PDA

Ver Versão Completa : Trocando óleo Titan 150 ks



Ghaleon
06-01-13, 14:34
Primeira vez hoje fui tentar trocar o oleo, sem sucesso -.-"
Primeiro que o parafuso de forma alguma saiu . . .
Peguei chave de boca 12 1/2 estrela e nada -.-"
Hoje é domingo ninguém tava trocando óleo eu na pressa comprei o olei e pensei "dou um jeito em casa" PQP !!

Gostaria de saber se é normal o parafuso ser preso like hell mesmo ? Acredito que seja o último parafuso virado para baixo, certo ?
E agora oq posso fazer ? As chaves não abrem e eu não quero pagar outro óleo e + mão d obra u.u

vlw

chiccoli
06-01-13, 14:56
encaixa ele numa posição facil de soltar., e da um tapinha na chave em sentido anti horário ao parafuso( mãozada, soco, martelada, criatividade a parte ), isso com o motor ja frio.
o motor da 150 tem o costume de sair a rosca junto com o parafuso se foi apertado com muita força, se tiver quente então, aumenta bem a chance.
e na hora de apertar a msm cautela de não apertar mais do que o necessário, se estiver muito ruim, só da um tapinha a mais e na próxima troca, ja troca a arruela de vedação tbm. original deve custar uns 3 reais, e ela estraga msm, a cada 2,3 trocas é bom trocar.

Ghaleon
06-01-13, 15:48
encaixa ele numa posição facil de soltar., e da um tapinha na chave em sentido anti horário ao parafuso( mãozada, soco, martelada, criatividade a parte ), isso com o motor ja frio.
o motor da 150 tem o costume de sair a rosca junto com o parafuso se foi apertado com muita força, se tiver quente então, aumenta bem a chance.
e na hora de apertar a msm cautela de não apertar mais do que o necessário, se estiver muito ruim, só da um tapinha a mais e na próxima troca, ja troca a arruela de vedação tbm. original deve custar uns 3 reais, e ela estraga msm, a cada 2,3 trocas é bom trocar.


Beleza vlw ! vou tentar aqui !

Outra coisa, me perguntaram o seguinte:

-Quanto tu gasta pra trocar óleo E FILTRO... FIltro, wtf ?

cabra de brasilia
06-01-13, 15:54
Não tem filtro...

Parafuso se desaperta no sentido anti horário.......

chiccoli
06-01-13, 16:04
Beleza vlw ! vou tentar aqui !

Outra coisa, me perguntaram o seguinte:

-Quanto tu gasta pra trocar óleo E FILTRO... FIltro, wtf ?


a minah vai 1 litro e meio de oleo e o filtro tem até de 3 reais, (BONNA)e a 25 original,
a sua tira a tampa lateral de num sei qts em num sei qts km pra limpar o filtro centrifugo. tem que conferir no manual.

Neto SP
06-01-13, 16:19
Bem tem gente que aperta o parafuso até sair água mesmo, mas o que acontece na maioria das vezes é que devido a contração e expansão do metal devido ao calor a rosca do parafuso adere na rosca do cárter e fica preso,se conseguir soltar na hora de apertar novamente ,depois que o parafuso endurecer force mais 1/4 e não mais para não estragar a rosca do cárter.

FelipeLiposo
06-01-13, 17:11
Primeira vez hoje fui tentar trocar o oleo, sem sucesso -.-"
Primeiro que o parafuso de forma alguma saiu . . .
Peguei chave de boca 12 1/2 estrela e nada -.-"
Hoje é domingo ninguém tava trocando óleo eu na pressa comprei o olei e pensei "dou um jeito em casa" PQP !!

Gostaria de saber se é normal o parafuso ser preso like hell mesmo ? Acredito que seja o último parafuso virado para baixo, certo ?
E agora oq posso fazer ? As chaves não abrem e eu não quero pagar outro óleo e + mão d obra u.u

vlw

Se não me engano o parafuso que você tem que soltar fica de lado, próximo ao pedal de câmbio. E tem que apertar como disseram bem na manha se não a rosca vai pro saco......
No mais é um procedimento bem simples de se realizar. Na primeira vez costuma sair alguma hagada mesmo......rsrsrs
A primeira vez que troquei o óleo sozinho esqueci de por um reipiente embaixo do motor....e ai já viu o que aconteceu com minha garagem né.......

