PDA

Ver Versão Completa : Até quanto esses velocímetros marcam errado?



Cláudio W.
30-11-12, 21:32
Sei que o assunto é meio batido pessoal. Mas tava percebendo hoje o quanto esses velocímetros marcam errado, vinha hoje tranquilo na Rodovia mantendo 100 ~ 110 Km/h, quando passei por uma Factor 125 com seu velocímetro lá chegando os 120 Km/h, olho pro meu, ele em 110 Km/h, e eu passei pelo cara meio embalado ainda. Deve ser dai que surgem as histórias de motos 125 a 120 ~ 130 Km/h.

Minha dúvida é, existe como acertar a marcação pra marcar o real mesmo, ou é assim mesmo? Velocímetro é só pra marcar a velocidade aproximada? Eu confio até no velocímetro da minha Twister, já que ela nunca passou dos seus 145 Km/h, o que eu acredito ser o máximo de limite real de uma moto de tal cilindrada. Agora já vi outros dizer que colam os 160 Km/h em retas, com moto original (sem comentários)...

Então, opiniões?

demetre
30-11-12, 22:52
tópico com cara q vai dar oq falar rsrsrsrs

Cláudio W.
30-11-12, 23:15
Se tiverem bom senso, não tem o que dar o que falar. Eu acho bravo uma 250 monocilíndrica passar dos seus 140 Km/h original, acima disso ou a descida não tem fim ou é erro do velocímetro. Velocímetros saem sempre marcando a mais de fábrica, não é verdade? A questão é essa, tem como deixá-los pra marcar somente o real, ou mesmo bem regulado um velocímetro não marca a velocidade com exatidão?

demetre
30-11-12, 23:20
eu axo q não tem como deixar eles marcando o mais correto possivel..sempre vai existir uma taxa de erro..

Ivan RJ
01-12-12, 00:05
Eles marcam a mais para nossa própria proteção. A velocidade final real da TW assim como da Fazer é 135km/h, com a motos bem afinadas e originais.
Existem erros grosseiros como o da Dafra 150 Kansas, na Yes marca 60 e na Kansas pra mais de 80km/h, sendo que na yes já está marcando um pouco a mais. Absurdo.
Eu não vejo nenhum problema em marcar a mais, a preocupação é quando marca a menos e o radar não perdoa.
Vc pode usar o GPS. Eu não vejo necessidade de mexer no velocímetro, pode ocorrer de estragarmos uma peça que está boa tentando melhorar. Penso que não compensa.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Cláudio W.
01-12-12, 00:43
Eles marcam a mais para nossa própria proteção. A velocidade final real da TW assim como da Fazer é 135km/h, com a motos bem afinadas e originais.
Existem erros grosseiros como o da Dafra 150 Kansas, na Yes marca 60 e na Kansas pra mais de 80km/h, sendo que na yes já está marcando um pouco a mais. Absurdo.
Eu não vejo nenhum problema em marcar a mais, a preocupação é quando marca a menos e o radar não perdoa.
Vc pode usar o GPS. Eu não vejo necessidade de mexer no velocímetro, pode ocorrer de estragarmos uma peça que está boa tentando melhorar. Penso que não compensa.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Errei por pouco, chutei máximo 140 Km/h, então, a minha TW, passa por tudo que é radar marcando quase certo, se o radar é 50 Km/h, pra dar cinquenta nele tem que passar um pouco acima dos 50, tipo 52/53 (calculando no painel). Mas como tem muitas motos aí com os velocímetros muito otimistas, como você mesmo citou, achei interessante perguntar se tinha como.

