PDA

Ver Versão Completa : Pilotar melhor no frio?!



juanxyah
12-01-13, 23:40
É impressão minha ou quando está fazendo frio fica mais fácil pilotar ?
Não é a primeira vez que noto isso.. Quando o clima está quente, costumo ficar menos habilidoso. Já no frio "sou outro piloto".

Tem algum fundamento ou não?

chriskopsch
12-01-13, 23:46
O que eu percebo é que a moto fica mais esperta no frio, já o motociclista....

juanxyah
12-01-13, 23:51
Sei lá.. Acho que além dela ficar mais esperta, me sinto melhor piloto no frio, o motivo já não sei..

Gustavo_Soares
13-01-13, 01:12
Hoje voltando de uma pequena viagem de moto peguei um chuvão e a temperatura caiu (eu permaneci quentinho e seco dentro da minha jaqueta) e comecei a notar que a moto parecia render mais, ficar mais esperta mesmo. E aí fiquei na dúvida se era impressão minha ou se o resfriamento ou outro fator qualquer poderia ter contribuído de alguma forma para isso. O tópico veio em cheio para me ajudar a ter uma opinião geral disto.

Motaro
13-01-13, 07:06
O calor de um dia quente geralmente tem o ar mais seco e "menos saudável". A temperatura alta também costuma gerar irritação e aumentar a circulação sanguínea, dando impressão de cansaço. Muitas pessoas ficam " afobadas" no calor também. Além disso, usamos capacetes, o que incomoda bastante em tempos de calor intenso. Pode não ocorrer com todo mundo, mas essas seriam as razões. Eu também piloto melhor no frio, pois estou mais calmo, geralmente com mais vestimentas (o que me faz sentir mais seguro).

Defeacer
13-01-13, 08:32
Calor rima com mau humor :P odeio calor, de moto é pior ainda, eu fico louco pra chegar logo. No frio eu posso andar o dia todo e não canso. E como o Motaro disse, no frio costumamos usar todos equipamentos de segurança que temos dando mais segurança. Sobre a moto, no calor eu percebo que a marcha lenta dela fica um pouco mais acelerada, a tampa do motor fica um inferno de quente, já no frio a marcha lenta fica normal e tampa do motor fica em temperatura normal.

Sem contar que no calor dependendo da onde se estaciona, o banco fica torrando, em semáforos longos parece um inferno sem fim, quando se anda no corredor é muiiiito mais quente por conta dos carros. Enfim, calor só atrapalha mesmo :D

juanxyah
13-01-13, 08:53
Opa! Que bom que mais gente passa passa por isso.. Pensei que era paranoia minha já :P
Motaro

Muito boa explicação ;)

allancdp
13-01-13, 11:09
eu tinha essa duvida tbm ninguem merece viajar com minha pequena com o sol torrando encima,um suador sem fim dentro do capacete kkkk Ui

Ivan RJ
13-01-13, 11:12
Vamos lá:
Quanto a moto;
Ela anda melhor quando o motor atinge a temperatura ideal de funcionamento, no frio isso pode não acontecer e geralmente não acontece. Já repararam que a moto começa a desenvolver melhor depois de 30 minutos rodando na estrada? É quando o óleo atinge a temperatura ideal.
No frio, digo frio de verdade, abaixo de 10ºC isso dificilmente irá ocorrer.
Quanto aos pneus;
A temperatura ideal dos pneus, para que tenham uma boa aderência, está por volta dos 60ºC aproximadamente. Isso vai depender de sua composição. No frio, isso não ocorre.
Quanto a pilotar no frioooooooooo, É SENSACIONAL, MARAVILINDO, A MELHOR COISA DO MUNDO. Aliás tem melhor, Frio, Chuva, Neblina e à Noite. Não, não é brincadeira, gosto muito de dirigir nessas condições.
ODEIO o calor. Não gosto de praia, só me convidem se for para pescar ou jogar um voleizinho sem compromisso e desde que não esteja quente.
Adoro praia de rio e cachoeiras. Nem precisam convidar, sou o primeiro a chegar.
Espero ter contribuido.
Um grande abraço a todos os irmãos.

