PDA

Ver Versão Completa : Dúvida Escapamento x Ponteira



eficax
13-01-13, 21:05
Bem, apesar de gostar de andar de moto, sou um pouco leigo.
E como quero comprar uma Honda Bros 150 e estou montando todo um projeto antes, andando nos mercadoslivres da vida, encontrei algo que me deixou com um pouco de dúvida. Pesquisando sobre o escapamento para comprar achei algo que fiquei perdido;
A diferença entre escapamento e ponteira. Procurando pelos Protorks v3, em uns anúncios eles anunciavam como escapamento e outros como ponteiras. Há alguma diferença?

Outra dúvida, era sobre aumento da potência da moto, sobre a moto terminar ficando mais arisca com a troca do escapamento, é verdade?

E mais uma dúvida, era uma modificação no motor, ouvi falar que podia-se aumentar a cilindrada da moto, mas que podia acarretar uma quebra futuramente por conta do sistema que transmite a força do motor não resistir o aumento dessa força a ser transmitida, mas que havia alguns equipamentos que não eram tão nocivos, só que aumentavam pouco. Algo sobre discos de 3mm, não tenho exata certeza.
Se puderem ajudem esse futuro ingressante no PN.
Abraço

Neto SP
13-01-13, 21:23
Bem, apesar de gostar de andar de moto, sou um pouco leigo.
E como quero comprar uma Honda Bros 150 e estou montando todo um projeto antes, andando nos mercadoslivres da vida, encontrei algo que me deixou com um pouco de dúvida. Pesquisando sobre o escapamento para comprar achei algo que fiquei perdido;
A diferença entre escapamento e ponteira. Procurando pelos Protorks v3, em uns anúncios eles anunciavam como escapamento e outros como ponteiras. Há alguma diferença?

Outra dúvida, era sobre aumento da potência da moto, sobre a moto terminar ficando mais arisca com a troca do escapamento, é verdade?

E mais uma dúvida, era uma modificação no motor, ouvi falar que podia-se aumentar a cilindrada da moto, mas que podia acarretar uma quebra futuramente por conta do sistema que transmite a força do motor não resistir o aumento dessa força a ser transmitida, mas que havia alguns equipamentos que não eram tão nocivos, só que aumentavam pouco. Algo sobre discos de 3mm, não tenho exata certeza.
Se puderem ajudem esse futuro ingressante no PN.
Abraço

Bem o escapamento é composto pelo coletor (curva) e pelo abafador (ponteira) o escape em si, a diferença entre o escape completo e a ponteira é que na ponteira você tem de usar a curva(coletor) original que vem na moto, é mais vantajoso comprar um esportivo com coletor e ponteira, pois assim você pode guardar o original de sua moto completo.

Quanto ao aumento de cilindrada é possível através de kits mas a regra geral é que não se deve aumentar a cilindrada em mais do que 20% acima do original sobre o risco de destruir o motor da moto ou seja uma moto 150cc poderia passar no máximo até 180cc, esta é a regra básica mas existem motores que não aguentam aumento nenhum exemplo CB 450 não suporta ganho real com segurança já outros aguentam muito aumento exemplo Suzuki Yes 125 que aguenta suave até 160/170cc.

Neto SP
13-01-13, 22:37
Bem esqueci de responder sobre o ganho do escape ponteiras esportivas de boa qualidade podem aumentar a potencia em alguns cavalos entretanto o ganho é proporcional a potencia do motor uma esportiva 600 de 140 cv pode ganhar uns 10cv uma 150 de 14cv ganha no máximo 1cv mas ja da para perceber que a moto fica mais esperta.

Para um bom resultado a moto deve ter a alimentação regulada mexendo-se no carburador ou na injeção eletrônica.

Bruno Rafael
14-01-13, 06:19
Escapamento é o conjunto que conduz o ar queimado para fora do motor.
Ponteira é a "ponta" do escapamento

Na minha Bros eu tenho um V3 e não muda em nada o desenpenho da moto.

mdorigon
14-01-13, 08:23
Escapamento completo é desde a curva na saida do motor até a ponteira. Em alguns casos, só se troca a ponteira, por que a curva original ja ta bem dimensionada e não tem muito o que fazer...ou ainda só a ponteira por questões economicas. Mas recomendo procurar de marcas como roncar (os mai caros) e da sarachu. Essas te darão um ganho, mesmo que falem ser irrisório, se vc combinar com um acerto legal na alimentação, vai ter um motorzinho mais gostoso de andar.
Qto a aumentar cilindrada, é um recurso. Qto mais vc aumentar, vc estara propicio a ter um motor quebrando mais rapidamente. Porem tb vai muito da mão de quem toca. Eu tenho a uns 22 mil km um kit 157cc na minha yes. Ele não é tão radical no aumento e eu não abuso do acelerador...então to vendo que terei problemas só daki alguns anos ainda...mas ai tb vai estar na hora mesmo kkkk ela ja tem seus 80 mil km.