Abraçs

chiccoli
01-12-12, 01:40
A minha tw num passava de 140, hoje consegui regular ela.., bateu 158 na descida, mantendo 130~140 na reta, mas antes era 120, ~130
uma vez o cattani tava falando que passou do lado de umas factor colado nos 140, a moto dele tava marcando 115 ^^
se eu tivesse um amigo com gps eu queria medir...,
não compro um pq a função principal não me serve muito..

outra vez mandei regular o velocimentro da cg, mandei o cara deixar certinho como ela realmente deveria marcar!.
blz.., todo mundo de 150 andando a 120.., 130.., e a cg do lado marcando uns 105~110.. kkkk
arrependimento, acabou com a minha ilusão.. =/

augustothalison
01-12-12, 01:49
No Geral, os velocimetros tem uma margem de erro de até 10 km/h

Neto SP
01-12-12, 07:03
Como ando com certa freqüência na pista, e tenho amigos que competem em varias categorias do motociclismo tenho visto que quando medidas com sistemas de telemetria que marcam a velocidade real da moto, a variação é grande, até em motos do mesmo modelo, por exemplo tem CG cujo painel só marca cerca de 5 Km/h mais do que o real enquanto em outras o erro chega a quase 20 km/h.

Tem algumas que surpreendem positivamente e negativamente

A Ninja 250 por exemplo a 161 km/h marcava 185...
A CB 300 a 137 km/h marcava 158
A CBR 600 RR a 230 km/h marca quase 260
a XJ6 da Yamaha a 203 marcava 209
A BMW F 800R estava a 215 e marcava 215
a XTZ 125X a 103 km/h marca quase 120.

È importante lembrar que abaixo de 100 km/h nas pequenas e de 140 nas grandes a margem erro é bem menor.

Para que qualquer velocímetro de boa qualidade marque a velocidade real basta fazer a aferição de depois sincroniza-lo dando o desconto ou acrecimo necessario.

magrao tk
01-12-12, 07:11
E por que vcs acham que eu não perco tempo nesses tópicos inúteis internet afora de: ''quanto a sua moto dá de final?'' É a mesma coisa que discutir futebol, política, religião, marca de moto...

Hemerson Cavalcante
01-12-12, 07:20
em reta meio dificil, mais decida com a minha marcou 160km, decida de poços de caldas pra aguas da prata...
em outras vezes passou ate ^^ sem zueira.

horusf
01-12-12, 07:24
poe um velocimetro de bike, aqueles que da pra ajustar o diametro da roda

sergipe
01-12-12, 08:56
eu na minha Bros 150 i.e toda original acalerando tuudoo até espremer a alma dela, marcava no painel 120km/h e 112km/h no GPS
isso é o máximo que consegui extrair dela.

loginpadrao
01-12-12, 10:28
Se tiverem bom senso, não tem o que dar o que falar. Eu acho bravo uma 250 monocilíndrica passar dos seus 140 Km/h original, acima disso ou a descida não tem fim ou é erro do velocímetro. Velocímetros saem sempre marcando a mais de fábrica, não é verdade? A questão é essa, tem como deixá-los pra marcar somente o real, ou mesmo bem regulado um velocímetro não marca a velocidade com exatidão?

Já me falaram para ir em uma loja que calibra taximetros homologada pelo imetro. 2,5% de erro após calibrado. So preciso lembrar que a medida que o pneu vai sendo gasto a medida muda e o erro aumenta.

Quanto ao erro, 10% de erro a mais acho que é o aceitavel pelas montadoras.

Sobre Twister a 160km/h, real mesmo eu duvido, digamos 150km/h de final real, na ladeira ajudando. Digo isso pq com garupa já coloquei 146km/h na ladeira a baixo. Real acho que era uns 130...

No corsa 1.4 no alcool, coloquei 180, gps marcou 176 km/h. Nada mal né ?

Yuri_RN
01-12-12, 10:41
Passei 8 meses sem cabo de velocímetro.. por ai vocês tira o quanto eu ligo pra olhar pra o Painel.

Punker
01-12-12, 10:45
Passei 8 meses sem cabo de velocímetro.. por ai vocês tira o quanto eu ligo pra olhar pra o Painel.