Limabl
13-01-13, 11:19
O que eu percebo é que a moto fica mais esperta no frio, já o motociclista....Isso é devido a maior densidade do ar e otimização do arrefecimento do motor,mas se o piloto não estiver com o equipamento apropriado para o clima a coisa complica !!!!

stcowboy
13-01-13, 11:34
Realmente a moto fica melhor no frio (até um certo limite, é claro).

Quanto a pilotagem, vai do gosto de cada um... Eu também prefiro o frio, os equips de segurança não pesam tanto e dá pra parar sem torrar no sol.

b_lupim
13-01-13, 11:45
o ar mais frio ocupa menos espaço. logo vai caber 'mais ar' dentro do motor. por isso o intercooler melhora a potencia de um motor turbo

emerson merighi
13-01-13, 11:48
bom eu nunca gostei de calor, então prefiro o frio (ate 10 graus) menos que isso já é ruim...
esse negocio de moto andar mais no frio eu nao acho nao...minha moto anda todo o tanto que eu quero, seja no frio ou no calor nao muda nada...

augustothalison
13-01-13, 15:13
Cara tbm notei isso, quando o tempo esta mais friozinho piloto melhor e a moto parece responder melhor tbm, quando esta muito calor a moto muda o ronco parece que fica mais agudo, ja no frio fica mais grave.

magrao tk
13-01-13, 17:05
Poxa será que sou o único que gosta de calor??? Tirando a parte de andar de moto, to dando graças a Deus que chegou o verão!!!

Tenho o privilégio de poder trabalhar de chinelo, bermuda e camiseta, oh coisa boa!! Céu azul... tudo bem, o calor as vezes é escaldante, mas basta tomar um banho gelado, mudar a roupa e pronto. (E isso que nem tem ar condicionado aqui em casa), e esses dias fez 42 graus! Pra dormir não precisa de nenhuma coberta grossa, só um lençol fino chega. E ainda tem a mulherada quase sem roupa desfilando pelas ruas \o/

Aí chega o inverno e pra mim é sinonimo de INFERNO! Odeio roupa demais! Odeio céu cinza o dia inteiro, odeio passar frio!!!! E inverno aqui no sul é passar frio mesmo!!!! A não ser que vire uma cebola ambulante cheia de camadas e camadas de roupa.
Até calças e meia, tudo em dobro ou em triplo...

No inverno os meus pés suam e o suor esfria e os pés ficam molhados e gelados... Que maravilha isso né??? Vivia o inverno todo gripado por conta disso!

Hoje em dia nessa época preciso colocar sacola nos pés e 2 meias por cima. (graças a Deus que não tenho chulé). Pois só assim os pés não ficam nessa nojeira, depois que descobri isso a tortura diminuiu um pouco.

Mesmo assim... ter que ficar se entupindo de roupa até pra fazer comida dentro de casa, (lavar a louça depois, que desgraça!!!!) Mais roupa depois pra sair na rua... se amontoar de cobertas grossas te esmagando durante a noite toda... pra ir no banheiro de madrugada ter que ficar catando calçado, roupas e tal... banho, não fico sem... tem que fazer um ritual de praticamente ir enxugando algumas partes do corpo antes mesmo de desligar o chuveiro, pois se fechar o chuveiro pra se secar é um momento bem sofrido!

Em resumo: ODEIO FRIO!!!!!!!!!!!

Mas pra andar de moto confesso que acho legal. Ponho uma capa de chuva por cima de toda a outra roupa e é como se tivesse dentro de um carro, não passa frio nem água nenhum!

Neto SP
13-01-13, 17:24
Eu não gosto de calor forte, acho muito ruim não apenas para andar de moto como para tudo.

Entretanto um fato interessante é que se tem um lugar onde da para ver nitidamente que o clima do mundo esta mudando é em SP antigamente São Paulo tinha 4 estações bem definidas, com um inverno gelado, outono e primavera temperados e um calor grande no verão, me lembro de ver o meu pai na década de 80 raspar gelo do para brisa do carro de manha para ir trabalhar hoje em dia parece que esta tudo igual é verão o ano inteiro e simplesmente não faz mais frio....

