com ela eu consegui fazer 46.
em compensação, correndo baixava pra 31 (08), nela ja baixava pra 27~29
colokei um pinhão 15 e a moto teve melhores respostas, porém a melhor média foi uns 35, e correndo não ficava abaixo de 30.
principal diferença, é que com o pinhão 15, dava pra se usar a 4ª marcha na cidade. e tbm, eu segurava melhor 120km/h do que com o original que tinha uma variavel entre 110 e 130.

como se diz, cada caso, é um caso, fora a parte que tudo se a adapta ao seu jeito de andar, e peso, meu caso, 110kg, se vc for mais leve, pode arriscar outras coisas..

Denis57
23-11-12, 14:50
Entendi. É essa eu nem pretendo mexer, vou deixar do jeito que eu pegar, mesmo porque não vai ser fácil achar outras medidas assim como acontece com as honda e yamaha.

Valeu!

Limabl
23-11-12, 16:55
Por encrivel que pareça, as vezes vc ganha mais velocidade final encurtando um pouco a trasmição em motores menos potêntes porem o consumo almenta,essas modificações que fizeram é coisa minima,e pelos numeros eu percebi que ficou um meio termo para os 2 motores!!!

Banduleiro
25-11-12, 10:17
Mas então, você tem fotos dessa motinha. Gostos a parte, eu acho o modelo original da coréia bem bonito também, mas gosto é gosto.
Mantém a gente informado.
Abraço.

Denis57
25-11-12, 23:04
Eu prefiro a versao 2010. Veja foto http://www.setmotas.com/loja/images/Roadwin%20250%20R%20FI.png. Na verdade essa eh a versao 2010, mas mesmo a vendida no Brasil, exceto pela cor, sao modelos identicos aos koreanos.