A melhor resposta!
Todo mundo querendo tirar a velocidade máxima e depois postando no "fui multado injustamente" ou "quantos pontos dá esta multa". rsrsrsrs

Yuri_RN
01-12-12, 10:48
A melhor resposta!
Todo mundo querendo tirar a velocidade máxima e depois postando no "fui multado injustamente" ou "quantos pontos dá esta multa". rsrsrsrs

E melhor de tudo nesses 8 meses não recebi nenhuma multa mesmo rodando em viagens e zona urbana lotada de radares ;)

so botei o cabo do velocímetro pra ter controle na troca do óleo e nada mais.

valeu irmão.

nil_bad
01-12-12, 17:21
Uma vez eu queria saber a velocidade real da minha twister e levei um gps, peguei uma decida aqui e cheguei no máximo a 155 km/h no painel a 10.000rpm, no GPS marcou 142 km/h real.

irai
01-12-12, 17:56
O velocímetro da GSR é razoavelmente preciso, dá quando muito uns 3~4Km/h de diferença, comparando com o GPS.

Cláudio W.
01-12-12, 20:51
Uma vez eu queria saber a velocidade real da minha twister e levei um gps, peguei uma decida aqui e cheguei no máximo a 155 km/h no painel a 10.000rpm, no GPS marcou 142 km/h real.

É isso aí, cada moto tem seu limite, antes eu era um que encanava com velocidade final, hoje em dia não, ando na boa. Não é porque é 250 que a Twister vai chegar a 160, como canso de ver gente dizendo, o painel mostra isso, mas é 140 Km/h no máximo, na descida é aceitável um pouco a mais. Do mesmo jeito que uma 125/150 jamais passaria de 120 Km/h, a ideia é que não passam de 115 Km/h, mas vamos aumentar um pouco a margem. Eu só acho que seria legal uma marcação exata porque até a quilometragem vai da mais do que realmente anda. E se fazermos as contas com uma margem de erro de 5 à 10 Km/h, não é pouco na hora de quilometragem.

magrao tk
01-12-12, 21:47
Outra coisa que não faz muito sentido é a marcação limite do velocímetro... por exemplo: Na DT180 o painel marca até 160 na escala, enquanto a DT200 muito mais forte com YPVS e tudo marca até o 140 no painel. Enquanto as 200 mexidas passam alem dos 140 limite no painel, a 180 mais encapetada nunca vai usar toda escala do velocímetro dela. Mas acho que o velocímetro da DT180 deve equipar outra moto maior, seria a explicação, pois é muito estranho.

Duomo
01-12-12, 21:58
Cara essa de Twister fechar o painel toda original, me desculpe com quem já aconteceu, mas eu não acredito.
A minha com motor de CB3 com relação original de Twister corta o Giro em exatos 159km/h no painel, com meu pai que
pesa 120 kg não passa de 130km/h sempre em reta, sem descida, com ou sem vento. Nunca marquei com um GPS,
provavelmente deve ter um pequeno ou grande erro pra mais no meu velocímetro.

irai
01-12-12, 23:10
Tens uma TW com motor de CB3? Pô, gostei da idéia, acho a TW muito mais bonita que irmã mais nova, e as 6 marchas também devem dar um gás a mais na aceleração, e quem sabe, até na final.

taliban
02-12-12, 08:56
na minha moto deu uma diferença pequena 100 no velocimetro e 94,02 no gps

nando correa
02-12-12, 13:40
a minha yes costuma marcar certo, a 10.000 rpm ela está a 110, no entanto, as vezes o ponteiro da um salto e acusa mais de 120.. isso so acontece na velocidade de 110 kmh..

enquanto isso, eu me lembro ter lido algo a respeito no manual do meu astra (2011) que diz hasver uma margem de erro de algum percentual que nao me lembro, mas enfim leva a crer que é proposital..

emerson merighi
02-12-12, 13:55
ah...eu gosto que eles marquem errado...a gente fica tao animado achando que a moto da gente corre mais...sem falar que issi tambem evita multa....minha noiva tem uma biz125...passei num radar de 80 km/h e o velocimetro marcava 100km/h...por causa da mentira do velocimetro a moto ainda se encontrava dentro do limite de velocidade de 80km/h + 5%....

Carleetos
02-12-12, 17:34
Criei um tópico sobre isso e logo apareceram os 'críticos motociclisticos que não sei porque não estão trabalhando em revistas tendenciosas' para falar bobagem, criticando.

Na minha opinião o velocímetro deveria marcar certo, pois pra mim um marcador que marca errado não serve.

