PDA

Ver Versão Completa : Enchente... susto!



Defeacer
15-12-12, 22:44
Hoje a tarde, começou a cair um temporal interminável, parei a moto e eu a patroa nos abrigamos em um restaurante que estava fechado, chuva vai chuva vem e a rua começa a alagar, eu começo a reparar aquela água entrando na moto e começo a ficar preocupado, e brinco com a minha patroa "se ficar mais forte a chuva leva..." falando em tom de brincadeira, pois a correnteza não estava tão forte a ponto de levar a pequena. Alguns minutos depois reparo que a moto começou a se mexer naquela correnteza, fui correndo lá e encarei a correnteza que já estava alcançando meu joelho e já estava na altura do banco da moto. A situação era desesperadora, e minha patroa veio ajudar, tentamos sem sucesso tirar a moto, a correnteza atrapalhava muito e na tentativa ela acabou prendendo o pedaleira esquerda na pedaleira direita da Fan que estava ao lado, dificultando mais ainda. No desespero apareceu duas garotas que estavam com a gente esperando a chuva passar e então elas ajudaram a tirar a moto com sucesso e depois seguramos a Fan que estava do lado, porque estava impossível retirar ela, até que o dono apareceu e conseguimos tirar a moto.

Felizmente ninguém se feriu e nenhuma moto se quer teve algum dano grande. Tanto a minha quanto a moto do outro rapaz demorou muito a pegar, mas depois disso a minha não ficou falhando e pegou de primeira nas próximas partidas, creio que ela não teve nenhum problema.

Engraçado que há cerca de uma semana eu venho querendo tirar a alça do garupa, só não tirei por eu não ter a chave certa, e que por preguiça eu não comprei, e essa alça ajudou muiiiito a minha pequena não ir embora.

Vou parar com a mania de deixar a moto engatada ao desligar ela, se ela estivesse desengatada hoje teria facilitado muito o serviço =\

magrao tk
15-12-12, 23:14
Se chegou água na altura do banco é bom tu trocar logo o óleo dela e dar uma limpada no fitro de ar. Porque é bem provável que a água atingiu e contaminou o óleo entrando pelos respiros, pelo filtro de ar e pelo escape.

O certo nem era ter ligado ela antes de fazer essa revisão, essa água suja pode riscar o cilindro e comprometer a vida do motor. Mas numa hora dessas o sujeito quer mais é vazar logo dali e chegar em casa. Mas agora é bom revisar isso o quanto antes.

ranylima
15-12-12, 23:48
Interessante ...

chriskopsch
16-12-12, 00:20
Deve tar cheio de água o motor :/

emerson merighi
16-12-12, 04:40
agua na altura do banco? melhor dar uma bela olhada e fazer uma revisão de segurança nela.....

renanperim
16-12-12, 08:28
Cara isso é muito perigoso.
Que bom que todos estão bem.

Aconteceu uma fatalidade em Americana ano passado:
G1 - VÃ*deo mostra jovem sendo arrastado por enxurrada em SP - notÃ*cias em São Paulo (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/12/video-mostra-jovem-sendo-arrastado-por-enxurrada-em-sp.html)

Defeacer
16-12-12, 09:10
Cara isso é muito perigoso.
Que bom que todos estão bem.

Aconteceu uma fatalidade em Americana ano passado:
G1 - VÃ*deo mostra jovem sendo arrastado por enxurrada em SP - notÃ*cias em São Paulo (http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/12/video-mostra-jovem-sendo-arrastado-por-enxurrada-em-sp.html)

Pois é cara, ano passado uma garota aqui na minha cidade morreu na enchente ao tentar salvar a moto de uma menina. A dona da moto sobreviveu mas a menina que ajudou morreu. É tenso demais.

- - - Updated - - -


Se chegou água na altura do banco é bom tu trocar logo o óleo dela e dar uma limpada no fitro de ar. Porque é bem provável que a água atingiu e contaminou o óleo entrando pelos respiros, pelo filtro de ar e pelo escape.

O certo nem era ter ligado ela antes de fazer essa revisão, essa água suja pode riscar o cilindro e comprometer a vida do motor. Mas numa hora dessas o sujeito quer mais é vazar logo dali e chegar em casa. Mas agora é bom revisar isso o quanto antes.

Mas a moto não está falhando nem nada, ela só demorou a pegar, mas depois ficou de boa.
De qualquer forma amanhã eu mando dar um trato nela, só num sei se vai ser na cc porque eles tiram o coro, e aqui não tem oficina decente.

