PDA

Ver Versão Completa : Ajuda com a CBX 200



2weels
02-12-12, 15:59
Fala povo.. deixa pedir uma ajuda pra vcs q manjam como funciona o motor internamente. Vou relatar a historia desde o inicio:

Comprei uma cbx 200 faz um tempo ja, acho q uns 5 ou 6 meses. Oq acontece, quando vc anda devagarzinho com ela, da uns estalos na relacao. Pelomenos era oq eu achava. Até que 2 semanas atras ela pegou bastante chuva e a corrente ja estava seca acabou enferrujando. No dia seguinte andei mais de 120km enrolado o cabo com ela na estrada, resultado a corrente ja tava travando os elos, moeu kkk. Coloquei uma relacao zero, da vaz, coroa corrente pinhao. O caso é que o barulho continua ( os estalos ) e hj percebi que desengatado nao acontece, so quando vc esta andando bem devagar com a embreagem pressionada. Me leva a crer q nao era relacao e sim a caixa de marchas, visto que raramente a segunda marcha ( ou a terceira, nunca sei kkk ) escapa e cai para a marcha anterior. E estes estalos fazem em primeira, segunda, etc, mas principalmente em primeira, marcha q nunca escapou.

Comun esse problema na cbx 200? Nao parece ser estalos de engrenagem com dente quebrado pois sao aleatorios e nao um teck teck teck ritmado. E outra, so fazem em baixa velocidade e em freio motor, se fosse dente quebrado iria sentir quando estivesse em aceleracao.

Limabl
02-12-12, 16:10
Bom amigo,pinhão e coroa vaz são ótimos,mas a corrente é uma porcaria,acoselho vc a compra uma corrente KMC com retentores.

Quato aos estalos o melhor é ir até uma oficina de boa procedencia ou CC honda para uma verificação detalhada,pode ser algo simples,mas tambem pode ser algo mais sério na caixa de marchas!!!!

emerson merighi
02-12-12, 16:17
a transmissao da sua moto ja e famosa pelo barulho que faz....todas as cbx200 sao assim...as decendentes da 200 que sao as twister e a Cb300 tambem herdaram esse barulho mas com menor intensidade...
ja as escapadas do cambio e outro tipo de problema e tem a ver com a precisao e desgaste das engrenagens internas do sistema de cambio.

Carleetos
02-12-12, 17:13
Bom amigo,pinhão e coroa vaz são ótimos,mas a corrente é uma porcaria,acoselho vc a compra uma corrente KMC com retentores.


Aproveitando o tópico queria tirar uma dúvida:

Já pesquisei kits de relação completos já com corrente de retentor pra Titan e não achei. Se eu for comprar só a corrente, tem alguma especificação pra Titan? Tipo, mais fina ou mais grossa que outras motos.. ?

2weels
02-12-12, 17:33
Pois é, o barulho de corrente dela eu até gosto, acho o charme dessas motos... Quando tem mureta na estrada fico escutando o barulho "refletido", mas oque nao estou gostado é dos estalos.

Acho que vou tirar o motor dela e levar numa oficina para dar uma geral interna, ja confere cilindro, corrente de comando, troca todas juntas, limpa o filtro rotativo de oleo etc etc etc

emerson merighi
02-12-12, 17:43
isso vai custar caro porque pra fazer isso tem abrir o motor inteiro inclusive a parte de baixo....

Cláudio W.
02-12-12, 17:47
Antes de tudo, quando tu anda devagarinho com ela, tu não anda com uma marcha meio alta? Porque isso pode ser ocasionado pela falta de torque, o motor está numa rotação muito baixa e o não tá tendo força pra empurrar a moto. Se a Strada for motor DOHC então a falta de torque em baixa rotação é pior ainda. Mas acho que não, DOHC só a Twister. Mas experimente andar devagar com ela com uma marcha baixa, que o giro fique meio alto

Até porque pelo que você relatou, eu acho meio normal isso, até porque a Twister faz isso. A minha pra você ter uma idéia se tu coloca ela no cavalete central e ligar e engata uma marcha, da cada estalo que chega balança a moto, da umas travadas, coisa bem feia. Mas se tu acelerar um pouco ela para, penso que seja meio característico.

2weels
02-12-12, 18:10
A cbx 200 é sohc ( ou ohc ), mas acho que expliquei mal. Sabe tipo quando vc ta manobrando a moto em casa ??? que da aquela andadinha, tipo a 5km/h e aperta a embreagem, com a primeira engatada e ela vai no embalo? é nessa hora que acontece os estalos, com motor na lenta, engatado primeira marcha com a embreagem PRESSIONADA. Se na mesma situacao a moto esta em neutro, isso nao acontece.

A strada se colocar no cavalete e engatar da uns trancos feios tb...

demetre
02-12-12, 18:21
nunca vi isso acontecer.,bem pelo menos comigo
e falando em geral no motor eu fzi isso na minha a 3 meses ,dei um passo pra 1mm ,embreagem nova,retentores de valvulas ,coreente de comando e esticador novos,
fiz isso tudo por 350 com peças boas ,corrente did ,pistão e aneis metal leve

Strada Prata
02-12-12, 21:12
Se o barulho aparece com a moto em movimento e com embreagem pressionada, será que não pode ser rolamento da roda ou embuchamento da coroa?

Verifique se a coroa tem folga, se ela se mexe lateralmente. Pode ser o embuchamento...

DOUGLAS 00
02-12-12, 21:42
Se o barulho aparece com a moto em movimento e com embreagem pressionada, será que não pode ser rolamento da roda ou embuchamento da coroa?