Cláudio W.
02-12-12, 17:52
Criei um tópico sobre isso e logo apareceram os 'críticos motociclisticos que não sei porque não estão trabalhando em revistas tendenciosas' para falar bobagem, criticando.

Na minha opinião o velocímetro deveria marcar certo, pois pra mim um marcador que marca errado não serve.

Sem falar em marcar errado, ele te prejudica, porque a quilometragem é medida pelo calculo da velocidade. Se a moto marca 5 à 10 Km/h a mais, quer dizer que em 1 hora, vai ter 5 à 10 Km na quilometragem que tu não andou. (Pelos meus cálculos eu estou certo, sou bom em Física, matemática eu não sei nem como passei no Vestibular. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK)

Enfim, sem dados específicos, ela vai dar diferença na quilometragem final, e numa quilometragem alta tipo 50.000 Km rodados, imagina quantos ai tu nunca andou?

Neto SP
02-12-12, 18:11
Criei um tópico sobre isso e logo apareceram os 'críticos motociclisticos que não sei porque não estão trabalhando em revistas tendenciosas' para falar bobagem, criticando.

Na minha opinião o velocímetro deveria marcar certo, pois pra mim um marcador que marca errado não serve.

Fazer um painel mecânico marcar absolutamente certo é difícil mas uma simples aferição e calibragem faz qualquer painel simples ter uma margem de erro pequena com 5 km/h ou até menos...

Ivan RJ
02-12-12, 18:28
Eu já dei uma informação na página 1, agora vamos a 2ª informação:
Velocidade máxima em descida é tão interessante quanto a data em que o mundo irá acabar. Aliás velocidade máxima no velocímetro, em qualquer condição, real ou não, não interessa nem um pouco.
O importante é viajar, passear,... esse negócio de dar voltas pelo bairro com uma galera acelerando tudo sempre dá um resultado infeliz.
Vamos pensar um pouco e ponderar se é realmente importante sabermos a velocidade final de nossas motos, real ou não.
Um grande abraço a todos os irmãos.

2weels
02-12-12, 18:35
Calculei da minha moto medindo o quanto percorria cada volta do pneu e calculando o rpm que daria a cada velocidade. A 98km/h seriam 7000 rpm e é mais ou menos isso mesmo. Mesmo sendo uma 200cc precisa esmerilhar para passar dos 8000 rpm ( ou 115km/h ), mas percebo que numa rodovia de 110km/h os outros veiculos estao na maioria ficando p tras. Uma amiga ( que conhecendo ela nao tem o menor interesse em mentir ) disse q a Biz 125+ dela chegava a 130. Nao falei nada, mas sera msm?

Duomo
02-12-12, 19:04
Já me falaram essa da Biz 125 nova fazendo 130km/h + claro que não acreditei já até minha Twister demora pra ir a essa velocidade.
Mas como eu conheço o rapaz acredito realmente que seja o painel marcando absurdamente. a mais.

Cláudio W.
02-12-12, 19:20
Já me falaram essa da Biz 125 nova fazendo 130km/h + claro que não acreditei já até minha Twister demora pra ir a essa velocidade.
Mas como eu conheço o rapaz acredito realmente que seja o painel marcando absurdamente. a mais.

Só pode ser um erro absurdo no velocímetro. Tal moto não tem nem estabilidade pra ir a tal (Se tivesse motor, ela vai, mas deve ser horrível de pilotar). Esses tempos andando de Factor, quando passei dos 100 Km/h tive uma sensação de instabilidade, parecia que a moto flutuava, não sentia total confiança na moto, uma confiança que a Twister passa a essa velocidade ou mais rápido, por exemplo, agora imagina uma Biz, sem falar em termos de motor, relação de marchas, e tudo mais.

Duomo
02-12-12, 19:24
Cara pra você ter uma ideia, uma vez eu cai de biz por que a uns 60 ou 80 km/h eu tava fazendo uma curva bem aberta
e uma carreta passo na outra mão, o vento do arrasto da carreta praticamente me tirou do chão, capote
muito tenso...
de Twister 100km/h ela tá tranquilinha da vida, pura estabilidade.