XxUNOxX
06-01-13, 17:25
O parafuso do óleo da CG 150 é na lateral, se for igual ao da FAN é bem grande, acho que chave 24 ou algo assim...
Não fica MUITO apertado não, e cuidado ao fazer com o motor quente, a rosca pode sair!
Caso não saiba é melhor levar a um mecânico, as vezes levando o óleo eles nem cobram nada pra trocar, ou comprando o óleo no lugar normalmente é gratuita a troca!

chiccoli
06-01-13, 17:44
O parafuso do óleo da CG 150 é na lateral, se for igual ao da FAN é bem grande, acho que chave 24 ou algo assim...
Não fica MUITO apertado não, e cuidado ao fazer com o motor quente, a rosca pode sair!
Caso não saiba é melhor levar a um mecânico, as vezes levando o óleo eles nem cobram nada pra trocar, ou comprando o óleo no lugar normalmente é gratuita a troca!


lateral ? ta ficando doido ? embaixo e chave 12.

XxUNOxX
06-01-13, 17:53
lateral ? ta ficando doido ? embaixo e chave 12.

Como eu disse acima:

NÃO sei se é igual na FAN, na CG 125 Fan é na lateral e uma chave BEM grande!
Agora na CG 150 não sei como é!

Ghaleon
06-01-13, 17:54
lateral ? ta ficando doido ? embaixo e chave 12.

Então acho que to certo... Chave 12 mas olha só, ta lacrado o parafuso... E os últimos que trocaram óleo foi na concessionário =s ta foda viu bixinho nao se meche !

http://i47.tinypic.com/2ecqhs2.jpg

http://i50.tinypic.com/2hcqm43.jpg

FelipeLiposo
06-01-13, 17:56
Estava procurando e não é igual nas Fan 125 ohv. O parafuso é embaixo e inclusive tem um tópico/tutorial do colega Dumbex ensinando a trocar o óleo da Cg 150 titan.
Segue o link: http://www.pequenasnotaveis.com.br/manuais-e-tutoriais-12/trocando-o-oleo-da-cg-150-com-fotos-25392/

Ghaleon
06-01-13, 17:59
Estava procurando e não é igual nas Fan 125 ohv. O parafuso é embaixo e inclusive tem um tópico/tutorial do colega Dumbex ensinando a trocar o óleo da Cg 150 titan.
Segue o link: http://www.pequenasnotaveis.com.br/manuais-e-tutoriais-12/trocando-o-oleo-da-cg-150-com-fotos-25392/

Já vi este tuto... Pode me identificar se é o parafuso da primeira foto que postei ? O que é bujão ? E com o que se limpa a vareta ?

Obrigado!

XxUNOxX
06-01-13, 17:59
Estava procurando e não é igual nas Fan 125 ohv. O parafuso é embaixo e inclusive tem um tópico/tutorial do colega Dumbex ensinando a trocar o óleo da Cg 150 titan.
Segue o link: http://www.pequenasnotaveis.com.br/manuais-e-tutoriais-12/trocando-o-oleo-da-cg-150-com-fotos-25392/

Por isso mesmo que eu digo as CG 125 Fan que eu ja troquei são na lateral e um parafuso bem grande com uma peneirinha...agora essas novas sei la ^^
Mas com esse tópico ai está tudo certo...usem uma Chave L que fica bem mais fácil de fazer "força" e verifiquem se a chave é a correta pois se roer o parafuso ferra tudo!

Ghaleon
06-01-13, 18:03
Por isso mesmo que eu digo as CG 125 Fan que eu ja troquei são na lateral e um parafuso bem grande com uma peneirinha...agora essas novas sei la ^^
Mas com esse tópico ai está tudo certo...usem uma Chave L que fica bem mais fácil de fazer "força" e verifiquem se a chave é a correta pois se roer o parafuso ferra tudo!

Poisé, acho que já ferrou ! Peguei chave emprestada ( sou programador, não sei absolutamente NADA de mecânica =s) estava tentando com chave de boca e chave estrela (boca redondinha) sla se é assim... E acabou arranhando o parafuso =s melhor deixar pra lá , qual nome da chave que devo comprar ? È chave L mesmo ? No tuto diz chavve de biela, como eu peço na ferragem isso ? ;s (Pra min L era aquelas pretinha pequena =PP ) vlw

FelipeLiposo
06-01-13, 18:05
Já vi este tuto... Pode me identificar se é o parafuso da primeira foto que postei ? O que é bujão ? E com o que se limpa a vareta ?