Verifique se a coroa tem folga, se ela se mexe lateralmente. Pode ser o embuchamento...

Matou a xarada: Geralmente é o embuchamento sub dimensionado da Strada dando isso. A boa notícia que é baratim baratim de arrumar.

Limabl
04-12-12, 21:39
Aproveitando o tópico queria tirar uma dúvida:

Já pesquisei kits de relação completos já com corrente de retentor pra Titan e não achei. Se eu for comprar só a corrente, tem alguma especificação pra Titan? Tipo, mais fina ou mais grossa que outras motos.. ?Já tem correntes com retentores especificas para a linha cg150 fan e titan!!!!

2weels
04-12-12, 22:21
As buchas da coroa foram as primeiras q desconfiei... esqueci de contar... antes de tirar a relacao tirei a roda pq desconfiei delas, a ranhura do anel clip q segura a coroa esta em ordem entao troquei a arrela de encosto e o anel clip. Ficou super justa a coroa, nao tem quase nada de folga. Mas o tec tec continua kkk

Strada Prata
04-12-12, 22:57
Cara, será que tua moto não tá desalinhada? Verificou se os esticadores de corrente estão na mesma medida?

A minha moto no neutro e em marcha lenta e com embreagem pressionada faz um barulho diferente, se solto a embreagem o barulho muda. Mas isso parada, quando engato 1ª o barulho do motor muda. Pra mim é característica do motor.

Não seria isso?

Sobre as marchas escaparem, pode ser o garfo seletor (acho que é assim que se chama)

2weels
04-12-12, 23:51
Eu ACHO que nao é desalinhamento, de qquer forma vou olhar.

So pra ilustrar, vai uma foto da companheira 2 rodas:

http://img31.imageshack.us/img31/3818/pict0390copy.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/31/pict0390copy.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

chiccoli
05-12-12, 00:34
A outra relação tava seca, e vc ainda pegou 120 km de pista ?
oleo vc num conhece né ?!?!!

coloca a moto no cavalete central e fika girando a roda, se for corrente denuncia na hora.

DOUGLAS 00
05-12-12, 09:22
Eu ACHO que nao é desalinhamento, de qquer forma vou olhar.

So pra ilustrar, vai uma foto da companheira 2 rodas:

http://img31.imageshack.us/img31/3818/pict0390copy.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/31/pict0390copy.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

Tá lindona a Strada!

emerson merighi
05-12-12, 17:53
tive uma strada e nao gostei muito, mas nao tem como negar que esta muito linda....

Strada Prata
05-12-12, 20:09
Nem sei mais o que te dizer sobre este barulho no motor... Como tá a corrente de comando? Pode ser que o tensor esteja muito folgado... :\

2weels
05-12-12, 21:53
Tá lindona a Strada!


tive uma strada e nao gostei muito, mas nao tem como negar que esta muito linda....

Valeu, cuido como da mas de vez em quando passa uns relaxo igual da corrente seca kkk



Nem sei mais o que te dizer sobre este barulho no motor... Como tá a corrente de comando? Pode ser que o tensor esteja muito folgado... :\



Cara nao saberia te dizer se ta fazendo barulho ou nao... bater saia de pistao ela bate um pouco, mas até onde isso é normal nesse motor ai tb nao sei... sei q o motor da minha ex Biz era mto mais silencioso. Os estalos estao desde que comprei a moto, acho q tao cedo nao vai me dar zebra nao... Saudavel o motor esta, o 0-100km/h dessa moto é parecido senao mais rapido q do meu gol 1.8... 110km/h ela mantem de boa... e mesmo esmerilhando o consumo da toda vez 27...30...28 km/l

Roberto Nogueira
20-01-13, 20:14
Pois é, o barulho de corrente dela eu até gosto, acho o charme dessas motos... Quando tem mureta na estrada fico escutando o barulho "refletido", mas oque nao estou gostado é dos estalos.

Certa vez ouvi dizer que para os amantes das Harley-Davidson antigas com vazamentos de óleo e outros problemas, esses problemas não eram defeitos, mas características. Olha o mesmo sentimento aí =D . Particularmente, o barulho da relação da Strada só me incomoda quando ela não está lubricada, depois que ajusto sua tensão e lubrifico, continua, mas bem mais audível.



nunca vi isso acontecer.,bem pelo menos comigo
e falando em geral no motor eu fzi isso na minha a 3 meses ,dei um passo pra 1mm ,embreagem nova,retentores de valvulas ,coreente de comando e esticador novos,
fiz isso tudo por 350 com peças boas ,corrente did ,pistão e aneis metal leve

Demetre, estou precisando fazer o seguinte em minha CBX 200 Strada: trocar os rolamentos da coluna de direção, fazer o motor e a embreagem, trocar os amortecedores traseiros. Gostaria de colocar tudo original, mas vai ficar caro demais e, na hora de vender a motoca, (quase) ninguém valoriza isso. Então estou pensando em colocar amortecedores Cofab (embora feios), kit de cilindro do motor Metal Leve. Rolamentos e embreagem, qual marca você me recomenda? Como está sua Strada atualmente? Tem o mesmo consumo desempenho, e estabilidade de antes?


So pra ilustrar, vai uma foto da companheira 2 rodas:

http://img31.imageshack.us/img31/3818/pict0390copy.jpg (http://imageshack.us/photo/my-images/31/pict0390copy.jpg/)
Uploaded with ImageShack.us (http://imageshack.us)

Muito linda. Parabéns. Mantenha-a assim. :-)