eficax
14-01-13, 21:26
E quanto a melhora na cilindada, como eu tinha falado?

guilhermeaugusto
14-01-13, 21:45
amigo, deixa ela original mesmo, nao mexa no motor dela nao...o proposito da moto nao eh correr, e sim facilitar a dirigibilidade em percursos ruins, a bros foi feita pra isso, nao eh a toa que ela tem suspensao de longo curso, usar ela pra correr aumentando cilindrada, fucando no motor dela, so vai te dar uma sensacao prazerosa por alguns dias, mas depois a dor de cabeca vem forte pra caramba...

Limabl
15-01-13, 00:05
150 de 14cv ganha no máximo 1cv mas ja da para perceber que a moto fica mais esperta.

.Vc foi um pouco ótimista rsrsrs!!!

Em motores 4t desse porte tem um leve melhora no desempenho com um bom acerto da mistura eu diria uns 5~8% no maximo com a subtituiçaõ de um "bom"escape.Nas 2t dessa faixa de cc a coisa muda,uma 125~150cc 2t se ganha até 3~4cv com a troca de uma escape dimencionado e um um bom acerto na mistura !!!

eficax
15-01-13, 12:36
Mas tem um brother meu que aumentou a cc da bros dele, e lembro que ele andou com ela uns três anos e nunca tinha dado problema grande. Sei que pode ser sorte e tal, mas pra quem anda com garupa e não tem bolso pra desenrolar uma 250 é uma boa opção fazer uma 150 ficar um pouco mais esperta.
Não tenho intenção de tirar racha e sair rodando em um pneu só, só quero uma moto relativamente forte pro dia a dia.

- - - Updated - - -

Mas tem um brother meu que aumentou a cc da bros dele, e lembro que ele andou com ela uns três anos e nunca tinha dado problema grande. Sei que pode ser sorte e tal, mas pra quem anda com garupa e não tem bolso pra desenrolar uma 250 é uma boa opção fazer uma 150 ficar um pouco mais esperta.
Não tenho intenção de tirar racha e sair rodando em um pneu só, só quero uma moto relativamente forte pro dia a dia.

Strada Prata
15-01-13, 13:26
Cara, se o seu problema for velocidade, deveria procurar um modelo street. A Bros tem mais arrancada que velocidade. Claro que dá pra melhorar ela: escapamento, acerto na injeção eletrônica, troca do comando de válvulas, aumento de cilindrada etc... Tem várias maneiras de dar um gás a mais mas nenhuma vai te surpreender nem tampouco vai rodar junto com as 250 sem comprometer a durabilidade do motor e jogar o consumo de combustível lá nas alturas...

Uma 150 mexida pode até gastar mais gasolina que uma 250 e ainda assim não vai andar junto.

Limabl
15-01-13, 15:42
Cara, se o seu problema for velocidade, deveria procurar um modelo street. A Bros tem mais arrancada que velocidade. Claro que dá pra melhorar ela: escapamento, acerto na injeção eletrônica, troca do comando de válvulas, aumento de cilindrada etc... Tem várias maneiras de dar um gás a mais mas nenhuma vai te surpreender nem tampouco vai rodar junto com as 250 sem comprometer a durabilidade do motor e jogar o consumo de combustível lá nas alturas...

Uma 150 mexida pode até gastar mais gasolina que uma 250 e ainda assim não vai andar junto.Isso é relativo strada !!!

- - - Updated - - -

Strada Prata
15-01-13, 16:07
Isso é relativo strada !!!

- - - Updated - - -


Com certeza, acredito que o dono do tópico pretende uma preparação leve.

eficax
16-01-13, 09:13
É que a minha cidade é bem pequena, cheia de ladeiras. Uma bros com garupa até pode ser esperta, mas vai ficar com a corda no pescoço. Só queria deixar ela um pouco mais esperta e tava vendo como poderia fazer para combinar uma força maior sem prejudicar o motor.
Por isso tava perguntando da alteração que meu amigo fez na dele, a dele é uma 2010 e agora em 2013 quase três anos depois nunca deu nada. Lembro de algo a ver com 9mm, coisa assim. Alguem tem noção do que seja ?

emerson merighi
16-01-13, 14:15
numa hayabusa uma boa ponteira faz alguma diferenca, mas tem que por um filtro KeN e se possivel um Power Comander.. ai da pra tirar uns 30cv a mais...

guilhermeaugusto
16-01-13, 15:39
hayabusa eh outros 1400cc...

eficax
17-01-13, 09:16
O papo saiu da 150cc e foi parar em 1400cc rs.