Obrigado!

Olhando por estas fotos aparenta ser o mesmo parafuso sim. A vareta voce pode limpar usando um pano, eu costumo limpar com papel toalha que é mais dificil de deixar residuos na vareta, como fiapos do próprio pano. E faça como o companheiro disse: Use uma chave em L que fica mais fácil de soltar o parafuso. E o nome que dão ao parafuso é bujão pelo que me parece.

XxUNOxX
06-01-13, 18:07
Aquelas pretinhas pequenas é chave Alen...
Vc precisa de uma Chave L tamnho 12!
Igual a do Tutorial...
Eu tbm mexo com informática mas sou fuçado em pesquisar sobre moto...
Uma dica que te dou: Jamais faça algo quando não esta preparado ;)
Mas sempre faça algo, se der errado na primeira com certeza não errará na segunda, pois se errar é pq tu é azarado demais kkkkkkkkk
É errando que se aprende...

Mas leve num mecânico, pague pra ele trocar e peça pra ver como que é feita a troca assim fica mais fácil ;)
E jamais APERTE demais este parafuso, apenas aperte o tanto preciso pra não vazar óleo e não perder o parafusos...e nunca troque com o motor muito quente.
Bom, é isso.

Ghaleon
06-01-13, 18:09
Aquelas pretinhas pequenas é chave Alen...
Vc precisa de uma Chave L tamnho 12!
Igual a do Tutorial...
Eu tbm mexo com informática mas sou fuçado em pesquisar sobre moto...
Uma dica que te dou: Jamais faça algo quando não esta preparado ;)
Mas sempre faça algo, se der errado na primeira com certeza não errará na segunda, pois se errar é pq tu é azarado demais kkkkkkkkk
É errando que se aprende...

Mas leve num mecânico, pague pra ele trocar e peça pra ver como que é feita a troca assim fica mais fácil ;)
E jamais APERTE demais este parafuso, apenas aperte o tanto preciso pra não vazar óleo e não perder o parafusos...e nunca troque com o motor muito quente.
Bom, é isso.

Poisé, sei que a informática não é meio de saída para minha total incompetência ao assunto mecânica... Mas fazer o que =P acontece u.u haha um dia eu aprendo !

Muito obrigado a você a TODOS que tiverem a SANTA PACIÊNCIA de ajudar uma pessoa totalmente leiga no assunto !

Grato mais uma vez pela ajuda do maravilhoso forum pequenasnotaveis <3

Abraço e fiquem com Deus !

magrao tk
06-01-13, 18:19
Cara esses tipos de coisa eu fico indignado! Apertar arrochado uma torneira que veda bem, e parafuso que precisa ser solto com frequencia, de um jeito tão doido. Só pra economizar uma arruelinha de vedação será? Pois se cada vez que tirar esse parafuso colocassem uma dessas arruelinhas novas era só dar uma encostada pra ele não soltar sozinho com a vibração, isso basta!

Fica a dica agora, toda a vez que for trocar o óleo já compre junto um anel novo de vedação, é baratinho, mais barato que fazer a rosca do bloco é! kkkkkkk

Limabl
06-01-13, 18:22
Esse para fuso só vai sair com uma chave 12 sextavada em L!!!

XxUNOxX
06-01-13, 18:25
Da minha XTZ eu trocava toda vez a vedação do parafuso (um reparinho) acho que era 10 centavos ou algo assim...
Eu evitava de dar muita dor de cabeça depois!

cabra de brasilia
06-01-13, 18:34
Minha irmã tem um Gol novinho em folha......eu nem encosto no carro....quando muito só movo ele do lugar na garagem pra lavá-lo.....enfim....

Ontem ela pediu pra eu ver o nível da água do limpador de parabrisas porque devia estar seco.....resultado da verificação:

Couberam:

- Exatos 2L de óleo no motor.....
- 500mL de água no radiador.....
- 150mL de fluído de direção hidráulica....

