PDA

Ver Versão Completa : Fone de ouvido tem conserto?



Defeacer
17-01-13, 18:37
Eu sempre tive o hábito de comprar bons fones de ouvido, mas também tenho o hábito de destruir eles sem querer.

Em 95% dos casos eu estrago aquela "cabecinha" dele, ela saí do lugar, perde a cola e não volta mais. O fone fica com mal contato e eu jogo fora :(

Um dia meu irmão estragou sem querer um fone ótimo que eu tinha, uma raridade, era um que vinha no Motorola Rokr, ele soltou justamente essa "cabecinha" e então eu joguei fora.

Hoje sem querer eu chutei literalmente, o meu que veio no meu Blackberry e que era MUITO bom por sinal e lindo, mas agora o lado direito está com a cabecinha descolada e é uma reza fazer ele funcionar. Olhando ele, aparentemente só precisa de algum tipo de cola ali e acertar os circuitos direitinho.

Será que alguém manja de fones de ouvido por aqui?

Creio eu que fones são irreparáveis pelo seu baixo preço (há exceções), mas eu só achei ela pela internet por 49,90 e ainda tem frete :( se for assim eu compro um aqui mesmo do estilo intra auricular. Mas eu queria muito o meu fone de volta :(

chiccoli
17-01-13, 19:38
nunca consegui.,.., perdi uma cacetada hein..

Defeacer
17-01-13, 20:06
Pois é. Parece ser fácil consertar, pinga uma gotinha de superbonder e cola, o f0da é se errar o circuito, aí nem mal contato vai ter :(

magrao tk
17-01-13, 21:45
Em fone de ouvido o circuito mesmo não tem mistério algum!
Cada coisinha que vai no ouvido é como um alto falante qualquer: 2 ''polos'' um + e um - que se inverter os fios não traz nenhum dano, nem pro alto falante nem pro equipamento.

(pouca gente sabe disso, mas se inverter o (-) e o (+) em 2 ou mais alto falantes ligados juntos... só o som é que perde bastante qualidade, o grave literalmente some. Mas só isso! Não queima o rádio, não queima o alto falante, não pega fogo, não explode a casa... nada disso.)rsrs

Então basta que os fios não tenham nenhum curto-circuito: (cada pontinha de fio no seu terminalzinho de alto falante, bem SOLDADO e sem encostar NUNCA um no outro ao longo do cabinho). ISSO SIM DANIFICA O APARELHO.

E nada de colar o fio ao terminal com cola, o circuito tem de ser soldado com ferro de soldar e estanho, caso contrário não vai ter contato, e se tiver na primeira mexida ou puxão já vai soltar.

Do mesmo jeito que tem que se ter certeza que o fio não tá partido internamente em algum ponto do cabo.
O mais comum é o cabo quebrar rente onde entra no fonezinho, ou na outra ponta, onde entra no plugue. Nesse caso se mexer nessas partes o som fica cortando (quem nunca né).

Aí caso for rente no fonezinho a falha, basta cortar o fio antes da falha, descascar e soldar denovo.
Se falhar no plugue o jeito é comprar um pluguezinho novo e pedir pra alguem na loja mesmo soldar os fios corretamente. Caso queira posso postar uma foto do plugue e como soldar, bem simples tambem.



Acho que a parte pior são os encaixes, como chegar nos fios e terminais pois cada fone tem um formato e jeito de abrir sem quebrar. Mas depois que chegou nos fiozinhos o caminho é esse pra consertar.

Defeacer
17-01-13, 22:15
Algo me dizia que o Magrão iria dar uma luz HAHAHA mas parece muito complicado.

Magrão, nenhum fio se soltou, apenas aquela tela que protege os circuitos dentro do fone, se soltou e os fios lá dentro parecem que bagunçaram um pouco. Mas acho melhor comprar outro mesmo :(

magrao tk
17-01-13, 23:24
Se foi só isso talvez seja só o jeitinho de prender, se quebrou tenta colar. Mas o dia que der problema denovo aí já era.

Tem realmente muitos fones baratinhos mas que a qualidade não é tão boa, se quebra não vale a pena mexer. Mas se esse é a excessão as vezes compensa insitir.
Põe uma foto aí da parte com problema pra gente ter uma idéia.

chiccoli
18-01-13, 05:22
eu ja tentei soldando com estanho mesmo.

Sky
18-01-13, 08:02
Cara conselho de técnico, se o fone não é Pró compra outro...

Solda fria (estanho) daqui alguns meses, digo poucos vai soltar de novo e aí a meleca fica maior...se é uma coisa simples e tá apertado ainda vá lá....

magrao tk
18-01-13, 08:22
eu ja tentei soldando com estanho mesmo.


Cara conselho de técnico, se o fone não é Pró compra outro...

Solda fria (estanho) daqui alguns meses, digo poucos vai soltar de novo e aí a meleca fica maior...se é uma coisa simples e tá apertado ainda vá lá....
Como assim solda fria? Usa estanho e um ferro de soldar e já era! Solda fria é só quando o estanho ou o ferro de soldar é de má qualidade, ou não se espera esquentar o suficiente, aí fica aquela solda esfarelada sem brilho que não dá contato e até solta.

Espera o ferro esquentar bem, esfrega bem o estanho na ponta até ele ficar com a ponta bem molhada com o estanho derretido, aí esquenta a ponta do fio e estanha ele, depois faz o mesmo no terminal, encosta os 2 e esquenta denovo. Se soldar direitinho a solda fica lisinha e brilhosa aí sim se puxar arrebenta tudo, menos a solda!

Solda boa são as soldas dos carretéis laranja, e depois do azul. Marca Best.
Soldador pra isso não precisa ser forte, de uns 40w dá e sobra pra se aventurar em outros servicinhos.

Eu tenho um desses, muito bom!
http://img1.mlstatic.com/ferro-de-soldar-profissional-40w-127v-ou-220v-hikari-plus_MLB-O-3161220978_092012.jpg

Sky
18-01-13, 08:35
Solda fria é um termo que usamos para o ferro manual e sem fluxo, por mais que se use solda da Cobix ou da liga de metal especifica que é a cor do carretel laranja (63% Sn e 37% Pb) que conhecemos da marca Best mais o que interessa é a cor. Os ferros que vão de 10 à 40, 50 ou 60w vão depender do tipo de material à ser soldado. Um fio de fone é tão fino que com os 40w do ferro rompe ele. Diferentes dos equipos com temp regulada, o tipo de solda aplicada e material de fluxo e verniz.

O fone está sujeito à vapor da transpiração do corpo com alto indice de sódio (sal) que não dou 2 meses para oxidar e romper a solda fria (fora dos padrões para o tipo usado).

Eduardo Toda
18-01-13, 14:12
Sei que muitos não farão isso mas,.......cuidado ao colar as partes soltas do fone com Bonder (vulgo cianoacrilato) e enfiar no ouvido sem secar....já imaginou, né!!!!

Limabl
18-01-13, 14:28
HAHAHA mas parece muito complicado.

:D....

Elementar !!!!

chiccoli
18-01-13, 16:37
num sei mexer com solda fria, foi na quente mesmo =D
ja tentei no fio direto, passando lixa, faca, o krai a 4 nakele verniz.., nunca consegui fazer voltar a funfar..

Defeacer
18-01-13, 16:48
Acho que vai ser melhor comprar um intra auricular mesmo. O direito morreu de vez, nem com os gambiatex ele funfa mais :(

Sky
19-01-13, 16:05
É cara...a melhor coisa rsrs...