- - - Updated - - -

emerson merighi
13-01-13, 21:22
é o famoso AQUECIMENTO GLOBAL.... agora imagina quem mora no nordeste que já era quente no passado como que tá agora...

laam88
13-01-13, 21:24
Acho que no Rio de Janeiro não tem como gostar de dirigir moto no verão.
O calor aqui é insuportável.

Gosto muito de pilotar no frio, assim, não fico suando por causa do capacete.

Acho que isso depende de pessoa pra pessoa e da região que mora o piloto.
O frio carioca já é bem quente pra muita gente.

Acho que o frio do Rio Grande do Sul deva ser insuportável pra mim.

chiccoli
13-01-13, 23:20
Isso é devido a maior densidade do ar e otimização do arrefecimento do motor,mas se o piloto não estiver com o equipamento apropriado para o clima a coisa complica !!!!


a moto dele ta fazendo uns 25 por litro, é excesso msm, ja aconteceu comigo kk

Motaro
14-01-13, 06:24
O que o colega Neto SP comentou é correto. Realmente agora só existe calor. Aqui na Baixada Santista é um inferno!
Outro amigo disse que gosta de calor, mas mora no Sul...
Aqui, no Natal fez 51 graus de sensação térmica. É de derreter os cabelos do fiofó, rs.

ThiBecker
14-01-13, 06:43
Acho que isso não tem fundamento, apenas acho que é uma questão mais de "conforto". Depende muito da região, ás vezes pra algumas pessoas pilotar no frio é pior do que no calor.

Bruno Rafael
14-01-13, 07:07
Concordo com o magrão, odeio frio!

Hj aqui em sp está com 20 graus e estou tremendo de frio, imagina quando chegar o inverno mesmo...


Mas realmente, prefiro pilotar no frio tbm, jaqueta, luvas e muitas roupas não passa vento nenhum quando estou de moto...

ThiBecker
14-01-13, 07:20
Duro do frio é que às vezes msm vc estando todo bem agasalhado e tal, ainda sofre. Tem lugar que é trash msm no frio.

magrao tk
14-01-13, 07:28
Tem gente que tira de letra isso, mesmo aqui no sul. Eu é que sou alérgico a frio eu acho. Só sei que quando chegou aquele frio de cair geada e ouço o sujeito falar ''o friozinho gostoso'' eu penso: mas como assim???? dá vontade de pegar o sujeito pelo pescoço! kkkkkk

E pra quem não conhece aqui no RS é 8 ou é 80 nos extremos, pois no inverno dá temperaturas negativas as vezes, mas no verão a sensação térmica chega tambem na casa dos 50 graus muitas vezes!

Pra terem uma idéia um parente nosso se relacionou com uma nordestina da Paraíba, e ela veio morar aqui, na época de verão e disse que o calor daqui é sufocante, que lá era quente, mas aqui parece que a umidade faz o sol queimar mais ainda a pele. É osso!!!!

halvaro
14-01-13, 08:06
Eu prefiro mil vezes andar de moto quando ta frio, é muito mais confortável, no calor é horrível, prefiro mil vezes andar de carro com ar condicionado no calor

nando correa
14-01-13, 08:19
e eu pensando que era louco.

adoro pilotar em noite chuvosa..quanto mais ação, melhor. mas as vezes nm tem jeito, vou de carro mesmo..

magrao tk
14-01-13, 08:32
e eu pensando que era louco.

adoro pilotar em noite chuvosa..quanto mais ação, melhor. mas as vezes nm tem jeito, vou de carro mesmo..