E por fim litros de água no reservatório do limpador de parabrisas.....kakakakakakakakakakakakakakakakakak akakakaka

Limabl
06-01-13, 18:44
Minha irmã tem um Gol novinho em folha......eu nem encosto no carro....quando muito só movo ele do lugar na garagem pra lavá-lo.....enfim....

Ontem ela pediu pra eu ver o nível da água do limpador de parabrisas porque devia estar seco.....resultado da verificação:

Couberam:

- Exatos 2L de óleo no motor.....
- 500mL de água no radiador.....
- 150mL de fluído de direção hidráulica....

E por fim litros de água no reservatório do limpador de parabrisas.....kakakakakakakakakakakakakakakakakak akakakakaMulheres rsrsrsrrs...

Mais alguns dias e um desses itens ia pro saco!!!!

Damaged
06-01-13, 19:48
Da minha XTZ eu trocava toda vez a vedação do parafuso (um reparinho) acho que era 10 centavos ou algo assim...
Eu evitava de dar muita dor de cabeça depois!

realmente é o mais correto ao meu ver, mas a gente só lembra disso depois que ta roxo de tanto fazer força tentando soltar o bendito parafuso \0/... experiencia propria :shock:

Pensando nisso acho q vou tentar lembrar de comprar um desses antes da proxima troca

XxUNOxX
06-01-13, 20:02
Isso evita vazamentos e tbm evita de ter que apertar muito, fazer força pra tirar não é nada, o ruim é apertar demais e acabar arrancando a rosca do cárter, ai sim vc ta na roça meu amigo, só mandando fazer uma rosca nova!
Ai o negócio fica feio!

sandro lara
06-01-13, 20:23
Sera que vc não esta confundindo o lado de aperto e desaperto por se tratar de um parafuso de ponta cabeça ? pense nele como se estivesse trocando uma lampada .

Damaged
06-01-13, 20:49
Realmente com a arruela de vedação nem precisa apertar tanto, evitando justamente o pior citado pelo xxunoxx.
Pena que o ghaleon ja pegou a moto assim.
Quanto a mim na proxima terei mais cuidado com certeza

Ghaleon
08-01-13, 22:03
Realmente com a arruela de vedação nem precisa apertar tanto, evitando justamente o pior citado pelo xxunoxx.
Pena que o ghaleon ja pegou a moto assim.
Quanto a mim na proxima terei mais cuidado com certeza

Não foi de barbada fazer o parafuso sair mas saiu... Só que tem sem o esquema da vedação e amanhã trabalho cedo =x será que tem problema só desta vez ficar sem a vedação ? ;xx OU vou de onibus e compro amanha depois do almoço u.u

- - - Updated - - -


Sera que vc não esta confundindo o lado de aperto e desaperto por se tratar de um parafuso de ponta cabeça ? pense nele como se estivesse trocando uma lampada .

Confundi não... O Fd*** da concessionária que lacro o parafuso =( consegui tirar já só não sei se já ponho o oleo novo ou espero até comprar a vedação =x

FelipeLiposo
08-01-13, 23:18
Não foi de barbada fazer o parafuso sair mas saiu... Só que tem sem o esquema da vedação e amanhã trabalho cedo =x será que tem problema só desta vez ficar sem a vedação ? ;xx OU vou de onibus e compro amanha depois do almoço u.u

- - - Updated - - -



Confundi não... O Fd*** da concessionária que lacro o parafuso =( consegui tirar já só não sei se já ponho o oleo novo ou espero até comprar a vedação =x


Amigão melhor comprar a vedação primeiro, pois sem ela você vai ter que apertar mais o parafuso e ai o risco de acontecer o problema de zuar a rosca é maior.
Já não basta a concessionária ter tentado te fu*#* sem ao menos passar vaselina........

Ghaleon
09-01-13, 14:11
Amigão melhor comprar a vedação primeiro, pois sem ela você vai ter que apertar mais o parafuso e ai o risco de acontecer o problema de zuar a rosca é maior.
Já não basta a concessionária ter tentado te fu*#* sem ao menos passar vaselina........


Cara... Pedi para uma pessoal que entende menos do que eu para comprar as peças para min (bujão e vedação) já que eu só tenho tempo fim de semana e não quero ficar até sábado indo de ônibus para o trabalho e curso...