A moto tá com pouco mais de 8 mil km rodados, a proxima revisão seria com 9 mil, será que seria bom eu já mandar fazer essa revisão?

nando correa
16-12-12, 10:37
pelo menos tire o filtro de ar e dê uma olhada.. se houve algo errado ele vai denunciar.. se tiver limpinho, sem vestigio de lama, ACHO que tá tranquilo.. os experts podem dizer se há risco de entrar agua no cilindro pelo escape?? acho que dependendo da posicao da valvula pode ser, já q chegou da altura do banco

Defeacer
16-12-12, 11:48
Mas a moto não tá falhando, tá pegando de primeira, não aparenta nada errado. Será que mesmo assim há perigo de ter entrado água em algum lugar crítico?

- - - Updated - - -

Maaaas deixa eu ver se eu entendi direito, estão sugerindo pra que eu mande abrir o motor??

:(

chriskopsch
16-12-12, 12:11
Mas a moto não tá falhando, tá pegando de primeira, não aparenta nada errado. Será que mesmo assim há perigo de ter entrado água em algum lugar crítico?

- - - Updated - - -

Maaaas deixa eu ver se eu entendi direito, estão sugerindo pra que eu mande abrir o motor??

:(

Pode ter entrado água por algum respiro, ou pelo escapamento, ou até pela entrada do filtro de ar.

O bom era pelo menos trocar o óleo do motor.

Abs.

Limabl
16-12-12, 12:42
O correto era nem dar a partida sem drenar a a cuba do carburador e trocar o óleo do motor !!!!

chriskopsch
16-12-12, 12:58
O correto era nem dar a partida sem drenar a a cuba do carburador e trocar o óleo do motor !!!!

Bom, como ele disse, ela já ligou a moto e ela ta funcionando normal.

Mas vai saber se não tem água lá dentro né, o melhor era fazer uma bela revisão mesmo.


Abs.

Defeacer
16-12-12, 13:38
Eu verifiquei o nível do óleo e ele está normal.

Vou levar em algum mecânico amanhã e pedir uma revisão e falar que ela tomou uma bela de uma enchente. Mecânicos costumam cobrar beeeeeeeeem menos que na cc,certo? Não estou preparado $$$$$ para tomar uma facada no momento.

Queria eu não ter nem dado partida na moto, mas não tinha outro jeito, eu estava longe de casa, longe de mecânicos e a chuva estava bruta. Chamar um auto socorro seria mais uma facada ainda e no momento a grana tá curta, muito curta =\

cabra de brasilia
16-12-12, 13:53
Essa moto tá zerada....segue a vida e tchau.......

Se tivesse entrado água no carburador ou filtro de ar teria falhado......

Se tivesse entrado água no motor sequer ela daria partida porque teria um calço hidráulico e já era motor.......

Defeacer
16-12-12, 13:55
Essa moto tá zerada....segue a vida e tchau.......

Se tivesse entrado água no carburador ou filtro de ar teria falhado......

Se tivesse entrado água no motor sequer ela daria partida porque teria um calço hidráulico e já era motor.......

Tomara!

Eu já tomei enchente com ela, só que eu estava nela, e ela nem falhou nem durante e nem depois da enchente.

A única que eu fiz foi lubrificar a corrente que ficou um tanto quanto seca :P

Defeacer
16-12-12, 22:23
Reparei que ambos freios estão muito sensíveis e fazem um pequeno apito algumas vezes, aquele famoso apito de freio. E o pedal do freio, fica dando folga, eu diminuo a folga e a desgrama vai lá e dá folga de novo. Pelo sim pelo não ela vai fazer uma revisão amanhã, bom que eu já paro com essa palhaçada de fazer revisão em cc, um amigo me indicou um mecânico bom e barato ;)

Nickneo
17-12-12, 07:47
Mas a moto não tá falhando, tá pegando de primeira, não aparenta nada errado. Será que mesmo assim há perigo de ter entrado água em algum lugar crítico?

- - - Updated - - -

Maaaas deixa eu ver se eu entendi direito, estão sugerindo pra que eu mande abrir o motor??

:(



Amigo meu passou por isso, a moto estava funcionando mas logo logo teve que trocar camisa, anel e outras peças correlatas. O mecânico relacionou essa troca com a tal enchente que ele tinha passado alguns meses antes.

magrao tk
17-12-12, 08:03
Acontece que a água ''passou'' pela moto. É diferente dela ter caído dentro dágua e ficado mergulhada nela. Aí sim poderia dar calço hidráulico eu acho, afinal nunca entendi bem esse negócio de calço hidráulico.
Mas enfim, com a enchurrada passando rápido por tudo que é orifício que dá acesso ao motor tipo os respiros, filtro e escape alguma gorfada de água com terra pode ter passado pra dentro. Não precisa encher de água, más qualquer gota com terra e tudo que é imundície já pode fazer um estrago a longo prazo. A moto não vai pifar na hora mas o cilindro vai riscando com aquela sujeira lá dentro e a moto começa a fumar antes do normal.