Aí sim! Isso era o único lado bom que eu curtia. Quando morava no interior, e ia de moto pro trabalho. Na saída já era escuro, aí pegava aqueles dias de chuvarada, era um verdadeiro rally no barro. A estrada pra ir pra casa, uns 5km de estradas desertas, escuridão total e puro barro. Só o farolzinho da RX iluminando os pingos da chuva! A emoção de tentar ficar em pé em cima da moto em alguns trechos, e outros acelerar... bons tempos! Hoje em dia eu vou a pé pro serviço que é bem pertinho, molhando as pontas dos calçados e entortando guarda chuvas. Que bosta! Por isso que gosto mais do verão.

eumemopq
14-01-13, 08:41
Assim como a maioria, eu tbm prefiro pilotar com o tempo mais fresco, pode ser 10 ou 25 graus.. estando fresco eh bom, o problema eh qdo tah muito frio, q as pernas começam a tremer, ou tão quente q mal coloca a jaqueta e jah tah escorrendo o suor (uso jaqueta mesmo qdo faz 40 graus) nunca saiu sem ela...

sem falar q no frio, tu coloca blusa e pronto se uma não der coloca outra, no calor pode ateh ficar pelado q num adianta.. ahahhaha

guilhermeaugusto
14-01-13, 11:12
bom, pra quem tem os equipamentos necessarios para andar no frio e na chuva, eh muito prazeroso! Maaaaaaaaaasss, pra quem nao tem, igual eu, sofre pra caramba! ontem mesmo voltei de uma viagem de 130 km, so chuva, frio, tadinha da motoca...toda suja e eu tb...um calorzinho eu gosto...sem frio, sem chuva...bao demais..mas sobre a moto, ja reparei isso tambem, creio que seja pela temperatura do motor, quanto mais quente, as pecas entram em desgaste e fadiga mais rapido, o consumo de gasolina aumenta, ja no frio, as pecas estao em funcionamento sem forcar muito, trabalham com temperatura acessivel para uma performace boa, e o consume de gasolina, ao meu ver, abaixa.

xicova
14-01-13, 11:13
Prefiro o frio também.

Só que pro calor não tem o que fazer em cima da moto. Já com frio um casaco ameniza.

Motaro
14-01-13, 12:11
Nossa, ó as ideia dos cara que gostam de chuva USHAUSHA. Gosto é gosto, não é? Na boa, quando chove eu finjo que não tenho moto. Não chego nem perto e desejo um carro. Chuva pra mim parece que ta todo mundo correndo, querendo siar da chuva logo. E é água entrando pela roupa...acho horrível.
Esse mês de janeiro tem chovido tanto aqui na baixada santista que eu já perdi a conta de quantos dias fiquei em casa (prefiro morrer do que usar transporte público)

Defeacer
14-01-13, 12:33
Chuva você coloca uma capa e já era, vai em qualquer canto. Eu não gosto, mas se não tiver outro jeito... Eu que não fico em casa atoa só porque tá chovendo.

halvaro
14-01-13, 12:44
Como eu disse, eu gosto mais de anda no frio, é mais confortável que no calor, agora chuva não né, não existe coisa pior, ainda mais de viseira fechada,, por que se abrir leva multa e a carteira é apreeendida, eu que uso óculos então, melhor andar a pé de guarda chuva

Limabl
14-01-13, 13:08
a moto dele ta fazendo uns 25 por litro, é excesso msm, ja aconteceu comigo kk
Hehehehe...motos com mistura rica ficam melhores em climas mais frios rsrsrs!!!!

Zanca
14-01-13, 15:14
Kra eu curto frio e não é o frio ou chuva que me segura em casa, só ultimamente que não estou andando seguro na chuva pois a moto parece estar deslizando muito na chuva e olha que os dois pneu te só 1000 km rodados são todos novos, mas não estou me sentindo seguro na chuva como antes não

Fernanda Ferreira
15-01-13, 17:21
Não é o único não, também tenho pavor do frio ainda mais que nossos invernos castigam!!! Em julho/2012 inventei de ir a Cambará do Sul de moto, pensa em SOFRIMENTO, pra piorar não estávamos com calçados e luvas adequados (resumindo: quase morri) rsrsrs! Verão: praia, moto, morro, camping...

jaimex
15-01-13, 17:29
No frio minha moto fica com malparkison hahahahahaaha brinks

Fernanda Ferreira
15-01-13, 17:36
Bah eu tenho que pegar a BR 116 todo dia pra ir trabalhar e quando chove eu saio quase chorando de casa (mas vou de moto - transporte publico não dá)!