2weels
02-12-12, 19:38
Lembro da minha Biz C100, andava na Dom Pedro com ela no limite na estrada, mesmo nao andando mto era muito instavel em relacao a vento e terrivel em qualquer ondulacao. Sinto saudades dela andando na cidade, mas quando tinha q pegar rodovia era triste.

nando correa
02-12-12, 20:19
Eu já dei uma informação na página 1, agora vamos a 2ª informação:
Velocidade máxima em descida é tão interessante quanto a data em que o mundo irá acabar. Aliás velocidade máxima no velocímetro, em qualquer condição, real ou não, não interessa nem um pouco.
O importante é viajar, passear,... esse negócio de dar voltas pelo bairro com uma galera acelerando tudo sempre dá um resultado infeliz.
Vamos pensar um pouco e ponderar se é realmente importante sabermos a velocidade final de nossas motos, real ou não.
Um grande abraço a todos os irmãos.
palmas e mais palmas

- - - Updated - - -

eu gostaria q fosse possivel indicar a velo real, mas em todo caso, é bem melhor marca a mais do que a menos... eu sou daqueles que mantem o relogio adiantado, para evitar eventuais atrasos.

sobre a influencia que isso faz no hodometro, tambem ajuda na troca de oleo

emerson merighi
02-12-12, 20:42
minha noiva tem uma biz dessa ano 2012...
o velocimetro da moto dela mente mais do que o pinocchio, e ja fiz questao de aferir com o GPS...
o velocimetro da biz marcava 100KM/H e o GPS apontava 82 km/h reais, ou seja, um erro de aprox. 20%

Cláudio W.
02-12-12, 20:56
Cara pra você ter uma ideia, uma vez eu cai de biz por que a uns 60 ou 80 km/h eu tava fazendo uma curva bem aberta
e uma carreta passo na outra mão, o vento do arrasto da carreta praticamente me tirou do chão, capote
muito tenso...
de Twister 100km/h ela tá tranquilinha da vida, pura estabilidade.

Sim, ela não tem estabilidade, nem deveria afinal a proposta dela é bem exclusiva pra cidade, me admiro as pessoas não desconfiarem dos 130 Km/h. Se nem uma 150 da isso de final, uma Twister, busca 130 Km/h, mas é por ali, em uma viagem manter isso é ruim, já que o RPM fica lá pelos 9.000 RPM, o consumo de combustível doí no final da viagem.

Sobre o que o Stone disse, também concordo, nunca ando com a TW no limite, foi mais no inicio mesmo, logo que comprei, hoje em dia ando tranquilo, ter a velocidade real no velocímetro era mais por achar melhor, sem falar que ter uma noção mais exata da quilometragem percorrida é sempre melhor.

Carleetos
03-12-12, 00:02
Fazer um painel mecânico marcar absolutamente certo é difícil mas uma simples aferição e calibragem faz qualquer painel simples ter uma margem de erro pequena com 5 km/h ou até menos...

Sim, até porque o sistema é "bem mecânico", não há componentes eletrônicos (no caso da maioria das pequenas).

Mas se o erro é proposital, na minha opinião é uma gafe.

- - - Updated - - -


Sem falar em marcar errado, ele te prejudica, porque a quilometragem é medida pelo calculo da velocidade. Se a moto marca 5 à 10 Km/h a mais, quer dizer que em 1 hora, vai ter 5 à 10 Km na quilometragem que tu não andou. (Pelos meus cálculos eu estou certo, sou bom em Física, matemática eu não sei nem como passei no Vestibular. KKKKKKKKKKKKKKKKKKK)

Enfim, sem dados específicos, ela vai dar diferença na quilometragem final, e numa quilometragem alta tipo 50.000 Km rodados, imagina quantos ai tu nunca andou?

Exatamente, não vejo vantagem em marcar errado.

chiccoli
03-12-12, 01:19
Então.., agora pouco indo pra outra cidade.., o meu velocimentro marcava uns 85, ~87 e a do meu amigo de titan 125 tava marcando 100 ...=S
fiko me perguntando qual a velocidade real..

