PDA

Ver Versão Completa : Intruder - troca do motor 125 por 250



uptight
14-12-12, 14:26
Olá!
Alguém sabe se é possível trocar o motor da intruder 125 pelo da 250 sem grandes adaptações?
É tudo 'plug n play' (encaixar e boa)? Ou apenas uma troca de suporte tem q ser feita?
E quanto ao cilindro? só trocar o cilindro - e o necessario tambem: carbura, escape...- ja vira uma 250? fazendo assim, tem problema com o câmbio - problema de escalonamento de marcha- ?
Tenho uma 125 que está ótima. Acabei não comprando a 250 por conta da grana que eu não tinha e das poucas ofertas decentes. Então acredito que eu jogando o motor 250 nela, vai me satisfaze quanto ao fato de eu querer viajar com a moto e também por ter uma moto confiável, de procedencia, pois afinal a minha esta muito bem conservada.

POR FAVOR, não me venham com respostas ao post do tipo: 'larga mão', 'compra outra', 'nem tente', 'vai fazer besteira' e outras do genero.

chiccoli
14-12-12, 20:47
E vc espera ouvir o que ? é só tirar um e colocar o outro ? fora documentação que parece que vc quer fazer viagens com ela né.
vc consegue dar uma fuçada, mas deixar 250 com durabilidade e segurança, nunca.

uptight
15-12-12, 00:00
ja vi moto 125 com motor 250 adaptado ja, acho q era uma xl.
ah, eh claro q o doc tem que mudar.

romanex
15-12-12, 08:43
Mudar motor e potência deveria, teoricamente, implicar em mudar freios e nesse caso, relação, pois ela ficaria com muita força e pouca final.
Isso também irá mudar a estabilidade, deve-se se levar em consideração o uso de pneus mais largos e mudança de amortecedores e bengalas, pois a força imposta neles irá ser maior...porém...a maioria do que você vê por ai só quer fazer a moto andar mais, logo só adaptam o motor, como muito mudam a documentação e depois reclamam que a moto é ruim para pilotar....
gosto da Intruder é até penso num futuro, quando o motor já tiver ido pro s... fazer algo nesse sentido
por isso aos poucos vou fazendo algumas mudanças, tipo o aeroquip que já coloquei, estou de olho num freio a disco traseiro e amortecedores a gás...quando chegar a hora, planejo só trocar relação, motor e fazer os documentos..
Já andei numa 360 com mecanica de 400....como o quadro sempre é mais leve, acaba dando mais agilidade a moto....o problema é que o quadro muitas vezes pode não aguentar o novo motor....lembre que no caso citado, a variação foi de 40cc, quase 10%...no caso da 125 para 250 estamos falando numa mudança de 100% na cilindrada, o que implica, ao menos em teoria, num esforço maior do quadro, o que pode implicar em reforços estruturais em alguns pontos do chassis...o ideal é comparar os dois chassis e verificar os pontos que deveriam ter um reforço adicional....
isso seria o correto, para poder andar com segurança e tranquilidade...
se não for fazer nada disso sugiro comprar uma 250 (dá pra encontrar algumas inteiras na faixa de 4.000 no ML, inteiras, embora em outros estados do país - dai cabe uma pequena viagem de estreia..)

uptight
15-12-12, 11:47
Bom, estamos juntos nessa então.
O negócio é trocar motor e depois ir fazendo tudo aos poucos: trocar pelos ideais na hora q os antigos estiverem na hora de trocar; soh acho q a relação poderia ser trocada de primeira.
Falo tudo isso pq curti minha trudinha, e ela esta num belo estado. Não vi ainda trudinha usada que esteja com cromados e estado geral tão legal quanto os dela. Muito menos as 250 que tem por aí, que são bem mais velhas. A única 250 que vi num estado legal é sinistrada.

Ah, mas de boa, ano que vem estarei com uma 250 tenere... O sonho ainda esta vivo.




E aí será que alguém já viu uma troca de motor dessas intruder 125 -> 250

mdorigon
15-12-12, 16:20
Bem, vc vai ficar bravo... mas é melhor vc comprar logo um trudy 250 mesmo. Uma coisa que eu faria...é um kit 190cc na 125cc, preparar o comando e o cabeçote, um escape mais aberto e um carburador, ja deixaria ela mais bem alegre, mas pra andar na estrada mesmo, fora um bom up nos freios da 125cc.

Izaias Góes
05-04-13, 22:47
No youtube, vc digita "intruder 125 com motor de stx" e daí vai aparecer um vídeo muito detalhado, de uma belíssima e bem feita modificação, o autor do vídeo mostra que a parte de cima do motor da sundown stx 200 serve certinho na trudinha, sem necessidade de adaptações.

Diey
06-04-13, 00:02
Como o romanex falou, trocar o motor da moto envolve MUITA coisa!
Eu faria se fosse numa moto pra curtir o fim de semana.
Mas boa sorte na sua decisão! Pesquise bastante antes de agir!
Abraços!

coreanas
06-04-13, 01:46
Tive uma Hyosung Cruise 125 com motor Sahara 350. Deu um trabalhinho adaptar, inclusive cortando e resoldando o quadro pra caber na altura. Lógico que a relação foi da 350, torneei o miolo da coroa da 125 e soldei a coroa da 350 por cima, depois refiz todo o escape, são 2 saídas na Sahara e na Trudi 250. Depois de pronto ficou muito bom. Fora parte que o quadro torcia um pouco e a balança oscilava nas arrancadas mais fortes, nada sério. Com o da Intruder vai ter mais ou menos o mesmo trabalho os motores 125 e 250 são muito diferentes, mas mesmo tendo feito esse e muitos outros mais complicados como motor de CB 450 em CB200 eu não aconselho, dá muita dor de cabeça até ficar bom e nunca fica 100%.
Sai mais barato vc procurar uma Trudi 250 pronta, aconselho a experimentar a Viraguinho 250 tb, baita motinho. Mas se está determinado mesmo, tenta o da Sundown STX 200cc que é plug&play e dá uma talento nele. Colocar cilindro da 250 nem pensar, não vira, é outro motor. Leve em consideração que pra trocar o motor tem que entender bem de mecânica, não adianta chegar no mecânico e falar "quero assim". Voce vai ter que apresentar as soluções e cada modificação implica em uma reação. Com relação a custos, acho que sai até mais caro do que trocar sua 125 em uma 250.

Veja aí a "obra":

http://itajaiseguros.com.br/mentiroso/yousungcruiser.jpg