Ela comprou 4 bujão ( 2 de cada tipo (nem sabia q havia mais de 1 tipo) ) e 2 vedação e cobraram R$ 5,00 cada item . . . Estou no trabalho agora e imaginando aqui o que q atoxaram nesta pessoa =\\ algm tem algma coisa pra falar ae? Já que no post acima falaram q a vedação era R$0,20 =s to apavorado !:shock::shock:

Falaram que tem 2 tipo de vedação um + grosso outro + fino ... QUal a diferença ?

FelipeLiposo
09-01-13, 15:03
Se for mais ou menos igual a vedação que tem na YBR Factor, existe sim dois tipos. Lembro do original que veio na minha moto e era como se fosse uma aroela comum com uma outra arroela de um material igual cobre. E o outro modelo era uma arroela simples.
Esse valor de R$0,20 eu desconheço, mas acho que estava R$ 1 o modelo simples e R$ 2 o modelo mais grosso. Já o parafuso (bujão) acho que paguei R$ 5 mesmo.

Bruno Rafael
09-01-13, 15:27
Melhor gastar mais agora do que estragar a rosca..

Ghaleon
09-01-13, 15:41
Se for mais ou menos igual a vedação que tem na YBR Factor, existe sim dois tipos. Lembro do original que veio na minha moto e era como se fosse uma aroela comum com uma outra arroela de um material igual cobre. E o outro modelo era uma arroela simples.
Esse valor de R$0,20 eu desconheço, mas acho que estava R$ 1 o modelo simples e R$ 2 o modelo mais grosso. Já o parafuso (bujão) acho que paguei R$ 5 mesmo.



- - - Updated - - -


Melhor gastar mais agora do que estragar a rosca..

Posso por qualquer um dos dois então ?

Bruno Rafael
09-01-13, 15:47
- - - Updated - - -



Posso por qualquer um dos dois então ?

Então, vc disse alguma coisa sobre a diferença ser de um ser grosso e outro fino, pode ser que um tenha a rosca grossa (NC/WW) e outro tenha a rosca fina (NF), compara com o que vc tirou da moto.

Ghaleon
09-01-13, 15:54
Então, vc disse alguma coisa sobre a diferença ser de um ser grosso e outro fino, pode ser que um tenha a rosca grossa (NC/WW) e outro tenha a rosca fina (NF), compara com o que vc tirou da moto.

Certo, por que na verdadde eu nem vi nada ainda né . . . VOu ver daqui a pouco, as 18h eu vou pra casa ligerão, vou tentar por o oleo novo e volto pro curso dai. Lá no curso eu dou um feedback =)

Bruno Rafael
09-01-13, 15:56
Certo, por que na verdadde eu nem vi nada ainda né . . . VOu ver daqui a pouco, as 18h eu vou pra casa ligerão, vou tentar por o oleo novo e volto pro curso dai. Lá no curso eu dou um feedback =)

Certo, mas na dúvida não faça nada, e se fizer liga a moto e deixa ligada uns 3~5 minutos antes de ir pro curso e antes de sair verifica o bujão pra ver se não está saindo óleo.

Ghaleon
10-01-13, 07:15
Certo, mas na dúvida não faça nada, e se fizer liga a moto e deixa ligada uns 3~5 minutos antes de ir pro curso e antes de sair verifica o bujão pra ver se não está saindo óleo.

Desculpe a demora para responder, não pude responder no curso . . . ;\

Seguinte: Cheguei em casa e fui ver o que haviam comprado, tava la 4 bujão com seus devidos vedantes (Argolinha) só que a bitola do parafuso era muuuuito maior do que o da minha moto, eu nunca mais compro lá.... Pois foi dado o modelo da minha, e mesmo assim eles mandaram errado. Trabalhando em loja de peças para moto eles não iriam saber o que o tamanho para titan 150 é 12 ? -.-" Filhos da cabrita provalecidos...
Bem, apos isso eu usei o mesmo bujão que já estava nela, apenas peguei o vedante do outro parafuso que serviu perfeitamente, pus na moto apertei somente o suficiente para ficar firme... Deixei uns 5min ligada antes de sair como vc me aconselhou e voilá funcionando perfeitamente ( Acho eu hehe )

Agradeço a todos que me ajuidaram ! Como sempre . . . :D

Até a proxima dúvida ! Case Closed !:p