Neto SP
03-12-12, 06:33
Então.., agora pouco indo pra outra cidade.., o meu velocimentro marcava uns 85, ~87 e a do meu amigo de titan 125 tava marcando 100 ...=S
fiko me perguntando qual a velocidade real..

Com certeza que a velocidade mais próxima do real é a sua por um motivo simples e estranho porem real, praticamente todas as motos e carros que ja vi e não estou falando apenas de motos pequenas e simples, marcam com um erro muito maior conforme se aproximam da velocidade máxima, por isto vemos pessoas com motos 125cc que juram que ja chegaram a 140km/h e com carros 1.0 que juram andar a 190 km/h.

Não é nenhuma lei irredutível mas motos menores que 200cc geralmente tem margens de erro pequenas no velocímetro até 80/90 km/h depois desanda as 250/300 marcam bem até 100 ou um pouco mais.

Motos medias e grandes também erram muito a hornet dos modelos antigos(aquele que parece um TW bombada) por exemplo é terrível a 200 km/h marca mais de 240, lembro até que o cara que tinha a moto e que ia gastar uma grana com ela em preparações, ponteira e peças de alumínio disse que queria que ela acompanhasse o painel kkkkk

guilhermeaugusto
03-12-12, 06:52
bom, na minha cbx 250 twister, tive a felicidade de colocar nela 150 km/h. Sei que nao era a velocidade real, mas eh bem prazeroso ver seu velocimetro girando ate quase topar no limite. Confesso que um dia, estava viajando e tinha uma lombada de 50 km/h, fui fazer o teste, marcando certinho. Eu passei a 45 no painel, e na lombada marcou exatos 45. Ja ouvi falar que pra marcar certo, tera de ser feitas mudancas no modelo do pneu, pois a lombada marca a velocidade por sensores no asfalto. Nao sei se eh assim, me falaram isso, mas de qualquer forma, eh bem melhor evitar andar com a moto a milhao, pq qualquer deslize, o tombo pode ser fatal! Nada melhor que curtir a viagem de boa, dirigindo pra vc e para os outros, pq na batida, quem se prejudica mais somos nos, motoqueiros, entao galera, consciencia ai!

emerson merighi
06-12-12, 02:45
no velocimetro da hayabusa o erro e minimo.... a moto marca no painel 200km/h..e no gps marca198km/h.....em velocidades inferiores a 150 km/h nao aparece diferenca entre velocimetro e gps...

Neto SP
06-12-12, 06:13
no velocimetro da hayabusa o erro e minimo.... a moto marca no painel 200km/h..e no gps marca198km/h.....em velocidades inferiores a 150 km/h nao aparece diferenca entre velocimetro e gps...

Na Busa eu nunca cheguei a ver medições, mas até hoje as únicas motos que tinha visto marcar a velocidade sem erro praticamente nenhum, são as BMWs como a F800R que a 200 km/h no painel marca 200 no GPS e 199 na telemetria a XJ6 também marca com pouco erro uns 5km/h.

nando correa
06-12-12, 06:42
Na Busa eu nunca cheguei a ver medições, mas até hoje as únicas motos que tinha visto marcar a velocidade sem erro praticamente nenhum, são as BMWs como a F800R que a 200 km/h no painel marca 200 no GPS e 199 na telemetria a XJ6 também marca com pouco erro uns 5km/h.
hmmm interessante, o meu tio tem uma g650 e ela também é afinada com o gps... talvez seja caracteristica das bmw..

ontem estava com o astra na imigrantes a exatos 130, configurei para o painel bipar nessa velocidade, e olhei no gps, ele mostrava 126 kmh

Neto SP
06-12-12, 06:50
hmmm interessante, o meu tio tem uma g650 e ela também é afinada com o gps... talvez seja caracteristica das bmw..

ontem estava com o astra na imigrantes a exatos 130, configurei para o painel bipar nessa velocidade, e olhei no gps, ele mostrava 126 kmh
sim sim as BMWs marcam com grande precisão em dias de trak day sempre observo e ainda não vi uma que marque com erro, acho que a mania de perfeccionismo dos alemães kkk