PDA

Ver Versão Completa : Dicas de Manutenção Twister



fernandofvz
15-12-12, 18:18
Vou postar algumas dicas que eu mesmo testei em minha Twister, e estou repassando aos amigos do Pequenas Notáveis.
Melhorando muuuito o "terrível" barulho da transmissão: lavo a moto de 15 em 15 dias ou 1 vez por mes quando estou sem tempo.a dica é pelo menos 1 vez no mês retirar totalmente o kit transmissão, pegar uma garrafa de refrigerante de 3 litros (pois a de 2 litros não cabe a corrente inteira), fazer um furinho na tampa e pegar um pedaço de barbante, ou cadarço de um tenis que não use mais, dar um nó em uma das pontas do cadarço, a outra ponta vc deixa para amarrar na ponta da corrente, encher um pouco mais da metade da garrafa com querosene e deixar por uns 20 minutos.....depois de umas chacoalhadas na garrafa para garantir que a sujeira saiu totalmente, de umas sacudidas na corrente tb depois que vc retirar da garrafa,depois seque bem a corrente com um pano.Não se esqueça de limpar com querosene também o pinhão e a coroa, apreveite e veja o estado de desgaste das peças.Depois disso a corrente pareçe nova!
Uma outra dica para retirar o barulho da transmissão da Twister: retire a balança ou "quadro elástico" como é conhecido verifique o estado da guia de borracha da corrente se estiver gasta,troque.Aproveite para ver o estado dos rolamentos da balança, tantos os que são fixados pelo eixo central (são dois, um em cada extremidade) e o outro que fixa o amortecedor.A dica é comprar uma latinha de Espuma de Poliuretano PU expansível e encher a balança com esta espuma,funciona mesmo pois fiz em minha moto e vc não escuta um barulhinho, e tb use uma transmissão com anéis retentores o´rings,lubifique ela com o Mobil Super Moto Chain Lube é um lubrificante específico pra correntes (eu só uso este),sua Twister ficará tão silenciosa quanto a Fazer 250, espero ter ajudado e um grande abraço a todos os amigos do Pequenas Notáveis!

:clap:

guilhermeaugusto
15-12-12, 18:24
ou tb se quiser, tire a protecao da coroa, pois ela que faz o chocalho...

chiccoli
15-12-12, 18:29
a minha num fazia, só foi trocar a corrente por uma de retentor que começou a fazer de leve.. =S

magrao tk
15-12-12, 18:46
Eu fui lendo e me lembrando da idéia que eu tinha vontade de testar aqui na balança da minha TDR, o esquema da espuma e quando vi tá ela no seu texto! Muito bom! No meu caso ela tem um barulho de coisa solta dentro, algum cavaco de solda ou rebarba que desprendeu ou sei lá, mas incomoda muito em ruas de calçamento. A espuma vai terminar com isso.

Essa da corrente na garrafa pet eu já sigo a um tempo, dica que peguei com nosso amigo Stone. Só que no meu caso nunca adiantou amarrar nada pra puxar a corrente de volta. O chacoalho faz a corrente se embolar toda, depois os nós não se desfazem. Só cortando a garrafa pra tirar de dentro.
Mas que funciona que é uma maravilha isso é! Minimo esforço e a corrente fica zerada!

Carlos Paro
15-12-12, 21:32
Faço isso tbm na minha estrada, funciona legal com o cuidado com a relação.

chriskopsch
15-12-12, 21:54
Mais fácil é usar desengraxante.

Uso um da Jimo, em spray, é só passar na relação e tbm em outras partes da moto, esperar uns 5min. e passar água com pressão, sai tudo a sujeira.

Uma lata daquela é meio cara, e não dura muito, mas vale a pena.

Abs.