Defeacer
17-12-12, 08:08
Acontece que a água ''passou'' pela moto. É diferente dela ter caído dentro dágua e ficado mergulhada nela. Aí sim poderia dar calço hidráulico eu acho, afinal nunca entendi bem esse negócio de calço hidráulico.
Mas enfim, com a enchurrada passando rápido por tudo que é orifício que dá acesso ao motor tipo os respiros, filtro e escape alguma gorfada de água com terra pode ter passado pra dentro. Não precisa encher de água, más qualquer gota com terra e tudo que é imundície já pode fazer um estrago a longo prazo. A moto não vai pifar na hora mas o cilindro vai riscando com aquela sujeira lá dentro e a moto começa a fumar antes do normal.

Falando desse jeito tu até me assusta :P

Enfim, a pequena já ta la na revisão, vai ficar 88 reais, se fosse na cc ia beirar uns 200 no mínimo O.O

nando correa
17-12-12, 08:18
diferente do ar, água nao é comprimível.. se entra qualquer quantidade de agua alem do pequeno espaço que há no cilindro no inicio de curso do pistão, é quebra de biela, virabrequim, o diabo. mas acho q isso só acontece com o motor já ligado...

o perigo agora é sujeiras lá dentro, óleo, cilindro, enfim.. já falaram pra trocar oleo, sugeri olhar filtro, mas se tá tudo limpo então nem chegou na altura do assento...só se entrou pelo escape..

magrao tk
17-12-12, 08:26
Falando desse jeito tu até me assusta :P

Enfim, a pequena já ta la na revisão, vai ficar 88 reais, se fosse na cc ia beirar uns 200 no mínimo O.O
kkkkk não é pra tanto.
O problema é ''SE'' aconteceu isso e ficar rodando com a moto. Por isso que convem revisar pra não ficar com peso na consciencia.

Diego.fcs
17-12-12, 08:58
Cara, isso é muito perigoso, o certo, por pior que seja, é deixar a motoca ser levada, senão a chuva leva ela e você junto. Mas como tudo deu certo, recomendo também a limpeza e lubrificação dos rolamentos da roda.

halvaro
17-12-12, 09:18
Pois é cara, ano passado uma garota aqui na minha cidade morreu na enchente ao tentar salvar a moto de uma menina. A dona da moto sobreviveu mas a menina que ajudou morreu. É tenso demais.



Tem gente que da mais valor a bens materiais que a vida, acho que tem que tentar salvar, mas até um limite, depois cai fora e deixa o treco pra la

Defeacer
17-12-12, 09:43
kkkkk não é pra tanto.
O problema é ''SE'' aconteceu isso e ficar rodando com a moto. Por isso que convem revisar pra não ficar com peso na consciencia.

Pois é. Eu tava com medo dela, eu pego marginal todo dia, aí fico num medo da p0rra daquela desgrama desligar do nada ou sei lá o que. Imagina eu lá no meio daquele tanto de carro e aquele troço apaga, aí eu apago junto O.O

- - - Updated - - -


Cara, isso é muito perigoso, o certo, por pior que seja, é deixar a motoca ser levada, senão a chuva leva ela e você junto. Mas como tudo deu certo, recomendo também a limpeza e lubrificação dos rolamentos da roda.

Minha sorte é que a enchente não estava forte, estava apenas alta, não tava aquela correnteza rápida, acho que é porque era um lugar plano, se não fosse...
Mas eu acho que eu não conseguiria deixar a moto ir e eu ficar, se ela fosse eu ia junto :P

Bruno Boo
17-12-12, 15:31
Curioso, sexta-feira passada peguei uma enchente "nervosa" na zona norte de São Paulo, ainda bem que de Lander não sofri tanto e abri caminho no "riacho" para chegar em casa, mas vi muito nego de moto menor caindo e se enrolando. Sei que é um perigo, que pode danificar a moto e principalmente prejudicar as pessoas, mas fazia tempo que não me divertia tanto em uma moto.

Defeacer
17-12-12, 15:43
O preju foi grande, ficou 123 tudo ao total, se fosse na cc ia dar pra comprar 3 fazers e uma Yes de brinde :P

Mas valeu a pena ;)

Zanca
17-12-12, 16:09
Que bom que tudo deu certo, fica ai uma experiencia para o pessoal se caso, Deus quera que não mas passar por uma enchente ja sabem o que fazer

Defeacer
17-12-12, 23:07
Que bom que tudo deu certo, fica ai uma experiencia para o pessoal se caso, Deus quera que não mas passar por uma enchente ja sabem o que fazer

Justamente, recomendo: nunca tire as alças do garupa, um dia tu pode precisar :D

magrao tk
18-12-12, 01:12
Justamente, recomendo: nunca tire as alças do garupa, um dia tu pode precisar :D
Pior é Titanzeiro e Fanzeiro que não pode tirar a alça pois a base dela sustenta a rabeta, aí metem a serra mesmo. kkkkkkk